domingo, 14 de fevereiro de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 9,28b-36 - 2º DOMINGO DA QUARESMA - Cor roxa - ANO LITÚRGICO "C" - Leituras 1Gn 15,5-12.17-12; Sl 26; 2ª Fl 3,17-4,1 -- ANO DA MISERICÓRDIA - Litúrgia P/21/02/2016 -- CEF:"CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE"

            “Nossa transfiguração em Cristo!”
                               
                            

Naquele tempo, 28b Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu a montanha para rezar.29 Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante.30 Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias.31 Eles apareceram revestidos de glória e conversavam sobre a morte que Jesus iria sofrer em Jerusalém.32 Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com Ele.33 E quando estes dois homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”, Pedro não sabia o que estava dizendo. 34Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao encontrarem dentro da nuvem.35 Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!”36 Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto. Lc 9,28b- 36

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!



Queridos irmãozinhos, estamos, no segundo Domingo da Quaresma, um tempo de conversão, mudança de vida, isto é mudança de mentalidade. Tempo quaresmal, é também um tempo favorável, propício para dialogarmos com Deus, neste ano consagrado a Misericórdia Divina. 

Se mudamos nossa mentalidade, a respeito, da Misericordia Divina, como será nosso agir, o nosso diálogo, com nossos irmãos..? Jesus disse: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e siga-me!" (Lc 9,23) 

 Na primeira leitura Deus se aproximou de Abrão, e com ele  fez uma aliança, que sua descendência seria de bençãos, um numeroso incontável povo, como as estrelas do céu.

 Abrão dialogou com Deus, falou e ouviu sua palavra. Deus disse: “À sua descendência darei esta terra..! Faz nos lembrar neste tempo, a Campanha da Fraternidade deste ano; “Casa comum, nossa responsabilidade!” Vamos cuidar da nossa mãe terra, presente de Deus, à todos os viventes. 

Em todos os três ciclos litúrgicos do segundo Domingo da Quaresma, encontramos o Evangelho da transfiguração de Nosso Senhor, como antecipação de sua própria ressurreição, a vitória da vida sobre a morte. 

A liturgia deste segundo Domingo da Quaresma, reuniu e confrontou, duas partes da Bíblia; o Velho Testamento e o Novo Testamento. A Igreja na sabedoria do Espírito santo, tem motivos maravilhosos, nos levar a descobrir dois motivos profundos. 

Um motivo é Cristológico, o outro é antropo-lógico, no qual Deus preocupou-se com a história do homem decaído pelo pecado, sua caminhada na terra, sua vocação e sua salvação espiritual.

 Moisés representa a velha lei, Antiga Aliança de Deus, com os homens, Elias representa todos os profetas que anunciaram a vinda do Messias, o ungido de Deus. Os Profetas do Antigo Testamento, são os preparadores da vinda do Cristo Messias. 

 Pedro, João e Tiago representam todos os discípulos (as) de todos os tempos e lugares (nós) que recebemos com alegria o anúncio do Evangelho; a Nova e eterna Aliança. Agora cada um de nós somos nestes finais de tempos, à Parusia; preparadores da segunda vinda glóriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Na segunda leitura da liturgia de hoje, São Paulo nos dá o entendimento da leitura. O Apóstolo nos recorda que a nossa verdadeira pátria, não é neste mundo, mas no Reino anunciado por Cristo “o Céu”.

 Quando Jesus vier em sua glória arrebatar sua Igreja, também transfigurará os nossos corpos que agora são mortais, mas naquele dia maravilhoso também resplandeceremos com glória pelo Crucificado ressuscitado. 

A transfiguração de Jesus é sinal profético daquilo que será o nosso destino um dia. Jesus Cristo é a cabeça do corpo místico; o que fez a cabeça, deve se completar no corpo: Afinal seremos no Cristo ressuscitado, todos trans-figurados, esta é a promessa de nosso Senhor, para cada um de nós. Jesus disse: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou, não o atrai, e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6,44)

 A belíssima leitura Cristológica do Evangelho, revela-nos que Jesus chegou a sua glória, através da transfiguração, que antecipou sua ressurreição, mediante o sofrimento da cruz, inaugurando assim Ele mesmo, o caminho estreito rumo ao Monte Calvário, o caminho salvífico da vida eterna para toda a humanidade. 

A transfiguração de Cristo no Monte Tabor, revelou ao mundo que a claridade da fé é capaz de unir o Céu e a terra. O Evangelista Lucas no episódio da transfiguração de Jesus no Tabor, não o narra como uma coisa simbólica. 

Lucas é convincente e sóbrio, por detrás desta narração está a testemunha ocular de Pedro, que estava lá junto com João e Tiago, no dia que Nosso Senhor mostrou sua glória. Foi de Pedro que os Evangelistas recolheram as informações, e os detalhes nítidos, o ânimo de Pedro e dos outros dois discípulos.

 Jesus tinha subiu o monte e levou consigo três amigos íntimos. Eles estavam cansados e sonolentos, das andanças missionárias, que se ajeitaram para descansar. Jesus caminhou um pouco mais a frente e entrou em profunda oração, no diálogo com o Pai. Então Ele transfigurou-se diante deles.

 Seu corpo se tornou glorioso, suas vestes tão alvas que nenhuma lavadeira da terra seria capaz de alveja-la. A atmosfera da glória de Deus, envolveu o cume do Tabor, os Apóstolos sentiram muito medo, diante da visão celeste. Pedro sem saber o que estava dizendo disse: “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: Uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.”

 Tenda é uma espécie de barraca”, ou seja uma morada provisória de Deus no meio do povo, local onde Moisés, no deserto, recebia as orientações de Deus. (Ex 33,7-11) Moisés e Elias, conversavam com Jesus, como deveria ser seu martírio, em redenção dos pecadores do mundo. Eles não eram fantasmas, mas pessoas glorificadas, santos que estão no céu.

 O acontecimento da transfiguração é para mostrar a nós quem é Nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus é o Verbo de Deus que se fez carne (Homem) e habitou entre nós. ( Jo 1,14) Ele é o Filho amado e escolhido desde toda a eternidade. Será que estamos dispostos a escutar o que Ele nos diz? Jesus disse: eis que vos dou um novo mandamento amai vos uns aos outros como eu vos amei. (Jo 13,34)   

A nossa glória futura não consiste em coisas terrenas passageiras, e sim em amar, servir, lutar pela justiça, pela dignidade e pela paz, enquanto estivermos aqui. Só assim poderemos ser chamados de cidadão do céu na transfiguração futura. São Paulo vai nos dizer: “Deus fez resplandecer aquele dia no Tabor, nos corações dos três discípulos, o esplendor da glória de Deus, que refletiu na face do Cristo glorioso!” (2 Cor 4,6) 

Foi como se a divindade de Jesus, derrubassem as paredes de sua carne humana e brilhassem sua glória celeste. Da nuvem luminosa saiu uma voz dizendo: “Este é o meu Filho amado. Escutai-o, o que Ele diz!” Nesta cena, podemos identificar a voz de Deus, que fala da nuvem..! 

A nuvem luminosa é o poder santificador do Espírito Santo, que envolve a criação, toda a vontade de Deus, na realização da encarnação do Verbo divino, que se transfigura no Monte Tabor. È a real presença da Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.  E de repente, olhando em volta os três discípulos não viram mais ninguém, a não ser Jesus. 

Jesus ordenou-lhes ao descer o Tabor, que não dissessem a ninguém o que havia acontecido, até que Ele ressuscitasse dos mortos. Assim como foi necessário, os discípulos do Senhor descer com Ele do monte, para subir com o Cordeiro imaculado o Calvário, desçamos também nesta Quaresma de nosso comodismo, e vamos subir com o Cristo a montanha do holocausto da nossa salvação. 

E nesta subida o Senhor está dizendo a cada um de nós: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que Ele diz!” Levantemos com ânimo e coragem e sem medo! O transfigurado nós exorta: Estou convosco até o fim do mundo!” ( Mt 28,16-20)

 Como Pedro, Tiago e João, hoje somos convidados a experimentar as alegrias da transfiguração. Irmãozinhos..! Deixemos então, envolvermos pela glória do Senhor, que nos transfigurará, com sua presença real, na transubstanciação  da Eucaristia. Amém... aleluia! Jesus vive.

Jesus é o Senhor!

FONTES: TEXTO ELABORADO DA POSTAGEM "JESUS É O SENHOR!" 2º DOMINGO DA QUARESMA- Ano "B" 2015 - EVANGELHO SÃO MARCOS  9,2-20 - Joseinacioh.blogspot.com - FOLHETO LITÚRGICO: DEUS CONOSCO dia a dia - EVANGELHO  SÃO LUCAS 9,28b-36 - Ano "C" 2016 - Pg 89-91.122- 




MONTE TABOR NA TERRA SANTA, ONDE JESUS TRANSFIGOROU!


'

\















Nenhum comentário:

Postar um comentário