sábado, 25 de março de 2017

EVANGELHO DE SÃO JOÃO 11: 3-7.17.20-27.33b - 45 -- 5° DOMINGO DA QUARESMA ANO A 2017 p/ 02/04/17

             RESSURREIÇÃO DE LÁZARO

 Naquele tempo, 3 as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: "Senhor aquele que amas está doente." 4 Ouvindo isto, Jesus disse: "Esta doença não leva à morte; ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. 5 Jesus era muito amigo de Marta, e de sua irmã Maria e de lázaro. 6 Quando ouviu que este estava doente, Jesus ficou ainda dois dias no lugar onde encontrava. 7 Então disse aos discípulos; "Vamos de novo a Judeia."  17 Quando Jesus chegou, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. 20 Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21 Então Marta disse a Jesus: "Senhor, se tivesse estado aqui, meu irmão não teria morrido.  22 Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá." 23 Respondeu lhe Jesus:"Teu irmão ressuscitará." 24 Disse Marta: "Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no ultimo dia. 25 Então Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26 E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto? 27 Respondeu ela: Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo." 33b Jesus ficou profundamente comovido 34 e perguntou:  "Onde o colocastes?" Responderam: "Vem ver, Senhor." 35 E Jesus chorou. 36 Então os judeus disseram: "Vede como ele o amava." 37 Alguns deles, porém, diziam: "Este, que abriu os olhos aos cegos, não podia também ter feito com que Lázaro não morresse?" 38 De novo, Jesus ficou interiormente comovido. Chegou ao túmulo, era uma caverna, fechada com uma pedra. 39 Disse Jesus: "Tirai a Pedra!" Marta, a irmã do morto, interveio: Senhor, já cheira mal. Está morto a quatro dias." 40 Jesus lhe respondeu:"Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?"  41 Tiraram então a pedra. Jesus levantou os olhos para o alto e disse. "Pai, te dou graças porque me ouviste. 42 Eu sei que sempre me escutas. Mas digo isto por causa do povo que me rodeia,  para que creia que tu me enviastes." 43 Tendo dito isto, exclamou com voz forte: "Lázaro vem para fora!" 44 O morto saiu, atado de mãos e pés com os lençóis mortuários e o rosto coberto com um pano. Então Jesus lhes disse: "Desatai-o e deixai-o caminhar!" 45
Então, muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

Nós povo de Deus, estamos neste tempo vivenciando o quinto Domingo da Quaresma, o evangelho de São João nos fala  da vivificação de Lázaro. Jesus fez um milagre extraordinário! Como nunca se viu na face da terra! Nosso Senhor Jesus Cristo nos mostra que Ele é Deus, tem poder sobre a vida e a morte, pois reviveu seu amigo, quatro dias que estava morto. Este grande milagre do amor de Jesus encontra-se no evangelho de hoje, como uma das mais tocantes manifestações do Senhor, diante do túmulo do amigo.

"O verdadeiro homem Jesus, 100% Deus, 100% humano chorou o amigo Lázaro, como todos nós choramos quando perdemos um ente querido. Deus como homem experimentou todas as nossas fraquezas humanas e sabe como somos frágeis e pecadores. Ele experimentou tudo da existência do ser humano menos o pecado.


 A família de Lázaro era muita amiga de Jesus e todas as vezes que Jesus ia a Jerusalém se hospedava naquela casa, pois distava uns três quilômetros de Jerusalém. Lázaro tinha duas irmãs, Marta e Maria. Lázaro era portador do mal da lepra e neste ínterim, que Jesus tinha saído da Galiléia, ele não andava muito bem de sua saúde devido a enfermidade. ( hanseníase )

Neste tempo Jesus e seus discípulos estavam escondido dos judeus, além do Jordão por causa dos judeus que os perseguiam, por causa do anúncio do Reino. As irmãs de Lázaro mandaram recados ao Senhor para que voltasse a Betânia, pois o irmão estava muito doente. "Aquele que amas está doente." 

Jesus após receber o recado ainda permaneceu dois dias naquele lugar, depois disse aos discípulos: "vamos voltar para a judéia porque Lázaro morreu". Os discípulos contestaram. "Rabi..! Há pouco os judeus queriam te apedrejar, e agora queres voltar para lá?" 

Jesus tinha consciência, do que o esperava em Jerusalém. Ele mesmo havia dito: "Eis, nós agora vamos a Jerusalém e lá o Filho do Homem será entregue a seus inimigos e será morto". "Porque então ir a Jerusalém se vai morrer..?" Pensavam os discípulos. ( Mt 20:18-19 ) Foi a sensibilidade do seu amor fraterno e amigo que falou mais alto no seu coração humano.

 O amor verdadeiro é a razão de tudo, disse o Eclesiastes: "Quem encontra um amigo encontrou um tesouro". ( Eclo 6:14b ) Jesus  como pessoa, amou fraternalmente as pessoas, que faziam parte de sua vida, porque é próprio do ser humano amar. 

O ser humano foi criado para amar, por isso nele reside o amor, a emoção, os sentimentos e também a dor da perda. Estas experiências da perda todos nós as experimentamos ou muito cedo ou um pouco mais tarde, faz parte do ciclo terrestre do homem. 

