domingo, 2 de março de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 4:1-11 1° DOMINGO DA QUARESMA ANO 'A' 2014


                                                                           
         AS TRÊS TENTAÇÃO DE CRISTO


 Naquele tempo, 1 o espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 Jesus jejuou quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso teve fome. 3 Então o tentador aproximou-se e disse a Jesus: "Se és Filho de Deus mande que estas pedras se transformem em pães!" 4 Mas Jesus respondeu:"Esta escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." 5 Então o diabo levou Jesus a cidade santa, coloco-o sobre a parte mais alta do templo, 6 e lhe disse: Se és Filho de Deus lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: Deus dará ordens ao teus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra."  Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus!" 8 Novamente o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e sua glória, e lhe disse: 9 Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar." 10 Jesus lhe disse: "Vai te embora satanás, porque está escrito: "Adorarás ao Senhor, teu Deus, e somente a ele prestarás culto." 11
Então o diabo o deixou. E os anjos aproximaram e serviram a Jesus.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

 Neste tempo Quaresmal, é um tempo propicio para nós cristão;  povo de Deus, fazermos uma reflexão sobre a nossa vida, e a nossa conversão. Neste tempo nós igreja, vamos vivenciar o tema da Campanha da Fraternidade: "Fraternidade e tráfico humano." A Igreja Católica; no Brasil, com a sabedoria do Espírito Santo, quer fazer gestar em nós, em todo território nacional, as realidades deste tema terrível. O ser humano está sendo explorado, sem piedade por homens maus e mulheres más, como se fossemos animais ou cobaias, fazem sequestros por encomendas, em troca de altas quantias de dinheiro, sem o minimo temor de Deus. 

 Quantas crianças e pessoas adultas, que desaparecem sem deixar pistas de paradeiros. Quantas famílias desesperadas procurando seus entes queridos. Quais as causas..? Porque desaparecem..? O Tráfico humano, para vendas de órgãos, trabalhos escravos e prostituição de adulto e menores, doação ilegal de bebes, e trabalhos macabros.  Que esta campanha da fraternidade seja meios de denunciarmos  e lutarmos, com todas as nossas forças, contra este mal que o demônio semeou na face da terra, contra os filhinhos de Deus. 

 A Igreja como sempre está, e estará em defesa da vida, e luta pelos direitos dos oprimidos e dos excluídos.  O ser humano não podem ser explorados  como uma mercadoria. Denunciando esta prática, a Campanha da Fraternidade aponta para a restauração do Homem em sua originalidade divina, realizada em Cristo. Deus tem planos bonitos para todos nós, e não desiste de nós. Foi por isso que Deus enviou seu filho único para nos libertar de toda opressão tanto, física como espiritual. " E' para a liberdade que Cristo nos libertou." (Gl 5:1 )

 A proposta da Campanha da Fraternidade neste ano, nos convida a todos nós cristão povo de Deus, sermos parceiros nestes objetivos, denunciar o mal que escraviza o ser humano, Imagem e semelhança de Deus. Não vamos ficar a olhar só para o mal, mas olhar para o mundo e ver, que o "Bem" existe, e é, vencedor de todo mal. Que existem gente boas, amorosas, caridosas querendo fazer o bem para próximo, sem pensar a quem. E' este bem, está presente em cada um de nós, que pela fé se deixa ser penetrado, pelo amor de Deus.

Sabemos como o mal entrou no mundo, o homem quis ser Deus, ouvindo a voz da serpente.  Este pecado de morte espiritual, que nos assolava  foi derrotado por Deus, através de seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo que nos redimiu na cruz. ( Eclesiástico 10:14-15 )  E, agora como filhos adotivos de Deus em Cristo, podemos lutar e desmascarar os inimigos da nossa salvação.

 Jesus veio salvar o Homem todo, tanto físico como espiritual. " Como diz São Paulo aos Gálatas: "E para a liberdade que Cristo nos libertou." Esta liberdade não é a liberdade que o mundo do anti-cristo prega, mas a liberdade do amor de Deus,  que nos conduz ao Reino dos céus. Quantas pessoas tem medo de entregar suas vidas de pecado a Deus, com medo de perder as liberdades mundanas do mundo. (Antes de minha conversão, eu pensava desta forma, mas quando deixei Jesus entrar na minha vida, eu descobri a verdadeira liberdade de ser filho de Deus. Perder a liberdade que se passa do mundo, mas ganhar a liberdade do Espírito Santo, que não se passa, ser cidadão do céu.)

  O evangelho de hoje nós proclama, que após o batismo, Nosso Senhor  Jesus Cristo, pleno do Espírito Santo, se retirou  para uma região deserta para ser provado. Provado para que..? São Mateus está nos dizendo, que Cristo foi enfrentar satanás em outro terreno."O deserto;" diferente daquele que Adão deixou-se, ser seduzido pela voz da tentação do mal. 

O primeiro homem foi tentado no Paraíso, num lugar muito comodo e ameno, e não resistiu a tentação, deixando ser corrompido, e o pecado entrou no mundo. O primeiro homem Adão, é terreno, o segundo é cem por cento celeste, "Ele é Deus," que veio nos salvar. Por isso que Jesus Cristo é o Senhor..! Precisamos proclama-lo sempre como Senhor da nossa vida, Senhor da nossa família, Senhor da nossa salvação, pois somos pertenças de Jesus. ( Cl 1:15- 18 )

 Mateus descreve no evangelho, que por quarenta dias, Nosso Senhor esteve no deserto; jejuou, orou, esteve entre espinhos e feras, foi tentado pelo maligno, enfrentando todas as contradições. Ele sentiu a força das trevas no mundo, e que esta causa  seria sua luta, pela salvação da humanidade decaída pelo pecado original.
Depois de quarenta dias de jejum e oração, o tentador se aproximou do Senhor Jesus, para tenta-lo, vendo que estava vulnerável, desnutrido, com sede e fome.

O diabo disse a Jesus, está com fome..? "Se és o filho de Deus, manda que estas pedras se convertam em pão?" Você pode usar seus poderes em beneficio próprio, pois você é o Filho de Deus. "Mas Jesus respondeu: está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Jesus está  dizendo para todos nós, que a nossa vida não pode-se resumir só nas coisas materialistas que se passam, que não tem consistência espiritual, mas sim, na fé em Deus, nas necessidades da alma e do espírito, e  na esperança da vida eterna.

  Satanás levou Jesus a cidade santa, no ponto mais alto do pináculo do templo, e disse-lhe: Se és o Filho de Deus, lance daqui abaixo, porque está escrito; Deus dará ordens aos anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos para que não tropeces em alguma pedra. O Senhor Jesus respondeu: " Não tentaras o  Senhor teu Deus." Tentar Deus e por a prova, por palavras ou atos, a sua bondade, a sua onipotência. 

 Irmãos..! Satanás conhece a palavra, pois recitou o salmo noventa.( 90 ou 91 ) Tempos atrás um "líder religioso" dizia no seu programa de televisão, em eloquente voz no seu púlpito, pregando a  benção do show da prosperidade: Se Deus não me atender, ao meu pedido de me prosperar, vou rasgar esta bíblia, vou joga-la no chão. Que Deus e este que estou seguindo, que não vai cumprir o que está escrito na sua palavra. Como filho Dele, tenho direitos de exigir Dele, uma vida melhor................ 

Satanás na tentação do deserto, incentivou e cobrou  o poder de Jesus, enquanto Filho de Deus de usar em beneficio próprio, o  uso de milagres, para saciar o seu corpo humano denutridos, pela fome do jejum.  Este pecado é chamado de "Simonia," exigir de Deus milagres ou coisas, para vender realidades espirituais. Pecados de irreligião, enganar as ovelhas com propostas enganosas, no nome de Deus. A palavra de Deus diz: Dai de graça, o que recebestes de graça dai. ( Mt 10:8 )  Estas práticas são proibidas pelo primeiro mandamento, nas Sagradas Escrituras, e está  no Catecismo Católico.( Cat 2119, Cat 2139, Cat 2121 Cat 2134 ) 

 "O primeiro mandamento chama o homem, a crer em Deus, a esperar Nele, e ama-lo sobre todas as coisas."  Na terceira tentação o demônio faz propostas de riquezas, e prosperidades mundanas a Jesus.  Se me adorares, eu te darei tudo isto que vês, porque tudo isso me pertence, porque foi o Pai que me deu. Gente..! Olhemos os perigos das riquezas que podem nos corromper. ( Mt 12:34 ) Jesus disse: Buscai primeiro o Reino de Deus, é tudo mais vos será dado por acréscimo. ( Mt 6:33 )

 Nosso Senhor novamente o reprendeu: Vai te embora satanás porque também está escrito: " Adoraras o Senhor teu Deus e somente a ele prestarás culto. Satanás queria que Jesus optasse pelo sistema do mundo, e subverter as propostas de salvação do Reino. Então o diabo afastou do Senhor Jesus prometendo voltar em outra ocasião. ( Lc 4:13 ) Esta ocasião, foi o da paixão de Cristo, e o final dramático do calvário. Satanás personificado nos algoses, e fariseus diziam-lhe: Se és o Filho de Deus desce da cruz. ( Mt 27: 40 ) Se salvou a outros porque não salva a si mesmo..?

Irmãos..! O evangelho de hoje nós adverte, estarmos sempre buscando à Deus. O que estamos fazendo para agradamos a Deus..? Qual pecado que praticamos, que abrem brechas para o inimigo da nossa salvação entrar nas nossas vidas..? Irmãos..! Precisamos de humildade, de nós convencer, que somos fracos pecadores e dependentes de Deus. Se Nosso Senhor foi tentado imagine nós, pobres pecadores frágeis. Irmãos..! Agarremos no sangue poderoso de Nosso Senhor Jesus Cristo, que o diabo vai embora. O sangue de Cristo tem poder..!

Jesus nós ensinou como enfrentar o inimigo da nossa salvação; tem que ser no deserto da nossa vida espiritual, com fé, orações e penitências, e eucaristia. Jesus disse sem mim nada podeis fazer. ( Jo 15:5 ) Que nesta Quaresma esforcemo-nos mais, nos exercícios espirituais, olhando os exemplos de Jesus. Jesus foi tentado muitas vezes, durante sua vida pública, ora pelos escribas, ora os saduceus, ora os fariseus. Os evangelistas descreveram estas três tentações, para mostrar-nos a fidelidade de Jesus a Deus Pai, e como nós lutarmos, contra o inimigo da nossa salvação. Ele foi fiel do inicio até o fim da cruz. Amém.

Jesus é o Senhor.

Texto elaborado com tópicos da homilia de Cantalamessa "O verbo se Faz carne" ano A, e do livro litúrgico "Deus conosco" pg 48 comentário inicial da campanha da fraternidade, 1° Domingo da quaresma 2014. www.fundaçãocriança.org.br , www.Desaparecidosnobrasil.org , 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário