domingo, 21 de fevereiro de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 13,1-9 - 3º DOMINGO DA QUARESMA - Cor roxa - ano litúrgico "C" 2016 - Leituras: 1ª Êx 3,1-8a; Sl 102; 2ª 1Cor 10,1-6.10-12 -- Litúrgia P/28/02/2016 -

       DEUS É PACIENTE E ESPERA A NOSSA CONVERSÃO!



1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus  que Pilatos tinha matado, misturado seu sangue com os do sacrifícios que ofereciam.2 Jesus lhes respondeu: “Vos pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa?3 Eu vos digo que não. Mas se vos não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4Aqueles dezoito que morreram quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém?5 Eu vos digo que não. “Mas, se vos converterdes ireis morrer todos do mesmo modo”.6 E Jesus contou esta parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou.7 Então disse aos vinhateiro: Já três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Porque esta inutilizando a terra?8 Ele porém, respondeu: Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo.9 Pode ser que venha dar fruto. Se não der, então tu a cortaras”. Lc 13,1-9

Palavra da salvação.

Glória a vós, Senhor!
                         

Estamos no terceiro Domingo da Quaresma, Jesus está caminhando para Jerusalém, com seus discípulos, lhes ensinado, preparando-os para a grande missão, de levar a Boa Nova aos confins da terra. 

Prevenindo-os para os obstáculos, que enfrentarão no sistema do mundo, que opõe o Reino de Deus. Os discípulos estão chocados, apavorados com as noticias que trouxeram de Jerusalém.

 Pilatos havia assassinado alguns galileus no templo de Jerusalém em meio a rituais de sacrifícios. Estão caminhando para lá! (Mc 10,32) Todos os acontecimentos nos textos do Evangelho de Lucas, terá o desfecho final com a paixão, morte e ressurreição de Cristo. 

As leituras de hoje nos leva a meditar nossa conversão. Como está a nossa conversão? Tibios, acostumamos com a graça de Deus; de forma que ela não tem importância, na nossa caminhada de fé? Pensamos ter a carta de Deus em mãos, salvos pelas nossas obras sem piedade? 

Os fariseus pensavam dessa forma, se achavam, por ser o povo escolhido, podiam ficar só nas aparências dos zelo dos ritos e nas práticas das leis. Irmãos..! Lembremos sempre, que só o amor pode salvar. Jesus disse: Vos dou um novo mandamento: Amai vos uns aos outros! ( Jo 15,7-12. Jo 13,34)

Tempo Quaresmal é tempo da paciência de Deus para conosco, seus filhos e filhas, as vezes, rebeldes para com seu amor, como veremos na parábola da figueira sem frutos. Muitas vezes somos como a figueira do Evangelho de Lucas, somos só aparências não temos os frutos do Espírito Santo, em ação.

 No Cristo, o Pai nos oferece continuamente a chance de sua misericórdia, para nos converter um pouco mais e produzirmos frutos para o seu Reino, espera de cada um de nós uma verdadeira conversão. Jesus disse: "Convertei-vos e crêde no Evangelho!" ( Mc 1,12-15)

 Conversão, é mudança de vida, pois o tempo é de urgência, Deus está nós chamando agora! Se ainda não aconteceu a nossa conversão, Deus nos oferece nova chance, por meio de seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Irmãozinhos! Não podemos mais adiar nossa conversão, pois não sabemos quando o Senhor virá, pois se Ele não vem, estamos indo ao seu encontro. ( Lc 12,42-48) O tempo é curto e passa muito rápido. 

O homem da vinha é Deus, que espera de nós os nossos frutos, os nossos dons, pois somos a figueira no meio de sua vinha, o vinhateiro que cuida do pomar é nosso Senhor Jesus Cristo, que ainda aposta em nossa fecundidade espiritual.

 “O Senhor disse: deixa a figueira mais este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás.” ( Lc 13,8-9)
                                        

Diante de nossas rebeldias, Deus ainda aposta na nossa conversão. Qual é a resposta que estamos dando a tanto amor que vem de nosso Deus; que nos diz sem cessar: "Filho vem..! ( Lc 15,7)

A verdade é, que um dia a árvore infrutífera será cortada; oxalá, este dia nos encontre em paz na amizade com o Senhor! Deus é Pai ao longo da caminhada da humanidade no mundo, Ele “viu” a aflição de seu povo, ouviu o seu lamento, por isso enviou seu Filho, para nos salvar, e que tivéssemos vida em abundância. (Jo 10,10)

 Ele conhece o nosso sofrimento; pois seu filho Jesus experimentou na sua carne todas as nossas misérias. Por isso o nome de Jesus tem poder: Ele cura, liberta e nos transforma para a vida eterna. O primeiro milagre que Jesus quer fazer em cada um de nós, ´e a nossa conversão, no cotidiano de todos os dias da nossa existências.

 Jesus deixou bem claro no Evangelho que as tragédias que acontecem no mundo, são inevitáveis por diversos fatores temporais, mas não podem serem vistas como castigo de Deus. Deus quer a nossa conversão, e, exige de nós frutos de vida e santidade. 
TRAGEDIA DA TORRE DE SILOÉ -- Lc 13,4

A primeira leitura da liturgia de hoje nos trás uma das páginas mais sublimes de toda a Sagrada Escritura: aquela que contém a passagem da sarça ardente, a revelação do nome de Deus a Moisés. “Meu nome é Javé (Adonai - Senhor)”-“Sou o aquele que sou; eu sou.”(Êx 3,13-15) 

É uma grande oportunidade para nós fazermos uma reflexão sobre a pessoa de Deus, na Sagrada Escrituras. Que maravilhoso! “Deus veio pessoalmente, ao encontro do homem, (seu povo escolhido) para libertar-los da opressão do Egito.

 E, quem somos nós, para descrever e falar doTranscendente? De Deus não se pode falar a não ser em sua presença, isto é, numa profunda oração de intimidade; mas quando falamos Dele sem a unção, é como um Deus ausente. Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou como falar com o Pai do céu. Podemos falar com Deus na adoração, em espírito e verdade. (Jo 4,19-24)

 Por isso como bom adorador do Deus vivo, digamos sem cessar, com um coração puro, isto é, desapegado do pecado: “A vossa face, o Senhor, eu procuro. Não escondais de mim vosso semblante!” (Sl 26, 8-9)  Saciemos, pois, nossa sede de vida naquele que é fonte inesgotável de amor, bondade e misericórdia.

 O Evangelista João escreveu uma carta de amor de nosso Deus: “Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos, Ele amado-nos primeiro. Deus é amor! ( 1 Jo 4,10-16) Amém!

Jesus é o Senhor!



FONTES: TEXTO ELABORADO DA HOMIIA DE RANIERO CANTALAMESSA: "EVANGELHO SÃO LUCAS 13,1-9 3º DOMINGO DA QUARESMA ANO "C" :LITERATURA: "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 538-544; FOLHETOS LITÚRGICOS: "DEUS CONOSCO dia a dia : 3º DOMINGO DA QUARESMA ANO "C" 2016: Pg 110-112.123 ; "JESUS É O SENHOR" EVANGELHO SÃO LUCAS 3º DOMINGO DA QUARESMA ANO "C" 2013 - ( Joseinacioh.blogspot.com) Consultou: "BÍBLIA do Peregrino"










Nenhum comentário:

Postar um comentário