sexta-feira, 10 de setembro de 2021

EVANGELHO SÃO JOÃO 11,3-7.17.20-27.33b-45 5º DOMINGO DA QUARESMA ano A 2017



      Essa reflexão foi escrita pelo meu pai antes dele falecer em 2017.             

JESUS E O CEGO DE NASCENÇA 

 Naquele tempo, 1 ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6 E cuspiu no chão, e fez lama com saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7 E disse lhe: "Vai lavar na piscina de Siloé." (Que quer dizer: Enviado). O cego foi lavou-se e voltou enxergando. 8 Os vizinhos e os que estavam acostumados a ver o cego - pois ele era mendigo - diziam: Não é aquele que ficava pedindo esmola?  9 Uns diziam: "sim é ele!" Outros afirmavam: "Não é ele, mas alguém parecido com ele." Ele porém dizia: Sou eu mesmo!" 13 Levaram então o homem que tinha sido cego. 14 Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15 Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: "Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!" 16 Disseram, então, alguns dos fariseus: "Este homem não vem de Deus, pois não guarda o Sábado. Mas outros diziam: "Como pode um pecador fazer tais sinais?" 17 E havia muitas divergências entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: "E tu  que dizes daquele que te abriu os olhos?" Respondeu: "É um profeta." 34 Os fariseus disseram-lhe: "Tu nascestes todo em pecado e estás nos ensinando?" E expulsaram-no da comunidade.   35  Jesus soube que   o tinham expulsado. Encontrando-o perguntou lhe: "Acreditas no Filho do homem?" 36 Respondeu ele: "Quem é, Senhor, para que eu creia nele?" 37 Jesus disse: "Tu o estas vendo; é aquele que fala contigo." Exclamou ele: 38 "Eu creio Senhor!" E prostrou-se diante de Jesus. 

 -Palavra da salvação
 -Glória a vós, Senhor! 

  Estamos diante do evangelho de São João, quarto Domingo da Quaresma. E, nós Igreja povo de Deus, cada vez mais perto, das solenidades da Semana Santa, por isso da nossa parte, maiores compromissos,  nos exercícios espirituais, e a liturgia que se seguirá. O desfecho final litúrgico aguardado é o da páscoa, da grande noite do Sábado, do Aleluia. 

 Será com grande júbilo quando o sacerdote caminhar no corredor central do templo, as luzes apagadas e o fogo aceso do Sírio Pascal dizendo: Eis a luz de Cristo..! Eis a luz de Cristo..! É, o Ressuscitado dizendo-nos: "Eu sou a luz do mundo! Eu sou a luz da vida! Estou vivo, ressuscitei..! 

  Então da nossa parte como bons cristãos, vamos fazer uma boa preparação para vive-la, através de uma boa confissão, buscando um confessor. Que tudo aquilo que fizermos, sejam de atitudes com transparências para que possamos, como o cego do evangelho, ver o Cristo Ressuscitado. 

 Irmãos brasileiros..! Lembremo-nos que neste ano iremos as urnas, por isso sabermos dar o nosso voto contra a corrupção e a exploração humana. Não podemos admitir que a cegueira da injustiça vença de novo, se acreditamos que Jesus é a nossa luz no mundo. 

 "Se a justiça dos homens tementes a Deus" não tomar atitudes sérias, contra este mal, ele poderá tornar-se a coisa mais maligna e nojenta da face da terra. O ser humano está se tornando objeto descartável por pessoas desalmadas que buscam tirar proveitos e vantagens lucrativas.  

  Irmãos..! Deus não quer isso para seus filhos, Ele quer o nosso bem, Lembremo-nos com tristeza, a segunda guerra mundial, o holocausto de milhões de seres humanos que foram perseguidos, incinerados nos fornos e tratados como animais que se descarta no lixo.  

Conta-nos, os documentários da grande guerra,  que a quilômetros de distância podia-se sentir o cheiro de carne humana assada, das fornalhas de Auschwitz. Graças a Deus, este tempo terrível e maligno, passou. Vamos abrir nossos olhos, como filhos de Deus, e denunciar todo mal que pode ser maléfico aos nossos semelhantes e nossos filhos.  

  Como verdadeiros homens e mulheres de fé no Cristo ressuscitado, denunciaremos este mal: "O tráfico humano," não podemos admitir que as trevas da exploração humana permaneça. Peçamos ao Senhor que tire as traves dos nossos olhos, fazendo-nos enxergar a verdade, livrando-nos das manipulações e falsas interpretações.  

 Vamos ficar de olhos abertos em nossos políticos, pois se nós os elegermos, temos o direito de cobrar deles, "luta e justiça," contra o mal do tráfico humano. O evangelho de hoje, Nosso Senhor curou um cego de nascença. Jesus estava passando e viu um cego, e os discípulos perguntaram ao Senhor, se a cegueira daquele homem era os pecados dos pais. 

  O Senhor respondeu: Não é pecado nem dele e nem dos pais, mas esta cegueira é para que se manifestem as obras de Deus (A razão providencial dessa cegueira é a manifestação da glória divina, mediante um milagre.( Bíblia Ave Maria-- Jo 9:3 Rodapé 9,3. ) O texto de hoje nós conta que jesus fez lodo com seu cuspe e passou nos olhos do cego, e lhe disse lhe: Vai lavar os teus olhos na piscina de Siloé.  

O cego foi e voltou enxergando. Irmãos..! Jesus é maravilhoso, onde ele passa, vai curando, libertando, e transformando; até  sua saliva tem poder curador. São João quer que façamos uma reflexão espiritual neste texto. "Jesus é a luz do mundo, aquele que caminha com ele não anda nas trevas." 

 O cego do evangelho, é cada um de nós, que ainda não enxerga e que  ainda não descobriu o Cristo em nossa vida. Muitos de nós infelizmente só conhecem o Jesus histórico, é preciso conhece-lo espiritualmente, para descobrir as realidades espirituais. O evangelho de Domingo passado, nos contava o diálogo de Jesus e a mulher Samaritana, que tinha um coração sem sensibilidade espiritual. 

Jesus propunha-lhe a água viva do Espírito Santo, e ela incessível, pedia da água terrena. O cego do evangelho de hoje, fez uma tremenda experiência com Jesus, pois acreditou nas palavras do Cristo, que lhe propôs abrir seus olhos, lavando-os na fonte de Siloé. Assim é a nossa fé, as vezes damos passos a frente sem ver, mas acreditamos que Deus vai agir. "O espírito Santo é o autor da nossa fé..!" 

Todos nós, cristãos, um dia fomos a piscina de Siloé; a pia fonte batismal, mas muitas vezes não damos testemunhos de verdadeiros Cristãos, filhos da luz. A pergunta é: Caminhamos realmente "como filhos da luz? Isto é, como pessoas honestas e transparentes? ( Ef 5:8 ).

"O cristão não deve se contentar em ser "um iluminado," mas sim "uma testemunha da luz." ( Jo 1:8 ) "Vós sois a luz do mundo" disse o Senhor. (Mt 5:13-16) "É para a liberdade que Cristo nos libertou." (Gl 5: 1) 

Infelizmente, quantos irmãozinhos só conhecem o Jesus histórico, mas ainda não fizeram uma experiência com o Cristo ressuscitado. O texto do evangelho sobre a cura do cego faz nos lembrar de um tribunal com interrogatórios, com testemunhas depondo contra Jesus, só porque Ele fez o bem, por curar aquele jovem cego num dia de sábado. 
Os fariseus perguntavam ao rapaz e aos vizinhos que o conheciam desde pequeno e todos atestavam que era realmente cego de nascença, e como havia sido aberto seus olhos a visão. Ele respondia: Ele fez lama e colocou sobre meus olhos, fui a fonte de Siloé lavei e agora vejo. Os fariseus diziam: "Este homem não vem de Deus, pois não guarda o Sábado." 

 Mas outros diziam: "Como pode um pecador fazer sinais?" Irmãos..! Jesus é maior que o Sábado, pois Ele é Deus, a misericórdia de Deus é maior que as leis dos homens. ( Mt 12:1-12 ) Jesus disse: "Quero misericórdia e não sacrifício...não condenaríeis os inocentes. Porque o filho do homem é Senhor do Sábado." ( Mt 12:7-8, 11)   

Siloé significa para nós a fonte batismal, onde cada um de nós fomos um dia, lavados, mergulhados no Cristo, e ressuscitado com Ele para a vida eterna. Precisamos descobrir este Cristo na nossa vida, para podermos enxergarmos com luz, nos olhos da fé. São Paulo na segunda leitura enriquece o evangelho dizendo: Irmãos, outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor! ( Ef 5:8-14 ) 

A palavra nos diz que Jesus depois encontrou com aquele moço, que o tinha curado da cegueira de nascença e perguntou: "Acredita no filho do homem?" O Jovem respondeu: "Quem é Senhor, para que eu creia nele?" Jesus disse: "Tu o estás vendo; é aquele que fala contigo." Exclamou ele: "Eu creio Senhor!" 

 E prostrou adorando o Senhor Jesus. Fica aqui para cada um de nós uma pergunta: O que estamos fazendo com os nossos olhos..? Estão fechados para as coisas do alto..? Estão fechados para as injustiças..?! São Paulo nos acorda dizendo: Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará. Amém! 


Jesus é o Senhor! 

Texto elaborado com tópicos, da homilia de Cantalamessa - "O verbo se faz carne"- Ano "A" - Quarto Domingo da Quaresma. Pg 60 -- Livro litúrgico "Deus conosco" Março 2014  n° 147 -- Bíblia Ave Maria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário