domingo, 2 de junho de 2013

EVANGELHO SÃO LUCAS 7:11-17 10° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013

                     A VIÚVA DE NAIM


 11 Naquele tempo Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim, acompanhado pelos discípulos e grande multidão. 12 Justamente quando aproximava da porta da cidade, levavam para fora, um morto filho único de uma viúva; acompanhava-a um grupo considerável de vizinhos.13 Ao vê-la, sentiu compaixão e lhe disse: Não chores.
14 Aproximou-se, tocou o féretro, e os carregadores pararam. Então disse: Jovem falo contigo, levanta-te! 15O morto levantou e começou a falar. Jesus o entregou a sua mãe. 16 Todos ficaram espantados e davam glória a Deus dizendo: Um grande profeta surgiu entre nós; Deus se preocupou com seu povo. 17A noticia do que havia feito se divulgou por toda região e pela Judeia.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor. 

Nós estamos com a Igreja Católica Apostólica Romana, decimo Domingo do tempo comum, momento  de meditação e catequese que se segue neste tempo litúrgico, "Ano C Evangelho de São Lucas." São Lucas trás nesse maravilhoso Evangelho, a mensagem da misericórdia e o sinal da  ressurreição.

 Aconteceu na cidade de Naim, um jovem filho único tinha falecido, e seu  féretro vinha por uma rua da cidade, quanta tristeza para aquela mãe viúva, que perdera seu filho. Devemos lembrar que a morte é o salario do pecado, não foi Deus que criou a morte, mas os nossos pecados pela desobediência.(Cat.1007-1008) 

Mas por esta mesma rua estava entrando Jesus o Senhor da vida eterna. A morte encontrou com a vida! A misericórdia veio ao encontro do ser humano, decaído pelo pecado.
A morte encontrou a vida! O nosso Deus é de vida, e não de morte. Jesus foi tomado de uma grande compaixão ao ver a tristeza daquela mãe. 

No tempo de Jesus, na sociedade de Israel, a falta do homem na família, à tornava marginalizada, principalmente a mulher. Viúvas e órfãos são categorias necessitadas que no antigo testamento reclamavam atenção especial. ( Eclo 4:10; Tg 1:27 )
Por isso o salmista evoca Javé no salmo  em favor dos marginalizados:(Sl 68:6 ) Deus mesmo se ocupa deles: "Pai de órfãos, protetor de viúvas." (texto do rodapé da biblia do Peregrino)

Jesus, portador do Espírito Santo de vida, vai ao encontro da comitiva fúnebre cheio de compaixão; vai ao encontro da dor humana, com toda a sua misericórdia, e esta mobiliza o poder da vida e ressurreição. É o poder máximo de Deus criador de todas as coisas, sobre a vida e a morte. O morte onde está o teu aguilhão?( 1Cor 15:55)

 Por isso atualiza ditos antigos: "Tu tens poder sobre a vida e a morte"( Dt 32,39; Tb 13,2; Sb 16,13) ; e à luz da Páscoa, prefigura a ressurreição; porque mostra que a morte não será o caminho sem retorno. Jesus ao terceiro dia retornou se da morte para a glória de Deus Pai, porque Jesus é Deus.

 Essa viúva sem filhos, pode também representar as comunidades das Igrejas primitivas, que se sentiam órfãs por causa da perseguição, causa do Evangelho, da qual o Senhor se compadece pelo seus sofrimentos daqueles que perseveram fieis ao Senhor.

Nosso Senhor aproximou do esquife e disse à aquela mãe desesperada: Não chores!
Tocou o morto dizendo: Jovem, falo contigo, levanta-te! O Senhor Jesus é Deus, por isso que Ele diz: Sou eu que falo contigo, sou eu o poder da vida, sou o teu Senhor. Morte eu te ordeno devolve a vida a este corpo. Estas palavras são cheias de significados, "Eu mando, Eu ordeno", revelando sua autoridade para ordenar no reino da morte, levanta-te e o jovem sentou-se voltando a vida, e começou a falar. ( Cat. 548- 549) Jesus é o Senhor!!!

Devemos lembrar que a ressurreição deste jovem não é ressurreição de vida eterna, porque futuramente morrerá para esta vida, o mesmo aconteceu com Lazaro e Talita quando Nosso Senhor os trouxe da morte para a vida. O milagre de Jesus  neste Evangelho foi de vivificação, pois quando falamos de ressurreição falamos de eternidade. Jesus é o modelo de ressurreição para todos os filhos de Deus que espera Nele a vida eterna, o futuro  homem desejado por Deus. Se Cristo não ressuscitou, e vã a nossa fé.( 1Cor.15:13-14,17,20)


Jesus tomou o jovem e entregou à aquela mãe. E o povo dizia cheios de temor e glorificavam a Deus dizendo: Um grande profeta levantou-se entre nós e Deus visitou seu povo! O que podemos tirar de mensagem neste Evangelho. Deus é amor e misericórdia, e por amor a cada um de nós não poupou seu único filho para que a nossa salvação fosse completa. Todos nós; quer queira, quer não passaremos por momentos de dor, de perdas de um ente querido. Nestes momentos difíceis ninguém tem consolo para dar a ninguém, a não ser o consolo do Senhor Jesus.

Peçamos ao Senhor o dom da compaixão, pelos que sofrem sem esperança, peçamos o dom do confortar as pessoas que chora a perda de alguém querido. Peçamos também o dom da oração para rezarmos por aqueles que precisam de oração.
Uma coisa é certa; se tivermos intimidade com o Senhor quando vier o sofrimento a nós, não sofreremos com desespero, pois o consolador habita em nós.

Jesus é o Senhor!




















Nenhum comentário:

Postar um comentário