segunda-feira, 4 de março de 2013

Evangelho São Lucas 15,1-3.11-32 Quarta semana da Quaresma ano C 2013

                                  A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO   

         
                       
   Estamos no 4° Domingo da Quaresma tempo de conversão e mudanças de vida. Nós vimos no Evangelho passado Deus nos chamando a mudarmos de vida, porque o tempo se urge para cada um de nós. "Buscai o Senhor enquanto Ele se deixa encontrar"! Isa.55,6.

 Quem nos garante deixar a conversão  para  amanhã se nós não somos donos da nossa vida?

Um companheiro de trabalho  anos atrás me elogiava por causa da minha caminhada de fé e dizia: Quando eu estiver bem estabelecido e  em paz com minha  família, quero também ser de igreja  igual você! Acho muito bonito estas coisas  que você  fala, mexe muito comigo essas coisas espirituais!  Respondi: Por que você não toma uma atitude e vem  para o Senhor Deus que te chama, vai que amanhã não dá- lhe mais tempo?

Hoje o Senhor está  perguntando para cada um de nos!? Quando e que vais voltar para Mim? Quando é que virás me servir? Quando e  filho pródigo que vou te abraçar? O Filho Pródigo nos leva a meditar: Qual dos dois filhos  pareço? Com  o mais velho ou o mais novo?! Jesus ao contar  esta  parábola está nos exortando a cairmos em si, que tipo de cristão eu sou? O que precisa mudar em mim, e na minha família? Vejamos! O mais jovem e insolente, quer ser dono de si  e do seu destino, isso já nos diz que ele é desobediente e não aceita  conselhos do velho Pai! Não reconhece o amor do Pai, não tem sentimentos pela família. Ao pedir sua parte na herança  seria como se seu Pai estivesse morto na sua vida. Nestes tempos  modernos  o relativismo  cultural, moral e social se faz nos perceber, que os valores das  famílias estão se acabando. Quantos jovens nestes tempos modernos vivem como o filho pródigo, moram com sua família mas estão longe dela, são ausentes espirituais. Filhos ausentes, drogados, metidos com traficantes e violência. Quantos pais e mães que choram a perda do filho por causa da maldita droga. E ainda existem malditos políticos neste país que defendem a liberação das drogas. Filhos pródigos são também aqueles desviados do caminho de Deus, que buscam as coisas mundanas.

O sistema do mundo oferecem doutrinas vistosas que ofuscam os olhos, com brilhos e convites  dos cassinos do anti-cristo. Prometem os prazeres do mundo: poder, prazer, ter, sentir, comer, falar, que só serve para ostentar o materialismo mundano. Mas para o Reino de Deus estas coisas não serve para sustentar os valores do homem criado imagem é semelhança de Deus! Nosso Senhor disse a satanás na tentação do deserto: "Não só de pão vive o homem mas de toda palavra  que sai da boca de Deus."Luc,4. Deus nunca nos abandona, está sempre nos esperando de braços abertos, cheio de misericórdia e perdão. Deus é amor! Satanás não quer que caíamos em si como o filho pródigo, e busca cegar o nosso entendimento oferecendo as lavagens dos porcos, para derrotar-nos e com isso ofender a Deus que e amor.  Mas quando aceito Deus na minha vida, e caio em si arrependido decidido a voltar para o abraço do Pai, com  certeza se faz festa no céu." Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho único em troca de nossos pecados." Jo.14,6. Jo.3,16

O filho mais velho é aquele que ficou com o  Pai, administrou os seus bens e prosperou.  Aqui podemos fazer comparação do filho mais velho também! Corremos o risco de achamos que somos os certinhos porque prosperamos e estamos   trabalhando nas pastorais como  voluntários disso e daquilo, achamos com direitos de méritos e recompensa, ao invés de, amor e benevolência  para com o irmão que aproxima da igreja  buscando encontrar os sentidos da vida. Tornamos cristãos frios, arrogantes, insêncivel  ao amor ao próximo e só" acostumados com a graça de Deus". Na nossa casa não temos diálogos espiritual com nossos filhos, não damos testemunhos de cristão, e rezamos pouco. Irmãos! Nós não podemos ser igual o irmão mais velho do Evangelho que não aceitou seu irmão mais novo que voltou arrependido buscando socorro!?

Nosso Senhor ao contar  esta parabóla, quer nos fazer perceber que nós precisamos mudar nossas atitudes de cristãos que não consegue ver a alegria do irmão, que busca vida nova, e oportunidade nova. O nosso perdão deve ser para nosso próximo prioridade, por causa de Jesus que nos amou ao extremo, dando sua vida por todos nos. O irmão mais velho contestou o Pai  porque perdoou  seu irmão mais novo e o Pai disse: Alegra comigo?!" Seu irmão estava perdido, e hoje voltou para nos!" Deus tem um plano de amor para cada um de nos, até mesmo para aquele que achamos que não tem mais jeito. Este plano de amor estão nas extensões de nossos braços, nas nossas mentes, nos nossos olhares, nos nossos sorrisos, e nos abraços fraterno que Deus quer usar de nós. Quantos irmãozinhos que gostariam de ganhar um abraço! Esses filhos pródigos podem ser os nossos filhos, os nossos vizinhos, um irmão da igreja, aquele ancião no asilo,  aquele menino desfigurado pela droga." Meu Deus o que vamos fazer!?"Cada um desses irmãos mal amado por  nós e o próprio Jesus que neles está escondido, e espera de nós reações de conversão e mudanças de vida.

Deus nos ama incondicionalmente, Ele não se importa que sejamos o irmão mais velho ou o mais novo. O Pai nos ama, e espera a cada um de nós de braços abertos! Vem filho meu! Porque demoras tanto!? O irmão mais novo queria ter liberdade e achava que as mesmisses na casa paterna tirava lhe o prazer da sua juventude.  No mundo é que estava a felicidade,  o amor do pai o sufocava.! Mas o sofrimento lá fora o fez cair em si, que o amor do Pai e que era a  verdadeira liberdade e felicidade! O Pai aqui no Evangelho é o próprio Deus, que espera de cada um de nós conversão e mudanças de vida. A primeira conversão e amar o nosso próximo, como Jesus nos ensinou. O senhor Deus quer nos cobrir de dignidade, nos acolher no seu abraço, dar-nos uma veste nova, uma sandália nova para os nossos pés, e um anel no nosso dedo como fez ao filho pródigo. Deus é amor misericórdia e perdão. Para que aconteça nossa conversão precisamos do Espirito Santo, precisamos  fazer uma experiência com o Senhor Jesus. Vamos nos erguer da nossa miséria e dizer com todo o esforço do nosso ser: Vou voltar para a casa de meu Pai! AMEM!

JESUS E O SENHOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário