domingo, 26 de abril de 2015

EVANGELHO SÃO JOÃO 15,1-8 -- 5º DOMINGO DA PÁSCOA -- ANO "B"-- ANO DA PAZ -- 2015 -- At 9,26-31 -- Sl 21 -- 1 Jo 3,18-24 -- LITURGIA P/ 03/05/2015


                                     A VERDADEIRA VIDEIRA! 
                   


Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1 Eu sou a verdadeira videira e meu Pai é o agricultor. Todo o ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo o ramo que dá fruto, ele o limpa, para que que dê mais frutos ainda.3 Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4 Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o quiserdes e vós será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

- Palavra da salvação.
- Gloria a vós, Senhor!






Nós povo de Deus, estamos diante do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São João, quinto Domingo da Páscoa. A liturgia de hoje é linda e magnifica; Nosso Senhor na sua pedagogia de ensinamentos, para nos falar do seu Reino, e que o entendamos, usa de metáforas, coisas simples, regionais do campo. Jesus usa da imagem da ovelha, do pastor, do trigo, da vinha, do campo e tudo aquilo que o povo simples possam entender, na linguagem de parábolas. Hoje Ele nos fala da videira, da vinha.

Meditarmos, as palavras de Jesus sobre a videira e seus ramos, significa refletirmos, sobre a relação que nos une com Ele, em sua dimensão mais profunda: "Eu sou a verdadeira videira; vós sois os ramos." É uma comparação até mais profunda, que aquela do Pastor, a ovelha e seu rebanho, na liturgia de Domingo passado. Irmãos..! Imaginemos no que há de mais intimo, entre a videira e seu ramo?

É do ramo prolongado e unido a videira, que floresce e se dão os frutos. Os ramos dependem da linfa da videira para sobreviver. É da cepa que vem a vida aos ramos, para que produzam frutos. Ninguém-se vê um ramo separado do tronco, voando sozinho por ai dizendo: eu sou da vinha..? ou será que existem vinhas sozinhas por ai dizendo ser a verdadeira vinha..?! A verdadeira vinha brota a "Eucaristia," o vinho se transforma no sangue de Cristo..!

É, a mesma imagem, que São Paulo usa para transmitir o ensinamento, da doutrina, do corpo místico de Cristo. ( 1 Cor 12,27 ) Cristo é a cabeça e nós somos o corpo. Cristo é a cabeça de um corpo, que é a igreja, da qual cada cristão é um membro. Se o membro, estiver separado do resto do corpo, não pode fazer nada. ( Rm 12,4s; 1 Cor 12,12s ) O Espirito Santo é a alma da igreja, é Ele, que rega com a água viva, a vinha do Senhor. 

Os dons carismáticos derramados sobre a igreja, é para a união e edificação do corpo mistico de Cristo. Jesus disse: "Sem mim nada nada podeis fazer!" ( Jo 15,5 ) Jesus insiste, para que permaneçamos unidos a Ele pelo Espirito Santo, para que produzamos no mundo os mesmos frutos que Ele produziu. Por isso a insistência é sobre a comunhão, com os irmãos povo de Deus que trás frutos abundantes para o Senhor. Somente obedientes ao Filho que podemos realizar os frutos que o Pai espera.

Assim irmãos, "Comunidades povo de Deus," o Evangelho de hoje nos convida a duas atitudes fundamentais: "Permanecer" em Jesus e "produzir frutos." Este termo "permanecer" é insistente neste texto Joanino. Não é uma ideia de permanecer parado, mas uma ideia que sejamos missionários e que levemos a Boa Nova à aqueles que não conhece o Senhor!

Jesus é a verdadeira videira do Pai, o nosso centro vital, a videira da nossa salvação de vida eterna. Devemos permanecer nele de toda a nossa alma e coração; e experimentarmos Nele, o amor profundo do Pai do Céu. Povo de Deus, Igreja do Senhor..! Neste tempo Pascal estamos nos preparando para a "Festa de Pentecostes," isso é, celebrarmos a vinda do Espirito Santo, sobre à Igreja. Por isso neste tempo de espera, de Pentecostes, vamos permanecer unidos em oração, e desejando recebermos os dons espirituais,  do Espirito Santo de Deus. 

Não é somente nós, que permanecemos Nele, mas é reciproco o amor de Deus, Ele vem em socorro das nossas fraquezas, pois Ele está no meio de nós..! A sua encarnação, paixão, morte e ressurreição comprova-no: "Quando vier o Paráclito, que vos enviarei de junto de meu Pai, o Espirito da verdade que vem do Pai, Ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o principio. ( Jo 15,26 ) Viver o Evangelho, é ser o ramo, que permanece na videira, alimentado pela seiva do Espirito Santo..!

Foi essa a experiência de Saulo no caminho de Damasco, que após se converter ao Cristo, vai para Jerusalém e se apresenta à comunidade amedrontada, por causa do que tinha acontecido com Jesus e pelas perseguições ao "seguidores de Jesus." ( At 9,26-31 ) São Paulo e tantos outros são para nós exemplos concretos daqueles que frutificam com "ações e em verdade." ( Jo 3,18 )

Uma pergunta para cada um de nós: O que fazermos para permanecermos Nele e gerarmos frutos..? São João Evangelista nos responde: "Aquele que guardar os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele; e nisto reconhecemos que Ele permanece em nós, pelo Espirito que nos deu." ( 1 Jo 3,24 ) Caso contrário, não produzimos frutos, secamos e não seremos verdadeiros discípulos de Jesus!

Este é o seu mandamento: Que creiamos no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que Ele nos deu. ( Jo 3,23 )  Quem acolhe a palavra do Senhor e coloca-se a serviço da vinha, experimenta a alegria de permanecer unido a Jesus, a verdadeira videira, como o ramo e o tronco. Como filhos e filhas da vinha louvemos nosso Deus: "Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembleia!  ( Sl 21 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA  5º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO 'B" " EU SOU A VIDEIRA E VÓS OS RAMOS!"" O VERBO SE FAZ CARNE." Pg312- 314-- "DEUS CONOSCO dia a dia" 5º DOMINGO DA PÁSCOA ANO "B" 2015 -- Pg 26-28 ; Pg 120 COMENTÁRIO : Pe. ROGERIO GOMES C.Ss.R -- BÍBLIA AVE MARIA.

                                                                  


                        





domingo, 19 de abril de 2015

EVANGELHO SÃO JOÃO 10,11-18 -- 4º DOMINGO DA PÁSCOA -- LEITURAS: At 4,8-12; Sl 117 -- 1 Jo 3,1-2 -- ANO"B" 2015 -- LITURGIA PARA 26/04/2015 -- ANO DA PAZ


                "O BOM PASTOR DÁ SUA PRÓPRIA VIDA!"
Naquele tempo, disse Jesus: 11 "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas.12 O mercenário, que não é pastor e não e dono das ovelhas, vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as ataca e dispersa.13 Pois ele é apenas um mercenário que não se importa com as ovelhas.14 Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15 assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. 16 Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: também a elas devo conduzir; elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.17 É por isso que meu Pai me ama, porque dou a minha vida, para depois recebê-la novamente. 18 Ninguém tira a minha vida, e eu a dou por mim mesmo; tenho  poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi de meu Pai."

-Palavra da salvação.
-Gloria a vós, Senhor!

      O BOM PASTOR DÁ SUA PRÓPRIA VIDA!
 Queridos irmãos e irmãs povo do Senhor, o Evangelho de hoje nós fala do Bom Pastor. Este Bom Pastor é Nosso Senhor Jesus Cristo.
Os três Evangelhos desde a Páscoa, nos falou da ressurreição, hoje Quarto Domingo da Páscoa, a liturgia apresenta-nos,o Bom Pastor.

 A Boa Noticia, trás-nos um anúncio consolador: "O Senhor é nosso Pastor: de quem teremos medo..? ( Jo 10,11-18 ) O Senhor nos deixa claro, que Deus nos ama, que para Ele somos importantes, e que, se compromete conosco, até as ultimas consequências. E nós cristãos precisamos ter a consciência, o quanto Cristo sofreu por causa de nossos pecados.

O nosso Deus encarnado, aceitou até a morte, para não faltar ao amor, que tem por cada um de nós. Por isso não espera de nós só adesão de discípulos, mas que sejamos seus amigos, unido a Ele por amor; prontos também a partilhar com Ele nossa vida, nossos trabalhos e nossas esperanças. É por isso, que Ele é a Misericórdia Divina. Creia!

 Para entendermos de quem, quer distinguir sobre os pastores, Jesus diz: "Eu sou o Bom pastor!" Todos os que vieram antes de mim, foram ladrões e salteadores. ( Jo 10,8 )  O texto do livro do profeta Ezequiel, denuncia os falsos pastores de seu tempo, com duras acusações."Filho do Homem, profetiza contra os pastores de Israel : "Ai dos pastores de Israel que só cuidam de seu próprio pasto."(Ez 34,1-5 )

O mundo antigo, as comunidades, estavam cheio de pastores. Trabalhadores que cuidavam de rebanhos de gados, e tornavam este trabalho do pastoreio tão familiar e importante à sociedade daquele tempo. Além deles haviam pessoas importantes, que se destacavam na sociedade, cuidavam e faziam justiças, em defesa dos menos favorecidos; com os títulos: chefes, juízes, o reis, os sacerdotes e os profetas; cuja missão defender o povo de Deus.

 Jesus ao falar de ovelhas e pastores, está usando a metáfora da imagem do Pastor, que era muito comum na sua época. Pela boca do profeta Ezequiel, Deus falou ao povo eleito: "Não é seu rebanho que devem pastorear os pastores? [....] "Assim por falta de pastores se dispersaram as minhas ovelhas, e em sua dispersão foram expostas a tornarem-se presas de todas as feras." ( Ez 34,1-5 ) 

Quem são as feras que está de olho voraz, nas ovelhas do Senhor..? É o demônio inimigo de nossa salvação, não quer que Jesus seja o Bom Pastor da nossa vida, e de nossa salvação. São Pedro nos admoesta:" Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como um leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé." ( 1 Pd 5,8-9 )

 Este quadro terrível, nos coloca, diante da figura maligna invisível, do chefe do sistema desse mundo, personificado entre os homens, que não amam o Senhor. Nestes últimos "Tempos Finais," estamos vendo as mesmas coisas, daquele tempo de Jesus."Os  Sinais dos Tempos" que estamos vivenciando e vendo, sabemos que estas coisas precisarão  acontecer, para que Jesus Cristo, Rei da gloria venha. 

Sabemos que as ovelhas são animaizinhos, dependentes do seu pastor. Nas noites escuras de tempestades o pastor tem que dormir com elas, para acalma-las e sentir o seu cheiro. Sua visão é pouca, sua estrutura óssea é frágil, cai atoa em buracos, se perde fácil do rebanho, e é, presa fácil para os ladrões e os lobos. O pastor tem que leva-las às pastagens e fontes, pois elas não sabem fazer isso sozinhas. Por isso que Nosso Senhor nos relaciona a Ele, como ovelhas, e Ele o Bom Pastor.

Hoje estamos falando de lideres materialistas, que arrastam multidões, com doutrinas relativistas e pluralistas, que procuram engordar suas ovelhas no seus redil, para os seus próprios lucros. Falam do Senhor, mas suas palavras são só para esta vida, não sinalizam o Reino dos céus, que Cristo conquistou para nós na cruz. O nome de Jesus é apenas, um nome mágico, em suas oratórias persuasivas.

Terrível..! Será aquele dia, quando o "Bom Pastor"vier em glória, arrebatar a sua Igreja e dizer:  Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e seus anjos!" Não vos conheço..! Mt 27,1-46 ) Por isso irmãos, precisamos saber agora mesmo, qual é o pastor que estamos seguindo..? O que faremos se formos rejeitados pelo Senhor naquele dia?

A pergunta para nós é..? Estamos seguindo o Cristo crucificado..? A sua cruz é consolação para nós..? Fizemos uma experiência com Jesus crucificado e ressuscitado, para podermos vencer as dificuldades deste mundo, e na alegria desta peregrinação, tomarmos o rumo certo do céu..?

Jesus, em seu tempo, constatava amargamente esta realidade chocante da dominação, que se instala em cada poder humano. Ele dizia: "Os reis dos pagãos dominam como senhores, e os que exercem sobre eles autoridade chamam se benfeitores." ( Lc 22,25 )

 No longo discurso sobre o Bom Pastor, Jesus fala desses falsos pastores humanos, com muita lucidez: "São mercenários; a eles não interessa nada, as ovelhas diante do perigo, fogem e deixam que as ovelhas sejam devoradas. ( Jo 10,12 )  Eles as devoram espiritualmente e materialmente, sem piedade, o maligno é assim ele dá  coisas, até faz milagres e prodigiosos, que enganam até mesmo os eleitos do Senhor. ( Mt 24,11)

Nestes Tempos finais, a exploração humana, é bem mais universal, é o amargo quadro do domínio do homem, sobre outro homem, da autoridade como "denominação" e exploração dos fracos. Este domínio está radicado no egoismo humano do poder, pelo prazer do ter, do sentir e do falar, esse foi o pecado que levou Adão e Eva a perder a amizade de Deus no paraíso.

Existem regiões no mundo, onde a situação é pior que no tempo de Cristo. Onde o Homem domina sobre outro homem com violência e dureza; a humanidade nunca ficou e nem hoje está livre de tiranos.

Porque Jesus usou uma imagem de Bom Pastor..? Porque Ele continua a nos chamar seu rebanho..? O Senhor  nos chama de "suas ovelhas," Ele não teme ferir a nossa sensibilidade e ofender nossa dignidade de homens livres. Jesus é o nosso Rei, e reunimos-nos, como seu rebanho em torno do Bom Pastor para ouvir sua palavra promotora de vida plena.

Com ele, somos também bons pastores, na prática do bem, da caridade e da justiça. Hoje como Igreja caminhante, rumo ao aprisco do céu, vamos rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas. Nosso Senhor ao vir a este mundo se apresentou como o Pastor prometido por Deus, com todas as caracteristicas, Ele é a porta e, quem passar por Ele encontrará a vida, e a salvação. 

Jesus conhece as suas ovelhas, e as chama pelo nome; para Ele as pessoas não são números, mas pessoas amigas. Jesus as apascentas, as defende, dá lhes amor, não tira a vida; procura a que está perdida, e a conduz com festa ao seu rebanho, reúnem as dispersas. Em outras palavras Ele é um Pastor a serviço do rebanho, até o ponto de dar por elas a sua vida. ( Jo 10,11 )

Jesus é o Pastor que age contrário, aos dominadores deste mundo, seu rebanho é direcionado para a vida eterna, "o céu."  O Senhor diz: Não vos considero servos...eu vos considero amigos, porque vos comuniquei tudo o que ouvi de meu Pai. Ele não quer de nós só um relacionamento religioso e espiritual, mas quer que o amemos também com os afetos do nosso coração Humano,

São João nos exorta na segunda leitura: "Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai." ( 1 Jo 3, 1-2 ) Irmãos aproximemos  da Eucaristia neste Domingo, que é um encontro real, com o Pastor dos humildes, e confiantes renovemos a nossa adesão ao Cristo Ressuscitado.

"A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular." Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom! "Eterna e a sua misericórdia! E melhor buscar refúgio no Senhor, do que pôr no ser humano a esperança; é  melhor buscar refúgio no Senhor, do que contar com os poderosos deste mundo. ( Sl 117 ) Jesus é o Bom Pastor! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA SUA OBRA:"O VERBO SE FAZ CARNE!  4º DOMINGO DA PÁSCOA - "O BOM PASTOR - Pg 308-311 - - DEUS CONOSCO dia a dia, 4º DOMINGO DA PÁSCOA  PG 126-128 -- ANO "B" 2015 -- BÍBLIA AVE MARIA. 


                                                     
                                       


EU SOU O BOM PASTOR!

































domingo, 12 de abril de 2015

EVANGELHO SÃO LUCAS 24,35-48 - 3º DOMINGO DA PÁSCOA - LEITURAS: AT 3,13-15.17-19 ; SL 4 - 1 Jo 2,1-5a - ANO "B" 2015 - LITURGIA P/19/04/2015 - ANO DA PAZ.


                  BRILHE PARA NÓS A LUZ DA SUA FACE!

Naquele tempo, 35 os dois discípulos contaram o que tinha 
acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36 Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: "A Paz esteja convosco!" 37 Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38 Mas Jesus disse: "Porque estais preocupados, e porque tendes dúvidas no coração? 39 Vedes as minhas mãos e meus pés: Sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que tenho." 40 E, dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41 Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: Tendes aqui alguma coisa para comer?" 42 Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43 Ele tomou e comeu diante deles. 44 Depois disse-lhes: "São estas coisas que vos falei quando ainda estava convosco: Era preciso que cumprisse tudo o que está escrito na lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos." 45 Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as escrituras, 46 e lhes disse: "Assim está escrito: "O Cristo sofrerá e ressuscitará  dos mortos ao terceiro dia, 47 e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48 Vós sereis testemunhas de tudo isso."

-Palavra da salvação.
-Glória a vós,Senhor!



Nós povo de Deus, estamos diante do Evangelho de São Lucas, que relata à aparição do Senhor aos seu discípulos. O Evangelho de hoje é lindo e maravilhoso. A vida venceu a morte, Jesus está vivo, ressuscitado e glorioso..!

Ao  anoitecer daquele primeiro dia da semana, os discípulos que haviam retornado de Emaús, contavam alegremente aos irmãos, a experiência de como, tinham reconhecido o Senhor na fração do pão, eis que derrepente, Jesus se pôs entre eles, como vindo do nada, mas vivo, radiante e maravilhoso com a saudação:"A paz esteja convosco!"  ( Lc 24,35-48 )

Ninguém podia acreditar no que viam. O Senhor disse: "Sou eu mesmo, vede um espirito não tem carne nem ossos, vedes que tenho." Ao toca-lo alegraram, mas ainda tinham dúvidas, até que viram-o comer um pedaço de peixe assado. Ele era real..! Então Nosso Senhor abriu lhes o entendimento, explicou tudo a eles. ( Lc 24, 39-40 )

A sua paixão, sua morte, sua ressurreição e sua missão salvífica, a vida nova que viam, e eles começaram a entender; e as coisas foram tornando sentido para eles, iluminados pelo "Homem Novo". Que alegria o Senhor Jesus está vivo..! Aleluia!

Jesus confia aos Apóstolos, uma missão difícil, pois teriam que sair do esconderijo, onde se escondiam por medo dos judeus, e ir anunciar o Evangelho a todas as pessoas; falar do Reino dos céus.

Dizer a todos, que Jesus Cristo havia ressuscitado dos mortos ao terceiro dia, e deveriam pregar a todos os povos a conversão dos pecadores. Iniciassem a missão confiada, começando  pela Galileia, Jerusalém e ir até os confins do mundo. ( Mc 16, 15-20 )

Mas antes deveriam aguardar em Jerusalém, a festa da Páscoa dos judeus. Deveriam estar todos juntos unâmines, em intensa vigília à espera do Paráclito prometido pelo Senhor.

 E, eles cumpriram a risca, as ordens de Jesus ressuscitado, e permaneceram em oração, juntamente com as mulheres, entre elas a mãe de Jesus e os irmãos do Senhor. ( At 1, 12-14 ; "Irmãos" no hebraico quer dizer "parentes, primos" )

 E foi naquele dia maravilhoso de Pentecostes, que o Espirito Santo prometido repousou sobre eles, enviado pelo Pai do céu, àqueles discípulos medrosos, tímidos, e agora cheios do Espirito de Deus saíram a anunciar, "Jesus Crucificado Ressuscitado."

 Naquele manhã de Pentecostes Pedro cheio do Espirito Santo, pregou a palavra, e os judeus ficaram compungidos no intimo de seus corações e dissertam: Que devemos fazer irmãos? Pedro respondeu: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados!" ( At 2,37-38 )

 "Pedro cheio do Espírito Santo falou com autoridade ao povo sem medo dizendo: 13 "O Deus de Abraão, de Isaac, de Jacó, o Deus de nossos antepassados glorificou o seu servo Jesus. Vós entregastes e o rejeitastes diante de Pilatos, que estava decidido a solta-lo.

 14 "Vós rejeitastes o Santo  e o justo, e pedistes a libertação para um assassino. 15 Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos, e disso nós somos testemunhas. [16,17,18]  19 Arrependei-vos portanto, e convertei-vos, para que vossos pecados sejam perdoados." ( At 3,13-15 )

Aqueles discípulos tímidos, agora cheio do avivamento do Espirito Santo, nada pode impedi-los, são audazes ao anunciar o Evangelho do Cristo ressuscitado, porque fizeram uma experiência  no amor de Deus.

Nosso Senhor neste Evangelho, deseja a paz a todos, e desafia a cada um de nós sermos testemunhas Dele, onde estivermos. O cristão é chamado a ser testemunha do Senhor onde estiver, mesmo com as nossas limitações.

 Pelo batismo somos encorporados em Cristo, somos chamados a exercermos segundo a nossa condição à missão que Deus confiou a sua Igreja: A sermos Profetas, Sacerdotes e Reis. ( CDC. Cân 204;1 Pd 2,9-10 )

Os Apóstolos não demoraram a descobrir, que não estavam sozinhos, para dar testemunhos de Jesus. O Espirito Santo, a alma da Igreja não deixa ninguém sozinho. Nós também precisamos fazer esta experiência no Espirito, com Jesus ressuscitado!

 É essa a luz do ressuscitado, que iluminou Pedro e os discípulos em Pentecostes. ( At 3,13-19 ) A missão do cristão e fazer  que a luz da face do Cristo, brilhe sobre as pessoas, através do testemunho do Cristo. Jesus vive, e está no meio de nós..!

Nosso Senhor deseja que se convertamos, deixemos a vida velha de pecados, e mudemos de vida; uma vida nova seguidora do caminho do Reino. A nossa conversão, é o maior testemunho, para trazermos almas para o Senhor. A conversão não pode ser somente uma vez, mas todos os dias de nossa existência.

 Darmos o nosso testemunho de fé e mudança de vida, para que as pessoas se convertam e sejam perdoadas de seus pecados. O nosso anuncio fiel e nossas boas obras, são fundamentos para o verdadeiro testemunho Cristão. 

 O verdadeiro cristão é aquele que imita, Nosso Senhor Jesus Cristo. Nestes "Tempos finais," o mundo conturbado pelas indiscrenças e perseguição ao Evangelho, o relativismo religioso das falsas doutrinas, nós cristãos temos que perseverar na fé do Cristo Crucificado e Ressuscitado. ( 1 Cor 1,23 ) 

É preciso dar a essas palavras um sentido novo: Os leigos cristãos devem deixar de se considerar testemunhas, somente passivas, mas uma testemunha cheia de fogo do Espirito Santo, audazes no anuncio da palavra de Deus.

 Irmãos povo do Senhor..!? Não vamos contentar, de só ficar e contentar-se, como meros repetidores de palavras, ouvidos de hierarquia ou do celebrante dominical, ou do pastor qual; mas de apropriarmos da palavra e com criatividade  anuncia-la ao mundo, que tem sede de Deus. 

Ao anuncia-la lembremos, que Deus quer nossa fidelidade, até o fim.  Nossos irmãos cristãos, estão morrendo em algum lugar no mundo neste momento, por serem testemunhas fieis, de Jesus Crucificado e Ressuscitado.

O mundo sofrido tem sede da Misericórdia do Senhor..! Os anúncios fiel e as boas obras, são as ferramentas dos carismas, que o Espirito Santo, derrama sem cessar sobre a  Igreja.

O texto do Evangelho que estamos examinando, termina-se com as palavras de Jesus aos seus discípulos: "Vós sois as testemunhas de tudo isso." Que cada um de nós possamos, cada vez mais, tomarmos consciência dessa missão e assemelha-la com determinação.

 Sabemos que os nossos trabalhos, sofrimentos e alegrias, unidos à vida de Jesus ressuscitado, podemos ser salvação para muitos, porque já somos com antecedência, homens e mulheres ressuscitados para uma vida nova, na verdade e no bem, somos agentes de salvação.

 O Senhor quer precisar de nós, abramos o nosso coração ao Espirito Santo e sejamos agentes de salvação. A nossa meta, a meta do "Cristão" da esperança, comprometidos com as coisas do alto, que  é o Reino dos Céus. Amém!

"Jesus é o Senhor!"

TEXTO ELABORADO  "DEUS CONOSCO dia a dia, LITURGIA DO 3º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO "B" ABRIL 2015 Pg 105-107 - HOMILIA Pe. FLÁVIO CALVACA DE CASTRO C.ss.R - Pg 154 - BÍBLIA SAGRADA  AVE  MARIA.










,










domingo, 5 de abril de 2015

EVANGELHO: SÃO JOÃO 20,19-31 -- 2º DOMINGO DA PÁSCOA -- FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA -- LEITURAS: AT 4,32-35 -- Sl 117 -- 1 Jo 5,1-6 - ANO "B" 2015 - LITURGIA P/12/04/2015.


        BEM AVENTURADOS OS QUE CRÊEM!



  19 Ao ano anoitecer daquele dia, o primeiro dia da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: "A Paz esteja convosco." 20 Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21 Novamente, Jesus disse: "A Paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio." 22 E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espirito Santo. 23 A quem perdoardes, eles lhes serão retidos. 24 Tomé, chamado Dídimo que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25 Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!" Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei." 26 Oito dias depois, encontravam-se  se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A Paz esteja convosco!" 27 Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel." 28 Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" 29 Jesus lhe disse: "Acreditastes, porque me viste? Bem aventurados os que creram sem terem visto!" 30 Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não foram escritos neste livro. 31 Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Filho de Deus, e, para que, crendo. tenhais a vida em seu nome.


-Palavra da salvação.
-Glória a vós, Senhor!


"MEU SENHOR E MEU DEUS!" Jo 20,28

  Nós povo de Deus, estamos diante do Evangelho, de São João. A liturgia deste Segundo Domingo da Páscoa, não cansa de falar-nos da ressurreição do Senhor. Todas as palavras do Senhor, da Santa Missa e Liturgia das Horas, está organizada para celebrar este mistério. Jesus Cristo ressuscitou..! Aleluia..

  A Igreja povo de Deus, continua a missão dos Apóstolos, desde as comunidades cristãs da Igreja Primitiva, até os dias de hoje, como vimos na leitura do livro dos Atos, o testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. A multidão dos fieis era um só coração, e uma só alma.
( At 4,32 )

 No Atos dos Apóstolos, a igreja, o corpo místico do Cristo ressuscitado, era unida,  havia entre os irmãos a partilha recíproca, tanto material como espiritual. Tudo entre eles eram posto em comum. Os dons carismas espirituais, eram postos para o bem comum e edificação da Comunidade. 


O Espirito Santo de Deus, confirmava o amor fraterno, nos corações dos fieis. Os sinais do poder de Jesus, agia nos Apóstolos, e na Igreja. As pessoas eram estimadas por todos e diziam os pagãos, vendo a harmonia dos irmãos: Vejam como eles se amam..! ( At 2 ) 

 Isso vale também para nós cristãos, nestes "Tempos Finais," tão conturbados, pelo mundo indiscrente; as diferenças religiosas, os apegos ao materialismo, que não sinalizam o Reino dos o céus. A fraternidade cristã, vivida com  alegria, nos une ao corpo místico do Ressuscitado, indica-nos o verdadeiro caminho da salvação; e nos liberta da angustia da dúvida.


 A fé aumenta em nós a esperança, e a esperança produz a caridade, por causa do amor do Senhor. Neste Domingo em que celebramos a "Festa da Divina Misericórdia," queremos apoiar totalmente no Senhor, pois só Ele possui a verdadeira misericórdia, de que tanto necessitamos. "Jesus é a nossa esperança, a própria Misericórdia..!"


 É pela fé e a palavra, que podemos ser íntimos do Senhor, e conduzir nossos passos, nos caminhos da vida, enquanto estivermos aqui neste mundo. Porque o Cristão contrito é diferente, diante dos sofrimentos, e ainda diz ser feliz..? 


 Porque o cristão imitador de Cristo, suporta tudo sem desespero..? Os primeiros cristãos, da Igreja primitiva, quando eram sentenciados a morte por causa do Evangelho, enfrentavam o martírio, cantando hinos de louvores ao Senhor. ( Sl 145,8 )

O cristão da esperança é feliz, mesmo no sofrimento ou perseguição, porque Deus nos deu o dom da fé, transformou o nosso coração, fazendo-nos discípulos e seguidores, de Jesus Cristo ressuscitado.


 Nestes "Tempos Finais," cristãos estão morrendo em massa; na Africa e Oriente Médio, por causa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Basta ser cristão declarado, para não ter o direito de viver, e ser julgado, sentenciado a morte horrenda. Mas os cristãos são perseverantes e fieis na fé, morrem e não abandona o seu Senhor!

 Nós não merecíamos tão grande graça, mas Deus nos amou gratuitamente, escolheu-nos e nos adotou novamente, como filhos e filhas, em seu Filho Jesus, para que participássemos do seu Reino de amor. "Jesus é o Senhor..!"

Agora nós entendemos, sob a luz da fé, o quanto Deus nos amou entregando seu filho único pela nossa salvação. Ele fez a sua parte e foi a mais difícil, embora Ele sendo Deus, abdicou sua glória, para vir a este mundo,  e ser um de nós, embora não tivesse pecado. 


Jesus tomou sobre si, todas as nossas misérias humanas, para que tivéssemos salvação eterna. (Is 53) Quanto amor é o nosso Deus..?! Agora cabe a cada um de nós, tomarmos as nossas cruzes, e fazermos o caminho da Páscoa que o Senhor fez, e aguardarmos as promessas da ressurreição.

 O caminho da Páscoa do Senhor, foi o cálice amargo da morte, que o fez descer a mansão dos mortos. Mas Ele voltou, "Deus não o abandonou, no ades, onde foi pregar aos espíritos em prisão, que lá estavam desde  Noé a Nova Aliança e a noticia da libertação."  O Novo Adão ressuscitou..! ( 1 Pd 3,19 ) 

 Não tenhamos medo, pois Cristo venceu a morte, para que naquele dia final, também ressuscitemos para a vida eterna. Somos o corpo místico de Cristo, somos a comunidade fraterna que se reúnem na mesa da Eucaristia, para partir o pão, comungar o corpo, a alma e a divindade do Senhor Jesus.

 Somos o povo de Deus, animados pela esperança no Senhor, que pratica a caridade, como vimos na leitura do Atos. A comunidade viviam o amor fraterno por causa do ressuscitado. O Evangelho de hoje é lindo maravilhoso. Jesus veio outra vez; ter com seus amigos e sempre dizendo: "Shalom..!"

 "A paz esteja convosco..!" Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olhas as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. e não sejas incrédulo, mas fiel." ( Jo 20,27-28 ) Acreditastes, porque me vistes? Tomé foi o primeiro teólogo a dizer: "Meu Senhor e meu Deus!"

Nosso Senhor, veio ter com discípulos outra vez, no primeiro dia da semana, aqueles que o viram morto, e agora estava vendo-o vivo ressuscitado. Eles viram o Senhor, que falou com eles, comeu com eles, mostrou seu corpo glorioso, e as suas chagas, testemunha da nossa salvação.

 O túmulo está vazio, a pedra que prendia no terceiro dia rolou, a morte foi vencida. Ó morte onde está o seu aguilhão..? Ela foi tragada pela vitória de Cristo." ( Is 25,8; Os 13,14 )  Agora "Deus Pai," quando olha para nós, olha através das chagas gloriosas, de seu Filho Jesus..!

 Quanto amor por nós..? "Graças, porém, sejam dadas a Deus, que nos dá a vitória por Nosso Senhor Jesus Cristo!" ( 1 Cor 15,57 ) "Jesus eu confio em vós!" Jesus está vivo, e é, real; Ele é o Senhor vencedor de todas as batalhas.

 É o vencedor da morte, não só a física, mas a eterna. De agora em diante o Reino de Deus está apto para acolher os santos de Deus. Este santo somos cada um de nós, e pode ser você meu irmão, basta aceitar o Senhorio de Jesus em sua vida, e fazer um caminho de conversão. 

Aqueles Apóstolos, precisavam de ter um encontro, com o Ressuscitado. Precisavam robustecer a fé, numa fé plena em seu corações, para que pudessem anunciar o Evangelho, e o Evangelho chegasse até nós. Vendo o Jesus ressuscitado, puderam acreditar, confiar, e entregar-se totalmente a Ele, e assumir para sempre o seu jeito de viver.

 Os Apóstolos são testemunhas da ressurreição e a verdade que o Senhor lhes confiou. Tomé o incrédulo ajoelhou diante do Senhor e exclamou cheio de unção: "Meu Senhor e meu Deus!" Ajoelhemos diante do Senhor da gloria, e adoremos-o. Shalom irmãos..! Aleluia, gloria a Jesus ressuscitado..! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA LITURGIA DEUS CONOSCO dia a dia, SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA, ANO "B" ABRIL 2015- Pg 85-87;  HOMILIA Pe. FLÁVIO CAVALCA DE CASTRO, C.Ss.R -- Pg 153





FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA NA PAROQUIA SANTO ANTONIO, BURGO PAULISTA DIOCESE DE SÃO MIGUEL PAULISTA. ENTRONIZAÇÃO DO ÍCONE DA DIVINA MISERICÓRDIA - ANO 2004