domingo, 26 de outubro de 2014

EVANGELHO SÃO JOÃO 11,17-27 -- "COMEMORAÇÃO DOS FIEIS DEFUNTOS" -- ANO "A" 2014 - LITURGIA PARA 02/11/2014


         "EU SOU A RESSURREIÇÃO E A VIDA!"
"QUEM CRÊ EM MIM, MESMO QUE MORRA VIVERÁ. E TODO AQUELE QUE VIVE EM MIM NÃO MORRERÁ JAMAIS. CRÊS ISTO?"
 17 Quando Jesus chegou a Betânia, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. 18 Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. 19 Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20 Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21 Então Marta disse a Jesus: "Senhor, se tivesse estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22  Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá." 23  Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão ressuscitará." 24 Disse Marta: "Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição,no último dia." 25 Então Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26 E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?" 27 Respondeu ela: "Sim Senhor, eu creio firmemente que és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


Queridos irmãos e irmãs, no Cristo Ressuscitado..! Jesus é a nossa esperança de vida eterna. Pois sem Ele, aonde iremos..? Só Jesus tem palavras, de vida eterna..?! No evangelho Ele nos diz: " Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais." "Crês isto..?" Esta pergunta o Senhor fez, à dois mil anos atrás, a sua discípula Marta, irmã de Lázaro, e  atualiza todos os dias para nós, no seu corpo mistico, através da sagrada Eucaristia.

 O justo vive pela fé..! ( Hb 10,38 ) Essa é a nossa fé Cristã, pois já dizia São Paulo na carta aos Corintios: Se a nossa esperança, for só para esta vida, somos então, os mais infelizes dos homens. ( 1 Cor 15, 12-19 ) O dia que hoje celebramos, é dominado pela saudade afetuosa, das pessoas falecidas, que nós amávamos quando vivas. Todos nós sem exceção, temos em nossas mentes, recordações, saudades e prantos, pelos nossos, que estão na eternidade.

 O choro as lembranças, pelos entes queridos, fazem parte do ser humano, porque somos assim; temos sentimentos! Como o Senhor Jesus falou: "Estão no mundo, mas não são do mundo." Nós não somos deste mundo, estamos de passagem; somos cidadãos do céu, e é, para lá que iremos."( Jo 17,16 ) Jesus também chorou, a ausência de Lazaro, quando chegou em Betânia, e como chorou lágrimas de sangue, sobre a própria morte, lá no horto das Oliveiras. ( Mt 26,37-38 )

Quando morremos, deixamos esta condição física, e continuamos como pessoas, pois nossa alma espiritual, volta para junto de Deus. É justo que neste dia de finados, demos espaço para estas pessoas queridas, para que possam, reviver em nosso piedoso afeto, e em nossas orações. As flores, as homenagens, as velas  que acendemos, são para Deus, em agradecimentos, pelas pessoas que passaram por nossas vidas, e agora acreditamos que estão na glória de Deus, no gozo bem-aventurado.

Nós cristãos cremos que, os nossos mortos vivem num sentido, bem mais verdadeiro e pleno: Estão na eternidade;  estão "em  Deus."A morte não é o final de uma caminhada aqui na terra, mas é um começo de uma vida eterna, Nosso Senhor nos garantiu a vida eterna, dando sua vida para derrotar a morte eterna. Por isso  com fé salmodiemos com alegria: "O Senhor é a minha luz e salvação..!" ( Sl 26 )

Por isso, nós cristãos, esperançosos da vida eterna, não falamos dessa morte, mas falamos do outro rosto dela: Daquele que somente a palavra de Deus pode nos revelar. O rosto da morte que perdeu seu aguilhão e foi engolido pela vitória da ressurreição de Cristo, e não ameaça mais nosso ser espiritual da destruição total. Por isso devemos sem cessar proclamar que Jesus Cristo é o Senhor, da nossa salvação. ( 1 Cor 15,54 ) 

O Catecismo da Igreja Católica nos diz: "Para ressuscitar com Cristo é preciso morrer com Cristo, é preciso "deixar a mansão deste corpo para ir morar junto do Senhor" ( Cor 5,8 ). Nesta partida que é a morte, a alma é separada do corpo. Ela será reunida a seu corpo no dia da ressurreição dos mortos." ( CIC 1005) 

 " A morte é o fim da peregrinação terrestre do homem, do tempo e da graça e da misericórdia que Deus lhe oferece para realizar sua vida terrestre segundo o projeto divino e para decidir seu destino último."  "Assim como Cristo ressuscitou e vive para sempre, todos nós ressuscitaremos no último dia. Nós cristãos católicos, "cremos na verdadeira ressurreição desta carne que possuímos agora. Contudo, semeia-se no túmulo um corpo corruptível, ele ressuscita um corpo incorruptível, um corpo espiritual." ( 1 Cor 15,44 )  ( CIC 1017 ) 

Então não haverá mais lagrimas, dor, tristeza... porque, no fim de tudo, Deus ressuscitará seus filhos e filhas queridos, como ressuscitou Jesus Cristo do vale da morte. Essa é a nossa fé, e nossa esperança...! São Paulo na segunda leitura de hoje nos encoraja: "Será que ignorais que todos nós, batizados em Jesus Cristo, é na sua morte, fomos sepultados com Ele, para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela glória do Pai, assim também nós levemos uma vida nova." ( Rm 6,3-4 ) 

Esta vida nova se chama "Vida Eterna," que Nosso Senhor Jesus Cristo conquistou para cada um de nós. "Se, pois, morremos com Cristo, cremos que também viveremos com Ele. Para entender o mistério da morte, precisamos da fé, devemos crer que ela foi vencida, uma vez por todas, no momento em que Jesus passou por ela, extraindo-lhe todo veneno, e glorioso ressuscitou. "Eu sei que meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne verei a Deus." ( Jó 19,25-27 ) Aleluia..! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA "O VERBO SE FAZ CARNE; Pg 857- 859; DEUS CONOSCO dia a dia Pg 31-33 - ANO "A" NOVEMBRO 2014 - CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA - BÍBLIA AVE MARIA.

sábado, 18 de outubro de 2014

EVANGELHO DE SÃO MATEUS 22,34-40 -- 30° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" 2014 -- LITURGIA PARA 26/10/2014


                                     


    Naquele tempo, 34 os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35 e um deles perguntou a Jesus, para experimenta-lo: 36 "Mestre, qual é o maior mandamento da lei?" 37 Jesus respondeu: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento! 38 Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39 O segundo é semelhante a esse: "Amaras ao teu próximo como a ti mesmo. 40 Toda a lei e os profetas dependem desses dois mandamentos."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!





Nós povo de Deus, estamos neste Domingo, diante do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Segundo São Mateus. E a pergunta é: Qual é o maior dos mandamentos..? O Senhor nos fala hoje de dois mandamentos inseparáveis: "O amor a Deus e o amor aos irmãos!

 Jesus no evangelho, lembrou as leituras do Antigo Testamento, aos saduceus que o punha em prova: "Ouve, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças." ( Dt 6,4-5 = Mt 22,37 ) A grande novidade da palavra proclamada, é a segunda parte: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo." 

O Senhor Jesus retoma novamente as leis do Antigo Testamento: "Não vingarás e não guardarás rancor contra os filhos de teu povo. "Amarás o teu próximo como a ti mesmo." ( Lv 19,18 = Mt 22,39 ) Os fariseus e os saduceus, conheciam as leis radicalmente, mas não punham em prática, o amor ao próximo. Na parábola do bom Samaritano Jesus fala quem é, o que faz o bem ao próximo sem olhar a quem. ( Lc 10,30-37 )

 Esse é, o mandamento do amor, exigido por Deus, a todos que se dizem, filhos de Deus. Se no amor fraterno, na obediência  no temor à Deus, estivermos, sempre na "reconciliação, esforçando na conciliação," com nossos irmãos, estamos então, fazendo a vontade de Deus, porque no seu infinito amor, Ele quer que seus filhos sejam um só; Nele. ( Jo 17,6 - 18 ) "Essa é a vontade do Senhor a nosso respeito." ( 1Ts 5,18 )

 O Senhor Jesus deixa claro no evangelho que não existe um amor a Deus e outro ao próximo. Não pode existir no meio de nós divisões. A palavra de Deus diz-nos: Se amarmos a Deus de todo o coração, de toda a alma, e de todo o entendimento, nos faz amar o nosso próximo com a mesma intensidade." Como bons cristãos, não teremos dificuldades, para vivermos solidariedades, para com nossos semelhantes.

 A primeira leitura da liturgia de hoje, responde-nos, à pergunta polemica farisaica, acerca do amor ao próximo: "Não maltratarás o estrangeiro [...] não prejudicareis a viuvá e o órfão [... ].( Êx 22,20 - 26) 
Deus na sua longanimidade, confirma o concerto, com Israel seu povo, mesmos de cabeças duras que eram, ainda os ama: "Se clamarem por mim, eu os ouvirei, porque sou misericórdia..!"

 Irmãos..! Deus é infinitamente misericórdia, creiamos nisso..? Não importa o tamanho do nosso pecado, diante do oceano da misericórdia do Senhor. Os pecados do mundo, é como se fosse uma gotinha insignificante de água, neste oceano de amor, que Deus tem por nós. Deus nos amou tanto que deu o seu Filho único para nos salvar da morte eterna. Ele abdicou sua glória, para vir ao nosso encontro, para nos dizer, que existe um Deus, que é Pai e nos ama com eterno amor.

No tempo de Jesus, perdurava as leis mosaicas; o talião, que chegavam a afirmar que aqueles que não cumpriam as leis não eram dignos de Deus. Eles tinham 613 preceitos e 365 proibições e 248 ações para por em prática. Os judeus ao perguntar a Jesus qual é o maior mandamento, quer colocar Jesus em prova, para acusa-lo e demonstrar que Ele não sabe interpretar a lei, por isso, não é digno de crédito. 

 Para os judeus; os que não seguia, os preceitos judaicos e suas leis, e se estavam comprometidos com politicas dos povos estrangeiros, eram um inimigo, e religiosamente um "filho das trevas, um pecador público. "Amarás todos os filhos da luz e odiarás todos os filhos das trevas." ( Documentos em pergaminhos encontrados na região do mar morto. "Os essênios de Qumrân" ) 

Por isso as atitudes de Jesus, escandaliza, os fariseus ao atender os pobres, os cobradores de impostos, as prostitutas e os marginalizados, e os doentes. Nosso Senhor vai dizer-lhes: "As prostitutas e os ladrões vós precederão no Reino dos céus." ( Mt 21,31 - 32 ) 

Jesus calou a boca dos saduceus que procuravam pó-lo a prova. "Mestre qual é o maior mandamento da lei..?  A resposta de Jesus aos judeus, o próximo adquire uma dimensão universal; Ele dá um ensinamento totalmente novo com uma pergunta.

 "Quem é o meu próximo..?" O nosso Deus é amor, e por ser amor, Ele veio ao nosso encontro através de seu filho Jesus, para nos salvar da morte eterna. No seu plano de amor, Deus abdicou de sua glória, colocando  em primeiro lugar, cada um de nós; por isso a insistência no Novo Mandamento: "Amai vós uns aos outros como eu vos tenho amado." 

Foi por amor que Deus enviou seu filho Jesus ao mundo,  o amor ao homem é colocado no mesmo plano do amor a Deus e isso devia soar como algo incomensurável. "Deus nos amou primeiro..!" Toda revelação do evangelho se resume no amor..! São João vai dizer-nos: "Se alguém disser: "Amo a Deus," mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. 

Temos de Deus este mandamento: O que amar a Deus, também ame seu irmão." ( Jo 4,20-21 ) O amor de Deus está no centro da experiência cristã, e é, o que Deus exige de sua igreja. A resposta de Jesus aos saduceus, não é para definir qual o mandamento mais importante, mas ir a raiz de todos os mandamentos: "O amor a Deus e ao próximo."

O cristão comprometido com o evangelho, deve estar sempre a serviço do irmão, sem distinção de raça cor ou credo, ou estatuto social. Deve estar de coração aberto, sem egoismo, preconceitos e auto-suficiência.

 Deve perdoar sempre principalmente aqueles que nos ofenderam amando-os sem condições, conforme rezamos no Pai Nosso. Jesus ensinou-nos que devemos amar os nossos inimigos, e orar pelos perseguidores. ( Mt 5, 43-48 ) 

Tudo o que Deus faz é por amor, pois o amor é a sua característica de agir. Nesta liturgia, rezemos ao Senhor, que aumente em nós a fé, a esperança e a caridade e dai nos amar a tudo o  que ordenais para conseguirmos tudo o que nos prometeis.

  Que não sejamos, servos inúteis desenraizados do mundo, mas sejamos nele sinais vivos do amor de Deus. Deus não quer sua igreja, com divisões, mas que todos nós sejamos Nele um, e Ele em todos. ( Jo 17,20 - 26 )  Eu vos amo, o Senhor, sois minha força e salvação! ( Sl 17 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE RANIERO CANTALAMESSA; "O VERBO SE FAZ CARNE." Pg 203 - 206. "DEUS CONOSCO" dia a dia ANO "A" OUTUBRO 2014. BÍBLIA AVE MARIA










domingo, 12 de outubro de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 22, 15-21 -- 29° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" 2014 - LITURGIA PARA O DIA 19/ 10/2014



                        DAI A DEUS O QUE É DE DEUS!

 Naquele tempo, 15 os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16 Então mandaram seus discípulos, junto com outros do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17 Dize-nos, pois,  o que pensas: É lícito ou não pagar impostos a César? 18 Jesus percebeu a maldade deles e disse: "Hipócritas! Porque me preparais uma armadilha? 19  Mostrai a moeda do imposto!" Levaram-lhe então a moeda. 20 E Jesus disse: "De quem é a figura e inscrição desta moeda? 21 Eles responderam: "De César." Jesus então lhes disse:"Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR!  


Neste Domingo povo de Deus, estamos diante das leituras, do evangelho de São Mateus, a igreja nos coloca no tema da politica. Ser cristão e missionário, nestes tempos não é fácil, pois, dia a dia do cotidiano, confrontamos com os valores do mundo;"da politica, da economia e da sociedade." 

 Verdade é que, precisamos de políticos cristãos honestos, para defender a Igreja, pois nela estão sempre as classes indefesas: Os pobres, os trabalhadores, os marginalizados, pelo sistema da burocracia da maquina econômica do governo. 

 Um bom político cristão, precisa do Espírito Santo e seus dons: Sabedoria, discernimento, fidelidade, temor de Deus, vontade e garras, para lutar e defender, aquilo que é direito e bom, para à igreja, e a sociedade em comum.

 Políticos honestos, muitas vezes se deparam, diante de armadilhas desonestas, parecidas com aquelas dos fariseus no evangelho, que não tem éticas morais e religiosas, que são muitas vezes práxis, anti-vidas, e anti-deus. 

As palavras de Jesus do Evangelho, nos ajuda a discernir  os fundamentos cristãos: As realidades de Deus, e as realidades do mundo, porque somos criados imagem e semelhança de Deus, e cremos, que somos pertenças do  Reino dos céus.

 Nós cristãos, não podemos abrir mão, dos "valores Judaicos Cristãos," por causa de uma minoria de grupos, que não crêem em Deus; ideologias laicistas, que muitas vezes, querem algemar os cristãos com leis e filosofias ateias, tirar  Deus dos centro das coisas. 

 No evangelho, Nosso Senhor afirma, antes de tudo que o Reino de Deus, e o do César, não se excluem, como pensavam as mentes maldosas dos fariseus; é possível ao bom politico, e discípulo cristão, agir em ambos campos sem conflitos, nas questões muitas vezes de difícil conciliação.

 A Igreja quanto instituição religiosa, não tem soluções para resolver os problemas sociais, mas ela tem a luz da fé, para  tentar resolver e conciliar as razões. Jesus  ao pedir que mostrassem a efígie da moeda, nós ensina: "O que é, do Reino de Deus, e  o que é do reino do mundo..?" "O que é a vida espiritual; outra coisa é a vida física e material no mundo no qual vivemos."

 O verdadeiro cristão, reconhece que Deus é o  seu único Senhor, neste mundo e também na vida futura. O ser humano, não tem inscrito em si, a imagem do sistema do mundo, mas a imagem de Deus. ( Gn 1,26-27 ) "Façamos o homem a nossa imagem e semelhança."

 Nós seres humanos, estamos no mundo, e vivermos nele, as realidades, com os pés no chão, lutamos com as realidades temporais, e as espirituais. O discípulo comprometido com as obrigações da igreja ( comunidade ) em que está, pertence a Deus, e deve integrar em primeiro lugar sua existência nas mãos do Senhor, pois pertence ao Senhor! 

Em primeiro lugar está a prioridade do Reino. O resto deve ser relativizado, inclusive a submissão politica. Ao homem o agradecimento justo e honesto, ao Senhor o verdadeiro agradecimento e louvor. Uma coisa é certa: Deus nos escolheu, ele está ao nosso lado, e nunca nos abandonará.

 A segunda leitura nos mostra, um exemplo de uma comunidade que colocou Deus no centro, apesar das dificuldades, valoriza os caminhos de Deus. ( 1Ts 1,1-1-5b )  A comunidade Tessalônica é a eleita por Deus, e testemunham, exemplos para as igrejas primitivas. 

Vivem  no ancoradouro da fé, no Cristo ressuscitado. Pelo poder do Espírito Santo esforçam  na caridade e tem esperança em Deus. É assim que devemos viver, e não com a falsa idéia do mundo paganizado que os valores materialistas passageiros, já bastam ao homem.

As perguntas maldosas dos fariseus tentam conduzir Jesus, a um terreno perigoso: A teocracia e politica ( Filorromana), de fariseus Herodianos acomodados, de bem com os conquistadores romanos, que aceitam a submissão e lealdade ao império, armam uma arapuca para Jesus. "Por isso apresentam  ao mestre a moeda com as inscrição:"Tiberius Caesar divi augusti filius Augustus." 

"A resposta de Jesus é habilíssima: Ele delata a má intenção e a hipocrisia," rompe os fios da rede que lhe lançam, e faz um maravilhoso ensinamento. A missão de Nosso Senhor não é uma libertação politica; Jesus veio libertar o Homem, e estreitar sua relação com Deus.

 "Dai ao mundo o que é do mundo; e a Deus, o que é de Deus..!" Fica para nós perguntas: As minhas opções politicas fazem sentidos com os critérios do evangelho..? Faz sentidos com os valores morais cristão..? Ou sou um cristão, conformado com leis que oprimem, e marginaliza o ser humano..? 

 O verdadeiro cristão sabe discernir das coisas boas do mundo, para  viver em paz neste mundo temporal. Jesus Cristo na grande oração sacerdotal disse:"Pai eles não são do mundo, como também eu não sou do mundo, mas estão no mundo. Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade." ( Jo 17,16-17 ) Neste mês dedicado às missões rezemos: "Fazei-nos, Senhor, discípulos-missionários de vosso Reino."  Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA : "O VERBO SE FAZ CARNE," 29° DOMINGO DO TEMPO COMUM: Mt 22,15-21 "O CRISTÃO E O COMPROMISSO POLÍTICO" Pg 199-202 -- DEUS CONOSCO dia a dia ANO 13 - N° 155 - ANO "A" -- NOVEMBRO 2014








domingo, 5 de outubro de 2014

EVANGELHO SÃO JOÃO 2,1-11 -- SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA -- ANO "A" 2014 -- LITURGIA PARA 12/ 10/2014 -


                                               AS BODAS DE CANÁ!

"AGORA TIRAI E LEVAI AO MESTRE SALA!" Jo 2,1-11
Naquele tempo, 1 houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2 Também Jesus e seus discípulos tinham sidos convidados para o casamento. 3 Como o vinho veio a faltar,a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não tem mais vinho." 4 Jesus respondeu-lhe: "Mulher porque dizes isso a mim? Minha hora ainda não chegou." 5 Sua mãe disse aos que estavam servindo: Fazei o que ele vos disser!" 6 Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7 Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água!" Encheram-nas até a boca. 8 Jesus disse: Agora tirai e levai ao mestre-sala! E eles levaram. 9 O mestre-sala experimentou a água que tinha se transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10 O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: Todo o mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!" 11 Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram Nele. 

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

        "FILHO, ELES NÃO TEM MAIS VINHO!"
MULHER MINHA HORA AINDA NÃO CHEGOU! Jo 2, 4

 Irmãos povo de Deus, nós estamos, diante do Evangelho de São João, a mensagem da "Boa Nova," é linda e maravilhosa; Nosso Senhor fez um grande milagre, a pedido de sua mãe. Transformou a água em vinho, fazendo seu primeiro milagre, manifestando a sua glória, os sinais do Reino que chegou, e seus discípulos creram nele.

 Para as comunidades Joaninas, as bodas de Caná é o símbolo da união de Deus com a humanidade, realizada de maneira definitiva, pela pessoa de Jesus, o Deus Homem que veio nos salvar. Jesus é aquele que faz a ponte, para nos levar até o Pai. Sem Jesus não pode haver salvação. Deus é amor..!

Nosso Senhor foi convidado com seus discípulos a uma festa de casamento em Caná da Galiléia, um vilarejo pouco longe de Nazaré; tratava-se de amigos íntimos ou parentes da família de Jesus porque no casamento estava também presente sua mãe. 

Parece-nos que Maria, não era uma simples convidada, mas antes uma amiga da casa, que em tais ocasiões se chama, para dar uma mão para que tudo ocorra bem, e ela, acorria a servir as pessoas naquele casamento. 

Após o seu batismo no Jordão, Nosso Senhor está presente naquelas imediações, dando inicio ao seu ministério, e fazendo discípulos. Sabemos o que aconteceu durante o evento daquela festa de casamento; estas festas duravam oito dias.

 Depois de alguns dias, começou a faltar vinho; e a serenidade e a alegria da família dos noivos, estavam ameaçadas pelo perigo, do ridículo e do escândalo. Que vergonha para as famílias dos noivos, o povo iam falar mal, por muito tempo.

Pelos costumes judaicos, aquilo que deveria constituir para eles, uma recordação linda de suas vidas, talvez a única festa verdadeira, durante uma existência familiar, cheias de trabalhos, e sonhos de perpetuação, estava para transformar num fato humilhante. 

  Seria uma falta imperdoável, diante dos costumes e tradição da sociedade judaica, uma irresponsabilidade da família, de não garantir o vinho  para a alegria da festa, um tremendo escândalo..! 

Um pouco de vinho, era talvez a melhor coisa que poderiam oferecer aos convivas; agora se faltassem, era melhor coisa a fazer despedir os convidados. A mãe do Senhor, era aquela que estava entre aqueles, que ajudava a família dos esposos, que percebeu a situação.

 E agora o que vamos fazer..? Pensava Ela junto dos voluntários. Só tinha uma saída, pensou a Mãe do Senhor -"Jesus"..! Ela dirige a Jesus em tom aflito: "Filho, eles não tem mais vinho!" "Mulher," o que eu tenho a ver com isso, a minha hora ainda não chegou," disse o Senhor.

 Jesus disse isso, porque sabia que a sua hora, seria o de sua morte, e o da sua ressurreição, para reconciliar todos os homens com Deus. E ela disse aos servos, fazei tudo o que Ele vos disser." Jesus se opôs um pouco de resistência mas depois fez  o maravilhoso milagre. 

Estava ali seis talhas de pedra, que era para a purificação que os judeus costumam fazer, então Jesus disse aos criados, enchei-as com água. Devemos lembrar que naquele tempo os poços de água eram comunitários,  quantas foram as vindas e idas, dos servos buscar água na fonte.

 Para encher os recipientes, calculam os estudiosos, mais ou menos uns setecentos litros de água, para encher as talhas. Quando encheram. as talhas, Jesus abençoou a água e disse aos servos, leve ao responsável da festa, para que ele aprove.

 Já não era mais água naquelas talhas, mas um vinho puríssimo e perfumado, que depois deste, nenhum enófilo, provou nesta terra."O vinho do Deus humanado..! O Mestre sala exclamou ao noivo: Todo mundo serve  primeiro o  vinho bom, mas tu guardaste o melhor vinho até agora..! A presença do Senhor Jesus, salvou a alegria dos esposos, e permitiu que a festa continuassem.

 O que podemos tirar da mensagem deste Evangelho hoje..? Deus ama as famílias, que até Ele próprio, desejou ser também família. Jesus é o vinho novo, da nova e eterna aliança, que devemos experimentar para alcançar a nossa salvação. 

O milagre do vinho nos lembra, que sem Jesus a humanidade vive uma festa de casamento sem vinho. Maria simboliza a comunidade que nasce da fé no Cristo, e as ultimas palavras dela, para nós neste Evangelho, é um convite para cada um de nós: " Fazei o que ele vos disser!"

"Jesus antecipa a sua "hora", o momento de realizar os sinais indicadores do Reino, despontando na história, como resposta ao gesto de solidariedade de sua mãe, preocupada com os noivos em apuros." Ela se deu conta, de que faltava vinho, por não estar na festa como simples convidada, uma convidada especial.

 Espelhemos nela, esforcemos imitar nela a nossa pequena fé, Para ela só quem podia resolver aquele grande problema familiar, era seu Filho amado: "Nosso Senhor Jesus Cristo." Como esquecer a mãe, de Nosso Senhor Jesus Cristo, que teve a participação, no, tão grande mistério da encarnação..?

 Como a Igreja Primitiva, e até hoje, poderia esquecer a escolhida do Senhor..? Como repudiarmos aquela, que disse o seu sim a Deus: " Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa palavra." ( Lc 1,38 )

O nosso Deus de amor, quis precisar dela, para visitar o seu povo, e Ele próprio rezou pela boca do anjo: "Ave cheia de graça, o Senhor é contigo." Isabel cheia do Espírito Santo exclamou em alta voz: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto de vosso ventre. 

Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe do meu Senhor?" ( Lc 1,42-43 ) Se na Bíblia está cheio, de homens e mulheres, que foram grandes diante de Deus porque também não nos enaltecer a mãe do nosso Salvador..?

 Para nós igreja, povo de Deus, o milagre do vinho das bodas de Caná, não pode ser tão importante, quanto o significado simbólico, o qual marca o início da vida pública de Jesus, e a união de Deus com a humanidade através de seu Filho Jesus. 

Com os anjos do céu, cantemos louvores àquela que nos trouxe o "Divino Redentor." Por isso o povo chama-à de Nossa Senhora, por causa de Nosso Senhor..! Maria quer sempre, nos levar até Jesus, dizendo-nos: "Fazei tudo o que Ele vos disser." Nossa Senhora Aparecida rogai por nós! Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA: "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 610-614 -- "DEUS CONOSCO" dia a dia Pg 58-60 -- ANO "A" N° 153 -- OUTUBRO 2014. BÍBLIA PASTORAL CONTEXTO 2,1-12 --





NOSSA SENHORA APARECIDA ROGAI POR NÓS!