domingo, 7 de agosto de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 12,49-53 20º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO" "C" - ANO DA MISERICÓRDIA - Cor litúrgica verde -- Leituras: 1ª Jr 38,4-6.8-10; Sl 39; 2ª Hb 12,1-4 -- Liturgia p/14/08/2016


               UMA RENOVAÇÃO NO ESPÍRITO.
             JESUS NOS LIBERTA DO MEDO!



 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:49 Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!51 Vós pensais que vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão.52 Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, trés ficarão divididas contra duas e 53duas contra três; ficarão divididos: pai contra filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.


Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!





Queridos irmãozinhos, filhos povo de Deus; neste Domingo o Evangelho é maravilhoso, nos fala da grande promessa do Senhor;  o batismo no Espírito Santo.

 Jesus nós diz, que veio trazer ao mundo fogo, e como gostaria que já tivesse aceso. ( Lc 12,49) Nas leituras da liturgia de hoje, somos convidados, a fazer boas escolhas, como bons cristãos que somos!

 No Evangelho de São João, Jesus nos fala também desta grande promessa: 18 “Não os deixarei órfãos, mas voltarei a visitar-vós. 19 Daqui a pouco o mundo já não me verá; mas vós, ao contrário, me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. 20 Neste dia compreendereis que eu estou no Pai, e vós em mim, e, eu em vós”. ( Jo 14,18-20)
    


 Nestes dois mil anos de cristianismo, é o fogo de Pentecostes atuando na Igreja do Senhor sem cessar, atravessando os séculos, esta Igreja maravilhosa, santa e pecadora. Santa porque foi Nosso Senhor Jesus Cristo que a fundou, pecadora porque seu corpo é formado de homens e mulheres pecadores.

 A Leitura do Evangelho de hoje é maravilhosa! Se prestarmos bastante atenção na leitura de hoje, perceberemos que o contexto está repleto de uma grande tensão de sentimentos; as frases acabam quase todas com pontos de exclamação.

 Ao fazermos esta pequena exegese, não por curiosidade,  vamos conhecendo sempre melhor o caráter e a humanidade de nosso Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Existem momentos nos Evangelhos, em que Nosso Senhor, parece que não consegue conter a imensa realidade divina, que trás dentro de si, mas por outo lado, Ele não pode expressar seus sentimentos divinos abertamente, como uma vez disseram – “Ele está fora de si!” ( Mc 3,21)

 Então o divino Salvador se sai, com exclamações ou suspiros que, escutados hoje, depois dos fatos, por quem tem fé produzem uma profunda impressão pela força misteriosa que deles se irradia.

 É a exclamação do divino Salvador no Evangelho de hoje: “Eu vim lançar fogo à terra, e que tenho eu a desejar se ele já está aceso? Mas devo ser batizado num batismo; e quanto anseio até que ele se cumpra. ( Lc 12,50)

Irmãozinhos, o que é este fogo, este batismo que tanto fala o Senhor? O Espírito diz: Sem este batismo de sangue do Cristo, o Pai do céu, não pode enviar o fogo do Espírito Santo, sobre sua Igreja.




Voltando a nossa exegese, em primeiro momento, Jesus tem em mente sua paixão e sua ressurreição. Mas não pode ser um acaso que ambas as imagens – do fogo e do batismo – seja usadas para indicar o Pentecostes:

 “Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo, dizia o Batista a seus discípulos quando viu Jesus aproximar do Rio Jordão  ( Lc 3,16)

Nos Atos, São Lucas apresenta o Pentecostes, como o primeiro batismo solene de toda a Igreja, um batismo não de água, mas de fogo. (At 2,3) 

 Lucas ao escrever este evangelho ás comunidades primitivas, ( Lc 1,1-3 Ilustre Teófilo) está preocupado com os rompimentos, entre os cristãos, por causa da não sã doutrinas contrárias, aos ensinamentos apostólicos.

 Por isso Nosso Senhor no Evangelho nos diz: 49 “Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que estivesse aceso! 50 Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isso se cumpra! 51 Vós pensais que vim trazer paz sobre a terra? (Lc 12,49-51)

Essas palavras nos recordam que, como houve divisão ao redor de Jesus quando estava em vida, assim haverá divisão toda a vez que Ele “retorna em vida”, isto é, cada vez que sua palavra é proclamada de novo “em Espírito e poder”.

A razão e que diante Dele não se pode ficar neutro, nem servir a dois senhores; é preciso escolher: Quem é “da verdade” ouve a sua voz ( Jo 18,37); quem não o é não ouve a sua voz, quem sabe o cita como pretexto, que não é a sua voz ou, de qualquer forma, não a voz de Deus.


Nestes Finais de Tempos, rupturas criadas no seio da humanidade, pela pregação do Evangelho de Jesus, põe em alerta o verdadeiro discípulo, por causa do Reino.

O verdadeiro cristão cheio do fogo do espírito, é vigilante, não se deixa encantar pelas propostas fundamentalistas do anti-reino; com isso romper com o corpo místico de Cristo.

 É isso que o inimigo de nossa salvação quer, que haja desacordo entre nós cristãos, e não à unidade, a começar pelas doutrinas, e entendimentos teológicos do Evangelho.

De Lutero pra-cá, não pararam de se dividirem, todos os dias criam uma nova religião, uma nova doutrina, num verdadeiro campo de batalha. Uma verdadeira babel de doutrinas e placas de denominações religiosas. 

Esquecem que existe um Deus de amor e de misericórdia, que seu Filho único que também sendo Deus, se fez Homem vindo a este mundo para nos salvar, morreu por cada um de nós, derramando o seu sangue precioso sem igual! Crês nisso?!

 Podemos aqui fazer perguntas: Será que Cristo trouxe para nós uma salvação incompleta? Porque não abrimos mão do projeto do Reino radicalizado pelos representantes que se dizem iluminados de Deus, e buscar reconciliações no corpo místico de Cristo?

Ou porque os valores do materialismo do anti-reino são colocados em primeiro lugar, se somos convidados seguir o caminho de Jesus e sua cruz? Onde então fica o fogo do Espírito Santo tão desejado por Jesus?


Onde está o reconhecimento de nossa parte, o valor do sacrifício único de Nosso Senhor Jesus Cristo! Então não queremos concluir esta reflexão, sem retomar aquele suspiro do coração de Jesus de que falamos no início:

 Jesus disse: “Como gostaria que o fogo que vim trazer sobre a terra se acendesse!” Aquele suspiro está atuando para cada um de nós e para nossa comunidade. Hoje o Senhor nos pergunta em seu suspiro, quais são nossas escolhas?

 Somos fieis ao Senhor? Onde está o fogo do Espírito Santo tanto desejado por Jesus? Onde fica o valor do sacrifício salvifíco e único do Filho de Deus por nós? Felizes, enquanto o Senhor está em nossos lábios e ação conosco, é tempo de possível reconciliação.

 Bem lembrando que somos todos pecadores, e corremos o risco da hora do julgamento final, poderá ser tarde de mais por não termos amado nossos irmãos. Por isso oremos com nosso salmista: “Socorrei-me, o Senhor, vinde logo em meu auxilio!

Oração final: Senhor Jesus, acende em mim este fogo, renova-me no meu íntimo; quero fazer uma experiência nova do teu amor e do teu poder; estou também eu entre os “afadigados e cansados”; sou também eu um dos “ossos áridos”, ( Ez 37) mas sei que se te deixo agir tu podes de verdade me restaurar e fazer-me reviver. Para mim será uma vida nova e para ti serei um discípulo novo e fiel. Amém!

Jesus é o Senhor!

Fontes: Texto elaborado da Homilia de Raniero Cantalamessa – Evangelho São Lucas 12,49-57- Ano “C” 20º DOMINGO DO TEMPO COMUM – Tema “Renovação no Espírito – Lit. “O VERBO SE FAZ CARNE” Pag: 704-708 –  Livreto litúrgico: DEUS CONOSCO dia a dia - Evangelho São Lucas 12,49-53 -  20º DOMINGO DO TEMPO COMUM Ano “C” 2016 – Reviu o Blog: “JESUS É O SENHOR!” 2013 ANO “C” – joseinacioh.blogspot.com  -- BÍBLIA DO PEREGRINO






















Nenhum comentário:

Postar um comentário