TU ÉS O MESSIAS!
Naquele tempo,27 Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: "Quem dizem os homens que eu sou?28 "Eles responderam: "Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és um dos profetas".29 Então ele perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu: "Tu és o messias". 30 Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a respeito.31 Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciões e doutores da lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias.32 Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus a parte e começou a repreendê-lo.33 Jesus voltou-se para os discípulos e repreendeu Pedro, dizendo: "Vai para longe de mim satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens".34 Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.35 Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perde-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salva-la".
Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!
E VÓS QUEM DIZEIS QUE EU SOU..?
Queridos irmãozinhos povo de Deus, o Evangelho de hoje começa com uma pergunta de Jesus ao seus discípulos e também a cada um de nós: "Quem dizem os homens que eu sou?" É uma pergunta que leva os discípulos a fazerem uma avaliação da missão de Jesus no meio do povo. De acordo com a resposta do povo, Jesus é um grande profeta.
E vocês..? Pergunta Jesus aos discípulos: "Quem dizem que eu sou?" Os discípulos estavam constante com Ele, conheciam a vida e ações do mestre. Eles vê Nele, alguém maior que João Batista, ou outro profeta. Pedro professa sua fé, em nome de seus companheiros dizendo: "Tu és o Messias".
O episódio de Cesareia de Filipe é relatado pelos três Evangelhos sinóticos, e é, tão importante que a liturgia neles nos propõe, em todos os três ciclos litúrgicos. (Ano: A, b e C ) Na versão de Marcos, que acabamos de ler, o episódio destaca dois pontos: a) O reconhecimento de Jesus como Messias, ( O Cristo ) por parte de Pedro, isto é, a comunidade reconhece Jesus como o Salvador, o Filho de Deus, o Deus que salva.
b) A revelação que Jesus faz, do conteúdo desta sua messianidade, Ele se revela que é o Cristo, e que existe um plano salvífico de Deus para os homens, e que o Messias tem que cumprir sua missão. "E começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem, padecesse muito, fosse rejeitado pelos anciões, pelos sumos sacerdotes do templo, pelos escribas, fosse morto, mas ressuscitaria dos mortos, no terceiro dia."
O diálogo de Nosso Senhor com os discípulos, (Com sua comunidade) acontece num momento muito difícil, Jesus está caminhando para Jerusalém, há uma reprovação dos discípulos para que o mestre não vá, pois sabem que o mestre não será bem vindo em Jerusalém, pois o procuram para mata-lo. ( Lc 9,51-56 ) "Jerusalém será o local onde deve-se consumar o destino de Jesus na cruz, sua ressurreição; mas também onde, depois destes acontecimentos, a Igreja impulsionada pelo Pentecostes, terá seu inicio." ( Joseph Ratzinger )
A resposta de profissão de fé de Pedro a Jesus, embora verdadeira, merece reparos. Pedro mesmo dando seu testemunho de confissão de fé no Cristo, sua humanidade, seu lado humano, não compreendeu a lógica do caminho salvífico de Cristo. Que a salvação espiritual, o resgate do homem novo, só poderia vir para à humanidade, através do sofrimento e o sangue de Cristo na cruz. Os discípulos embora convivendo diretamente com Jesus, e as revelações do Reino, tiveram dificuldade de entender o messianismo do Cristo.
Na mente deles, Jesus não deve ir e aceitar em Jerusalém, o desfecho terrível, de morrer nas mãos do Sinédrio. Ele era o Messias, mas não o politico como os judeus queriam, ( Esperavam o Messias para libertar os judeus do jugo romano ) embora seu messianismo foi ao longo dos seculos, anunciado pelos profetas. Para os discípulos o martírio e a morte de Jesus soa como fracasso para um Messias. E agora, o Mestre diz lhes que: "Está destinado a sofrer nas mãos dos anciões, dos sumos sacerdotes e dos escribas, seria morto e ressuscitaria no terceiro dia.
"Por isso a pergunta persistente, de Jesus aos discípulos missionários, que continuarão o serviço do Reino: "E vós quem dizeis que eu sou..?" Na profissão de fé Pedro, iluminado pelo Espirito Santo de Deus, foi capaz de responder corretamente a questão da identidade de Jesus: "Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo." ( Mt 16,16; Jo 6, 68-69) Esta profissão de Fé de Pedro é uma bem-aventurança: "Felizes és, Simão filho de Jonas, porque não foi a carne, nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está no céu."( Mt 16,17 )
Hoje na celebração desta liturgia, o Senhor pergunta a cada um de nós: "Para vós quem sou eu..? Damos e encontramos respostas; ali diante do altar do Senhor e afirmamos que "Jesus é o Senhor", o Filho de Deus vivo, aquele que o mundo esperava e veio, o nosso Deus libertador e salvador. Na Eucaristia acolhemos Jesus, como o pão vivo descido do céu, para saciar nossa fome espiritual e também física.
Na nossa mente humana, muitas vezes deixamos o espiritual em segundo plano, pelo entendimento da lógica da racionalidade, colocando-a em primeiro lugar, pois somos humanos e temos os pés plantados, no chão desta vida. (Jo 17,9-11) Foi esta racionalidade imanente, que Nosso Senhor repreendeu em Pedro, chamando-o de pedra de tropeço, que se opõe a implantação do Reino de Deus, a salvação da vida eterna.
Para os primeiros "seguidores do caminho", ( Primeiros cristãos das comunidades ) a adesão ao Reino de Deus não aconteceu de imediato, mas foi ao longo do caminho se fazendo, e estruturando a fé pela ação do Espirito Santo. Jesus não ensinou com teorias, mas na prática, mostrou-nos com sua vida, e como nós discípulos, conduzir nossas vidas. A experiência de Pedro serve de modelo, para todos os discípulos de todos os tempos..!
Estes serão chamados de benditos se acolherem a revelação do Reino. A palavra de hoje vem nos chamar a atenção para o ministério daqueles que tem por missão coordenar e garantir a unidade da Igreja: O Papa nosso pai espiritual; o Bispo nosso guardião, nossos Presbíteros que zela pelo rebanho da comunidade, enfim cada um de nós em sintonia com nossos irmãos, com nossos Bispos e Presbíteros. Tudo isso por causa de Jesus, que nos pergunta a todo momento: E vós quem dizeis quem eu sou..? Amém!
Jesus é o Senhor!
TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA 24º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" Pg 430-434 "O VERBO SE FAZ CARNE" -- DIA DO SENHOR , Guia para as celebraçôes das comunidades - 24º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" -- AUTOR: CARPANEDO E GUIMARÃES -- "JESUS DE NAZARÉ" Pg 249 cap 9 AUTOR: JOSEPF RATZINGR ( ÉMERITO BENTO XVI ) BÍBLIA AVE MARIA.
E VÓS QUEM DIZEIS QUE EU SOU..?
TU ÉS O MESSIAS! Mc 8,29 |
Queridos irmãozinhos povo de Deus, o Evangelho de hoje começa com uma pergunta de Jesus ao seus discípulos e também a cada um de nós: "Quem dizem os homens que eu sou?" É uma pergunta que leva os discípulos a fazerem uma avaliação da missão de Jesus no meio do povo. De acordo com a resposta do povo, Jesus é um grande profeta.
E vocês..? Pergunta Jesus aos discípulos: "Quem dizem que eu sou?" Os discípulos estavam constante com Ele, conheciam a vida e ações do mestre. Eles vê Nele, alguém maior que João Batista, ou outro profeta. Pedro professa sua fé, em nome de seus companheiros dizendo: "Tu és o Messias".
O episódio de Cesareia de Filipe é relatado pelos três Evangelhos sinóticos, e é, tão importante que a liturgia neles nos propõe, em todos os três ciclos litúrgicos. (Ano: A, b e C ) Na versão de Marcos, que acabamos de ler, o episódio destaca dois pontos: a) O reconhecimento de Jesus como Messias, ( O Cristo ) por parte de Pedro, isto é, a comunidade reconhece Jesus como o Salvador, o Filho de Deus, o Deus que salva.
b) A revelação que Jesus faz, do conteúdo desta sua messianidade, Ele se revela que é o Cristo, e que existe um plano salvífico de Deus para os homens, e que o Messias tem que cumprir sua missão. "E começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem, padecesse muito, fosse rejeitado pelos anciões, pelos sumos sacerdotes do templo, pelos escribas, fosse morto, mas ressuscitaria dos mortos, no terceiro dia."
O diálogo de Nosso Senhor com os discípulos, (Com sua comunidade) acontece num momento muito difícil, Jesus está caminhando para Jerusalém, há uma reprovação dos discípulos para que o mestre não vá, pois sabem que o mestre não será bem vindo em Jerusalém, pois o procuram para mata-lo. ( Lc 9,51-56 ) "Jerusalém será o local onde deve-se consumar o destino de Jesus na cruz, sua ressurreição; mas também onde, depois destes acontecimentos, a Igreja impulsionada pelo Pentecostes, terá seu inicio." ( Joseph Ratzinger )
A resposta de profissão de fé de Pedro a Jesus, embora verdadeira, merece reparos. Pedro mesmo dando seu testemunho de confissão de fé no Cristo, sua humanidade, seu lado humano, não compreendeu a lógica do caminho salvífico de Cristo. Que a salvação espiritual, o resgate do homem novo, só poderia vir para à humanidade, através do sofrimento e o sangue de Cristo na cruz. Os discípulos embora convivendo diretamente com Jesus, e as revelações do Reino, tiveram dificuldade de entender o messianismo do Cristo.
Na mente deles, Jesus não deve ir e aceitar em Jerusalém, o desfecho terrível, de morrer nas mãos do Sinédrio. Ele era o Messias, mas não o politico como os judeus queriam, ( Esperavam o Messias para libertar os judeus do jugo romano ) embora seu messianismo foi ao longo dos seculos, anunciado pelos profetas. Para os discípulos o martírio e a morte de Jesus soa como fracasso para um Messias. E agora, o Mestre diz lhes que: "Está destinado a sofrer nas mãos dos anciões, dos sumos sacerdotes e dos escribas, seria morto e ressuscitaria no terceiro dia.
"Por isso a pergunta persistente, de Jesus aos discípulos missionários, que continuarão o serviço do Reino: "E vós quem dizeis que eu sou..?" Na profissão de fé Pedro, iluminado pelo Espirito Santo de Deus, foi capaz de responder corretamente a questão da identidade de Jesus: "Tu és o Cristo, Filho de Deus vivo." ( Mt 16,16; Jo 6, 68-69) Esta profissão de Fé de Pedro é uma bem-aventurança: "Felizes és, Simão filho de Jonas, porque não foi a carne, nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está no céu."( Mt 16,17 )
Hoje na celebração desta liturgia, o Senhor pergunta a cada um de nós: "Para vós quem sou eu..? Damos e encontramos respostas; ali diante do altar do Senhor e afirmamos que "Jesus é o Senhor", o Filho de Deus vivo, aquele que o mundo esperava e veio, o nosso Deus libertador e salvador. Na Eucaristia acolhemos Jesus, como o pão vivo descido do céu, para saciar nossa fome espiritual e também física.
Na nossa mente humana, muitas vezes deixamos o espiritual em segundo plano, pelo entendimento da lógica da racionalidade, colocando-a em primeiro lugar, pois somos humanos e temos os pés plantados, no chão desta vida. (Jo 17,9-11) Foi esta racionalidade imanente, que Nosso Senhor repreendeu em Pedro, chamando-o de pedra de tropeço, que se opõe a implantação do Reino de Deus, a salvação da vida eterna.
Para os primeiros "seguidores do caminho", ( Primeiros cristãos das comunidades ) a adesão ao Reino de Deus não aconteceu de imediato, mas foi ao longo do caminho se fazendo, e estruturando a fé pela ação do Espirito Santo. Jesus não ensinou com teorias, mas na prática, mostrou-nos com sua vida, e como nós discípulos, conduzir nossas vidas. A experiência de Pedro serve de modelo, para todos os discípulos de todos os tempos..!
Estes serão chamados de benditos se acolherem a revelação do Reino. A palavra de hoje vem nos chamar a atenção para o ministério daqueles que tem por missão coordenar e garantir a unidade da Igreja: O Papa nosso pai espiritual; o Bispo nosso guardião, nossos Presbíteros que zela pelo rebanho da comunidade, enfim cada um de nós em sintonia com nossos irmãos, com nossos Bispos e Presbíteros. Tudo isso por causa de Jesus, que nos pergunta a todo momento: E vós quem dizeis quem eu sou..? Amém!
Jesus é o Senhor!
TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA 24º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" Pg 430-434 "O VERBO SE FAZ CARNE" -- DIA DO SENHOR , Guia para as celebraçôes das comunidades - 24º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" -- AUTOR: CARPANEDO E GUIMARÃES -- "JESUS DE NAZARÉ" Pg 249 cap 9 AUTOR: JOSEPF RATZINGR ( ÉMERITO BENTO XVI ) BÍBLIA AVE MARIA.
E VÓS, QUEM DIZEIS QUEM EU SOU..? Mc 8,29 |
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