domingo, 9 de março de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 17:1-9 2° DOMINGO DA QUARESMA ANO 'A' 2014



            A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS
                  

              
 Naquele tempo, 1 Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João seu irmão, e os levou a um lugar a parte, sobre a montanha. 2 E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3 Nisto apareceram-lhe moisés e Elias, conversando com Jesus. 4 Então Pedro tomou a palavra e disse: "Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias." 5 Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: "Esta é o meu filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. "Escutai-o!" 6 Quado ouviram isto, os discípulos ficaram muitos assustado e caíram com o rosto em terra. 7 Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantai-vós e não tenhais medo." 8 Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. 9 Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: " Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do homem tenha ressuscitado dos mortos.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

Queridos irmãozinhos em Cristo Nosso Senhor, o evangelho deste Domingo é maravilhoso..! Nosso Senhor Jesus Cristo, transfigurou-se no Monte Tabor. No primeiro Domingo da Quaresma, São Mateus nós apresentou Nosso Senhor, lutando com a tentação no deserto, e o mal do pecado foi massacrado. Ele fez jejuns e penitencias, durante quarenta dias, para que o projeto do amor Deus fosse realizado. Este projeto da Divina Misericórdia, foi por cada um nós, filhos adotivos de Deus em seu Filho Jesus  Cristo.   

O evangelho deste segundo Domingo da Quaresma, nos apresenta uma situação diferente, que dos acontecimentos da tentação de Jesus no deserto.  Jesus subiu no monte para orar, levou consigo três apóstolos mais íntimos, Pedro, Tiago e João. Os demais discípulos e a multidão ficaram na planície ao sopé do monte, à espera do Senhor que se retirou."Jesus é pleno oração e intercessão." Tudo que Ele faz, faz com obediência ao Pai do céu; nós precisamos aprender com Jesus a pratica da obediência. Embora Ele fosse divino, não se prevaleceu-se usando do seu poder como Filho de Deus, em beneficio próprio, a não ser interceder em favor do próximo, curar e libertar as pessoas oprimidas por satanás.


 Os quarenta dias de oração no deserto, e as provações  deram lhe forças para iniciar sua vida pública, e agora na montanha toma as decisões importantes do seu ministério, redimir a humanidade e vencer o pecado que pesa sobre o mundo. Subir a montanha é, elevar até Deus, aproximar espiritualmente do transcendente, se deixar elevar humildemente, num nível espiritual elevado  santo. A Igreja Católica tem muitos Santos misticos, que levitavam em êxtases, quando entravam em profundas orações em Deus.
( Santa Catarina de Sena, Santo Ambrósio, São Francisco de Assis, Santo Antônio Galvão, e muitos outros. ) 

 O evangelho de hoje nos conta que, chegados no alto do Tabor, os discípulos se ajeitaram para descansar, mas Jesus se adiantou passos mais a frente e transfigurou-se diante deles. Seu corpo tornou-se glorioso. Para os três apóstolos moídos de cansaços e dúvidas, diante da maravilhosa manifestação celeste, sentiram como se encontrar num porto tranquilo. Caíram em êxtases maravilhados, diante da radiosa visão celeste,  numa experiência como nunca tinham vistos, e, experimentados. 


 A palavra diz, que uma atmosfera de glória envolveu a montanha, e os apóstolos diziam coisas sem nexo, sem entender o que diziam. Ao lado de Jesus cheio de gloria, apareceram dois profetas do Velho Testamento: Moisés e Elias, eles conversavam com Nosso Senhor, como seria sua missão, como seria sua morte pela redenção do mundo. O acontecimento da transfiguração, é para mostrar para nós igreja, quem é Jesus. Jesus enquanto ser humano "Ele é Deus" que veio nos salvar da morte eterna. É para a liberdade que Cristo nos libertou.
(Gl 5:1 )

 Ele é aquele que os profetas falaram, o ungido de Deus, o Messias. Por isso a presença dos dois profetas maiores do Antigo Testamento,  também um sinal de profecia, e destino que seremos na eternidade, se, perseverarmos no Senhor. São Paulo disse na carta aos Corintios "Deus fez esplandecer aquele dia no Tabor, nos corações dos três discípulos, o esplendor da glória de Deus, que refletiu-se na face do Cristo." ( 2 Cor 4:6 ) 

Foi como-se a divindade oculta do verbo encarnado derrubassem as paredes de sua carne humana, e brilhassem sua glória divina. A transfiguração do Senhor Jesus, se dá o encontro do temporal, com o eterno. Pedro sem saber o que está dizendo disse: Como bom estar aqui; aqui está bom de mais, vamos fazer três tendas e ficar aqui para sempre. Uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias.


 A presença de Moisés e Elias, na transfiguração, mostra para nós que no céu existem  os santos para glória de Deus. Os mortos não estão dormindo, como algumas doutrinas que se dizem cristã pregam por ai, que quando morremos acabou-se tudo. Pois se estivessem mortos ou dormindo, como e que Moisés e Elias estavam na transfiguração, conversando com Jesus.


 Ou será que Deus os acordou só para fazer a encenação do Tabor..? Faz cair por terra, as falsas doutrinas Espírita e Nova Era da reencarnação, e sim, a nossa futura ressurreição e santificação, e a vida eterna. A doutrina da reencarnação, nega o sacrifício único de Jesus Cristo na cruz e sua ressurreição, pela nossa salvação. O homem está destinado a morrer uma só vez, e depois disso enfrentar o juízo. ( Hb 9:27-28 )

 Mateus descreve que uma nuvem maravilhosa ocultou Jesus e os dois profetas, e da nuvem fez se ouvir uma voz: " Este é meu Filho amado; ouvi-o." Nesta cena se identifica-se a voz do Pai do céu, que fala da nuvem, a nuvem, luminosa podemos entender o poder santificador do Espírito Santo, que envolve toda criação, e toda a vontade de Deus na realização da encarnação do Verbo, que se transfigura agora como três pessoas, da Santíssima Trindade no Tabor." "O Pai, o Filho, e o Espírito Santo."


 Os discípulos diante da maravilhosa visão ficaram assustados, e caíram como que em êxtase por terra. Então Nosso Senhor aproximou tocando-os e dizendo: Levantai vós e não tenhais medo." Os três apóstolos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser Jesus. E quando desciam do monte, Jesus ordenou-lhes  que não contassem a ninguém o que tinham visto e ouvido, até que Ele ressuscitasse dos mortos. 


Fica para nós uma meditação: "À alegria luminosa da páscoa, os três apóstolos não teriam chegado até ela, se tivessem parado só na contemplação, da transfiguração do Tabor, à sombra de três tendas." Foi necessário descer a montanha com o Senhor Jesus, para subir com Ele corajosamente o caminho do calvário. Também todos nos não chegaremos lá, a não ser seguindo corajosamente, as pegadas de Nosso Senhor Jesus Cristo." Hoje Jesus diz para cada um de nós: Levantai-vos, ânimo, avante, coragem, vamos, não tenham medo..! "Eis que estarei com vocês até o fim do mundo." 
( Mt 28:16-20 )  Amém!

Jesus é o Senhor!

Textos elaborados com tópicos da homilia de Cantalamessa; O Verbo se faz carne ano A 2° Domingo da Quaresma. pag: 54-56







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário