domingo, 15 de setembro de 2013

EVANGELHO SÃO LUCAS 16:1-13 25° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013 ANO DA FÉ



                  A PARÁBOLA DO ADMINISTRADOR
                                  OS FILHOS DA LUZ




  
1 Naquele tempo Jesus contou uma parábola aos seus discípulos: Um homem rico tinha um administrador. Chegaram-lhe queixas de que estava esbanjando seus bens. 3 Chamou-o e disse: O que é isso que me contam de ti? Presta-me conta de tua administração, pois não poderás continuar no cargo. 3 O administrador pensou: O que vou fazer, agora que o patrão me tira o cargo? Não tenho forças para cavar; pedir esmolas me dá vergonha. 4 Já sei o que vou fazer para que, quando me despedirem, alguém me receba em casa. 5 Foi chamando um por um, os devedores de seu patrão, e disse ao primeiro: Quanto deves ao patrão? 6 Ele respondeu: Cem barris de azeite. Disse-lhe: Pega o teu recibo, senta-ta rápido, e escreve cinquenta. 7 Ao segundo disse: E tu quanto deves? Respondeu: Cem medidas de trigo. Disse-lhe: Pega teu recibo e escreve oitenta. 8 O patrão levou o administrador desonesto pela astúcia com que havia agido. Pois os cidadãos deste mundo são mais astutos com seus colegas do que os cidadãos da luz. 9 Eu vos digo que com o dinheiro sujo ganheis amigos, de modo que, quando acabar, eles vos receba na morada eterna. 10 Aquele que é confiável no muito; quem é desonesto no pouco, é desonesto no muito. 11 Pois, se com o dinheiro sujo não fostes confiáveis, quem vos confiará o legítimo? 12 Se no alheio não fostes confiáveis, quem vos confiará o vosso? 13 Um empregado não pode estar a  serviço de dois patrões: Pois odiará um e amará o outro, ou apreciará um e desprezará o outro. Não podeis estar  serviço de Deus e do dinheiro.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

  Nos estamos diante do Evangelho de São Lucas, e hoje o Senhor nos fala dos filhos do mundo, e os filhos da luz. Nosso Senhor nós fala do Reino de Deus, contando nos uma parábola para entendermos, a escolha que  devemos fazer com inteligência. Os filhos da luz e do mundo, tem livre arbítrio para fazer suas escolhas,  ela é radical e urgente para os filhos do Reino. 

  A salvação da vida eterna está em jogo, e não podemos  confiar na sorte, pois as coisas terrenas passarão, e virão as celestiais. Nosso Senhor elogiou a astúcia do administrador esperto que agiu segundo a lógica do mundo, para nos ensinar a lógica da urgência do Reino de Deus. Sejamos espertos também com as coisas do Reino, como o administrador corrupto que não dormiu no ponto, correu atrás do seu prejuízo materialista. 

  Jesus nesta parábola elogia o mau administrador, não porque ele é corrupto, mas pela sagacidade que  ele tem em defender seu subfaturamento, enquanto os filhos da luz não defendem os tesouros espirituais do Reino. Os filhos da luz muitas vezes, diante de um alarme de uma doença, correm atrás de médicos para se curarem, mas no plano espiritual deixa que as doenças espirituais da alma se desenvolva, não tem a esperteza de buscar um confessor, para o ganho da vida eterna. 

 Quantas vezes acontecem entre nos cristãos, não chamamos o sacerdote a uma cabeceira da cama de um moribundo, e nem avisa este sobre a gravidade de se perder a salvação eterna, por medo de assusta-lo, ou porque não confiamos na misericórdia de Deus, e com isso perdemos a oportunidade de ser testemunho do verdadeiro Evangelho. (   Frei Raniero Cantalamessa )

 Qual barco cheio de tesouros, que ameaçado por uma tempestade terrível em alto mar, e os ocupantes sem pensarem na riquezas conquistada com tantas lutas no mundo, jogam todos os tesouros no mar para aliviar o peso da nau, e se salvarem da morte? É isso que Jesus quer falar para nós da esperteza que temos de ser, em comparação com os filhos espertos do mundo. 

  De que adianta o homem vir a ganhar o mundo inteiro se vier a perder sua alma! Mc 8: 34-38; Mt 16:24-26 ) Os filhos espertos da luz, correm atrás do tesouros do céu, e devem estar sempre atentos aos sinais de discernimento. No sermão da montanha o Senhor disse: Vós sois luz do mundo, e sal da terra! ( Mt 5:13-14 )

 Quantos homens e mulheres que deixaram tudo por causa do Evangelho, se apaixonaram pelo Reino. A parábola deste Evangelho pode soar estranha aos nossos ouvidos,  e difícil de  se entender, mas olhando-a sob a luz do Espírito Santo, vamos percebendo onde Jesus quer nos exortar. Deus nós criou para o céu,  e não para a perdição eterna. 

 A mensagem gira em torno dos bens deste mundo, é eles só servem para garantir a vida neste mundo, mas não serão alicerces para a vida eterna. A não ser, que seja usados em prol dos pobres e oprimidos da sociedade, e de homens e mulheres de Deus, que saiba usa-lo. Quando alguém tem muito, é porque falta para o outro que não tem nada.

  Pois o mundo em que vivemos decidiu, que o dinheiro e o poder é, o seu deus fundamental, o resto não tem importância, a miséria e a fome não tem importância, o importante é sempre ter mais. Tudo o que temos neste mundo, é dom de Deus, e nos somos os administradores dos bens terrenos, que Deus colocou em nossas mãos,  mais cedo ou mais tarde, prestaremos contas ao criador.

 O profeta Amós denuncia os enriquecimentos ilícitos, os truques conhecidos do mundo que não passarão despercebidos da justiça divina. ( Am 8:4 )O ser humano, é o topo da criação, por isso prestará contas a Deus pela administração das coisas deste mundo, e também de sua alma.

 Na parábola o administrador é esperto, e claramente busca cúmplice, sua consciência é suja, e também não se preocupa se em defender-se, e quer alienar mais pessoas consigo, para fortalecer-se seu egoismo sórdido e mundano, faz lembrar dos corruptos deste País. Neste seculo os homens de negócios, conhecem maneiras corruptas sem éticas para garantir seus lucros.

 O mundo pouco se importa, com os necessitados, e os meios desonestos justificam se o fim alcançado. Jesus tira lições de vida para seus discípulos, nessa estranha comparação, quer colocar na mente dos discípulos, esta mesma disposição que o mundo tem em relação com os bens terrenos, e os bens eternos do Reino.

 Não podemos servir dois senhores, ou servimos a Deus ou ao dinheiro, Deus não pode ser substituído. Deixemos, pois as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. ( Rm 13:11-14)

 Jesus ao fazer a comparação dos filhos do mundo e os filhos da luz, está querendo incutir em nós, que os bens espirituais precisam ser bem administrados por nós, e usarmos de todos os meios, para que os dons do Espírito Santo sejam multiplicados, pelo bem comum daqueles que não conhecem a luz do Evangelho. 

 Os dons Espirituais são talentos recebido da luz como presente para os filhos de Deus. ( Eclo 31: 5-8 ) Os bens deste mundo são infinitamente, pequenos em comparação com os do Reino do céu!
Assim como os homens egoístas corruptos neste mundo se preocupam, com os bens que são passageiros, e fazem de tudo com esperteza de lucros para  ter mais ao seu favor, e até enfrentam riscos jurídicos com otimismo. 

 Também os filhos do Reino do céu deverão saber administrar os bens deste mundo, e os dons Espirituais, com esperteza, para que satanás não joeire a salvação, dos pobres necessitados, margina-lizados pela sociedade hipócrita. O próprio Deus Pai das luzes, é o patrão defraudado, que nos receberá na morada celeste. Quem compadece dos pobres, emprestam a Deus! ( Pr 19:17; Eclo 40:28-30 )

 Neste Evangelho fica para nos Cristãos filhos da luz, trés orientações: O dinheiro em favor dos pobres necessitados da igreja visível que sofre; e tudo o que fizermos tem que ser com honestidade. Ser fiel e honesto no pouco e no muito! 

 E por fim; e que as riquezas, podem atrapalhar nossa relação com Deus, fazendo nos correr o risco, de transformar os bens materiais, em ídolos. Está aqui o que Nosso Senhor quer dizer para nós, para sermos espertos em relação as riquezas do mundo, quando sentirmos que corremos o perigo, de perder a graça de Deus, que é o maior de todos os tesouros.

 Jesus disse: Buscai primeiro o Reino de Deus e o resto virá por acréscimo. Esta é a lógica  para os filhos espertos da luz, que querem ir para o céu! Lembremos nos do imperativo da hora; aquela hora proclamada por Jesus é sempre atual; "esta é a hora"!? Convertei-vós, crede no Evangelho, escolhei a quem quer servir, como único Senhor da nossa vida. Jesus é o Senhor!

 Irmãos! Nós somos filhos da luz, por isso caminhemos na luz, peçamos ao Espirito Santo que nos ilumine nossos passos com sua luz, e que todos os dias nos batize no seu Espírito mais uma vez, para que sejamos testemunhos vivos do Reino de Deus! Vamos buscar os valores mais duradouros, que pode ser o amor ao próximo, a começar pelo perdão das dívidas, assim como rezamos no Pai Nosso. Pai das luzes, perdoai nossas dívidas, assim como perdoamos a quem nos tem ofendidos, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos, de todo  mal, amém! ( Mt 6:24-34 ) 

Jesus é o Senhor!















Nenhum comentário:

Postar um comentário