sábado, 18 de março de 2017

EVANGELHO SÃO JOÃO 9,1.6-9.13-17.34-38 4º DOMINGO DA QUARESMA ano "A" 2017 p/ 26/03/17



                           JESUS E O CEGO DE NASCENÇA


Naquele tempo, 1 ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6 E cuspiu no chão e fez lama com saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7 E disse lhe: "Vai lavar na piscina de Siloé". O cego foi lavou-se e voltou enxergando. 8 Os vizinhos e os que estavam acostumados ver o cego - pois ele era mendigo - diziam: "Não é aquele que ficava pedindo esmola?"  9 Uns diziam: "sim, é ele!" Outros afirmavam: "Não é ele, mas alguém parecido com ele." Ele porém dizia: "Sou eu mesmo!"  13 Levaram então o homem que tinha sido cego. 14 Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15 Novamente, então lhe perguntaram, os fariseus, como tinha recuperado a visão. Respondeu-lhes: "Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!" 16 Disseram então, alguns dos fariseus: "Este homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado". Mas outros diziam: "Como pode um pecador fazer tais sinais?" 17 E havia muitas divergências entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: "E tu que dizes daquele que te abriu os olhos?" Respondeu: "É um profeta." 34 Os  fariseus disseram-lhe: "Tu nascestes todo em pecado e estas nos ensinando?" E expulsaram-no da comunidade.   35  Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou lhe: "Acreditas no Filho do homem?" 36 Respondeu ele: "Quem é, Senhor, para que eu creia nele?" 37 Jesus disse: "Tu o estas vendo; é aquele que fala contigo". Exclamou ele: 38 "Eu creio Senhor!" E prostrou-se diante de Jesus. 

Palavra da salvação. 
Glória a vós, Senhor! 

  Estamos diante do evangelho de São João, quarto Domingo da Quaresma. E nós Igreja, povo de Deus, cada vez mais perto das solenidades da Semana Santa, por isso da maior compromisso de nossa parte  nos exercícios espirituais e a liturgia que se seguirá. O desfecho final litúrgico aguardado é o da páscoa, da grande noite do sábado, do Aleluia. 

 Será com grande júbilo quando o sacerdote caminhar no corredor central do templo, as luzes apagadas e o fogo aceso do Sírio Pascal dizendo: "Eis a luz de Cristo..!", "Eis a luz de Cristo..!" E o Ressuscitado dizendo-nos: "Eu sou a luz do mundo! Eu sou a luz da vida! Estou vivo, ressuscitei..! 

  Então de nossa parte, como bons cristãos, vamos fazer uma boa preparação para vive-la através de uma boa confissão buscando um confessor. Que tudo aquilo que fizermos sejam de atitudes com transparências para que possamos como o cego do evangelho ver o Cristo Ressuscitado. 

 Irmãos brasileiros..! Lembremo-nos que neste ano iremos as urnas, por isso temos de saber dar o nosso voto, contra a corrupção e a exploração humana. Não podemos admitir que a cegueira da injustiça vença de novo se acreditamos que Jesus é a nossa luz no mundo. 

 "Se a justiça dos homens tementes a Deus" não tomar atitudes sérias, contra este mal, ele poderá tornar-se a coisa mais maligna e nojenta da face da terra. O ser humano está se tornando objeto descartável, por pessoas desalmadas que buscam tirar proveitos e vantagens lucrativas.   

  Irmãos..! Deus não quer isso para seus filhos, Ele quer o nosso bem, Lembremo-nos com tristeza a segunda guerra mundial, o holocausto de milhões de seres humanos que foram perseguidos, incinerados nos fornos, tratados como animais que se descarta no lixo.  

Conta-nos, os documentários da grande guerra que a quilômetros de distância podia-se sentir o cheiro de carne humana assada, das fornalhas de Auschwitz. Graças a Deus, este tempo terrível e maligno se passou. Vamos abrir nossos olhos, como filhos de Deus, e denunciar todo mal que pode ser maléfico aos nossos semelhantes e nossos filhos.  

  Como verdadeiros homens e mulheres de fé no Cristo ressuscitado, denunciaremos este mal: "O tráfico humano" não podemos admitir que as trevas da exploração humana permaneça. Peçamos ao Senhor que tire as traves de nossos olhos, fazendo-nos enxergarmos a verdade, livrando-nos das manipulações e falsas interpretações.  

 Vamos ficar de olhos abertos nos nossos políticos, pois se nós os elegemos temos o direito de cobrar deles, "luta e justiça," contra o mal do tráfico humano. O evangelho de hoje, Nosso Senhor curou um cego de nascença. Jesus estava passando viu um cego e os discípulos perguntaram ao Senhor, se a cegueira daquele homem era os pecados dos pais. 



