segunda-feira, 22 de abril de 2013

EVANGELHO SÃO JOÃO 13:31-13 5° DOMINGO DA PÁSCOA ANO C 2013

                       

                                            DEUS É AMOR

 Irmãos o Evangelho deste Domingo, nós fala do amor de Deus!
Se lermos os textos sinóticos, Jesus lavou os pés dos discípulos, instituiu a Eucaristia, exortou a assembleia a permanecerem unidas, se amando fraternalmente.  Os sinóticos conta que ouve uma ceia naquela 5° feira,  Nosso Senhor lavou os pés dos Apóstolos, as vésperas de sua paixão. Naquela noite Jesus tomou o pão, partiu e deu aos seus discípulos dizendo: Tomai e comei, isto é o meu corpo que será entregue por vós, em seguida tomou o cálice abençoou e deu aos seus discípulos dizendo: Este e o sangue da nova e eterna aliança, fazei isto em memoria de mim!

Na ceia Jesus se entristeceu e falou que um dos doze, o havia de  o trair. Os discípulos ficaram tristes, e a perguntar um após outro: Será que sou eu! Nosso Senhor falou: E um de vocês que comerá do meu prato que vai me trair! Melhor lhe seria que nunca tivesse nascido. O Apóstolo amado inclinou ao lado do Senhor e perguntou: Quem e Senhor? E aquele a quem eu der o pão molhado disse o Senhor. Em seguida embebeu o pão na sopa e deu a Judas Escariotes dizendo: "O que queres fazer, faça depressa!" Logo que Judas engoliu o pão satanás entrou nele, e ele saiu do Cenáculo para entregar Jesus aos sumos sacerdotes por trinta moedas de pratas.

"Agora e glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado Nele" disse Jesus. A partir daquele momento, se pós em andamento final, o projeto do Reino de Deus, pela salvação da humanidade. Jesus dará sua vida por nossos pecados. E todos nós já sabemos o que aconteceu com Nosso Senhor Jesus Cristo! Deus aceita o sacrifício do seu Filho, para que Ele seja glorificado! Esse projeto de amor e salvação tem o sentido único. Você, Eu e todo gênero humano! A nossa salvação! por isto que Deus é amor! São João na sua 1°carta, constantemente diz: Filhinhos, Deus é amor!

Jesus neste Evangelho nós fala de algo muito sério, Ele deixa bem claro, que o amor entre nós é algo indispensável na fraternidade Cristã. Eis que vós dou um novo mandamento, amai-vos uns aos outros como tenho vos amado. O amor de Deus por nós é infinito. Deus quando olha para nós, não vê multidão, mas em cada um de nós um ser único.  O mundo em que estamos tem dificuldades de amar e compreender o amor de Deus, pois o príncipe deste mundo não quer que Jesus seja Senhor, por isso ele tenta confundir o amor de Deus por coisas mundanas, e quantos de nós são enganados por causas das riquezas   e coisas passageiras que não são caminho de céu.

Qual o sentido da palavra amor, hoje tão banalizada pelo pecado da luxúria? O anti-cristo joga pesado contra o amor de Deus, pregando o relativismo!
Só se fala do amor egoísta, hedonista prazeroso e se esquecem da origem Divina."Façamos o Homem nossa imagem e semelhança."(Gn,1:26) Quantas vezes o nosso orgulho espiritual, faz escondermos a fraternidade por nossos irmãos, que poderíamos faze-los mais felizes? Nossa comunhão com Cristo exige que esforcemo-nós no amor com nossos próximos. Um dos esforços e começar pelo perdão! Por isso não dispensemos o nosso próximo, mas vamos dispensar de nós o mal, que é ruim e que está em nós, para o bem da   comunidade. A carta encíclica "Deus Caritas Est" fala nós do amor infinito de Deus.( Jo 4:1)

São João e o Apóstolo  profeta do amor, aquele discípulo amado do Senhor. Ele teve uma experiência mistica com o Ressuscitado, foi  levado em êxtase até o céu, e recebeu a revelação Divina, o apocalipse. São João descreve no seu Evangelho, os adeuses e despedidas do Senhor, chamando os discípulos de filhinhos. Com toda certeza o discípulo amado estava lá, contristado com os amigos de Nosso Senhor naquele Cenáculo, cantando hinos, salmos e louvores a Deus Pai Javé. Havia uma expectativa no ar,  que algo muito ruim ia acontecer, as ervas amargas não tinham sabor, a comida não descia, ninguém sorria, só tristeza!

Jesus fez a grande oração sacerdotal, de entrega ao Pai, exortando os discípulos, despedindo e pedindo proteção, rogando por seus filhos." ( Jó 17: 1-26 ) Jesus implora ao Pai, por todos nós, e pela união de todos os que crêem. O Filho do homem faz parte do único projeto de Deus para a nossa salvação. O projeto de amor, onde daquilo que não entendemos, o sofrimento do Cristo, todo o martírio, é  lógica  do preço da nossa salvação. E um momento solene, muito sério a vida terrestre do Cristo chegou ao fim! A gloria do Pai se chama: Nosso Senhor Jesus Cristo! "Por isso que Jesus é o Senhor!"

Uma pergunta para nós: A minha vida e de entrega pelo meu semelhante? Jesus disse para amar o nosso próximo como a nós mesmo, ou só gostamos daqueles que não nós incomoda!
Será essa a preocupação da igreja, e das comunidades?
Como amar o meu próximo se ele me trai?
Quando amamos o nosso semelhante, como jesus nós ensinou, as pessoas nós identifica como discípulos de Cristo!
Esse mandamento do amor não e fácil de se cumprir, pois muitas vezes derramamos lagrimas, diante das perseguições, por causa do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Papa Francisco falou: E preciso ver Jesus com o coração, e nos óculos das lagrimas! O mandamento novo consiste, no amar junto com aquele que nós amou primeiro. Jesus prova para nós, o que é o amor de Deus. Ele entrega por nós radicalmente, cumprindo sua missão salvífica, chamando nós a vocação cristã.
Filhinhos amai vos uns aos outros, como Eu vos amei!
Jesus nós chama de amigos, porque revelou-nós tudo o que ouviu do Pai. Jesus e o caminho, a verdade e a vida! Para seguir este caminho precisamos guardar sua palavra. Amem!

JESUS É O SENHOR!!!!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário