domingo, 28 de agosto de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 14,25-33 23º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2016 ANO DA MISERICÓRDIA; -- Leituras: 1ª Sb 9,13-18; Sl 89; 2ª Fm 9b-10.12-17 - cor verde -- Liturgia p/04/09/2016



                      
               A VOCAÇÃO PARA SEGUIR  CRISTO!



Naquele tempo,52 grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se. Ele lhes disse:26 “Se alguém vem a mim, mas não desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.27 Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.28 Com efeito, qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário,29 ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso, começarão a caçoar, dizendo:30 Esse homem começou a construir e não foi capaz de acabar.31 Ou ainda: Qual o rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32 Se ele vê que não pode enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz.33 Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!” Lc 14,25-33

Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!



 Queridos irmãozinhos, Igreja povo do Senhor! A Comunidade  neste Domingo vai se reúnir em torno da mesa Eucaristica, para  agradecer a Deus e celebrar a vida. A vida é um dom de Deus!

 O Evangelho de Domingo passado a liturgia nos falou do banquete do Senhor, os pobres estropiados, os cegos e os coxos, que serão pela misericórdia de Deus; os preferidos do Reino naquele dia final.

O Evangelho de hoje, nos fala, da vocação do verdadeiro discípulo; das exigências para aqueles, que entram para o banquete do Reino de Deus, não queiramos neste mundo sermos os primeiros, mas os últimos de Cristo.

 Vamos acolher a palavra do Senhor em nossos corações meditando-a! "Vinde Espírito Santo de Deus sobre nós e dai nos o dom da humildade para amarmos os nossos semelhantes!"



Frequentemente, ouvimos falar de uma sabedoria cristã, mas talvez devamos confessar que ainda não sabemos exatamente em que consiste. Hoje a sagrada liturgia nos levar a descobri-la.

 O método é o de sempre, baseado na escuta e meditação da palavra de Deus. Para entendermos o sentido das palavras de Nosso Senhor no Evangelho é preciso, descobrir a quem são dirigidas.

 Elas são dirigidas aos discípulos, àqueles que concordaram em seguir Jesus, disseram o seu sim: E este sim são também cada um de nós leigos “Onde quer que fores iremos contigo Senhor!” (Lc 9,57)

 O verdadeiro discípulo não põem em questão seguir ou não Jesus, mas como segui-lo, quais são as exigências do seguimento de Jesus. Para ser discípulo do Cristo, tem exigências que  pode nos desiludir.



 São três exigências que Jesus impõe para segui-lo, e não é um caminho cheio de felicidade, mas de renuncias. A primeira é deixar o aconchego familiar, que não é fácil.

 A segunda é renunciar a própria vida, “tomar sua própria cruz”, pois o verdadeiro discípulo não pode viver, e fazer opção egoístas no caminhada para o Reino. (Lc 9,23-24)

 E a terceira é a renuncia aos bens, que podem escravizar, e nos transforma-los em ídolos. O discípulo que não renunciar tudo isso não é digno de seguir o Senhor!





 Jesus disse: “Se alguém vem a mim, mas não desapega de sua pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até a própria vida, não pode ser meu discípulo. (Jo 14,26)

 Nosso Senhor quando diz, que a família não pode atrapalhar o chamado vocacional, não podemos interpretar o texto no literal, pois a família e benção e dom de Deus.

 É delas iluminadas, que  nascem o chamado vocacional. Feliz, abençoada é a família que no seu ágape, gerar  espiritualmente filhos sacerdotes e religiosos, para a vinha do Senhor!

 Lembremo-nos daquela passagem no Livro dos Reis; a família de Eliseu fez uma grande festa, com a vocação de profeta do seu filho Eliseu, quando Deus despertou nele o chamado, ser discípulo do profeta Elias. (1 Rs 19,16-21)




 Fizeram um banquete de despedida para Eliseu, com as brazas da madeira do arado, um churrasco das carnes das juntas de bois, que o jovem lavrava os campos de sua família. (1 Rs 19,19-21)

Lembremo-nos, quem segue Jesus Cristo crucificado, será também perseguido, porque o inimigo da nossa salvação não quer Jesus Cristo seja   Senhor! Senhor da nossa família, Senhor da nossa vida, Senhor da nossa vocação e Senhor da nossa salvação!

 Pois quando assumimos sermos seguidores de Jesus Crucificado ressuscitado, adentramos num terreno espiritual; é neste terreno espiritual estão os anjos do bem, que combatem a nosso favor contra os  das trevas do mal.


 Os das trevas são os que tentam os preferidos do Senhor! A mensagem de Jesus no Evangelho de hoje, insiste-nos no conhecimento das condições, e a plena consciência da decisão, de seguir as pegadas do divino Mestre. Isto é ser um imitador de Cristo!

O seguimento, a Jesus é radical e pressupõe a renúncia de tudo, pois o seguidor do Senhor, deve estar livre para amar os irmãos sobretudo os pobres e marginalizados. (1Cor 7,7-8) ( Os sacerdotes da Igreja Católica são celibatários, por vocação, para servir melhor a  Deus, e na Igreja que é a sua família.)



Também nós comunidade, não podemos dizer ser cristão, aquele que não se compromete com o Reino de Deus! Aceitar o Reino de Deus não é algo de somenos importância; é a escolha decisiva.

 Nela se joga a totalidade do homem; para nos dar conta de quanto seja importante, basta que se pense que, para entrar nele é preferível, se necessário renunciar o próprio olho, à própria mão, até mesmo perder a própria vida. 

Quem não amar Jesus, não vai compreender essas palavras radicais do Senhor, que está de acordo com o maior mandamento do amor ao próximo. “Eis que vos dou um novo mandamento, amai vos uns aos outros como eu vos tenho amado!” (Jo 13,34)



 Ainda existe, o outro ponto de conflito que a cruz! “Quem quiser seguir-me tome sua cruz e venha após mim”. ( Lc 9,23; Mt 16,13-26) Pois caminhar com o Cristo, seremos mal entendidos, e perseguidos por causa da palavra  do Senhor!

Neste Evangelho, Nosso Senhor está caminhando para Jerusalém; Lucas em todos os texto de seu Evangelho, menciona pelo menos dez vezes, que Jesus está se dirigindo para Jerusalém. 

Porque...? Porque lá em Jerusalém dará o desfecho final, da sua missão salvífica. Deus será glorificado com seu martírio redentor, por toda a humanidade pecadora.

 Enquanto Ele caminha, como Missionário peregrino itinerante, vai conquistando o povo e os vocacionados, querendo segui-lo! Uma vez alguém no meio da multidão disse: “Senhor onde fores eu irei também!”

Jesus disse lhe: “ As raposas têm sua tocas, as aves do céu seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde encostar sua cabeça. (Mt 8,19-22)


 Outro disse: Senhor vou contigo, mas deixa enterrar meu pai, e Jesus disse: “Segue-me! Deixe que os mortos enterrem seus mortos. ( Lc 9,57-60)

Isso quer dizer, que seguir o Cristo tem as renuncias, e as vezes até as do mais sagrado, que seria sepultar um ente querido. Por isso os discípulos de Jesus pediram que lhe aumentassem a fé. (Lc 17,5) 

Pois para sermos evangelizadores prá-valer precisamos de um encontro pessoal com Jesus Crucificado ressuscitado. O batismo no Espírito Santo nós deixará apaixonados e fortes para lutar pelo Reino de Deus!

 Sem esta graça do Espírito Santo, não podemos ser bons missionários na nossa comunidade, será como malhar ferro frio, não convenceremos ninguém. Só o Espirito Santo de Jesus, pode nos ajudar.

Todos nos Cristãos vocacionados no seguimento da missão devemos estar cientes das dificuldades que encontraremos, e dos compromissos com o rebanho do Senhor, qual nos incubiu de levar a alegria da mensagem da Boa Noticia.

 Precisamos sermos, obedientes ao nosso Pároco, nossos pastores Bispos, pois eles são chamados a vocação sacerdotal; para cuidar de nós que somos o rebanho do Senhor!

 Sem eles não existe para nós, o sacramento da Eucaristia! Fica aqui perguntas para cada um de nós! Qual é a nossa vocação rumo ao Reino de Deus?  Pois não é para lá, que caminhamos? Amém!

 Jesus é o Senhor!

Fontes: TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA LIT: "O VERBO SE FAZ CARNE pg 720-725 EVANGELHO DE SÃO LUCAS 14,25-33 ANO"C"-- LIVRETO LITURGICO DEUS CONOSCO dia a dia pg 38-40.119 EVANGELHO DE SÃO LUCAS 14,25-33 23º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO “C” 2016 – REVIU O TEXTO DO COMENTÁRIO DO BLOG "JESUS É O SENHOR!" 23º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO “C” 2013  joseinacioh.blogspot.com - ANO DA FÉ – CONSULTOU A BÍBLIA DO PEREGRINO.
                                               















domingo, 21 de agosto de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 14,1.7-14 22º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "C" 2016 Leituras: 1ª Eclo 3,19-20.30-31; Sl 67 ; 2ª He 12,18-19.22-24a - Cor verde ANO DA MISERICORDIA -- Liturgia p/28/08/2016


                            A HUMILDADE EVANGÉLICA! Lc 141.7-14




1 Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles observavam. 7 Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola:8 Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu,9 e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: Dá o lugar a ele. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar.10 Mas quando tu fores convidado, vai sentar-se no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: Amigo, vem mais para cima. E isso vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados.11 “Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”.12 E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu me deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa.13 Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14 Então tu serás feliz. Porque eles não podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

-Palavra da salvação
-Glória a vós, Senhor!



Queridos irmãozinhos, Igreja povo de Deus, a liturgia deste Domingo gira em torno desta frase do Evangelho: “Todo aquele que se exaltar será humilhado, e todo aquele que se humilhar será exaltado” (Lc 14,11); o Senhor nos fala da verdadeira honra, que só Deus pode nós dar.

 Foi num dia de Sábado, Jesus foi convidado a um banquete na casa de um ricaço fariseu, não sabemos se a festa era de bodas ou não.Os judeus tinham por prioridade em todas as refeições, fazerem orações e as leituras dos textos sagrados.

 As homilias, os comentários dos textos, eram muitas vezes designado, a ilustre convidado do anfitrião. Desta vez Jesus é o convidado de honra do chefe dos fariseus; eles o observam com intuito de arranjar acusações contra Ele.


 Nosso Senhor aproveitou na sua homilia, falar daquilo que é mais importante na sua missão, falar dos pobres, dos excluídos e dos marginalizados.

 Ensinando que é preciso acolher os pobres, os excluídos e os deserdados, pois sempre será causa preocupante, quando falamos do Reino de Deus. “Pois aos pobres pertence ao Reino de Deus!” ( Mt 16,24)

No tempo de Jesus, muitos se preocupavam-se em pertencer as natas das elites da alta sociedade judaica, com isso serem recompensados e retribuídos com as gentilezas e cobrir as aparências egoístas.

 Na mensagem do Evangelho de hoje, o Senhor está nos dizendo que os convites  egoístas, e interesseiros do mundo, atingirão seu pagamento neste mundo e nesta vida, pois pertencem a este mundo.

 Todas as vaidades desse mundo passarão, não poderão ser alicerces para o Reino do Céu, a não ser o cuidado, o bem em favor dos pobres e dos oprimidos. As gentilezas ao próximo, o perdão mútuo; sim por causa de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos amou ao extremo! 

 O Jesus, na sua homilia, critica os conceitos de honras, baseado no orgulho da ambição, que geram aparências de justiça, mas escondem contrastes sociais, dos pobres oprimidos e marginalizados.

 A verdadeira honra do homem, depende-se de Deus que é Pai. Seu discurso dá se entender, que a novidade do Reino  de Deus está no modelo de convidados, e na recompensa escatológica final! (Mt 25,31-46)

 É preciso haja mudanças no nosso coração, e não etiquetas sociais, que podem marginalizar o nosso próximo, e não importar se vamos ser recompensados um dia neste mundo.

 O nosso prêmio está esperando por nós no céu; Jesus é nossa confiança, nossa garantia, receberemos esta honra, no dia final, quando o Senhor vier em glória, arrebatar sua Igreja ressuscitada.

Nosso Senhor deixa claro no seu discurso aos fariseus, que os pobres, os mutilados, os coxos, os cegos, os doentes, farão parte da primazia do grande banquete do Reino do Céu.

Isto é, serão os primeiros a adentrar na misericórdia do amor do Pai. O ato de amor e misericórdia, não pode ser escravizado pelo egoísmo e corações pretensiosos insensíveis. Quem dá aos pobres empresta a Deus.

Na liturgia de hoje, a primeira leitura do Eclesiástico reforça o tema da homilia, o “dom da humildade”. Vamos orar evocando o Senhor, dizendo: “Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso!”

A palavra do Senhor nos diz: pois quanto mais fores elevado, mais te humilharás em tudo e perante Deus acharás misericórdia. (Eclo3,19-21. 1.30-31)


À primeira vista quando lemos o texto, parece que Jesus está nos dando uma aula de etiqueta social, ou uma norma de boa educação; que muitas vezes não são praticados em nossas próprias paroquias e comunidades.

 Existe um proverbio bíblico que diz assim: “Não te faças pretensioso diante do rei, não te ponhas no lugar dos grandes.

 É melhor que digam: “Sobe aqui!”, do que seres humilhado diante de um personagem. (Pr 25,6-7)

Nos lábios do divino Mestre a perspectiva muda radicalmente e também aquele palavra de sabedoria torna-se “palavra de vida eterna”.

 É claro que todos nós somos seres humanos e pecadores, estamos no mundo, vivemos esta realidade, pisamos este chão, estamos no mundo.

 Precisamos de normas sociais e espirituais para vivermos bem com a sociedade e com nossos irmãos enquanto estivermos aqui.

 Somos seres racionais e espirituais, a religião nós religa com Deus! Nossa realidade ainda é terrena, mas o espiritual prá valer, está por-vir: “a eternidade”. Jesus disse na sua grande oração sacerdotal:

 “Já não estou no mundo, enquanto eles estão no mundo; eu vou para ti, Pai Santo; guarda-os no teu nome, os filhos que me destes, para que sejam um como nós!” ( Jo 17,11)

Para Nosso Senhor o tema deste Evangelho, se trata do banquete escatológico. Entre as escolhas pretensiosas do primeiro lugar a mesa, por parte dos convivas e a intervenção do dono da festa.

Jesus está nos falando do juízo universal quanto aquele “dia final” do acerto de  contas no tribunal do Senhor.



 A relação não está entre homem e homem, mas entre o homem e Deus, e isto dá um significado totalmente diferente à parábola evangélica.

 Jesus conclui a parábola: “Porque todo aquele que exaltar será humilhado e todo aquele que se humilhar será exaltado”. O que significa humilhar-se?

Se esta pergunta fosse feita a um grupo cristão, teríamos muitas respostas diferentes: O marido diria não ser prepotente em casa; a mulher diria não responder, se calar, ceder; a jovem diria não ser vaidosa.

 O Padre diria que se humilhar seria sentir e falar discretamente de si, reconhecer-se pecador, fazer penitência. Todas estas respostas contém algo de verdade, mas pouco. 

São  respostas superficiais, não tocam o verdadeiro âmago do problema. Para descobrir a verdadeira humildade é preciso, como sempre, perguntar a Jesus.

 Jesus nos diz: “Recebei minha doutrina, porque sou manso e humilde de coração (Mt 11,29) ; esta frase de Jesus nos surpreende, deve nos surpreender; onde se encontra a humildade de Jesus?

 Em todo o Evangelho, não se nota, em seus lábios, nem a mínima admissão de culpa; pelo contrário, afirma com todas as letras: “Quem de vós me acusará de pecado? ( Jo 8,46)

Jesus é provavelmente, o único Homem que passou nesta terra sem nunca admitir ter errado, nem em seu íntimo, sem pedir perdão de nada a ninguém, nem mesmo a Deus; sua consciência é como cristal.

 Jesus é o mediador perfeito da Nova Aliança que Deus fez com a humanidade. Ele se identificou com os humildes e fracos.

 Hoje a palavra do Senhor, nos convida a termos atitudes diferentes, cultivando a virtude da humildade, afim de encontrarmos a graça do Senhor, conforme Ele nos ensinou.

 Cantemos hoje com alegria o responsório da ressurreição dos justos: “Com carinho preparastes uma mesa para o pobre!” Amém!

Jesus é o Senhor!

FONTES: TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA; EVANGELHO SÃO LUCAS 14,1.7-14 22º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO “C”; Lit. “O VERBO SE FAZ CARNE” Pg.714-720 Tema: “A HUMILDADE EVANGÉLICA” – Livreto litúrgico: “DEUS CONOSCO dia a dia” Pg107-109; EVANGELHO SÃO LUCAS 14,1.7-14 22º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO “C”2016 ANO DA MISERICÓRDIA! Reviu o texto do blog “Jesus é o Senhor!” Agosto 2013 - Ano da Fé – BÍBLIA DO PEREGRINO






domingo, 14 de agosto de 2016

SOLENIDADE ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA - Evangelho São lucas 1,39-56 ano "C" 2016, 1ª LEITURA: Ap. 11,19a;12,1.36a.10b. Sl 44;2ª 1 Cor 15,20-27ª Liturgia p/21/08/2016 ANO DA MISERICÓRDIA!



                             MARIA VISITA ISABEL

Naqueles dias,39 Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo apressadamente, a uma cidade da Judeia.40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.42 Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?44 Logo que sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45 Bem aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor prometeu”.46 Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor,47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,48 porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada,49 porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é Santo, 50 e sua misericórdia se estende de geração em geração, a todos os que o respeitam.51 Ele mostrou a força de seu braço; dispersou os soberbos de coração.52 Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes.53 Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias.54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão  e de sua descendência, para sempre”.56 Maria ficou três meses com Isabel, depois voltou para casa.
  Palavra da salvação
  Glória a vós, Senhor!




Queridos irmãozinhos povo de Deus, o Evangelho deste Domingo é muito lindo e gracioso, São Lucas narra a visita de Maria a sua prima Isabel.

 È o chamado “Evangelho da infância” que ocupa dois longos capítulos e é, contribuição própria de Lucas, que pôde contar com informações orais  ou documentação já elaborada.

 Alguns exegetas dizem que as informações, Lucas recebeu diretamente de Maria, a mãe de Jesus, ainda viva, cuidada como mãe da jovem comunidade cristã, pelo Apóstolo São João.

 Ele nos conta que o Espírito preenchia ou guiava, ou inspirava as principais personagens. Quando soube que Isabel estava grávida, partiu apressadamente para a casa da prima que ficava nas serras da Galileia.

 Maria com todo seus problemas de gravidez, e seus familiares e seu esposo José, se preocupou com a saúde de sua parenta Isabel, que está em estado de gestação devido a idade avançada, e vai na qualidade de serva, prestar seus préstimos.

 Maria é a mulher bem-aventurada, a escolhida entre todas as mulheres; Ela é a mulher do Apocalipse; por isso a Igreja sem medo de dizer heresias, chama-a de co-redentora, medianeira de toda a Humanidade; que estava atrelada ao pecado original.

 Porque ela com seu “sim” nos trouxe o Salvador a este mundo para nos remir. Sabemos que Maria não é deusa, mas depois de Jesus não existiu neste mundo alguém maior! 

Maria tem o seu lugar próprio, nesta linda e maravilhosa Igreja Católica Apostólica Romana, santa e pecadora.

 Se existiram, grandes profetas no Antigo Testamento, que veneramos; porque aquela que nós trouxe o Filho de Deus, não é importante para nós?

 Ela é a preparada e devemos venera-la como a primeira entre nós, Deus Pai a glorificou, e antecipou seu arrebatamento, em sua assunção ao céu.

 Foi o próprio Deus que à quis, no seu plano de amor por nós, através do Anjo Gabriel saudou-a, naquele lindo dia que ela seria a mãe do nosso Salvador: “Ave Cheia de Graça, o Senhor é contigo!”  ( Lc 1,28)

AVE CHEIA DE GRAÇA, O SENHOR É CONTIGO!

 Desde os primeiros tempos da Igreja do Senhor, os teólogos e Santos Padres, já tinham uma veneração carinhosa pela mãe do Senhor. O próprio protestante Lutero que se separou da Igreja Católica, tinha veneração e devoção a Virgem Santíssima e rezava o santo terço.

 O Novo Testamento fala pouco de Maria, porque a missão dos evangelistas é fazer com que Jesus apareça, e tenhamos uma experiência de salvação Nele; isto é um encontro pessoal com o Senhor!

 A Igreja Mãe, crê que a mãe do Senhor terminado seu curso de vida terrestre foi arrebatada ao céu, de corpo e alma, já que essa promessa é estendida, a todos os crentes, no último dia final.

  O dogma da assunção de Maria foi proclamado pelo Papa Pio XII, em 1º de Setembro de 1950, com a “Constituição Apostólica Munificentissimos Deus”.

 A Santissima Virgem é a escolhida, seu corpo Santo e integral de pureza, a única preparada de Deus, para a vinda do Salvador Messias.

 Porque o Todo poderoso haveria de esquece-la na sua onipotência misericordiosa? A assunção de Maria constitui uma participação singular, na ressurreição de sua filho Jesus.

 Jesus é a nossa confiança e garantia, pois Nele esperamos também as promessas de nossa ressurreição, quando vier em gloria, para arrebatar a sua Igreja nos ares. (CIC 966)

Irmãozinhos..! Não tenhamos medo ou vergonha de de chama-la de Mãe, pois ela é a mãe de nosso irmão maior: Nosso Senhor Jesus Cristo.

Aqueles que contestam estas verdades estão longe do reconhecimento do amor de Deus, que abdicou sua realeza e veio a este mundo ao nosso encontro, para nos salvar da morte eterna.

 Mesmo aqueles que tem aversão por Maria, não podem falar mal dela, pois ela sempre será a Mãe do Senhor. Foi Deus que quis assim!  (Lc 1,26-38; 1,39-45)

Podem protestar a vontade contra ela, e desejar só o seu Santíssimo Filho ; Ela não deixara de ser a mãe do Senhor e ocupar seu lugar de Mãe e mestra da Igreja Mãe.

 O demônio  não aceita a mãe de Jesus, por causa de sua humildade e obediência, pois a antiga Eva não foi fiel a Deus, ouviu a voz da serpente, mas a "nova Eva" ouviu a voz de Deus. (Gn 3,1-23)  Pois plena do Espírito Santo cantou o Magnificat:

46“Minha alma proclama a grandeza do Senhor,47 meu espírito festeja a Deus meu salvador,48 porque olhou a humildade de sua escrava e daqui para frente me felicitarão todas as gerações.49 Porque o poderoso fez proezas,  seu nome é sagrado.50 Sua misericórdia com seus fieis continua de geração em geração.51 Seu poder é exercido com seu braço: dispersa soberbos em seus planos:52 derruba do trono os potentados e exalta os humildes:53 cumula de bens os famintos e despede vazios os ricos.54 Socorre Israel seu servo, recordando a lealdade, 55prometida a nossos antepassados, em favor de Abraão e sua descendência para sempre.56 Maria ficou com Isabel três meses, e depois voltou para casa. (Lc 1,46-56)


O cântico de Maria interpreta a vinda de Jesus, proclamando o socorro que vem do céu, em favor de seu servo Israel, de quem ela é símbolo, em contraste com os que são dispensados, vão embora de mãos vazias. ( Lc 1,53)

Hoje celebramos Maria assunta ao céu, sinal da humanidade nova iluminada e transformada pela energia do Espírito Santo da ressurreição de Cristo.

A Virgem Maria coopera ativamente no plano da salvação, nos leva a Jesus, e não tenhamos medo de dizer que ela é a co-redentora no plano salvífíco do Pai do Céu.

Alegremos irmãos! Já temos um protótipo humano no céu! Alegremo-nos, porque em Maria temos um sinal bem concreto da discípula fiel, que percorre o caminho do seu Filho até o fim, como “a Mulher de pé”, aos pés da cruz. (Jo 19,25-27)

Inspirado nela ouçamos sua voz nas Bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser! (Jo 2,5) A visita de Maria a sua prima Isabel e o seu cântico de ação de Graças faz parte do Evangelho da infância do Menino Jesus.

 Narrado maravilhosamente pelo Evangelista Lucas, qual ele projeta às igrejas primitivas a luz deslumbrante da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

MARIA É A MULHER DO APOCALIPSE!

 Abriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a Arca da Aliança. Então apareceu no céu um grande sinal: Uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de dez estrelas. (Ap 11,19ª;12,1) É Maria a Mãe de Jesus, é Maria a Senhora da luz! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTOS ELABORADOS DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA – EVANGELHO SÃO LUCAS 1, 39-56 ANO “C” – Lit. “O VERBO SE FAZ CARNE” ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA Pg 843-845  -- DIA DO SENHOR – Guia para celebrações   das comunidades – Marcelo Guimarães e Penha Carpanedo Pg 259 - EVANGELHO SÃO LUCAS 1,39-56 ANO “C”  – DEUS CONOSCO dia a dia Pg 87-89 – EVANGELHO SÃO LUCAS 1,39-56 ANO “C” 2016 – BÍBLIA DO PEREGRINO – Reviu o Blog: JESUS É O SENHOR ano 2013 – Joseinacioh.blogspot.com


















domingo, 7 de agosto de 2016

EVANGELHO SÃO LUCAS 12,49-53 20º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO" "C" - ANO DA MISERICÓRDIA - Cor litúrgica verde -- Leituras: 1ª Jr 38,4-6.8-10; Sl 39; 2ª Hb 12,1-4 -- Liturgia p/14/08/2016


               UMA RENOVAÇÃO NO ESPÍRITO.
             JESUS NOS LIBERTA DO MEDO!



 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:49 Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!51 Vós pensais que vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão.52 Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, trés ficarão divididas contra duas e 53duas contra três; ficarão divididos: pai contra filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra.


Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!





Queridos irmãozinhos, filhos povo de Deus; neste Domingo o Evangelho é maravilhoso, nos fala da grande promessa do Senhor;  o batismo no Espírito Santo.

 Jesus nós diz, que veio trazer ao mundo fogo, e como gostaria que já tivesse aceso. ( Lc 12,49) Nas leituras da liturgia de hoje, somos convidados, a fazer boas escolhas, como bons cristãos que somos!

 No Evangelho de São João, Jesus nos fala também desta grande promessa: 18 “Não os deixarei órfãos, mas voltarei a visitar-vós. 19 Daqui a pouco o mundo já não me verá; mas vós, ao contrário, me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. 20 Neste dia compreendereis que eu estou no Pai, e vós em mim, e, eu em vós”. ( Jo 14,18-20)
    


 Nestes dois mil anos de cristianismo, é o fogo de Pentecostes atuando na Igreja do Senhor sem cessar, atravessando os séculos, esta Igreja maravilhosa, santa e pecadora. Santa porque foi Nosso Senhor Jesus Cristo que a fundou, pecadora porque seu corpo é formado de homens e mulheres pecadores.

 A Leitura do Evangelho de hoje é maravilhosa! Se prestarmos bastante atenção na leitura de hoje, perceberemos que o contexto está repleto de uma grande tensão de sentimentos; as frases acabam quase todas com pontos de exclamação.

 Ao fazermos esta pequena exegese, não por curiosidade,  vamos conhecendo sempre melhor o caráter e a humanidade de nosso Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Existem momentos nos Evangelhos, em que Nosso Senhor, parece que não consegue conter a imensa realidade divina, que trás dentro de si, mas por outo lado, Ele não pode expressar seus sentimentos divinos abertamente, como uma vez disseram – “Ele está fora de si!” ( Mc 3,21)

 Então o divino Salvador se sai, com exclamações ou suspiros que, escutados hoje, depois dos fatos, por quem tem fé produzem uma profunda impressão pela força misteriosa que deles se irradia.

 É a exclamação do divino Salvador no Evangelho de hoje: “Eu vim lançar fogo à terra, e que tenho eu a desejar se ele já está aceso? Mas devo ser batizado num batismo; e quanto anseio até que ele se cumpra. ( Lc 12,50)

Irmãozinhos, o que é este fogo, este batismo que tanto fala o Senhor? O Espírito diz: Sem este batismo de sangue do Cristo, o Pai do céu, não pode enviar o fogo do Espírito Santo, sobre sua Igreja.




Voltando a nossa exegese, em primeiro momento, Jesus tem em mente sua paixão e sua ressurreição. Mas não pode ser um acaso que ambas as imagens – do fogo e do batismo – seja usadas para indicar o Pentecostes:

 “Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo, dizia o Batista a seus discípulos quando viu Jesus aproximar do Rio Jordão  ( Lc 3,16)

Nos Atos, São Lucas apresenta o Pentecostes, como o primeiro batismo solene de toda a Igreja, um batismo não de água, mas de fogo. (At 2,3) 

 Lucas ao escrever este evangelho ás comunidades primitivas, ( Lc 1,1-3 Ilustre Teófilo) está preocupado com os rompimentos, entre os cristãos, por causa da não sã doutrinas contrárias, aos ensinamentos apostólicos.

 Por isso Nosso Senhor no Evangelho nos diz: 49 “Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que estivesse aceso! 50 Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isso se cumpra! 51 Vós pensais que vim trazer paz sobre a terra? (Lc 12,49-51)

Essas palavras nos recordam que, como houve divisão ao redor de Jesus quando estava em vida, assim haverá divisão toda a vez que Ele “retorna em vida”, isto é, cada vez que sua palavra é proclamada de novo “em Espírito e poder”.

A razão e que diante Dele não se pode ficar neutro, nem servir a dois senhores; é preciso escolher: Quem é “da verdade” ouve a sua voz ( Jo 18,37); quem não o é não ouve a sua voz, quem sabe o cita como pretexto, que não é a sua voz ou, de qualquer forma, não a voz de Deus.


Nestes Finais de Tempos, rupturas criadas no seio da humanidade, pela pregação do Evangelho de Jesus, põe em alerta o verdadeiro discípulo, por causa do Reino.

O verdadeiro cristão cheio do fogo do espírito, é vigilante, não se deixa encantar pelas propostas fundamentalistas do anti-reino; com isso romper com o corpo místico de Cristo.

 É isso que o inimigo de nossa salvação quer, que haja desacordo entre nós cristãos, e não à unidade, a começar pelas doutrinas, e entendimentos teológicos do Evangelho.

De Lutero pra-cá, não pararam de se dividirem, todos os dias criam uma nova religião, uma nova doutrina, num verdadeiro campo de batalha. Uma verdadeira babel de doutrinas e placas de denominações religiosas. 

Esquecem que existe um Deus de amor e de misericórdia, que seu Filho único que também sendo Deus, se fez Homem vindo a este mundo para nos salvar, morreu por cada um de nós, derramando o seu sangue precioso sem igual! Crês nisso?!

 Podemos aqui fazer perguntas: Será que Cristo trouxe para nós uma salvação incompleta? Porque não abrimos mão do projeto do Reino radicalizado pelos representantes que se dizem iluminados de Deus, e buscar reconciliações no corpo místico de Cristo?

Ou porque os valores do materialismo do anti-reino são colocados em primeiro lugar, se somos convidados seguir o caminho de Jesus e sua cruz? Onde então fica o fogo do Espírito Santo tão desejado por Jesus?


Onde está o reconhecimento de nossa parte, o valor do sacrifício único de Nosso Senhor Jesus Cristo! Então não queremos concluir esta reflexão, sem retomar aquele suspiro do coração de Jesus de que falamos no início:

 Jesus disse: “Como gostaria que o fogo que vim trazer sobre a terra se acendesse!” Aquele suspiro está atuando para cada um de nós e para nossa comunidade. Hoje o Senhor nos pergunta em seu suspiro, quais são nossas escolhas?

 Somos fieis ao Senhor? Onde está o fogo do Espírito Santo tanto desejado por Jesus? Onde fica o valor do sacrifício salvifíco e único do Filho de Deus por nós? Felizes, enquanto o Senhor está em nossos lábios e ação conosco, é tempo de possível reconciliação.

 Bem lembrando que somos todos pecadores, e corremos o risco da hora do julgamento final, poderá ser tarde de mais por não termos amado nossos irmãos. Por isso oremos com nosso salmista: “Socorrei-me, o Senhor, vinde logo em meu auxilio!

Oração final: Senhor Jesus, acende em mim este fogo, renova-me no meu íntimo; quero fazer uma experiência nova do teu amor e do teu poder; estou também eu entre os “afadigados e cansados”; sou também eu um dos “ossos áridos”, ( Ez 37) mas sei que se te deixo agir tu podes de verdade me restaurar e fazer-me reviver. Para mim será uma vida nova e para ti serei um discípulo novo e fiel. Amém!

Jesus é o Senhor!

Fontes: Texto elaborado da Homilia de Raniero Cantalamessa – Evangelho São Lucas 12,49-57- Ano “C” 20º DOMINGO DO TEMPO COMUM – Tema “Renovação no Espírito – Lit. “O VERBO SE FAZ CARNE” Pag: 704-708 –  Livreto litúrgico: DEUS CONOSCO dia a dia - Evangelho São Lucas 12,49-53 -  20º DOMINGO DO TEMPO COMUM Ano “C” 2016 – Reviu o Blog: “JESUS É O SENHOR!” 2013 ANO “C” – joseinacioh.blogspot.com  -- BÍBLIA DO PEREGRINO