  O Senhor respondeu: Não é pecado nem dele e nem dos pais, mas esta cegueira é para que se manifeste as obras de Deus (A razão providencial dessa cegueira é a manifestação da glória divina, mediante um milagre. Bíblia Ave Maria -- Jo 9:3 Rodapé 9,3). O texto de hoje nos conta que jesus fez lodo com seu cuspe e passou nos olhos do cego e lhe disse: "Vai lavar os teus olhos na piscina de Siloé".  

O cego foi e voltou enxergando. Irmãos..! Jesus é maravilhoso, onde ele passa, vai curando, libertando, e transformando; até  sua saliva tem poder curador. São João quer que façamos uma reflexão espiritual neste texto. "Jesus é a luz do mundo aquele que caminha com ele não anda nas trevas." 

 O cego do evangelho, é cada um de nós, que ainda não enxergou e descobriu o Cristo em nossa vida. Muitos de nós, infelizmente, só conhecem o Jesus histórico. É preciso conhece-lo espiritualmente, para descobrir as realidades espirituais. O evangelho de Domingo passado, nos contava o diálogo de Jesus e a mulher Samaritana, que tinha um coração sem sensibilidade espiritual. 

Jesus propunha-lhe a água viva do Espírito Santo, e ela insensível pedia da água terrena. O cego do evangelho de hoje teve uma tremenda experiência com jesus, pois acreditou nas palavras do Cristo que lhe propôs abrir seus olhos lavando-os na fonte de Siloé. Assim é a nossa fé, as vezes damos passos a frente sem ver, mas acreditamos que Deus vai agir. "O espírito Santo é o autor da nossa fé..!" 

Todos nós, cristãos, um dia fomos a piscina de Siloé, a pia fonte batismal, mas muitas vezes não damos testemunhos de verdadeiros Cristãos, filhos da luz. A pergunta é: Caminhamos realmente "como filhos da luz?" Isto é, como pessoas honestas e transparentes? (Ef 5:8) "O cristão não deve se contentar em ser "um iluminado", mas sim "uma testemunha da luz". (Jo 1:8) "Vós sois a luz do mundo" disse o Senhor. (Mt 5:13-16) "É para a liberdade que Cristo nos libertou." (Gl 5: 1) 

Infelizmente, quantos irmãozinhos só conhecem o Jesus histórico, mas ainda não fizeram uma experiência com o Cristo ressuscitado. O texto do evangelho sobre a cura do cego nos faz lembrar de um tribunal com interrogatórios, com testemunhas depondo contra Jesus, só porque Ele fez o bem, por curar aquele jovem cego num dia de sábado. 

 Os fariseus perguntavam ao rapaz e aos vizinhos que conheciam desde pequeno, e todos atestavam que era realmente cego de nascença, e como havia sido aberto seus olhos a visão. Ele respondia: Ele fez lama e colocou sobre meus olhos, fui a fonte de Siloé lavei e agora vejo. Os fariseus diziam: "Este homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado." 

 Mas outros diziam: "Como pode um pecador fazer sinais?" Irmãos..! Jesus é maior que o sábado, pois Ele é Deus, a misericórdia de Deus é maior que as leis dos homens. (Mt 12:1-12) Jesus disse: "Quero misericórdia e não sacrifício...não condenaríeis os inocentes. Porque o filho do homem é Senhor do Sábado." (Mt 12:7-8, 11)   



Siloé significa para nós a fonte batismal, onde cada um de nós fomos um dia, lavados, mergulhados no Cristo e ressuscitado com Ele para a vida eterna. Precisamos descobrir este Cristo na nossa vida para podermos enxergar com luz nos olhos da fé. São Paulo na segunda leitura enriquece o evangelho dizendo: "Irmãos, outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor!" ( Ef 5:8-14 ).
A palavra nos diz que Jesus depois encontrou com aquele moço, que o tinha curado da cegueira de nascença e perguntou: "Acredita no filho do homem?" O Jovem respondeu: "Quem é, Senhor, para que eu creia nele?" Jesus disse: "Tu o estás vendo; é aquele que fala contigo." Exclamou ele: "Eu creio Senhor!" 

 E prostrou adorando o Senhor Jesus. Fica aqui para cada um de nós uma pergunta: O que estamos fazendo com os nossos olhos..? Estão fechados para as coisas do alto..? Estão fechados para as injustiças..?! São Paulo nos acorda dizendo: Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará. Amém!

Jesus é o Senhor! 

Texto elaborado com tópicos, da homilia de Cantalamessa - "O verbo se faz carne"- Ano "A" - Quarto Domingo da Quaresma. Pg 60 -- Livro litúrgico "Deus conosco"-- Bíblia Ave Maria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário