sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

EVANGELHO DE SÃO LUCAS CAP. 4,21-30 -4 DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013

Os acontecimentos que vimos anterior de Jesus na Sinagoga de  Nazaré, segue na continuação do mesmo evangelho Lucas 4,21-30 onde Jesus se expõe sua pessoa anunciando quem e o Messias. Ele anuncia que o Messias esperado chegou, aquele que os profetas falaram, estava ali diante deles. E que através dele Deus tinha projetos de amor. Ele falou do Reino de Deus, do amor que Deus  tem por nós, e da salvação eterna. Ele falou que Deus ama os pobres, os oprimidos, os marginalizados más era importante obedecer os mandamentos. Por exemplo o ano da graça; perdoar os devedores, libertar os prisioneiros de servidão. Era costume pela lei observar o mandamento, no ano da graça, perdoando  e libertando os escravo que trabalhavam para pagar dividas que contraíram, e as vezes até a família toda tornava se escrava ao devedor, afinal,  liam liam o livro de Isaías mas continuavam cegos para as coisas do alto. A cada sete ano festejava - o Ano Sabático então deveria perdoar as dívidas, libertando os escravos. Lev. 25,10  A    mensagem de Jesus não foi entendida pelos Judeus. Eles esperavam um libertador que viesse resolver os seus problemas, esperava alguém forte politicamente para liberta-los da opressão dos conquistadores romanos. Esperava um Messias com grande espetáculos. Mas esse dai?! nós o conhecemos de longas datas! Então pedem que Jesus lhes mostre sinais, como fazia em Cafarnaum. A palavra  diz que  Nosso Senhor não pode realizar ali milagre algum, devido a dureza dos corações. Jesus não e magico, sua missão e anunciar a boa noticia. O que jesus quer fazer e atingir com seu amor os corações carentes e abertos ao Evangelho. muitos daqueles que estavam na Sinagoga ficaram entusiasmados com a boa noticia, más poucos acreditaram nas palavras do Senhor e se escandalizaram do que tinham visto e ouvido. O mundo de hoje também faz propostas: fala de paz, de amor, de lutas pelos excluídos ,marginalizados doentes etc. mas são propostas do sistema do anti-cristo o príncipe deste mundo. Por causa de tudo isso satanás inoculou seu veneno nos corações humanos. Ele quer ser o centro de tudo e usar de pessoas que não crê em Deus para destronar Jesus o Filho de Deus, para que ele seja o centro de tudo. Esse veneno injetado faz de nós o centro, e tudo esta a nosso serviço, e Deus tem que ser nosso servidor. O sistema quer que cada um seja feliz, mas que o meu próximo se lasque. Sistema ateu que nega Deus,que nega a paixão, morte e ressurreição  de Nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus disse que nenhum profeta e aceito em sua terra. Quando aceito Jesus torno  seu discípulo! E o discípulo e outro Cristo, e outro profeta. O difícil e falar de Jesus em casa para os nossos familiares. Santo de casa não faz milagres! O sistema ateu, empírico deixou cegos os homens! O sistema mundano gerou maldade no coração do ser humano, por isso sua fraternidade e fria e sem recíproca . Lembremos que se abraçarmos a causa do Reino de Deus, anunciado por Jesus, teremos neste caminho  longo e permanentemente; incompreensões, solidão, perseguições, criticas,  magoas, calunias, e também abandono. Mas isso não significa que vamos acovardar  nossa fé, Más vamos em busca do irmão que sofre, e que vivamos dignos o evangelho do senhor Jesus! Precisamos  libertar nos do egoismo  da ganância que gera pobreza e miséria, divisão, opressão, drogas, violência, e morte. Esse sistema não e do Reino de Deus, más  do maligno personificado nos homens, como aqueles de Nazaré que rejeitaram Jesus e a boa Nova do Reino.  

Jesus e o Senhor!  


(Ver Constituição Pastoral Gaudium et sps.Ateismo sistemático parágrafo 19 e 20)  Paulo VI, 07-12-65   


Nenhum comentário:

Postar um comentário