domingo, 28 de junho de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 6,1-6 - 14º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "B" ANO DA PAZ - LEITURAS: EZ 2,2-5; Sl 122 ; 2 Cor 12,7-10. LITURGIA P/05/07/2015 .


         SER PROFETA   ANUNCIAR A VERDADE!
Naquele tempo, Jesus foi a Nazaré, sua terra e seus discípulos o acompanharam. 2 Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam:" "De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres realizados por suas mãos? 3 Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não mora aqui conosco?" E ficaram escandalizados por causa dele. 4 Jesus lhes dizia: "Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre parentes e familiares." 5 E ali não pode fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo lhes as mãos. 6 E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados da redondeza, ensinando.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!




Nós povo de Deus neste Domingo, estamos diante do Evangelho de São Marcos, hoje o Senhor nos fala, do verdadeiro  missionário. Missionário é o profeta que anuncia Jesus Cristo, à aqueles, que não conhecem o Senhor, mesmo que sua mensagem seja rejeitada, não desiste. Jesus Nosso Senhor, também foi rejeitado pelo seu povo em Nazaré, devido a falta de fé daquela gente. E por causa da falta de fé daquele povo, Nosso Senhor não pode fazer quase nada ali. 

A cena tem lugar na sinagoga de Nazaré, isto é, no centro local do culto e da oração, no qual o povo se reuniam para ler a palavra e ouvir as explicações dos rabinos; podíamos dizer como nos tempos de hoje: a igreja paroquial de Nazaré. Conforme a prática religiosa de seu tempo, Jesus como bom judeu foi ao templo, convidaram-no a ler as Escrituras, Ele leu o trecho do livro de Isaías. Acabado ler o texto, Jesus disse a assembléia de olhos fixos nele: "Hoje cumpriu-se esta passagem das escrituras que acabastes de ouvir."  ( Lc 4,16-22 )

"O Espirito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu, para anunciar a Boa Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano aceito da parte do Senhor." ( Is 61, 1-11 )


Jesus começa a ensinar; podemos imaginar a expectativa e a curiosidade dos Nazarenos. Os judeus da Galileia, esperavam que Jesus, como os outros rabinos do templo, desse uma explicação do trecho proclamado, com habilidades exegéticas, hermenêuticas e jurídicas, mas Jesus, não o fez. Que ousadia; aquele jovem que conhecia-mós, muito bem desde pequeno, lá da oficina de José, agora vem à nos dizer, que é o Messias o esperado..? O salvador do mundo, o ungido de Deus..?!

Claro não podiam negar..! Jesus tinha poderes maravilhosos, de onde recebeu tudo isso? Como conseguiu tanta sabedoria? Mas era inaceitável aceita-lo, pois confirmou com autoridade, que o texto de Isaías falava de sua pessoa. Disse, ser o próprio, o Messias, o protagonista em pessoa, que deveria vir ao mundo, que o profeta Isaías falou, na Sagrada Escrituras. Oh..! Corações sem fé, insensíveis, míopes aos sinais Reino de Deus, não aceitaram a Jesus de Nazaré..!

 Muitos vibraram com que Jesus disse, mas outros ao invés, sentiram varridos por um ciclone. Como..? Este homem não é o carpinteiro filho de Maria e irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Jesus dizia com autoridade: "O tempo se cumpriu e o Reino de Deus está próximo; convertei vos e crede no Evangelho."( Mc 1,14-15, tendo em vista o contexto -- Este foi o miolo da pregação de Jesus na sinagoga de Nazaré ) 

O resultado foi um fracasso total, e é comovente e encorajador que seja o mesmo Evangelho, a nos falar do insucesso de Jesus, diante de seus conterrâneos. Tudo o que pôde fazer foi impor as mãos, e saindo, a alguns doentes que estavam próximos da sinagoga para pedir esmolas e cura-los. Seguindo a narrativa de Lucas , o incidente acabou de maneira dramática; entre gritos e ameaças, Jesus foi empurrado para fora da sinagoga e expulso da cidade.

Este acontecimento na vida de Jesus, é marcante fora do comum, isto é, tem um significado que vai além do episódio; pode ser tomado como símbolo de toda a vida terrena de Cristo. Assim o viu João em seu Evangelho: " Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam." ( Jo 1,11 ) Nazaré é o povo hebreu ( "Sua pátria ") ; Nazaré é o mundo ( Jo 1,10: O mundo foi feito por Ele, e o mundo não o reconheceu ) 

Diante da cena do Cristo expulso de Nazaré - conduziram-no até o alto do monte, que estava construída a sua cidade, para atira-lo lá de cima. ( Lc 4,29 ) Mas Nosso Senhor escapou deles miraculosamente e seguiu para outra região pregando o Evangelho. Quem não pensa também na cena de Jesus, que sai de Jerusalém e é conduzido ao calvário, carregando aquela cruz. 

Diante deste desfecho, a pergunta para cada um de nós: Porque "os seus" não o receberam ? E, de maneira mais geral , porque um profeta não é acolhido em sua pátria? A comunidade de Nazaré, terra natal de Jesus, viu nele não um homem Deus, mas apenas um homem. Visão pequena demais, miopia da fé.

 E quantos de nós nestes "Tempos Finais," somos míopes de fé, ainda não entendemos Jesus, muitos conhecem Jesus só histo-ricamente, não fizeram uma experiência no Espirito Santo de Jesus. Não estão nem ai, com o martírio da cruz de Cristo,  não entendem que não pode haver salvação para ninguém, sem o sangue de Cristo. 

 Jesus é o Deus humanado, aquele que é Deus, no meio da nossa história, justamente para nós mostrar a proximidade da eternidade com nossa temporalidade, do céu com a terra, de Deus com os homens e mulheres; não foi compreendido, nem aceito. Nestes Tempos Finais, o anti-cristo tem feito de tudo para que Jesus não seja o Nosso Senhor! "Senhor da nossa vida, Senhor da nossa família, Senhor da Igreja e Senhor da nossa salvação..!"



Os homens ainda não querem compreender a ousadia de Deus Pai, de aproximar de nós, pobres pecadores desta terra. O mundo que vivemos está marcado fortemente pela técnica, pelas facilidades de comunicação, que gera cada vez mais pessoas isoladas, vazias espiritualmente, e até mesmo excluídas, marginalizadas dos meios sociais. 

A rejeição de Jesus em Nazaré, nos faz olhar para nós mesmo, nossa comunidade e o mundo que ai está. Muitas vezes nas conversas com nossos irmãos de fé, falamos do relativismo religioso, da falta de temor de Deus no meio de nós, e do ateísmo prático, que não querem Deus! Jesus admirou-se, entristeceu em Nazaré, diante da falta de fé e de amor daquele povo.

O texto do folheto litúrgico deste Domingo nós traz uma mensagem: "De sermos profetas - anunciarmos a verdade! A profecia, ação divina e humana, conduzida pelo Espirito Santo, nasce da realidade e da vida do povo e, por isso uma experiência de fé. Onde falta a fé, falta profetas e os milagres não acontecem, pois falta Deus. Por isso a mensagem pode encantar e incomodar.  Amém!

Oração final: 
Os nossos olhos estão fitos no Senhor: Tende piedade, ó Senhor, tende piedade! Sl 122

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA: 14º DOMINGO DO TEMPO COMUM - "PORQUE UM PROFETA NÃO É ACEITO EM SUA PÁTRIA - ANO "B"  SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 388- 391. FOLHETO LITURGICO "DEUS CONOSCO dia a dia"  14º DOMINGO DO TEMPO COMUM - USEI  OS CONTEXTOS. DAS MENSAGENS AOS FIEIS. Pg 36-38 - TEXTO DA CATEQUESE BÍBLICO MISSIONÁRIA Pg 120. ANO "B"  JULHO 2015.


















                                                                                   .

domingo, 21 de junho de 2015

EVANGELHO DE SÃO MARCOS 16,13-19 - SOLENIDADES SÃO PEDRO E SÃO PAULO -- 13º DOMINGO DO TEMPO COMUM -- LEITURAS: At 12,1-11; Sl 33; 2 Tm 4,6-8.17-18 - ANO "B" LITURGIA P/28/06/2015 --DIA DO PAPA --



                               SOMOS A IGREJA DE CRISTO! 


   
 Naquele tempo, 13 Jesus foi a região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? 14 Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas."15 Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Filho do Deus vivo." 17 Respondendo Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos." céus; tudo o que desligares na terra será desligado nos céus

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!



Neste tempo Igreja povo de Deus, estamos celebrando as solenidades dos Apóstolos, Pedro e Paulo. gigantes colunas da Igreja; celebramos o seus martírio, mortos na perseguição de Nero pelo ano 64 da era cristã.

 Através destes dois Apóstolos a Igreja do Senhor celebra a sua apostolicidade: "Creio na Igreja una, santa,católica, apostólica." O que significa isto..?  Significa que a Igreja Católica tem seu fundamento apostólico, graças ao qual ela apóia diretamente, sem espaços vazios, sobre a pedra angular que é Cristo.

" Consequentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo a pedra angular o próprio Cristo Jesus." ( Ef 2,19-20 )

Pedro e Paulo são os últimos dois anéis de uma corrente que nos une ao próprio Cristo. Nossa comunhão, de povo de Deus com Jesus, passa através deles; por isso hoje, a festa dos "fundadores" da nossa fé, dos antepassados da Igreja, que deram sua vidas, fizeram uma experiência com o Senhor, no poder do Espirito Santo.

A solenidade de São Pedro e São Paulo, nos deve fazer pensar em nosso ser Igreja, de maneira decisiva, sincero, unido, coesivo e recíproco, em unidade com os irmãos. A saudação Paulina nas nossas celebrações Eucarísticas, testifica a nossa unidade de ser Igreja:

"A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espirito Santo estejam convosco;" respondemos: "Bendito seja Deus que nos uniu no amor de Cristo..!"

Irmãos..! Veja que beleza é a nossa Igreja Católica, ( Universal ) na pessoa de Pedro, destaca-se o pastor das comunidades, aquele que é referência de fé, para os irmãos e irmãs. Se tomarmos hoje, a Pessoa do Papa Francisco, e voltarmos nos séculos atrás, a cada primado, chegaremos na Pessoa de Pedro.

 Também na pessoa de Paulo, manifesta, revela o líder missionário, que forma, forja comunidades e faz expandir a fé em todas as nações. Cada um de nós "batizados" no Espirito Santo, somos chamados, sermos missionários, anunciar a Boa Nova de Jesus. 

Jesus antes de ascender ao céu disse: 15 Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova  a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. ( Mc 16,15-16 )

 Nestes tempos difíceis, onde a perseguição contra o Evangelho, tem levados muitos mártires cristãos a morte. Mas como bons cristãos unidos em comunidade, devemos expressar nossa fé, nosso amor e lutarmos por um mundo com mais justiça e paz.

 Não vamos ter medo das adversidades do mundo, que não conhecem Cristo, mas sim a certeza da vida e da esperança, que brota do Evangelho de Jesus.

 Olhando para Pedro, e seus amigos, vemos que eram pescadores da Galileia, homens sofridos que tiravam o pão de cada dia nas suas redes no lago de Tiberíades. ( Lago de Genesaré, ou mar da galileia ) 

Sempre o mesmo trabalho: Enfrentar os perigos do mar; lançar redes, esperar, contar com a sorte, recolhe-las e, depois a tarde, concerta-las, sentados na praia, sem desanimar.

 Foi precisamente numa tarde, que lançavam as redes para a última pescaria que Nosso Senhor passou por ali, e convidou Pedro e seu irmão André dizendo: "Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens."

 A palavra diz que eles deixaram tudo e foram com Jesus. ( Mc 1,17 ) Mais a frente encontrou Tiago e João, que também concertavam suas redes; fez o mesmo convite e eles deixaram, o velho pai Zebedeu, com seus empregados e foram também com Jesus.

Pedro foi   escolhido para ser o pastor do rebanho, de Jesus. O Senhor disse: "Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vence-la. ( Mt 16,18 ) 

Embora tenha negado Jesus por três vezes, foi capaz de se arrepender e amar. "A quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna..!" ( Jo 6,68 ) Quando Nosso Senhor pergunta quem Ele é, Pedro não vacila: "Tu és o messias, o filho de Deus vivo." ( Mt 16,16 )

E assim começou a extra-ordinária aventura do Reino de Deus, entre o novo povo de Deus: aqueles pescadores, homens simples de mãos calejadas, de puxar redes, e mais os discípulos que vieram completar os doze, seguiram o jovem Mestre da Galileia à Judeia.

 Depois da morte de Jesus, Pedro andou cá e lá, pela Palestina, depois transferiu-se para a Antioquia e enfim chegou em Roma. Em Roma ficou até seu martírio em Roma. ( +- 67 ou 68 o martírio de Pedro e Paulo, segundo os biógrafos da tradição cristã; a carta de São Clemente aos Corintios no ano +- 95-97 testifica a morte de Pedro e Paulo em Roma; Pedro crucificado e Paulo decapitado )

Não ficou somente com seu túmulo, mas com seu mandato; ficou naqueles que se sucederam, sobre aquela que os cristãos chamaram sempre "a cátedra de Pedro," até o atual sucessor. ( Papa Francisco )

Neles, Pedro continua a ser "a rocha" ( Kefa ) ao redor da qual Cristo vai construindo misteriosamente a sua Igreja, sinal de unidade para todos "aqueles que invocam o nome do Senhor."

Diferente é o caminho de Paulo. Ele se encontrava em Jerusalém nos dias em que Jesus foi morto. Filho de um judeu de Tarso, Saulo estava em Jerusalém aperfeiçoando-se em estudos bíblicos.

 Em seu zelo ardente pela lei, pensava dar glória a Deus, perseguindo a jovem igreja de Cristo. Mas o Senhor o esperava no caminho de Damasco: Saulo, Saulo, porque me persegues? ( At 9,4 )

Saulo teve apenas forças para balbuciar:"Quem és Senhor..? Daquele dia em diante, Saulo agora batizado com o nome de Paulo, nunca mais foi o mesmo, pois Cristo agarrou sua alma e seu corpo. ( Fl 3,12 ) 

Jesus tornou-se sua chama interior, sua paixão, e dizia: O amor de Cristo nos constrange. ( 2 Cor 5,14 ) Tornou-se o Apóstolo missionário, percorreu o mundo conhecido então, pregando Cristo aos judeus e aos pagãos. 

O nosso cristianismo, é a espiritualidade destes vinte seculos nutriu-se do ardor da fé e da caridade de Paulo. E agora povo de Deus, nós somos interpelados pela palavra de Deus, incisiva do Senhor e animados pelo testemunhos destes dois Apóstolos mártir da fé no Cristo.

 São Pedro e São Paulo; somos chamados nesta liturgia a professar nossa fé, no pobre e humilde filho de carpinteiro, reconhecendo que Ele é o Salvador esperado dizer como Pedro: "Tu és o Messias o Filho do Deus vivo.! Ou dizer como Paulo: " Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim!" ( Gl 2,20 ) Amém!

"De todos os temores me livrou o Senhor Deus!" Sl 33

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA - SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE." SOLENIDADE SÃO PEDRO E SÃO PAULO  CELEBRADA NO DOMINGO ENTRE 28 DE JUNHO E 4 DE JULHO - Pg 837-839 - 13º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "B" FOLHETOS LITÚRGICOS  "DEUS CONOSCO dia a dia" SOLENIDADE SÃO PEDRO E SÃO PAULO - PG 109- 111 - ANO "B" -  BÍBLIA  SAGRADA traduçâo: CNBB



JESUS CHAMA PEDRO A CUIDAR DA SUA IGREJA


PEDRO FOI CRUCIFICADO DE CABEÇA PARA BAIXO


SAULO TEVE UM ENCONTRO COM O SENHOR


DECAPITAÇÃO DE SÃO PAULO



domingo, 14 de junho de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 4,35-41 -- 12º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B"-- LEITURAS JÓ 38,1.8-11; SL 106; 2 Cor 5,14-17 -- LITURGIA P/21/06/2015


                         
                     JESUS É O SENHOR!
   
35 Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: "Vamos para a outra margem!" 36 Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com Ele. 37 Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca,de modo que a barca já começava a se encher. 38 Jesus estava na parte de trás , dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: "Mestre, estamos perecendo e tu não te importas? 39 Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: "Silêncio! Cala-te!" O vento cessou e ouve uma grande calmaria.40 Então Jesus perguntou aos discípulos: Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?41 Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: "Quem é este, a quem até o vento e o mar obedece?

- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!





Nós povo de Deus estamos diante do Evangelho de São Marcos, hoje a sagrada liturgia nos trás a reflexão do episódio da tempestade no mar acalmada. Esta leitura quer nos mostrar o poder soberano de Deus sobre a criação. A primeira leitura é um louvor ao Pai criador de todas as coisas, nos lembra a criação dos mares e oceanos; Jó canta o império de Deus sobre as águas. ( Gn 1,1-3 )

O autor sagrado canta: "Quem fechou o mar com portas, quando ele jorrou com impeto do seio materno, quando eu lhe dava nuvens por vestes e névoas espessas por faixas; quando marquei seus limites e coloquei portas e trancas, e disse: Até aqui chegarás, e não além; aqui cessa a arrogância de tuas ondas?" ( Jó 38,1.8-11 )

As primeiras comunidades cristãs que ouviam, e liam a narração do Evangelista São Marcos, não se detinha na teologia natural da criação, mas num grande anúncio cristológico, com a pergunta: "Quem é este, a quem até o vento e o mar obedece? 

A resposta  devia aflorar nos lábios de todos os cristãos: ninguém outro a não ser o próprio Deus em pessoa. "É o Deus humanado, cem por cento Deus, cem por cento Homem, que veio ao mundo salvar-nos da morte eterna. "É Deus conosco, Deus Emanuel..!" ( Is 7,14; Mt 1,23 )

É portanto, também para nós cristãos, um convite à fé em Jesus Cristo, Ele é, o mesmo ontem, o mesmo hoje e sempre. E o mesmo Senhor que dirige às comunidades o convite: "Ainda não tendes fé?" O Cristão é aquele que espera no Senhor, mesmo suas demoras, mesmo com realidades positivas ou negativas, com "luzes" ou "sombras." São nestas horas, que o cristão é provado na sua fé.

 Nas turbulências dos mares desta vida, diante dos vagalhões dos sofrimentos, muitas vezes temos dificuldades de entender onde está a mão de Deus. Cegos em nosso egoismo, nos revoltamos e questionamos a Deus: "Será que Ele não se importa conosco?" Tenho orado tanto, tenho pedido tanto, porque eu Senhor..? ( Mc 4,38 )

Todos Apóstolos, discípulos de Jesus, não foram felizes plenamente neste mundo, todos foram martirizados, pois a coroa da glória prometida pelo Senhor está reservada no Reino dos céus. Nestes "Tempos Finais," a Igreja do Senhor sofre, em diversas partes do mundo, por professar sua fé, em Nosso Senhor Jesus Cristo, muitos são perseguidos, torturados, decapitados, queimados, fugitivos expulsos de suas Pátrias. Jesus continua dizendo: "Coragem! Eu venci o mundo, tendes fé..! ( Jo 16,33 )

 Marcos quando escreveu este Evangelho ( Nos anos 64 dC. ) os cristãos estavam sendo  brutalmente perseguidos pelo imperador romano Nero. Por isso os cristãos precisavam ser abastecidos pela fé, diante das perseguições. Hoje Jesus pergunta, a cada um de nós, dizendo: "Ainda não tendes fé..?" Eu caminho, ando, ao vosso lado, não vou deixar você e sua fé perecer neste vale de lagrimas. 

Aqueles que são discípulos do Senhor, mesmo diante das perseguições e morte, nada tem a temer, pois apesar das dificuldades, sabem que Deus está conosco. Jesus não prometeu vida eterna neste mundo, mas a vida eterna  no Reino céus. "Na casa de meu Pai, existem muitas moradas. ( Jo 14,2-4 )

O objetivo do Evangelista Marcos, em seus escritos, é mostrar quem é Nosso Senhor Jesus Cristo. Jesus é o Filho de Deus,  o Unigênito, que tem poder sobre o céu, a terra e o mar. Ir para outra margem com Jesus, é ir ao encontro dos pagãos, daqueles que não conhecem, a Boa Nova; para isso, é necessário vencer os ventos fortes, as tempestades, dificuldades e perseguições.

 O mar na bíblia e símbolo dos perigos e das forças do mal. Diante das ondas do mar, no abismo revoltas, os discípulos se desesperam e Jesus na tranquilidade dorme. Também nós diante de nossas aflições, nossas orações e súplicas é, possível acordar o "Cristo que dorme," esperando nossos pedidos de clamor e socorro. "Senhor vinde em nosso socorro estamos perecendo..?" ( Mc 4,38 )

Hoje povo de Deus celebrando a Eucaristia, nossa comunidade é convidada com simplicidade e poder, à aprofundar o conhecimento Daquele, que se torna presente em nosso meio, na mesa Eucarística. Podemos no poder do Espírito, perceber a presença de Deus no meio de nós.

A primeira presença é Jesus presente em cada irmão reunido em torno do altar, a segunda é a sua presença na palavra anunciada e proclamada no poder do Espírito Santo, e a terceira é o próprio Cristo presente com seu corpo, alma e divindade na sagrada Eucaristia.

Como devia ser consolador e animador aos ouvidos dos primeiros cristãos, que tinham conhecido a experiência da perseguição, aquelas palavras dirigidas por Nosso Senhor ao mar sacudido pela tempestade: "Silêncio..! Cala-te..!", Como também aquela frase: "e seguiu-se grande bonança," num aceno seu.

 Quando ao Senhor aprouvesse, no momento extremo, do perigo e da angústia, o Senhor vem em socorro do povo oprimido e perseguido, que olham com os olhos da fé, para Jesus crucificado ressuscitado, que venceu o mar da morte! Esta mensagem de confiança, não perdeu nada de sua força consoladora e ressoa também para a igreja de nossos tempos, como convite a cada um de nós, à esperança. 

Nestes Tempos Finais a Igreja ainda é perseguida, pelas falsas ideologias do ateísmo prático é teórico, do capitalismo que tudo se faz por dinheiro. Tudo isso é a "Igreja do Senhor," açoitada pelo vento da contradição e da prova; as ondas do mar se precipitam sobre ela, invade a barca ( Há discussões e intrigas no meio do seio da Igreja, o pluralismo e o relativismo ) , dando a alguns o susto do naufrágio iminente. Mas o Senhor Jesus diz também a nós: "Como sois medrosos..! Ainda não tendes fé..?

 A Igreja do Senhor é como uma grande nau, no meio do oceano revolto que carrega tesouros valiosos espirituais. Jesus está dentro da mesma nau; carrega a barca da Igreja e é carregado por ela. Quando ouvirmos homens considerados cultos dar por fim da Igreja, a liquidação da fé, e as aberrações contra os símbolos da nossa fé, não preocupemos pois são só sinais dos fins dos tempos já visíveis, é o anti-cristo. 

Irmãozinhos..! É necessário que tudo isso aconteça, nestes Últimos Tempos, para que o Senhor da Glória venha. O Senhor Jesus disse a Pedro: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do inferno não poderão vence-la." ( Mt 16,18 ) Talvez hoje o Senhor não esteja dirigindo esta mensagem de censura, aos que estão fora da barca, mas sim aos que estão dentro dela: "Homens de pouca fé..!" 

Sim..! Àqueles que estão na barca, e a nós que cremos e até alguns pastores, que se mostram perenemente pessimistas medrosos quanto ao futuro da Igreja, como se ela fosse um barquinho de papel, que se pode afundar com qualquer sopro de vento. Irmãos..! Quem está no leme da nau é Nosso Senhor Jesus Cristo..! Não tenhamos medo pois Jesus está a frente,  para nos guiar. Jesus é o Senhor! Amém!

Jesus é o Senhor!

                                                   


TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA:"O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 381-382 --  12º DOMINGO DO TEMPO COMUM  ANO "B" SÃO MARCOS. "DEUS CONOSCO dia a dia" Pg 86-88; 12º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" 2015 -- BÍBLIA SAGRADA  Traduçâo da CNBB



















domingo, 7 de junho de 2015

EVANGELHO DE MARCOS 4,26-34 - 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" - LEITURAS:EZ 17,22-24; SL 91; 2 COR 5,6-10 -- LITURGIA P/14/06/2015 - ANO DA PAZ

;
            O REINO ESTÁ PRESENTE ENTRE NÓS!

Naquele tempo,26 Jesus disse à multidão: "O Reino de Deus é como alguém espalha a semente na terra. 27 Ele vai dormir e acorda, noite e dia, a sementa vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28 A terra por si mesma, produz o fruto: primeiro aparece as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga.29 Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou."30 E Jesus continuou: "Com que poderemos mais comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31 O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor  de todas as sementes da terra.32 Quando semeado, crescem  e se torna maior do que todas as hortaliças, e estendem ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se a sua sombra." 33 Jesus anunciava a palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender.34 E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos explicava tudo.



-Palavra da salvação.
-Gloria a vós, Senhor!

      


  Nós Igreja povo de Deus, estamos no 11º Domingo do Tempo Comum, o Evangelho de hoje tem uma mensagem maravilhosa para nós. Nos fala do semeador, da semente e do terreno. Esse trecho do Evangelho de Marcos é dominado totalmente por parábolas. Jesus tem uma pedagogia de ensinamento do Reino; Ele usa das coisas simples do homem do campo, que está habituado com a natureza e pode simplesmente compreender as coisas da terra.

É debaixo de uma parreira, de uma figueira, a beira de um riacho, ali na casa de um conhecido, que Jesus se reúnem com as famílias e amigos, para orar e falar das coisas do Reino dos céus. Os primeiros Cristão, no inicio do cristianismo, não tinham templos como temos hoje para se reunir, e celebrar. Numa passagem do Evangelho, Jesus chega com seus discípulos a um lugar, e viu Zaqueu trepado numa árvore, para vê-lo passar,  Jesus disse-lhe: "Zaqueu preciso que hoje eu fique em sua casa," isso é se convidar, hoje vamos celebrar em sua casa..! ( Lc 19,5 ) 

 Nosso Senhor nos três anos de vida pública, foi anunciando a novidade do Reino dos céus dizendo: "O Reino de Deus já chegou, e está no meio de vós..!
( Lc 17,21 ) Era por meio de numerosas parábolas, que Nosso Senhor anunciava o Reino dos céus, conforme  eram capazes de compreender. Os ensinamentos em parábolas, valoriza as pequenas coisas, e confunde os sábios, os grandes e os poderosos.

 Deus escolhe os fracos, para confundir os fortes; os pequenos e simples entendem a linguagem do Senhor..! É assim que Deus nos ama, é assim o seu reinado entre nós, sem complicações na simplicidade. Jesus ensinava em parábolas; e a sós porém, explicava tudo aos discípulos. ( Mc 4,33-34 ) Jesus fala em parábolas ao povo simples, porque percebe que eles tem dificuldades, de acolher a revelação do Reino, que é diferente e novidade do que estavam habituados a ouvir e esperar.

 O povo tocados pelas palavras do divino Mestre, estavam  apaixonados por Jesus, por causa da sua unção e a revelação do Reino. Diziam..!  É um novo Moisés..! Nunca ouve um profeta igual, falando de tantas coisas espirituais, lindas ,maravilhosas e cheias de esperanças..! Por onde Jesus passava acotovelavam-se as multidões, os milagre impossíveis aconteciam, os cegos enxergavam, os mudos falavam, os surdos ouviam, os paralíticos andavam, os demônios eram expulsos, os mortos ressuscitavam. Oh..! Gloria..!

A parábola é uma forma, que ao mesmo tempo explica  e oculta a verdade. Satisfaz o nível das pessoas mais simples, mas apresentando as coisas de um modo indireto, as protege de fáceis mal-entendidos e de manipulações. A Boa Nova de hoje nos trás duas parábolas profundas para meditarmos. O milagre, a força fecunda misteriosa, está escondida dentro da semente, nós não a vemos, mas basta semeá-la e esperar com paciência, que se manifeste a força que ela contem, e podemos ver o poder de vida, escondido na semente.

 Nosso Senhor em sua morte, foi semeado na terra como uma semente, mas no terceiro dia, Ele brotou, ressurgiu majestoso, maravilhoso, eterno..! Hoje Jesus ressuscitado, nos convida a espalharmos a semente de sua palavra no mundo. E pela graça de Deus no anúncio do Evangelho, que se produz frutos, nos corações dos homens. O terreno são os nossos corações, e é, preciso que este terreno seja preparado para que seja lançado as sementes. O Espírito Santo é o autor da nossa fé..!

 As duas parábolas tem aspectos em comum: "terreno, semente e semeadores." A segunda parábola, é a comparação do minúsculo grãozinho de mostarda e seu resultado final - Depois de brotar e crescer, pode acolher sob a sua sombra, os pássaros do céu. É Deus Pai criador, que realiza a sua obra na natureza, e também a nossa salvação. Com qual parábola, podemos descrever quanto é maravilhoso o Reino de Deus, no meio de nós..?

O Espírito Santo está presente em cada um de nós; nossos testemunhos de fé, nossa conduta diante dos homens, são mão de obra espirituais, arados espirituais para volver a terra dos corações e torna-la fértil. Existem muitos terrenos pedregosos, áridos e cheios de espinhos. Muitas pessoas sofrendo por não conhecerem o amor de Deus, precisam serem tocadas pelo poder do Espírito Santo. O Espírito Santo presente nas mãos dos semeadores, podem levar a paz, esperanças e a consolação àqueles que não conhecem Jesus..!

 Que o anuncio da palavra do Reino de Deus, seja de fato sementes fecundas, caminho do Reino do céu, à aqueles que não conhecem o Senhor Jesus, crucificado e ressuscitado. O Espírito diz na profecia de Isaías: "Assim acontece à palavra que minha boca profere; não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão." (Is 55,11 )  ( Sua missão: isso se realiza eminentemente na missão redentora do Verbo de  Deus - Nosso Senhor Jesus Cristo ) 

 "O resultado final, não depende dos esforços e da habilidade do
homem, no dinamismo da semente que foi lançada. O Reino de Deus ( semente ) é uma iniciativa divina, é o Senhor que atua no silencio da noite, no tumulto do dia ou na turbulência da história, para que o Reino aconteça; nenhum obstáculo poderá frustar o seu plano." A semente semeada, na dor ou na alegria, com certeza vai brotar. "Deixemos nas mãos do Senhor, que tem paciência na espera dos frutos,  na colheita dos grãos, quando voltar." "Eis que venho em breve..!" ( Ap 22,12 )

No entendimento palestino, do tempo de Jesus, o grão de mostarda era o grão mais pequenino conhecido, os arbustos da mostarda, que cresciam as margens do lago de Genesaré chegava até quatro  metros metros de altura, por isso o "proverbio oriental" do grão de mostarda, em relação a outras árvores frondosas naturais da região, Jesus o adiciona na parábola, para maior entendimento no anúncio do Reino.

O anúncio do Reino de Deus por Jesus, parece pequeno e insignificante, mas está destinado atingir todos os cantos do mundo, encarnando em cada pessoa, em cada povo, em cada sociedade e cultura. Mesmo anunciado modestamente, com debilidade e pequenez aos olhos do mundo, para realizar o projeto de Deus, à salvação de todos os homens. ( Mc 16,16 )

 Na liturgia de hoje, a parábola da semente de mostarda, refere a profecia de Ezequiel, o broto tirado do mais alto ramo do cedro, é plantado num lugar alto e bom, torna-se uma árvore magnifica e forte, que acolhe em sua sombra os pássaros, representa o resto de um povo, uma comunidade fiel, que cresceu vive na história, que escolheu Cristo como seu Senhor. É o novo povo de Deus..! Somos nós os Cristãos a Igreja conquistada com o sangue redentor de nosso salvador, Jesus Cristo. Jesus é o Senhor!

Também na interpretação eclesial, a parábola não se perde nada, na boca de Jesus, fala nos de uma urgência escatológica, os finais dos tempos. O Reino de Deus já está agindo; a coisa mais importante não é ficarmos olhando, como se desenvolverá, mas entrar nele, de todo nosso coração por amor ao Senhor, para que não fiquemos excluído do Reino: O homem, com efeito, passa, ( é colhido pela morte ) Também se o Reino fica! A colheita, de resto já foi iniciada porque Jesus Cristo ressuscitou!

 São Paulo na segunda leitura nos exorta: " Aliás, todos nós temos de comparecer às claras perante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa - prêmio ou castigo - do que tiver feito ao longo de sua vida corporal. A palavra de Deus nos faz lembrar hoje da interioridade da igreja, de sua verdadeira essência, de sua linfa vital; faz-nos entender onde podemos repor toda esperança missionária da Igreja, onde devemos procurar nós mesmos a força do crescimento.

 E nos dá tanta alegria pensando que "aquela essência" ( a Semente ) está a disposição de todos e que o Reino cresce também em nosso coração. O semeador também se faz semente, continua em nós o prodígio do Reino. O semeador é o próprio Cristo Jesus agindo pelo poder do Espírito Santo em cada um de nós..! Cantemos com alegria: Como é bom, agradecermos ao Senhor!  ( Sl 91 )Amém!

Jesus é o Senhor!


COMENTÁRIO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIEIRO CANTALAMESSA SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE" 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM - Mc 4,26-34 - TEMA: "O MILAGRE DO REINO" - ANO "B" Pg 377-380 -- FOLHETO LITURGICO: "DEUS CONOSCO" dia a dia 11º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO"B" JUNHO 2015 - Pg 66-68 -- BÍBLIA AVE MARIA.