domingo, 27 de abril de 2014

EVANGELHO SÃO LUCAS 24:13-35 -- 3° DOMINGO DA PÁSCOA -- ANO A -- 2014


                            OS DISCÍPULOS DE EMAÚS
Nós vimos o Senhor!



13 Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14 Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. 15 Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16 Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram.  17 Então Jesus perguntou: "O que ides conversando pelo caminho?" Eles pararam com o rosto triste, 18 e um deles, chamado Cléopas, lhe disse: "Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?" 19 Ele perguntou: O que foi? Os discípulos responderam: O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante do povo. 20 Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram.  21 Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas coisas aconteceram! 22 É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23 e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24 essas Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas que as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu. 25 Então Jesus lhes disse: "Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram!  26 Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?" 27 E, começando por Moisés e passando pelos profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da escritura que falavam a respeito dele. 28 Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia adiante. 29 Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo:"Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!" Jesus entrou para ficar com eles. 30 Quando se sentou à mesa com eles, tomou o Pão, abençoou, partiu e lhes distribuía. 31 Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles.  32 Então um disse ao outro: "Não estava ardendo o nosso coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as escrituras?"  33 Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os onze reunidos com os outros. 34 Estes confirmaram: "Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!" 35 Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o Pão.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

O evangelho de hoje é lindo e maravilhoso..! A liturgia deste terceiro Domingo de Páscoa, deve levar-nos a uma reflexão: "A Sagrada Eucaristia." O evangelista insiste neste evangelho com os cristãos das igrejas primitivas, como também fala conosco também, neste tempo de hoje. Algo vai além do diálogo, entre os  dois caminhantes e o ressuscitado, disfarçado de peregrino numa caminhada de tarde, de Jerusalém para Emaús. Cristo ressuscitado está no meio de nós, e caminhando conosco..!  

 Os dois discípulos estavam tristes pela perda do mestre, mas não estavam desligados, pois os ensinamentos do Reino de Deus proposto pelo Cristo ardia em seus corações. Eles amavam Jesus de coração, mas em seus corações duvidavam da noticia de sua ressurreição. Quantos de nós Católicos que deixamos ser influenciados por falsas doutrinas, e duvidamos da ressurreição do Cristo e seu sacrifício único, pela nossa salvação. Escutamos de bom grado a palavra do evangelho, mas não vemos o Cristo ressuscitado caminhando conosco. 

O Senhor tem uma resposta para cada um de nós que pensamos assim: "Insensatos, e lentos de coração..!"  Irmãos..! Durante a nossa caminhada neste mundo, vamos seguir o que nos ensinou Jesus de Nazaré, que os nossos diálogos sejam sempre das coisas que falem do alto, e nos edifiquem para a nossa salvação..! Lucas encerra a maravilhosa narração do texto com o partir do pão. Os dois discípulos reconhecem Jesus glorioso, na celebração do partir do Pão. "Bendito sejais, o senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho do homem, que agora vos apresentamos, e para nós se vai tornar pão da vida........." ( Oração liturgica do ofertório na Santa Missa )

 Era costume judaico, o anfitrião dava a sua vez, ao convidado, presidir os rituais de orações, na mesa de refeição. Então Jesus realizou naquela mesa de jantar com os dois discípulos gestos acostumados como se fazia quando estava com eles no mundo, pronunciando a benção. Então Ele partiu o pão e distribuiu  aos discípulos como se fez na ultima ceia. Os santos Padres viram nesta ação de Jesus ressuscitado, a consagração do Pão Eucaristico. ( Eucaristia-- São Gregório Magno, Papa e doutor da igreja. 540 +590- "Homilias in Envangelia 23" )

 Voltemos-nos para o evangelho..! Para alguns exegetas, os dois discípulos eram um casal que voltavam para sua  casa em Emaús. tratava-se de Cléopas e sua esposa Maria, aquela que estava junto da mãe de Jesus aos pés da cruz. ( Jo 19:25 ) Era uma caminhada de onze quilômetros,  durante aquela tarde de Domingo, uma tarde maravilhosa, uma brisa amena e o sol. Naquele caminho que  estão seguindo, derrepente vai mais alguém com eles e pucha conversa. Shalom amigos..!

 Mas os dois discípulos de Jesus estão decepcionados e tristes, com os acontecimentos ocorridos com o seu mestre, estão voltando de Jerusalém para casa caminham lentamente, talvez sem vontade de chegar a onde tinham deixado tudo, os afazeres domésticos e cotidianos da lida do campo, os amigos, e os parentes, para seguir o mestre. O Rabi tinha falado tanto do Reino de Deus, que eles ficaram apaixonados por este Reino proposto pelo Mestre carpinteiro de Nazaré, deixaram tudo para segui-lo. 

 E agora o que fazer..? Por onde recomeçar tudo, com uma fé  e sonhos abalados..? Então Jesus ressuscitado se coloca ao lado deles como um viajante peregrino, como quem, também regressa de Jerusalém, e diz-lhes: "Que é isso que vos preocupas, e de que ides conversando, enquanto caminham..?" Eles respondem: "Tu és o único forasteiro que não sabe o que aconteceu lá nestes dias?"

 "Mas o que foi..?" Pergunta o estranho peregrino. Então eles falam do grande profeta, que era Jesus de Nazaré, que fazia muitos milagres, que falava do Reino do Céu e sua justiça, e esperavam que fosse o libertador de Israel, do jugo dos romanos na Palestina. Hoje algumas mulheres  foram bem cedo ao tumulo, disseram eles disseram terem visto anjos, e, o Rabi que foi morto crucificado,  o viram no jardim, e terem falado com ele, mas nos não acreditamos, pois já se faz três dias que aconteceram essas coisas. 

 Então Jesus fala de si, e começa a explicar, o porque dos acontecimentos com ele ocorridos, ensinando-os que precisava ser cumprido, as profecias da Sagrada Escrituras, e as palavras penetrantes de Jesus ressuscitado ia ardendo os corações dos dois discípulos. Os corações dos discípulos se inflama e reacende-se a esperança, Jesus caminha com eles, mas não o reconhecem. ( Lc 24: 25-27 )

 Irmãos..! Jesus também caminha sempre conosco, e também com a humanidade inteira, como caminhou com os dois discípulos de Emaús. "Ele está no meio de nós..!" Precisamos ter uma experiência, ou um encontro pessoal, com o ressuscitado, no poder do Espírito Santo, senão será inútil sua presença no meio de nós, pois ficamos alheio da sua graça, ficamos só no Cristo histórico. O Espírito Santo é aquele que aviva a Santa Igreja,  nos convence que Jesus Cristo é o Senhor..! 

Santo Agostinho diz em confissões: "Tu estavas sempre comigo e eu não percebia." ( confissões, x, 27 ) Esta era a situação dos dois discípulos de Emaús, estavam cegos; seus olhos impediam de reconhecer Jesus. Quantos de nós, estamos cegos, nas comunidades, nos grupos pastorais, ainda não descobrimos o Cristo ressuscitado ao nosso lado. A tibieza espiritual, e o materialismo, muitas vezes nos impedem de  encontrar com o ressuscitado, que sempre está conosco. Jesus disse: Eis que estarei convosco até o fim do mundo. ( Mt 28:20 )

Esta é a situação da grande parte da humanidade, e sabemos o que impedem, homens e mulheres de reconhece-lo como Senhor. Nestes tempos, o egocentrismo, o relativismo e o falso pluralismo religioso, tem levado a humanidade, a se acharem de que não precisam mais de Deus, e seus mandamentos. O anti-cristo tem semeado nos corações dos homens, a insensibilidade e o materialismo, para que não amem a Deus. E os homens cegos com suas  falsas religiosidades, falam do Cristo histórico, como uma realidade passada, e que hoje vivemos uma nova era e os tempos são outros. Seus corações insensíveis não ardem com a palavra do evangelho e o Cristo mistico, estão cegos não se preocupam, com a salvação da vida eterna. 

 Surgem a todos instantes falsos profetas, pregando heresias, que anulam a dividade do Cristo nos corações dos homens. O anti-cristo e seus falsos pluralismos litérarios pregam ideias exotéricas, e tomam o Santo nome de Deus em vão. E com isso os fieis vão -se perdendo a fé, e a confiança na igreja mãe. Essa é, a meta suja do inimigo da nossa salvação, para que a nossa crença seja abalada, e relativizada, e não encontremos com o Cristo ressuscitado. Daí o falso pluralismo religioso  da "nova era," que pregam que todas as religiões são boas, e que todas levam ao mesmo Deus.

 O sol acabava de se por no ocaso, os discípulos encantados pelas palavras que ouviam disseram ao viajante peregrino: Fica conosco Senhor já e tarde, e a noite já vem. E Nosso Senhor Jesus Cristo entrou para ficar com eles. A mesa do jantar foi posta e Jesus fez a oração que tantas vezes fizera com eles tomando o pão e o vinho os abençoou. Então os discípulos o reconheceram, e o Senhor desaparece diante de seus olhos. Era preciso voltar imediatamente aos irmãos em Jerusalém. Com grande alegria diziam: Nós vimos o Senhor..! Era por isso que ardia os nossos corações. Uma caminhada que havia levado horas par chegar em Emaús, agora à faria bem rápidos, correndo para anunciar, a comunidade de Jerusalém. Nós vimos o Senhor Jesus ressuscitado, no Partir do Pão. Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO COM AJUDA DA HOMILIA DO LIVRO:"O VERBO SE FAZ CARNE,"pg 75-77 DE CANTALAMESSA.  LITURGIA "´DEUS CONOSCO " dia a dia pg 33-- WWW.FILHOSDAPAIXAO.ORG.BR

 

 






















domingo, 20 de abril de 2014

EVANGELHO DE SÃO JOÃO 20:19-31 -- 2° DOMINGO DA PÁSCOA ANO A 2014


         DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA



 19 Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: "A paz esteja convosco."20 Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21 Novamente, Jesus disse: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio." 22 E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: "Recebei o Espírito Santo."  24"A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes eles serão retidos." Tomé, chamado de Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio.25 Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!" Mas tomé disse-lhes: "Se eu não vir as marcas dos pregos e não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei."26 Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: " A paz esteja convosco." 27 Depois disse a Tomé: "Põe  o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. Não sejas incrédulo, mas fiel." 28 Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!"29 Jesus lhe disse: "Acreditastes, porque me vistes? Bem-aventurados os creram sem terem vistos!" 30 Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos que não estão escrito neste livro. 31 Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


O evangelho de hoje é lindo e maravilhoso, Jesus  ressuscitado com seu corpo glorioso, pode estar onde quiser, e como o desejar. A “Divina Misericórdia” se põe no meio de nós, neste segundo Domingo de Páscoa, e derrama sobre todos nós, o Seu atributo infinito: "A Misericórdia Divina.” O nosso Deus é só amor! Hoje a mensagem da palavra nos conduz à fonte, que é Deus, a própria "Divina Misericórdia." Deus tem nos amado desde de toda a eternidade, por isso Ele veio ao nosso encontro para nos libertar da morte eterna. "E para a liberdade que Cristo nos libertou." Ele é a nossa ressurreição e nossa vida.( Gl 5:1 )

 A Divina Misericórdia nos dá a alegria, de podermos beber de seus atributos, que é sua Misericórdia por cada um de nós. Ele o nosso Deus humanado, tomou sobre si, toda a miséria humana em seu coração, compadecendo de nós. Mesmo quando estivermos, na tempestade da vida, mesmo quando nos faltar esperanças  e paz, digamos confiantes: “Jesus eu confio em vós!” “A paz esteja convosco!” Disse o Senhor  Jesus pondo-se no meio dos discípulos, que estavam escondidos tristes desiludidos e sem a paz,  por medo dos  judeus. ( Jo 20: 21 )

 Que alegria sentiram os discípulos, ao verem o Senhor Jesus de novo..! Só Deus tem a verdadeira paz, para o mundo, porque Ele é a paz e nossa esperança. Jesus é o nosso Deus misericordioso, que deu sua vida pela salvação do mundo..! Ele é, a Divina misericórdia, e quer distribuir-nos seus atributos: "A Misericórdia Divina." "A humanidade não terá paz enquanto não se voltar a fonte da minha Misericórdia, disse o Senhor Jesus a Santa Faustina."( D 699 )

 Era Domingo, estavam todos os apóstolos reunidos em casa, em oração. Desde a grande experiência com  Jesus ressuscitado em sua primeira aparição, eles perseveraram na fraternidade e unidade, e neste dia Tomé o incrédulo estava com eles,  havia dito que não acreditava no que os discípulos estavam dizendo do Cristo ressuscitado. Só acreditaria se visse as chagas do Senhor, e colocasse o dedo na chaga do lado, que foi feita pela lança do soldado. 

Tomé não estava com os discípulos, no dia da primeira aparição, em que Jesus veio ter com eles. A ausência de Tomé prefigura todos os que se dizem católicos, que  beberam da fonte da Eucaristia e os sacramentos, e se afastam da igreja mãe, numa fé morna, relativizante, buscando sinais, ali e acolá . Os Apóstolos alegraram por ver, e estar com o Senhor de novo. Novamente Jesus saudou-os desejando a paz.

 Ele soprou sobre eles dizendo: "Recebei-vos o Espírito Santo," e dando-lhes o ministério da “Ordem” “A quem perdoardes os pecados serão perdoados; a quem não perdoardes estes serão retidos.” E em seguida disse a Tomé; põe teu dedo aqui no lado, e veja as marcas dos pregos. Não sejas incrédulo Tomé, tenha fé acredite."Felizes aqueles que crêem sem ter visto!" Tomé foi o primeiro teólogo a dizer: “Meu Senhor e meu Deus!”

 Por isso a ressurreição do Senhor Jesus, é o fundamento da nossa fé Cristã, durante a nossa vida. Nosso Senhor acolheu Tomé, com toda sua incredulidade. Ele também quer acolher a cada um de nós na nossa miséria de nosso pecado e da nossa incredulidade, e nos quer introduzir no seu coração Misericórdioso, dizendo a cada um de nós em particular: A paz esteja com  você..! 

 O nosso Deus é da paz. Por isso nós cristãos seguidores do Cristo ressuscitado, temos que nos esforçar, e lutar-nos pela paz. Como um outro Cristo, em Cristo Senhor, sermos promovedores da paz onde quer que estivermos. Para nós católicos todos os Domingos é aquele oitavo dia da Páscoa, em que os discípulos estavam reunidos para ouvir a palavra, partir o pão, e a oração em comum. São Paulo deixa bem claro, que as comunidades se reuniam no primeiro dia da semana. 
( 1 Cor 11:17-34 ) ( Didaqué 4:1 primeiro livro de catequese da doutrina cristã Sec.I se reuniam no primeiro dia da semana [ Domenica Dies = Domingo; Santo Inácio de Antioquia nas Epístolas aos magnésios 1:67, um dos documentos mais antigos das igrejas primitivas relata que os cristãos se reuniam no primeiro dia da semana ] 

 Foi no Domingo, depois de três dias de morto e sepultado, Ele ressuscitou dos mortos, vencendo a morte o ultimo inimigo, libertando a todos nós, da opressão da morte eterna. Foi no segundo Domingo da Páscoa, que Ele veio de novo ter com os Apóstolos; e antes de ascender ao céu recomendou-lhes, que não afastassem de Jerusalém, até a vinda do Paráclito. ( At 2:1-12 ) A morte vicária de Nosso Senhor Jesus Cristo, anulou as exigências cerimoniais da lei Mosaica, quanto o sábado, Ele é o Senhor do Sábado. ( Mt 12:9-21 ) Ele disse: "Quero misericórdia e não sacrifício...."

Foi no primeiro dia da semana, na festa de Pentecostes, que veio o Espírito Santo, inaugurar e avivar a "Santa Igreja," fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Como é bonita a religião da nossa Igreja Católica..! Se as pessoa a conhecessem melhor, e  sua doutrina, não a deixaria por nada deste mundo. Muitos cristãos católicos na tibieza, deixam-a, por motivos pessoais esquecendo do ressuscitado, que está presente com seu corpo, alma e divindade na Eucaristia.

 Que triste..! Beberam da fonte dos sacramentos e vão-se embora para outras denominações, que as vezes nem reconhecem Jesus, como Deus, e Senhor. Jesus é Deus no Pai, Ele é o nosso Redentor..! No evangelho de São João, no grande milagre da multiplicação dos pães, Jesus ao falar que sua carne e seu sangue, seria verdadeira comida, e verdadeira bebida, os discípulos se dispersaram. 

Ele foi radical, e não mudou  sua doutrina da Eucaristia, por isso Ele perguntou aos doze: "Quereis vós também retirar-vos?" Pedro respondeu: "Senhor a quem iríamos nós, só tu tens as palavras da vida eterna." ( Jo 6: 66-  ) Jesus disse: "Quem come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no ultimo dia." ( Jo 6:54 )

A igreja Católica é Santa, porque quem a fundou, foi o próprio Jesus Cristo, e o Espírito Santo, à assiste e a santifica; mas ela é formada de homens e mulheres pecadores que precisam de conversão. (Lumen Gentiun cap 8 ) Na Santa Missa se atualiza a paixão, morte e ressurreição do Cristo, e o ressuscitado vai dizer a cada um de nós na comunhão, e no abraço da paz: "A paz esteja convosco..!" 

Nós não vemos a pessoa do Cristo, não colocaremos o dedo nas suas chagas como São Tomé, mas pela fé no poder do Espírito Santo cremos que se fará presente na Eucaristia. Nas Igrejas primitivas, diz-nos os Atos, que havia entre os irmãos; o amor fraterno a paz e a alegria. Aqueles que se reuniam na fração do pão, tinham tudo em comum, desde o coração até a alma.” E o que falta nos homens nestes nossos tempos, o amor e a caridade pelo próximo. A paz esteja sempre conosco. Amém!

Jesus é o Senhor! 

Texto elaborado com ajuda da homilia de Cantalamessa livro "O verbo se faz carne" Pg 72-74; livro liurgico Deus conosco dia a dia.  Biblia Ave Maria.




















sexta-feira, 18 de abril de 2014

EVANGELHO SÃO JOÃO 20:1-9 -- DOMINGO DE PÁSCOA --ANO A 2014



                            RESSURREIÇÃO DO SENHOR
JESUS É O SENHOR !


 1 No primeiro dia da semana portanto o Domingo, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2 Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhe disse:"Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram." 3 Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4 Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5 Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6 Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitada no chão 7 e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8 Então entrou o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou. 9
De fato, eles  ainda não tinham compreendido a escritura, segundo o qual ele devia ressuscitar dos mortos.

Palavra da salvação
Glória a vós, Senhor!

Que alegria para nós povo de Deus, mais uma vez, celebramos a Páscoa cristã. Páscoa significa passagem, assim como Moisés passou o mar vermelho a pé enxuto com os hebreus; Jesus Cristo passou pelo mar da morte, destruindo-a com sua ressurreição, para que também sua igreja passe com Ele, para a glória de Deus Pai. Pois, Deus não quer perder nenhum de seus filhos, Ele é somente amor.

 "Cristo é a nossa esperança, por meio Dele como uma porta aberta entraremos no Reino do Céus." Ele disse: "Vou para a casa de meu Pai preparar vos lugar, para que onde eu estiver, vós estejais também." ( Jo 14:1-4 ) Irmãos exultemo-nos..!"Exultem os céus, e as miríades de anjos celestes desçam aqui conosco na terra, como na noite em que nasceu o nosso redentor. 

Este Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus o ressuscitou dentre os mortos, depois de três dias, e agora soem as trombetas, e anuncie a vitória Dele sobre a morte. "Jesus ressuscitou, Aleluia glória a Deus..!" (1Cor 15:55; Is 25: 8; Os 13:14 ) Eis a luz de Cristo..! Glória a Deus no mais alto dos céus.

 A festa da Páscoa é a festa mais importante do cristianismo, pois culmina celebrando, que Deus cumpriu sua promessa, enviando o seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.  Ele foi o primeiro humano a ressuscitar dentre os mortos. Já existe no céu um corpo humano glorioso ressuscitado, que virá no dia final, em sua glória nos ressuscitar, e arrebatar-nos para a sua igreja celeste.

 Fomos todos recriados por Deus, Nele; na sua morte e sua ressurreição. "Este é o dia que o Senhor fez para nós: Alegremo-nos, e nele exultemos!" ( Sl 117 ) A oração do prefacio da liturgia de hoje reza: "Ó Deus, por vosso Filho Unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo." Amém. 

Agora como filhos, co-herdeiros em Cristo, uma vida nova nasceu para nós, Deus abre as portas da eternidade para que passemos. ( Rm 8:14-17; Gl 4:7 Esta porta tem um nome poderoso: "Nosso Senhor Jesus Cristo..!" É nós cantaremos o Exultet da noite da Aleluia: ( CANTO DE PROCLAMAÇÃO DA PÁSCOA )"Oh! Feliz culpa de Adão que nos mereceu tão grande redentor!"

São Paulo vai nos  dizer na segunda leitura: "Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com Ele, revestido de Glória." Aleluia..! ( Cl 3:1-4 ) Jesus é o Senhor! Irmãos..! Jesus ressuscitou, Ele é a nossa certeza indestrutível, Ele está vivo e presente no meio de nós. Ele nos diz: "Estive morto, e eis-me de novo, vivo pelos seculos dos seculos." ( Ap 1:18 )

O evangelho de hoje nos descreve que Maria Madalena foi a sepultura do Senhor bem cedinho, ainda era escuro, e viu a pedra do túmulo removida. Então ela correu avisar os discípulos dizendo: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram."
Pedro e João saíram correndo para o sepulcro, eles corriam juntos, mas João levava mais vantagem na corrida por ser mais jovem, e por isso chegou primeiro. O jovem discípulo parou na entrada do túmulo e esperou que Pedro chegasse, para ser o primeiro a entrar. 

Eles viram as faixas de linho pelo chão, e o sudário que tinha sido coberto o corpo do Senhor Jesus. Pedro e o discípulo amado do Senhor, viram e acreditaram. Não estavam entendendo nada, mas lembraram  das palavras de Jesus que no terceiro dia ressuscitaria dos mortos. ( Mt 16:21; Mt 20:18-19 ) Uma vez os judeus perguntaram ao Senhor Jesus. Que sinal nos dá para que procedas deste modo, Ele respondeu: "Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias." Jesus estava falando de seu corpo e sua ressurreição. ( Jo 2:18-19 ) São Paulo prega aos Cristãos da cidade de Corinto, e fala da ressurreição do Senhor Jesus, como fundamento da fé.

 "Se Cristo não ressuscitou, e vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. E se Cristo não ressuscitou, é inútil a vossa fé, e ainda estais em pecado." ( 1 Cor 15:14.17 ) Os textos dos evangelhos, dos Domingos em diante até Pentecostes, nós trarão leituras maravilhosas para aumentar a nossa fé, que Jesus ressuscitado é o Senhor, e está presente no meio de nós. 

Irmãozinhos em Cristo..! Se você for católico, não deixe de participar da "Missa da vigília Pascal no Sábado Santo," aí, na igreja mais próxima de sua casa. Deus vai fazer uma obra maravilhosa em sua vida e também na sua família, creia no ressuscitado! Irmãos..! Na Eucaristia experimentamos que Jesus ressuscitou de verdade, e está vivo com seu corpo, alma e divindade, e nós também vivemos nesta fé, e em seu Espírito, pois acreditamos na ressurreição e na vida eterna.  ( Jo 14:19; Jo 11:25; 1 Cor 15:20-23 )

 Ele antes de ascender ao céu disse: Estarei convosco até o fim do mundo. A igreja sua esposa aguarda a sua segunda vinda, ansiosamente, e  diz sem cessar: "Vem Senhor Jesus..! Maranátha " "Senhor, vem!" (Ap 22:20)  Amém!

Jesus é o Senhor!

" FELIZ PÁSCOA PARA TODOS NÓS..!"


TEXTOS ELABORADOS COM AUXILIO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA - "O VERBO SE FEZ CARNE" - ANO A 2014 - Pg 69-71- LIVRO LITÚRGICO DEUS CONOSCO N° 148 Pg 112-115


EIS QUE FAÇO NOVA TODAS AS COISAS  APOC. 21:6








segunda-feira, 7 de abril de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 21:1-11-- DOMINGO DE RAMOS --ANO A 2014



                                      DOMINGO DE RAMOS
      ENTRADA TRIUNFAL DE JESUS EM JERUSALÉM 




 Naquele tempo, 1 Jesus e seus discípulos aproximaram-se de Jerusalém e chegaram a Betfagé, no Monte das Oliveiras. Então Jesus enviou dois discípulos, 2 dizendo lhes: "Ide ao povoado que está ali na frente, e logo encontrareis uma jumenta amarrada, e com ela um jumentinho. Desamarrai-a e trazei-os a mim! 3 Se alguém vos disser alguma coisa, direis: O Senhor precisa deles, logo os devolverá." 4 Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelo profeta: 5 Dizei à filha de Sião: "Eis que o teu rei vem a ti, manso e montado, num jumentinho, num potro de jumenta." 6 Então os discípulos foram e fizeram como Jesus lhes havia mandado.  Trouxeram a jumenta e o jumentinho e puseram sobre ele suas vestes, e Jesus montou. 8 A numerosa multidão estendeu suas vestes pelo caminho, enquanto outros cortavam ramos das árvores, e os espalhavam pelo caminho. 9 As multidões que iam na frente de Jesus e os que o seguiam, gritavam: "Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos Céus!" 10 Quando Jesus entrou em Jerusalém a cidade inteira se agitou, e diziam: "Quem é este homem?" 11 E as multidões respondiam: "Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

 Irmãos Povo de Deus..! A Igreja Católica neste tempo, abre as portas da Semana Santa, com solene procissão de Domingo de Ramos, sua liturgia, deve-nos levar a uma piedosa reflexão: O quanto Deus nos amou, e tem nos amado, desde toda a eternidade. ( Jr13:3) Jesus se entregou-se, para morrer por nossos pecados. Deus teve compaixão e misericórdia de nós, e veio ao nosso socorro. A nossa dívida  era impagável, estávamos numa situação sem saída por nós mesmo, e satanás dava risada, eles são minhas pertenças.

  Deus amou o mundo de tal maneira que não poupou o seu Filho único, em troca de nossos pecados, para que tivéssemos vida eterna. (Jo 3:16) Jesus se esvaziou-se de sua condição divina, deixando a sua glória, vindo a este mundo, fazendo-se um de nós, para tomar sobre si todas as nossas misérias pecaminosas. Veio nos dizer que existe um Deus de amor e misericórdia, que nos ama eternamente. Veio nos ensinar o jeito de vivermos no amor do Pai, e nos conduzir à liberdade  e a salvação eterna. É para a liberdade que Cristo nos libertou..! (Gl 5:1)

 Celebremos, nesta Semana Santa que-se inicia, com toda piedade, o grande amor de Deus por nós. Pensemos neste amor de Deus..! Quem é o homem mortal, para que te  lembres dele? E o filho do homem, para que o visites..? ( Sl 8:4-5 -Hb 2:6-8 ) Deus nos visitou no momento que mais precisávamos. Como podemos ser amados assim por Deus, para que Ele venha ao nosso encontro..? Irmãos o nosso Deus é só amor..! 

Por isso a necessidade de fazermos uma experiência de amor com Ele, no poder do Espírito Santo.  Nas outras religiões não cristãs, é o homem que luta, ir ao encontro de Deus. No Cristianismo e sempre Deus Pai, que vem ao encontro dos homens. ( Cat parag. 27 ) O saudoso Papa João Paulo II dizia: "O homem sem Deus é um desnorteado, sem rumo." Jesus é esta ponte, que nos leva até Deus, por isso que Ele nós diz: "Eu sou o caminho a verdade e a vida, sem mim nada podeis fazer." ( Jo 14:6 )

 O evangelho deste Domingo, Mateus narra, a entrada triunfal de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém, Jesus é aclamado rei pelo povo. Os habitantes de Jerusalém fizeram uma festa, com mantos, tapetes, ramos, flores, pelas ruas da cidade para Jesus passar. O Senhor entrou montado num burrinho, e a multidão cantavam jubilosamente: "Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!"

 O povo perguntavam: "Quem é este Homem? e as multidões respondiam: Este é o profeta, Jesus de Nazaré da Galileia."A Igreja inseriu este evangelho, na liturgia que se caracteriza num clima de festa e de triunfo de Jesus, com hosanas,( Mt 21:1-11 ) mas se culmina num longo texto do evangelho que relata sua paixão, e sua morte na cruz. ( Mt 27:11-54 ) Nesta entrada triunfal do Senhor; Ele veio se entregar nas mãos dos homens, para que seja cumprido as promessas de Deus, e as profecias do "Antigo Testamento,"( Is 55 "O homem das dores") 

"Nosso Senhor Jesus Cristo se entregou-se voluntariamente, a sua paixão e não se sentiu esmagado, por forças maiores do que Ele." "Ninguém tira de mim a vida, mas Eu dou de mim mesmo." (Jo 10:18) 
Os mesmos que aclamaram Jesus com hosanas são os mesmos que trocaram Jesus por Barrabás,  gritando na sexta feira, condenando-o a morte: Crucifica..! Crucifica..! Quando lemos as narrativas da morte de Jesus, ficamos a pensar: Quem são os culpados, quem são os responsáveis pela condenação do Senhor..? Os judeus ou os romanos?

 Existem alguns hermeneutas, que interpretam o Cristo histórico, que morreu por ser um líder politico, ou que lutava pela libertação de Israel, que naquele tempo foi considerado rebelde, agitador contra o jugo romano, e outros motivos religiosos, que desafiavam os judeus. "Essas interpretações literárias desses gêneros, tira o sentido da fé no Transcendente, tirando a divindade e o místico do Cristo. Pensamentos assim, deforma a doutrina da religião Cristã, e nós ficamos só para esta vida na terra, tirando o sentido anagógico, e o sacrifício único de Jesus, que deu sua vida pela salvação dos pecadores." 

Cantalamessa na sua homilia comenta, que depois da segunda guerra mundial, as tragedias de extermínio do povo judeu, e as participações dos cristãos nas lutas de libertação veio a tona o julgamento de Jesus. E chegaram a uma conclusão; uma coincidência equilibrada de que Jesus foi condenado pelos judeus e romanos ao mesmo tempo. Os culpados são os chefes dos judeus do tempo, mas não todo povo judeu. Eles são em primeiro lugar o povo escolhido de Deus, os filhos das promessas. Eles não aceitaram Jesus como seu Messias, embora o Cristo já veio; mas eles continuam na expectativas da vinda do Messias.

 Para o escritor Teólogo Paul Winter, o processo do Jesus histórico ainda não terminou, continua e continuará, seculos afora. O juiz que condenou Jesus, deixou o tribunal, as testemunhas de acusação foram para casa, e ficou ao longo da história, os judeus como vilões, que mataram o Senhor. No ano 2000 o Papa João Paulo II, pediu perdão aos judeus em nome da Igreja Católica, pelos perjúrios contra todos os judeus nestes dois mil anos de história, deixando uma carta na fresta do muro das lamentações, que comoveu o mundo inteiro, tanto judeus como cristãos.

 Irmãos..! O processo de Jesus continua, mas  de sentido diferente entre nós cristãos. Se Jesus é a cabeça da igreja, e nós somos seus membros, então o processo sempre se renova, quando um de nós somos perseguidos, ou traficados. Irmãos..! A campanha da fraternidade deste ano tem o lema: "Fraternidade e tráfico humano." É como que, cada injustiça que se faz contra a imagem e semelhança de Deus, estivessem gritando contra o Cristo: Soltem Barrabás; e crucifiquem o Cristo de novo..! Pensando no Cristo que veio nos libertar, vamos lutar em defesa da vida humana.
 Amém!

Jesus é o Senhor!  

Textos elaborados com auxilio da homilia de Cantalamessa - ano A Domingo de Ramos pg 799-801 -  Deus conosco n° 148 ano A Abril 2014 - Guiadoestudante.abril.com.br- "O julgamento de Jesus."