domingo, 30 de agosto de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 7,31-37 23º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" 2015 - ANO DA PAZ - Leituras: IS 35,4-7a ; SL 145; Tg 2,1-5 - LITURGIA PARA 06/09/2015 - COR VERDE.


                                                A ESCOLHA DOS POBRES! 
                     Faz ouvir os surdos e falar os mudos 
                  


Naquele tempo,31 Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole.32 Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão.33 Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão, em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com saliva tocou a língua dele.34 Olhando para o céu, suspirou e disse: "Efatá!", que quer dizer: "Abre-te!"35 Imediatamente seus ouvidos abriram, sua língua se soltou  e ele começou a falar sem dificuldade.36 Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam.37 Muito impressionados, diziam: "Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar".

Palavra da salvação
Glória a vós,Senhor!


                                                        

Queridos irmãozinhos a liturgia deste Domingo é linda, Nosso Senhor está caminhando, para Jerusalém, está na região de Tiro e Sidônia, no Norte da Galileia; os habitantes são povos, que não professam o Deus de Israel, mas Jesus foi também ter com eles.

 Jesus é maravilhoso, onde passa vai tocando, vai curando, libertando e transformando; até sua saliva tem poder curador. Jesus é o Deus que salva, que cura e liberta... "Jesus é o Senhor!" Só de pronunciarmos seu santo nome com unção, já estamos em  profunda oração..!

 Vejam irmãozinhos que beleza..! A palavra desta Santa Missa, encaminha a nossa reflexão para um tema de grande atualidade, que podemos resumir assim: Deus, em Jesus Cristo, escolheu os pobres, inclinou-se sobre os que são afligidos por enfermidades e sobre os contritos de coração.

 Agora pede a nós, discípulos de Jesus, que façamos a mesma escolha de seu Filho. Nosso Senhor se encontra com um surdo-mudo e se compadece de sua situação, abrindo-lhe os ouvidos e a boca. 

Trata-se de um destes infelizes, que na Antiguidade, na falta de qualquer forma assistencial, são os verdadeiros margina-lizados; um daqueles que são deixados viver perenemente encolhidos, na porta de uma casa; um verdadeiro trapo humano. 

 Também nas nossas pastorais, nas nossas comunidades levando a Eucaristia, encontramos muitas pessoas nestes estados, muitos anciões, jovens enfermos acamados, cegos e paralíticos. Se não fossem almas caridosas e os familiares, o que seriam deles..?

 Sem contar nas nossas periferias, e centro urbanos, existem moradores de ruas excluídos, marginalizados em estado de abandono, doentes, muitos por causa da dependência química. 

Perguntamos - O que fazer com nossos moradores de ruas..? E os dependentes químicos..? A Igreja Católica tem ido atras deles, mas poucos querem serem ajudados; e isso torna-se dificultoso a recuperação desses irmãozinhos. 

 "Outro dia numa visita aos doentes na comunidade, um irmão que nos acompanhava confidenciou tocado pela compaixão dizendo: "Depois da visita de hoje, não tenho o direito de reclamar de mais nada - a gente reclama por tão pouca coisa..? Somos felizes temos tudo..?!"   


 No Evangelho de hoje, Jesus não se limitou  pousar a sua mão misericordiosa, na cabeça do surdo mudo e lhe dizer: "Coragem!" e deu-lhe uma benção, como lhe pediram. 

Podemos perceber a fé, daqueles pagãos, que trouxeram o mudo surdo até Jesus. Jesus que caminhava apressadamente, mas foi interrompido seus passos; pediram que impusesse as mãos sobre o mudo, para que o curasse. 

Jesus cheio de amor, parou  tomou-o à parte, esquecendo um instante a multidão que o espera; toca-lhe com os dedos os ouvidos e a língua com sua saliva, como que para comunicar com o contato sua audição e sua mesma Palavra.

 Depois olhou para o céu e suspirou profundamente  e gritou: "Abre-te!" Que milagre maravilhoso,  o surdo mudo agora fala e ouve. Agora pode ouvir a palavra do Senhor, e voltar á sociedade.

Hoje o Senhor fala conosco também, dizendo nos: Abre-te..! Qual é a surdez espiritual que o Senhor precisa nos libertar..? Nossas boca que não tem louvado o Senhor..? Nossas línguas que estão travadas, não estamos orando como devíamos orar..?

 Muitos de nós esquecidos, da nossa infância, quando eramos mais puros felizes e santos, quando de mãos postas ao pé da cama; rezávamos a Ave Maria, eramos naquele tempo, mais amigo de Jesus..! Mas hoje Jesus cheio de compaixão, quer nós libertar de toda surdes, e preguiça espiritual, tomemos posse da palavra que cura e nos liberta... digamos com fé: "Jesus... Efáta..!"

 Marcos escreveu a Boa Noticia, à comunidade que estava com dificuldade de entender a novidade do Reino de Deus; é o próprio discípulo de Jesus quem tem realmente necessidade de ser tocado por Ele. O discípulo deste tempo somos nós mesmo: Efáta o meu coração, Jesus..!" 

 A comunidade precisa ser tocada, nos olhos, nos ouvidos e na língua, para abrir-se à sua revelação, a contemplação do seu amor como condição para engajar-se na missão Reino de Deus. O Reino de Deus está no meio de nós, e não o percebemos.

Os pobres, os humildes, são os preferidos do Reino de Deus, porque embora pecadores, tem coração aberto, e ouvidos atentos acolhedor, à palavra de Deus.

Na liturgia deste Domingo, o Apostolo Tiago está nos acompanhando, como comentarista incisivo, penetrante da palavra de Deus, Ele nos ajuda maravilhosamente a aplicar nas nossas vidas o entendimento de amar o nosso próximo como a nós mesmo, conforme Jesus nos ensinou. (Jo 15,12) 

Tiago é aquele que em nossos missais, chamam de "o irmão de Jesus," o primeiro bispo da comunidade de Jerusalém, nos ensina a tomarmos atitudes novas, a partir da fé em Jesus Cristo. ( Gl 2,9;At 12,17; Mc 6,3; Jo 7,5 ) ( No  Hebraico não existe tradução para a palavra primo, por isso usa-se a palavra irmão de Jesus )

Esse pensamento na comunidade do "caminho", enchia de alegria o coração de Jesus, levando-o a exclamar: "Eu te bendigo, Pai, senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequenos." ( Mt 11,25 ) ( Naquele tempo ainda não existia a palavra "cristão", por isso os discípulos da Igreja primitiva era identificados como seguidores do caminho )

Isto é, revelastes àqueles que valem pouco aos olhos dos homens, àqueles que não tem a quem recorrer, que são e sentem humildes e se confiam, por isso, somente confiam em Deus. Sim - como diz São Tiago - Deus realmente escolheu os pobres do mundo para torná-los ricos na fé. ( Tg 2,5 )

Hoje há no mundo, outras forças contrárias, que também afirmam que escolhem os pobres. É necessário definirmos bem em que consiste a escolha dos pobres feita por Nosso Senhor Jesus Cristo, e em que distingue de  qualquer outra ideologia.

A de Jesus é uma escolha primeiramente religiosa, também se tem consequências bem precisas e profundas nos planos social e política. A outra - por exemplo, a marxista - uma escolha política, ainda que não necessário no sentido negativo do termo. ( Imanente e Egocêntrica )

No Evangelho, não se trata de recompensar a pobreza, com um prêmio ultra-terreno: uma espécie de prêmio de consolação para compensar aquilo que não se consegue dar-lhes neste mundo. ( Como supuseram sem razão os marxista ) 

O Evangelho do reino, simplesmente da condição mais favorável, que desfruta o pobre, para conhecer a Deus e escolher, os verdadeiros valores, que formam o Reino de Deus. Jesus disse: Bem aventurados os que tem um coração de pobre porque deles é o Reinos dos céus..! ( Mt 5,3 ) Amém!

Jesus é o Senhor!


TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA  23º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" - "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 425-429 - DIA DO SENHOR 23º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "B"- Pg 160- CARPANEDO E GUIMARÃES: Guia para celebrações .


                                                                      









                            

domingo, 23 de agosto de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 7,1-8.14-15.21-23 -- 22º DOMINGO DO TEMPO COMUM -- Leituras: DT 4,1-2.6-8; Sl 14; TG 1,17-18.21-22-27 --ANO "B"2015 --LITURGIA P/30/08/2015 ANO DA PAZ .


       GUARDAR E VIVER OS MANDAMENTOS DO SENHOR!
                    
O QUE TORNA IMPURO O HOMEM NÃO É O QUE ENTRA NELE VINDO DE FORA, MAS O QUE SAI DE SEU INTERIOR! Mc 7,15
  Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus.2 Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.3 Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos.4 Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.5 Os fariseus e mestres da lei perguntaram então a Jesus:"Porque os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?"6 Jesus respondeu: "Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito:" Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.7 De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos.8 Vos abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens".14 Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: "Escutai, todos, e compreendei:15 o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo vindo de fora, mas o que sai do seu interior.21 Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios,22 adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo.23 Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem".

Palavra da salvação.
Glória a vós, o Senhor!




 O Evangelho deste Domingo, Nosso Senhor nos convida a colocar nossos ouvidos, no coração de Deus, e escutá-lo com atenta docilidade. Tudo vem de Deus, todo dom vem do alto, e somos chamados a ler e observar, os "Sinais dos Tempos", e a vontade do Senhor. 

Estamos num tempo, como diz São João na sua primeira carta: "Filhinhos, esta é a última hora. Vós ouvistes dizer que o anti-cristo vem. Eis que já há muitos anti-cristos, por isso conhecemos que é a última hora". (1 Jo 1,18)

 Sim irmãos somos cristãos de última hora..! O cristão que se compromete com o Reino de Deus, e se lança Nele, deve viver o ardor missionário, e  por os seus dons e carismas, a serviço da comunidade.

 Esse é o cristão de última hora, iluminado pelo Espírito Santo deixa ser guiado pelo Senhor. Vamos evangelizar sem cessar, anunciar a palavra de Deus, também com gestos de fraternidade, Deus é simples Nele não existe complicação. É uma urgência de última Hora..!

A nossa fé nestes tempos, deve ser uma fé autêntica, sem fingimento na radicalidade do amor. Não vai ser fácil não..! Porque o inimigo da nossa salvação está personificado no mundo, para que Jesus Cristo não seja o nosso Senhor! 

Jesus disse: "No mundo haveis de ter aflições. Coragem eu venci o mundo." ( Jo 16,33 ) Eu vos dou um novo mandamento, amai vos uns aos outros. ( Jo 13,34 ) A comunidade tem que estar ungida pelo Espírito Santo, amando o próximo como a si mesmo.

São Tiago na segunda leitura nos exorta, a permanecermos firme na fé e fazer o uso dos dons à Igreja. "Irmãos bem-amados: 17 Todo dom precioso e toda a dádiva perfeita vem do alto; descem do Pai das luzes, no qual não há mudança nem sombra de variação.

18 De livre vontade ele nos gerou, pela palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas." 21 Recebei com humildade a palavra que é capaz de salvar as vossas almas.22 Todavia sede praticantes da palavra e não meros ouvintes, enganando a vós mesmo.

27 Com efeito a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: Assisti os órfãos e as viúvas em sua tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo." ( Tg 1,17-18.21b -22.27 )

O Evangelho deste Domingo, começa com uma provocação da parte dos fariseus, para tentar Nosso Senhor! Os fariseus e os escribas querem saber porque os discípulos de Jesus não observa as prescrições da Lei.

 Jesus sabe que os fariseus observam as leis rigorosamente, mas não estão no caminho do coração de Deus. Por isso Jesus os repreendem, porque eles se acham que estão salvos, em virtudes de certas práticas, às quais Jesus as chama de "mandamentos humanos.

O texto de São Marcos é explicito, denuncia uma religiosidade exterior em que o farisaísmo é um risco, de todo o cristão. Em nossa atual estrutura eclesial, muitas vezes corremos o risco, de viver só o externo, o superficial, o aparente, deixando de lado o essencial. 

Existem cristãos maravilhosos, comprometidos com as pastorais, mas existem também irmãozinhos que só conhecem o Jesus histórico, não fizeram uma experiência, um encontro pessoal com o Senhor Jesus..! 

Precisamos na missão de sermos cristão, recobrar com urgência, a consciência de que é a Palavra-Espírito que vivifica e a salvação, não vem de estruturas.

 Corremos o perigo de ficarmos só em estatutos, reuniões, atas, e outros afazeres serviçais dentro das nossas pastorais, e de não irmos ao encontro da comunidade ávida da palavra de Deus, para abraça-la, no amor da misericórdia de Deus. A razão da Igreja é imitar Jesus, evangelizar, amar e perdoar, buscar as ovelhas que estão afastadas...!

 Como na linda parábola do dono da vinha, que contratou empregados, de manhã, no meio do dia e na tarde; e todos receberam o mesmo quinhão. Pai Francisco declarou iluminado pelo Espírito Santo -  2016 - "O Ano da misericórdia".

 Confirmando a linda parábola, do dono da vinha, Jesus disse: "Os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos". ( Mt 20,1-16a ) A lógica do Reino de Deus, ao cristão de última hora é assim, Deus é amor e misericórdia..!

 Quando Marcos escreveu o Evangelho, aos cristãos convertidos romanos, a Igreja enfrentava uma situação de perseguições aos cristãos; também em nossos tempos atuais os cristãos estão sendo perseguidos de morte pelos extremistas do Estado Islâmicos. ( No tempo do Evangelista Marcos o imperador perseguidor era Nero - 67 d.C. depois Domiciano 81 d.C. )

 A Igreja tem se preocupado, com o relativismo religioso e  a imanência dos homens, personificados pelo anti-cristo. O que era pecado, deixou de ser pecado, agora tudo é normal para os homens e zombam de Deus.

 Surgiram muitas falsas doutrinas de conteúdos pagãs, se falam muito, sem a espiritualidade do verdadeiro Evangelho do Reino.
Negam o sacrifício único de Cristo pela salvação do mundo. São os sinais do fim dos tempos..!

Jesus descreve um catálogo, de treze vícios visíveis, personificados  nos homens, nestes finais de tempos. Que são as más intenções, imoralidade, roubo (Corrupção ) assassínios, adultério, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnias, orgulho e a falta de juízo.

 Existe neste elenco terrível, uma especie de síntese de tudo o que de ruim, que o ser humano é capaz de fazer contra si e contra os outros também.

A Igreja Católica sempre se preocupou com seu rebanho, e a tem exortado constantemente, a vivermos a radicalidade do amor. Graças a Deus as ovelhas tem ouvido a voz de seu pastor..!

 Quem escuta com docilidade interroga a si mesmo, quebra os laços do egoismo e da mentira, passa a viver com autenticidade sua fé, torna-se autêntico em suas atitudes Cristãs. 

Todos nós, temos de converter de atitudes formalistas, para a religião do coração de Deus, como Jesus praticou e ensinou, Neste Domingo, é o momento de avaliarmos a nossa fé, de perguntarmos a nos mesmo, o sentido das nossas crenças, de nossas práticas religiosas. Temos  zelado pelas coisas santas do Senhor..?

 A própria liturgia que fazemos, pode cair no formalismo e na insuficiência e perder a função de ser  expressão comunitária da aliança de Deus e da fiel acolhida à sua palavra. Mas a fé verdadeira muda as atitudes do coração. Que o Espírito Santo  nos ilumine ..! Amém!

Jesus é o Senhor!

                                        


TEXTO ELABORADO DA LITURGIA DOMINICAL:" DEUS CONOSCO dia a dia", 22º DOMINGO DO TEMPO COMUM -ANO "B" 2015 -  Pg 111-113. 123 -  "O VERBO SE FAZ CARNE"  22º DOMINGO DO TEMPO COMUM: Pg 421-424 ( Raniero Cantalamessa ) DIA DO SENHOR -  22º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" Pg 155 - ( GUIMARÃES E CARPANEDO )


                                                                        
O ANO DA MISERICÓRDIA PARA 2016, INICIA EM 8 DE DEZEMBRO DE 2015




















                                                                  

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

EVANGELHO SÃO JOÃO 6,60-69; 21º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" Leituras:Js 24,1-2a.17-17.18b ;Sl 33; Ef 5,2 1-32; Liturgia p/23/08/2015 -- ANO DA PAZ


SÓ TU TENS PALAVRAS DE VIDA ETERNA!
                                       

Naquele tempo, 60 muitos dos discípulos que o escutaram, disseram: "Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la? 61 Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: "Isso vos escandaliza? 62 E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63 O Espirito  que é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espirito e vida. 64 Mas entre vós há alguns que não que não crêem." Jesus sabia, desde o início, que eram os que não tinham fé e havia de entregá-lo. 65 E acrescentou: "É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai." 66 A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67 Então, Jesus disse aos doze: "Vós também vós quereis ir embora? 68 Simão Pedro respondeu: "A quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69 Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és Santo de Deus."  Jo 6, 60-69

Palavra da salvação
Glória a vós,Senhor!



Queridos irmãozinhos povo de Deus: estamos no vigésimo Primeiro Domingo do Tempo Comum, a liturgia de hoje é  linda e maravilhosa. Nosso Senhor continua a falar conosco da Eucaristia. Estamos neste tempo litúrgico, proclamando o Evangelho de São João; ( cap. 6,60-69 ) Jesus não desistiu da sua doutrina, "à Eucaristia".

 Existe uma lei, que governa a relação entre Deus e o homem: a liturgia de hoje nos ajuda, a descobri-la e nos convida a medita-la: O amor de Deus é gratuito e antecipa qualquer gesto ou mérito do ser humano. O Senhor disse: "Fui eu que vos escolhi,"( Jo 15,16 ) mas o homem não pode ficar indiferente, inerte diante de tudo isto; deve aceitar livremente e confirmar  esta escolha , escolhendo por sua vez a Deus. O monólogo do amor de Deus, deve se tornar diálogo, graças a resposta do homem." ( Monólogo: Diálogo com Deus, nossa resposta ao criador, quando meditamos, falamos a sós com Deus. )

O Catecismo da Igreja nos ensina este amor de Deus por nós:"O desejo de Deus está inscrito no coração do homem, já que o homem é criado por Deus e para Deus; Deus não cessa de atrair o homem a si, e somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar: O aspecto mais sublime da dignidade humana está nesta vocação do homem, à comunhão com Deus."

 "Este convite que Deus dirige ao homem, de dialogar com Ele, começa coma existência Humana. Pois se o homem existe, é porque Deus o criou por amor, e por amor, não cessa de dar-lhe o ser, e o homem só vive plenamente, segundo a verdade, se reconhecer livremente este amor e se entregar ao Criador." ( CIC 27 ) São João Paulo II dizia: "O homem só será feliz, quando estiver em Deus - Sem Deus o homem e um desnorteado..!"

"A liturgia de hoje tirou das escrituras duas passagens que descrevem o momento dramático em que Deus exige abertamente do  homem esta escolha. Javé tinha escolhido o povo Hebreu, os tinham cumulado de benefícios; tudo isso livremente e gratuitamente,  tinham soerguidos como por duas asas de águia. ( Js 24,1-2a. 15-17.18b )

 Agora que este povo, está para tomar posse da terra prometida, exige deles uma decisão: "A quem escolheis: Javé ou os deuses estrangeiros? O povo naquele dia responderam: "Longe de nós abandonarmos o Senhor, para servir a deuses estranhos." ( Js 24,15-16 ) Escolhemos Deus..! E assim o povo pode transpor o Rio Jordão entrar e tomar posse da Terra Prometida.


Só tu tens palavras de vida eterna !
Passando agora para o Evangelho, encontramos uma experiência parecida com o texto da primeira leitura, quando o povo escolheram Javé para ser verdadeiramente seu Deus. O discurso de Nosso Senhor na sinagoga de Cafarnaum, sobre o pão da vida, a Eucaristia foi para aquele povo uma palavra dura. Como..? Diziam, murmuravam uns aos outros; comer de sua carne e beber de seu sangue..?

 E diziam: É verdade que o Rabi fez grandes milagres,  multiplicou os pães, alimentou cinco mil homens, nos revelou grandes profecias, falou-nos de um Reino do Céu, que não sabíamos existir, ressuscitou mortos; mas comer de sua carne e beber de seu sangue..? Não.. isso...não..! É demais, um absurdo para ouvir, comer sua carne humana! O Mestre pirou, enlouqueceu, longe de nós seguirmos sua louca doutrina..!? A fé dos discípulos encontrou um obstáculo difícil. 

Os discípulos começaram a murmurar-se, por causa da nova novidade da doutrina dizendo: "Esta palavra é dura. Quem pode escuta-la?" Jesus sabendo dos seus pensamentos lhes disse: "Isto vos escandaliza? E quando virdes o filho do homem subindo para onde estava antes? O Espírito e que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vós falei são espírito e vida. Mas entre vós alguns que não crêem."

Jesus escolheu discípulos, tornou-se um pai para eles; alguns eram pescadores, um publicano, um zelote, isto é, gente que viviam à margem da lei, da sociedade, e da religião hebraica. Chegou agora também para eles o momento de dar sua resposta à dramática alternativa de escolher: "Quereis ficar comigo, ou quereis ir embora?

 "Os discípulos não conseguem dar o passo esperado... muitos abandonaram Jesus. Estavam depois do entusiasmo da novidade  do Reino de Deus, decepcionados com a doutrina da Eucaristia, entraram em crise diante da novidade que devia proceder a Nova e Eterna Aliança. 

 Estão livres; muitos se retiram, outros ficam. Como muitos católicos que comeram e beberam, da sagrada mesa  Eucarística, foram embora em busca de outros pastores, outras ideologias, esqueceram do primeiro amor, e hoje até nutrem ódio e aversão as verdades do Evangelho, e a tradição Apostólica. 

Ficam só os doze que formarão a Igreja, mas ficam não mais como antes, sem compromisso; agora sabem que escolheram a Ele para a vida a para a morte. "Tu tens palavras de vida eterna - Nós cremos firmemente e reconhecemos que és o santo de Deus".

O debate entre Jesus e os discípulos a respeito do "Pão da vida", aumenta em tensão quando Ele fala da necessidade de comer sua carne e beber seu sangue ( Jo 6,51-52 ) Na mentalidade judaica, seria uma abominação, porque corresponde a uma atitude que vai contra qualquer sentido de pureza religiosa.

 São João no Evangelho às comunidades cristãs quer imprimir na Igreja, que Nosso Senhor tem plena consciência de sua missão e identidade. Sua fala refere-se em primeiro lugar a seu gesto de entrega em favor da humanidade, ou seja, sua vida - corpo e sangue - em favor da vida de todos. 

Nunca como hoje, os cristãos se encontram diante daquela pergunta explicita de Jesus: "Quereis vós também retirar-vos?" - "Quereis ir embora também..? Todos os dias encontramos alguém que "volta para trás e não vai mais com Ele", porque julga seu discurso duro demais. ( Por exemplo, o que diz sobre o matrimonio ser indissolúvel, sobre carregar a cruz, não matar, procurar o Reino de Deus ) 

Vivemos uma época de decisão em que não é mais possível ser cristão por tradição ou porque foram os pais. É preciso escolher: "O Manente, ou a Imanência" - "Quereis ficar comigo, ou quereis ir embora".?! Muitos de nós parecem não ter se dado conta disto, porque continuam a dobrar um joelho a Deus e outro ao anti-cristo. Da escuta da verdade do Evangelho, retrocedem à escuta entusiástica do anti-evangelho relativista do mundo.

 O caminho que Deus nos propõe, por meio de seu Filho Jesus, nos liberte de todo o egoismo, orgulho, autossuficiência e da escravidão. Diante desse dois caminhos, a quem iremos? Nosso Senhor Jesus Cristo é o único que tem palavra de vida eterna, pois nos conduz ao Pai. Nele, esta a vida em plenitude. Digamos hoje e sempre para o Senhor Jesus: "A onde iremos Senhor, só tu tens palavras de vida eterna.' ( Jo 6,68 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA - "O VERBO SE FAZ CARNE"- 21º DOMINGO DO TEMPO COMUM - EVANGELHO SÃO JOÃO 6,61-70 - TEMA: REOPTAR POR JESUS - Pg 417-420 - FOLHETO LITÚRGICO: DEUS CONOSCO dia a dia - EVANGELHO SÃO JOÃO 6,60-69 - 21º DOMINGO DO TEMPO COMUM - PG 91-94 .

                                                       









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domingo, 9 de agosto de 2015

EVANGELHO SÃO LUCAS 1,39-56 SOLENIDADES: ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA - ( 20º TEMPO COMUM ) Leituras: Ap 11,19a;12,1.3-6a.10 ab --Sl 44 --1 Cor 15,20-27a - Liturgia p/ 16/08/2015 ANO "B"


         NOSSA VOCAÇÃO É A ETERNIDADE!


  Naqueles dias, 39 Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espirito Santo. 42 Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu." 46 Então Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, 47 e o meu espirito se alegra em Deus meu salvador, 48 porque olhou para a humanidade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Todo poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50 e sua misericórdia se estende de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51 Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52 Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53 Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55 conforme prometeram aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre." 56 Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. Lc 1,39-56


Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!


MARIA É A NOVA ARCA DA ALIANÇA!

Queridos irmãozinhos povo do Senhor, neste Domingo estamos celebrando, a festa da Assunção de Nossa Senhora. "A Igreja vê na visita de Maria sua prima Isabel, um simbolo do "Novo Testamento" representado pela virgem Maria, que vai ao encontro do Antigo Testamento, representado por Isabel.

 A raiz antiga, e a flor nova vivem da mesma linfa, da mesma seiva, presença salvadora de Deus em meio ao povo caminhante, desde o Gênesis até a revelação do Reino de Deus, em Cristo. Todo Antigo Testamento, foi uma preparação para a vinda do Filho de Deus, o nosso salvador redentor. Sem Jesus não há remissão de nossos pecados, nem salvação da vida eterna. Ele é a verdadeira, e Nova Aliança:  é "Deus Emanuel, Deus conosco..!"

 Deus fez muitas alianças e uma promessa de salvação, com o povo escolhido, ( Israel ) agora no Novo Testamento, Ele cumpriu sua promessa enviando o seu Filho ao mundo. Jesus selou a realização da promessa, com seu bendito sangue, a Nova Aliança, definitiva e eterna. Quando rebemos a santa Eucaristia, estamos recebendo o Sangue redentor de Cristo, que é também o próprio sangue de Maria, que o gerou, por obra do Espírito Santo.

 Foi naquela memorável noite de Quinta Feira, entre cânticos de louvores, salmos, preces, que Nosso Senhor, despediu de seus amigos, após o lavar os pés de cada discípulo. O Senhor sabia que sua hora havia chegado, de passar deste mundo para o Pai, por isso  ao instituir a Eucaristia disse: " Fazei isto em memória de mim..!

 Então Nosso Senhor, cheio de emoção, deu o inicio da maravilhosa enfase, da Nova e eterna Pascoa: "Tomou o pão e deu graças dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu corpo, que será entregue por vós." Depois tomou o cálice e disse: "Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu sangue, o sangue da Nova e eterna Aliança, que será derramado por vós e por todos, para a remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim." ( Mc 14,22-25 )

 Os Apóstolos não estavam entendendo nada, e começaram  a entristecer-se,  pois Jesus dizia haver entre eles um traidor, que o entregaria aos  sumos sacerdotes do sinédrio. Eles sentiam medo, pois havia uma atmosfera diferente naquela noite, sentiam algo inexplicável, que algo maléfico pairava no ar.

 Após a instituição da Eucaristia, Jesus e os discípulos, se retiram do Cenáculo, para o Jardim das Oliveiras; onde Jesus foi preso levado as autoridades judaicas, que queriam condena-lo e mata-lo. Foi na Sexta Feira as vésperas da festa da Pascoa, que Jesus glorificou o Pai do céu, morrendo crucificado pelos nossos pecados.

 "O sacrifício único de Cristo, com seu sangue selou definitivamente a "Nova Aliança..!" O véu do Templo rasgou-se ao meio. Por isso Maria é a nova Arca da Aliança, a  co-redentora, que teve a participação de trazer em seu ventre o Rei da glória, para a salvação do mundo. Jesus é a misericórdia Divina que veio ao encontro do homem pecador. ( Jo 19,17-27 )

Maria é a flor do Novo Testamento, o Evangelista Lucas fez questão de colocar nos lábios de Maria o maravilhoso canto do Magnificat. 46"A minha alma engrandece o Senhor, e meu Espírito se alegra em Deus meu salvador, porque olhou para a humildade de sua serva [...]." ( Lc 1,39-56 ) 

 Vejam irmãozinhos: A beleza da nossa Igreja, Maria não é deusa, mas depois de Jesus, neste mundo ninguém foi maior do que ela..!? Ela é a Mulher de pé, aos pés da cruz. "Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse a sua mãe: "Mulher, eis ai teu filho. Depois disse ao discípulo: "Eis aí tua mãe." E dessa hora em diante o discípulo a levou para casa.( Jo 19,26-27 ) ( O Evangelista João foi quem  cuidou da mãe do Senhor, até a sua morte, pois Maria estava só, não tinha outros filhos )

A Igreja Católica não é Mariológica, mas sim Cristo-cênica, tudo é por Cristo em Cristo e para Cristo. Olhando para o Evangelho de Lucas, à Virgem Maria mãe do Senhor, nos damos o lugar que ela merece. Mãe de Nossa Igreja, ("Corredentora,") aquela que fez a experiência plena do Espírito Santo, e é, ela mesma que estava, com os discípulos do Senhor no raiar de Pentecostes. 

Nós Católicos não adoramos imagens, ou colocamos a pessoa de Maria, acima de seu Filho Jesus, como alguns afirmam, mas não dá para negar que ela é a Nova Eva, a mulher do Apocalipse, a escolhida de Deus. Muitos não a querem aceita-la, tem aversão a Mãe do Senhor. Mas o que vão fazer..? Se foi o próprio Deus que a escolheu..?

Na Igreja primitiva, os primeiros cristãos veneravam a pessoa de Maria, por isso Lucas dedicou 31 versículos, para falar da Encarnação de Jesus e de sua Mãe. Lembremos que Lucas era companheiro do Apóstolo São Paulo, e deve ter conhecido a Virgem Maria pessoalmente. O Evangelista  Lucas e João, devem ter enriquecido a literatura do Evangelho, com lembranças verbalmente dos lábios da Mãe do Senhor.

Ela é a flor que cantou cheia do Espírito Santo, pela novidade do Reino de Deus, a serva que contempla agradecida, mas as palavras são tiradas da raiz de Jessé, os salmos, dos profetas, da mãe do primeiro profeta: Ana. ( 1 Sm 2,1-10 ) A atitude da Igreja em relação a Maria é sempre sóbria, uma vez que todo o fundamento central está na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Sob esta visão, nós Católicos compreendemos, que os dogmas Marianos tem seu explendor, mas não substitui a ação salvífica e redentora de Nosso Senhor Jesus Cristo. Só Jesus pode nos salvar, porque Ele está, com o Pai e o Espírito Santo, na mesma condição de divindade. 

Todos nós em Cristo haveremos de ressuscitar, quando o Senhor vier em glória, arrebatar sua Igreja, porque estas são promessas do Senhor Jesus..! São Paulo na segunda leitura proclama que todos irão ressuscitar. "Cada qual, porem, em sua ordem: como primícias, Cristo; em seguida, os que forem de Cristo, na ocasião de sua vinda." ( 1 Cor 15,23 ) 

Entre aqueles que é de Cristo, há uma pessoa que é "de Cristo," de modo único inigualável: sua Mãe, aquela que o gerou como Homem, que viveu com Ele, partilhando a oração, as alegrias, os trabalhos, e, sobretudo ficando a seu lado, aos pés da cruz. 

 Para essa criatura humana, Jesus não esperou os fins dos tempos, para uni-la a sua glória; imediatamente depois de sua morte, ela foi ao céu em corpo e alma. Se Abraão, Moisés, Elias, e outros mais, são tão importantes para serem lembrados nos textos sagrados, imaginem então a Mãe do Senhor Jesus..! (CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA  DO PAPA PIO XII - MUNIFICENTISSIMUS DEUS - 1º DE NOVEMBRO 1950 - PIO XII )

"Neste Domingo, a festa da assunção de Maria que nós Igreja celebramos, significa a glorificação da Mãe de Deus, acolhida no céu como nossa Mãe e modelo no seguimento de Cristo. Elevada ao céu, Maria é o prenúncio da humanidade plenificada. Assim como a mãe de Deus, discípula fiel e testemunha exemplar, todos somos convocados para proclamar a bondade do Senhor." Salve Maria a Mãe do meu Senhor..! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA; SUA OBRA "O VERBO SE FAZ CARNE," ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA  Pg 843-845 --  FOLHETO LITÚRGICO "O PÃO NOSSO DE CADA DIA" Pg  70-72. ANO "B" AGOSTO 2015



                        

                                            

                                             

















domingo, 2 de agosto de 2015

EVANGELHO SÃO JOÃO 6,41-51 19º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "B" -- Leituras: 1 RS 19,4-8; Sl 33, Ef 4,30-5,2 -- Liturgia p/09/08/2015 -- ANO DA PAZ -- SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA .

         EU SOU O PÃO VIVO DESCIDO DO CÉU!



Naquele tempo, 41 os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: "Eu sou o pão que desceu do céu." 42 Eles comentavam: "Não é este Jesus o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como pode então dizer que desceu do céu?" 43 Jesus respondeu: "Não murmureis entre vós. 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. Eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos profetas: Todos serão discípulos de Deus. Ora todo aquele que escutou o Pai, e por Ele foi instruído, vem a mim. 46 Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem junto de Deus viu o Pai.47 Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48 Eu sou o pão da vida. 49 Os vossos pais comeram o maná no deserto e, entanto, morreram. 50 Eis aqui o pão que desce do céu: Quem dele comer, nunca morrerá. 51 Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que darei é a minha carne dada para a vida do mundo."

Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!

                             
 Queridos irmãozinhos povo de Deus..! A liturgia deste Domingo é maravilhosa, estamos continuando a leitura do Evangelho de São João, ( Capitulo 6,41-51 neste 19º Domingo do Tempo Comum) com o discurso de Nosso Senhor Jesus Cristo, na sinagoga de Cafarnaum.

 Jesus é persistente, não desiste da sua doutrina, à Eucaristia. O ensinamento de Jesus, desenrola-se através de dois  elementos, sempre unidos entre eles: "minha carne" - "meu sangue"; "se não comerdes" - "se não beberdes." Até agora, definimos a considerar quase literalmente "o sinal do pão" e o de comer.

 O diálogo sobre o pão da vida associado à Eucaristia, nos revela a natureza divina de Jesus, cuja ação redentora recupera a vocação humana na ordem da graça. São João quer inculcar uma verdade em todos nós cristãos, que Jesus é o Filho de Deus que se entregou em favor da humanidade. ( Jo 6,50-51 )

 Comer de sua carne, na perspetiva da fé, significa viver nossa condição humana, à semelhança do "Homem perfeito."Jesus ressuscitado é o protótipo do Homem Novo, para a humanidade que tem desejos,  do Reino dos céus, embora muitos ouvem a voz do anti-cristo, rejeitem nestes tempos finais o Reino de Deus.

 A Eucaristia é a fonte e o ápice da vida do cristão; a ela esta ordenada todos os demais sacramentos, e sacramentais. Ela é a fonte, porque dela brota toda a nossa experiência amorosa de Jesus, que se fez pão, para saciar-nos e dar forças para enfrentarmos as lutas da vida. 

 É o ponto culminante, porque pela Eucaristia somos chamados à esperança de superação de todo o mal, na expectativa do Reino de Deus. Jesus é o pão da vida, é o alimento saudável  e indis-pensável em nossa vida de fé. Assim cremos..! E quem Nele crê não morre jamais. ( Jo 11,25 )

 Hoje pelo sinal da fé, partamos do sinal do vinho e da realidade do sangue Eucarístico de Jesus. ( A palavra "Eucaristia" são duas junções gregas "Eu e Cháris" - Ação de graças ) Essas duas certezas, nos lembram a dimensão pneumática da Eucaristia: o Espírito Santo. ( O sopro, vento do Espírito Santo )

O próprio Jesus nos convida a descobrir esta profunda dimensão de seu sacramento quando diz que na Eucaristia:"O espírito é que vivifica, a  carne nada serve." ( Jo 6,63 )

 É o próprio Espirito Santo que faz a graça da Eucaristia, e recebido por nós na comunhão, e é dela, de algum modo, o sujeito, o objeto, o doador e o dom. Quando  nos comungamos, recebemos em nós pobres pecadores, a  "Presença Real" da Santíssima Trindade. 

 O Pai, o Filho e o Espírito Santo. Isso é possível, porque Deus nos amou de tal maneira, não olhando nossos pecados, nos deu seu Filho único, para que tivéssemos vida em abundância, a vida eterna. "Deus é amor..!" ( Jo 3,16; 1 Jo 4,8 )

 São três momentos na Santa Missa, quando participamos, podem nos ajudar a perceber-mos, pela nossa pobre limitada fé, a presença delicada, da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade: 1) A epiclese - o sacerdote "In Persona Christi," que precede a consagração; 2) A invocação do Espírito Santo depois da consagração; 3) A comunhão.

 A primeira nos faz compreender a ligação que há entre o Espírito Santo e o Corpo Eucarístico de Jesus, a segunda é a conexão  que há entre o Espírito Santo e o Corpo mistico de Cristo que é a Igreja. 

O terceiro é o nexo , ou melhor, a intimidade que se estabelece entre nós e o Espirito Santo, no momento sublime  da comunhão; portanto, o Espirito Santo e Jesus, o Espírito Santo e a Igreja, o Espírito Santo e nós.

A terceira oração eucarística, imediatamente antes da consagração faz dirigir ao Pai esta invocação: "Por isso nós vos suplicamos: Santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o corpo e o sangue de Jesus Cristo."( Oração Eucarística Nº III - Missal, Pg 482 )

"Epiclese" é a invocação por excelência ao Pai pedindo a realização da consagração das espécies Eucarísticas, pelo poder do Espírito Santo. (transubstanciação: Trans-alem e substância ) Transubstanciação significa a conversão de toda a substância do pão na substância do corpo de Cristo e de toda a substância do seu sangue. Essa conversão se realiza na oração Eucarística, mediante a eficácia da palavra de Cristo e da ação do Espírito Santo.( CIC 1376-1377; 1413 )

 Quando o sacerdote In Persona Christi, estando diante da sagrada mesa,  ergue as mãos e invoca o Espírito Santo, solenemente para que encha e toque as  especies eucarísticas ( hóstias - vitima )  que estão sobre o altar, então acontece um grande recolhimento, faz um silêncio total, e o Espírito Santo dá a graça e desce para transformar as ofertas, no "Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo".

 As espécies tem aparência de pão mas não é mais pão, o vinho tem aparência de vinho mas não é mais vinho; mas sim o Sangue de Cristo." É a presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo, com seu corpo, sua alma e divindade." 

"A Eucaristia é o próprio sacrifício do corpo e do sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu  para perpetuar pelos seculos, até o seu retorno: O sacrifício da cruz; confiado assim à sua Igreja o memorial de sua morte e ressurreição.

 A Eucaristia é  sinal de unidade da igreja, o vínculo da caridade, o banquete pascal, no qual recebe Cristo, a alma é coberta de graça e é o penhor da vida eterna." (CIC 1322; 1323; 1409 ) "A fração do pão não divide Cristo: Ele está presente todo íntegro em cada espécie eucarística e em cada uma de suas partes." ( CIC 1377 )

 A Santa missa é a maior oração de louvor, que nós pobres pecadores podemos participar, Nela se dá o encontro de três Igrejas: A Igreja Militante, a padecente e a triunfante. A militante e a padecente caminha rumo a Igreja triunfante do Reino de Deus..!

 A Eucaristia nos enche de graça e benção do céu, fortalece-nos para a peregrinação nesta vida e nos faz desejar a vida eterna, unindo-nos já a Cristo, que subiu para a direita do Pai, à Igreja do céu, à beatíssima Virgem e a todos os Santos. ( 1402-1405 ) "Na Eucaristia nós partimos "o único pão que é remédio de imortalidade, antídoto para não morrer, mas para viver em Jesus Cristo."( Santo Inácio de  Antioquia ) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DIRETO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA 19º DOMINGO DO TEMPO COMUM  ANO "B" "A EUCARISTIA E O ESPÍRITO SANTO," DA SUA OBRA : O VERBO SE FAZ CARNE: Pg 408-411 -- DEUS CONOSCO dia a dia 19º DOMINGO DO TEMPO COMUM-48 -  Pg 46 - 48. 121-- ANO "B" 2015 --  COMPÊNDIO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA.