domingo, 20 de abril de 2014

EVANGELHO DE SÃO JOÃO 20:19-31 -- 2° DOMINGO DA PÁSCOA ANO A 2014


         DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA



 19 Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: "A paz esteja convosco."20 Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21 Novamente, Jesus disse: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio." 22 E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espírito Santo."  24"A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes eles serão retidos." Tomé, chamado de Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio.25 Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!" Mas tomé disse-lhes: "Se eu não vir as marcas dos pregos e não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei."26 Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: " A paz esteja convosco." 27 Depois disse a Tomé: "Põe  o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. Não sejas incrédulo, mas fiel." 28 Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!"29 Jesus lhe disse: "Acreditastes, porque me vistes? Bem-aventurados os creram sem terem vistos!" 30 Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos que não estão escrito neste livro. 31 Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


O evangelho de hoje é lindo e maravilhoso, Jesus  ressuscitado com seu corpo glorioso, pode estar onde quiser, e como o desejar. A “Divina Misericórdia” se põe no meio de nós, neste segundo Domingo de Páscoa, e derrama sobre todos nós, o Seu atributo infinito: "A Misericórdia Divina.” O nosso Deus é só amor! Hoje a mensagem da palavra nos conduz à fonte, que é Deus, a própria "Divina Misericórdia." Deus tem nos amado desde de toda a eternidade, por isso Ele veio ao nosso encontro para nos libertar da morte eterna. "E para a liberdade que Cristo nos libertou." Ele é a nossa ressurreição e nossa vida.( Gl 5:1 )

 A Divina Misericórdia nos dá a alegria, de podermos beber de seus atributos, que é sua Misericórdia por cada um de nós. Ele o nosso Deus humanado, tomou sobre si, toda a miséria humana em seu coração, compadecendo de nós. Mesmo quando estivermos, na tempestade da vida, mesmo quando nos faltar esperanças  e paz, digamos confiantes: “Jesus eu confio em vós!” “A paz esteja convosco!” Disse o Senhor  Jesus pondo-se no meio dos discípulos, que estavam escondidos tristes desiludidos e sem a paz,  por medo dos  judeus. ( Jo 20: 21 )

 Que alegria sentiram os discípulos, ao verem o Senhor Jesus de novo..! Só Deus tem a verdadeira paz, para o mundo, porque Ele é a paz e nossa esperança. Jesus é o nosso Deus misericordioso, que deu sua vida pela salvação do mundo..! Ele é, a Divina misericórdia, e quer distribuir-nos seus atributos: "A Misericórdia Divina." "A humanidade não terá paz enquanto não se voltar a fonte da minha Misericórdia, disse o Senhor Jesus a Santa Faustina."( D 699 )

 Era Domingo, estavam todos os apóstolos reunidos em casa, em oração. Desde a grande experiência com  Jesus ressuscitado em sua primeira aparição, eles perseveraram na fraternidade e unidade, e neste dia Tomé o incrédulo estava com eles,  havia dito que não acreditava no que os discípulos estavam dizendo do Cristo ressuscitado. Só acreditaria se visse as chagas do Senhor, e colocasse o dedo na chaga do lado, que foi feita pela lança do soldado. 

Tomé não estava com os discípulos, no dia da primeira aparição, em que Jesus veio ter com eles. A ausência de Tomé prefigura todos os que se dizem católicos, que  beberam da fonte da Eucaristia e os sacramentos, e se afastam da igreja mãe, numa fé morna, relativizante, buscando sinais, ali e acolá . Os Apóstolos alegraram por ver, e estar com o Senhor de novo. Novamente Jesus saudou-os desejando a paz.

 Ele soprou sobre eles dizendo: "Recebei-vos o Espírito Santo," e dando-lhes o ministério da “Ordem” “A quem perdoardes os pecados serão perdoados; a quem não perdoardes estes serão retidos.” E em seguida disse a Tomé; põe teu dedo aqui no lado, e veja as marcas dos pregos. Não sejas incrédulo Tomé, tenha fé acredite."Felizes aqueles que crêem sem ter visto!" Tomé foi o primeiro teólogo a dizer: “Meu Senhor e meu Deus!”

 Por isso a ressurreição do Senhor Jesus, é o fundamento da nossa fé Cristã, durante a nossa vida. Nosso Senhor acolheu Tomé, com toda sua incredulidade. Ele também quer acolher a cada um de nós na nossa miséria de nosso pecado e da nossa incredulidade, e nos quer introduzir no seu coração Misericórdioso, dizendo a cada um de nós em particular: A paz esteja com  você..! 

 O nosso Deus é da paz. Por isso nós cristãos seguidores do Cristo ressuscitado, temos que nos esforçar, e lutar-nos pela paz. Como um outro Cristo, em Cristo Senhor, sermos promovedores da paz onde quer que estivermos. Para nós católicos todos os Domingos é aquele oitavo dia da Páscoa, em que os discípulos estavam reunidos para ouvir a palavra, partir o pão, e a oração em comum. São Paulo deixa bem claro, que as comunidades se reuniam no primeiro dia da semana. 
( 1 Cor 11:17-34 ) ( Didaqué 4:1 primeiro livro de catequese da doutrina cristã Sec.I se reuniam no primeiro dia da semana [ Domenica Dies = Domingo; Santo Inácio de Antioquia nas Epístolas aos magnésios 1:67, um dos documentos mais antigos das igrejas primitivas relata que os cristãos se reuniam no primeiro dia da semana ] 

 Foi no Domingo, depois de três dias de morto e sepultado, Ele ressuscitou dos mortos, vencendo a morte o ultimo inimigo, libertando a todos nós, da opressão da morte eterna. Foi no segundo Domingo da Páscoa, que Ele veio de novo ter com os Apóstolos; e antes de ascender ao céu recomendou-lhes, que não afastassem de Jerusalém, até a vinda do Paráclito. ( At 2:1-12 ) A morte vicária de Nosso Senhor Jesus Cristo, anulou as exigências cerimoniais da lei Mosaica, quanto o sábado, Ele é o Senhor do Sábado. ( Mt 12:9-21 ) Ele disse: "Quero misericórdia e não sacrifício...."

Foi no primeiro dia da semana, na festa de Pentecostes, que veio o Espírito Santo, inaugurar e avivar a "Santa Igreja," fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Como é bonita a religião da nossa Igreja Católica..! Se as pessoa a conhecessem melhor, e  sua doutrina, não a deixaria por nada deste mundo. Muitos cristãos católicos na tibieza, deixam-a, por motivos pessoais esquecendo do ressuscitado, que está presente com seu corpo, alma e divindade na Eucaristia.

 Que triste..! Beberam da fonte dos sacramentos e vão-se embora para outras denominações, que as vezes nem reconhecem Jesus, como Deus, e Senhor. Jesus é Deus no Pai, Ele é o nosso Redentor..! No evangelho de São João, no grande milagre da multiplicação dos pães, Jesus ao falar que sua carne e seu sangue, seria verdadeira comida, e verdadeira bebida, os discípulos se dispersaram. 

Ele foi radical, e não mudou  sua doutrina da Eucaristia, por isso Ele perguntou aos doze: "Quereis vós também retirar-vos?" Pedro respondeu: "Senhor a quem iríamos nós, só tu tens as palavras da vida eterna." ( Jo 6: 66-  ) Jesus disse: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no ultimo dia." ( Jo 6:54 )

A igreja Católica é Santa, porque quem a fundou, foi o próprio Jesus Cristo, e o Espírito Santo, à assiste e a santifica; mas ela é formada de homens e mulheres pecadores que precisam de conversão. (Lumen Gentiun cap 8 ) Na Santa Missa se atualiza a paixão, morte e ressurreição do Cristo, e o ressuscitado vai dizer a cada um de nós na comunhão, e no abraço da paz: "A paz esteja convosco..!" 

Nós não vemos a pessoa do Cristo, não colocaremos o dedo nas suas chagas como São Tomé, mas pela fé no poder do Espírito Santo cremos que se fará presente na Eucaristia. Nas Igrejas primitivas, diz-nos os Atos, que havia entre os irmãos; o amor fraterno a paz e a alegria. Aqueles que se reuniam na fração do pão, tinham tudo em comum, desde o coração até a alma.” E o que falta nos homens nestes nossos tempos, o amor e a caridade pelo próximo. A paz esteja sempre conosco. Amém!

Jesus é o Senhor! 

Texto elaborado com ajuda da homilia de Cantalamessa livro "O verbo se faz carne" Pg 72-74; livro liurgico Deus conosco dia a dia.  Biblia Ave Maria.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário