sábado, 28 de setembro de 2013

EVANGELHO SÃO LUCAS 17:5-10 27° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013 ANO DA FÉ. Liturgia para 06-10-13


                     UMA MEDITAÇÃO SOBRE A FÉ
                             SE TIVÉSSEIS FÉ!

                                           


A SEMENTE DA FÉ
 5 Naquele tempo os apóstolos disseram ao Senhor: Aumenta a nossa fé. O Senhor disse: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a essa amoreira: Arranca-te pela raiz e planta-te no mar, ela vos obedeceria. Quem de vós, se tem um servo arando ou pastoreando, quando voltar do campo, lhe dirá que sente depressa à mesa? 8 Pelo contrário, lhe dirá: Prepara-me de comer, cinge-te e serve-me enquanto como e bebo; depois comerás e beberás tu. Terás de agradecer ao servo por ter feito o que mandou? 10 Assim também vós: Quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: Somos servos inúteis, cumprimos o nosso dever.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

 A palavra de Deus deste Domingo tem como tema central a fé. O que é a fé? A fé é o fundamento da esperança. ( Eb 11:1) A fé é uma janela aberta para o céu, uma resposta à sede do infinito, que existe no ser humano, imagem e semelhança de Deus. 

 A fé produz a esperança, e a esperança a caridade. Já dizia São Tiago: Se tens fé mostra tuas obras, se tens obras mostra-te tua fé.( Tg 2:14-17)  Irmãos...! A fé é assim, primeiro damos os passos, e depois Deus coloca o chão para pisarmos. É aquilo que não vemos, mas se espera. 

 A fé não é algo morto, mas uma realidade viva, incutida dentro de todo ser humano, por mais que ele se diz, que não acredita em nada, mas em alguma coisa acredita;  ele espera, planeja e aguarda, com esperança a realização do seu futuro, pois é assim o sentimento, de todo ser humano. 

 Assim também, a fé do cristão se reaviva e acredita, quando se tem uma experiência, naquele que é nossa única esperança, e que tem promessas de  vida eterna,  Nosso Senhor Jesus Cristo. Um exemplo de fé, para nós cristãos: Crer que Jesus está presente de corpo alma e divindade na Sagrada Eucaristia. ( Pe. Raniero Cantalamessa )

 Dizer fé, para um cristão e dizer tudo, mas com a triste possibilidade de dizer nada, se seu coração não estiver aberto ao Espírito Santo. Ou cremos, ou não cremos, sem ela e impossível agradar a Deus! A fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo. ( Rm 10:17 )

 Foi através dela, que os Patriarcas e os profetas agradaram a Deus, os santos mártires testemunharam o Evangelho derramando seus sangue, para fortalecer os alicerces da igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. ( Eb 11:1-40 ) Quando tudo esta bem com a gente, e fácil falar de fé, o difícil falar de fé é quando vem as provações, a penúria, a dor, a angustia, a depressão, a perda de alguém,  a dúvida, a aridez, e a noite escura.

 A palavra de Deus é a janela aberta para o céu, e a porta aberta  que se chama Nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus chorou, no Horto das Oliveiras, mas não desistiu da sua fé, no projeto de amor do Pai, foi em frente com  toda aridez e sua noite escura. 

 Naquele tempo, os discípulos disseram ao Senhor: Aumenta a nossa fé! Quantas vezes acontecem conosco também, sentimos vazios, e não aptos para a missão, e testemunha-la. Os apóstolos viram o Senhor, viram os milagres, os testemunhos, mesmo assim pedem: Senhor aumente a nossa fé?!

 Uma vez jesus, falando do seu corpo como comida, e seu sangue como bebida, os discípulos não entenderam e começaram, à abandona-lo. Então perguntou aos discípulos: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe Pedro: Senhor a quem iriamos nós? Se só tu, tens palavras de vida eterna, e nós cremos que tu és o filho de Deus! ( Jo 6:67-68 ) 

 É dom de fé para a Igreja Católica, crer na  Eucaristia, que naquele pão  e vinho consagrado, está Jesus com seu corpo, sua alma e  sua divindade. Ser seguidor de Cristo, é permanecer Nele fielmente! Como diz Cantalamessa: O cristão de fé, se encontra, naquele ponto misterioso onde a onipotência de Deus se encontra com a liberdade humana. Deus quer adoradores  de fé, em Espírito e verdade! ( Jo 4:24 )

 Quando pediram ao Senhor, para aumentar lhes a fé, já era uma expressão de fé da parte deles, para com a boa noticia, do Reino de Deus anunciar. Isso não pode ser diferente também conosco, temos que pedir sempre: Senhor Jesus aumenta a minha fé! Manda Senhor Jesus teu Espírito Santo, para me convencer no acreditar, que estás sempre comigo! 

 O discípulo fiel, onde estiver não dará contra testemunho, porque o paráclito virá em seu auxilio. O Senhor disse: "Se tivésseis fé" do tamanho de um grão de mostarda! Isso quer dizer que nossa fé é muitas vezes inconstante, e sempre pequena, na experiência com Deus. São Tiago disse: Quem tem fé tem obras, e sabe o que faz, por causa de Jesus Cristo, por isso ama o próximo e suporta tudo. ( Tg 2:14-18 )

 Os Apóstolos só vão assumir pra valer seus ministérios, depois da experiência de Pentecostes,  daquele dia em diante, nunca mais foram os mesmos, deram suas vidas por amor e causa do Reino. Uma fé minúscula, seria suficiente, para ordenar a uma árvore, arrancar-se e plantar-se no mar.

 Esta ordem será executada imediatamente, quando existem confiança e fé em Deus. Imaginemos  a fé de Moisés: O mar vermelho abriu se, é os Hebreus atravessaram a pé enxuto, rumo a terra prometida. ( Ex 14:36-39 ) Ou do profeta Elias, quando pediu fogo do céu sobre o altar de sacrifício. ( 1 Rs 18:36-39 ) A força da fé não depende da grandeza, mas sim do seu apoio, que é a promessa de Nosso Senhor Jesus Cristo! Sem mim nada podeis fazer; disse Jesus! ( Jo 15:5 )

 A nossa fé só vai acontecer milagres se tivermos intimidade com o Senhor. A intimidade com Deus, é uma experiência de Fé! A fé é, antes de mais uma adesão a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo e seu projeto de amor. Jesus é exagerado quando fala da fé dizendo: Se tivésseis fé do tamanho de um grão de mostarda, já poderíeis realizar grandes prodígios.

 O Senhor exorta os apóstolos com a mensagem da parábola, da amoreira trans-plantada para o mar! O mar na bíblia tem dois significados: A água do mar é vida, benção, sinal da presença de Deus, imagem da pessoa que se deixa ser conduzido por Deus e sua graça. 

 O outro significado é: O caos, a morte, destruição, ausência de Deus. Jesus ao falar da árvore trans-plantada ao mar, está falando do envio dos discípulos aos pagãos, que não conhecem a boa nova do Reino, e que a Boa Nova deve ser plantada nos seus corações.

  Mas se tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, os prodígios e milagres acontecerão, não importa onde estiverem, o Espírito Santo vai agir e manifestar no servo de Deus. A árvore trans-plantada é a palavra de Deus, que é o próprio Cristo, razão do Reino de Deus, que deve ser anunciada com fé e coragem. O discípulo do Senhor é aquele que se faz servo de todos, sem exceção, e que a causa do Reino de Deus, está em primeiro lugar.

 Dai de graça, o que recebestes de graça, e dever do cristão praticar a caridade, pois estão incutidas no ser humano, trés virtudes teologais para não serem servos inúteis. Senhor aumenta a nossa fé, dai nos uma fé viva, e sempre nova, e renova sempre a nossa disposição de sermos discípulos do vosso Evangelho!  Jesus disse: Convertei vós e crede no Evangelho. ( Mc 1:12-15 )  Amém!

Oração final.

Vinde Espírito Santo enchei os corações de vossos fieis, e ascendei neles o fogo do vosso amor, enviai vosso Espírito, e tudo sera criado, e renovareis a face da terra.

Jesus é o Senhor!

O texto foi elaborado com auxilio do livro: Evangelho nosso de cada dia Pe.Vitório SJ. e o verbo se fez carne de Cantalamessa. 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário