domingo, 7 de fevereiro de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 4,1-13 - 1º DOMINGO DA QUARESMA - ANO LITURGICO "C" 2016 - COR ROXA - ANO DA MISERICÓRDIA - Leituras: 1ª Dt 26,4-10; Sl 90; 2ª Rm 10,8-13 - Liturgia p/14/02/2016 - CFE: "Casa comum, nossa responsabilidade." "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca" (Am 5,24)

    CAMINHAR NA VERDADE DO SENHOR!



Naquele tempo,1 Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto era guiado pelo Espírito Santo.2 Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome.3 O diabo disse, então, a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão”.4 Jesus respondeu: “A escritura diz: “Não só de pão vive o homem”.5 O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo 6 e lhe disse: “Eu te darei todo este poder e toda a glória, porque tudo isso foi entregue a mim e posso dá-lo a quem quiser.7 Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu”.8 Jesus respondeu: “A Escritura diz: “Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás”.Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo e lhe disse: “Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! 10 Porque a Escritura diz: “Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado! 11 E mais ainda: Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra”.12 Jesus porém respondeu: “A Escritura diz: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus”. 13 Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.

Palavra da salvação.

Glória a vós, Senhor!






Queridos irmãozinhos, estamos no primeiro Domingo da Quaresma, tempo de reflexão, conversão e um esforço de nossa parte. Outra vez o senhor nos chama a conversão, revelando-nos que o amor do Pai está próximo de nós. 

Digamos com alegria: Eis então Igreja do Senhor, este tempo Quaresmal que se inicia, cada dia mais próximo, rumo a grande celebração da Páscoa. Proclamaremos em alta voz: “Eis a luz de Cristo..!” Junto do Senhor, passamos da morte para a vida, da guerra, para a paz, da divisão para a união.

 O mundo é a casa de todos, e, por isso, é desejo de Deus Pai que vivamos verdadeiramente como irmãos e  irmãs em santa paz. Não importa o credo ou a religião que pratiquemos, somos todos irmãos e filhos do mesmo Pai.

 A proposta da Campanha da Fraternidade deste ano, nos faz compreender a história da salvação, no hoje de nossa história – “Casa comum”, é o nosso próprio “Planeta Terra," lar em que vivemos, castigado pelo nossos pecados sociais, contra a natureza tão bela, que o Senhor decorou. 

Vamos ter um olhar mais amoroso, pela nossa casa mãe Terra e toda a natureza que a compõe, para que a humanidade possa viver melhor. Também neste tempo, Quaresmal possamos descobrir, que existem muitas pessoa boas de coração, não importa suas doutrinas, ou religião.

 Que estejamos de mãos dadas, pelo bem da grande causa, nossa responsabilidade: “Nossa casa comum.” Não vamos deixar o nosso Planeta agonizar e morrer, por causa da ganância dos homens! Deus criou o ser humano, sua imagem e semelhança, deu nós o livre arbítrio, de escolha; viver ou matar.

 Escolhamos-nos então a vida, enquanto ainda é tempo..! O dom do amor está presente em cada um de nós; ele é fruto do Espírito Santo, que age sem cessar nos filhos de Deus, quando se abre o coração, deixando sermos penetrados, pelo amor de Deus.

 Este dom do bem, é o próprio "corpo místico de Cristo" em ação, pois a Boa Nova do Evangelho tem que ser anunciada ao mundo sem cessar. ( 1Cor 12,4-5; Cl 1,18; Ef 5,23; Rm 12,4-5; Jo 15,1-17) 

Evangelho deste Domingo, Lucas proclama que Nosso Senhor, após o seu batismo no Jordão, foi levado pelo Espírito, a uma região deserta para orar e ser tentado.

 Então porque esta tentação, para o nosso divino Senhor Jesus..? Jesus, foi enfrentar satanás num “terreno deserto” diferente daquele que Adão, deixou ser seduzido, pela voz da tentação mundana. Jesus está nos ensinando, como enfrentar as tentações da nossa salvação. 

É na oração do deserto da nossa alma, numa fé madura, olhando para Jesus crucificado ressuscitado, reconhecer Nele, nosso salvador pessoal. O velho Adão, primeiro homem no paraiso, até então era puro, sem a mancha do pecado e amigo de Deus; mas deixou ser tentado pelo inimigo de Deus. 

Adão estava num lugar muito cômodo, ameno e feliz, mas deixou ser corrompido pelo egoísmo e a soberba; foi reprovado na tentação, porque deixou ser levado pelas  imanências deste mundo.

 A desobediência de nossos primeiros pais, fez entrar o pecado no mundo, daí todas as gerações adquiriu a mancha do pecado original. Deus no seu infinito amor enviou o seu salvador ao mundo.

 É pelo nosso batismo, que somos selados novamente como filhos adotivos de Deus em Cristo Nosso Senhor..! Deus na sua infinita misericórdia visitou seu povo, enviando o seu Filho único para nos salvar da morte eterna. 

Deus nos ama eternamente, não desistiu de nós! O primeiro homem no paraíso é terreno, o segundo que desceu do céu é celeste. Ele não tinha pecado, mas se fez pecado por nós, assumindo toda as nossas misérias humana.

 Deus sabe o quanto somos fracos e dependente de seu amor. Por quarenta dias Jesus esteve no deserto entre as feras, jejuou e orou para enfrentar a grande tentação, causa de nossa perdição. Se o filho de Deus foi tentado, imagine nós, pobres pecadores, tão frageis a tentação.


                       
  Jesus estava vulnerável, desnutrido, com fome e sede, mas estava fortalecido pela oração ao Pai do céu. Por isso pode enfrentar como homem, as tentações deste mundo, com poder e autoridade. Satanás veio tenta-lo em sua abstinência; aconselhando-o a usar de seus poderes divinos, em benefício próprio, para saciar sua fome e a sede física.

 Jesus com autoridade disse ao demônio: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. (Mt 4,4) Deus permitiu que seu Filho fosse tentado pelo inimigo de nossa salvação, enfrentando todas as contradições e forças das trevas, que estão personificadas neste mundo.

 Satanás na tentação do deserto incentivou e cobrou de Jesus, enquanto Filho de Deus, de usar em benefício próprio, o uso dos milagres, e de se abastecer das prosperidades, bens materiais deste mundo.

 Saciar o seu corpo humano, enquanto divino, enquanto homem. O nome deste pecado mortal se chama “Simonia”; tentar à  Deus, exigir dele milagres, riquezas materiais, ou vender realidades espirituais. (CIC Parag. 2121)

 É um pecado mortal de irreligião, uma brasfêmia contra o Espírito Santo, enganar os filhos de Deus, com propostas enganosas, no nome de Deus. Satanás fez propostas mundanas a Jesus, mas Ele resistiu as insidias do demônio. “Se me adorares eu te dou tudo isso que vês, porque o Pai entregou a mim”. (Lc 4,,6) 

Nosso Senhor repreendeu ao diabo dizendo lhe, está escrito também: “Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás!” Satanás quer que Jesus opte pelo sistema do mundo, para subverter as propostas do Reino de Deus, nossa salvação.

 E Jesus venceu a tentação sendo fiel ao Pai do céu: “Não tentarás o Senhor teu Deus!” (Lc 4,12) Hoje a palavra do Senhor nos adverte de estarmos sempre buscando a Deus, através do jejum da penitência, buscando os sacramentos da reconciliação e a Eucaristia; para sermos cristãos felizes, e amigos de Deus.

 Jesus nos ensinou onde enfrentar o inimigo de nossa salvação com fidelidade. É no deserto da nossa fé, na oração, no jejum,  uma boa confissão, e com Eucaristia, amando o nosso semelhantes como Ele  nos amou. 

 Se Nosso Senhor Jesus Cristo, foi tentado enquanto Homem Deus, imagine nós tão fracos e pecadores. Irmãozinhos..! Peçamos sobre nós, “o sangue precioso de Jesus..!” A pergunta para cada um de nós: O que estamos fazendo para agradar a Deus..? 

Quais os pecados que mais me distância do amor de Deus..? E os pecados sociais que praticamos no nosso cotidiano, que está destruindo a nossa casa "mãe Terra..? Digamos com fé: "Em minhas dores, ó Senhor, permanecei junto de mim!" (Sl 90) Amém!

Jesus é o Senhor!

FONTES: FOI ELABORADO  DO TEXTO DO BLOG Joseinacioh.blogspot.com - "JESUS É O SENHOR" 1° DOMINGO DA QUARESMA, EVANGELHO DE SÃO MARCOS ANO "B" 2015 --  LITURGIA DE 22/O2/2015 - TEMA "CAMINHOS DO SENHOR SÃO VERDADES E VIDA!" - FOLHETO LITÚRGICO "DEUS CONOSCO dia a dia" 1º DOMINGO DA QUARESMA ANO "C" 2016-  Pg 69-71 - BÍBLIA  PASTORAL.



Adicionar legenda










CFE: CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário