domingo, 24 de fevereiro de 2013

EVANGELHO SÃO LUCAS 13,1-9 3° DOMINGO DA QUARESMA ANO C 2013


AS DESGRAÇAS  NEM  SEMPRE  SÃO  CASTIGO      


Estamos no 3° Domingo da Quaresma Nosso Senhor e seus discípulos estão caminhando para Jerusalém.             Todos os acontecimentos  nos textos do Evangelho de São Lucas  neste tempo Quaresmal terá  como desfecho final a  paixão, morte e ressurreição de Cristo. Jesus está sempre ensinando os discípulos,  preparando-os para a grande missão de Apóstolos com mensagens do Reino dos céus, ensinamentos espirituais, e prevenindo-os para os obstáculos que enfrentarão no sistema do mundo  que se opõe ao Reino de Deus.  E nesse tempo vieram até Jesus  discípulos contando que Pilatos havia assassinado alguns galileus no templo de Jerusalém no meio dos rituais de sacrifícios. Os discípulos  ficaram  chocados, horrorizados, apavorados com a noticia, afinal não era para lá que o Mestre está dizendo ir? Estavam  todos perturbados, porque pressentiam os perigos aos quais Jesus se expunha  indo a Jerusalém.    Mc.10,32. Jesus lembra- lhes então  um outro  fato que  tinha   acontecido na  construção da torre de Siloé que caindo  matou-se 18 trabalhadores, e que o povo tinham ficado consternado. 

Não é o que acontece também nos nossos dias atuais? Torres gêmeas, Tsunami, terremotos, guerras, violência, terrorismo, doenças incuráveis, injustiças, fome, miséria!? Sem contar o Holocausto dos Judeus  com 6 milhões de vidas assassinadas e a bomba atômica jogada sobre duas  cidades - Nagasaki e Hiroshima - matando quase 700 mil almas em minutos.  Desde o começo do mundo existem terremotos, dilúvios, fome, pestes, guerras, escravidão.  Muitas coisas ruins que aconteceram e acontecem, foi o próprio ser humano que semeou e semeia na face da terra, com suas escolhas erradas, devido o pecado do seu egocentrismo. O que o Senhor quer nos falar neste Evangelho é que existe uma urgência de conversão, porque não sabemos quando a morte virá. Podemos ser surpreendidos num momento inesperado.  Por isso Nosso Senhor faz a comparação do assassinato dos judeus no templo e a tragedia de Siloé. Trazendo-nos para as realidades de hoje os acontecimento de Santa Maria, onde 338 jovens morreram naquela boate, esperava que fosse acontecer o que aconteceu?! Tudo estava bem! Tudo era festa e comemoração. Aqui neste Evangelho podemos  fazer muitas comparações entre o bem e o mal. E até no desespero  blasfemar  contra Deus. Onde estavas tu o Deus!?  Neste mundo nada  é permanente e eterno, todos nos haveremos de morrer! Neste sistema do mundo que vivemos Deus nos deu o livre arbítrio de escolhas, o bem e o mal, matar ou morrer. 

Nem mesmo as criancinhas no ventre materno estão a salvo da maldade humana. Por isso arcamos com as consequências  negativas ou positivas das escolhas que fizermos seja elas boas ou más. Deus não quer a morte, pois Ele é vida. Ele não quer, mas permite segundo seu designo. Existe o destino de Deus. Ele permitiu que seu filho primogênito o Cristo morresse na cruz por nossos pecados, para que tivéssemos vida, e vida em abundância, porque  Ele nos ama. Creiamos nisso irmãos!  Uma outra coisa que está acontecendo nos dias de hoje conosco, é que nos acostumamos  com a maldade e até não nos sensibilizamos  mais com as noticias das tragedias e calamidades, parece que é natural acontecer essas coisas. Estamos insensíveis  ao amor, a compaixão pelo próximo!? As tragedias e problemas não existem hora para chegar, e quando chega não pede licença, interrompe os nossos sonhos, as nossas esperanças e alegrias. Só podemos entender o sofrimento  quando buscarmos entender nosso  Criador. Deus é amor, não castiga ninguém. Os sinais do fim dos tempos serão reconhecidos pelas fatalidades disse o Senhor. Mt.24,29-51 ( meditemos este texto de São Mateus).  

Nós não podemos mais adiar nossa conversão, pois não sabemos quando  o Senhor virá, mas enquanto Ele não vem nos estaremos indo ao seu encontro. Lc. 12,42-48. O tempo é curto  e passa rápido!  Jesus nos conta a parábola da figueira. O homem  e Deus, que espera de nós  frutos, a figueira somos nos plantados na vinha   do  Senhor, o vinhateiro e Jesus aquele que cuida  de nós.  É normal que a figueira produza frutos durante o o ano, mesmo que seja temporões, mas  esta é estéril! Mas o vinhateiro intercede em favor da figueira. Já à três anos que busco frutos  nesta  árvore e não  encontro   corta-a diz o dono da vinha. Não serve para  nada! Mas o vinhateiro intercede  pela árvore infrutífera. " Senhor deixa-a  ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e deitarei adubo. Talvez depois disso dê frutos! Caso contrário mandarás corta-la " Jesus insiste que mudemos de vida, porque a colheita ou  poda será inevitável.  Qual o adubo  que estou colocando  na minha figueira? O Senhor tem paciência para conosco e não desiste de nos espera.  As catástrofes  são para nos lembretes que prestaremos contas  a Deus pelo que fizermos e não fizermos pelo nosso irmão.  Vamos buscar o Cristo caminho novo, vida nova, mentalidade nova,  e valores que não nos afasta de Deus. Esses são  valores  do Reino  do céu, lá nada poderá  nos atingir, não haverá mais lágrimas, sofrimentos, tristezas, choros, porque o consolador estará conosco  para sempre  tudo  passou!  Ap. 21,1-4 .- Ap.22,5 "  Já  não haverá noite, nem precisará  da luz de lâmpada  ou  do  sol, porque o Senhor Deus a iluminará, e hão de reinar pelos seculos, dos seculos "  Amem!

JESUS CRISTO E O SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário