domingo, 27 de dezembro de 2015

EVANGELHO SÃO MATEUS 2,1-12 FESTA DA EPIFANIA DO SENHOR ! ANO LITÚRGICO "C" 2016 ANO DA MISERICÓRDIA - LITURGIA P/03/01/2016 - COR BRANCA

                                 SENHOR LUZ DE TODOS OS POVOS!


1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém perguntando: "Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adora-lo".3 Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém.4 Reunidos todos os sumos sacerdotes e os mestres da lei, perguntavam-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: "Em Belém na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti saírá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo". 7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo:"Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adora-lo". 9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria sua mãe. Ajoelharam -se diante dele, e o adoraram. Depois abriram os cofres e lhe ofereceram presentes: Ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retomaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!


 Queridos irmãozinhos, Igreja do Senhor, neste Domingo celebramos a festa da Epifania; isto é, a manifestação de Deus no meio dos homens. 

O Evangelho é lindo, Mateus apresenta a visita dos três reis Magos, que, guiados pela estrela, vieram do Oriente, para verem o recém-nascido: O Menino Jesus, o Filho de Deus.

 Com grande alegria litúrgica, celebremos a manifestação divina do Senhor..! "Deus na sua infinita misericórdia visitou seu povo". ( Lc 1,67-80)

O Evangelista, não está preocupado em apresentar uma reportagem jornalista no seu texto, que nos conte a visita de três reis estrangeiros, mas sim, de ostentar o Filho de Deus, como enviado do Pai, que veio ao mundo oferecer a salvação, a todos os homens de boa vontade. 

Os Magos, provavelmente eram pessoas cultas na ciência, sábios que perscrutavam, as profecias das Sagradas Escrituras, e procuravam saber das coisas dos astros do céu, não para lerem o futuro, ou tirar vantagens para si, mas que buscavam algo mais. 

Buscavam a verdadeira luz, capaz de indicar o caminho, não só desta vida, mas também a busca do Messias prometido por Deus. Eles sonhavam e desejavam a vinda do Deus Emanuel, Deus conosco..! ( Is 7,14)

Foi por isso que eles foram atrás da estrela de Belém, porque perceberam que algo maravilhoso estava acontecendo.

Para o Apóstolo Mateus evangelizar sua comunidade, ele usa dos três reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar; que empreendera uma viagem do Oriente, seguindo uma nova e belissíma estrela, até chegarem onde se encontrava, o Senhor de todas as estrelas. 

 O recém-nascido, nos braços de sua mãe Maria, o Menino Jesus!
Uma pergunta para cada um de nós, qual é a estrela que  estamos seguindo..? Esta estrela só tem brilho para este mundo, ou tem brilho de eternidade..?

 Hoje o Senhor está nos apresentando a verdadeira estrela que tem brilho, não só para esta vida mas também para a vida eterna. Ela se chama Nosso Senhor Jesus Cristo.

Os reis magos nos ensina, a liberdade absoluta, dos que ouvem a palavra de Deus, para serem livres, Cristo nos libertou. (Gl 5,1) 

Os convertidos quando encontram-se verdadeiramente com o Cristo, se põe a caminho, modificam o curso de suas vidas, alteram a ordem dos dias e o desenvolvimento de seus trabalhos, disponibilizando seu tempo para o Senhor, com à alegria na revelação do Espírito Santo.

Talvez o melhor meio para entendermos, o que Mateus quer nos inculcar, com a presença dos três reis Magos, e que deixemos ser guiados, pela estrela verdadeira, que são os sinais de Deus, no cotidiano cristão de nossas existências. A palavra de Deus, a tradição Apóstolica, e o magistério, são os meios com o qual Deus fala conosco.

 Por isso examinemos os espíritos se são de Deus ou não, pois nestes finais tempo, tem surgidos estrelas, com doutrinas de filosofias enganosas e ateias, a respeito da nossa salvação, e muitos irmãozinhos inocentemente, estão embarcados nestas imanências, só para esta vida! (1 Jo 4,1; Tes 5,21)

 Nestes Finais de Tempo, encontram se estudiosos, teólogos, peritos, exotéricos, seitas fundamentalistas que sabem tudo, sobre as Sagradas Escrituras.

 Eles conhecem suas possíveis interpretações, até citam de cor cada passagem que lhes interessam; não são obedientes a palavra de Deus, ao magistério da Igreja, e a Tradição Apostólica. 

São os Herodes deste tempo que buscam tirar a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, enganando a muitos, com suas ideias relativistas e racionalistas. 

"Para eles as escrituras são como um livro Atlas, para serem lidos e consultados, ou por curiosidade, palavras de conceitos para serem examinadas e saberem discutir doutoradamente". 

Palavras do Papa francisco: Muitos hoje não leem a Bíblia buscando a estrela de Cristo, mas como objeto de estudo de discussão e não para buscar a vida eterna. 

 Penso como indiquei na "Exortação Apostólica Verbum Domini", em nós deveria sempre renascer a profunda disposição, para ver nas palavras da Sagradas escrituras lida na Tradição viva da Igreja. ( Nº18) 

"A verdade que nos diz, o que é o homem e como ele pode realizar-se plenamente, a verdade que é o caminho percorrido cotidianamente, junto com os outros se queremos construir a nossa existência sobre a rocha e não sobre a areia". 

A solenidade da Epifania recorda-nos por sua vez, que o único lugar onde, de fato, podemos buscar e encontrar Deus nesta terra é na humanidade de Jesus."

Essa busca constitui as etapas, que todas as pessoas, devem percorrer ao longo da vida, para que possam encontrar de fato o prometido de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Essa estrela que brilha no céu, não é coisa do passado e sim do futuro, pois liga cada um de nós a uma história de fé e amor, que Deus Pai preparou para nós.

 Irmãozinhos..!  Igreja do Senhor, façamos festa, nos alegremos, pois nasceu para nós o Salvador, e sua estrela está no céu, mostrando o caminho a seguir. Amém!

Jesus é o Senhor!

FONTES: FOLHETO LITÚRGICO "DEUS CONOSCO dia a dia Pg 28-30.120-121; ANO "C" 2016- FESTA DA EPIFANIA DO SENHOR. EVANGELHO SÃO MATEUS 2,1-12 --"ANO DA MISERICÓRDIA" -BÍBLIA DO PEREGRINO: EVANGELHO SÃO MATEUS 2,1-12 - Pg 48-49.-- EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS SINODAL "VERBUM DOMINI" BENTO VI Pg 40 PARAGRAFO 18






domingo, 20 de dezembro de 2015

EVANGELHO SÃO LUCAS 2,41- 52 - FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA - JESUS MARIA E JOSÉ - COR BRANCA -ANO LITÚRGICO "C" -- LITURGIA P/27/12/2015

             SAGRADA FAMÍLIA DE NAZARÉ!
                                                  

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa.42 Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume.43 Passado os dias da Pascoa, começaram a viagem de volta, mas o menino ficou em Jerusalém, sem que os pais notassem.44 Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procura-lo entre os parentes e conhecidos.45 Não tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à sua procura.46 Três dias depois, o encontraram no templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.47 Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e sua respostas.48 Ao vê-lo seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: "Meu filho porque agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos angustiados, à tua procura.49 Jesus respondeu: "Porque procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?50 Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera.51 Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.52 E Jesus crescia em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e diante dos homens. Lc 2,41-52

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!  
   
     
Queridos irmãozinhos, povo da igreja do Senhor, estamos neste Domingo, comemorando a festa da Sagrada Família de Nazaré: Jesus, Maria e José. A Sagrada Família deveria ser para todas as  famílias um sinal de santidade e imitação; ícone da harmonia e da paz nestes tempos tão perturbados pela violência e a falta de amor.

Vejam, quanta beleza é a família, nela está a estrutura humana da criação de Deus, pois sem ela seria impossível a vida inteligente terrestre, que pode observar a vida, a lei da natureza, a ordem que regem e multiplica as coisas. Nela Deus criou o homem e o coroou no ápice da criação, para ama-lo e servi-lo. Mas o Homem no seu orgulho, escutou a voz das trevas, foi infiel a Deus, caiu na desgraça do pecado.

Lucas inicia, o Evangelho deste Domingo dizendo, que os pais de Jesus, todos os anos, iam em peregrinação ao templo, em Jerusalém, para a festa da páscoa, pagar seus votivos, em agradecimento das bençãos do Senhor, conforme um bom judeu observava as leis de Moisés. Dt 16,16-17

Jesus tinha doze anos de idade, nesta idade um jovem judeu, deve realizar a cerimônia do Bar Mizvah. ( filhos do mandamento). Com o rito do Bar Mizvah os jovens entravam para o mundo dos adultos: passando e serem responsáveis diante de Deus, da comunidade das pessoas e suas tradições. 

Ali na carpintaria de seu pai em Nazaré, aprendeu tudo de bom, com seus pais e vizinhos. A solidariedade, a fidelidade, observar os campos, as montanhas os pássaros, a natureza, viu e sentiu com os pobres e os marginalizados, a falta de justiça. Aprendeu falar de maravilhosas parábolas, nos seus ensinamentos o jovem Mestre Divino.

Com doze anos o adolescente Jesus, chegou a sua maturidade religiosa e civil. Agora, Ele podia ler as Escrituras e a Torá nas sinagogas diante da comunidade reunida. Por isso e que ele estava sentado, no meio dos doutores da lei, no templo, escutando e fazendo perguntas. Os escribas e os fariseus estavam admirados de verem tanta sabedoria, no jovem Jesus.


 O Evangelista Lucas apresenta as primeiras palavras de Jesus à Igreja: "Não  sabíeis que eu tenho que estar na casa do meu Pai? Significa que: um dia "terá que" deixar a todos e voltar a "seu Pai". Revela a sua condição divina, de ressuscitado e glorificado - Á luz da morte e ressurreição e glorificação de Jesus é que este texto adquire pleno sentido".

A primeira vista o Evangelho de hoje parece ser um episódio corriqueiro, um casal perdeu seu filho no meio da multidão, numa cidade grande daquele tempo, como Jerusalém, cheia de peregrinos, que vinham de todas as partes do mundo.

 Depois de um dia de caminhada de volta para casa se dão pela falta de Jesus, constatando que não estava com os familiares e amigos, empreenderam imediatamente, caminhada de volta a Jerusalém a procura do filho.

Como será que estava o coração de Maria diante da falta do filho..? E de José..? Como será que foi o diálogo, de Maria e José diante dessa situação? Mas Maria tinha a graça da calma e do equilíbrio, pois sabia em seu coração que Deus estava constantemente com seu filho, nada de mal ia acontecer com seu menino, mas um coração de mãe fica afrito e se preocupa.

O Evangelista Lucas, não está preocupado, em mostrar os acontecimentos, brutos e históricos, da perda do menino Jesus, pelos pais em Jerusalém, mas pelo contrário, seus textos escondem uma teologia, ou se quisermos uma catequese de ensinamento não vai dizer que o jovem Jesus "se perdeu" em Jerusalém, mas sim, "Ele se encontrou-se" com sua missão.

Qual é a missão de Jesus o Filho de Deus..? É revelar o rosto misericordioso de Deus, e resgatar o ser humano decaído pelo  mal do pecado. José e Maria, três dias de procura, perguntado as pessoas se tinham visto um menino com as seguintes características, mas ninguém lhes dava um alento do paradeiro de Jesus. Estavam afritos, perdidos e confusos, só lhes restava procura-lo no templo.

Um pai perder um filho ou filha é uma dor das maiores. Hoje, milhões de crianças, adolescentes estão perdidos para lares desfeitos, a exploração sexual, as libertinagens, as drogas, a violência, o trafico que roubam nossas crianças, o desespero da guerra no Oriente, que matam e mutilam os inocentes.

 A fuga dos pais, fugindo da guera e da miséria com seus filhinhos deixando suas Pátrias em busca do desconhecido, faz nos lembrar, a Sagrada Família de Nazaré, quando fugiram do rei Erodes para o Egito, para salvar seu filho Jesus.

Podemos imaginar, a cena e a alegria de Maria e José, ao encontrar o Menino Jesus no templo, sentado no meio dos doutores. Que maravilha..! Jesus fazia perguntas, ouvia os letrados nas escrituras, fazia exegeses e hermenêuticas.

 Os escribas e doutores da lei estavam perplexos, maravilhados, diante de tanta sabedoria daquele menino. Confusos e perdidos, podiam estar José e Maria, mas Jesus não..! A Mãe angustiada diz ao filho: Porque fizestes isso? Vê: teu pai e eu te procurávamos angustiados.

Jesus replicou: Não sabíeis que tenho que estar na casa do meu Pai? José e Maria não entenderam o que lhes disse Jesus. Mas nas palavras de Jesus e Maria está o essencial, o mais importante ensinamento do Evangelho. Jesus sabe qual é a missão: cuidar da vontade do Pai do céu, a missão que Ele lhe confiou.

 A plena identidade de Jesus, como Filho de Deus e salvador, será revelada, no alto da cruz, na sua paixão e morte. Mas Ele ressurgirá depois de três dias no ades, glorioso, impassível: Jesus é o Senhor da da nossa salvação, e da nossa esperança eterna. 

Concluindo nossa reflexão, Nosso Senhor passou sua infância e adolescência, em Nazaré da galileia, foram trinta anos de anonimato, mas neste tempo com seus pais, Ele crescia na graça e estatura o Filho de Deus.

 Mas aos  trinta anos, o jovem mestre aparece novamente, grande e maravilhoso, pregando o Reino de Deus e convidando o mundo a conversão. "Convertei-vos e credes no Evangelho, o Reino de Deus chegou!( Mc 1,15) Jesus é o Senhor! Amém!

Jesus é o Senhor!

FONTES: TEXTOS ELABORADOS DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA - EVANGELHO SÃO LUCAS 2,41-52  - TEMA:  FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA ANO "C" - FOLHETO LITÚRGICO: DEUS CONOSCO dia a dia Pg 104-106 - ANO "C" ANO LITÚRGICO 2016 - ROTEIROS HOMILÉTICOS BORTOLINI Pg 514-517 TEMA: SAGRADA FAMÍLIA ANO LITÚRGICO "C" -  "BÍBLIA DO PEREGRINO"






















domingo, 13 de dezembro de 2015

EVANGELHO SÃO LUCAS 1,39-45 4º DOMINGO DO ADVENTO - LITURGIA P/ 20/12/2015

                              MARIA E O ADVENTO - O MAGNIFICAT


39Naquele dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo- se apressadamente, a uma cidade da Judeia.40 Entrou na casa de Zacarias e comprimentou Isabel.41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.42 Com um grande grito exclamou: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!43 Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor me venha visitar?44 "Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre.45 Bem aventurada aquela  que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor prometeu."

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!

Queridos irmãos chegamos finalmente no Quarto Domingo do Advento, vesperas do Natal. Nestes dias que antecedem o Natal o Pai nos propõe seu projeto de salvação, que visa  nossa felicidade futura. 

São Lucas narra magistralmente, o encontro de Maria e sua prima Isabel, ambas estão gestando uma criança, em seus ventres. O Menino Jesus no ventre de Maria e o menino João Batista no ventre de Isabel.

 O encontro de Maria e Isabel, mostra-nos o carinho de Deus para com os mais necessitados, e a alegria da humanidade em receber tão grande presente: Nosso Senhor Jesus Cristo, o nosso Salvador. 

Neste tempo do Advento, a liturgia nos fala e nos ensina por meio de três grandes guias: Isaías, João Batista e a virgem Maria. Hoje é a vez de Maria, a mãe do Senhor, a própria Isabel diz: "Como posso merecer que a Mãe do meu Senhor venha me visitar?" (Lc 1,43)

É muito profundo o diálogo de Isabel, para nós e aqueles que tem aversão a Virgem Maria. Lucas escreveu o Evangelho 40 anos depois da ressurreição de Jesus, às comunidades cristãs, falando da maravilha da Mãe de Jesus!

 Lucas coloca nos labios santos de Maria o magnifico louvor do "Magnificat." Hoje ainda Maria nos ajuda a intensificar, e encontrar a nossa espera. O que esperamos..? Que Jesus Menino venha ao nosso coração neste Natal. 

Nos três Domingos passados na palavra do Evangelho o temo visto de longe: Com o olhar do profeta Isaías, que o via descer como o orvalho dos céus,  ora com o olhar de São João Batista que o aponta e que o espera no deserto.

 Hoje somos convidados a fixar um ponto bem preciso, ou melhor uma pessoa especial: Maria, "aquela que deve vir", já chegou; o mistério escondido desde os seculos sem fim, ela trás em seu ventre, o Verbo de Deus encarnado agora no meio de nós.

 Se o Advento significa espera de Cristo, Maria é a espera em pessoa; a espera teve para ela o sentido realista e delicado que esta palavra tem para cada mulher que espera o nascimento de uma criança. 

E assim que devemos imaginar a Mãe do Senhor na eminência deste Natal que se aproxima. Ela com aquele olhar amavel de mãe, dirigindo mais para dentro, do que para fora de si, que se nota numa mulher que carrega em seu seio, uma criatura, e parece que já a contempla e com ela se dialoga e acaricia.

 Maria manteve com seu filho uma comunhão intima e interrupta de amor, como uma pessoa que recebe a Sagrada  Eucaristia e profundamente, à comunga, à ama em seu corpo!

 O Evangelho já estava todo nela, ela é a Mãe do Evangelho, porque nela estava a palavra, a mesma, a única e pessoal; o Verbo de Deus encarnado nela crescia como ser Homem.

Concluamos nossa refrexão, voltando a contemplar a virgem Maria, ela mesmo caminho real, pelo qual veio a nós o Salvador do Mundo. 

Até aqui fomos gestando em nossas almas o Espírito do Natal, agora entendidos dessas maravilhosas verdades, acolhamos o divino Salvador também em nossos irmãos. Feliz Natal..! Amém!

Jesus é o Senhor!

FONTES:TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA, SUA OBRA "O VERBO SE FAZ CARNE " Pg 497-500 -- 4º DOMINGO DO ADVENTO EVANGELHO SÃO LUCAS 1,39-48. -- FOLHETO LITURGICO: O PÃO DE CADA DIA: Pg 71-72 

 TODOS MEUS LEITORES UM FELIZ NATAL! 






domingo, 6 de dezembro de 2015

EVANGELHO SÃO LUCAS 3,10-18 3º DOMINGO DO ADVENTO ANO C - LEITURAS: 1ª Sf 3,14 ; Sl Is 12 ; Fl 4,4-7 -- COR ROXA OU ROSÉA - LITURGIA P/13/12/2015

                                   O CRISTÃO DA ALEGRIA!
                                                      


Naquele tempo,10 multidões perguntavam a João: Que devemos fazer?11 João respondia: "Quem tiver duas túnicas, Dê uma a quem não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo!"12 Foram também para o batismo cobradores de impostos, e perguntaram a João: Mestre, que devemos fazer? 13 João respondeu: "Não cobreis mais o que foi estabelecido." 14 Havia também soldados que perguntavam:"E nós que devemos fazer?" João respondia: "Não tomeis dinheiro a força de ninguém, nem façais falsas acusações; ficai satisfeitos com vosso salário!"15 O povo estava na expectativa e todos perguntaram no seu intimo se João seria o Messias. 16 Por isso João declarou a todos: "Eu batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. "Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.17 Ele virá com a pá na mão; vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele queimará no fogo que não se apaga."18 E ainda de muitos outros modo, João anunciava ao povo a Boa Nova. (Lc 3,10-18)

Palavra da salvação.
Glória a vós Senhor!

                                                
Queridos irmãos povo de Deus, estamos no terceiro Domingo do Advento, bendito aquele que vem em nome do Senhor, que fez o céu e a terra. A liturgia de hoje é maravilhosa, está permeada do tema da alegria.

As primeiras palavras com as quais a liturgia nos acolheu, no inicio da Santa Missa nos dizendo: "Alegrai sempre no Senhor..!" "O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele te exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti em louvores, como no dia de festa." (Sf 3,14-18)

De novo na segunda leitura proclamamos: "Alegrai vós! O senhor está perto: Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo! (Fl 4,5) Que alegria irmãos..! É o Senhor que está chegando neste Natal, não unicamente só de clima de festas, mas quem sabe espiritualmente em muitos corações abertos ao diálogo e o perdão mutuo.

O Senhor Jesus, já está no meio de nós, pela presença do Espírito Santo. Jesus menino é nossa paz por excelência, o Divino aniversariante, nosso Deus salvador, que veio ao encontro do Homem caído pelo pecado. Jesus é o Senhor..!

São João Batista dá o seu testemunho de saber; seu lugar e sua missão, que é preparar a vinda do Senhor! Dizia ele: "Eu  vos batizo com água, mas aquele que vem depois de mim, vos batizará com fogo do Espírito Santo. ( Lc 3,16)

E com essas afirmações, e questionamentos, vamos nos preparar para comemorarmos um Santo Natal em família. É as famílias, os vizinhos, se perdoando mutuamente, passando por cima das diferenças e indiferenças, iluminados pela palavra do Senhor.

Como na leitura do Evangelho de Domingo passado: "Esta é a voz daquele que grita no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Todo vale será aterrado, toda a montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. E todas as pessoas verão a salvação de Deus." (Lc 3,4-6)

Que a proximidade deste Natal que chega, aumente em nós o desejo de salvação. Que o Espírito Santo nos ilumine e nos dê a capacidade de formarmos uma comunidade ( Sociedade) mais justa e humana, onde todos possam viver com dignidade. Pois a palavra de Deus faz sempre nascer em nosso coração a esperança de redenção.

Nosso Senhor Jesus Cristo, veio eliminar todo o mal e redimir o pecador arrependido, oferecendo a cada um de nós, uma vida nova. Portanto o Advento, é tempo de espera daquele que veio, que vem e que virá em glória,  arrebatar sua Igreja. Por isso que, para nós católicos, o tempo do Advento é um tempo propicio de arrependimento e conversão.

É com os pobres de espírito que renasce a esperança do mundo novo. Quando Jesus vier em glória, teremos novos céus, e uma nova terra, onde a paz reinará para sempre no meio dos homens novos em Cristo. Foi o que os anjos cantaram, aos pastores na gruta de Belém: Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens, de boa vontade. ( Lc 2,14)

Os que ouvem o chamado do Senhor, esses são os que acolhem a Boa Nova do Reino de Deus, se convertem ao projeto de salvação em Cristo. São Lucas neste Evangelho não dirige a palavra a sua comunidade, somente aos fariseus e saduceus, de seu tempo mas a todos os cristãos, e também a todos nós nestes finais de tempo, onde os sinais escatológicos são visíveis à nossa Fé. O fim dos tempos chegou..! E agora irmãos..?

O verdadeiro Cristão deve encarar o fim dos tempos com alegria, e sem medo, porque temos o Espírito Santo que nos vivifica todos os dias, a Eucaristia, e a palavra de Deus, que nos fortalece e nos consola, contra o pecado.

 Esta alegria não é uma alegria "subjetiva," toda intima e sentimental, que muitas vezes não passa de uma excitação, mas de uma alegria "objetiva que se fundamenta sobre a realidade em si mesmas alegres, algo que existe e só espera vir de nós.

Não se trata de uma alegria "individual" ou privada, mas de uma alegria comunitária fraterna e cristã. É o Espírito  do Advento natalino na comunidade Cristã, que somos hoje convidados à alegria espiritual daquele que vem nos salvar.

Na primeira leitura, o profeta Sofonias recorda o povo eleito sua missão e procura despertar, nele a esperança e a coragem dizendo: Solta gritos de alegria, filhos de Sião! Solta gritos de júbilo, o Israel! Alegra-te e rejubila-te de todo o teu coração, filha de Jerusalém" (Sf 3,14)

O canto do salmista se associa a Isaías: "O Senhor é minha força, meu louvor e salvação... Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus santo de Israel. 

A água que o profeta Isaías convida a buscar em Deus é precisamente a água da alegria e da esperança, a que sacia a sede do coração, e não da boca. "Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo; O Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis no manancial da salvação, e direis naquele dia: Dai louvores ao Senhor!" (Is 12,1-6)

Por isso São Paulo na carta aos Filipenses, fala do mandamento da alegria:"Irmãos, alegrai-vos! Hoje a palavra de Deus nos motiva a fazer diversos propósitos. Não se pode ser feliz sozinho; "alegrai-vos" significa também: irradiai alegria. A alegria é um exorcismo, e os demônios não a suportam..!

Nosso Senhor Jesus Cristo, era uma pessoa alegre, nele não havia tristeza. Também nosso Deus e Pai, é infinitamente alegre, o Deus da alegria, doador de dons é o Espírito Santo. Não se pode esperar estar completamente sadios e de bom humor, só por sorrir a alguém; o sorriso pode ser um pequeno grande dom, uma luz que se acende, uma janela que se abre, que deixa entrar a luz da alegria.

O inimigo da alegria não é o sofrimento; é o egoismo, o voltar a si mesmo, muitas vezes dentro de nós. Neste tempo do Advento, preparação para o nosso Natal, é um tempo propicio, para a nossa conversão, deixarmos a tristeza do pecado, através do sacramento da reconciliação.

Conversão é mudança de vida, é deixar a vida velha de pecado e voltar para Deus. Os que iam até o Batista para serem batizados e, perguntavam a João diante de sua pregação de conversão: Mestre o que devemos fazer?

É a mesma pergunta, que cada um de nós devemos fazer nesta caminhada de preparação para o Natal e também, para o Ano Jubilar da Misericórdia em 2016. É olhando para a mensagem do Evangelho, na nossa vida, esforcemos-nos na nossa conversão para receber o Cristo Menino que vem! Amém!

Jesus é o Senhor!

FONTES: TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA - EVANGELHO LUCAS 3,10-18 ANO "C" TEMA: "O CRISTÃO E A ALEGRIA." -EXTRAÍDO DE SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 492-496 -- FOLHETO LITÚRGICO "DEUS CONOSCO dia a dia" EVANGELHO SÃO LUCAS 3,10-18 ANO "C" 2015 , Pg 53-55