segunda-feira, 29 de abril de 2013

EVANGELHO SÃO JOÃO 14:23-29 / 6° DOMINGO DO TEMPO PASCAL ANO C 2013



                       A PROMESSA DE JESUS: "O ESPIRITO SANTO"


  Na liturgia deste 6° Domingo da Páscoa, Jesus promete nós, antes de passar pelo martírio da cruz, e ascender ao céu,  enviar da parte do Pai o Paráclito. Quem é o Paráclito?! "O Espírito Santo de Deus!!" Jesus diz no Evangelho, como deveremos se manter em comunhão com Ele, e reafirma a sua presença, e sua assistência, á sua igreja através do Espirito Santo. Jesus promete acompanhar sua comunidade de forma permanente aqui na terra, rumo ao Reino dos Céus. Não estamos sozinhos e nem órfãos, o Cristo ressuscitado vai sempre conosco! O Paráclito tem dupla missão: Conservar em nós o memorial de Cristo, pela fé e defender nós dos perigos do anti-cristo, inimigo de nossa salvação. Pelos estudos bíblicos, vemos que São João escreveu as ultimas palavras, de despedidas do Senhor naquela ceia de lava-pés. ( Jo,13;14;15;16;17 ) 

No tempo  de  Jesus  quando uma  pessoa  ia  ao  tribunal  para  ser
julgada e não tivesse um advogado para defende-la, e provar sua inocência, mas alguém da assembléia com peso moral, que acreditasse na sua inocência, levantava e ia até o réu, e colocava as mãos sobre ela, ficando ao seu lado, então aquela pessoa estava por excelência, absolvida da acusação e reconhecida inocente pela comunidade. Este gesto de advogado protetor, intercessor, se dava o nome de: "Paráclito!" E isto o que Senhor faz, intercedendo por nós ao Pai, encorajando-nós a lutar por nossos irmãos sem defesa, e  envia a nosso favor o socorro do céu! O Espirito Santo! São João quando fala a palavra mundo, Ele está falando do anti-cristo, e Jesus não roga por este mundo, pois são os que recusaram o Ressuscitado, e levaram os inocentes cristãos ao tribunal. ( Jo 17:9 )

 ,26 "Disse-se vos essas coisas enquanto estou convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, irá ensinar-vos todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito." ( Jo 14:26 ) E foi realmente assim como Jesus falou e aconteceu, os discípulos muito mais tarde escreveram os Evangelhos, e as cartas de exortação para as comunidades. Os textos foram chegando nas celebrações da Palavra, conforme as nescessicidades das comunidades, e a vontade do Espírito Santo. As cartas era como injeção de ânimo a fortalecer a fé dos cristãos, contra as heresias gnóstica.  O Evangelho de São João foi escrito lá pelos anos 90 da era Cristã, para as comunidades Joaninas de origem Gregas, que passava por essas dificuldades doutrinárias.

As dificuldades eram as heresias que vieram com os gnósticos que não aceitava Jesus como o Verbo Encarnado, e não aceitava como Messias. Por isso que o Evangelho de São João se inicia no Prólogo "No principio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. O Verbo e a palavra substancial Eterna de Deus Pai. Jesus é a Palavra, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade. ( Jo 1:1-18 ) Não foi fácil para a Igreja primitiva viver o cristianismo, Ela foi perseguida de morte, por causa da palavra de Deus. Mas o Espirito Santo não abandonou  a igreja do Senhor! 

Os pagãos convertidos ao cristianismo trouxeram na sua bagagem espiritual filosofias anti-cristãs, e logo puseram-se a questionar e por em dúvida os ensinamentos dos Apóstolos. Questionavam a divindade de Jesus, porque nas suas filosofias acreditavam-se que  a matéria humana era má, impossível um ser divino perfeito ocupar a veste mortal, o corpo. Ensinavam serem perfeitos, sem pecados, e seriam salvos sem julgamento. E surgiram também aqueles com a inveja espiritual, com disputas internas nas comunidades, falta de amor, acolhida e misericórdia, se opunham a obediência e o sã ensinamentos Apostólicos. ( DIÓTREFES IRMÃO INDIGNO: 3 JO 1-15 )


O que o Senhor Jesus disse  vale para todos nós:"Se alguém quiser ser o primeiro, será o último e servo de todos." ( MC 9:35 )
Jesus disse: 23"Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada!"
Quer dizer: E preciso amar para entender, e não existe amor sem observância dos mandamentos. O Espirito Santo vem e faz  morada em nós, quando praticamos o amor de Deus. "Eis que vos dou um novo mandamento, amai vos uns aos outros como tenho vos amado."( Jo 13: 34-35 )24"Quem não me ama não cumpre minhas palavras, e a palavra que ouviste de mim não é minha." Podemos ser cheios do Espirito, mas se não formos humildes, de que valerá os dons? Se formos doceis ao Espirito, Ele nós ensinará todas as coisas, porque a função do Espirito e também" ensinar" a verdade.
( Is 6 3:11; Sl 16:7; Jr 31,34 )

 27"Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não vo-la dou como a dá o mundo. Não vos perturbeis nem vos acovardeis." 
O mundo defende pazes injustas, e destes acordos procura tirar proveitos hipoclitas, em beneficio da opressão mortal, contra os filhos inocentes de Deus. Nestes tempos, neste mundo sem paz, a paz se baseia, como garantia nos misseis e ogivas atômicas, apontados para certa direção, para garantir acordos entre homens maus, que querem promover as guerras, em proveitos da ambição maligna.  Nosso Senhor Jesus Cristo é o único, que tem  paz para dar! Nós por nós mesmo, não temos paz para dar, pois a nossa paz não e plena e nem duradoura, o coração do homem é mau. O pecado do mundo tira a paz, fere a natureza, e deixa perturbados os filhos de Deus.
O que fazer diante deste desespero, num mundo que esquece de Deus!?

28" Ouvistes que vos disse que vou e voltarei para visitar vos. Se me amásseis, vos alegraríeis de que Eu vá ao Pai, pois o Pai é maior que Eu." Jesus é cem por cento Deus, e cem por cento humano! Deus se fez carne para salvar a humanidade da morte, para a vida eterna e para que fossemos salvos precisava-mós de um salvador celeste, que fosse homem e também Deus. Diante deste mistério de amor, Jesus   estava na terra como ser humano, embora divino é terreno, Ele se diz menor que Deus. Só voltou ser igual, quando glorificou o Pai morrendo na cruz por nossos pecados, ressuscitado subiu ao céu, assentou a direita do Pai, e derramou o Espirito Santo sobre nós, realizando o projeto do amor do Reino de Deus.

Esse amor de Deus, Nele se faz a experiência do batismo, no Espirito Santo!  Faz nós cairmos em si, se abrirmos o nosso coração ao Divino Espirito Santo, que somos morada do Paráclito de Deus. Deus mora dentro de nós! Pelo batismo assumimos, que somos pertenças do Senhor, morre com Ele o homem velho, e nasce o Homem Novo. Esse amor transforma o discípulo em morada do Senhor, o Paráclito prometido, que é a "potencia e sabedoria", o" Ruah sopro de Deus!"
Somos como vasos de barro que guarda um infinito tesouro! O espirito Santo, a 3° pessoa da Santíssima Trindade, que garante á igreja caminhar rumo ao céu, onde está Nosso Senhor Jesus Cristo e Javé o Nosso Pai.

Será que a nossa relação com Deus tem intimidade pessoal?
Como posso conseguir esta intimidade?
O que mora no nosso coração???
Tem nele lugar para o Paráclito? 
Será que a nossa relação com Jesus é de vida e ressurreição?
Onde você pretende passar sua eternidade?
A escolha é sua! 

ORAÇÃO

Ó DEUS, QUE FAZEIS CRESCER A VOSSA IGREJA DANDO-LHE SEMPRE NOVOS FILHOS E FILHAS, CONCEDEI QUE POR TODA A SUA VIDA ESTES VOSSOS SERVOS E SERVAS SEJAM FIÉIS AO SACRAMENTO DO BATISMO QUE RECEBERAM PROFESSANDO A FÉ. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMEM!

JESUS É O SENHOR!










Nenhum comentário:

Postar um comentário