terça-feira, 16 de abril de 2013

EVANGELHO SÃO JOÃO 10:27-30 4° DOMINGO DA PÁSCOA ANO C 2013



                               O BOM PASTOR



  O nosso Deus não desiste de nós: Ele quer que sua salvação vá até o fim do mundo. Seu plano de amor e imenso: Nós somos a razão do seu projeto de amor! E por isso Ele quer usar de nós para  que sejamos o seus cooperadores na grande missão da Boa Noticia. Seu plano é arrojado e trabalhoso. O bom pastor, dá sua vida pelas ovelhas. Nosso Senhor Jesus Cristo, é o grande Pastor, aquele que deu sua vida pela nossa salvação!

Jesus disse no Evangelho que as suas ovelhas  conhecem a sua voz, e Ele também as conhecem, e elas o seguem. Alguém que esteve na terra Santa, contou que nas tardes em Israel, os pastores quando voltam com os rebanhos de ovelhas para guarda-las nos aprisco, as ovelhas vem misturadas com todas as ovelhas dos pastores, mas quando vai separa-las elas ouvem a voz do pastor, e se separam uma das outras seguindo o seu verdadeiro dono. Elas conhecem a voz do seu dono! 

A ovelha é um animal que precisa dos cuidados do pastor. Ela e frágil, insegura, vulnerável, míope e teimosa. São dependentes, entregues ao seu próprio destino e presa fácil aos assaltantes. E pode caminhar sozinha por lugares perigosos, cair em buracos, enroscar nos espinhos ou perder-se das outras.  Nas noites de tempestades, elas ficam afritas chorando então e preciso que o pastor durma com elas, para acalma-las.

O pesadelo dos pastores de Israel, era os animais selvagens, lobos, hiénas e ladrões. Os lugares solitários constituíam ameaças, ao rebanho. Os rebanhos constituíam para as comunidades, seguranças para viver, pois delas tiravam o sustento, o leite, o queijo e a lã para suas vestimentas, contra o frio dos invernos rigorosos da Palestina. Os judeus não comiam carne de ovelha, por isso elas ficavam bem idosas com seus amos, e podia perceber nelas as suas personalidades. 

E por isso  Nosso Senhor faz a comparação, contando a parábola do bom Pastor, chamando nos de suas ovelhas. Mas hoje o senhor está nos convidando a sermos também pastores, e ir ao encontro das ovelhas que não conhecem a Boa Noticia do Evangelho. A proposta de Jesus e dirigida a todos os homens, de todas as raças e nações que recebem o envio de levar a palavra do senhor à todos aqueles que não conhecem o grande Pastor, Jesus Cristo!!!


O verdadeiro Pastor e aquele que presta seu serviço por amor, e não por dinheiro, mas pela causa do Reino. O mau Pastor e aquele que abandona as ovelhas quando o lobo vem, e deixa que o lobo roube e disperse as ovelhas. Aqui podemos entender que o lobo é satanás, que rouba a Boa noticia do Evangelho e anuncia sua doutrina mundana, aos pobres carentes de Deus. 

Hoje os lobos tem várias formas de se apresentarem, para desgarrar as ovelhas do Senhor! Os falsos lideres que se dizem pastores, sacrificam as ovelhas para obterem lucros, e vantagens explorando-as, em benefícios próprios. São lobos em peles de cordeiro! O pastor assalariado não ama as ovelhas, e freqüentemente as odeia. E mercenário, diante do perigo as abandona e foge! 

Existem falsos pastores, que tem ovelhas auto-suficientes, satisfeitas nas suas certezas de aversão à verdadeira sã doutrina do ressuscitado. Muitos deles são mercenários, ladrões de almas.
Mas do outro lado do bem, existem as ovelhas atentas e dispostas a seguir o Bom Pastor. A Igreja Católica com seu rebanho, Ela e Santa e pecadora, Ela e o aprisco onde Jesus conduz suas ovelhas, e cura as machucadas, e as enfaixas e carrega no colo.

"Paroquia é uma determinada comunidade de fieis, constituída de maneira estável na Igreja particular, e seu cuidado Pastoral é confiado ao pároco, como a seu Pastor próprio, sob a autoridade do bispo diocesano." É o lugar onde todos os fieis podem ser congregados pela celebração dominical da Eucaristia. A paroquia inicia o povo cristão na expressão ordinária da vida litúrgica, reúne-o nesta celebração, ensina a doutrina salvífica de Cristo, pratica a caridade do Senhor nas obras boas e fraternas.(cat.2179 )

Isto explica porque a liturgia, neste tempo pascal nos propõe o Evangelho do Bom Pastor. Ele é nosso Deus, e nós somos o povo do seu rebanho. A Páscoa de Cristo demonstra Ele o Bom Pastor, aquele que deu sua vida pelo rebanho. Quem ama Jesus e o escuta, identifica  se com Ele, isto é vive como Ele na entrega da própria vida em favor do rebanho, que é a comunidade.

A igreja aguarda ansiosa a vinda do grande Pastor, que virá para julgar os vivos e os mortos. Esse Pastor Celeste, separará as ovelhas dos cabritos, quando vier em sua gloria. ( MT 25:31-32 )
Jesus está intercedendo por nós diante do Pai, até que se complete  no coração de Deus, todos os filhos a serem salvos. Então Ele surgirá nas nuvens, com poder e gloria, com seus anjos e Santos, para arrebatar sua Igreja, isto é o seu rebanho que se perseverar no caminho do Reino!

Enquanto Ele não vem: Como estou me comportando no rebanho do Senhor? Sou obediente, ou ovelha desgarrada com os cabritos?Sou caminho de céu para o rebanho onde estou? 
Nosso Senhor Jesus Cristo e o "Caminho" a verdade e vida! ( Jo 14:6 ) Para seguir o caminho do amado Pastor de almas, precisamos acolher as palavras do Evangelho, e despir se da ovelha negra, e da tibieza que somos. Amem!

SALMO 22 ( Heb 23 )

1 O senhor é meu Pastor e nada me faltará.
2 Em verdes prados Ele me faz repousar.
Conduz-me junto às águas refrescantes
3 Restaura as forças da minha alma.
Pelos caminhos retos Ele me leva,
por amor do seu nome.
4 Ainda que eu atravesse o vale escuro,
nada temerei, pois estais comigo.
Vosso bordão e vosso báculo são meu amparo.
5 Preparais para mim a mesa
a vista de meus inimigos.
Derramais o perfume sobre minha cabeça,
e transborda a minha taça.
6 A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me
por todos os dias da minha vida.
E habitarei na casa do senhor por longos dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário