sábado, 11 de março de 2017

EVANGELHO SÃO JOÃO 4,5-15.19b-26.39a. 40-42 3º DOMINGO DA QUARESMA - ano "A" 2017 p/ 19/03/17


                                       JESUS E A SAMARITANA 

 Naquele tempo, 5 Jesus chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto do terreno que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6  Era ai que ficava o poço de Jacó. Cansado da viajem, Jesus sentou-se junto ao poço. Era por volta do meio-dia. 7 Chegou uma mulher de Samaria para tirar água. Jesus lhe disse: " Dá-me de beber." 8 Os discípulos tinham ido a cidade comprar alimentos. 9 A mulher samaritana disse então a Jesus, " Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana? De fato, os judeus não se dão com os samaritanos. 10  Respondeu lhe Jesus: Se tu conhecesses o dom de Deus e quem e que te pede: "Dá-me de beber, tu mesma lhe pedirias a ele, e ele te daria água viva." 11 A mulher disse a Jesus: "Senhor, nem sequer tens balde e o poço é fundo. De onde vais tirar a água viva? 12 Por acaso, és maior que nosso pai Jacó, que nós deu o poço e que dele bebeu, como também seus filhos e seus animais?" 13 Respondeu Jesus: "Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. 14 Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der, se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna." 15 A mulher disse a Jesus: "Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, e nem tenha de vir aqui para tira-la." 19 "Senhor, vejo que és um profeta! 20 Os nossos pais adoram neste monte, mas vós dizeis que em Jerusalém é que se deve ser adorar." 21 Disse lhe Jesus: " Acredita me mulher: Está  chegando a hora, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 Vós adorais o que não conheceis. Nos adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos Judeus. 23 Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão a adorar o pai em espírito e verdade. De fato estes são os adoradores, que o Pai procura. 24 Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adora-lo em espírito e verdade." 25 A mulher disse a Jesus: "Sei que o Messias ( que se chama Cristo ) vai chegar. Quando ele vier, vai nos fazer conhecer todas as coisas." 26 Disse lhe Jesus: "Sou eu, que estou falando contigo." 39 Muitos samaritanos daquela cidade abraçaram a fé em Jesus. 40 Por isso os samaritanos vieram ao encontro de Jesus e pediram que permanecesse com eles. Jesus permaneceu ali por dois dias. 41 E muitos outros creram por causa da sua palavra. 42 E disseram a mulher: " Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmo ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo." 

- Palavra da salvação.
 - Glória a vós, Senhor! 


  Estamos no terceiro Domingo da Quaresma, o evangelho é de São João. Neste tempo quaresmal são momentos de fazermos uma reflexão da nossa vida, o quanto somos fracos e dependentes de Deus. Tempo de tomarmos consciência o quanto Deus nos amou e tem nos amado, pois deu seu filho único em troca de nossos pecados. 

 No evangelho de Domingo passado, mediante a transfiguração de Jesus, os três discípulos fizeram a experiência do repouso no Espírito diante da tamanha grandeza celeste. Eles desceram o monte Tabor cheios de alegria para subir com Jesus o Monte Sião, onde o Cristo será desfigurado até a morte; morte de cruz.  

Nós igreja Católica vamos vivenciar estes passos dolorosos na Semana Santa. O ponto dramático e litúrgico culminará as três da tarde da Sexta feira Santa com o "momento da cruz".  O evangelho de hoje é estupendo, maravilhoso, fala do poço de Jacó, lembrado em Gêneses o "Patriarca das tribos, de Israel".
 Quando se fala de poço, fala de água, poço lembra concerto, aliança, água lembra-nos o Espírito Santo, logo está  nos falando do nosso batismo. João narra neste evangelho o encontro de Jesus e a mulher samaritana no poço de Jacó. Jesus está caminhado com seus discípulos para Jerusalém, Ele sabe que lá vai acontecer seu batismo de sangue e seu martírio. 

 É necessário que tudo isto aconteça para que se realize as promessas de Deus. No seu caminho missionário vai anunciando a todos os filhos da promessa e aos gentios também. Deus não tem acepção de Pessoas para o seu Reino. O Reino de Deus  existe para os cristãos, aqueles que acreditam nele e lutam por ele. O caminho para  o Reino chama-se: "Nosso Senhor Jesus Cristo..!" 

 O anúncio do Reino de Deus leva Jesus e seus discípulos a se adentrarem na região da Samaria, porque não podem perder tempo, de não anunciar a Boa Noticia aos homens de boa vontade. "Jesus é a própria Boa Nova do reino que chegou. "Estes  primos dos judeus, por razões de rivalidades políticas desde os reinados dos reis de Israel, ( Israel e Judá ) se separaram das tribos, pois foram conquistados por povos gentios, perdendo as identidades judaicas. 
Estes povos estrangeiros enculturaram-lhes sincretismo religiosos, com misturas de raças e costumes e isso não combinava com os judeus que se julgavam serem os legítimos filhos da promessa. Os samaritanos construíram um templo no monte Gerizim para adorar Javé, pois os judeus não aceitavam que os samaritanos entrassem em Jerusalém, para adorar a Deus. 

 A região da Samaria era passagem obrigatória para quem ia para Jerusalém, mas os judeus cortavam voltas por outros caminhos mais longos e íngremes só para não passar na região deles por causa da hostilidade contínua e raivosa entre eles. 

 Mas naquele dia Jesus tem um encontro marcado com alguém naquele poço. É meio dia, o sol causticante da Palestina está a pino, Ele se ajeita sob a sombra de uma oliveira e espera pacientemente que alguém venha. Ele sabe que alguém virá; Ele tem sede, mas não tem o balde para içar a água.  Os discípulos foram a cidade comprar comida,  Nosso Senhor ficou  ali naquele poço a esperar. 

 Então chegou uma mulher com seu cântaro para buscar água. Jesus lhe dirige a palavra dizendo: Dá-me de beber. Ela responde assustada, com a presença de um homem judeu ali na fonte, e com falta de educação disse: Como você sendo um judeu me pede água para mim, que sou uma mulher samaritana..? Acaso nós samaritanos e vocês judeus temos amizade..!?  

Então inicia um diálogo maravilhoso entre Jesus e a mulher. Disse-lhe o Senhor calmamente: "Se você conhecesse os dons de Deus e quem te pede água, você pediria da água viva que Ele tem, e Ele te daria desta água, e você nunca mais teria sede."Irmãos..! Jesus é aquele, que sacia a nossa sede em todos os sentidos. 

 Ele está  nós dizendo hoje e agora mesmo: Se nós conhecermos os dons do Espírito Santo nunca mais teremos sede pelas coisas materialistas, pois o Espírito de Deus cuidará de nos dar a água viva para a vida eterna.  Jesus disse nos: "Buscai primeiro o Reino de Deus".

  Quantas mensagens maravilhosas Jesus nos ensinou ligado a água. Ele gritou em alta voz no pórtico Salomão "Se alguém tem sede, venha a mim e beba," e disse muito mais; se conhecermos os dons do Espírito Santo: "Do seu interior manarão rios de água viva." (Jo 7: 37-38) 

Também na cruz ao ser transpassado pela lança do soldado, jorrou sangue e água como fonte de misericórdia para nós. Em Marcos Ele mandou nos ir pelo mundo inteiro "batizando em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo." (Mc 16:16 )  

 Sabemos que a água é o elemento vital para todos os viventes, neste mundo, no Gêneses, o autor sagrado diz que o "Espírito de Deus pairava sobre as águas" fecundando-as. ( Gn 1:2 ) Aquela gotinha de água que se coloca no cálice de vinho para a consagração é para nos dizer que diante da misericórdia infinita de Deus o nosso pecado é infinitamente menor que o oceano de amor e  perdão por cada um de nós. 

 Deus é amor..! São Paulo vai nos dizer em Efésios que "Cristo amou sua igreja e se entregou por ela, para santifica-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra,  para apresenta-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível." (Ef 5:25-26)
 Voltando para o diálogo de Jesus e a samaritana no texto do evangelho Jesus disse a mulher: "Todo aquele que bebe desta água, que você veio buscar aqui neste poço, vai ter sede de novo. Mas aquele que beber da água que eu der, nunca mais vai ter sede". O Espírito Santo de Deus é simbolizado pela água. 

 "A água que eu der se tornará fonte de vida eterna." A mulher pediu da água de Jesus sem entender as realidades espirituais que o Senhor está lhe propondo: Ele está falando da vida eterna. "Senhor dá-me desta água, para que eu não precise mais vir aqui busca-lá!" 
  Este pensamento da mulher samaritana é terreno, também caso nosso, quando não temos um encontro pessoal com Deus, não almejamos o Reino, colocamos em primeiro lugar coisas materialistas, não desejamos coisas espirituais, para o nosso bem espiritual. 

16 Jesus disse a mulher: "Vai chamar o teu marido e volte cá. 17 A mulher respondeu: "Não tenho marido." Disse Jesus: Tens razão em dizer que não tens marido. 18 "Tivestes cinco maridos e o que  agora tens não é teu, nisso disseste a verdade". Então a mulher ao ouvir sua vida ser revelada por Jesus caiu na real  e disse: Senhor, vejo que és um profeta!  

 Quantos de nós, para acreditarmos nas realidades espirituais, precisamos de sinais para sermos tocados. Muitas vezes Deus nos visita, fala conosco, por meio de simples palavras para nos fazer cair na realidade, como Ele falou com a Samaritana no poço de Jacó. "Olha..! Sou o teu Deus e Senhor..! Estou aqui a te falar..! Eu sei da sua vida de pecados que está levando; volte para mim! Dá-me sua miséria, eu te amo". 

 Irmãos..! Quantas vezes Deus fala conosco e sem entende-lo ficamos em cima do muro a esperar a graça  que se  passa. Deus não cessa de chamar o ser humano a si, sempre é ele que dá o primeiro passo em nossa direção e somente Nele é que encontraremos a nossa felicidade e verdade. ( Ver Cat. Parag 27 ) 
O diálogo de Jesus e a samaritana se estende a falar, onde Deus deve ser adorado. Disse  a mulher: "Nossos pais adoram  Javé neste monte, e vocês judeus dizem que só em Sião, Deus deve ser adorado." Jesus respondeu: "Acredita-me mulher: Está chegando o tempo, que nem neste monte ou em Jerusalém adorareis o Pai." Vós adorais o que não conheceis.  

"Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus." Jesus quis dizer: quando conhecemos a Deus e o experimentamos, nós podemos adora-lo em espírito e verdade, onde quer que estivermos. Pois, Deus é puríssimo Espírito. Irmãos..! A salvação do mundo veio dos judeus, pelo "sim a Deus" de uma jovem judia da estirpe de Davi chamada Maria, a mãe do  Filho de Deus encarnado, Jesus..! 

A mulher samaritana disse: "Sei que o Messias, o Cristo vai chegar, e quando ele vier vai nos ensinar todas as coisas". Então Nosso Senhor se declara à mulher: "Sou eu" o Messias quem te fala contigo." A Mulher esquece o cântaro e corre a cidade anunciando que tinha encontrado o Cristo e o povo vieram até Ele, abraçando a fé, e Jesus permaneceu ali dois dias, pregando o reino de Deus. 

 E eles diziam a Samaritana, "Já não cremos por causa das tuas palavras, pois nós mesmo ouvimos e sabemos, que este é verdadeiramente o salvador do mundo". Qual e a mensagem do evangelho para nós católico? Cristo é a água que sacia a nossa sede de vida em todos os sentidos e alimenta as nossas esperanças. Só Jesus pode matar a nossa sede tanto física como espiritual. 

 Ele nos ensinou: Deus deve ser adorado em espírito e verdade, onde quer que estivermos, pois Deus é puríssimo espírito. Mas não é porque pode ser adorado, onde quer que estivermos, que vamos afastar da mesa Eucarística aos Domingos. A Missa Dominical é o nosso ponto de encontro, o poço que Jesus espera por nós, para nos oferecer a água viva, da vida eterna. Amém! 

Jesus é o Senhor! 

Texto elaborado com tópicos da homilia de Raniero Cantalamessa; " O verbo se faz carne," ano A- Livro litúrgico: Deus conosco n° 147- Bíblia: AVE MARIA Os versículos Jo 4:16-18 

Um comentário: