domingo, 16 de abril de 2017

EVANGELHO SÃO JOÃO 20:1-9 -- DOMINGO DE PÁSCOA --ANO A 2017

 RESSURREIÇÃO DO SENHOR
JESUS É O SENHOR!

 
1 No primeiro dia da semana portanto o Domingo, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2 Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhe disse:"Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram." 3 Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4 Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5 Olhando para dentro viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6 Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7 e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8 Então entrou o outro discípulo que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou. De fato, eles  ainda não tinham compreendido a escritura, segundo o qual ele devia ressuscitar dos mortos.

Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!

Que alegria para nós povo de Deus, mais uma vez, celebramos a Páscoa cristã. Páscoa significa passagem, assim como Moisés passou o mar vermelho a pé enxuto com os hebreus; Jesus Cristo passou pelo mar da morte, destruindo-a com sua ressurreição, para que também sua igreja passe com Ele, para a glória de Deus Pai. Pois, Deus não quer perder nenhum de seus filhos, Ele é somente amor.

 "Cristo é a nossa esperança, por meio Dele como uma porta aberta entraremos no Reino do Céus." Ele disse: "Vou para a casa de meu Pai preparar vos lugar, para que onde eu estiver, vós estejais também."(Jo 14:1-4). Irmãos exultemo-nos..!Exultem os céus, e as miríades de anjos celestes desçam aqui conosco na terra, como na noite em que nasceu o nosso redentor. 

Este Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus o ressuscitou dentre os mortos, depois de três dias, e agora soem as trombetas e anuncie a vitória Dele sobre a morte. "Jesus ressuscitou, Aleluia glória a Deus..!" (1Cor 15:55; Is 25: 8; Os 13:14 ) Eis a luz de Cristo..! Glória a Deus no mais alto dos céus.

 A festa da Páscoa é a festa mais importante do cristianismo, pois culmina celebrando que Deus cumpriu sua promessa enviando o seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.  Ele foi o primeiro humano a ressuscitar dentre os mortos. Já existe no céu um corpo humano glorioso ressuscitado que virá no dia final, em sua glória nos ressuscitar, e arrebatar-nos para a sua igreja celeste.

 Fomos todos recriados por Deus, Nele; na sua morte e sua ressurreição. "Este é o dia que o Senhor fez para nós: Alegremo-nos e nele exultemos!" (Sl 117) A oração do prefacio da liturgia de hoje reza: "Ó Deus, por vosso Filho Unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo." Amém. 

Agora como filhos, co-herdeiros em Cristo, uma vida nova nasceu para nós, Deus abre as portas da eternidade para que passemos. (Rm 8:14-17; Gl 4:7). Esta porta tem um nome poderoso: "Nosso Senhor Jesus Cristo..!" É nós cantaremos o Exultem da noite da Aleluia: (CANTO DE PROCLAMAÇÃO DA PÁSCOA). "Oh! Feliz culpa de Adão que nos mereceu tão grande redentor!"

São Paulo vai nos  dizer na segunda leitura: "Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com Ele, revestido de Glória." Aleluia..! (Cl 3:1-4) Jesus é o Senhor! Irmãos..! Jesus ressuscitou, Ele é a nossa certeza indestrutível, Ele está vivo e presente no meio de nós. Ele nos diz: "Estive morto e eis-me de novo, vivo pelos seculos dos seculos." (Ap 1:18 )

O evangelho de hoje nos descreve que Maria Madalena foi a sepultura do Senhor bem cedinho, ainda era escuro, e viu a pedra do túmulo removida. Então ela correu avisar os discípulos dizendo: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram."
Pedro e João saíram correndo para o sepulcro, eles corriam juntos, mas João levava mais vantagem na corrida por ser mais jovem e por isso chegou primeiro. O jovem discípulo parou na entrada do túmulo e esperou que Pedro chegasse para ser o primeiro a entrar. 

Eles viram as faixas de linho pelo chão e o sudário que tinha sido coberto o corpo do Senhor Jesus. Pedro e o discípulo amado do Senhor viram e acreditaram. Não estavam entendendo nada, mas lembraram  das palavras de Jesus que no terceiro dia ressuscitaria dos mortos. (Mt 16:21; Mt 20:18-19). Uma vez os judeus perguntaram ao Senhor Jesus. Que sinal nos dá para que procedas deste modo, Ele respondeu: "Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias." Jesus estava falando de seu corpo e sua ressurreição. (Jo 2:18-19). São Paulo prega aos Cristãos da cidade de Corinto e fala da ressurreição do Senhor Jesus como fundamento da fé.

 "Se Cristo não ressuscitou é vã a nossa pregação e também é vã a vossa fé. E se Cristo não ressuscitou é inútil a vossa fé e ainda estais em pecado." (1 Cor 15:14.17). Os textos dos evangelhos, dos Domingos em diante até Pentecostes nos trarão leituras maravilhosas para aumentar a nossa fé, que Jesus ressuscitado é o Senhor, e está presente no meio de nós. 

Irmãozinhos em Cristo..! Se você for católico, não deixe de participar da "Missa da vigília Pascal no Sábado Santo," aí, na igreja mais próxima de sua casa. Deus vai fazer uma obra maravilhosa em sua vida e também na sua família, creia no ressuscitado! Irmãos..! Na Eucaristia experimentamos que Jesus ressuscitou de verdade e está vivo com seu corpo, alma e divindade e nós também vivemos nessa fé e em seu Espírito, pois acreditamos na ressurreição e na vida eterna.  (Jo 14:19; Jo 11:25; 1 Cor 15:20-23).

 Ele antes de ascender ao céu disse: Estarei convosco até o fim do mundo. A igreja sua esposa aguarda a sua segunda vinda, ansiosamente e  diz sem cessar: "Vem Senhor Jesus..! Maranátha " "Senhor, vem!" (Ap 22:20)  Amém!

Jesus é o Senhor!

" FELIZ PÁSCOA PARA TODOS NÓS..!"


TEXTOS ELABORADOS COM AUXILIO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA - "O VERBO SE FEZ CARNE" - ANO A  

EIS QUE FAÇO NOVA TODAS AS COISAS  APOC. 21:6

Nenhum comentário:

Postar um comentário