domingo, 29 de março de 2015

EVANGELHO SÃO JOÃO 20,1-9 - SOLENIDADES: PASCOA DO SENHOR -- LEITURAS: AT 10,34a 37-43 -- Sl 117 -- Cl 3,1-4 -- ANO DA PAZ --2015 -- Feliz páscoa a todos!

                  JESUS RESSUSCITOU ALELUIA!
                                           

 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2 Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhe disse: "Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram." 3 Saíram então Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4 Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro no túmulo. 5 Olhando para dentro viu as faixas de linho no chão,mas não entrou. 6 Chegou também Simão Pedro que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7 e o pano que tinha estado na cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar a parte. 8 Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou. De fato eles aina não tinham compreendido a escritura, segundo a qual ele devia ressuscitar dos mortos..

-Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!





Nós Igreja, povo de Deus estamos em festa, é Páscoa. Jesus ressuscitou, o tumulo está vazio. Deus cumpriu sua promessa a nosso respeito; Seu Filho Jesus Cristo, o nosso salvador, venceu a morte..!

 Alegremo-nos..! Todo o ápice da nossa esperança cristã, está na ressurreição do Senhor Jesus! Por isso, o cristão neste mundo é alegre, feliz, esperançoso, diante dos sofrimentos desta vida ou da realidade da morte.

 Pois a sua meta é, a da vida eterna, pois sabemos que já somos vitoriosos, em Cristo Jesus! Jesus ressuscitou Aleluia, glória a Deus..!

O Apóstolo São Paulo nós conforta exortando-nos: "Se é só para esta vida que temos colocado a nossa esperança em Cristo, somos, de todos homens, os mais dignos, de lástima." ( Cor 15,19 )

"Se Cristo não ressuscitou somos os mais infelizes dos homens. Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a nossa fé." ( 1 Cor 15,12-19 ) 

 A vida eterna, que Cristo conquistou para nós, teremos corpos gloriosos como o seu, e o veremos com nossos próprios olhos, face a face, tal como Ele é. ( 1 Cor 13,12 )

Paulo nos ensina, que Cristo ressuscitou e por isso nós também ressuscitaremos. É a resposta à comunidade povo de Deus, que o nosso corpo na ressurreição, será como o corpo glorioso de Nosso Senhor Jesus. 

Jesus venceu a morte por nós..! Jesus inaugurou seu Reino de amor, passando pela morte e ressuscitando no terceiro dia. Por isso povo de Deus cantemos com alegria a vitória do Senhor!

 "Vitoria, tu reinarás, ó cruz tu nos salvaras..!" Por isso tomemos a nossa cruz, e sigamos os passos de Jesus, pois no final desta caminhada está a nossa vitória, a nossa ressurreição.

"O mesmo acontece com a ressurreição dos mortos: o corpo é semeado corruptível, mas ressuscita incorruptivel; é semeado desprezivel, mas ressuscita glorioso; é semeado na fraqueza, mas ressuscita cheio de forças; é semeado animal, mas ressuscita corpo espiritual." ( 1 Cor 15,42-44 )

Mas veja a beleza, do Evangelho de hoje. Foi no Domingo bem cedo, ainda escuro, Maria Madalena vai ao túmulo de Jesus e vê que a pedra que fechava o sepulcro tinha sido rolada.

  Então ela volta correndo para encontrar com os discípulos, e disse o que tinha visto, então Pedro e João foram correndo até o túmulo do Senhor, e constataram que o corpo de Jesus não estava lá. 

Viram os panos postos no chão, o sudário que estivera sobre a cabeça e o corpo de Jesus, dobrados num lugar a parte. Eles viram tudo e creram, mas não entenderam nada.

 "Em verdade, ainda não haviam entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos. Os discípulos voltaram para as suas casas." ( Jo 20,9-10 )  

João nos conta, que na tarde daquele mesmo dia do Domingo, eles estando de portas fechadas por medo dos judeus, Jesus ressuscitado veio e se pôs no meio deles, dizendo: "A paz esteja convosco!"

 Dito isso mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos se alegraram-se ao ver o Senhor! Quanta alegria e emoção, sentiram os discípulos, abraçaram e beijaram o Senhor.

A luz da páscoa do Senhor iluminou o mundo, e jamais se apagará..! Na ressurreição do Cristo está a nossa certeza, de nossa ressurreição.

 Na ressurreição do Senhor está a nossa paz, por isso o Senhor está sempre saudando, os discípulos com o osculo da paz. "A paz esteja convosco."

 Nenhum dos Evangelhos conta-nos, a ressurreição de Jesus, mas falam que Jesus devolveu a vida a pessoas ( vivificou ) como a ressurreição de Lázaro, do jovem de Naim e da filha de Jairo. 

Podemos observar que a ressurreição de Jesus foi diferente. Estes que Nosso Senhor os trouxe para a,  vida, continuaram a viver a vida terrestre, e depois morreram. 

Jesus não voltou da morte simples-mente para a sua vida terrestre. Seu corpo foi reanimado, tornou-se mais belo, foi transformado assumido na vida nova, na vida plena, na qual não existem limitações.

 Agora Ele pode estar onde quiser, atravessar paredes, seu corpo é, um corpo de glória. É este corpo, que é promessa de Deus, para cada um de nós. Irmãozinhos..! 

Foi na Páscoa do Cristo, que Deus na sua infinita misericórdia abriu a todos os homens e mulheres de boa vontade, as fontes do batismo da nossa salvação. 

Nosso Senhor foi provado na sua paixão, num batismo de fogo; sangue e água jorrou do alto da cruz como fonte de misericórdia para nós.

É, nesta fé no ressuscitado, que temos de viver nossas esperanças de cristãos; Jesus é a nossas esperança. Ele é a nossa passagem desta matéria humana que somos, para a vida eterna. 

É por essa fé que esperamos com confiança, naquele que prometeu antes de subir ao Pai nos levar para a vida eterna. Por isso que a ressurreição do Senhor é a nossa futura Páscoa, Jesus é, a nossa ponte que nos leva ao Pai.

Irmãozinhos..! Existe muitas festas de páscoa, qual delas participaremos..? E uma pergunta meia estranha,  para nós cristãos, e tem sentido..?! Sob qual religião, vamos comemorar a páscoa..?

 O que é a Páscoa para nós..? Nestes tempos finais, os homens entende-se a Páscoa do materialismo. 

Trocaram Cristo, pelo coelho da páscoa, do consumismo, do ter e do prazer, as catedrais dos Shoppings estão enfeitadas e coloridas, mas não-se lembra ressurreição, do Cristo..?!

"Cristãos e judeus celebram a Páscoa; Páscoa da história orientada para o futuro entre os judeus. A Páscoa realizada na morte e ressurreição de Cristo, para nós cristãos, ainda que sempre à espera da consumação definitiva." ( CIC 1096 )

Nós cremos que pela morte e ressurreição de Jesus Cristo, todos nós cristãos nascemos para a vida eterna, Nele e para Ele. 

Quando nossos filhos, perguntarem a nós o que celebramos na Páscoa, respondamos: "Celebramos a vida que venceu a morte, Cristo ressuscitou, o túmulo está vazio! Aleluia..! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA LITURGIA: "DEUS CONOSCO, dia a dia" ANO "B" 2015 PÁSCOA DO SENHOR -Pg 63-65; 152-153 --  CIC 1096 -- BÍBLIA AVE MARIA.



























domingo, 22 de março de 2015

EVANGELHO SÃO MARCOS 11,1-10 -- SOLENIDADES: DOMINGO DE RAMOS -- LEITURAS: IS 50,4-7 -- Sl 21 -- Fl 2,11 -- LITURGIA CONFORME O LECIONÁRIO PARA DIA 29/03/2015 --ANO"B"


    CAMINHANDO COM JESUS PARA A VIDA!

                                         

                   

 Naquele tempo, 1 quando se aproximaram de Jerusalém, na altura de Betfagé e de Betânia, junto ao monte das oliveiras, Jesus enviou dois discípulos, 2 dizendo:  "Ide até o povoado que está em frente e, logo que ali entrardes, encontrareis amarrado um jumentinho que nunca foi montado. Desamarrai-o e trazei-o aqui! 3 Se alguém disser: Porque fazeis isso? Dizei: "O Senhor precisa dele, mas logo o mandará de volta." 4 Eles foram e encontraram um jumentinho amarrado junto de uma porta, ao lado de fora, na rua, e o desamarraram. 5 Alguns dos que estavam ali disseram: "O que estais fazendo, desamarrando esse jumentinho? "Os discípulos responderam como Jesus havia dito,e eles permitiram. Levaram então o jumentinho a Jesus, colocaram sobre ele seus mantos, e Jesus montou. 8 Muitos estenderam seus mantos pelo caminho, outros espalharam ramos que haviam apanhado nos campos. 9 Os que iam a frente e os que vinham atrás gritavam. "Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! 10 Bendito seja o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! hosana no mais alto dos céus!"

-Palavra da salvação.
-Glória a vós, o Senhor!



Nós Igreja povo de Deus, estamos diante do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo São Marcos. A Liturgia deste Domingo tem seu ápice na leitura da narração da paixão do Senhor.
Para muitos Cristãos, que não participarão dos ritos da Sexta Feira Santa, por motivos pessoais, é uma oportunidade de ouvir, durante a assembleia litúrgica, esta parte do Evangelho. 

A Igreja Católica no seculo IV, instituiu as solenidades, a festa de Domingo de Ramos, inserindo a leitura, da festa e triunfo do Senhor, entrando triunfalmente, e aclamado palas multidões em Jerusalém. Na metade do Seculo VII foi instituída também a Quaresma. A liturgia do Domingo de Ramos tem dois momentos, solenes: A benção do Ramos e a reflexão homília; da paixão, morte e ressurreição do Senhor.

Estranho as aclamações, dos judeus felizes no Evangelho, os mesmos que gritaram Hosana..! Bendito o que vem em nome do Senhor..! Bendito o Reino que vem, o Reino de nosso pai Davi..! São os mesmos, que gritarão na Sexta Feira: Crucifica-o..! Crucifica-o! ( Mc 11,9-10 )  Soltem Barrabás..!

Jesus entrou em Jerusalém montado num burrinho, o povo fizeram-lhe festa, estendendo tapetes, mantos, flores e ramos, e para vê-lo passar, a multidão acotovelavam-se, para saudá-lo como  rei. Vamos lembrar, de uma passagem do Evangelho de São João no qual Jesus fez o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, queriam aclama-lo  rei, por causa do maravilhoso milagre. 

"A vista desse milagre de Jesus, aquela gente dizia: "Este é verdadeiramente o profeta que há de vir ao mundo". Jesus percebendo que queriam arrebatá-lo e fazê-lo rei, tornou a retirar-se sozinho para o monte. ( Jo 6,14-15 ) Diante dos sinais do milagre da multiplicação dos pães, os judeus queriam fazê-lo rei. Pois acreditavam na profecia; que um Messias viria para eles, resolver os problemas políticos, sacudir o jugo romano e restituir a realeza judaica primitiva. 

 Agora Ei-lo entrando em Jerusalém, e a multidão fizeram-lhe tapetes de flores e saudavam como Rei. O povo perguntavam: Quem é este homem..? Respondiam - Este é o profeta "Jesus de Nazaré da Galileia." Nesta entrada triunfal na cidade de Jerusalém, Jesus veio entregar-se nas mãos dos inimigos, para cumprir as promessas de Deus e as profecias do Antigo Testamento. Vir à Jerusalém, é atiçar o ódio dos fariseus e dos sacerdotes do templo contra si.

Ele se entrega voluntariamente à sua paixão, e não sentiu-se esmagado por forças maiores que Ele. "Ninguém tira de mim a vida, mas dou de mim mesmo!" ( Jo 10,18  Foi Ele que, perscrutando a vontade do Pai, compreendeu que havia chegado a hora e acolheu com obediência livre do filho e com infinito amor para os homens: "Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que a sua hora de passar deste mundo ao Pai, como amasse os seus que estava no mundo, até o extremo os amou." ( Jo 13,1 )  

Quando se lê as narrativas da paixão do Senhor, com olhos de estudiosos, e historiadores, encontramos um problema polemico  e fundamental: quem foram os responsáveis pela morte de Jesus, os judeus ou os romanos? Alguém já escreveram obras literárias, que Jesus morreu por motivos políticos. 

Mas sem razão, pois os quatro Evangelistas, fizeram questão de escreverem a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, Ele veio cumprir seu destino. "Vai ser entregue;" mas antes Ele planeja, com previsão milagrosa e executa com precisão soberana. Chegou o tempo..! "Se o Senhor dos Exércitos decide,  quem o impedirá? ( Is 47,27 )

Quando lemos as narrativas da paixão, com olhos espirituais  de fé entendemo sob a luz do Espirito Santo, quanto Deus nos amou, destruindo a morte eterna, que pesava sobre nós. Com o sacrifício, único, de seu Filho Jesus Cristo,  deu nos vida nova e eterna, reconciliando  nos consigo e nos adotando novamente, como filhos e filhas no seu Reino de amor. 

Vamos agora falar um pouco, do povo escolhido de Deus, os nossos irmãos judeus, do qual procede a religião cristã. Depois da Segunda  Guerra Mundial, a tragédia do povo judeu, (Antissemitismo) as participação dos cristãos, nas lutas pela libertação, fizeram com que este problema visse a tona, e acabasse apaixonando leitores do Evangelho, mais que qualquer outro assunto.  Jesus foi condenado conjuntamente pelos judeus e pelos romanos.

 Em sua morte se realizou uma estranha coincidência de motivos religiosos, de motivos políticos, também se a responsabilidade mais direta parece sem dúvida recair - de acordo com a versão evangélica - sobre os sacerdotes do Templo, os chefes judeus  do sinédrio; portanto, não sobre todo o povo judeu de então e menos ainda sobre a geração judaicas sucessivas. "Acusaram no, e sentenciaram-no a morte, por fazer milagres em dias errados e por dizer ser Filho de Deus."

 Por longo seculos, os judeus foram acusados pelos cristãos, de terem matado Jesus. Por isso uma hostilização e aversão aos judeus, sem contar o "holocausto dos mártires" na segunda guerra mundial. No ano 2000 em 26 de Março, o Papa João Paulo II, pediu perdão aos judeus, num documento de 90 paginas, por uma serie de pecados cometidos nestes 2000 anos de existências contra os filhos da promessa de Deus: "Memoria e reconciliação - A Igreja e as culpas do passado."

 João Paulo II pessoalmente, na sua visita a Israel colocou nas frestas do kotek ( muro das lamentações ) o pedido de perdão, em nome da igreja, a todos os povos judeus: "Deus de nossos pais, escolhestes Abraão e seus descendentes, para levar teu nome, às nações. Estamos profundamente tristes, com o comportamento daqueles que ao longo da história fizeram sofrer esses teus filhos"...

Mesmo nós cristãos sabendo, das verdades espirituais, e  histórica, que Nosso Senhor foi entregue pelos sacerdotes do templo aos romanos, para ser julgado e crucificado, inocente-mente, o problema não fica resolvido totalmente; mas pelo contrário, fica a pergunta para explicar por qual motivo "era necessário" que o Filho do Homem padecesse...? ( Lc 24,26 ) 

O cristão está à procura de outro responsável pela morte de Cristo; sente que há um acusador implacável às suas costas , o qual, antes mesmo de sua prisão, já preparou para Jesus o cálice a ser bebido. Quem é? É o príncipe deste mundo, que aproveitou, pegou carona no plano de nossa salvação tentando subverte-la, é o inimigo da nossa salvação, que não quer, que Jesus Cristo, seja Senhor da nossa salvação..!

A história e o drama, da paixão de Nosso Senhor, é colocado nos últimos momentos de sua vida, com traições dos amigos íntimos, o lavar das mãos de Pilatos, os discípulos fugiram negando-o, abandonaram-o, fugiram de medo dos chefes dos judeus, e dos sacerdotes do Templo; e dos soldados romanos, que os procuravam para prende-los. Tudo isso tem uma explicação espiritual, exprimem e simbolizam a única realidade, que levou Jesus a cruz: "Carregou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro. ( 1 Pd 2,24 )

Jesus carregou todos os nossos pecados sobre a cruz, os nossos pecados lavaram o Cristo sobre a cruz: Ele foi castigado por nossos crimes e esmagado por nossas iniquidades. ( Is 53,5; 1 Pd 2,24 ) Hoje ainda fazemos a a mesma pergunta, o porque que Deus deixou assassinar seu Filho Unigênito feito Homem. A mesma palavra de Deus, nos responde e nos consola; foi necessário tudo isso por amor, por causa da salvação de cada um de nós! Só um "Homem Deus" podia nos salvar e reconciliar-nos com o Transcendente.

 Irmãos..! Nós com nossas misérias de pecados, somos aquele Judas que o traiu; Pedro que o renegou, Pilatos que lavou as mãos, o povo que preferiram Barrabás, que se aquecem ao fogo, falando ninharias, soldados que dividem avidamente a túnica do Senhor, ladrões que  mataram. Jesus crucificado está sozinho na cruz: "Meu Deus porque me abandonastes..!" ("Elói, Elói, lamma sabactàni? ) Atrás dele há distância, existem multidões curiosas a olhar, que não  o conhecem, não o querem, não o desejam, não o amam, e  nem o espera. E lá estamos nós também..!

Tendo acabado de lermos a paixão do Cristo, fechamos o livro, e agora sabemos que a história não se acabou, continua e está agora em ato. "Os acusadores de uma vez morreram"- escreveu um judeu como conclusão de um livro apaixonado sobre o processo de Jesus. As testemunhas foram para casa. O juiz deixou o tribunal. Mas o processo de Jesus continua ainda" ( Paul Winter ) 

Para nós Cristãos, o processo de Jesus e sua paixão continuam, mas em um sentido bem diferente. Em dois sentidos: o processo renova-se em cada discípulo, em cada homem e mulher, que sofre e é, perseguido, como Jesus foi. Por causa de seu nome, muitos nestes "Finais de Tempos," são degolados, fuzilados, mas não negam o seu Senhor..! 

Ouve-se a voz do demônio, personificado nos homens maus, os algoses dos inocentes na telinha dizendo: viva Barrabás..! Jesus não..! Degola ele..! Fuzila ele... Queimam eles..! Crucifica-o Cristo de novo..! Irmãos permaneçamos firme na fé, Jesus esta para chegar..! Aleluia! Glória a Deus!

Cabe a nós escolher com que atitude, queremos entrar na história da paixão do Senhor: Com atitude de Simão Cirineu, que se coloca ao lado de Jesus, ombro a ombro para carregar com Ele o peso da cruz, ou as atitudes das mulheres chorosas, do centurião que bate no peito, do discípulo amado, ou de Maria a mãe do Senhor silenciosa aos pés da cruz. Ou daqueles que ficam de longe, para ver terminar o episodio do martírio do Senhor.A narrativa da paixão que acabamos de ouvir, terminou com a imagem da pedra rolada na porta do túmulo. ( Mc 14,46 )

Sabemos porém que a pedra não adiantou: Jesus ressuscitou dos mortos, e está, sentado a direita de Deus Pai todo poderoso. Contudo, enquanto dura este mundo de dor e de pecado, ele está ainda misteriosamente no sepulcro; não ressuscitou ainda totalmente. "O seu corpo mistico está nas prisões, está ofendido e sob processo; porque com aqueles que sofrem, sofre Ele também" 

A Semana Santa nos deve recordar sobretudo isso. Destes três mistérios: crucificação,  sepultura e a ressurreição, "na Eucaristia que celebramos atualiza tudo de novo, a vida, a paixão, a morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. "Proclamamos Senhor vossa morte e ressurreição, vinde Senhor Jesus!" Amém!

Jesus é o Senhor!


TEXTO ELABORADO ADAPTADO; A HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE" DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR: COMO LER A PAIXÃO. Pg 799-802 -- DEUS CONOSCO dia a dia --ANO LITÚRCO "B" MARÇO 2015 -Pg 109-110.  BÍBLIA  DO PEREGRINO. EVANGELHO DE MARCOS  CONTEXTO:11, 1-11 Rodapè.




                                                                                      

                                                                            

                                                                            














domingo, 15 de março de 2015

EVANGELHO SÃO JOÃO 12,20-33 - 5º DOMINGO DA QUARESMA ANO"B" - LEITURAS: JR 31,31-34 -- SALMO 10,45 50 -- Hb 5,7-9 --LITURGIA P/ 22/03/2015 --ANO DA PAZ -- EU VIM PARA SERVIR Mc 10,45


                                UMA NOVA ALIANÇA!


Naquele tempo, 20 havia alguns gregos entre os que tinham subido a Jerusalém, para adorar durante a festa. 21 Aproximaram-se de filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: "Senhor, gostaríamos de ver Jesus." 22 Filipe combinou com André e os dois foram falar com Jesus. 23 Jesus respondeu-lhes: Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. 24 Em verdade vós digo: "Se o grão de trigo que cai na terra e não morre, ele continua só um grão de trigo; mas, se morre, então produz muito fruto. 25 Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo, conservá-la para a vida eterna. 26 Se alguém me quer seguir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará. 27 Agora sinto-me angustiado. E que direi? Pai livra-me desta hora? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. 28 Pai, glorifica o teu nome! Então veio uma voz do céu: "Eu glorifiquei e o glorificarei de novo!"29 A multidão, que ai estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: "Foi um anjo que falou com ele."30 Jesus respondeu e disse: "Essa voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por causa de vós.31 É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, 32 e eu, quando for elevado da terra, atrairei todos a mim. 33 Jesus falava assim para indicar de que morte iria morrer."

-Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!


Nós povo de Deus estamos diante do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São João. Hoje o Senhor quer nos falar daqueles que querem ver Jesus, e daqueles discípulos, a exemplo de André e filipe, que levam os que não conhecem o Evangelho, até Jesus.

 A resposta dada aos dois discípulos, Nosso Senhor diz que vai atrair todos a Ele, quando Ele, for elevado da terra,  o mundo será julgado, e o demônio que é o chefe deste mundo será expulso. 

Jesus não é objeto de curiosidade, nem se expõem nas vitrines do mundo. Quem quiser ver Jesus, vai vê-lo crucificado. Para que aja fruto é necessário que a semente semeada na terra morra, para que nasça de novo  e recupere nova vida. Jesus aceita perder sua vida, para recupera-la depois na sua ressurreição.

 Quem quiser vê-lo e segui-lo, estará onde Ele estiver; quanto na terra, quanto na eternidade. Satanás com quem Jesus defrontou no deserto, prometendo voltar em outra ocasião, será expulso sem que se trave batalha. Jesus se angustia, deseja livrar dessa hora, mas permanece firme, porque trata-se de glorificar o nome de Deus Pai."

 A primeira pergunta para nós..! Temos levados fieis até Jesus..? É  através da comunidade povo de Deus, que os homens vêem Jesus, e descobre o seu projeto, encontrando esse caminho de amor e doação, que conduz a vida nova, do homem novo a salvação. "A Nova e eterna Aliança. ( Lc 22, 19-20 )

Irmãozinhos..! Existem muitos irmãos nossos, como aqueles que foram ter com Jesus, com sede da palavra de Deus, que gostaria de ouvir falar de Deus. Nós cristãos batizados no Cristo, agora somos os braços, os pés e a boca do Senhor, para anunciar o seu Reino e glorifica-lo!


 As leituras deste Domingo ajudam-nos,  na preparação para a "Semana Santa," e nos apresentam o Cristo, como centro da busca de todos os povos, representados neste Evangelho, gregos que querem ver Jesus! ( Jo12,21 )O Evangelho permite nos ver, os sentimentos que Jesus passou intimamente, ao aproximar a sua hora. 

No terceiro Domingo da quaresma, o Evangelho: Jesus tinha ido ao templo, e expulsados os vendilhões, e depois a sua entrada triunfal em Jerusalém. ( Solenidade de Ramos, Semana Santa)  O episodio mexeu com as posições, de muitos privilegiados do Sinédrio e do Templo, que agora inflamados de ira e ódio, buscam Jesus para prende-lo e mata-lo.

 Essa coragem de Jesus, nos dá forças para imita-lo, e enfrentar as dificuldades temporais e espirituais, no anúncio da Boa Noticia do Reino. Jesus como Homem, sabia que sua hora havia chegado, não tinha como fugir de sua missão, de conciliar a humanidade decaída pelo pecado original, com Deus.

 Jesus depois de receber as visitas, dos gregos que queriam vê-lo. Sua pessoa, sua alma se entristece e inicia-se uma ansiedade, que culmina na agonia do Jardim do Getsêmani: "Agora a minha alma está perturbada." Mas também iniciou o seu Fiat; as palavras, "Pai glorifica o teu nome."

 Cristo nos dias últimos de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lagrimas, àquele que era capaz de salva-lo da morte. E foi atendido por causa de sua entrega a Deus. ( Hb 5,7 ) Apareceu-lhe um anjo do céu para confortá-lo. ( Lc 22,39-46

Mesmo sendo Filho de Deus, Ele como Homem ser humano, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que sofreu. Mas na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. ( Hb 5,8-9 )

 Nosso Senhor disse ao Pai do céu: "Faça em mim a tua vontade; aceito a cruz, porque sei que ela será a perfeita glorificação de teu nome.  Pai chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. 


João nos propõem neste texto a fazermos uma meditação sobre a morte glorificação do Cristo; é uma prefiguração Pascal, visto por algo de ser cumprido pela salvação do pecador. os libertar das garras da morte eterna. Este Homem, cem por cento celeste e cem por cento humano, é Nosso Senhor Jesus Cristo..!

 Por isso de maneira  dramática, o Cristo foi morto na Cruz, para ressuscitar dentre todos os mortos, e atualizar definitivamente a nova e eterna aliança de Deus com os homens. Só um justo divino poderia nos salvar da morte eterna, por isso que Jesus é o Senhor!

A primeira leitura, da liturgia deste Domingo da Quaresma, o profeta Jeremias chora, concorda com almejo, o advento da vinda daquele, que virá trazer a nova e eterna aliança, aos homens de boa vontade. "Dias virão, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e Judá uma nova aliança." ( Jr 31,31 ) 

Assim como Deus conduziu Moisés, atravessando o mar vermelho, com o povo escolhido, o Cristo atravessou o mar da morte para ressuscitar no terceiro dia, glorificado pelo Pai, para a Nova Aliança da  vida eterna. O prelúdio; vitória sobre a morte e o final da glorificação de Cristo com sua ressurreição. 


A Nova Aliança afunda suas raízes, na própria criação; decisão: Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, está expresso o projeto de Deus de fazer do Homem criatura inteligente e livre, para que ele pudesse ser um inter-locutor e amigo de Deus.


 Dessa liberdade do homem criado sua imagem e semelhança, infelizmente se expressou em um não a Deus; foi quando o homem perdeu à amizade com Deus ( Adão e Eva - Gn 3,1-24 )  O primeiro Homem é terreno, o segundo é celeste. "O primeiro disse não para o criador, o segundo disse Sim..!" ( 1 Cor 15,47- 49 )

Isso nos mostra que a Nova Aliança , não está inscrita em tabuas de pedra, mas sim nos corações, de todos aqueles que abrirem seus corações, ao Espirito Santo de Deus, que por meio do Cristo, foi realizado a Pascoa definitiva e eterna.

 No salmo responsorial cantemos a Deus: "Criai em mim um coração que seja puro!" A liturgia de hoje o Senhor nos apresenta a lógica do "Grão de Trigo," como imagem de sus Páscoa.  Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.( Jo 12,24 ) 

Celebremos então com a confiança, daquele que na fidelidade a Nova e eterna Aliança, nos conquistou vida nova de ressuscitados. Pelo nosso batismo, morremos com Ele, para ressuscitar para a vida eterna. ( Rm 6,24 )  

Como podemos ver Jesus..? Nós não podemos vê-lo com os nossos olhos, mas podemos vê-lo com os olhos espirituais da fé, e aguardamos com esperanças vê-lo um dia na visão da glória. Vem Senhor Jesus..! ( 1 Ts 4,15-16; Ap 1,7-8 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA: "O VERBO SE FAZ CARNE, 5º DOMINGO DA QUARESMA:" UMA NOVA ALIANÇA"ANO "B" - Pg 287-290 ;  "DEUS CONOSCO dia a dia" - 5º DOMINGO DA QUARESMA -  ANO "B" 2015 -Pg 87-89 - PORTAL DOS DEHONIANOS 5º DOMINGO DA QUARESMA --REVISTA CRISTÃ Nº 950 Pg 61 5º DOMINGO DA QUARESMA.






domingo, 8 de março de 2015

EVANGELHO SÃO JOÃO 3,14-21 - 4º DOMINGO DA QUARESMA - ANO "B" 2015 - LEITURAS: 2 CR 36,14-16.19-23 - SL 136 - EF 2,4-10 - LITUGIA P/15/03/2015 - ANO DA PAZ- "EU VIM PARA SERVIR" Mc 10,45 .


                      O SENHOR VEM NOS SALVAR!


 Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 14 Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todos os que crerem nele tenham a vida eterna. 16 Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.17 De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar, mas, para que o mundo seja salvo por ele.18 Quem nele crê, não é condenado, mas, quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.19 Ora, o julgamento é este: A luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20 Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21 Mas age conforme a verdade, aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

-Palavra da salvação.
-Glória a vós, Senhor!

                             
           
                                                                                                                                   
Nós povo de Deus, estamos, diante do Evangelho de São João, quarto Domingo da Quaresma. Jesus está caminhando para Jerusalém, para glorificar a Deus, com sua missão salvífica. O Evangelista nos dirige a palavra, falando-nos do amor de Deus, e nós garante, que Deus nos oferece gratuitamente e incondicionalmente a vida eterna. Quando anunciamos o Evangelho, não anunciamos como se fosse um fato acontecido, a dois mil anos atrás, como se fosse um fato histórico.

 Proclamamos a Boa Nova, com um objetivo claro e definido, de se tornar presente e real, esta salvação que nos é oferecida por Deus Pai. A Eucaristia, que celebramos, atualiza tudo de novo: A vida, a paixão, a morte  e a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.  E esperamos que o Cristo ressuscitado venha, mais uma vez, para arrebatar sua Igreja, e implantar seu Reino definitivamente. "Jesus Cristo vive, e está no meio de nós!" "Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa fé!"( 1Cor 15,14 )

 Mas tem um porém, para cada um de nós; disse o Senhor Jesus! "Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer de novo, não poderá  ver, o Reino de Deus! O que é então, nascer de novo..? Nicodemos não entendeu, a doutrina de Jesus, quando Ele disse que era necessário nascer de novo. Como pode um homem velho nascer de novo..? 

 Será que temos de entrar de novo, no seio da nossa mãe..? Jesus disse a Nicodemos: Oh! Nicodemos! "Você é sábio em Israel, e ignoras estas coisas..!?" Jesus deve ter pensado naquele momento: Depois da minha morte e ressurreição, e vier o Pentecostes, eles vão lembrar e entender tudo isso que estou falando. Jesus é Deus, Ele sabia, e sabe, tudo que vai nos acontecer!

E foi mesmo assim, depois de Pentecostes ouve um avivamento na Igreja do Senhor, pela fusão do Espirito Santo, a Igreja de Jesus se manifestou ao mundo: os Apóstolos e discípulos saíram pelo mundo pregando o Evangelho, e testemunhando Jesus ressuscitado.  (CIC 767; 1076)  O encontro pessoal com Cristo, abre o nosso coração à fé e a conversão, para recebermos uma vida nova, e sermos melhores pessoas.

Quantos de nós católicos, que dizemos cristãos batizados, banalizamos o nosso corpo, que é  templo do Espirito Santo.  Não buscamos o nascer de novo, com um encontro pessoal com o ressuscitado, no poder do Espirito Santo. "O que nasceu da carne é carne, o que nasceu do Espirito é espirito." ( Jo 3,3-6 ) 

O diálogo de Jesus e Nicodemos, é um convite a conversão e coloca-se duas opções: Aquele que crê, e aquele que não crê. Aquele que não crê, pratica o mal, está nas trevas; mas aquele que luta e esforça contra o pecado, para praticar a verdade, estes aproximam da luz, estão perto do Reino.

Jesus disse: "Os sãos não precisam de medico, mas os enfermos; Não vim chamar os justos, mas os pecadores." ( Mc. 2,17 ) Nicodemos é a figura de todos nós, que queremos ser fieis ao Senhor, mas nem sempre esforçamos, para dar testemunho, ficamos em cima do muro da nossa tibieza.

Nicodemos era judeu, pessoa boa, como muitos de nós somos, conhecia as Sagradas Escrituras, era um discípulo seguidor e simpatizante do jovem mestre, veio ter com Jesus, na calada da noite, para que ninguém do Sinédrio e do templo o visse, e saíssem falando dele. Não queria se comprometer com o projeto do Reino de Deus. 

 No seu coração ardia uma força inevitável de ir de ver  o Cristo, e escuta-lo. O que faltava  então em Nicodemos..? Não é assim que muitas vezes acontece conosco..? Ficamos incomodados com a graça de Deus agindo em nós..?  É Deus nos chamando, para irmos à Igreja, para louva-lo e ama-lo. 

 Faltava para Nicodemos, o encontro pessoal com o Cristo, como falta a muitos de nós, que dizemos cristãos, esse encontro só pode ser no poder do Espirito Santo. Foi em Pentecostes que a Igreja do Senhor foi batizada no poder do Espirito, para a glória do Senhor Ressuscitado! Essa graça do batismo no Espirito, é para todos nos cristãos, e tem que ser todos os dias das nossas existências.

 O Espirito Santo, é a alma da Igreja que a santifica. A igreja é Santa é pecadora, porque é formada de homens e mulheres pecadores, necessitados do amor de Deus. Jesus disse a Nicodemos: "Não te maravilhes do que eu tenha dito: Necessário vós é nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves-lhe o ruido, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espirito." ( Jo 3,7-8 ) 

Os que estão na carne, se conformam com as coisas manentes do mundo; mas os que estão no Espirito são assíduos com as coisas do Reino dos céus.  Jesus é o grande amor de Deus à humanidade, o mundo precisa reconhecer Nele, a salvação. Porque é dos corações dos homens sem fé e temor de Deus, que procede as trevas.

 É Nele que temos que fazer a experiência do amor de Deus,. Jesus é o batizador, que batiza com o fogo do Espirito Santo, conforme disse João Batista aos discípulos. É, Ele o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo..! Ele veio ao mundo para cumprir os planos do Pai em favor dos homens. ( Mt 3,11 )

 Este quarto Domingo da Quaresma que celebramos, a liturgia é da alegria, e, está no canto responsorial, "Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti, Jerusalém, eu me esquecer!" ( Sl 136 ) 
É como se estivéssemos dizendo-nos, com palavras cheias de doçuras: "Alegra-te, Jerusalém!" Vós que estais tristes exultai de alegria!" Alegra-te ó Igreja do Senhor e exultai vós de alegria, porque Jesus é a nossa esperança e alegria!

 Ele é a nossa confiança, pelo seu coração misericordioso, como uma porta aberta, entraremos no céu..! A liturgia deste Domingo escolheu o caminho certo, mostrando o motivo da alegria: Deus nos ama..! "Deus é rico em misericórdia, nos amou muito. Vamos então aproveitar esta ocasião única para meditarmos o amor de Deus, que é a alma de toda a Sagrada Escritura. Nós humanidade, estávamos numa situação sem saída, devido as transgressões do pecado original; tínhamos perdidos a graça de filhos de Deus. 

Precisa-vamos de um salvador que fosse divino, porque nós, por nós mesmo, na nossa humanidade mortal e pecadora, não podíamos salvar a nós mesmo, da morte eterna. Mas o nosso Deus cheio de amor, misericórdia, olhando para este mundo, encheu-se de compaixão, veio ao nosso encontro para nos adotar novamente como filhos, em seu filho Nosso Senhor Jesus Cristo.

Como Deus é maravilhoso e terrível em amor..!? Quando completou o tempo de Deus, Ele enviou o seu Filho, nascido pelo poder do Espirito Santo, de uma mulher escolhida , e preparada, dentre todas as mulheres: - A "virgem Maria." O amor de Deus, manifestado em Cristo, revela que o ser humano, não está só em seu drama neste mundo. 

Movido pela compaixão, Deus assume nossa carne para se fazer, em Cristo, redenção para todo o gênero Humano. O Apóstolo São Paulo nos exorta na carta aos Efésios: "Irmãos Deus é rico em misericórdia! Por causa do grande amor, com que nos amou, quando estávamos mortos por causa de nossas faltas, Ele deu nos vida com Cristo. Só em Jesus Cristo é que, somos salvos." ( Ef 2,4-5 ) 

Assim como Moisés, levantou a serpente de bronze no deserto, para a salvação dos Israelitas, todos que a olhassem ficavam curados, Deus levantou seu Filho único na haste da cruz; para que todos aqueles que olharem para o crucificado, serão salvos e terão vida eterna. Por isso nós cristão cheios de alegria, nascido de novo em Cristo Jesus, pelo nosso batismo, sem medo, podemos anunciar o Ressuscitado, à luz do dia que: "Jesus Cristo é o Senhor!" Amém!

Jesus é o Senhor!


DO MESMO MODO COMO MOISÉS LEVANTOU  A SERPENTE NO DESERTO, ASSIM É NECESSÁRIO QUE O FILHO DO HOMEM, SEJA LEVANTADO, PARA QUE TODOS OS QUE NELE CREREM TENHA A VIDA ETERNA! Jo 3,14


TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA: "O VERBO SE FAZ CARNE", 4º DOMINGO DA QUARESMA, ANO "B"- TEMA: "DEUS NOS AMA!" - DEUS CONOSCO dia a dia, 4º DOMINGO DA QUARESMA ANO "B" Pg. 65-68 - MARÇO 2015. CONSULTA DE CONTEXTOS- BÍBLIA AVE MARIA. ( Obs: O comentário do Evangelho, foi feito sob o texto de São João 3,1-21, para melhor entendimento e desenvolvimento do comentário )










domingo, 1 de março de 2015

EVANGELHO SÃO JOÃO 2,13-25 -- 3º DOMINGO DA QUARESMA - 1º LEITURA: ÊX 20,1-3. 7-8.12--17 - Sl18 - 2º LEITURA: 1 COR 1,22-25 -- LITURGIA PARA:08/03/2015.


                         CRISTO É A VERDADE ETERNA!


13 Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14 No templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas, que estavam ai sentados.15 Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do templo, junto com ovelhas e bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16 E disse aos que vendiam pombas: "Tirai isso daqui! Não façais da casa do meu Pai uma casa de comercio!"17 Seus discípulos lembraram-se mais tarde o que a escritura diz:"O zelo por tua casa me consumirá."18 Então os judeus perguntaram a Jesus: Que sinais nos mostras para agir assim?19 Ele respondeu:"Destruí este templo, e em três dias eu o levantarei." 20 Os judeus disseram: Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias? 21 Mas Jesus estava falando do templo do seu corpo.22 Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na sagrada escritura e na palavra dele. 23 Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que realizava, muitos creram no seu nome. 24 Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; 25 e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro.

Palavra da salvação.
Glória a vos, Senhor!



Nós estamos no terceiro Domingo da Quaresma, e hoje o Senhor através da palavra,vem falar conosco povo de Deus. Este tempo e o tempo propicio, para refletirmos sobre a nossa conversão pessoal. Quem e o Jesus, que expulsou os vendilhões do templo..? Que templo e esse, que o Senhor quer nos fazer entender..? 

"Não sabemos que somos templo de Deus, e que o Espirito de Deus habita em nós..?" ( 1 Cor 3,16-17 )Lembremos que somos templo do Espirito Santo, e muitas vezes maculamos este templo, com nossas infidelidades, não cumprindo os mandamentos do Senhor. Tempo Quaresmal é tempo propicio para a nossa conversão pessoal, e também da comunidade cristã.

  É tempo de irmos ao encontro do Senhor, ama-lo sobre todas as coisas, em Espirito e verdade.  ( Jo 4,23 )   Os mandamentos são para nós cristãos, expressão viva do carinho de Deus, para com seus filhos e filhas. A aliança de Deus, exige do ser humano, percorrer um caminho constante de conversão, para vivenciarmos a fraternidade e a partilha.

 Quem está comprometido com Deus, não encara os mandamentos como um fardo, mas o vive com alegria. Eles devem balizar nossa caminhada de fé e vida, rumo ao Reinos dos céus. Nosso Senhor simplificou, os mandamentos, em uma só palavra de amor: "Eu dou um novo mandamento: "amai-vos uns aos outros. Assim também vós deveis amar uns aos outros. Nisso todos conhecerão que sois meus discípulos  se amardes uns aos outros." ( Jo 13, 34-35, Jo 15,12 )

Quaresma tempo de conversão e renovação; e para acontecer  uma verdadeira e autêntica conversão em nós, precisamos passarmos por uma corajosa revisão de nossa própria vida moral, e também da própria vida litúrgica que praticamos. Sim..! Com palavras mais simples, dos próprios costumes das nossas orações. Como está os nossos joelhos..? Tem calos de oração..? Como está, a nossa vida de fé na igreja e fora dela..? Saímos da igreja do mesmo jeito que entramos..? Temos deixado o Espirito Santo de Deus, agir em nós..?

Temos sidos doceis ao Espirito Santo, e nossos semelhantes..? Estamos buscando uma renovação de vida nova, na oração do amor: "A maior oração é amar..!" Amar o nosso próximo, ir ao encontro dos nossos irmãos, esquecidos, que muitas vezes está até dentro de nossas próprias casas, sem o nosso diálogo familiar, pois a primeira igreja é a nossa igreja doméstica. "A família!"

Esse processo do amor de Deus, faz que saiamos de nós mesmo, e encontremo-nos com os outros, que são nossos próximos e irmãos.. Precisamos fazer pontes de paz, de diálogo, amizades, para achegarmos aos nossos vizinhos e amigos, que até, mora ao lado das nossas casas. As vezes moramos tantos anos perto, uns dos outros e não conhecemos os nossos vizinhos.

A Campanha da Fraternidade deste ano, nos chama ao isentivo, a esse encontro, que gera bom convívio social. A sagrada liturgia de hoje nos dirige nossa atenção exatamente, sobre estes aspectos importantes da vida cristã. "Renovação e conversão" A segunda leitura, São Paulo sugere nossa conversão, à lógica de Deus. Nestes tempos finais, estamos vivendo um cristianismo, que esqueceu da cruz do Senhor, pronunciam o nome do Senhor em vão.  Pregam os milagres das curas espantosas, os fenômenos da prosperidade materialista, mas esquecem do Reino dos céus. ( 1 Cor 1,22-25 )

 Jesus crucificado é escândalo, para muitos que se dizem cristãos, é insensatez para o mundo que não querem, e não conhecem Deus. Mas que alegria e sabedoria para todos os que são chamados a viverem no amor de Cristo, sabedoria e poder de Deus. Não imaginam os insensatos, que Deus é mais que os homens, aquilo que dizem fraquezas de Deus, é mais forte que os homens que não passam de pó. "Tu és pó, e em pó tornarás." ( Gn 3,19 ; 1 Cor 22-25 )

A liturgia deste Terceiro Domingo da quaresma, nos chama a atenção sobre aspectos importantíssimos da nossa vida cristã. Não são coisas novas para aprendermos, são coisas velhas a serem feitas, que não estamos fazendo. A igreja-comunidade deve ser o lugar privilegiado do encontro com Deus, onde todo ser humano encontra espaço adequado, para celebrar a vida e dialogar com Deus e os irmãos, acolhendo e assumindo a proposta de salvação, que Deus oferece a todos. Nosso testemunho pessoal deve ser sinal e presença de Deus para os irmãos.

Por exemplo, a nossa acolhida, a saudação social  amiga:  Deus te abençoe..! Bom dia..! A paz de Cristo..! Jesus ti ama..! Vai com Deus..! Quando entrarmos numa casa:"A paz de Deus esteja nesta casa..! Quando sairmos: Fiquem com Deus..! Isso já é um grande começo de renovação, do nosso interior humano, pedras vivas do corpo mistico, de Cristo que somos. O nosso testemunho pessoal deve ser sinal e presença de Deus para os irmãos.

As leituras de hoje, nos leva a fazermos uma reflexão sobre o nosso comportamento, em relação a Deus, a nossos irmãos e com nós mesmo. O nosso Pai Francisco quer uma igreja que saia do comodismo, e vá ao encontro do povo de Deus, as periferias, os pobres, os excluídos, e os margina-lizados, ou melhor daqueles que não conhecem Jesus. 

 Estamos nos "Fins dos Tempos," um tempo de tecnologia e alta ciência, com muitas doutrinas estranhas da Nova Era, os homens dizem não precisarem de Deus. Parece nos, que falar de Deus nestes "Tempos," muitas vezes escanda-lizam e agride as pessoas, que não crêem em Deus, só acreditam no manente desta vida, e, em mais nada. Mas a coragem Cristão..!  Jesus Cristo, enfrentou o Sinédrio e o Calvário, Ele nos dá forças para enfrentar todas as dificuldades nestes Tempos.

 Estamos vivendo, um tempo de perseguição à igreja; homens, mulheres e crianças estão morrendo pelo Evangelho, como nos tempos de perseguição da Igreja Primitiva. Não seria lindo se respeitássemos a fé um do outro..? Voltando-nos para o Evangelho, de hoje, Nosso Senhor demonstra o sentimento de um Deus, que se revolta com a injustiça e a manipulação das coisas sagradas. "Deus não tarda, e não faltará..!" "Ele está para chegar, vinde Senhor Jesus!" ( Ap 22,17-21 )

 Dela falou o tópico evangélico de hoje: Jesus um dia subiu ao templo de Jerusalém e ali encontrou gente que vendiam, urravam, contratavam, como acontece geralmente nas feiras das nossas cidades; então Jesus indignou-se, e, tendo um chicote de cordas nas mãos, começou a derrubar pelo chão, mesas, bancas, gaiolas com animais, gritando com poder.

"Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai, uma casa de negócios!" (Jo 2,6 ) A minha casa será chamada de oração, para todas as nações. ( Mt 11,17 )  Nestes tempos, já houve quem quisesse ver neste episodio dos vendilhões do templo, como um inicio de uma revolta de caracter social e politico da parte de alguns religiosos com outras ideologias, que Nosso Senhor havia liderado um movimento.

 Mas é sem razão. A importância deste episodio é um dos poucos referidos concordemente por todos os quatro evangelhos, são de ordem religiosa, pois na palavra está dito: "A minha casa é casa de oração!" ( Mt 21,13 )  A expulsão dos vendilhões do templo, e um gesto Messiânico: "O inicio de um tempo novo, escatólogico, em que são oferecidos  a Deus as ofertas que convém. ( Ml 3,3 ) 

 "Jesus é o novo Templo," e nós podemos ser as pedras vivas deste Templo, que é o corpo mistico de Cristo. Em Jesus está a eterna preocupação de Deus em conduzir seu povo, ao encontro da nova vida. Jesus é o caminho a verdade e a vida! Foi neste sentido que o senhor disse: Destruí vos este templo, e eu o reerguerei em três dias. Jesus estava falando do templo de seu corpo. 

 Ele é o templo do novo culto. Cada oração, e oferta a Deus deve ser feita "em Cristo Jesus," para que seja um culto espiritual vivo e santo, e agradável a Deus. ( Rm 12,1 ) "Ele é o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo." O santo sacrifício da Missa, está na Eucaristia, o culto agradável a Deus.

 Outro culto que Deus aprecia em nós, é um coração contrito, benigno, arrependido, pedindo para voltar, desejando escutar a palavra de Deus, suas propostas, traduzidas em gestos concretos de doação fraterna, a serviço dos simples e sem pensar a quem. Ir ao encontro dos pobres, dos doentes. Fazermos isto, é como estarmos, dando respostas a liturgia ao Evangelho de hoje. 

A lógica  de Deus, não está nas coisas passageiras deste mundo, mas nas que tem importâncias  duradouras e eternas. A lógica de Deus por nós, está na cruz de Cristo..! Irmãozinhos..! Hoje, olhando para a mensagem do Evangelho,  qual é o verdadeiro culto que o Senhor espera de nós..? São ritos solenes, pomposos, vazios..?  O que Nosso Senhor, precisa expulsar do nosso templo interior, personificado pelo mundanismo..? 
Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE" 3º DOMINGO DA QUARESMA. ANO "B" Pg 278-281-- DEUS CONOSCO dia a dia - 3º DOMINGO DA QUARESMA ANO "B" Pg 45-47--  PORTAL DOS DEHONIANOS: www.dehonianos.org