segunda-feira, 7 de abril de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 21:1-11-- DOMINGO DE RAMOS --ANO A 2014



                                      DOMINGO DE RAMOS
      ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALÉM 




 Naquele tempo, 1 Jesus e seus discípulos aproximaram-se de Jerusalém e chegaram a Betfagé, no Monte das Oliveiras. Então Jesus enviou dois discípulos, 2 dizendo lhes: "Ide ao povoado que está ali na frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada, e com ela um jumentinho. Desamarrai-a e trazei-os a mim! 3 Se alguém vos disser alguma coisa, direis: O Senhor precisa deles, logo os devolverá." 4 Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta: 5 Dizei à filha de Sião: "Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado, num jumentinho, num potro de jumenta." 6 Então os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes havia mandado.  Trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram sobre ele suas vestes, e Jesus montou. 8 A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho. 9 As multidões que iam na frente de Jesus e os que o seguiam, gritavam: "Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos Céus!" 10 Quando Jesus entrou em Jerusalém a cidade inteira se agitou, e diziam: "Quem é este homem?" 11 E as multidões respondiam: "Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

 Irmãos Povo de Deus..! A Igreja Católica neste tempo, abre as portas da Semana Santa, com solene procissão de Domingo de Ramos, sua liturgia, deve-nos levar a uma piedosa reflexão: O quanto Deus nos amou, e tem nos amado, desde toda a eternidade. ( Jr13:3) Jesus se entregou-se, para morrer por nossos pecados. Deus teve compaixão e misericórdia de nós, e veio ao nosso socorro. A nossa dívida  era impagável, estávamos numa situação sem saída por nós mesmo, e satanás dava risada, eles são minhas pertenças.

  Deus amou o mundo de tal maneira que não poupou o seu Filho único, em troca de nossos pecados, para que tivéssemos vida eterna. (Jo 3:16) Jesus se esvaziou-se de sua condição divina, deixando a sua glória, vindo a este mundo, fazendo-se um de nós, para tomar sobre si todas as nossas misérias pecaminosas. Veio nos dizer que existe um Deus de amor e misericórdia, que nos ama eternamente. Veio nos ensinar o jeito de vivermos no amor do Pai, e nos conduzir à liberdade  e a salvação eterna. É para a liberdade que Cristo nos libertou..! (Gl 5:1)

 Celebremos, nesta Semana Santa que-se inicia, com toda piedade, o grande amor de Deus por nós. Pensemos neste amor de Deus..! Quem é o homem mortal, para que te  lembres dele? E o filho do homem, para que o visites..? ( Sl 8:4-5 -Hb 2:6-8 ) Deus nos visitou no momento que mais precisávamos. Como podemos ser amados assim por Deus, para que Ele venha ao nosso encontro..? Irmãos o nosso Deus é só amor..! 

Por isso a necessidade de fazermos uma experiência de amor com Ele, no poder do Espírito Santo.  Nas outras religiões não cristãs, é o homem que luta, ir ao encontro de Deus. No Cristianismo e sempre Deus Pai, que vem ao encontro dos homens. ( Cat parag. 27 ) O saudoso Papa João Paulo II dizia: "O homem sem Deus é um desnorteado, sem rumo." Jesus é esta ponte, que nos leva até Deus, por isso que Ele nós diz: "Eu sou o caminho a verdade e a vida, sem mim nada podeis fazer." ( Jo 14:6 )

 O evangelho deste Domingo, Mateus narra, a entrada triunfal de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém, Jesus é aclamado rei pelo povo. Os habitantes de Jerusalém fizeram uma festa, com mantos, tapetes, ramos, flores, pelas ruas da cidade para Jesus passar. O Senhor entrou montado num burrinho, e a multidão cantavam jubilosamente: "Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!"

