Jesus é o Senhor!: EVANGELHO SÃO MARCOS 10,2-16 27º DOMINGO DO TEMPO ...: O AMOR É COMPROMISSO INDISSOLÚVEL!
A POSTAGEM DO COMENTÁRIO DO EVANGELHO SÃO MARCOS 10,2-16 -- 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM P/04/10/2015 POR MOTIVOS TECNOS ENCONTRA-SE ABAIXO DO 26º . DOMINGO DO TEMPO COMUM NA PAGINA DO BLOG .: Joseinacioh.blogspot.com o tema: "O AMOR COMPROMISSO INDISSOLÚVEL !
segunda-feira, 28 de setembro de 2015
domingo, 20 de setembro de 2015
EVANGELHO SÃO MARCOS 9,38-43.45.47-48 -- 26º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" -- LEITURAS: Nm 11,25-29;18 ; Tg 5,1-6 -- LITURGIA P/27/09/2015 - COR VERDE -- ANO DA PAZ !
QUEM É O PROFETA?
Naquele tempo,38 João disse a Jesus: Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nos o proibimos, porque ele não nos segue.39 Jesus disse: "Não o proibais", pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim.40 Quem não é contra nós e a nosso favor.41 Em verdade eu vos digo: Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.42 E se alguém escandalizar um destes pequeninos que crêem , melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.43 Se tua mão te leva a pecar, corta-a! é melhor entrar na vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.45 Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na vida sem um dos pés, do que tendo os dois, ser jogado no inferno.47 Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo dois, ser jogado no inferno,48 onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga."
NÃO O PROIBAIS! |
Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!
Queridos irmãozinhos povo de Deus, o Evangelho deste Domingo, nos leva a reflexão: Nosso Senhor está indo para Jerusalém, mesmo contra a vontade de seus discípulos, mas estão seguindo com Ele, e recebendo suas instruções acerca do Reino de Deus.
Queridos irmãozinhos povo de Deus, o Evangelho deste Domingo, nos leva a reflexão: Nosso Senhor está indo para Jerusalém, mesmo contra a vontade de seus discípulos, mas estão seguindo com Ele, e recebendo suas instruções acerca do Reino de Deus.
O caminho de Jesus para Jerusalém é uma sucessão de ensinamentos, e recomendações. Jesus nota que os Apóstolos são fechados, aos que são diferente deles, aos grupos religiosos que adoram a Deus de modo diferente.
A leitura do Evangelho de Marcos, nos oferece duas possibilidades de reflexão: Uma a respeito da atitude a ser assumida com aqueles que não são "dos nossos;" outra sobre o escândalo. A liturgia parece inclinar-se para o tema, que concorda a primeira leitura, e a do Evangelho.
Vejamos na primeira leitura..! Alguém correu para dizer a Moisés, que dois israelitas no acampamento estavam profetizando, sob ação do poder do Espírito de Deus. Moisés, Moisés... meu Senhor..!
Disse o jovem, manda que eles se calem! Moisés disse ao seu jovem ajudante. "Tens ciume de mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhe concedesse um espírito!" ( Nm 11,29 )
No Evangelho também Jesus disse aos discípulos, para não proibir aqueles que profetizavam em seu nome: "Não o proibais [...] quem não é contra nós é a nosso favor."A exortação para nós hoje é: Deus quer salvar a todos; Ele está presente em todos os povos, culturas, e religiões.
Deus age na Igreja e também fora dela, espalhando deixando os seus sinais de sua presença. a liturgia de hoje é um convite para o ecumenismo, o diálogo, a colaboração com todos os que procuram o bem, a justiça, a paz, um mundo mais fraterno e mais humano.
O que o Senhor quer nos dizer nestes dois episódios tão parecidos?Que o Espírito Santo sopra onde quer; ( Jo 3,8 ) e que não devemos encarar as coisas da fé, com uma espécie de estrelismo ou torcida.
Jesus disse também: Tenho também outras ovelhas que não são deste curral. Também a elas eu devo conduzir; elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. ( Jo 10,16 )
Ninguém pode, monopolizar o Espírito Santo, pois a lei do Senhor é perfeita, uma alegria ao coração. Não podemos esquecer que o cristão só deve agir na caridade.
A disponibilidade para a cruz, passa pelo serviço, de servir ao nosso próximo, através do amor fraterno e o respeito mútuo. Os primeiros cristão eram assim na Igreja primitiva. (At 2,42-47)
(Tertuliano no seculo II da era cristã escreveu à Igreja: "Vejam como eles se amam..?" Tertuliano autor cristão; sua famosa obra "Apologia", lutou contra as heresias do gnosticismo, no segundo seculo da era cristã. Foi um dos primeiros a chamar os "Fieis do Caminho" de "Cristãos" e escrever uma obra cristã em latim: "Corpus") ( Fontes: wikpedia a Inciclopédia Livre )
"Deus escolheu, tanto no Antigo como no Novo Testamento, instrumentos para se manifestar e se revelar. Ele quis instituições que fosse lugar de encontro, para ouvir sua palavra, louva-lo e ama-lo.
"A Igreja é o lugar de encontro" e da ação privilegiada de seu Espírito, Mas não amarrou a eles, não concedeu em monopólio e em contrato seu Espírito a ninguém, por isso Ele sopra onde quer. ( Para nós católicos, eles são pelo poder do Espírito Santo: A palavra do Senhor que é a Bíblia Sagrada, a tradição Apóstolica, a Igreja que somos todos nós, os Sacramentos dispensados por Ela, e a Hierarquia Eclesial à serviço da Igreja de Cristo )
"Mesmo porque a liberdade de Deus é tal que nenhuma realidade criada a pode expressar inteiramente ou gerenciar. Isto impõe também hoje aos discípulos de Jesus grande respeito e tolerância: devemos olhar com alegria nossos irmãos em Cristo.
Não com ciúmes, não aqueles que, embora não sendo dos nossos, profetizam e expulsam demônios, isto é, trabalham para uma autentica promoção do homem." As palavras de Jesus vale para nós e para os de fora: "Quem não é contra nós é a nosso favor." ( Mc 9,40 )
No Evangelho de hoje, Nosso Senhor nos chama atenção também, para o segundo ensinamento: "Não escandalizar os pequeninos," mostra-nos que a falta de harmonia, de coerência em seu seguimento induz ao descrédito a sua proposta, e afasta os pequenos da adesão ao Reino de Deus.
"Escândalizar um destes pequeninos", significa pôr-lhes algum tropeço, ser para ele ocasião de pecado. "Se teu olhar te escândalizar", significa: se te impede de entrar no Reino. Na linguagem bíblica tem dois significados fundamentais: "tropeço" e "obstáculo".
No primeiro significado, indica algo que faz cair, que desvia do caminho, que leva a geena. ( Morte eterna ) No segundo significado indica algo que impede e fecha o acesso, um muro mais que de pedra; na linguagem de Jesus o que impede a vinda da fé, a graça, e a entrada no Reino de Deus.
Nestes Tempos Finais, neste seculo, os homens acostumaram com a graça de Deus, (Relativismo religioso) surgiram muitas alternativas religiosas, muitos correm, ao imediatismo religioso, muitas vezes falsos profetas pregam um evangelho anti-cristo, e anti reino.
São João è aquele discípulo, que o Senhor repreendeu-o, no Evangelho por fazer calar aqueles que profetizavam em nome de Jesus. ( Jo 9,38-40 ) Mais tarde vai dizer as comunidades Joaninas, tentadas pelo gnosticismo: Examinai se os espíritos, são de Deus ou não ! Jo 4,1-6 )
Os homens tornaram-se insensíveis ao amor, não tem fé verdadeira, de um modo farisaicos, perderam o respeito para com Deus e zombam Dele, dizendo: Que é feito de suas promessas de sua vinda gloriosa..? ( 2 Pd 3,1-16 )
No terceiro ensinamento de Jesus do Evangelho de hoje, nos ensina a cortar pela raiz todos os desejos e sentimentos, que nos afasta de seu seguimento e sua proposta. Para isso é necessário ter clareza da missão e das exigências necessárias, e respeito para uma vivência fraterna Ecumênica, à transmissão da Boa Nova.
Encontraremos pessoas que talvez não crêem e combaterão nossa fé, pelo nosso mau exemplo, do que gente que não crêem por preguiça ou maldade. "Ai do mundo pelos escândalos" deve-se acrescentar: "Ai dos maus cristãos pelo escândalo!"
Hoje nós Igreja celebramos o dia da Bíblia. Queremos dar o devido valor a essa palavra, que será proclamada em todos os lugares do mundo. Onde cristãos estiverem reunidos em nome do Senhor Jesus. "Ao nome de Jesus todos os joelhos se dobrem no céu, no inferno e na terra. ( Fl 2,10 ) "Jesus é o Senhor!"
Onde as centelhas do Espírito Santo serão derramadas, sobre o nosso cálice na sagrada mesa da Eucaristia. Onde diremos com alegria; que o pão e o vinho é o Sangue e a Carne, do Senhor Jesus. "Mandai vosso Espirito Santo!" ( Oração Eucaristica V - Missal, Pg 495 )
A palavra escrita, nos revela muitas coisas para o nosso bem viver e nos traz, de modo muito especial, para sermos profetas. Salmodiemos com alegria esta liturgia neste Domingo: "A lei do Senhor Deus é perfeita, alegria ao coração!" Amém!
Jesus é o Senhor!
TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA " O EVANGELHO SÃO MARCOS 9,38-43.45.47-48 26º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "B" SUA OBRA "O VERBO SE FAZ CARNE Pg 440-443. TEMA: "SOBRE O ESCÂNDALO" -- FOLHETO DOMINICAL "DEUS CONOSCO dia a dia" Pg 106 108.122-123.-- BÍBLIA AVE MARIA.
Vejamos na primeira leitura..! Alguém correu para dizer a Moisés, que dois israelitas no acampamento estavam profetizando, sob ação do poder do Espírito de Deus. Moisés, Moisés... meu Senhor..!
Disse o jovem, manda que eles se calem! Moisés disse ao seu jovem ajudante. "Tens ciume de mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhe concedesse um espírito!" ( Nm 11,29 )
No Evangelho também Jesus disse aos discípulos, para não proibir aqueles que profetizavam em seu nome: "Não o proibais [...] quem não é contra nós é a nosso favor."A exortação para nós hoje é: Deus quer salvar a todos; Ele está presente em todos os povos, culturas, e religiões.
Deus age na Igreja e também fora dela, espalhando deixando os seus sinais de sua presença. a liturgia de hoje é um convite para o ecumenismo, o diálogo, a colaboração com todos os que procuram o bem, a justiça, a paz, um mundo mais fraterno e mais humano.
O que o Senhor quer nos dizer nestes dois episódios tão parecidos?Que o Espírito Santo sopra onde quer; ( Jo 3,8 ) e que não devemos encarar as coisas da fé, com uma espécie de estrelismo ou torcida.
Jesus disse também: Tenho também outras ovelhas que não são deste curral. Também a elas eu devo conduzir; elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. ( Jo 10,16 )
Ninguém pode, monopolizar o Espírito Santo, pois a lei do Senhor é perfeita, uma alegria ao coração. Não podemos esquecer que o cristão só deve agir na caridade.
A disponibilidade para a cruz, passa pelo serviço, de servir ao nosso próximo, através do amor fraterno e o respeito mútuo. Os primeiros cristão eram assim na Igreja primitiva. (At 2,42-47)
(Tertuliano no seculo II da era cristã escreveu à Igreja: "Vejam como eles se amam..?" Tertuliano autor cristão; sua famosa obra "Apologia", lutou contra as heresias do gnosticismo, no segundo seculo da era cristã. Foi um dos primeiros a chamar os "Fieis do Caminho" de "Cristãos" e escrever uma obra cristã em latim: "Corpus") ( Fontes: wikpedia a Inciclopédia Livre )
"Deus escolheu, tanto no Antigo como no Novo Testamento, instrumentos para se manifestar e se revelar. Ele quis instituições que fosse lugar de encontro, para ouvir sua palavra, louva-lo e ama-lo.
"A Igreja é o lugar de encontro" e da ação privilegiada de seu Espírito, Mas não amarrou a eles, não concedeu em monopólio e em contrato seu Espírito a ninguém, por isso Ele sopra onde quer. ( Para nós católicos, eles são pelo poder do Espírito Santo: A palavra do Senhor que é a Bíblia Sagrada, a tradição Apóstolica, a Igreja que somos todos nós, os Sacramentos dispensados por Ela, e a Hierarquia Eclesial à serviço da Igreja de Cristo )
"Mesmo porque a liberdade de Deus é tal que nenhuma realidade criada a pode expressar inteiramente ou gerenciar. Isto impõe também hoje aos discípulos de Jesus grande respeito e tolerância: devemos olhar com alegria nossos irmãos em Cristo.
Não com ciúmes, não aqueles que, embora não sendo dos nossos, profetizam e expulsam demônios, isto é, trabalham para uma autentica promoção do homem." As palavras de Jesus vale para nós e para os de fora: "Quem não é contra nós é a nosso favor." ( Mc 9,40 )
No Evangelho de hoje, Nosso Senhor nos chama atenção também, para o segundo ensinamento: "Não escandalizar os pequeninos," mostra-nos que a falta de harmonia, de coerência em seu seguimento induz ao descrédito a sua proposta, e afasta os pequenos da adesão ao Reino de Deus.
"Escândalizar um destes pequeninos", significa pôr-lhes algum tropeço, ser para ele ocasião de pecado. "Se teu olhar te escândalizar", significa: se te impede de entrar no Reino. Na linguagem bíblica tem dois significados fundamentais: "tropeço" e "obstáculo".
No primeiro significado, indica algo que faz cair, que desvia do caminho, que leva a geena. ( Morte eterna ) No segundo significado indica algo que impede e fecha o acesso, um muro mais que de pedra; na linguagem de Jesus o que impede a vinda da fé, a graça, e a entrada no Reino de Deus.
Nestes Tempos Finais, neste seculo, os homens acostumaram com a graça de Deus, (Relativismo religioso) surgiram muitas alternativas religiosas, muitos correm, ao imediatismo religioso, muitas vezes falsos profetas pregam um evangelho anti-cristo, e anti reino.
São João è aquele discípulo, que o Senhor repreendeu-o, no Evangelho por fazer calar aqueles que profetizavam em nome de Jesus. ( Jo 9,38-40 ) Mais tarde vai dizer as comunidades Joaninas, tentadas pelo gnosticismo: Examinai se os espíritos, são de Deus ou não ! Jo 4,1-6 )
Os homens tornaram-se insensíveis ao amor, não tem fé verdadeira, de um modo farisaicos, perderam o respeito para com Deus e zombam Dele, dizendo: Que é feito de suas promessas de sua vinda gloriosa..? ( 2 Pd 3,1-16 )
No terceiro ensinamento de Jesus do Evangelho de hoje, nos ensina a cortar pela raiz todos os desejos e sentimentos, que nos afasta de seu seguimento e sua proposta. Para isso é necessário ter clareza da missão e das exigências necessárias, e respeito para uma vivência fraterna Ecumênica, à transmissão da Boa Nova.
Encontraremos pessoas que talvez não crêem e combaterão nossa fé, pelo nosso mau exemplo, do que gente que não crêem por preguiça ou maldade. "Ai do mundo pelos escândalos" deve-se acrescentar: "Ai dos maus cristãos pelo escândalo!"
Hoje nós Igreja celebramos o dia da Bíblia. Queremos dar o devido valor a essa palavra, que será proclamada em todos os lugares do mundo. Onde cristãos estiverem reunidos em nome do Senhor Jesus. "Ao nome de Jesus todos os joelhos se dobrem no céu, no inferno e na terra. ( Fl 2,10 ) "Jesus é o Senhor!"
Onde as centelhas do Espírito Santo serão derramadas, sobre o nosso cálice na sagrada mesa da Eucaristia. Onde diremos com alegria; que o pão e o vinho é o Sangue e a Carne, do Senhor Jesus. "Mandai vosso Espirito Santo!" ( Oração Eucaristica V - Missal, Pg 495 )
A palavra escrita, nos revela muitas coisas para o nosso bem viver e nos traz, de modo muito especial, para sermos profetas. Salmodiemos com alegria esta liturgia neste Domingo: "A lei do Senhor Deus é perfeita, alegria ao coração!" Amém!
Jesus é o Senhor!
TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA " O EVANGELHO SÃO MARCOS 9,38-43.45.47-48 26º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "B" SUA OBRA "O VERBO SE FAZ CARNE Pg 440-443. TEMA: "SOBRE O ESCÂNDALO" -- FOLHETO DOMINICAL "DEUS CONOSCO dia a dia" Pg 106 108.122-123.-- BÍBLIA AVE MARIA.
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
EVANGELHO SÃO MARCOS 10,2-16 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" - Leituras 1ª Gn 2,18-24; Sl 127;Hb 2,9-1 . ANO DA PAZ -- LITÚRGIA P/04/10/2015
O AMOR É COMPROMISSO INDISSOLÚVEL!
Naquele tempo,2 alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo em prova, era perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.3 Jesus perguntou: "O que Moisés vos ordenou?" 4 Os fariseus responderam: "Moisés permitiu escrever uma certidão de divorcio e despedi-la."5 Jesus então disse: "Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento.6 No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher.7 Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne.8 Assim, já não são dois, mas uma só carne.9 Portanto, o Deus uniu o homem não separe!"10 Em casa os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto.11 Jesus respondeu: "Quem divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira.12 E se a mulher se divorciar de seu marido e se casar com outro, cometerá adultério. 13 Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam.14 Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: "Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas.15 Em verdade vos digo: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele."16 Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.
Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!
Queridos irmãos povo de Deus, o Evangelho deste Domingo nos leva a meditarmos, a riqueza e a beleza do matrimonio, o compromisso indissolúvel do casamento.
Nosso Senhor disse no Evangelho: "O que Deus uniu o homem não separe!" A primeira leitura do Gêneses, Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele." ( Gn 2,18 )
Deus fez Adão cair num sono profundo, e de sua costela fez a mulher. Depois Deus apresentou Eva ao seu marido Adão. Adão exclamou: Desta vez, sim é ossos dos meus ossos e carne de minha carne. ( "Eva" mãe de todos os viventes )
Ela será chamada "mulher" porque foi tirada do homem. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. A narrativa da criação da mulher, quer nos ensinar que ela foi criada com dignidade humana e divina.
Queridos irmãos povo de Deus, o Evangelho deste Domingo nos leva a meditarmos, a riqueza e a beleza do matrimonio, o compromisso indissolúvel do casamento.
Nosso Senhor disse no Evangelho: "O que Deus uniu o homem não separe!" A primeira leitura do Gêneses, Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele." ( Gn 2,18 )
Deus fez Adão cair num sono profundo, e de sua costela fez a mulher. Depois Deus apresentou Eva ao seu marido Adão. Adão exclamou: Desta vez, sim é ossos dos meus ossos e carne de minha carne. ( "Eva" mãe de todos os viventes )
Ela será chamada "mulher" porque foi tirada do homem. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. A narrativa da criação da mulher, quer nos ensinar que ela foi criada com dignidade humana e divina.
A simbologia da criação: Criada da costela de Adão, significa que ela está, de igual para igual, com seu esposo, nem acima e nem abaixo. No matrimonio, o casal se completam em um, para serem parceiros de Deus, colaborando com Ele, na geração de filhos.
O amor, que está na raiz da aliança firmada pelo casal no matrimônio, unifica e consagra com vinculo indissolúvel, a aliança com Deus. O Senhor Deus disse ao casal no paraíso: "Sede fecundos e multiplicai-vos , enchei a terra e submetei-a!" ( Gn 1,28 )
A leitura de hoje, é, uma mensagem a todos nubentes, que tem projetos e sonhos, de constituir famílias, com solidez cristã. Por isso o namoro de um casal, é um tempo precioso, para que os noivos possam conhecer bem, um e o outro.
Por outro lado, não podemos ignorar, os casais que fizeram a experiência dolorosa, da separação; como fica os filhos, na separação do casal..? Filhos destruídos psicologicamente, pela escolha penosa, que devem fazer entre o pai e a mãe.
Verdade, que as separações conjugais sempre existiram, desde o começo do mundo; a palavra deste Domingo, Nosso Senhor admoesta a dureza, dos corações dos fariseus, falando da carta de divorcio estabelecida por Moisés.
Jesus disse: "foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. Nestes Últimos Tempos, nunca se falou tanto de divorcio, e separações de casais. E até dizem inconsequentemente: Vamos nos casar, se não der certo a gente se separa.
Foi olhando, para a realidade tão maculada, da "ética moral cristã;" as famílias que sofrem, as consequências das separações dos casais; foi neste sentido, daqueles que almejam e buscam, a felicidade através de uma segunda união; que o Papa Francisco ouvindo a voz do Espírito Santo pediu a Igreja, que acolha todos os casais que desejam, começar uma nova vida matrimonial, e estar junto, no seio da Mãe Igreja.
Francisco salientou: os divorciados, também fazem parte da Igreja, as famílias tem o direito de viverem os sacramentos. A Igreja acolhe essas pessoas, mas não pode deixar também, de chama-las a santidade. Graças a Deus, os movimentos "Pastorais das Famílias," ( E.C.C) nas nossas comunidades, tem esplendorosamente feito uma maravilhosa catequese.
Pois quantos casais, vivem assim há anos, num divórcio prático, ratificado e consumado, isto é, querido e atuado? Quando por exemplo, entre marido e mulher, não se tem nem a vontade de se perdoar, de reconciliar, quando reina a indiferença. E o divorcio do coração.
Mas quando estes fazem um encontro com Cristo, ascende novamente a chama do amor, quebram a dureza dos corações. Numa homilia um sacerdote dizia: "Se num casal existir uma terceira pessoa, tenha certeza que é o demônio; pois ele existe, e o que mais o incomoda, é a família."
A família é a coisa mais linda que Deus fez, até o próprio Deus quis ser família. Foi por meio dela que Deus cumpriu a nossa salvação. Contemplando o que a Bíblia ensina sobre a origem do ser humano, louvemos os Senhor, porque Ele nos amou desde toda a eternidade.
Entendemos que somos criaturas especiais, feitas à imagem e semelhança de Deus. Por isso vivemos em comunhão, precisamos da companhia dos semelhantes. Na criação, o Criador disse: "Façamos o homem nossa imagem e semelhança!" ( Gn 1,26 )
"A união de um homem e uma mulher, foi consagrada pelo criador, tornando-se um compromisso aberto a um amor incondicional, feita de entrega e devotamento de caráter indissolúvel. A pergunta é: Será que esse ideal ainda move o coração do ser humano hoje?"
A separação de um casal, é, o repúdio sem formações legais..! O divorcio fere, e macula o mandamento de Deus, violando a união, não é, mais "uma só carne. "O que Deus uniu, homem não separe!"
Significa sim: a lei humana dos homens não separe; mas significa também, e antes de tudo: O marido não separe a mulher de si, a mulher não separe de si o marido.
Nestes Tempo Finais, o anti-evangelho, tem pregado um "Relativismo Ético Moral", visando destruir os valores morais das famílias, através da mídia e dos meios sociais.
As mídias sociais, destroem os valores sagrados, da verdadeira família projeto do Reino de Deus. Isso tudo tem entrado sutilmente dentro de nossas casas, com nossas permissões, e as nossa família tem assimilado.
No Evangelho, Nosso Senhor fala dos corações duros, e que o matrimônio, é unidade: "Não serão os dois, senão uma só carne..?" A relação prazerosa e santa, de um casal no relacionamento eros, dentro do plano de Deus, não é para gerar filhos..?
O ato sexual dentro do matrimonio é uma coisa sagrada, de Deus. Por isso o demônio odeia o casal, e faz de tudo para destruir os casamentos, porque se juntar todos os demônios eles não podem se multiplicar em dois.
Mas um homem e uma mulher numa relação sexual santa abençoada por Deus, podem gerar vida; e já não é mais dois, mas sim três. Nos lembra as Trés pessoas da Santíssima Trindade. O amor do Pai e do Filho resulta na Terceira Pessoa da Santíssima Trindade: "O Espírito Santo."(Uma palestra do saudoso Padre Leu )
O divórcio portanto, não falarmos disso neste caso, somente porque o assunto é melindroso seria fugirmos do Evangelho. O fato de já se ter superado, o problema legal permite-nos, talvez, compreender mais a fundo o Evangelho e falar disso mais livremente e com mais coragem.
É verdade que muitos casais de segunda união vivem maravilhosamente bem, e melhor que muitos casados legitimamente. Foi na sabedoria do Espírito Santo, que o Papa francisco pediu, que a igreja acolha todos os casais de segunda união. Pois todos pertencem a barca de Jesus.
Todos aqueles casais feridos de segunda união, que desejarem viverem uma vida nova, uma benção nova para sua segunda união procurem o Padre de sua comunidade, converse com ele, faça uma boa confissão e volte para a nossa Igreja Mãe. Deus é amor! ( Processo de Nulidade )
Todavia a Igreja Católica, com seu olhar de mestra, parte sempre de um coração de mãe: um coração que animado pelo Espírito Santo, procura sempre o bem e a salvação das pessoas. É por isso que a Igreja sente o dever, por amor de verdade, de discernir bem as situações." Amém!
Jesus é o Senhor!
TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA EVANGELHO DE SÃO MARCOS 10,2-16 - 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" Pg 444 - 448 Tema: "CONTRA O DIVÓRCIO DO CORAÇÃO!" FOLHETO LITÚRGICO: "DEUS CONOSCO dia a dia" EVANGELHO DE SÃO MARCOS 10,2 -16 27º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO 'B" 2015 - Pg 33-35 - Tema: "O AMOR É COMPROMISSO INDISSOLÚVEL!"
FOI POR CAUSA DA DUREZA DOS VOSSO CORAÇÕES! Mc 10, 5 |
domingo, 13 de setembro de 2015
EVANGELHO SÃO MARCOS 9,30-37 -- 25º DOMINGO TEMPO COMUM ANO "B" 2015 -- Leituras: Sb 2,12.17-20; Sl 53; Liturgia p/20/09/2015 -- ANO DA PAZ.
SER SERVIDOR É O FUNDAMENTO DO AMOR!
Palavra da salvação.
Glória a vos, Senhor!
Queridos irmãos povo de Deus, neste Domingo, junto a sagrada liturgia vamos meditar um tema muito forte: Quem será o primeiro no Reino de Deus? O Senhor se coloca com muito amor no meio de nós, a perguntar-nos sobre as nossas vidas, e anuncia-nos o caminho da pequenez e do serviço da fraternidade.
'Quem quiser ser o primeiro que seja o último de todos e aquele que serve a todos!" ( Mc 9,35 ) A pergunta para nós é: Como estamos servindo ao Senhor nosso Deus? Atualmente vemos o exemplo profético do Papa Francisco, que nos mostra o caminho de uma igreja serva e a serviço de todos, principalmente dos marginalizados da sociedade.
No Evangelho de hoje, Jesus está percorrendo a Galileia, ensinando seus discípulos, revelando sua Messianidade, caminhando rumo a Jerusalém. Nosso Senhor, continua instruindo seus discípulos que estão com grande dificuldade de entende-lo.
Jesus está se preparando para a sua paixão, pois chegou o tempo de Deus ser glorificado. Os discípulos, estão discutindo uns com os outros, quem dentre eles será o maior, quando Jesus implantar o seu Reino. ( Mc 9,34 )
Eles vão com ele neste caminho, estão cegos, seus desejos e seus sonhos, são imanentes. ( Mt 20,20-28 ) Nosso Senhor reage, diante da atitude mundana dos discípulos; e o que ensina esta palavra, para nós hoje, pois o Reino de Deus não é comida e nem bebida.
Estas coisas terrenas pertence a este mundo, não que não sejam boas, temos o direito de trabalhar e conquista-las, faz parte de nossa existência humana, enquanto estivermos aqui. Os homens querem serem os primeiros, é um desejo natural, inato, primitivo que faz parte de todo o ser humano, na busca da felicidade.
Um leitor desavisado pode pensar que o Evangelho condena tudo isso, que o esforço feito pelo homem para progredir; o Evangelho o transforma num esforço de recuar, mantendo o ser humano na inercia e numa passividade de acomodação. Não é assim..!
Deus quer que lutemos pelos nossos direitos e nossas conquistas, enquanto estivermos aqui, é, lícito sermos grandes. Mas também nos ensina, olharmos para o alto, porque estas coisas terrenas pertencem a este mundo e devem ficar por aqui quando formos chamados a comparecer no tribunal do Senhor.
Na tentação do deserto, satanás ofereceu tudo isso a Jesus para desvia-lo do projeto do Reino de Deus, mas Nosso Senhor foi fiel na sua missão salvífica. Ele não aceitou..! ( Lc 4,1-13 ) O velho Adão deixou ser levado pelo materialismo mundano, mas o "Novo Adão "foi fiel até o fim, à missão salvífica do Reino de Deus.
A primeira parte do Evangelho deste Domingo contém a "segunda profecia da paixão. A primeira profecia da paixão é aquela que escutamos Domingo passado por ocasião do episódio de Cesareia de Filipe. ( Cesareia de filipe era assim chamada, para distingui-la da Cesareia do porto do mar. Ficava situada numas das nascentes do Jordão junto o monte Hermon, onde construíram um templo ao deus pagão Pã, E chamada de Cesareia em honra ao imperador Cezar, pelo tetrarca Filipe )
A revelação da paixão caminha junto, com a revelação da messianidade de Jesus; conforme Jesus vai se revelando como o Messias esperado. Por onde passa, o Senhor vai curando, libertando, expulsando os demônios, e fazendo grandes sinais. Mas se revela ao mesmo tempo, como o Messias, o servo destinado ao sofrimento, preparando seus discípulos para o "escândalo da cruz." ( Is 53,1-12 )
Os discípulos "não entendiam estas palavras; e tinham medo de lho perguntar." Tinham medo que a explicação lhes desfizessem seus sonhos e suas esperanças que os conduziam para uma direção bem diferente. Tinham deixado tudo: Famílias, campos, negócios; tudo por causa da "novidade do Reino", anunciada por Jesus.
Esta situação dos discípulos, nos introduz na segunda parte do Evangelho, em que Nosso Senhor dissipa este equívoco, que persistia na mente dos discípulos, a seu respeito. É um dos pontos mais elevado do Evangelho, trata-se de uma virada importante na vida de Jesus.
O Evangelista Marcos diz que à pergunta de Jesus aos discípulos, que discutiam animadamente pelo caminho, a questão do poder, quem seria o maior, calaram-se os seus ânimos, diante da pergunta do Rabi: " O que discutíeis pelo caminho?"
O Evangelista Mateus também escreveu, no seu Evangelho esse comportamento meio estranho dos Apóstolos: "Quem é maior no Reino dos céus!" (Mt 18,1 ) Basta recordarmos o episódio da mãe dos filhos de Zebedeu, pedindo a Jesus, honrarias a seus filhos, Tiago e João.
Os discípulos pensam racionalmente, a implantação do Reino de Deus, um reino terreno com cargos e honorificências, por isso eles começaram a se candidatar aos melhores posto.22 Jesus disse aos discípulos: "Vocês não sabem o que estão pedindo.
Por acaso, vocês podem beber o cálice que eu vou beber?" Eles não tinham noção do que estavam dizendo e disseram unanimante: "Podermos!" (Mt 20,20-24 )
Chegando em casa onde Jesus e seus discípulos estavam hospedados havia uma criança. Jesus a chama junto de si e a toma nos braços e prossegue falando: "Todo o que recebe um desses meninos em meu nome, a mim que recebe." ( Mc 9,37 )
Estas frases pronunciadas por Jesus naquela ocasião, certamente não foi a única; pois a necessidade de ter sido presente em todos os outros sinóticos. O objetivo da Boa Noticia, é abrir a mente das comunidades ao amor, que no Reino de Deus, somos todos pequenos e iguais.
Mateus por exemplo, refere outra frase de Jesus ainda mais forte no seu Evangelho em outra ocasião: "Em verdade vos declaro: Se não transformardes e vós tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos Céus..!"
É como a nós dizer - que perda de tempo, se preocuparmos quem irá ocupar a mais alta posição..? Poucas cenas evangélicas são mais simples do que esta, e mais carregadas de tensão e de luz; os pensamentos dos homens se chocam com o pensamento e a lógica de Deus.
Os Apóstolos não foram libertados definitivamente dos sonhos terrenos, e voltarão ao assunto mais vezes; ( Mc 10,35; Lc 22,24 ) mas certamente no olhar do mestre naquele dia eles perceberam a distância que separava Dele e quanta estrada deviam ainda percorrer para aproximar da meta que Jesus lhes propunha.
Somente depois de Pentecostes, que tudo lhes tornou claro e seus pensamentos conformaram com o de Jesus. Então um por um, beberam do cálice do Senhor através da coroa do martírio.
A mensagem do Evangelho de hoje, nos trás uma proposta: Fazermos da nossa vida, um dom de amor-serviço ao nosso próximo, principalmente aos pequenos, aos pobres, aos excluídos e marginalizados de nossa sociedade.
A pergunta para nós é: Quem nossa comunidade deveria por, hoje, no centro de nossa celebração? A quem deveríamos dar hoje nosso abraço para comprometermos como verdadeiros discípulos de Jesus? "Porque há divisões em nossa comunidade?" Onde está a raiz de tudo isso..?!
A proposta divina é levar-nos do imanente, para o manente à vida plena e eterna, o Reino dos Céus. O "Transcendente". Quem quiser ser o primeiro seja o último, e servo de todos. As trevas do desejo de poder, de ocupar o primeiro lugar, opõem-se ao Evangelho que nos ensina o caminho do serviço, como o caminho do Reino da santidade e da paz. Amém!
Jesus é o Senhor!
TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA: 25º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" Mc 9,29-36 -- Pg 435-439 TEMA: QUEM É O MAIOR NO REINO DOS CÉUS. SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE." FOLHETO LITÚRGICO: DEUS CONOSCO dia a dia, Pg 87-89 e 122.
Queridos irmãos povo de Deus, neste Domingo, junto a sagrada liturgia vamos meditar um tema muito forte: Quem será o primeiro no Reino de Deus? O Senhor se coloca com muito amor no meio de nós, a perguntar-nos sobre as nossas vidas, e anuncia-nos o caminho da pequenez e do serviço da fraternidade.
No Evangelho de hoje, Jesus está percorrendo a Galileia, ensinando seus discípulos, revelando sua Messianidade, caminhando rumo a Jerusalém. Nosso Senhor, continua instruindo seus discípulos que estão com grande dificuldade de entende-lo.
Jesus está se preparando para a sua paixão, pois chegou o tempo de Deus ser glorificado. Os discípulos, estão discutindo uns com os outros, quem dentre eles será o maior, quando Jesus implantar o seu Reino. ( Mc 9,34 )
Eles vão com ele neste caminho, estão cegos, seus desejos e seus sonhos, são imanentes. ( Mt 20,20-28 ) Nosso Senhor reage, diante da atitude mundana dos discípulos; e o que ensina esta palavra, para nós hoje, pois o Reino de Deus não é comida e nem bebida.
Estas coisas terrenas pertence a este mundo, não que não sejam boas, temos o direito de trabalhar e conquista-las, faz parte de nossa existência humana, enquanto estivermos aqui. Os homens querem serem os primeiros, é um desejo natural, inato, primitivo que faz parte de todo o ser humano, na busca da felicidade.
Um leitor desavisado pode pensar que o Evangelho condena tudo isso, que o esforço feito pelo homem para progredir; o Evangelho o transforma num esforço de recuar, mantendo o ser humano na inercia e numa passividade de acomodação. Não é assim..!
Deus quer que lutemos pelos nossos direitos e nossas conquistas, enquanto estivermos aqui, é, lícito sermos grandes. Mas também nos ensina, olharmos para o alto, porque estas coisas terrenas pertencem a este mundo e devem ficar por aqui quando formos chamados a comparecer no tribunal do Senhor.
Na tentação do deserto, satanás ofereceu tudo isso a Jesus para desvia-lo do projeto do Reino de Deus, mas Nosso Senhor foi fiel na sua missão salvífica. Ele não aceitou..! ( Lc 4,1-13 ) O velho Adão deixou ser levado pelo materialismo mundano, mas o "Novo Adão "foi fiel até o fim, à missão salvífica do Reino de Deus.
A primeira parte do Evangelho deste Domingo contém a "segunda profecia da paixão. A primeira profecia da paixão é aquela que escutamos Domingo passado por ocasião do episódio de Cesareia de Filipe. ( Cesareia de filipe era assim chamada, para distingui-la da Cesareia do porto do mar. Ficava situada numas das nascentes do Jordão junto o monte Hermon, onde construíram um templo ao deus pagão Pã, E chamada de Cesareia em honra ao imperador Cezar, pelo tetrarca Filipe )
A revelação da paixão caminha junto, com a revelação da messianidade de Jesus; conforme Jesus vai se revelando como o Messias esperado. Por onde passa, o Senhor vai curando, libertando, expulsando os demônios, e fazendo grandes sinais. Mas se revela ao mesmo tempo, como o Messias, o servo destinado ao sofrimento, preparando seus discípulos para o "escândalo da cruz." ( Is 53,1-12 )
Os discípulos "não entendiam estas palavras; e tinham medo de lho perguntar." Tinham medo que a explicação lhes desfizessem seus sonhos e suas esperanças que os conduziam para uma direção bem diferente. Tinham deixado tudo: Famílias, campos, negócios; tudo por causa da "novidade do Reino", anunciada por Jesus.
Esta situação dos discípulos, nos introduz na segunda parte do Evangelho, em que Nosso Senhor dissipa este equívoco, que persistia na mente dos discípulos, a seu respeito. É um dos pontos mais elevado do Evangelho, trata-se de uma virada importante na vida de Jesus.
O Evangelista Marcos diz que à pergunta de Jesus aos discípulos, que discutiam animadamente pelo caminho, a questão do poder, quem seria o maior, calaram-se os seus ânimos, diante da pergunta do Rabi: " O que discutíeis pelo caminho?"
O Evangelista Mateus também escreveu, no seu Evangelho esse comportamento meio estranho dos Apóstolos: "Quem é maior no Reino dos céus!" (Mt 18,1 ) Basta recordarmos o episódio da mãe dos filhos de Zebedeu, pedindo a Jesus, honrarias a seus filhos, Tiago e João.
Os discípulos pensam racionalmente, a implantação do Reino de Deus, um reino terreno com cargos e honorificências, por isso eles começaram a se candidatar aos melhores posto.22 Jesus disse aos discípulos: "Vocês não sabem o que estão pedindo.
Por acaso, vocês podem beber o cálice que eu vou beber?" Eles não tinham noção do que estavam dizendo e disseram unanimante: "Podermos!" (Mt 20,20-24 )
Chegando em casa onde Jesus e seus discípulos estavam hospedados havia uma criança. Jesus a chama junto de si e a toma nos braços e prossegue falando: "Todo o que recebe um desses meninos em meu nome, a mim que recebe." ( Mc 9,37 )
Estas frases pronunciadas por Jesus naquela ocasião, certamente não foi a única; pois a necessidade de ter sido presente em todos os outros sinóticos. O objetivo da Boa Noticia, é abrir a mente das comunidades ao amor, que no Reino de Deus, somos todos pequenos e iguais.
Mateus por exemplo, refere outra frase de Jesus ainda mais forte no seu Evangelho em outra ocasião: "Em verdade vos declaro: Se não transformardes e vós tornardes como criancinhas, não entrareis no Reino dos Céus..!"
É como a nós dizer - que perda de tempo, se preocuparmos quem irá ocupar a mais alta posição..? Poucas cenas evangélicas são mais simples do que esta, e mais carregadas de tensão e de luz; os pensamentos dos homens se chocam com o pensamento e a lógica de Deus.
Os Apóstolos não foram libertados definitivamente dos sonhos terrenos, e voltarão ao assunto mais vezes; ( Mc 10,35; Lc 22,24 ) mas certamente no olhar do mestre naquele dia eles perceberam a distância que separava Dele e quanta estrada deviam ainda percorrer para aproximar da meta que Jesus lhes propunha.
Somente depois de Pentecostes, que tudo lhes tornou claro e seus pensamentos conformaram com o de Jesus. Então um por um, beberam do cálice do Senhor através da coroa do martírio.
A mensagem do Evangelho de hoje, nos trás uma proposta: Fazermos da nossa vida, um dom de amor-serviço ao nosso próximo, principalmente aos pequenos, aos pobres, aos excluídos e marginalizados de nossa sociedade.
A pergunta para nós é: Quem nossa comunidade deveria por, hoje, no centro de nossa celebração? A quem deveríamos dar hoje nosso abraço para comprometermos como verdadeiros discípulos de Jesus? "Porque há divisões em nossa comunidade?" Onde está a raiz de tudo isso..?!
A proposta divina é levar-nos do imanente, para o manente à vida plena e eterna, o Reino dos Céus. O "Transcendente". Quem quiser ser o primeiro seja o último, e servo de todos. As trevas do desejo de poder, de ocupar o primeiro lugar, opõem-se ao Evangelho que nos ensina o caminho do serviço, como o caminho do Reino da santidade e da paz. Amém!
Jesus é o Senhor!
TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA: 25º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" Mc 9,29-36 -- Pg 435-439 TEMA: QUEM É O MAIOR NO REINO DOS CÉUS. SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE." FOLHETO LITÚRGICO: DEUS CONOSCO dia a dia, Pg 87-89 e 122.
domingo, 6 de setembro de 2015
EVANGELHO SÃO MARCOS 8,27-35 - 24º DOMINGO COMUM - ANO "B" ANO DA PAZ - Leituras: IS 50,5-9a; Sl 114; Tg 2,14-18 - LITURGIA P/13/09/2015 - COR VERDE
TU ÉS O MESSIAS!
Naquele tempo,27 Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: "Quem dizem os homens que eu sou?28 "Eles responderam: "Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és um dos profetas".29 Então ele perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "Tu és o messias". 30 Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a respeito.31 Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciões e doutores da lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias.32 Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus a parte e começou a repreendê-lo.33 Jesus voltou-se para os discípulos e repreendeu Pedro, dizendo: "Vai para longe de mim satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens".34 Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.35 Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perde-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salva-la".
Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!
E VÓS QUEM DIZEIS QUE EU SOU..?
Queridos irmãozinhos povo de Deus, o Evangelho de hoje começa com uma pergunta de Jesus ao seus discípulos e também a cada um de nós: "Quem dizem os homens que eu sou?" É uma pergunta que leva os discípulos a fazerem uma avaliação da missão de Jesus no meio do povo. De acordo com a resposta do povo, Jesus é um grande profeta.
E vocês..? Pergunta Jesus aos discípulos: "Quem dizem que eu sou?" Os discípulos estavam constante com Ele, conheciam a vida e ações do mestre. Eles vê Nele, alguém maior que João Batista, ou outro profeta. Pedro professa sua fé, em nome de seus companheiros dizendo: "Tu és o Messias".
O episódio de Cesareia de Filipe é relatado pelos três Evangelhos sinóticos, e é, tão importante que a liturgia neles nos propõe, em todos os três ciclos litúrgicos. (Ano: A, b e C ) Na versão de Marcos, que acabamos de ler, o episódio destaca dois pontos: a) O reconhecimento de Jesus como Messias, ( O Cristo ) por parte de Pedro, isto é, a comunidade reconhece Jesus como o Salvador, o Filho de Deus, o Deus que salva.
b) A revelação que Jesus faz, do conteúdo desta sua messianidade, Ele se revela que é o Cristo, e que existe um plano salvífico de Deus para os homens, e que o Messias tem que cumprir sua missão. "E começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem, padecesse muito, fosse rejeitado pelos anciões, pelos sumos sacerdotes do templo, pelos escribas, fosse morto, mas ressuscitaria dos mortos, no terceiro dia."
O diálogo de Nosso Senhor com os discípulos, (Com sua comunidade) acontece num momento muito difícil, Jesus está caminhando para Jerusalém, há uma reprovação dos discípulos para que o mestre não vá, pois sabem que o mestre não será bem vindo em Jerusalém, pois o procuram para mata-lo. ( Lc 9,51-56 ) "Jerusalém será o local onde deve-se consumar o destino de Jesus na cruz, sua ressurreição; mas também onde, depois destes acontecimentos, a Igreja impulsionada pelo Pentecostes, terá seu inicio." ( Joseph Ratzinger )
A resposta de profissão de fé de Pedro a Jesus, embora verdadeira, merece reparos. Pedro mesmo dando seu testemunho de confissão de fé no Cristo, sua humanidade, seu lado humano, não compreendeu a lógica do caminho salvífico de Cristo. Que a salvação espiritual, o resgate do homem novo, só poderia vir para à humanidade, através do sofrimento e o sangue de Cristo na cruz. Os discípulos embora convivendo diretamente com Jesus, e as revelações do Reino, tiveram dificuldade de entender o messianismo do Cristo.
Na mente deles, Jesus não deve ir e aceitar em Jerusalém, o desfecho terrível, de morrer nas mãos do Sinédrio. Ele era o Messias, mas não o politico como os judeus queriam, ( Esperavam o Messias para libertar os judeus do jugo romano ) embora seu messianismo foi ao longo dos seculos, anunciado pelos profetas. Para os discípulos o martírio e a morte de Jesus soa como fracasso para um Messias. E agora, o Mestre diz lhes que: "Está destinado a sofrer nas mãos dos anciões, dos sumos sacerdotes e dos escribas, seria morto e ressuscitaria no terceiro dia.
"Por isso a pergunta persistente, de Jesus aos discípulos missionários, que continuarão o serviço do Reino: "E vós quem dizeis que eu sou..?" Na profissão de fé Pedro, iluminado pelo Espirito Santo de Deus, foi capaz de responder corretamente a questão da identidade de Jesus: "Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo." ( Mt 16,16; Jo 6, 68-69) Esta profissão de Fé de Pedro é uma bem-aventurança: "Felizes és, Simão filho de Jonas, porque não foi a carne, nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está no céu."( Mt 16,17 )
Hoje na celebração desta liturgia, o Senhor pergunta a cada um de nós: "Para vós quem sou eu..? Damos e encontramos respostas; ali diante do altar do Senhor e afirmamos que "Jesus é o Senhor", o Filho de Deus vivo, aquele que o mundo esperava e veio, o nosso Deus libertador e salvador. Na Eucaristia acolhemos Jesus, como o pão vivo descido do céu, para saciar nossa fome espiritual e também física.
Na nossa mente humana, muitas vezes deixamos o espiritual em segundo plano, pelo entendimento da lógica da racionalidade, colocando-a em primeiro lugar, pois somos humanos e temos os pés plantados, no chão desta vida. (Jo 17,9-11) Foi esta racionalidade imanente, que Nosso Senhor repreendeu em Pedro, chamando-o de pedra de tropeço, que se opõe a implantação do Reino de Deus, a salvação da vida eterna.
Para os primeiros "seguidores do caminho", ( Primeiros cristãos das comunidades ) a adesão ao Reino de Deus não aconteceu de imediato, mas foi ao longo do caminho se fazendo, e estruturando a fé pela ação do Espirito Santo. Jesus não ensinou com teorias, mas na prática, mostrou-nos com sua vida, e como nós discípulos, conduzir nossas vidas. A experiência de Pedro serve de modelo, para todos os discípulos de todos os tempos..!
Estes serão chamados de benditos se acolherem a revelação do Reino. A palavra de hoje vem nos chamar a atenção para o ministério daqueles que tem por missão coordenar e garantir a unidade da Igreja: O Papa nosso pai espiritual; o Bispo nosso guardião, nossos Presbíteros que zela pelo rebanho da comunidade, enfim cada um de nós em sintonia com nossos irmãos, com nossos Bispos e Presbíteros. Tudo isso por causa de Jesus, que nos pergunta a todo momento: E vós quem dizeis quem eu sou..? Amém!
Jesus é o Senhor!
TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA 24º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" Pg 430-434 "O VERBO SE FAZ CARNE" -- DIA DO SENHOR , Guia para as celebraçôes das comunidades - 24º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" -- AUTOR: CARPANEDO E GUIMARÃES -- "JESUS DE NAZARÉ" Pg 249 cap 9 AUTOR: JOSEPF RATZINGR ( ÉMERITO BENTO XVI ) BÍBLIA AVE MARIA.
E VÓS QUEM DIZEIS QUE EU SOU..?
TU ÉS O MESSIAS! Mc 8,29 |
Queridos irmãozinhos povo de Deus, o Evangelho de hoje começa com uma pergunta de Jesus ao seus discípulos e também a cada um de nós: "Quem dizem os homens que eu sou?" É uma pergunta que leva os discípulos a fazerem uma avaliação da missão de Jesus no meio do povo. De acordo com a resposta do povo, Jesus é um grande profeta.
E vocês..? Pergunta Jesus aos discípulos: "Quem dizem que eu sou?" Os discípulos estavam constante com Ele, conheciam a vida e ações do mestre. Eles vê Nele, alguém maior que João Batista, ou outro profeta. Pedro professa sua fé, em nome de seus companheiros dizendo: "Tu és o Messias".
O episódio de Cesareia de Filipe é relatado pelos três Evangelhos sinóticos, e é, tão importante que a liturgia neles nos propõe, em todos os três ciclos litúrgicos. (Ano: A, b e C ) Na versão de Marcos, que acabamos de ler, o episódio destaca dois pontos: a) O reconhecimento de Jesus como Messias, ( O Cristo ) por parte de Pedro, isto é, a comunidade reconhece Jesus como o Salvador, o Filho de Deus, o Deus que salva.
b) A revelação que Jesus faz, do conteúdo desta sua messianidade, Ele se revela que é o Cristo, e que existe um plano salvífico de Deus para os homens, e que o Messias tem que cumprir sua missão. "E começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem, padecesse muito, fosse rejeitado pelos anciões, pelos sumos sacerdotes do templo, pelos escribas, fosse morto, mas ressuscitaria dos mortos, no terceiro dia."
O diálogo de Nosso Senhor com os discípulos, (Com sua comunidade) acontece num momento muito difícil, Jesus está caminhando para Jerusalém, há uma reprovação dos discípulos para que o mestre não vá, pois sabem que o mestre não será bem vindo em Jerusalém, pois o procuram para mata-lo. ( Lc 9,51-56 ) "Jerusalém será o local onde deve-se consumar o destino de Jesus na cruz, sua ressurreição; mas também onde, depois destes acontecimentos, a Igreja impulsionada pelo Pentecostes, terá seu inicio." ( Joseph Ratzinger )
A resposta de profissão de fé de Pedro a Jesus, embora verdadeira, merece reparos. Pedro mesmo dando seu testemunho de confissão de fé no Cristo, sua humanidade, seu lado humano, não compreendeu a lógica do caminho salvífico de Cristo. Que a salvação espiritual, o resgate do homem novo, só poderia vir para à humanidade, através do sofrimento e o sangue de Cristo na cruz. Os discípulos embora convivendo diretamente com Jesus, e as revelações do Reino, tiveram dificuldade de entender o messianismo do Cristo.
Na mente deles, Jesus não deve ir e aceitar em Jerusalém, o desfecho terrível, de morrer nas mãos do Sinédrio. Ele era o Messias, mas não o politico como os judeus queriam, ( Esperavam o Messias para libertar os judeus do jugo romano ) embora seu messianismo foi ao longo dos seculos, anunciado pelos profetas. Para os discípulos o martírio e a morte de Jesus soa como fracasso para um Messias. E agora, o Mestre diz lhes que: "Está destinado a sofrer nas mãos dos anciões, dos sumos sacerdotes e dos escribas, seria morto e ressuscitaria no terceiro dia.
"Por isso a pergunta persistente, de Jesus aos discípulos missionários, que continuarão o serviço do Reino: "E vós quem dizeis que eu sou..?" Na profissão de fé Pedro, iluminado pelo Espirito Santo de Deus, foi capaz de responder corretamente a questão da identidade de Jesus: "Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo." ( Mt 16,16; Jo 6, 68-69) Esta profissão de Fé de Pedro é uma bem-aventurança: "Felizes és, Simão filho de Jonas, porque não foi a carne, nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está no céu."( Mt 16,17 )
Hoje na celebração desta liturgia, o Senhor pergunta a cada um de nós: "Para vós quem sou eu..? Damos e encontramos respostas; ali diante do altar do Senhor e afirmamos que "Jesus é o Senhor", o Filho de Deus vivo, aquele que o mundo esperava e veio, o nosso Deus libertador e salvador. Na Eucaristia acolhemos Jesus, como o pão vivo descido do céu, para saciar nossa fome espiritual e também física.
Na nossa mente humana, muitas vezes deixamos o espiritual em segundo plano, pelo entendimento da lógica da racionalidade, colocando-a em primeiro lugar, pois somos humanos e temos os pés plantados, no chão desta vida. (Jo 17,9-11) Foi esta racionalidade imanente, que Nosso Senhor repreendeu em Pedro, chamando-o de pedra de tropeço, que se opõe a implantação do Reino de Deus, a salvação da vida eterna.
Para os primeiros "seguidores do caminho", ( Primeiros cristãos das comunidades ) a adesão ao Reino de Deus não aconteceu de imediato, mas foi ao longo do caminho se fazendo, e estruturando a fé pela ação do Espirito Santo. Jesus não ensinou com teorias, mas na prática, mostrou-nos com sua vida, e como nós discípulos, conduzir nossas vidas. A experiência de Pedro serve de modelo, para todos os discípulos de todos os tempos..!
Estes serão chamados de benditos se acolherem a revelação do Reino. A palavra de hoje vem nos chamar a atenção para o ministério daqueles que tem por missão coordenar e garantir a unidade da Igreja: O Papa nosso pai espiritual; o Bispo nosso guardião, nossos Presbíteros que zela pelo rebanho da comunidade, enfim cada um de nós em sintonia com nossos irmãos, com nossos Bispos e Presbíteros. Tudo isso por causa de Jesus, que nos pergunta a todo momento: E vós quem dizeis quem eu sou..? Amém!
Jesus é o Senhor!
TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA 24º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" Pg 430-434 "O VERBO SE FAZ CARNE" -- DIA DO SENHOR , Guia para as celebraçôes das comunidades - 24º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" -- AUTOR: CARPANEDO E GUIMARÃES -- "JESUS DE NAZARÉ" Pg 249 cap 9 AUTOR: JOSEPF RATZINGR ( ÉMERITO BENTO XVI ) BÍBLIA AVE MARIA.
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