domingo, 25 de maio de 2014

EVANGELHO DE SÃO MATEUS 28:16-20-- 7° DOMINGO da PÁSCOA -- ASCENSÃO DO SENHOR -- ANO "A" 2014



                           ASCENSÃO DO SENHOR JESUS


  Naquele tempo, 16 os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17 Quando viram Jesus, prostraram-se diante Dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18 Então, Jesus aproximou-se e falou: "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Portanto ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo 20 e ensinando-os a observar tudo o que vós ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo."

Palavra da salvação.
Glória a vós, o Senhor

 Nós povo de Deus, Igreja Católica Apostólica Romana, neste tempo estamos celebrando a Acensão do Senhor Jesus, com a toda as solenidades litúrgicas. O Senhor Jesus subiu  ao céu, com seu próprio poder. Nosso Senhor concluiu sua missão salvífica, e despede dos seus sem abandona-los, dizendo:" Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo."

 Ao subir para a direita do Pai, nos deixa a missão que Ele iniciou. "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura, quem crer e for batizado será salvo, e os milagres acompanharão os que aceitarem a palavra." ( Mt 28: 19-20; Mc 16:12-20) Este evangelho é fantástico, maravilhoso, pois fala do nosso futuro, como seremos na eternidade.

 O Senhor Jesus tem um corpo de glória, pode estar onde quiser, atravessar paredes, e ter a aparência que quiser. "Nas aparições Jesus ressuscitado estabelece com seus discípulos relações diretas, em que estes o apalpam e com Ele comem." 

 "Convida-os, com isso, a reconhecer que Ele não é um espírito, mas sobretudo a constatar que o corpo ressuscitado com o qual Ele se apresenta a eles é o mesmo que foi martirizado e crucificado, pois ainda traz as marcas de sua paixão." ( CIC 645 )

 "Contudo, este corpo autentico e real possui, ao mesmo tempo, as propriedades novas de um corpo glorioso: não está mais situado no espaço e no tempo, mas pode tornar-se presente a seu modo, onde e quando quiser, pois sua humanidade não pode mais ficar preza à terra, mas já pertence exclusivamente ao domínio do Pai."(CIC 645) 

 Este é o sonho que Deus Pai, tem sonhado para cada um de nós desde a constituição do  mundo...! Quem é o homem para que dele se lembre e o visites..? ( Eb 2:5-8 ; Sl 8:4 ) Na primeira leitura ouvimos a narração Lucana da Ascensão do Senhor, às comunidades, das igrejas primitivas.

 Jesus ressuscitado acabou o seu viver terreno e a missão salvífica do Reino, e ascende ao céu, entrando em outra dimensão, rompendo o muro da morte. Agora existe um corpo humano glorificado no céu, e transcendente por natureza divina, Jesus Homem Deus..!

 Ele esta  a direita do Pai, impassível, sereno, intercedendo por cada um de nós.  "Cristo morreu e reviveu glorioso, para ser o Senhor dos mortos e dos vivos." ( Rm 14:9 )  

 O evangelista quer imprimir este fato, solene e histórico da inauguração da igreja nos corações dos cristãos que acreditam na ressurreição, e também naqueles  que duvidam da ressurreição do Senhor Jesus, conforme a narração no versículo dezessete deste evangelho. ( Mt 28:17 ) 

Com a ascensão, o Cristo inaugurou o tempo da igreja, que  é compreendido em dois eventos: A subida de Jesus a direita do Pai; e seu retorno no fim dos tempos. Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu disse o anjo aos discípulos que ficaram a olhar o Cristo que se ascendeu. ( At 11:1 )

"O corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, foi glorificado desde o instante de sua ressurreição, mas este corpo está escondido, velado, pela humanidade comum." Por isso durante os quarenta dias que ficou na terra pode se manifestar aos apóstolos com um corpo humano, que pode ser tocado, pode fazer refeições com os discípulos, e instruí-los sobre o Reino.

 O corpo glorioso do Senhor Jesus, é um mistério para nós, más  nos indica o nosso destino e o sonho de Deus Pai ao nos criar."Façamos o homem nossa imagem e Semelhança." (Gn 1:26) Deus  criou nos, seres humanos e nos colocou-o no topo da criação terrestre, mesmo com o pecado da desobediência, Ele ainda  aposta em cada um de nós, e espera de nós verdadeiros adoradores, em "Espírito e Verdade." ( Jo 4:23 ) 

Por isso o Ressuscitado vai dizer a Maria Madalena com uma palavra misteriosa: " Não me retenhas, porque ainda não subi ao meu Pai." Mas vai dizer aos meus irmãos e dize-lhes: Eu subo para o meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus." ( Jo 20:17 ) ( CIC 659-667 )

 Na segunda leitura, São Paulo nos exorta, à abrirmos o nossos corações à luz do Espírito para que sejamos iluminados na fé , na esperança da gloria eterna dos santos. Jesus ressuscitou dos mortos e vive para sempre na unidade com o Pai e o Espírito Santo. 

Todo o poder, toda a autoridade, potência, soberania, neste mundo e no outro que virá está com o Senhor Jesus. Por isso que temos que proclamar sem cessar, o poderoso nome do Senhor Jesus; digamos sempre: "Jesus é o Senhor da nossa salvação..! Jesus Cristo é o Senhor da nossa vida..! Jesus Cristo é o Senhor da nossa família..! Jesus é o Senhor da minha igreja..! [...!] 

Deus Pai, entregou ao seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, todo poder e toda a autoridade. Ele é a cabeça da sua igreja que foi fundada e alicerçada com seu sangue redentor, no qual "os mártires da fé tem regado os alicerces com seus sangue ao imitar o Cristo ressuscitado." ( CIC 2473 )

 Por isso Nosso Senhor disse: "Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo." Fim do mundo pode se tratar dos lugares mais remotos do planeta, onde ainda não chegou a Boa Noticia do evangelho, esses lugares precisa se completar no coração de Deus. 

Muitos cristãos são martirizados, e serão martirizados por causa do nome de Jesus e seu evangelho. Mas para que o Cristo venha pela segunda vez, é necessário que o evangelho seja anunciado no mundo inteiro, e depois vir o fim. 

A Ascensão não é uma festa de despedida do Senhor Jesus deste mundo, ou uma festa da sua permanência cá na terra. Com efeito Ele não deixou este nosso Universo. Não abandonou o céu quando de lá desceu até nós, e nem afastou de nós quando novamente quando subiu ao céu.

 Como dizia Santo Agostinho: "Cristo está ainda presente e comprometido com este mundo com todo seu corpo que é a Igreja." ( St Agost. Sermo Mai 98 ) Ele é exaltado acima dos céus, acima de todos os nomes ." Pra que ao nome de Jesus se dobre  todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a gloria de Deus Pai, Que Jesus é o Senhor." ( Fl 2:10-11) Ele está no meio de nós..! Amém! 

Jesus é o Senhor!

OBS: TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA: "O VERBO SE FAZ CARNE Pg 90-92; 7° DOMINGO DA PASCOA E O LIVRETO: LITURGIA DIÁRIA Pg 17-18 ASCENSÃO DO SENHOR-- BIBLÍA AVE MARIA-- CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA CONFORME OS PARÁGRAFOS CITADOS EM PARÊNTESES. 




domingo, 18 de maio de 2014

EVANGELHO SÃO JOÃO 14:15-21 -- 6° DOMINGO DA PÁSCOA -- ANO A -- 2014


                                   O ESPÍRITO DA VERDADE 


 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos, 16 e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro defensor, para que permaneça sempre convosco: 17 O Espírito da verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê e  nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós.18 Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. 19 Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vos me vereis, porque eu vivo e vos vivereis. 20 Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós.21 Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestarei a ele.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

s estamos neste tempo, diante do evangelho de São João, e hoje Nosso Senhor nos fala do mundo, que não tem capacidade de receber o Espírito Santo de Deus, porque não sabem amar. Quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é a Terceira Pessoa, da Santíssima Trindade. Parece nós cristãos, que falamos muito pouco da "Terceira Pessoa da   Santíssima Trindade nas nossas reuniões e catequeses, embora Ele é, o sentido de toda existência, tanto física como espiritual; muitas vezes somos mais apegados em Deus Pai, e Deus Filho, esquecendo-nos do Consolador. É preciso que nós igreja povo de Deus, tenhamos em todos dias da nossa existência, uma experiência com o Divino Espírito Santo, para que possamos entende-lo espiritualmente, e testemunha-lo, que Jesus Cristo é o Senhor!  ( Lc 3:16; Mt 3:11)

 O Espírito Santo é o santificador iluminador, e também o realizador de toda a obra criada por Deus. Ele  procede do amor de "Deus Pai e de Deus  Filho." O autor sagrado descreve na criação do mundo, o Espírito de Deus que pairava sobre as águas fecundando-a. ( Gn 1:1 ) "Ele não é simplesmente a força impessoal de Deus, um sopro criador, ou uma energia, mas uma pessoa, que pode se alegrar e também se entristecer. Ai..! Daqueles que entristecer o Espírito Santo, desprezando-o, e blasfemando contra Ele.

 A palavra diz: Que se blasfemar contra o Cristo e Deus Pai seremos perdoados, mas contra o Espírito Santo não teremos perdão, nem neste mundo, e nem no vindouro.( MT 12:31) O que é  o pecado contra o Espírito Santo?  É o pecado que recusa a misericórdia de Deus, pelo arrependimento, rejeitando o perdão de seus pecados, e a salvação oferecida pelo Espírito Santo, endurecendo o coração, isto leva à impenitência final a perdição eterna. (CIC 1864; Mt 12:31 ) A liturgia deste Sexto Domingo da Páscoa nos desloca do ressuscitado ao Espírito Santo e seus dons, e nós igreja povo de Deus iniciamos a preparação do pequeno Advento de Pentecostes que vem.

 A vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo foi preparada, durante seculos, pelos anúncios  dos profetas,  e Jesus foi apontado pelo precursor de todos os profetas: São João Batista que disse "Eu batizo com água, mas Ele vós batizará com o fogo do Espírito Santo.(Mc 1:7-8; Mt 3:11;)"O Espírito Santo foi apontado por Jesus, como precursor do Paráclito que diz: "Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco." ( Jo 14:16 ) 

"É o Espírito da verdade [...]." O Paráclito significa: Iluminador, Consolador, Advogado, Intercessor. É aquele que ficará conosco até a Parusia para nos consolar. Sem Ele não existe a Fé, não existe unidade da igreja..! Antes de partir deste mundo, Jesus rogou ao Pai para que mandasse outro Consolador, que permanecesse conosco para sempre. Ele é, aquele que nos socorre, nas nossas fraquezas, e intercede por nós com gemidos inefáveis,  sonda os nossos corações, enche nos com o amor de Deus, e nos convence do pecado. ( Rm 8:26-27 )

 Por isso  Jesus que está a direita do Pai, intercedendo por nós, Deles, no infinito amor procede o Paráclito. Todos nós, não somente temos necessidade de sabedoria ou força para agirmos, mas da consolação de Deus, para podermos viver. O Espírito Santo é a consolação de Deus é seu amor por nós feito pessoa. Cada um de nós somos templos vivos  de Deus; e Ele mora dentro de nós, e nos dá um grande defensor. Por isso quem não crê é incapaz de acolher em si, o Espírito da verdade, com medo de amar e ser amado. A primeira leitura da liturgia deste Domingo, nos atesta a presença do Espírito Santo, nas comunidades cristãs primitivas.

Os apóstolos empunhavam as mãos oravam pelos doentes e paralíticos, eram curados, e os convertidos que abriam o coração ao evangelho, eram batizados no Espírito Santo. Por isso cada um de nós, batizado no Espírito, devemos também sermos um Paráclito na vida de nossos irmãos, no poder do Espírito, pessoas que sabem aliviar a aflição, confortar  tristeza, ajudar a superar o medo e dissipar a solidão dos que precisam de consolo. ( 2 Cor 1:4 ) Por isso a segunda leitura nos diz: "Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vó-la pedir." (1 Pd 3:15 )

Irmãos..! Jesus está presente na Sagrada Eucaristia que comungamos com seu Corpo, Alma e Divindade pelo poder do Espírito Santo, quando o sacerdote impõem suas as mãos ungidas e diz: Dignai-vos, ó Pai, aceitar e santificar estas oferendas, a fim de que se torne para nós o corpo e o sangue de Jesus Cristo, vosso filho e Senhor nosso. Após este rito, e as palavras do sacerdote "In Persona Christi," pelo poder do Espírito Santo, já  não é mais pão e vinho más sim; O Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Nós Católico cremos nesta verdade porque o próprio Jesus Cristo na ultima ceia mandou-nos, que celebrássemos " O sangue da Nova e Eterna aliança. "Fazei isto em minha memória." ( Lc 22:19 ) A Eucaristia é o sacramento que renova esta presença do Espírito Santo em nós, como Espírito de Cristo ressuscitado. Na Eucaristia, reconhecemos o Jesus ressuscitado e Nele encontramos a razão das nossas esperanças. Onde podemos nutrir com seu Corpo e seu Sangue, que nós doa a plenitude da sua consolação. A presença do Espírito Santo no mundo, é a prova do amor infinito de Deus por nós. Deus é amor..! Por isso clamemo-nos:Vem Espírito Santo de Deus..! Vem..! O Paráclito renovar a face da terra. Amém!

Jesus é o Senhor!
TODOS ELES PERSEVERAVAM UNANIMEMENTE NA ORAÇÃO, JUNTAMENTE COM AS MULHERES, ENTRE ELAS MARIA, MÃE DE JESUS E OS IRMÃOS DELE. At 1:14  



                                                      

            TEXTO ELABORADO COM AJUDA DA HOMILIA DE RANIERO  CANTALAMESSA 6° DOMINGO DA PÁSCOA  ANO "A" DE "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 86-89; E O LIVRETO LITÚRGICO "DEUS CONOSCO"  dia a dia n° 149 ANO "A" MAIO 2014.                                                                    
                 

domingo, 11 de maio de 2014

EVANGELHO SÃO JOÃO 14:1-12 -- 5° DOMINGO DA PÁSCOA --ANO A -- 2014


                        JESUS É O SENHOR!


 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1 "Não se perturbe  o vosso coração. Tendes fé em Deus, tendes fé em mim também.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3 e, quando eu tiver ido preparar- vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, afim de que onde u estiver estejais também vós. 4 E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho." 5 Tomé disse a Jesus: "Senhor, nos não sabemos para ondes vais. Como podemos conhecer o caminho?"  Jesus respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7 Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes." 8 Disse Felipe: "Senhor, mostra nós o Pai, isso nos basta!" 9 Jesus respondeu:  "Ha tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: Mostra-nos o Pai?" 10 Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11 Acreditai-me: Eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12 Em verdade, em verdade vos digo, que acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois vou para o Pai."

Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!

  Nós estamos diante do evangelho de São João, e hoje o Senhor nos fala com todo amor: "Não perturbeis o vosso coração." ( Mt 24:6 ) O que é um coração perturbado? E quando se perde a esperança e a confiança, e não consegue enxergar mais a vida, e o amor nos outros. 

 São quando nossas vidas, são invadidas por infortúnios; dificuldades financeiras, uma perda de um ente querido, uma enfermidade, ou uma depressão profunda. Ou até mesmo uma tentação espiritual. Coisas ruins  tornam tempestades na nossa vida, parece que não temos mais fé, e  os problemas aumentam de tamanho. 

A dor, os fracassos e as desilusões fazem parte da vida humana, experimentaremo-as até o ultimo dia das nossas vidas; o próprio Jesus Cristo experimentou os sofrimentos do homem com seu corpo santo.  Mas Ele disse: "Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim. No mundo tereis tribulações, mas coragem: Eu venci o mundo!"  (Jo 16:33)

O homem estará sempre, diante da dor e sofrimentos, devido a causa do pecado original. Quanto mais esforçarmos na santidade e adentrarmos no terreno espiritual, mais seremos provados na fé. Os santos místicos foram provados na fidelidade para com Deus. Nas provações vem as aridez espirituais; eu que dava conselhos  aos irmãos, animando-os na fé, agora é eu, que estou passando por provações.

 E agora, o que fazer com a noite escura da minha fé? Nosso Senhor neste evangelho, nos dá o ânimo e o consolo: "Não se perturbe vossos coração." É uma palavra de ordem para nós: "Crede em Deus e também em mim." Jesus está sempre conosco, mesmo nos momentos que parecer se fechar tudo ao nosso redor.

 E ai que entra a nossa fé, com sua centelha de esperança, abrindo nossos olhos para que enxerguemos, que existem o bem, e que ele está ao nosso redor, e é, mais forte que o mal. Nosso Senhor venceu o pecado origem da morte, por isso o bem triunfará gloriosamente no final. "O bem" é o próprio amor de Deus!"

Uma irmãzinha católica, conta uma experiência maravilhosa que teve com Nosso Senhor. Estava Ela na UTI de um hospital em Arapongas, a beira do leito de sua mãezinha toda entubada, sem perspetiva mais de vida, então ela começou a orar no Espírito, e conversar com  sua mãe, falando de Nosso Senhor Jesus Cristo, que Ele estava ali naquele lugar. 

Dizia com  fé: Mãe...! Agora eu sei onde Jesus fica! Ele fica aqui na UTI...Ele está aqui na UTI...! Quando acabou de dizer essas palavras, manifestou se a presença de Jesus todo risonho, que inclinava-se sobre a cama de sua mãe. Estava vestido de uma túnica alva e maravilhosa,  tinha incomparavelmente o sorriso mais lindo, de todos os homens. 

 Ela queria gritar para que todos que estavam ali, soubessem o que estava acontecendo com ela naquele lugar. Mas as lagrimas e a alegria daquela experiência maravilhosa, embargavam sua voz, não conseguia nem balbuciar, ficou muda diante da visão radiante do Senhor. 

Irmãos..! Realmente Jesus está onde menos pensamos e esperamos, Ele está na dor, na tribulação, nos irmãos, na alegria, na paz e até mesmo quando somos tentados, porque Ele é Misericórdia e amor. Mesmo nos momentos difíceis, podemos experienciar coisas do alto, basta que tenhamos fé. Deus está conosco, caminhando junto das nossas dificuldades, sempre ao nosso lado.

 Jesus é o caminho, a verdade e a vida; só Ele tem palavras de vida eterna."Não perturbeis vossos corações!" Lembremo-nos da promessa de Jesus, ao bom ladrão na cruz, quando lhe disse: "Senhor lembra de mim quando tiveres entrado no seu Reino!" E Jesus respondeu no meio das dores de seu martírio. "Em verdade te digo: Hoje estarás comigo no paraíso." ( Lc 23:43 ) 

Ele não prometeu para algum dia no futuro, ou talvez um dia,  más de imediato, um lugar no céu. São Paulo na segunda carta a Timóteo diz: Na glória do Senhor, os sofrimentos vividos farão parte da nossa coroa, serão os seus adornos." ( 2Tm 2:5 ) Por isso o evangelho de hoje, Jesus fala-nos do céu. "Na casa de meu Pai há muitas moradas.

 Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver, estejais também vós." Esta é a esperança do verdadeiro cristão, a vida eterna. Jesus veio a este mundo nos salvar da morte eterna, porque o Pai do céu nos ama com eterno amor, e não quer perder nenhum filho seu.  

 O cristão que faz do Cristo modelo servo sofredor,  centro de sua vida, não tem dificuldades para vencer os sofrimentos ao longo da vida, quando se olha para o Cristo crucificado. A pergunta que podemos fazer diante de um sofrimento ou uma tentação. Porque Jesus teve que sofrer tanto, e dar a sua vida por mim..?! 

 Mas aqueles que infelizmente de alguma forma, se perturbam com os infortúnios do mundo, e não se encontraram com o amor do Cristo da cruz, sentirão desesperados, porque não tem o consolo espiritual. Pois não abriram seus corações para o Espírito Consolador. A nossa vida neste mundo é passageira, somos temporais, por isso somos sujeitos as alegrias e também tristezas. 

São nestas horas que descobrimos o quanto somos frágeis e dependente de Deus, então caem de nós o nosso orgulho e as prepotências, e queremos o alivio. O Catecismo da Igreja Católica diz: "O período que estamos vivendo é o tempo do Espírito Santo e do testemunho, mas é também um tempo ainda marcado pela tristeza e pela provação do mal que não poupa a Igreja. Esse período antecede os combates dos últimos dias."

 E deve ser vivido na expectativa, em vigilância e na oração de petição para que o Senhor venha. ( cf. CIC 672 ) Na grande oração sacerdotal de Jesus ao Pai, Ele rogou por nós. "Não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão de crer em mim." ( Jo 17:20-26 ) 

 Ser um verdadeiro cristão, é descobrir em cada dia da nossa existência neste vale de lagrimas, a verdade do Pai, que nos revelou, seu amor por nós, e aceitar o seu amor misericordioso. Nós estamos no mundo mas não somos do mundo, fomos criados para a vida eterna, o Céu. Amém!

Jesus é o Senhor!

NÃO PERTURBEIS VOSSOS CORAÇÕES
JO 14:1


TEXTO ELABORADO COM O AUXILIO DO LIVRO DE LITURGIA DEUS CONOSCO dia a dia ano A n°149- MAIO 2014-
pg 76.









domingo, 4 de maio de 2014

EVANGELHO SÃO JOÃO 10:1-10 -- 4° DOMINGO DA PÁSCOA -- ANO A -- 2014


                                          JESUS O BOM PASTOR



Naquele tempo, disse Jesus: 1 "Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2 Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4 E, depois de fazer  sair todas as que são suas, caminha á sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5 Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos." Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que queria dizer. 7 Então Jesus continuou: "Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutam. 9 Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10 O ladrão só vem para roubar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

Nós estamos diante do maravilhoso evangelho de São João, hoje o Senhor; "O bom pastor" nós convida a estar atento a sua voz. Ele mesmo disse: Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim. ( Jo 10:14 ) Nosso Senhor Jesus Cristo é o Bom pastor; só diante Dele,  nossos joelhos  devem-se dobrar, e o nosso coração espiritual escuta-lo. Escutar o bom Jesus, é identificar-se como ovelha do seu aprisco, querendo ser conduzida por Ele, ao caminho do Reino dos céus.

 Os falsos pastores estão a serviço do anti-cristo no mundo; querem que as ovelhas confundidas pelas mentiras, do pluralismo religioso mundano, ajoelhem-se, e os aceitem, e os honrem. Hoje como sempre, se repete as mesma situação, desde a aurora da igreja primitiva, eles agem-se como lobos, e suas alcateias. Esses assaltantes de almas vêm a porta do redil, e batem nos corações dos homens, pedindo sua confiança. 

  O evangelho de São João, foi escrito nos anos noventa, após a morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, neste tempo  as igrejas joaninas, lutavam contra as investidas desses falsos discípulos, que queriam impor falsas doutrinas [gnoses] origem pagãs, nas comunidades cristãs primitivas. Hoje se repetem as mesmas investidas dos lobos da "Nova Era." Vão fundando os seus apriscos, e suas instituições religiosas, aqui e acolá, para tirar proveitos em prol de si mesmos. 

 Quantos vem aos portões de nossas casas, distribuir panfletos e revistas de conteúdos escatalógicos do fim dos tempos, e  materias científicas, e pregam que Jesus Cristo não é Deus, e o Espirito Santo não existe, só uma força, ou energia. Eles são literais e radicais nas sagradas Escrituras, enquanto se intretem com eles no portão, corre-se o risco do arroz da mamãe se queimar  na panela da manhã domingueira. Cada pseudo tem suas propostas pessoais, baseados nos versículos da biblía, com pastagens diferentes, e ai os rebanhos, ficam divididos e desorientado,  fácil para a tosquia.


 Cada pseudo-pastor diz: Vinde a mim; ouçam-me, que sua vida vai prosperar, você está pobre porque não tem a benção e a justiça. Se Deus não me atender o meu pedido, vou rasgar a biblía, vou joga-lá na parede porque está escrito. Se o Senhor Jesus Cristo, passasse neste tempo por aqui, passaria vergonha com eles, diante dos milagres que operam. Esquecem que Jesus disse na tentação do deserto, a satanás: "Não só de Pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus." ( Dt 8:3; Mt 4:1-11 )

 Venham..! Desafio a fazer uma oferta..! Vamos fazer a corrente dos empresários, Deus vai te dar carros, empresas, e dinheiro. Compre o lenço do suor do pastor, o chapéu, a meia abençoada, etc e tal. [...] São estes os ladrões e mercenários, que Nosso Senhor Jesus Cristo fala no evangelho de hoje; consciente ou inconscientemente querem se fazer apascentar pelas ovelhas e não apascentar; mas engordar-se a custo delas, serem poderosos na mídia, em números e somas. Nosso Senhor deixa bem claro quando diz: "Quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador." ( Jo 10:1-5 )

 O profeta Zacarias vai dizer na sua profecia: "Ai do mau pastor que abandona o seu rebanho. Que a espada fira o seu braço e seu olho direito! Que seque o seu braço e seja coberto de trevas o seu olho direito!" ( Zc 11:15-17 ) "A humanidade é um rebanho de ovelhas, mas infelizmente o rebanho é um objeto de disputa e de conquistas, por forças opostas dos lobos vorazes, pelas ovelhas do Bom Pastor, e sempre sujeito a diversos apelos. "O blog "Jesus é o Senhor," é um texto católico,  escrito por leigo,  para proclamar o evangelho e denunciar as falsas doutrinas. "Jesus precisa ser o Senhor da nossa vida e da nossa salvação..!"

Há pastores de igrejas cristãs protestantes, com doutrinas sérias, homens de Deus e santos, que amam Nosso Senhor Jesus Cristo, que reúnem ovelhas ao seu redor, formam um círculo, um grupo ou um partido, porque acreditam que tem algo a dizer-lhes, e dar a suas ovelhas a palavra de Deus, mostrando o caminho do céu. Eles Merecem todo nosso respeito, pois Jesus falou: Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só Pastor. ( Ez 34:23-31 ) 

Nosso Senhor falou: "Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram [ antes de mim ] foram ladrões e salteadores [...]. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem. [...]. Eu vim para que [...]. tenham vida." ( Jo 10:1-14 ) O evangelho  e sua liturgia neste Domingo, nos convida diante da voz do Bom Pastor, a olhar de novo, para a luz da vitória do Cristo na sua ressurreição sobre a morte, sua páscoa. 

Deus na sua infinita Misericórdia, abdicou-se de sua realeza, e veio ao encontro do homem pecador, para salva-lo da morte eterna por meio de seu Filho Jesus Cristo. Como é maravilhoso o nosso Deus..?!  Na primeira leitura deste Domingo São Pedro no seu discurso no dia de Pentecostes, dirigindo a multidão dos judeus que ainda não se tinham convertidos, explica-lhes o sentido da morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Prepara-os para a fé e a conversão.

 O velho pescador da Galiléia faz sua primeira experiência como pescador de almas, pelo poder do Espírito Santo. Naquele dia se uniram à igreja de Cristo mais de três mil pessoas. E eles perguntavam a Pedro e os outros apóstolos: Irmãos o que devemos fazer? Eles respondiam: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." Na segunda leitura é ainda o apóstolo Pedro que fala às comunidades cristãs, que são os que estão a mais tempo na igreja. " Cristo padeceu por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais as suas pegadas." 

 O apóstolo Pedro, em seu ministério pastoral, chama a comunidade igreja, ao arrependimento e conversão. Arrependei-vos..! Então o evangelho nos dá a direção; que seguir as pegadas de Jesus, e o mesmo que seguir o Bom Pastor, por excelência. " Eu sou o Bom Pastor, o bom pastor dá sua vida pelas suas ovelhas. ( Jo 10:11; Ap 3: 15-20 )Irmãos Jesus está falando conosco, discípulos de hoje..! Ele é o nosso Bom Pastor, é, a única porta pela qual passaremos e encontraremos a felicidade eterna. Não se trata de seguirmos o partido de Cristo ou da igreja, mas o próprio Cristo. 

 "Nós Cristãos devemos saber distinguir entre mil vozes que perpassam os ares a voz que, como disse Nosso Senhor, as ovelhas reconhecem a minha voz." Hoje depende de cada um de nós, e da abertura do nosso coração para ouvi-lo e segui-lo. Na segunda leitura Pedro nos diz: "Andavam como ovelhas desgarradas, mas agora tens um Pastor que e o guarda da vossa vida." Este guarda se chama Nosso Senhor Jesus Cristo, "Caminho verdade e vida." (  Pd 2: 24-25; Is 53:1-12 ) E assim com toda esperança, Jesus, o bom Pastor, será a porta do Reino dos céus pela qual passaremos e entraremos no gozo eterno. Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO LABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA; "O VERBO SE FAZ CARNE" 4° DOMINGO DA PÁSCOA Pg 78-81- ANO LITURGICO ANO "A" DEUS CONOSCO dia a dia MAIO 2014 N° 149


EIS QUE ESTOU Á PORTA E BATO: SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ E ME ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA E CEAREMOS, EU COM ELE E ELE COMIGO. AP 3:20