 O povo perguntavam: "Quem é este Homem? e as multidões respondiam: Este é o profeta, Jesus de Nazaré da Galileia."A Igreja inseriu este evangelho, na liturgia que se caracteriza num clima de festa e de triunfo de Jesus, com hosanas,( Mt 21:1-11 ) mas se culmina num longo texto do evangelho que relata sua paixão, e sua morte na cruz. ( Mt 27:11-54 ) Nesta entrada triunfal do Senhor; Ele veio se entregar nas mãos dos homens, para que seja cumprido as promessas de Deus, e as profecias do "Antigo Testamento,"( Is 55 "O homem das dores") 

"Nosso Senhor Jesus Cristo se entregou-se voluntariamente, a sua paixão e não se sentiu esmagado, por forças maiores do que Ele." "Ninguém tira de mim a vida, mas Eu dou de mim mesmo." (Jo 10:18) 
Os mesmos que aclamaram Jesus com hosanas são os mesmos que trocaram Jesus por Barrabás,  gritando na sexta feira, condenando-o a morte: Crucifica..! Crucifica..! Quando lemos as narrativas da morte de Jesus, ficamos a pensar: Quem são os culpados, quem são os responsáveis pela condenação do Senhor..? Os judeus ou os romanos?

 Existem alguns hermeneutas, que interpretam o Cristo histórico, que morreu por ser um líder politico, ou que lutava pela libertação de Israel, que naquele tempo foi considerado rebelde, agitador contra o jugo romano, e outros motivos religiosos, que desafiavam os judeus. "Essas interpretações literárias desses gêneros, tira o sentido da fé no Transcendente, tirando a divindade e o místico do Cristo. Pensamentos assim, deforma a doutrina da religião Cristã, e nós ficamos só para esta vida na terra, tirando o sentido anagógico, e o sacrifício único de Jesus, que deu sua vida pela salvação dos pecadores." 

Cantalamessa na sua homilia comenta, que depois da segunda guerra mundial, as tragedias de extermínio do povo judeu, e as participações dos cristãos nas lutas de libertação veio a tona o julgamento de Jesus. E chegaram a uma conclusão; uma coincidência equilibrada de que Jesus foi condenado pelos judeus e romanos ao mesmo tempo. Os culpados são os chefes dos judeus do tempo, mas não todo povo judeu. Eles são em primeiro lugar o povo escolhido de Deus, os filhos das promessas. Eles não aceitaram Jesus como seu Messias, embora o Cristo já veio; mas eles continuam na expectativas da vinda do Messias.

 Para o escritor Teólogo Paul Winter, o processo do Jesus histórico ainda não terminou, continua e continuará, seculos afora. O juiz que condenou Jesus, deixou o tribunal, as testemunhas de acusação foram para casa, e ficou ao longo da história, os judeus como vilões, que mataram o Senhor. No ano 2000 o Papa João Paulo II, pediu perdão aos judeus em nome da Igreja Católica, pelos perjúrios contra todos os judeus nestes dois mil anos de história, deixando uma carta na fresta do muro das lamentações, que comoveu o mundo inteiro, tanto judeus como cristãos.

 Irmãos..! O processo de Jesus continua, mas  de sentido diferente entre nós cristãos. Se Jesus é a cabeça da igreja, e nós somos seus membros, então o processo sempre se renova, quando um de nós somos perseguidos, ou traficados. Irmãos..! A campanha da fraternidade deste ano tem o lema: "Fraternidade e tráfico humano." É como que, cada injustiça que se faz contra a imagem e semelhança de Deus, estivessem gritando contra o Cristo: Soltem Barrabás; e crucifiquem o Cristo de novo..! Pensando no Cristo que veio nos libertar, vamos lutar em defesa da vida humana.
 Amém!

Jesus é o Senhor!  

Textos elaborados com auxilio da homilia de Cantalamessa - ano A Domingo de Ramos pg 799-801 -  Deus conosco n° 148 ano A Abril 2014 - Guiadoestudante.abril.com.br- "O julgamento de Jesus."

          


Nenhum comentário:

Postar um comentário