quinta-feira, 17 de setembro de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 10,2-16 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" - Leituras 1ª Gn 2,18-24; Sl 127;Hb 2,9-1 . ANO DA PAZ -- LITÚRGIA P/04/10/2015


                      O AMOR É COMPROMISSO INDISSOLÚVEL!
                                

Naquele tempo,2 alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo em prova, era perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.3 Jesus perguntou: "O que Moisés vos ordenou?" Os fariseus responderam: "Moisés permitiu escrever uma certidão de divorcio e despedi-la."5 Jesus então disse: "Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento.6 No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher.7 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne.8 Assim, já não são dois, mas uma só carne.9 Portanto, o Deus uniu o homem não separe!"10 Em casa os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto.11 Jesus respondeu: "Quem divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira.12 E se a mulher se divorciar de seu marido e se casar com outro, cometerá adultério. 13 Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos  as repreendiam.14 Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: "Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas.15 Em verdade vos digo: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele."16 Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!



Queridos irmãos povo de Deus, o Evangelho deste Domingo nos leva a meditarmos, a riqueza e a beleza do matrimonio, o compromisso indissolúvel do casamento. 

 Nosso Senhor disse no Evangelho: "O que Deus uniu o homem não separe!" A primeira leitura do Gêneses, Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele." ( Gn 2,18 ) 

Deus fez Adão cair num sono profundo, e de sua costela fez a mulher. Depois Deus apresentou Eva ao seu marido Adão. Adão exclamou: Desta vez, sim é ossos dos meus ossos e carne de minha carne. ( "Eva" mãe de todos os viventes )

Ela será chamada "mulher" porque foi tirada do homem. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. A narrativa da criação da mulher, quer nos ensinar que ela foi criada com dignidade humana e divina.

 A simbologia da criação: Criada da costela de Adão, significa que ela está, de igual para igual, com seu esposo, nem acima e nem abaixo.  No matrimonio, o casal se completam em um, para serem parceiros de Deus, colaborando com Ele, na geração de filhos. 

O amor, que está na raiz da aliança firmada pelo casal no matrimônio, unifica e consagra com vinculo indissolúvel, a aliança com Deus. O Senhor Deus disse ao casal no paraíso: "Sede fecundos e multiplicai-vos , enchei a terra e submetei-a!" ( Gn 1,28 )

A leitura de hoje, é, uma mensagem a todos nubentes, que tem projetos e sonhos, de constituir famílias, com solidez cristã. Por isso o namoro de um casal, é um tempo precioso, para que os noivos possam conhecer bem, um e o outro.

 Por outro lado, não podemos ignorar, os casais que fizeram a experiência dolorosa, da separação; como fica os filhos, na separação do casal..? Filhos destruídos psicologicamente, pela escolha penosa, que devem fazer entre o pai e a mãe. 

  Verdade, que as separações conjugais sempre existiram, desde o começo do mundo; a palavra deste Domingo, Nosso Senhor admoesta a dureza, dos corações dos fariseus, falando  da carta de divorcio estabelecida por Moisés.

 Jesus disse: "foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. Nestes Últimos Tempos, nunca se falou tanto de divorcio, e separações de casais. E até dizem inconsequentemente: Vamos nos casar, se não der certo a gente se separa. 


  Foi olhando, para a realidade tão maculada, da "ética moral cristã;" as famílias que sofrem, as consequências das separações dos casais; foi neste sentido, daqueles que  almejam e buscam, a felicidade através de uma segunda união; que o Papa Francisco ouvindo a voz do Espírito Santo pediu a Igreja, que acolha todos os casais  que desejam, começar uma nova vida matrimonial, e estar junto, no seio da Mãe Igreja.

 Francisco salientou: os divorciados, também fazem parte da Igreja, as famílias tem o direito de viverem os sacramentos. A Igreja acolhe essas pessoas, mas não pode deixar também, de chama-las a santidade. Graças a Deus, os movimentos "Pastorais das Famílias," ( E.C.C)  nas nossas comunidades, tem esplendorosamente feito uma maravilhosa catequese.

 Pois quantos casais, vivem assim há anos, num divórcio prático, ratificado e consumado, isto é, querido e atuado? Quando por exemplo, entre marido e mulher, não se tem nem a vontade de se perdoar, de reconciliar, quando reina a indiferença. E o divorcio do coração.

 Mas quando estes fazem um encontro com Cristo, ascende novamente a chama do amor, quebram a dureza dos corações. Numa homilia um sacerdote dizia: "Se num casal existir uma terceira pessoa, tenha certeza que é o demônio; pois ele existe, e o que mais o incomoda, é a família."

 A família é a coisa mais linda que Deus fez, até o próprio Deus quis ser família. Foi por meio dela que Deus cumpriu a nossa salvação. Contemplando o que a Bíblia ensina sobre a origem do ser humano, louvemos os Senhor, porque Ele nos amou desde toda a eternidade.

 Entendemos que somos criaturas especiais, feitas à imagem e semelhança de Deus. Por isso vivemos em comunhão, precisamos da companhia dos semelhantes. Na criação, o Criador disse: "Façamos o homem nossa imagem e semelhança!" ( Gn 1,26 )

"A união de um homem e uma mulher, foi consagrada pelo criador, tornando-se um compromisso aberto a um amor incondicional, feita de entrega e devotamento de caráter indissolúvel. A pergunta é: Será que esse ideal ainda move o coração do ser humano hoje?"

 A separação de um casal, é, o repúdio sem formações legais..! O divorcio fere, e macula o mandamento de Deus, violando a união, não é, mais "uma só carne. "O que Deus uniu, homem não separe!"

 Significa sim: a lei humana dos homens não separe; mas significa também, e antes de tudo: O marido não separe a mulher de si, a mulher não separe de si o marido.

 Nestes Tempo Finais, o anti-evangelho, tem pregado um "Relativismo Ético Moral", visando destruir os valores morais das famílias, através da mídia e dos meios sociais.  

 As mídias sociais, destroem os valores sagrados,  da verdadeira família projeto do Reino de Deus. Isso tudo tem entrado sutilmente dentro de nossas casas, com nossas permissões, e  as nossa família tem assimilado.

 No Evangelho, Nosso Senhor fala dos corações duros, e que o matrimônio, é unidade: "Não serão os dois, senão uma só carne..?" A relação prazerosa e santa, de um casal no relacionamento eros, dentro do plano de Deus, não é para gerar filhos..? 

O ato sexual dentro do matrimonio é uma coisa sagrada, de Deus. Por isso o demônio odeia o casal, e faz de tudo para destruir os casamentos, porque se juntar todos os demônios eles não podem se multiplicar em dois. 

 Mas um homem e uma mulher numa relação sexual santa abençoada por Deus, podem gerar vida; e já não é mais dois, mas sim três. Nos lembra as Trés pessoas da Santíssima Trindade. O amor do Pai e do Filho resulta na Terceira Pessoa da  Santíssima Trindade: "O Espírito Santo."(Uma palestra do saudoso Padre Leu ) 

 O divórcio portanto, não falarmos disso neste caso, somente porque o assunto é melindroso seria fugirmos do Evangelho. O fato de já se ter superado, o problema legal permite-nos, talvez, compreender mais a fundo o Evangelho e falar disso mais livremente e com mais coragem. 

 É verdade que muitos casais de segunda união vivem maravilhosamente bem, e melhor que muitos casados legitimamente. Foi  na sabedoria do Espírito Santo, que o Papa francisco pediu, que a igreja acolha todos os casais de segunda união. Pois todos pertencem a barca de Jesus.

 Todos aqueles casais feridos de segunda união, que desejarem viverem uma vida nova, uma benção nova para sua segunda união procurem o Padre de sua comunidade, converse com ele, faça uma boa confissão e volte para a nossa Igreja Mãe. Deus é amor! ( Processo de Nulidade )

 Todavia a Igreja Católica, com seu olhar de mestra, parte sempre de um coração de mãe: um coração que animado pelo Espírito Santo, procura sempre o bem e a salvação das pessoas. É por isso que a Igreja sente o dever, por amor de verdade, de discernir bem as situações."  Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA EVANGELHO DE SÃO MARCOS 10,2-16 -  27º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" Pg 444 - 448 Tema: "CONTRA O DIVÓRCIO DO CORAÇÃO!"  FOLHETO LITÚRGICO: "DEUS CONOSCO dia a dia" EVANGELHO DE SÃO MARCOS 10,2 -16 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO 'B" 2015 - Pg 33-35 - Tema: "O AMOR É COMPROMISSO INDISSOLÚVEL!"



FOI POR CAUSA DA DUREZA DOS VOSSO CORAÇÕES! Mc 10, 5 










Um comentário:

  1. esta parabolas jesus esta alertando o mundo inteiro
    o meu senhor jesus obrigado por estas lindas prabolas eu te agradeço por tudo que vos tem me dado eu te agradeço senhor eu entrego tudo nas vosas mãos fasa avosa vonta de e não aminha

    ResponderExcluir