Eis a razão porque Jesus volta a Judéia. Jesus volta ao lugar onde dará sua vida por cada um de nós, os pecados do mundo inteiro. Esse amor, é o ágape infinito, inexplicável de Deus pelo ser humano. Deus continua a amar o homem, embora rebelde, embora espiritualmente morto. ( cat parag: 27 ) Jesus está em Betânia e as irmãs chorosas recebem Jesus: "Rabi se estivesses aqui, o nosso irmão não tinha morrido". 

Disse lhes o Senhor: "Teu irmão ressurgirá." Respondeu Marta: "Sei que há de ressuscitar no ultimo dia final, Senhor." Respondeu lhe Jesus:" "Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim, ainda que esteja morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim nuca morrerá." "Você crê nisso?" Irmãos..! É o Senhor  Jesus perguntando-nos: Vocês Crêem em mim..? Vocês acreditam no Reino do céu..!?

Interessante notarmos que a família de Lázaro permaneceu unida, não abandonou o irmão leproso, mas acolheu-o e ficaram juntos, ajudando-o sem medo da doença e da sociedade. Havia mais alguém na família de Lázaro que sofria do mesmo mal, e Jesus havia-o curado também, este fariseu era conhecido por Simão, o leproso, qual ofereceu um jantar a Jesus por gratidão por ter sido limpo da lepra e ter curado e revivido Lázaro. ( Mt 26: 6-7 ) ( Mt 26:6; Mc 14:3; Lc 7:36 ) 

Estudiosos da bíblia acreditam que Betânia pode ter sido no tempo de Jesus um leprosário de pessoas abastadas por isso, a permanência constante de Lázaro e sua amada família naquele belo sitio de figueiras em Betânia. ( Mt 26:6 )  Sabemos que no tempo de Jesus os leprosos eram excluídos, expulsos para os desertos e cavernas, longe da sociedade. 

Podemos aqui aproveitar desse nosso comentário e fazermos uma reflexão, falarmos das nossas lepras sociais dos nossos dias atuais. Não falando da doença hanseníase em si, pois graças a Deus pode ser controlada com medicamentos. 
Irmãos..! Vamos falar da lepra nos corações insensíveis. 

 Quantos filhos insensíveis, abandonam os pais em sua velhice, abandonam-os num asilo e esquecem que existem, outras pessoas são desprezada diante de uma enfermidade incurável. Outro dia um casal que tinha dois filhos se separou, porque a esposa diagnosticou um câncer. 

 Outros não perdoam o próximo, guardam rancor e ódio no coração, com isso se  excluem,  criam lepras na própria alma. Um Cristão de verdade não faz estas coisas, o Cristão  verdadeiro permanece unido até o fim como a família de Lázaro. 

Voltemos para o evangelho. Nosso  Senhor disse profundamente cheio de emoção: "Onde o pusestes?" E foram ao sepulcro e ali Jesus chorou e o povo dizia: "Vede como Ele o amava." Jesus como ser humano experimentou também o sofrimento doloroso no interior de seu coração, a perda de um ente querido.

 Quem sabe passou na sua mente aquele dia triste em que sepultou  seu pai adotivo José. Então disse: "Tirai a pedra do túmulo." Eles diziam: "Senhor, já cheira mal, faz quatro dias que está sepultado". Respondeu o Senhor: "Eu não disse se creres verá a glória de Deus?" 

O Senhor Jesus olhou para o céu e orou em suplica. "Pai, rendo-te graças, porque me ouvistes. Eu bem sei que sempre me ouves, mas falo assim por causa do povo que está em roda, para que creiam que tu me enviaste." E exclamou em alta voz: "Lázaro vem para fora." E o morto reviveu e saiu do túmulo para a gloria de Deus.  O que aconteceu no túmulo de Lázaro foi um sinal, de quem é Jesus. Jesus é Deus..!


 "Este mesmo milagre o Senhor continua realizando hoje na igreja e no mundo." Ele está a todo momento diante de cada um de nós dizendo os nossos nomes: "Lázaros vem para fora..! Eu sou a ressurreição e a vida, creiam em mim". Ele  prometeu-nos que aquele que comer da sua carne e beber de seu sangue, Ele o ressuscitará no ultimo dia. ( Jo 6:51-58 )

 Hoje Ele nos chama para nos vivificar, sairmos dos nossos túmulos: Túmulos da indiferença, da preguiça, do egoísmo, do nosso egocentrismo, dos nossos medos, do desespero, da depressão da alma abatida, e dos pecados em que vivemos. Ele disse: "Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, eu vos aliviarei." ( Mt 11:28-30 )   
Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO COM AUXILIO DO LIVRO DE HOMILIAS DE CANTALAMESSA - "O VERBO SE FAZ CARNE" PG 63-65 - ANO A- 5° DOMINGO DA QUARESMA - E O LIVRO LITÚRGICO "DEUS CONOSCO"- BÍBLIA AVE MARIA  

Nenhum comentário:

Postar um comentário