domingo, 22 de setembro de 2013

Evangelho São Lucas 16:19-31 -- 26° Domingo do Tempo Comum ano C 2013-- ano da fé -- Liturgia para 29-09-2013

                                                       

                                       APELO Á CONVERSÃO
                        O rico epulão e o pobre lázaro


LAZARO E O RICO EPULÃO
 19 Naquele tempo Jesus contou a seguinte parábola: Havia um homem rico que vestia púrpura e linho e banqueteava esplendidamente cada dia. 20 E havia, um pobre chamado Lázaro, coberto de chagas, e deitado a porta do rico. 21 Queria saciar-se com o que caía da mesa do Rico. Até os cães iam lamber-lhe as chagas. 22 O pobre morreu e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e o sepultaram. 23 Estando no Hades, em meio a tormentos, levantou os olhos e avistou Abraão com Lázaro a seu lado. 24 Chamou-o e lhe disse: Pai Abraão, tende piedade de mim, e envia Lázaro, para que molhe a ponta do dedo na água e me refresque a língua, pois estas chamas me torturam. 25 Abraão respondeu: Filho recorda que em vida recebestes bens, e Lázaro, por sua vez, desgraças. Agora ele é consolado, e tu atormentado. 26 Além disso, entre vós e nós há um abismo imenso; de modo que, ainda que se queira, não é possível atravessar daqui até vós, e nem passar dai até nós. 27 Insistiu: Então, por favor manda-o à casa de meu pai, 28 onde tenho cinco irmãos, para que os admoestes a fim de que não venham também eles parar neste lugar de tormento. 29 Abraão lhe disse: Eles tem Moisés e os profetas: Que os escutem. 30 Replicou: Não, pai Abraão; se um morto os visita, eles arrependerão. 31 Disse-lhe: Se não escutam Moisés nem os profetas, mesmo que um morto ressuscite, não lhe farão caso.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor. 

 Nos estamos diante de mais uma parábola, que Jesus contou-nos, e São Lucas narra à, maravilhosamente para o nosso crescimento espiritual. Esta parábola é diferente das outras, tem sentidos metafóricos para entendermos a urgência do Reino de Deus. Ela tem dois pólos: "O tempo e a eternidade." Alguns personagens tem nomes, e outros não. Para nos cristãos se trata de uma história verídica que aconteceu, e acontecerá na eternidade, e Jesus revelou à para nós, o que acontecerá na eternidade quando deixarmos este mundo. ( O inferno: Cat 1033; 1034;1035;1037 ) ( Juízo final: Cat 1038-1040)

  A doutrina da Igreja Católica, tem dogma de fé, quer queira ou não todos nós, compareceremos no tribunal do Senhor! Esta parábola nos exorta a urgência do Reino à uma verdadeira conversão, pois o tempo se urde com rapidez rumo a eternidade, pode ser que não de tempo, se deixarmos para o amanhã nossa decisão de conversão. A parábola do rico epulão nos discerne: Se um homem tem de mais a sua mesa, e outro não tem nada para comer, com certeza um irá ao inferno ao morrer. O inferno é a total ausência de Deus, e o céu é o próprio Deus que nós iluminará. ( Ap 21:23; 22:5 )


 Irmãos! Não vamos tapar o sol com a peneira, e pensar que tudo será resolvido na eternidade, e que Deus na sua bondade infinita, já nos salvou e estamos perdoados, e podemos continuar naquela vida ateia dissoluta sem Deus. O mundo prega o ateísmo, vida sem Deus, e por isso o mundo diz ao mundano: Não vamos misturar as coisas....?! acreditemos só na ciência....?! deixa a religião pra-lá!!! Irmãos! Lembremo-nos do "Imperativo da hora do Senhor"! Aquela hora proclamada por Deus: E tempo de conversão, convertam-se! E deixa  claro que o tempo de  mudança de vida  e agora, e Ele já fez sua parte de amor por nos, enviando seu filho único salvador, para nos redimir  de nossos pecados! 

 Os profetas estão no mundo pregando o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, ouçamos a palavra de Deus, antes que seja tarde demais! Uma vez numa meditação, o Senhor fazia uma pergunta: Ondes pretendes passar sua eternidade?! No céu, ou no inferno?! Quantas pessoas que estão no mundo, sem se preocupar com a eternidade, porque não conhecem a misericórdia Divina e não tem  temor de Deus.

 O Evangelho é um apelo à nossa conversão, principalmente aqueles que estão preocupados com os prazeres deste mundo. O Evangelho de Domingo passado falava-nos dos filhos do mundo, e dos filhos da luz, e que tomássemos cuidado, e fôssemos espertos, para não perdermos, a salvação eterna. Os prazeres do mundo podem nos encantar, e tornar-nos insensíveis, com um coração empedernido, às carências de nossos próximos, principalmente os pobres margina-lizados pela sociedade. 

 Tornaram-se para a sociedade mundana, como fardos, lixos humanos, e descartáveis num mundo que prega os valores ecológicos. Talvez um ovo de tartaruga, ou uma arara azul, valha mais que uma vida, de um feto humano. Na primeira cena, o Evangelho apresenta o rico e o pobre Lázaro, o  rico na sua vida terrena, só viveu gozando a vida, e não teve compaixão dos pobres, como o mendigo Lázaro. ( Cat 1821 Esperança e glória dos céus )

 Seu nome, e dos seus cinco irmãos dissolutos são omitido, pois representa todos aqueles que neste mundo consumista, se preocupa com seu egocentrismo, e de um pluralismo que só fica na conversa fiada, e não se compadecem dos pobres. Milhões  de gente sofrem injustiça e perseguições, e morrem de fome no mundo, por causa dos gananciosos do poder. Um dia os epulões prestarão  contas ao criador!

  A parábola nos conta, que o pobre Lázaro todo chagado e doente, ficava sentado a porta do rico, e desejava comer das sobras do seu banquete, mas nem isso, o epulão lhe dava. Aqui a figura do Lázaro prefigura todos aqueles que sofrem por falta de justiça, e são perseguidos pela sociedade desumana. O mundo prega o anti-evangelho, que precisamos gozar a vida, pois a morte será inevitável, comamos e bebamos pois amanhã morreremos, e que depois desta vida, não haverá recompensa ou castigo. ( Lembra-te de teu criador nos dias da sua mocidade.....antes que o pó volte à terra donde veio, e o sopro volte a Deus, que o concedeu. Ecl 12:1.7 )

 Na narração do Evangelho, se inverte as posições, morreu o rico e o pobre. Lázaro foi levado pelos anjos ao céu para o ceio de Deus, e recebeu sua recompensa eterna, quanto o rico foi precipitado no abismo do inferno sua ruína. Este texto do Evangelho de Lucas, da nos entender o enfoque, que o personagem-chave é o rico, que fez o uso das riquezas deste mundo dissoluta-mente  e não granjeou amigos no Reino do céu. ( Lc 16:9 ) 

 Uma vez perguntaram a Jesus, como seremos no Céu, e Ele respondeu, no céu  todos seremos anjos. Isto quer dizer que não teremos um corpo terreno, mas espiritual. Lucas dá animação de vida terrena na alegoria, com um quadro imaginário, o literal geográfico do céu, do inferno, personagens, para levar a mensagem às comunidades cristãs primitivas, acerca da conversão ao Reino do céu. Jesus disse que existe um abismo entre o céu e o inferno, que não se pode passar para-lá e nem para-cá.

 Esta travessia a gente constrói aqui na terra, granjeando amigos, através do amor ao próximo, sem olhar a quem. Esta ponte para o céu se chama Nosso Senhor Jesus Cristo! E claro que podemos tomar todo o texto, e só falarmos das pastorais sociais, dos pobres excluídos, e as lutas pelas causas sociais deste mundo, mas precisamos lembrar que o Reino de Deus, começa aqui e termina no céu, e podemos correr o risco, de só ficarmos aqui neste mundo, e esquecermos da eternidade que nós virá. Por isso a importância do Evangelho da ultima hora de Jesus: Convertei-vós!

 De que valeria uma filosofia, de dar  bens materiais aos pobres, mas eliminar o Transcendeste, e o sacrifício de Cristo da cruz? ( Cat 1013) De que valeria o Evangelho enganoso da prosperidade, e o curandeirismo, à aqueles que não reconhecem o sacrifício único de Cristo na cruz!? O Senhor dirá aos homens naquele terrível e maravilhoso dia: Afastai vos de mim, porque não vos conheço! Pois tive fome e  sede não me destes de comer e beber, tive frio e não me cobriste..........!? ( Mt 25:41-46 )

 Ser rico não e pecado, mas deixar de partilhar com os pobres, é, roubar a Deus e deixar ser condenado ao inferno. ( Cat 2443 )  Deus abençoa aqueles que ajudam os pobres, e reprova aqueles que se afastam deles: "Dá ao que pede e não voltes as costas ao que te pede emprestado." ( Mt 5:42 )  Jesus Cristo reconhecerá seus eleitos pelo que tiverem feito pelos pobres. "Pensemos no tempo e na eternidade". O Tempo de conversão e mudança de vida é agora, pois a eternidade não tardará. Amém!

Jesus é o Senhor.

 













Nenhum comentário:

Postar um comentário