domingo, 8 de março de 2015

EVANGELHO SÃO JOÃO 3,14-21 - 4º DOMINGO DA QUARESMA - ANO "B" 2015 - LEITURAS: 2 CR 36,14-16.19-23 - SL 136 - EF 2,4-10 - LITUGIA P/15/03/2015 - ANO DA PAZ- "EU VIM PARA SERVIR" Mc 10,45 .


                      O SENHOR VEM NOS SALVAR!


 Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 14 Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. 16 Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.17 De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar, mas, para que o mundo seja salvo por ele.18 Quem nele crê, não é condenado, mas, quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.19 Ora, o julgamento é este: A luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20 Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21 Mas age conforme a verdade, aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

-Palavra da salvação.
-Glória a vós, Senhor!

                             
           
                                                                                                                                   
Nós povo de Deus, estamos, diante do Evangelho de São João, quarto Domingo da Quaresma. Jesus está caminhando para Jerusalém, para glorificar a Deus, com sua missão salvífica. O Evangelista nos dirige a palavra, falando-nos do amor de Deus, e nós garante, que Deus nos oferece gratuitamente e incondicionalmente a vida eterna. Quando anunciamos o Evangelho, não anunciamos como se fosse um fato acontecido, a dois mil anos atrás, como se fosse um fato histórico.

 Proclamamos a Boa Nova, com um objetivo claro e definido, de se tornar presente e real, esta salvação que nos é oferecida por Deus Pai. A Eucaristia, que celebramos, atualiza tudo de novo: A vida, a paixão, a morte  e a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.  E esperamos que o Cristo ressuscitado venha, mais uma vez, para arrebatar sua Igreja, e implantar seu Reino definitivamente. "Jesus Cristo vive, e está no meio de nós!" "Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa fé!"( 1Cor 15,14 )

 Mas tem um porém, para cada um de nós; disse o Senhor Jesus! "Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer de novo, não poderá  ver, o Reino de Deus! O que é então, nascer de novo..? Nicodemos não entendeu, a doutrina de Jesus, quando Ele disse que era necessário nascer de novo. Como pode um homem velho nascer de novo..? 

 Será que temos de entrar de novo, no seio da nossa mãe..? Jesus disse a Nicodemos: Oh! Nicodemos! "Você é sábio em Israel, e ignoras estas coisas..!?" Jesus deve ter pensado naquele momento: Depois da minha morte e ressurreição, e vier o Pentecostes, eles vão lembrar e entender tudo isso que estou falando. Jesus é Deus, Ele sabia, e sabe, tudo que vai nos acontecer!

E foi mesmo assim, depois de Pentecostes ouve um avivamento na Igreja do Senhor, pela fusão do Espirito Santo, a Igreja de Jesus se manifestou ao mundo: os Apóstolos e discípulos saíram pelo mundo pregando o Evangelho, e testemunhando Jesus ressuscitado.  (CIC 767; 1076)  O encontro pessoal com Cristo, abre o nosso coração à fé e a conversão, para recebermos uma vida nova, e sermos melhores pessoas.

Quantos de nós católicos, que dizemos cristãos batizados, banalizamos o nosso corpo, que é  templo do Espirito Santo.  Não buscamos o nascer de novo, com um encontro pessoal com o ressuscitado, no poder do Espirito Santo. "O que nasceu da carne é carne, o que nasceu do Espirito é espirito." ( Jo 3,3-6 ) 

O diálogo de Jesus e Nicodemos, é um convite a conversão e coloca-se duas opções: Aquele que crê, e aquele que não crê. Aquele que não crê, pratica o mal, está nas trevas; mas aquele que luta e esforça contra o pecado, para praticar a verdade, estes aproximam da luz, estão perto do Reino.

Jesus disse: "Os sãos não precisam de medico, mas os enfermos; Não vim chamar os justos, mas os pecadores." ( Mc. 2,17 ) Nicodemos é a figura de todos nós, que queremos ser fieis ao Senhor, mas nem sempre esforçamos, para dar testemunho, ficamos em cima do muro da nossa tibieza.

Nicodemos era judeu, pessoa boa, como muitos de nós somos, conhecia as Sagradas Escrituras, era um discípulo seguidor e simpatizante do jovem mestre, veio ter com Jesus, na calada da noite, para que ninguém do Sinédrio e do templo o visse, e saíssem falando dele. Não queria se comprometer com o projeto do Reino de Deus. 

 No seu coração ardia uma força inevitável de ir de ver  o Cristo, e escuta-lo. O que faltava  então em Nicodemos..? Não é assim que muitas vezes acontece conosco..? Ficamos incomodados com a graça de Deus agindo em nós..?  É Deus nos chamando, para irmos à Igreja, para louva-lo e ama-lo. 

 Faltava para Nicodemos, o encontro pessoal com o Cristo, como falta a muitos de nós, que dizemos cristãos, esse encontro só pode ser no poder do Espirito Santo. Foi em Pentecostes que a Igreja do Senhor foi batizada no poder do Espirito, para a glória do Senhor Ressuscitado! Essa graça do batismo no Espirito, é para todos nos cristãos, e tem que ser todos os dias das nossas existências.

 O Espirito Santo, é a alma da Igreja que a santifica. A igreja é Santa é pecadora, porque é formada de homens e mulheres pecadores, necessitados do amor de Deus. Jesus disse a Nicodemos: "Não te maravilhes do que eu tenha dito: Necessário vós é nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves-lhe o ruido, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espirito." ( Jo 3,7-8 ) 

Os que estão na carne, se conformam com as coisas manentes do mundo; mas os que estão no Espirito são assíduos com as coisas do Reino dos céus.  Jesus é o grande amor de Deus à humanidade, o mundo precisa reconhecer Nele, a salvação. Porque é dos corações dos homens sem fé e temor de Deus, que procede as trevas.

 É Nele que temos que fazer a experiência do amor de Deus,. Jesus é o batizador, que batiza com o fogo do Espirito Santo, conforme disse João Batista aos discípulos. É, Ele o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo..! Ele veio ao mundo para cumprir os planos do Pai em favor dos homens. ( Mt 3,11 )

 Este quarto Domingo da Quaresma que celebramos, a liturgia é da alegria, e, está no canto responsorial, "Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti, Jerusalém, eu me esquecer!" ( Sl 136 ) 
É como se estivéssemos dizendo-nos, com palavras cheias de doçuras: "Alegra-te, Jerusalém!" Vós que estais tristes exultai de alegria!" Alegra-te ó Igreja do Senhor e exultai vós de alegria, porque Jesus é a nossa esperança e alegria!

 Ele é a nossa confiança, pelo seu coração misericordioso, como uma porta aberta, entraremos no céu..! A liturgia deste Domingo escolheu o caminho certo, mostrando o motivo da alegria: Deus nos ama..! "Deus é rico em misericórdia, nos amou muito. Vamos então aproveitar esta ocasião única para meditarmos o amor de Deus, que é a alma de toda a Sagrada Escritura. Nós humanidade, estávamos numa situação sem saída, devido as transgressões do pecado original; tínhamos perdidos a graça de filhos de Deus. 

Precisa-vamos de um salvador que fosse divino, porque nós, por nós mesmo, na nossa humanidade mortal e pecadora, não podíamos salvar a nós mesmo, da morte eterna. Mas o nosso Deus cheio de amor, misericórdia, olhando para este mundo, encheu-se de compaixão, veio ao nosso encontro para nos adotar novamente como filhos, em seu filho Nosso Senhor Jesus Cristo.

Como Deus é maravilhoso e terrível em amor..!? Quando completou o tempo de Deus, Ele enviou o seu Filho, nascido pelo poder do Espirito Santo, de uma mulher escolhida , e preparada, dentre todas as mulheres: - A "virgem Maria." O amor de Deus, manifestado em Cristo, revela que o ser humano, não está só em seu drama neste mundo. 

Movido pela compaixão, Deus assume nossa carne para se fazer, em Cristo, redenção para todo o gênero Humano. O Apóstolo São Paulo nos exorta na carta aos Efésios: "Irmãos Deus é rico em misericórdia! Por causa do grande amor, com que nos amou, quando estávamos mortos por causa de nossas faltas, Ele deu nos vida com Cristo. Só em Jesus Cristo é que, somos salvos." ( Ef 2,4-5 ) 

Assim como Moisés, levantou a serpente de bronze no deserto, para a salvação dos Israelitas, todos que a olhassem ficavam curados, Deus levantou seu Filho único na haste da cruz; para que todos aqueles que olharem para o crucificado, serão salvos e terão vida eterna. Por isso nós cristão cheios de alegria, nascido de novo em Cristo Jesus, pelo nosso batismo, sem medo, podemos anunciar o Ressuscitado, à luz do dia que: "Jesus Cristo é o Senhor!" Amém!

Jesus é o Senhor!


DO MESMO MODO COMO MOISÉS LEVANTOU  A SERPENTE NO DESERTO, ASSIM É NECESSÁRIO QUE O FILHO DO HOMEM, SEJA LEVANTADO, PARA QUE TODOS OS QUE NELE CREREM TENHA A VIDA ETERNA! Jo 3,14


TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA: "O VERBO SE FAZ CARNE", 4º DOMINGO DA QUARESMA, ANO "B"- TEMA: "DEUS NOS AMA!" - DEUS CONOSCO dia a dia, 4º DOMINGO DA QUARESMA ANO "B" Pg. 65-68 - MARÇO 2015. CONSULTA DE CONTEXTOS- BÍBLIA AVE MARIA. ( Obs: O comentário do Evangelho, foi feito sob o texto de São João 3,1-21, para melhor entendimento e desenvolvimento do comentário )










Nenhum comentário:

Postar um comentário