sábado, 25 de fevereiro de 2017

EVANGELHO SÃO MATEUS 4,1-11 1º DOMINGO DA QUARESMA ano "A" 2017

(Texto que meu pai deixou sobre a Quaresma)

                        AS TRÊS TENTAÇÕES DE CRISTO 



 Naquele tempo, 1 o espírito conduziu Jesus ao deserto para ser tentado pelo diabo. 2 Jesus jejuou quarenta dias e quarenta noites e depois disso teve fome. 3 Então o tentador aproximou-se e disse a Jesus: "Se és Filho de Deus mande que estas pedras se transformem em pães!" 4 Mas Jesus respondeu: "Esta escrito: Não só de pão vive o homem mas de toda a palavra que sai da boca de Deus." 5 Então, o diabo levou Jesus a cidade santa, colocou-o sobre a parte mais alta do templo 6 e lhe disse: "Se és Filho de Deus lança-te daqui abaixo!". Porque está escrito: Deus dará ordens ao teus anjos a teu respeito e eles te levarão nas mãos para que não tropeces em alguma pedra."  7 Jesus lhe respondeu: "Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus!" 8 Novamente o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou lhe todos os reinos do mundo e sua glória e lhe disse: 9 Eu te darei tudo isso se te ajoelhares diante de mim para me adorar." 10 Jesus lhe disse: "Vai te embora satanás, porque está escrito: "Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a ele prestarás culto." 11 Então o diabo o deixou. E os anjos aproximaram e serviram a Jesus. 

  Palavra da salvação.
 Glória a vós, Senhor!

 Neste tempo Quaresmal é um tempo propício para nós cristãos -   povo de Deus fazermos uma reflexão sobre a nossa vida e a nossa conversão. Neste tempo, nós igreja, vamos vivenciar o tema da Campanha da Fraternidade 2017: "Biomas brasileiros e defesa da vida!"

 A Igreja Católica; no Brasil, com a sabedoria do Espírito Santo, quer fazer gestar em nós, em todo território nacional, as realidades deste tema terrível, é preciso lutar pelo Ecossistema  da nossa casa -  Mãe Terra.

 Que esta campanha da fraternidade seja um meio de denunciarmos  e lutarmos com todas as nossas forças contra este mal que os homens egoístas estão lapidando a face da terra e destruindo a vida. 

 A Igreja como sempre está em defesa da vida e lutando pelos direitos dos oprimidos e dos excluídos.  O seres humanos não podem serem explorados, pois também tem seus direitos sobre a terra para lavrá-la e tirar seu sustento e protege-la. 

Denunciando esta prática, a Campanha da Fraternidade aponta para a restauração do Homem em sua originalidade divina, realizada em Cristo. Deus tem planos bonitos para todos nós, e não desiste de nós, quando terminou a criação Ele viu que era bom e disse: Crescei e multiplicai.

Foi por isso que Deus enviou seu filho único para nos libertar de toda opressão tanto física quanto espiritual. "É para a liberdade que Cristo nos libertou." (Gl 5,1 ) 

 A proposta da Campanha da Fraternidade neste ano convida a todos nós cristãos, povo de Deus, a sermos parceiros nestes objetivos e denunciar o mal.

 Não vamos ficar a olhar só para o mal, mas olhar para o mundo e ver, que o "Bem" existe e é vencedor de todo mal.

 Que existe pessoas boas, amorosas, caridosas querendo fazer o bem para próximo, sem pensar a quem. E este bem está presente em cada um de nós, que pela fé se deixa ser penetrado pelo amor de Deus. 

Sabemos como o mal entrou no mundo, o homem quis ser Deus, ouvindo a voz da serpente.  

 Este pecado de morte espiritual que nos assolava foi derrotado por Deus através de seu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo que nos redimiu na cruz. ( Eclesiástico 10:14-15 ) 

 E agora, como filhos adotivos de Deus em Cristo, podemos lutar e desmascarar os inimigos da nossa salvação. 

 Jesus veio salvar o Homem todo tanto o físico como o espiritual. " Como diz São Paulo aos Gálatas: "É para a liberdade que Cristo nos libertou." 

Esta liberdade não é a liberdade que o mundo do anti-cristo prega, mas a liberdade do amor de Deus  que nos conduz ao Reino dos céus. 

Quantas pessoas tem medo de entregar suas vidas de pecado a Deus com medo de perder as liberdades mundanas do mundo. 

(Antes de minha conversão, eu pensava desta forma, mas quando deixei Jesus entrar na minha vida, eu descobri a verdadeira liberdade de ser filho de Deus. Perder a liberdade que se passa do mundo, mas ganhar a liberdade do Espírito Santo que não se passa, ser cidadão do céu.) 

  O evangelho de hoje nos proclama, que após o batismo, Nosso Senhor  Jesus Cristo pleno do Espírito Santo se retirou  para uma região deserta para ser provado. Provado para que..? 

São Mateus está nos dizendo que Cristo foi enfrentar satanás em outro terreno."O deserto" diferente daquele que Adão deixou-se ser seduzido pela voz da tentação do mal.
  
O primeiro homem foi tentado no Paraíso, num lugar muito cômodo e ameno, e não resistiu a tentação deixando-se ser corrompido e o pecado entrou no mundo. 

O primeiro homem Adão, é terreno, o segundo é cem por cento celeste, "Ele é Deus," que veio nos salvar. Por isso que Jesus Cristo é o Senhor..! 

Precisamos proclama-lo sempre como Senhor da nossa vida, Senhor da nossa família, Senhor da nossa salvação, pois somos pertenças de Jesus. ( Cl 1:15- 18 ) 

 Mateus descreve no evangelho que por quarenta dias, Nosso Senhor esteve no deserto, jejuou, orou, esteve entre espinhos e feras, foi tentado pelo maligno enfrentando todas as contradições. 

Ele sentiu a força das trevas no mundo e que esta causa  seria sua luta pela salvação da humanidade decaída pelo pecado original. 

Depois de quarenta dias de jejum e oração o tentador se aproximou do Senhor Jesus para tenta-lo, vendo que estava vulnerável, desnutrido, com sede e fome. 

O diabo disse a Jesus "Está com fome..? Se és o filho de Deus, manda que estas pedras se convertam em pão!" Você pode usar seus poderes em beneficio próprio, pois você é o Filho de Deus.

Mas Jesus respondeu: "Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus". 

Jesus está   dizendo para todos nós que a nossa vida não pode-se resumir só nas coisas materialistas que se passam, que não tem consistência espiritual, mas sim, na fé em Deus, nas necessidades da alma e do espírito e  na esperança da vida eterna. 



  Satanás levou Jesus a cidade santa no ponto mais alto do pináculo do templo e disse-lhe: "Se és o Filho de Deus lance daqui abaixo, porque está escrito. Deus dará ordens aos anjos a teu respeito e eles te levarão nas mãos para que não tropeces em alguma pedra". O Senhor Jesus respondeu: "Não tentaras o  Senhor teu Deus". 

Tentar a Deus e por a prova, por palavras ou atos, a sua bondade, a sua onipotência.  

 Irmãos..! Satanás conhece a palavra, pois recitou o salmo noventa. (90 ou 91) Tempos atrás um "líder religioso" dizia no seu programa de televisão em eloquente voz no seu púlpito pregando a  benção do show da prosperidade.

 Se Deus não me atender ao meu pedido de me prosperar, vou rasgar esta bíblia, vou joga-la no chão. Que Deus é este que estou seguindo que não vai cumprir o que está escrito na sua palavra? Como filho Dele, tenho direitos de exigir Dele, uma vida melhor.

Satanás na tentação do deserto incentivou e cobrou o poder de Jesus enquanto Filho de Deus de usar em beneficio próprio o  uso de milagres, para saciar o seu corpo humano desnutrido pela fome do jejum. 

 Este pecado é chamado de "Simonia" exigir de Deus milagres ou coisas para vender realidades espirituais. Pecados de irreligião, enganar as ovelhas com propostas enganosas em nome de Deus. 

 A palavra de Deus diz: Dai de graça, o que recebestes de graça dai. ( Mt 10:8 ). Estas práticas são proibidas pelo primeiro mandamento nas Sagradas Escrituras e está no Catecismo Católico. (Cat 2119, Cat 2139, Cat 2121 Cat 2134 ) 

 "O primeiro mandamento chama o homem a crer em Deus, a esperar Nele e ama-lo sobre todas as coisas."  Na terceira tentação o demônio faz propostas de riquezas e prosperidades mundanas a Jesus. 

 Se me adorares, eu te darei tudo isto que vês, porque tudo isso me pertence, porque foi o Pai que me deu. Gente..! Olhemos os perigos das riquezas que podem nos corromper. ( Mt 12,34 )

 Jesus disse: Buscai primeiro o Reino de Deus, é tudo mais vos será dado por acréscimo. ( Mt 6,33 ) 

 Nosso Senhor novamente o repreendeu: "Vai te embora satanás porque também está escrito: Adoraras o Senhor teu Deus e somente a ele prestarás culto". 



Satanás queria que Jesus optasse pelo sistema do mundo de subverter as propostas de salvação do Reino.  Então o diabo se afastou do Senhor Jesus prometendo voltar em outra ocasião. ( Lc 4,13 ) 

Esta ocasião foi o da paixão de Cristo e o final dramático do calvário. Satanás personificado nos algozes e fariseus diziam-lhe: "Se és o Filho de Deus desce da cruz". ( Mt 27, 40 ) "Se salvou a outros porque não salva a si mesmo..?". 

Irmãos..! O evangelho de hoje nos adverte em estarmos sempre buscando a Deus. O que estamos fazendo para agradamos a Deus..? Qual pecado que praticamos que abrem brechas para o inimigo da nossa salvação entrar nas nossas vidas..? 

Irmãos..! Precisamos de humildade, de nós convencer que somos fracos pecadores e dependentes de Deus. Se Nosso Senhor foi tentado imagine nós pobres pecadores frágeis.

 Irmãos..! Agarremo-nos no sangue poderoso de Nosso Senhor Jesus Cristo que o diabo vai embora. O sangue de Cristo tem poder..! 

Jesus nós ensinou como enfrentar o inimigo da nossa salvação, tem que ser no deserto da nossa vida espiritual, com fé, orações e penitências e eucaristia. Jesus disse sem mim nada podeis fazer. (Jo 15,5) 

Que nesta Quaresma esforcemo-nos mais, nos exercícios espirituais olhando os exemplos de Jesus. Jesus foi tentado muitas vezes durante sua vida pública, ora pelos escribas, ora pelos saduceus, ora pelos fariseus.

 Os evangelistas descreveram estas três tentações para mostrar-nos a fidelidade de Jesus a Deus Pai e como nós lutarmos, contra o inimigo da nossa salvação. Ele foi fiel do início ao fim da cruz. Amém. 

Jesus é o Senhor!

domingo, 19 de fevereiro de 2017

EVANGE LHO SÃO MATEUS 6,24-34 8º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" 2017 -- Leituras: 1ª Is 49,14-15, Sl 61; 2ª 1 Cor 4,1-5 -- Liturgia p/ 26/02/2017 - Cor verde.

   Esse é um dos últimos textos que meu pai deixou pronto antes de falecer, alguns estão incompletos, mas irei posta-los com o tempo para ser uma das últimas homenagens para ele. 
Amo você pai! <3

Olhai os lírios dos campos! Mt 6,28




Naquele Tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24 Ninguém pode servir a dois senhores; pois, ou odiará um e amará outro, ou será um fiel a um e desprezará outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. 25 Por isso vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26 Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está no céus os alimenta. Vós não valeis mais que os pássaros? 27 Quem de vós pode prolongar a própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28 E porque ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios nos campos: eles não trabalham e nem fiam. 20 Porém eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã e queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? 31 Portanto, não vos preocupeis, dizendo: o que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos vestir? 32 Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está no céus, sabe que precisais de tudo isso. 33 Pelo contrário buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá as suas preocupações! Para cada dia basta seus próprios problemas".

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

Querido povo de Deus estamos diante do Evangelho de São Mateus, 7º Domingo do Tempo Comum. Diante desta linda palavra do Senhor, devemos ser humildes e acolher sem reservas o seu ensinamento. Pois os humildes quando à acolhem produz muitos frutos,

 Os orgulhosos, porém, ficam mergulhados em sua autossuficiência e não produz nenhum bem. Em poucas palavras do contexto do Evangelho, Nosso Senhor nos coloca, diante de duas escolhas, radicais neste mundo. Qual vamos seguir; Deus ou o dinheiro? Na analogia de hoje, podemos  perguntar, qual o dinheiro?

 Não certamente aquele dinheiro honesto, que ganhamos com o suor do nosso trabalho, aquele dinheiro que é a justa paga do próprio trabalho, que serve para adquirimos o necessário; o pão de cada dia, na mesa da nossa família. 

Este dinheiro significa o pão de cada dia, que Jesus nos ensinou a pedir na "Oração do Pai Nosso!"Não se trata, portanto de dinheiro que serve a vida, mas daquele dinheiro, que escraviza, que do meio  se torna fim e de servo se torna patrão. 

Ou aquele maldito dinheiro corrupto, que se acumula absorvendo o dos outros, que cresce a preço de sangue, e da miséria alheia, o dinheiro que é extorquido.

 Por isso que Jesus nos diz: "Eu vos digo, para a vossa vida, não vos preocupeis com o que comereis ou bebereis, nem para o vosso corpo, o que vestireis. A vida não vale mais que o alimento, e  o corpo não vale mais que a roupa?"

 "Olhai as aves do céu: não semeiam nem colhem, nem ajuntam mantimento no celeiro; no entanto, vosso pai celeste lhes dá o alimento. Será que não valeis mais do que elas? (Mt 6,26-28) 

Irmãozinhos! Deus sabe o que é bom para nós, Ele quer que a sua santa palavra nos transforme, e nos liberte de todo mal. Por isso Ele nos pergunta: A quem serviremos, a Deus ou ao dinheiro..?

 Sim..! Serviremos o nosso Deus que tem propostas para o Reino dos Céus; ao dinheiro do poder não; pois  sua meta é imanente, pertence ao sistema desse mundo.

Sabemos que o dinheiro é sinônimo de poder. Pois através dele, os homens poderosos manipulam e sondam a vida da humanidade no mundo.   Este tema, esta reflexão, nos leva a uma realidade triste e terrível, daquilo que está acontecendo no mundo.

 Os homens gananciosos e maus, através deste poder, fazem guerras e  matanças de inocentes no mundo, para terem mais poderio. 

Quando uma nação fica pobre é  porque outra se enriqueceu na sua miséria. Há muita miséria no mundo, muita fome, doenças e abandono de todos os tipos, isso, porém, não é porque Deus falhou.

 Deus colocou no conjunto da natureza os meios para que todos tenham uma vida digna. Se falta para alguns, é por nossa culpa, ou porque nos apoderamos ou permitimos que alguns se apoderem de mais do que o necessário. 

 O sol brilha para todos, até mesmo para aqueles que oprimem os pequenos, e fazem injustiças. O Sermão da montanha tem clamado ao céus; até quando prevalecerá o mal e a injustiça?

 Nestes tempos modernos, dependente da tecnologia, o trabalho  sutilmente escraviza, os seres humanos, não lhes dando condições de oferecerem graças, e o louvor ao Criador, no "Dia do Senhor!"  

"Sabemos que o trabalho edifica o ser humano, por isso o trabalho é para o homem, e não, o homem para o trabalho..!" Mas nestes tempos modernos, empresas exigem; as maquinas não podem parar, para que os empresários tenham mais lucros, entreguem as encomendas,  nos prazos estabelecidos.  

Assim os trabalhadores escalados, tem que trabalhar dia e noite, conforme os seus turnos de trabalhos; os Domingos os dias Santos deixam de fazer parte da vida cristã do operário.

 O louvor e a ação de graças à Deus, fica em segundo plano. E assim afastam da Igreja, e do evangelho, só preocupando-se com as coisas materialistas sem sentido espiritual.  

Quando entramos neste tema difícil e polemico, estamos falando daquilo que pode nos escravizar, os meios, as necessidades se tornam finalidades e justifica as metas na nossa vida. 

Horas extras, trabalhar e trabalhar, para poder ter uma soma a mais no minguado salário. Assim Deus fica esquecido, fica esquecido em segundo plano, e o dinheiro se torna o Senhor dos homens, o preferido. 

 E claro que todos nós, sonhamos com uma vida abastada, e melhor e para nossa família; ai subjugamos ao trabalho, se matamos de trabalhar, fazemos viradas, cargas horárias e extras. Pensamos termos o  teto, independência, e mais conforto para nossa família.

 Os Domingos, os dias santos, que cai com folgas para descansar,  transformam em churrascadas, cervejadas, a poltrona cativa, com a transmissão do futebol; fica esquecido o culto ao Deus Senhor. Onde ficou então o culto a Deus..?

 É claro que Ele esteve, e está sempre conosco, pois ele é um Deus de amor, nos entende e nos ama. Só espera de nós, a nossa gratidão e  louvor..! Deus está sempre de mãos estendidas para nos acolher. Apesar de nossas infidelidades, Ele é Pai e faz cair a chuva sobre os justos e injustos, sobre os bons e os maus!

No sistema do mundo, os patrões, e os poderosos, o dinheiro que se acumulam, absorve o dos outros, como um vampiro, sangue-suga, a preços de trabalhos escravos, as vezes com sangue de inocentes.

Para nós cristãos o Senhor diz no evangelho de Mateus: ( Mt 6:19-24 ) 19 "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam, 20 mas ajuntai tesouros no céu, onde a traça e nem a ferrugem consomem, onde os ladrões não minam, nem roubam. 

 O evangelho de hoje nos convida a fazermos uma profunda reflexão: O nosso Deus é Pai e providente; e não abandonará seus fieis filhos, ninguém pode sentir abandonado no caminho do Reino, Ele nos ama a cada um de nós, conforme a nossa necessidade. 

O profeta Isaías na segunda leitura nos exorta a confiança no Pai do Céu: 15 Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Diz o Senhor: Se ela esquecer, eu, porém não me esquecerei de ti. ( Is 49,15)

 Confiantes, confiemos na certeza de sua fidelidade imutável, apesar de nossas infidelidades Deus mantém sempre fiel para conosco. Ele nos sustém em sua graça, mas deseja e espera da nossa parte uma resposta de amor! Por isso Nosso Senhor nos exorta, neste Evangelho maravilhoso, não nos colocar nossa felicidade, só nesta vida.

 Jesus disse: "Olhai os lírios do campo: eles não trabalham e nem fiam. Nem Salomão, em toda sua glória, jamais vestiu como um deles." "Olhai os pássaros do céus; eles não semeiam, não colhem nem ajuntam em celeiros. No entanto, vosso Pai que está no céus os alimenta."  

  Igreja povo de Deus, não vamos-nos desgastar ou deprimir nas situações difíceis e materialistas, Deus é Pai! Confiemos na sua providência, pois Ele mesmo irá julgar quem é o merecedor da sua atenção Divina. Deus tem sua demoras, mas quando nos atende ele capricha.  

Também daqueles irmãos que não podem adorar Jesus na Sagrada Eucaristia, ou que faz tanto tempo que já esqueceram a adoração e o louvor, porque tem que trabalhar para servir o sistema do poder deste mundo.  Amém!

Jesus é o Senhor! 

sábado, 11 de fevereiro de 2017

*EVANGELHO SÃO MATEUS 5,38-48 7º DOMINGO DO TEMPO COMUM Ano "A" 2017 -- Leituras litúrgicas: 1ª Lv 19,1-2.17-18; Sl 102; 2ª 1 Cor 3,16-23 - Cor verde -- Liturgia p/19/02/17 -- "SÊDE PERFEITOS COMO VOSSO PAI!"

            SÊDES PEFEITOS COMO VOSSO PAI É PERFEITO!
                                               

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38 "Vós ouvistes o que foi dito:"Olho por olho e dente por dente!" 39 Eu porém vós digo: "Não enfrenteis que é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40 Se alguém quiser abrir um processo para tomar a túnica, dá-lhe também o manto! 41 Se alguém forçar a andar um quilometro, caminha dois com ele! 42 Dá a quem pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. 43 Vós ouvistes o que foi dito: "Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu porém vos digo: "Amai vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45 Assim vos tornareis filhos de vosso Pai que está no céus, porque ele faz nascer o sol sobre os maus e os bons, e faz cair a chuva sobre o justo e injustos. 46 Porque se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47 E saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48  "Portanto, sede perfeitos como vosso Pai Celeste é perfeito!"

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


Queridos irmãozinhos, Igreja povo de Deus! O Evangelho deste Domingo, nos fala do amor de Deus; Nosso Senhor nos propõe algo novo e diferente: Amar até os inimigos. 

O amor verdadeiro não tem jogo de interesses, muito menos busca compensações. Quando falamos do amar, não podemos esquecer do perdão; pois quem não perdoa não ama.

 É preciso perdoar e acertar os erros; aquele que corrige o seu próximo com carinho, é porque ama e faz a vontade de Deus. (Mt 18,15) 

Na continuação do Sermão das bem-aventuranças, encontramos algumas das consequências e das possibilidades da presença do Reino de Deus entre nós Igreja. 


Nesta vida nova à exemplo do Cristo, já não tem sentido, a vingança, a violência, mas sim, o amor.

 Na primeira parte do Evangelho de hoje retoma aquele tema exemplificando-o: Jesus cancela a antiga máxima dada por Moisés a seu povo, que tinham dureza de coração.

 Era "olho por olho, dente por dente". ( Ex 21,14) Na segunda parte do trecho o Evangelho, Jesus vai além e diz a seus discípulos para amar até mesmo o inimigo. 

"Amai vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e vos perseguem. (Mt 5,44) 

Muitos irmãozinhos, ouvintes do Evangelho neste ponto desta passagem, são tentados a dizer como os Hebreus no deserto: esse discurso do Mestre é duro demais; quem o pode compreender? ( Jo 6,60)



 "Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho único, para que todos Nele crer, não pereça mas tenha a vida eterna". (Jo 3,16) 

Mas também sabemos que os preceitos do primeiro mandamento é: "Amar a Deus sobre todas as coisas!" A novidade trazida do céu por Jesus, é amar não só os amados, mas também os inimigos. 

Muitas vezes perguntamos onde estão nossos inimigos, eu digo para você meu querido irmão, as palavras do Eclesiástico, comesse a caminhar com o Senhor que aparecerão os divisores.

 "Filho meu, quando aproximares para servir o Senhor, prepara-te para a prova; mantém o coração firme e valente, não te assustes quando vier uma desgraça". (Ecl 2,1-18) 



Jesus mostrou para o mundo o exemplo do que é amar, dando sua vida até o extremo, morte de cruz. Então quando amamos o próximo, estamos fazendo a vontade de Deus, pois Deus ama o nosso irmão também!

 Se fizermos isto, estamos na lógica do amor de Deus, que ama a todos sem exceção. Diante do amor infinito de Deus, Jesus quebrou a antiga lei. "Agora é a lei do amor, porque Deus é amor!"

 Jesus venceu todo o mal, transformando aquilo que gerava ódio, desamor em novidade, em alicerces para o Reino dos Céus. (Ex 21,14)

 O amor cria o bem e gera a vida, transforma nossa própria pessoa e a sociedade, num mundo melhor ao nosso redor! Vamos amar nosso irmão, mesmo com nosso insucesso da nossa pobre e frágil pessoa, pecadora que somos. 



Pois Jesus nos adverte, não enfrentarmos o malvado, pois ele está personificado pelo maligno, que está no mundo, para destruir à nós, filhos de Deus. 

Se soubermos enfrentar o inimigo de nossa salvação, com o Cristo a frente, estamos então no caminho da perfeição do amor que é o convite de Jesus para cada um de nós hoje.

 Uma coisa que o mal não suporta em nós, é a fidelidade a Deus, o amor pelo próximo e o perdão mútuo. Porque satanás é observante a lei, olho por olho e dente por dente, e nada de misericórdia. 

Jesus foi mais longe na sua lógica de ensinar o amor: "Se alguém lhe bater o rosto direito, oferece lhe também o rosto esquerdo. (Mt 5,38-39) Oferecer a outra face?



 Seria perdoar o próximo, dar-lhe outra chance, caminhar junto na igreja "Corpo Místico de Cristo". (1 Cor 12,12-14) A igreja unida, em torno de Jesus ressuscitado, que sente a dor e o sofrimento dos irmãos. 

São Paulo na sua linda exortação, nos diz que pelo nosso batismo somos os membros do corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, cuja cabeça é o próprio Cristo. (Rm 12,5) 

Jesus também nos ensinou que devemos perdoar até setenta vezes sete. (Mt 18,21-22) Perguntamos: O que será do mundo futuramente, diante de tantas guerras e conflitos, e mortes de tantos inocentes?

 O Evangelho de Domingo passado nos falava para sermos sal e luz no mundo, verdadeiras testemunhas de Cristo crucificado ressuscitado

 O mundo que o Evangelho nos fala, é um sistema do mundo, um sistema anti-deus, anti-evangelho e anti-salvação. Porque o mundo em que vivemos não se conforma com o cristianismo, é o mundo do egocêntrico, e ateu; vivem somente para o egoismo próprio. 

São os discípulos do divisor, que o adoram e querem morrer por ele. Por isso Jesus nos deu os meios objetivos, para vencermos a nós mesmo.

 Estes meios são os sacramentos da "penitência e a Eucaristia". Por isso ho"je o Senhor está nos dizendo: Se a vossa justiça for melhor

São os meios de quebrarmos os jugos do mal de dentro de nós! Esforcemo-nos portanto pela nossa santidade como o Senhor nos falou: "Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito". Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA: "EVANGELHO SÃO MATEUS 5,38-48 7º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" --  LIT "O VERBO SE FAZ CARNE"  Reflexões sobre a palavra de Deus - Pg 124-127 --  "DEUS CONOSCO dia a dia" EVANGELHO SÃO MATEUS 5,38-48 Pg 89-91 ano "A" 2017 - - Foi usado o texto da publicação "JESUS É O SENHOR!" de 2014 - joseinacioh.blogspot.com.





domingo, 5 de fevereiro de 2017

EVANGELHO SÃO MATEUS 5,17-37 6º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" 2017 "O REINO É DOS HUMILDES!" Leituras litúricas 1ª Eclo 15,16-21; Sl 118; 2ª 1 Cor 2,6-10 -- Cor verde - Liturgia p/12/02/2017


                      O REINO É DOS HUMILDES!


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20 "Eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. 21 Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: " Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal". 22a Eu porém, vos digo: todo aquele que encoleriza com seu irmão será réu em juízo. 27 Ouviste o que foi dito: "Não cometerás adultério". 28 Eu porém vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com desejo de possuí-la, já cometeu adultério em seu coração. 33 Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: "Não jurarás falso", mas cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor". 34a Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum. 37 Seja o vosso sim: "Sim", e o vosso não: "Não". Tudo o que for além disso vem do maligno".

Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!





Irmãos, igreja povo Deus, o Evangelho deste Sexto Domingo do Tempo comum, é, um ensinamento maravilhoso. Nosso Senhor nos fala de três mandamentos do decálogo; para que possamos sermos felizes e herdeiros do Reino dos Céus.

 Mateus dirige o Evangelho, à sua comunidade; a proposta de Deus é, e será sempre a favor da vida! Os mandamentos do Senhor, são para a defesa da dignidade humana, e a promoção da vida, dom divino de Deus. Pois "Deus é amor!" (1 Jo 4,8)

 Estes mandamentos, são propostas expressas para a nossa felicidade; Jesus não aboliu nenhuma delas. "Não matar, não adulterar, e não tomar o Santo nome de Deus em vão" são exigências que estão no contexto da Nova Aliança para a nossa salvação.

 Por isso o amor à Deus, vem em primeiro lugar, acima de todas as observâncias da lei. Amar a Deus sobre todas as coisas, ou Amai-vós uns aos outros, supera todos os demais mandamentos. ( Ex 20,3-17; Dt 5,7-21 ;Ex 34,28; Jo13,34) 
OS 10 MANDAMENTOS!

Cada um de nós cristãos, somo chamados pelo nosso batismo; em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; de sermos também, um outro Cristo, em Cristo Jesus, embora pecadores que somos. Mas  Jesus disse, que somos sal e luz do mundo! (Mt 5,13-16)

 Isso quer dizer-nos, que ao assumirmos como bons cristãos, o nosso geito, o nosso modo de vida, não pode ser mais como dos hipócritas, que pregam, ensinam, falam tanto de leis, doutrinas, moralidades; mas não vivem nada o que dizem. Mas os pequeninos, os humildes entendem bem depressa, os sinais, os ensinamentos do Reino dos Céus. 

 No caminho do Reino dos céus, os humildes reconhecem que o  amor verdadeiro, cria a fraternidade e relações humanas saudáveis; se deixam educar pelo Evangelho, pois sabem que ele é fonte de vida e salvação.

 "A palavra do Senhor é fonte de Paz, de misericórdia e salvação!" A primeira justiça que o Senhor nos fala hoje é: "Não matar!" (Gn 4,1-26)

 Se pararmos para meditarmos, profundamente aquelas Bem-aventuranças, aquelas que promovem a  Paz, veremos que a muito ela está em crise, desde o começo do mundo, os homens na sua maldade se deixa levar pela violência, esqueceram do amor de Deus. (Mt 5,9) 

Verdade que muitas vezes, nossas tendências ao pecado nos leva a destruir nosso próximo, não com armas, mas com a violência de nossas línguas, as vezes ferinas e sem misericórdia, vamos eliminando nossos irmãozinhos. 

O pecado da inveja, da mentira, das falsas afirmações, e dos falsos julgamentos que fazemos; com isso vamos fazendo a obra do maligno. Quantos irmãos, quantas famílias destruídas moralmente, por pessoas invejosas, sem escrúpulos. 



Nos cristãos precisamos vigiar, e prestar atenção nas palavras que saem de nossas bocas, pois da nossa boca, podem sair bençãos mas também maldições. Benção, quando abençoamos nossos próximos, falamos bem deles e os elevamos a Deus. 

Maldições quando falamos mal , não usamos da misericórdia, que tanto Nosso Senhor nos ensinou, dizendo: Eis que vos dou um novo mandamento: "Amai vos uns aos outros como vos amei!" (Jo 15,12)

 A outra justiça nos fala do adultério. Nestes finais de tempos tornou-se  muito natural, casarem e descasarem, os homens esqueceram daquele mandamento de ordem do Senhor:

 "O que Deus uniu, o homem não separe. O mundo paganizado relativizou estas normas sagradas; casam e descasam, e as famílias se despedaçam; surgem as alternativas. 



 Quando o mandamento da lei de Deus, fala-nos do  adultério, não está só falando de traição conjugal, mas de escolhas que podemos fazer, durante nossas vidas, escolhas que substitui Deus, por coisas, material, ou até mesmo falsos Deuses,  isso é uma idolatria.

 O Senhor Deus disse na montanha: "Não terão outro Deus diante de mim!" ( Ex 20,3; Dt 5,7.11) Este deus Mamon, do dinheiro, da fama, do prazer, do poder, do ter com sua luxúria não é o Deus do Reino dos Céus! 

 Lembremos que na tentação do deserto, satanás ofereceu a Jesus as imanências deste mundo, mas Nosso Senhor não aceitou. Porque a verdadeira riqueza que nos espera está com o Pai dos Céus, Jesus mosso senhor é a ponte que nos leva até Ele.



 A outra justiça é: "Não tomar o Santo nome de Deus em vão!" (Ex 20,7) Jesus disse também: "Não tentarás o Senhor teu Deus!" ( Lc 4,8) "Somente a Ele renderás o culto e a adoração". (Mt 4,10) Deus quando nos criou, deu nos o livre arbítrio para escolhermos, por que Ele deseja adoradores em espírito e verdade. 

"O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem foi criado por Deus e para Deus; e Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar". (CIC "O desejo de Deus" Parag 27)

 O nosso Deus propõe, e espera nossa escolha livre, sobre o que desejamos fazer, por isso Ele mostra-nos o caminho a seguir, para que não percamos o caminho do Reino dos Céus. Jesus disse: "Fazei tudo para passar pela porta estreita! ( Mt 7,13)

 Na leitura do Eclesiástico está escrito: "Diante do Homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir". Não mandou a ninguém agir como impio, e a ninguém deu licença de pecar". (Ecl 15,21)



 Irmãozinhos! Somos salvos pela graça, em Cristo Jesus, e, Deus Pai espera que nós o reconheçamos, em seu Filho nosso salvador. Os mandamentos do Senhor, são propostas radicais para a nossa salvação. Jesus não mudou nenhum mandamento, mas o ampliou: 

"Amai vós uns aos outros como vos amei e tenho Vós amado, se for preciso amai também vossos inimigos. (Jo15,9-12) Irmãozinhos! Cantemos hoje com o salmista: Feliz o homem sem pecado em seu caminho,/ que na lei do Senhor Deus vai progredindo!" Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA - Lit "O VERBO SE FAZ CARNE": Reflexões sobre a palavra de Deus  ano "A" Pag. 121-12: EVANGELHO SÃO MATEUS 5,17-37--  DEUS CONOSCO dia a dia : EVANGELHO SÃO MATEUS 5,17-37 Ano "A" 2017 Pg 68-70 --  BÍBLIA AVE MARIA -- Texto corrigido da publicação "JESUS É O SENHOR!" 2014 -- joseinacioh.blogspot.com.