sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

2° Domingo da Quaresma - Evangelho de São Lucas cap. 9, 28-26

A TRANSFIGURAÇÂO DE CRISTO

   
Neste tempo quaresmal a liturgia nos convida a  fazermos uma reflexão de  nossas vidas. Este e o tempo favorável que o senhor tem para nós! ( 2° cor,6,2 - IS, 49,8 )  Nós vimos no Evangelho do 1° Domingo da quaresma Nosso Senhor Jesus Cristo fazendo penitencia, jejuando, e lutando contra a tentação para que o mal fosse massacrado, e o projeto de amor do Pai fosse realizado. 

Esse projeto de amor somos  nós! Se Ele que é Deus precisou passar por essas provações, jejuar, penitenciar e orar, imagine nós! Por isso estes 40 dias  da Quaresma é realmente o tempo favorável  para nossa conversão.  Neste 2° Domingo da Quaresma  o Evangelho trás para nós a manifestação  da Santíssima Trindade.   Jesus subiu ao monte para orar, e levou consigo três discípulos; Pedro,Tiago e João. Aqui a situação é diferente dos acontecimentos que Ele experimentou na tentação no deserto. Os 40 dias de intercessão e penitencia  que jesus passou isolado no deserto deu-lhe forças para se elevar até Deus  e  iniciar  sua vida pública.  Por isso, é muito importante quando nós   precisando elevar nossas orações em favor do corpo da Igreja, seguirmos os passos de Jesus. Nosso Senhor nos ensinou a orar, "quando tu orares entra no teu quarto, fecha  a porta, e reza ao  Pai  que está oculto" isto é também  subir a montanha e elevar a Deus. Mt:6,5-6   A montanha é um lugar elevado, um lugar mais próximo de Deus, por isso o Evangelista está sempre dizendo que jesus subiu a montanha.   E na montanha que o Senhor toma suas decisões importantes!   Quando nós intercedemos a Deus, louvamos-o, em favor da Igreja, estamos então num nível espiritual elevado próximo  Dele.   Isto e também subir o monte espiritual da nossa fé.   

Foi na montanha que Moisés recebeu os 10 mandamentos, foi na montanha que Elias viu  a glória de Deus na brisa leve e suave, e também o lugar que Jesus se ascendeu ao céu diante dos discípulos.  São Lucas ao escrever este texto tem muito cuidado ao falar do fenômeno da Transfiguração, porque Ele está escrevendo para Cristãos que vieram do paganismo, que na suas culturas cultuavam  fábulas  Mitotológicas. ( Metamorfose das Divindades Gregos-Romanas )  Neste Evangelho o grande milagre e o próprio Jesus. O ser humano se transfigura em gloria!  Esse e o projeto de amor que Deus deseja para cada um de Nós. Deus não desistiu da sua obra, que foi desfigurada pelo pecado, o Salmo 137 ( 138 ) diz que somos obras inacabadas na mãos de Deus. A lógica de Deus e que Naquele grande e terrível dia Transfiguremos-nos,  isto é?! Se nesta  vida  seguirmos os passos  de Jesus!   Foi por isso que Deus na sua infinita misericórdia veio ao nosso encontro enviando  seu Filho Unigênito.  

Na  transfiguração de Jesus se dá o encontro do temporal com o Eterno, O Verbo encarnado    incorpora-se,  completa-se na Trindade. " O Pai  é identificado  pela voz  que fala da Nuvem, O  Filho no corpo humano transfigurado, e  o Espirito  Santo - a Nuvem  que envolve a  maravilhosa visão".  Na trans-figuração  o rosto de Jesus brilhou como o sol, sua roupa se alvejaram que nenhuma lavadeira nesta terra conseguiria alvejar. Jesus é  o Santo dos Santos, Ele é Deus!  Os dois profetas, Moisés e Elias  representam a lei dos profetas.  Jesus é o messias que os profetas falaram. Ele é o ungido de Deus, aquele que João Batista disse:" É Ele o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo!"  Os dois profetas falam com Nosso Senhor como será sua paixão e morte, e  ressurreição. É por isso que Ele vai dizer  aos Apóstolos que deveria  padecer e  morrer, mas no terceiro dia voltaria a vida  com corpo de glória!  

No limiar da Páscoa temos a transfiguração do Senhor, é  em pentecostes a vinda do Espírito Santo sobre a igreja, razão da ressurreição do Senhor Jesus.  Antes de subir ao Pai disse aos Apóstolos  que não se afastassem de Jerusalém, porque enviaria da parte do Pai o Espírito  Santo.   Os discípulos  que foram com jesus na montanha diante da  tamanha visão radiosa, sentiram medo e caíram em êxtase e disseram: "que bom que estarmos aqui!?" Façamos 3 tendas, uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias  Pedro não sabia o que dizia. Isso pode significar também aquele Cristão que sobe a montanha espiritual e só quer ficar lá em cima, não quer descer para o sopé da montanha  e enfrentar as realidades, espirituais da Igreja, que são as perseguições,  as incredulidades do povo.  Não tem humildade e só querem beber da água viva, não partilha  com ninguém, e usa dos Carismas para afastar as ovelhas do caminho da transfiguração.   Estes mesmos Apóstolos   Jesus levou-os na sua paixão no monte das Oliveiras,  eles não vigiaram, e dormiram deixando o Senhor sozinho na oração. Veja o Senhor nunca desiste de nós  está sempre nós chamando: Vem comigo você vai ser Santo, você  vai conseguir!?  Da  Nuvem ouviu uma voz: Este e meu Filho eleito  escutai-O!  Os apóstolos só vão entender o que aconteceu depois da ressurreição, quando Ele se manifesta mostrado as chagas e os lados.  

A presença dos dois profetas neste Evangelho contraria muitos protestantes que pregam a doutrina do sono da morte. Para eles  quem  morreu acabou-se, não existe alma nenhuma, só existe  esta vida, não existe Santos e nem céu.  No tempo de Jesus  existia os Saduceus que pregavam estas heresias  da não ressurreição. Será que Deus acordou  Moisés  e Elias? Acorda do sono porque estou precisando que vocês me façam uma encenação na transfiguração do meu Filho  lá no Tabor!  Ai  Eles  acordaram, foram lá e fizeram a  apresentação teatral  transcendente,  e  depois do ato, Deus falou dorme de novo Moisés! Dorme de novo Elias! Porque os meus filhos protestantes não podem perder a fé da doutrina do sono!  Irmãos! O nosso Deus não  é Deus de mortos, mas sim de vivos!  Deus  não enviou seu filho a este  mundo só por causa da matéria mortal que somos! Veja! Ele se humilhou deixou  sua gloria  no Céu,  para vir neste mundo para nos salvar  da morte eterna. Viveu entre nós, falou que Deus e amor, falou da proposta  do Reino dos céus, foi perseguido, condenado a morte de cruz, ressuscitou dos mortos,  desceu no Hades e levou os Santos para o céu. 1 Pd: 3,18-19.  Por  isso que a Igreja Católica tem o dogma de fé aos Santos da Igreja. Moisés e Elias não eram espectros, mas  pessoas  Santas que contemplam a visão Beatifica de Deus!  Ao  descer  da montanha o Senhor Jesus recomendou aos três discípulos a não contar a ninguém o que tinham visto, até que Ele ressurgisse dos mortos. AMEM!

JESUS E O SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário