domingo, 1 de setembro de 2013

EVANGELHO SÃO LUCAS 14: 25-33 23° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013 ANO DA FÉ



                  O DISCÍPULO VOCACIONADO


   25 Naquele tempo seguia Jesus uma grande multidão. Ele voltou e lhes disse: 26 Se alguém vem a mim e não põe em segundo lugar seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27 Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo. 28 Se um de vós pretende construir uma torre, não senta primeiro para calcular os gastos e ver se tem com que terminá-lá? 29 Não aconteça que, tendo lançados os alicerces e não podendo completá-lá, todos os que vêem ponham-se a caçoar dele, 30 dizendo: Este começou a construir e não pode concluir. 31 Se um rei vai travar batalha co outro, não se senta primeiro para avaliar se poderá resistir com dez mil a quem vem ataca-ló com vinte mil? 32 Se não pode, quando o outro ainda está longe, envia lhe uma delegação para pedir-lhe a paz. 33 Assim é para qualquer de vós: Quem não renunciar a seus bens, não pode ser meu discípulo. 34 O sal é bom; se o sal se torna insosso, com que o temperarão? Não serve nem para o campo nem a esterqueira; deve ser jogado fora. Quem tiver ouvidos para ouvir, escute.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

 No Evangelho de Domingo passado Nosso Senhor falou do banquete, dos pobres estropiados, dos cegos e coxos que serão pela misericórdia de Deus, os preferidos do Reino. Hoje Ele fala-nos, da vocação do verdadeiro discípulo, e das exigências para aqueles que entram para o banquete, do Reino de Deus.

 Quando falamos do banquete do Reino, estamos falando da felicidade  da vida eterna, e da Ressurreição de todos aqueles, que fizerem opção pelas coisas do alto. Jesus é a nossa esperança e confiança, pelo seu coração misericórdioso entraremos no céu como uma porta aberta amem!

 São três exigência que o Senhor impõem para segui-lo, não é um caminho de facilidade, mas de renuncia: A primeira é deixar o aconchego familiar, que não é fácil. A segunda é renunciar a própria vida, "tomar a própria cruz," pois o discípulo não pode viver, e fazer opção egoístas no caminho para o Reino. 

A terceira é a renuncia aos bens, que pode nos escravizar, e nós, transforma-los em ídolos. O discípulo que não renunciar tudo isso não é digno de seguir o Senhor! Aquele que quiser seguir-me tome sua cruz e venha após mim disse o Senhor Jesus! ( Lc 9:23; Mt 16:13-26 )

Jesus está indo para Jerusalém.  Lucas em todos os textos  do seu Evangelho, menciona pelo menos uma dez vezes, que Jesus está caminhando para jerusalém. Porque...? Porque lá em Jerusalém se dará o desfecho final, da sua missão salvífica! Deus será glorificado com seu martírio salvífico, por toda a humanidade pecadora!? 

Enquanto Jesus caminha, como peregrino itinerante, vai conquistando adeptos vocacionados, querendo segui-ló! Uma vez alguém disse: Senhor onde fores eu irei também! E o Senhor respondeu: As raposas têm suas tocas, as aves seus ninhos, mas o filho do homem não têm onde encostar a cabeça. ( Mt 8:19-22 )

 Outro disse: vou contigo, mas deixa enterrar meu pai, e Jesus disse: Segue me!  Deixe que os mortos enterrem seus mortos. Isso quer dizer, que seguir o Cristo tem suas renuncias, e as vezes até as do mais sagrado, que seria sepultar uma pessoa querida. Existem condições para segui-lo, e muitas vezes os vínculos familiares podem interferir no chamado de Jesus. 

Nosso Senhor quando diz que a família não pode atrapalhar o chamado vocacional, não podemos interpretar no literal o texto. Pois a família é benção de Deus, feliz e abençoada, a família que no seu ágape, gerar espiritualmente sacerdotes, ou religiosos para Deus. A família de Eliseu fez uma grande festa, com a vocação de profeta do seu filho, quando Deus despertou nele, o chamado a ser discípulo do profeta Elias,  e fez um banquete de despedida, com as carnes das juntas de bois. ( 1 Rs 19:19-21 )

Quem segue o Cristo crucificado, será também perseguido, porque o inimigo da nossa salvação não quer que Jesus Cristo seja o Senhor! Isso vale também para nós, que proclamamos seguidores do Senhor, não podemos desistir das investidas do inimigo da nossa salvação. Pois quando dizemos seguidores do Cristo crucificado, entramos num terreno espiritual, e neste terreno espiritual, que se manifesta as hostes infernais, para tentar, desencorajar os preferidos do Senhor.

 Podemos ver nos testemunhos dos homens santos, e mulheres santas, que fizeram opção pelo Reino, e quanta provação passaram, por causa de Nosso Senhor Jesus Cristo. É neste momento que o verdadeiro discípulo, do Cristo crucificado, bota os joelhos no chão, e ora à  Deus pedindo: Senhor não me abandones!? São Paulo orou ao Senhor, pedindo-lhe tirar, o espinho que o atormentava sua carne, é o Senhor disse: Paulo basta-lhe minha graça! ( 2 Cor 12:7-10 )

 As duas parábolas do Evangelho, insistem no conhecimento das condições, e plena consciência da decisão, de seguir as pegadas do Mestre. É por isso que, os vocacionados a vida sacerdotal ou religiosa, são enviados as vezes de volta a casa  familiar, por um tempo para amadurecerem a decisão da vocação. É isso que Jesus fala para nós: E preciso examinar sob a luz do Espírito Santo a nossa vocação. 

 Os discípulos no Evangelho de Lucas ( Lc 17:5 ) pedem ao Senhor que lhes aumentem a fé. Pois para ser evangelizador precisa ter um encontro pessoal com o Espírito Santo de Jesus, sem essa graça do Espírito Santo, não podemos ser um bom discípulo vocacionado, é como malhar em ferro frio, não convenceremos, ninguém. Somente o Espírito Santo pode nos ajudar, na vida missionária. Na dor e na alegria este Deus de amor, está constantemente conosco, pois somos templos do Espírito de Deus.

 Isto vale também para nós  leigos, que se lançam nas pastorais comunitárias. Seguir os caminhos de Jesus neste mundo não tem nada a ganhar, o ganho está no Reino bendito do Pai. Jesus não quer enganar seus seguidores e deixa bem claro que precisamos ter alicerce: Quem é o alicerce...?! É o próprio Cristo Ressuscitado,  Ele é o nosso alicerce!  Ele é o caminho, a verdade e a vida! É isso que o discípulo apaixonado pelo Cristo, tem que proclamar ao mundo que não conhecem Deus!

 A primeira exigência  as vezes e sustentar, o desejo ardoroso da vocação, de dar a vida pelo Reino do Senhor, até mesmo ter que romper com os laços familiares que muitas vezes não querem compreender a causa de tanto amor por Jesus.  Jesus disse: Aquele que não deixar o pai ou a mãe, por causa dele não e digno de segui-lo, e a consequência será a perseguição por causa do testemunho da palavra, com calunias, indiferenças, e até mesmo morte, por causa de Jesus Crucificado. ( Mt 10:37-38 )

Todos os vocacionados devem estar cientes das dificuldades, desse seguimento, e dos compromissos com o rebanho que o Senhor lhe colocar sob sua responsabilidade, para anunciar a palavra de Deus. Os que forem suficiente fortes poderão enfrentar as condições para seguir o caminho do Cristo crucificado. Os sacrifícios e sofrimentos para o missionário serão alegrias por causa de Jesus e Seu Reino de Amor. ( Mt 10:16. 22 )  Fica aqui uma pergunta para cada um de nos! Qual minha vocação rumo ao Reino do céu? Jesus no Evangelho está  a caminho de Jerusalém para beber do cálix amargo. E  você para onde vais? Amém!

Oração final:
Espírito Santo que predispõe para a renuncia, torna-me apto para o discipulado, liberta-me das coisas mundanas materialistas e, fortalece o meu coração para que eu seja digno do chamado do Senhor Jesus. Eis me aqui Senhor!.. Faça em mim a sua vontade! Gera em mim Espírito Santo, uma verdadeira vocação, pelas coisas sagradas do teu altar. Te amo Jesus! Amém.

Jesus é o Senhor!












Nenhum comentário:

Postar um comentário