MARIA, MARAVILHA DA GRAÇA DE DEUS
Naqueles dias, 39 Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com grande grito, exclamou: " Bendita és tu entre as mulheres e bendito e o fruto de teu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre.45 Bem aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu. 46 Então maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, 47 e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, 48 porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o todo poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50 e sua misericórdia se estende de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51 Ele mostrou a força de seu braço: Dispersou os soberbos de coração. 52 Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53 Encheu de bens os famintos, e despediu os rico de mãos vazias. 54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55 conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre." 56 Maria ficou três meses com Isabel; e depois voltou para casa.
Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!
Maria - Ícone escatológico da Igreja
Nós povo de Deus, neste Domingo, estamos celebrando a festa da Assunção de Nossa Senhora. A Igreja desde tempos primitivos, guarda-se a tradição que a mãe do Senhor foi assunta ao céu, isto é, levada pelos anjos.
Segundo a tradição, e as Sagradas Escrituras, quem cuidou de Maria a mãe do Senhor, foi o discípulo amado; São João. Lá na cruz, entre dores, e agonia mortal, Nosso Senhor entregou sua mãe aos cuidados de João que estavam aos pés da cruz: "Mãe, eis ai seu filho; filho, eis ai sua mãe..!" A partir daquele momento o discípulo amado levou-a para casa e cuidou dela. ( Jo 19,26-27 )
Para alguns teológos em Mariologia, São João Evangelista ao escrever o evangelho, buscou os acontecimentos históricos da vida pública de Jesus e inspirações, diretamente em Maria, já que Ela estava junto dele sua vida toda. São Lucas é também o Evangelista, que esteve com todas as testemunhas intimas de Jesus e de Maria.
Por isso muitos de seus relatos são únicos nos sinóticos, confiáveis e verdadeiros. Na era Patristicas, os santos padres difundiam todo respeito pela Mãe do Senhor; no ano +202 Santo Irineu discípulo de São Policarpo, que era discípulo de São João, escreveu chamando Maria de : A Nova Eva, mãe do Novo Adão. ( OBRA DE SANTO IRINEU - "DE RAPITULACIONAE.")
Ela, é a mulher do Gêneses, que Deus prometeu, pisar a cabeça de satanás, mulher cujo ventre gerou o salvador do mundo; "O filho de Deus." ( Gn 3,15 ) Por isso nós Católicos, acreditamos que neste mundo, nunca existiu depois de Jesus, uma pessoa maior que a virgem Maria, a mãe do Senhor."
Irmãos..! Se Abraão, Isac, Jacó, Moisés, Elias e outros foram tão importante na Biblía para todos os crentes, imaginem a Mãe do Senhor..? A palavra de Deus diz que todos nós iremos ressuscitar. "Cada qual, porém, em sua ordem: como primícias, Cristo; em seguida, os que forem de Cristo, na ocasião de sua vinda;" assim expressa São Paulo na segunda leitura. ( 1 Cor 15, 23 )
" E entre aqueles que são pertenças de Cristo Jesus, há uma pessoa que é Dele, de modo único e inigualável: Sua mãe aquela que o gerou como homem, que viveu com ele, partilhando sua vida, suas dificuldades, alegrias e orações, e por ultimo nos pés da sua cruz."
Em 1° de Novembro de 1950, o Papa Pio XII proclamou o dogma da Assunção de Nossa Senhora, pois desde os tempos primitivos da Igreja, já tinham um respeito solene, pela mãe do Senhor Jesus. Pela tradição da igreja, ela foi levada ao céu, após ter terminado sua vida terrestre neste mundo, assunta ao céu levada pelos anjos.
Para sua Mãe, carne de sua carne, sangue de seu sangue, Jesus não esperou o fim dos tempos para uní-la a si na sua glória; imediatamente após sua morte, ela foi ao céu em corpo e alma. Nós não sabemos, como é o mistério do estado dos ressuscitados, como, e onde vive Cristo com seu corpo glorioso. Só temos a certeza que Maria esta "junto de Deus." ( CIC 974 )
A certeza cristã, e, que no céu, já existe um corpo humano de homem, ressuscitado como primícias da vida eterna, qual é a promessa para cada um de nós. Maria, mãe do ressuscitado, foi glorificada e permanece ao lado de Jesus, como luz para iluminar nossos caminhos.
O que diz para nós o mistério da Assunção..? Maria é, também ela de um modo diferente de Cristo, o primeiro fruto das primícias da ressurreição e da igreja. Em Maria Deus traçou como um esboço daquilo que, ao final acontecerá para toda igreja.
Existe no céu, um corpo feminino em glória, a nós interceder por nós. Por isso nestes tempos finais, a mãe do Senhor tem se manifestado a sua presença, à igreja caminhante, em várias partes do mundo de formas maravilhosas.
E nestas aparições pede que rezemos pela conversão dos pecadores, e pela paz do mundo. A Igreja Católica; "Congregação para a Doutrina da Fé," lida com estes sinais com cautela e respeito, porque sabemos que, quem tem que brilhar para nós, é, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em Maria, o Senhor quis mostrar quão grande e profunda foi a redenção operada por Cristo e a tamanha glória pode conduzir a criatura que se deixa envolver inteiramente. O sim de Maria, nós trouxe a salvação da vida eterna; Maria foi uma pessoa de fé, e acreditou na encarnação e disse o seu sim: "Faça em mim segundo a vossa vontade." "E o verbo se fez carne e habitou entre nós."
No canto do "Magnificat" ela salmodiou a nossa redenção: "Deus olhou para a humildade de sua serva; por isso todas as gerações me chamarão bem-aventurada.( Lc 1,46-55; 1Sam 2,1-10) Ela é "cheia de graça," porque era vazia de si.
A assunção gloriosa de Maria confirma a profecia do "Canto do Mgnificat": Deus opera maravilhas nos humildes, naqueles que Nele colocam confiança. Por isso Maria é o nosso protótipo para que espelhamos nela, sua fé e sua humildade, a nossa salvação. "Quem poderá ter uma fé pura e forte como a da mãe de Jesus?"
"Quem poderá alcançar a profundidade e a sinceridade da sua humildade?" Ninguém..! Podemos, porém num esforço, aproximar-nos dela, imitar-lhe a docilidade e a abertura a Deus. Muitos santos da igreja à escolheram como modêlo de vida e se esforçaram, e chegaram a santidade.
São João o discípulo amado que á acolheu, escreveu no Apocalipse falando dela. 12,1 "Então apareceu no céu um grande sinal: "Uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma corôa de doze estrelas...[...] Maria é a mulher vestida de sol, Ela é a Corredentora dos homens. Nela Deus realizou sua promessa de amor e salvação ao gênero humano. ( Ap 12,1 )
Nós igreja povo de Deus: "Cremos que a Santíssima Mãe do Senhor, nova Eva, Mãe da igreja, continua no céu sua função materna em relação aos membros de Cristo. ( CIC 975 ) Nestes tempos finais, vamos pedir sua interseção e proteção que Ela rogue ao seu Filho por nós; e o Espírito Santo seu esposo aumente nossa fé.
Que ela nos ensine a permanecermos na unidade do corpo de Cristo com humildade "sob a poderosa - e paterna - mão de Deus Pai." É na oração da Salve Rainha, nós levantamos os nossos olhares, e lhe dirigimos neste dia, festejando a nossa rainha assunta ao céu sentada à direita do Rei.
"Vida e doçura esperança nossa salve, a vós bradamos degredados filhos de Eva...!"[...] Dela a igreja recebeu a Jesus Cristo na primeira vez. E agora o recebemos através da palavra da salvação, e na Santa Eucaristia, Jesus com seu corpo, sua alma e sua divindade. Jesus é, nosso Deus salvador, o nosso caminho e verdade.
"Assim como no céu, onde já está glorificada em corpo e alma, a Mãe de Deus representa e inaugura a igreja em sua consumação no século futuro, da mesma forma nesta terra, enquanto aguardamos a vinda do Senhor, ela brilha como sinal da esperança segura e consolação para o povo de Deus em peregrinação." ( CIC 972 )
Ela é a rainha do céu e da terra; elevada ao céu ela está mais perto de nós. Ela é a Arca da Aliança, pois trouxe em seu seio o filho bendito de Deus. Junto de Cristo ela é também vencedora da morte, celebremos com alegria a festa da Assunção de Maria ao céu. Nossa Senhora da Assunção rogai por nós! - Amém!
Jesus é o Senhor!
Texto elaborado da homilia de Raniero Cantalamessa "O verbo se faz carne" pg 843-845 -" Deus Conosco dia a dia" Ano 13 - n° 152 ano "A" Agosto 2014 - pg 71-76 - Catecismo da Igreja Católica pg 275.
Maria - Ícone escatológico da Igreja
Nós povo de Deus, neste Domingo, estamos celebrando a festa da Assunção de Nossa Senhora. A Igreja desde tempos primitivos, guarda-se a tradição que a mãe do Senhor foi assunta ao céu, isto é, levada pelos anjos.
Segundo a tradição, e as Sagradas Escrituras, quem cuidou de Maria a mãe do Senhor, foi o discípulo amado; São João. Lá na cruz, entre dores, e agonia mortal, Nosso Senhor entregou sua mãe aos cuidados de João que estavam aos pés da cruz: "Mãe, eis ai seu filho; filho, eis ai sua mãe..!" A partir daquele momento o discípulo amado levou-a para casa e cuidou dela. ( Jo 19,26-27 )
Para alguns teológos em Mariologia, São João Evangelista ao escrever o evangelho, buscou os acontecimentos históricos da vida pública de Jesus e inspirações, diretamente em Maria, já que Ela estava junto dele sua vida toda. São Lucas é também o Evangelista, que esteve com todas as testemunhas intimas de Jesus e de Maria.
Por isso muitos de seus relatos são únicos nos sinóticos, confiáveis e verdadeiros. Na era Patristicas, os santos padres difundiam todo respeito pela Mãe do Senhor; no ano +202 Santo Irineu discípulo de São Policarpo, que era discípulo de São João, escreveu chamando Maria de : A Nova Eva, mãe do Novo Adão. ( OBRA DE SANTO IRINEU - "DE RAPITULACIONAE.")
Ela, é a mulher do Gêneses, que Deus prometeu, pisar a cabeça de satanás, mulher cujo ventre gerou o salvador do mundo; "O filho de Deus." ( Gn 3,15 ) Por isso nós Católicos, acreditamos que neste mundo, nunca existiu depois de Jesus, uma pessoa maior que a virgem Maria, a mãe do Senhor."
Irmãos..! Se Abraão, Isac, Jacó, Moisés, Elias e outros foram tão importante na Biblía para todos os crentes, imaginem a Mãe do Senhor..? A palavra de Deus diz que todos nós iremos ressuscitar. "Cada qual, porém, em sua ordem: como primícias, Cristo; em seguida, os que forem de Cristo, na ocasião de sua vinda;" assim expressa São Paulo na segunda leitura. ( 1 Cor 15, 23 )
" E entre aqueles que são pertenças de Cristo Jesus, há uma pessoa que é Dele, de modo único e inigualável: Sua mãe aquela que o gerou como homem, que viveu com ele, partilhando sua vida, suas dificuldades, alegrias e orações, e por ultimo nos pés da sua cruz."
Em 1° de Novembro de 1950, o Papa Pio XII proclamou o dogma da Assunção de Nossa Senhora, pois desde os tempos primitivos da Igreja, já tinham um respeito solene, pela mãe do Senhor Jesus. Pela tradição da igreja, ela foi levada ao céu, após ter terminado sua vida terrestre neste mundo, assunta ao céu levada pelos anjos.
Para sua Mãe, carne de sua carne, sangue de seu sangue, Jesus não esperou o fim dos tempos para uní-la a si na sua glória; imediatamente após sua morte, ela foi ao céu em corpo e alma. Nós não sabemos, como é o mistério do estado dos ressuscitados, como, e onde vive Cristo com seu corpo glorioso. Só temos a certeza que Maria esta "junto de Deus." ( CIC 974 )
A certeza cristã, e, que no céu, já existe um corpo humano de homem, ressuscitado como primícias da vida eterna, qual é a promessa para cada um de nós. Maria, mãe do ressuscitado, foi glorificada e permanece ao lado de Jesus, como luz para iluminar nossos caminhos.
O que diz para nós o mistério da Assunção..? Maria é, também ela de um modo diferente de Cristo, o primeiro fruto das primícias da ressurreição e da igreja. Em Maria Deus traçou como um esboço daquilo que, ao final acontecerá para toda igreja.
Existe no céu, um corpo feminino em glória, a nós interceder por nós. Por isso nestes tempos finais, a mãe do Senhor tem se manifestado a sua presença, à igreja caminhante, em várias partes do mundo de formas maravilhosas.
E nestas aparições pede que rezemos pela conversão dos pecadores, e pela paz do mundo. A Igreja Católica; "Congregação para a Doutrina da Fé," lida com estes sinais com cautela e respeito, porque sabemos que, quem tem que brilhar para nós, é, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Em Maria, o Senhor quis mostrar quão grande e profunda foi a redenção operada por Cristo e a tamanha glória pode conduzir a criatura que se deixa envolver inteiramente. O sim de Maria, nós trouxe a salvação da vida eterna; Maria foi uma pessoa de fé, e acreditou na encarnação e disse o seu sim: "Faça em mim segundo a vossa vontade." "E o verbo se fez carne e habitou entre nós."
No canto do "Magnificat" ela salmodiou a nossa redenção: "Deus olhou para a humildade de sua serva; por isso todas as gerações me chamarão bem-aventurada.( Lc 1,46-55; 1Sam 2,1-10) Ela é "cheia de graça," porque era vazia de si.
A assunção gloriosa de Maria confirma a profecia do "Canto do Mgnificat": Deus opera maravilhas nos humildes, naqueles que Nele colocam confiança. Por isso Maria é o nosso protótipo para que espelhamos nela, sua fé e sua humildade, a nossa salvação. "Quem poderá ter uma fé pura e forte como a da mãe de Jesus?"
"Quem poderá alcançar a profundidade e a sinceridade da sua humildade?" Ninguém..! Podemos, porém num esforço, aproximar-nos dela, imitar-lhe a docilidade e a abertura a Deus. Muitos santos da igreja à escolheram como modêlo de vida e se esforçaram, e chegaram a santidade.
São João o discípulo amado que á acolheu, escreveu no Apocalipse falando dela. 12,1 "Então apareceu no céu um grande sinal: "Uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma corôa de doze estrelas...[...] Maria é a mulher vestida de sol, Ela é a Corredentora dos homens. Nela Deus realizou sua promessa de amor e salvação ao gênero humano. ( Ap 12,1 )
Nós igreja povo de Deus: "Cremos que a Santíssima Mãe do Senhor, nova Eva, Mãe da igreja, continua no céu sua função materna em relação aos membros de Cristo. ( CIC 975 ) Nestes tempos finais, vamos pedir sua interseção e proteção que Ela rogue ao seu Filho por nós; e o Espírito Santo seu esposo aumente nossa fé.
Que ela nos ensine a permanecermos na unidade do corpo de Cristo com humildade "sob a poderosa - e paterna - mão de Deus Pai." É na oração da Salve Rainha, nós levantamos os nossos olhares, e lhe dirigimos neste dia, festejando a nossa rainha assunta ao céu sentada à direita do Rei.
"Vida e doçura esperança nossa salve, a vós bradamos degredados filhos de Eva...!"[...] Dela a igreja recebeu a Jesus Cristo na primeira vez. E agora o recebemos através da palavra da salvação, e na Santa Eucaristia, Jesus com seu corpo, sua alma e sua divindade. Jesus é, nosso Deus salvador, o nosso caminho e verdade.
"Assim como no céu, onde já está glorificada em corpo e alma, a Mãe de Deus representa e inaugura a igreja em sua consumação no século futuro, da mesma forma nesta terra, enquanto aguardamos a vinda do Senhor, ela brilha como sinal da esperança segura e consolação para o povo de Deus em peregrinação." ( CIC 972 )
Ela é a rainha do céu e da terra; elevada ao céu ela está mais perto de nós. Ela é a Arca da Aliança, pois trouxe em seu seio o filho bendito de Deus. Junto de Cristo ela é também vencedora da morte, celebremos com alegria a festa da Assunção de Maria ao céu. Nossa Senhora da Assunção rogai por nós! - Amém!
Jesus é o Senhor!
Texto elaborado da homilia de Raniero Cantalamessa "O verbo se faz carne" pg 843-845 -" Deus Conosco dia a dia" Ano 13 - n° 152 ano "A" Agosto 2014 - pg 71-76 - Catecismo da Igreja Católica pg 275.
Nenhum comentário:
Postar um comentário