ESTE É O HERDEIRO. VINDE, VAMOS MATA-LO E TOMAR POSSE DE SUA HERANÇA! Mt 21,38 |
Palavra da salvação.
Glória a vós Senhor!
Irmãos povo de Deus, nós estamos diante de mais uma parábola de Nosso Senhor Jesus Cristo, e o Senhor mais uma vez nos fala da parreira. Hoje podemos visualizar na nossa mente, um grande parreiral. A primeira leitura, o profeta Isaías no cântico da vinha, nos fala de um amigo que tinha uma vinha que era fértil; esperava colher frutos bons, mas tornou-se infrutífera, por causa das iniquidades, do orgulho e do egoismo.
Glória a vós Senhor!
Irmãos povo de Deus, nós estamos diante de mais uma parábola de Nosso Senhor Jesus Cristo, e o Senhor mais uma vez nos fala da parreira. Hoje podemos visualizar na nossa mente, um grande parreiral. A primeira leitura, o profeta Isaías no cântico da vinha, nos fala de um amigo que tinha uma vinha que era fértil; esperava colher frutos bons, mas tornou-se infrutífera, por causa das iniquidades, do orgulho e do egoismo.
Essa vinha é o próprio povo escolhido de Deus. ( Is 5,1-7 ) O salmo responsorial, o autor sagrado, também nos fala da vinha: "Voltai vos para nós, Deus do Universo! Olhai dos altos céus e observai. "Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebanho que firmastes!" ( Sl 79 )
"A vinha do Senhor é a casa de Israel." ( Sl 79 ) No Evangelho de São João, Jesus inverte sua pedagogia assumindo o pecado do mundo e dos escolhidos dizendo ser Ele a verdadeira vinha. " Eu sou a videira e vós os ramos. ( Jo 15,5..) É preciso estar entre as ramas do tronco, e permanecer Nele.
Enfim o Evangelho de hoje, nos fala da parábola da vinha, e dos vinhateiros. Vamos neste Domingo, a casa do Senhor, e com alegria vamos participar da grande liturgia de "Ação de graças: "O fruto da videira e do trabalho do homem," oferecido no altar a Deus, volta ao homem como dom de graças; o "vinho da salvação," remédio para a alma, e para o corpo. "Eucaristia"..! "O corpo o sangue, alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo."
O canto da vinha do Senhor, é a metáfora do povo escolhido, qual Deus os libertou da servidão, do Egito, e os transportou como uma parreira, para a terra prometida. Deus fez uma Aliança com os Hebreus, e os cercou de carinho, como faz um viticultor com seu parreiral, isto é como faz um esposo com sua esposa. Mas o parreiral, em vez de uvas boas, produziu uvas selvagens. Quer dizer o povo escolhido, se transviou-se, tornaram selvagens, em vez de produzir obras de justiça e fidelidade revoltou-se contra Deus pelo pecado. ( Is 5,2 )
Na versão de Jesus, a aplicação da parábola dos maus vinhateiros torna-se mais transparente a metáfora: São os homens que se rebelam, e não as parreiras; isto é os homens e não a terra. O que fará agora Deus..? Destruirá a vinha..? Um povo rebelde não pode merecer a vinha do Reino, precisa aprender a ser obediente e fiel ao Senhor; por isso o salmista chora a queda de Jerusalém e o exílio dos preferidos de Deus. ( Sl 78 )
Por isso a vinha ficou, continuou, e foi dada a outros povos. O proprietário da vinha é Deus; a vinha é o povo eleito, Israel ( Is 5,1 + ) ; os servos são os profetas, o filho é Jesus, morto fora dos muros de Jerusalém; os vinhateiros homicidas são os judeus infiéis; os outros vinhateiros a quem será entregue a vinha sãos o pagãos, convertidos ao cristianismo.
O povo que foi confiado a Vinha do Reino, somos nós cristãos que formamos a igreja. Somos nós agora o sentido especial, a vinha de Deus. Aqui iniciamos a leitura atual da parábola. Deus enviou seus profetas ao povo para que mudassem de vida, e os escutassem, mas não-se converteram, perseguira-os de morte. Por fim, enviou seu filho único, esperando que Ele fosse ouvido, mas o mataram violentamente.
Para nós o significado da palavra de Deus hoje deve ser procurado naquela frase do Evangelho de São João. "Eu sou a videira; e vós os ramos. Quem permanecer em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo." ( Jo 15,5-6 )
Com Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus selou seu plano de amor por cada um de nós. Deus não rejeitará mais a sua vinha, que é a igreja, porque esta vinha é Cristo; e a igreja é o corpo místico de Cristo. E também não haverá um terceiro povo depois de Israel e os cristãos. A videira deve ser fiel, e, estar certa do amor misericórdioso do Pai, e de suas promessas, para que os ramos permaneçam no tronco.
Uma das promessas é: "As porta do inferno não prevalecerão contra ela, e que Jesus virá em glória um dia, que só o Pai sabe, vem arrebatar sua igreja. A igreja diz: "Vinde Senhor Jesus!" Haverão aqueles, que impiamente virarão as costas para o Senhor, não produzirão frutos, e seus ramos serão cortados e jogados fora. Lembremo-nos, das sete igrejas do Apocalipse, só uma foi fiel ao Senhor, e as outras seis, foram reprovadas, porque eram impias. ( Ap 3,7-13 )
Este risco de fidelidade a Deus, correm todos nós cristãos nestes fins de tempos, se não formos fieis ao Senhor; com tantas seitas e doutrinas no nome de Deus, com propostas de riquezas, que são só coisas imanentes. Irmãozinhos..! A palavra de Deus é ainda mais séria, se aplicada a cada um de nós, que dizemos cristãos, conhecemos a palavra, pois Ele, nos deu tudo. Plantou-nos na igreja, enxertados em Jesus Cristo pelo batismo, podou-nos e nos alimentou.
O Senhor Deus tem agora o direito de vir e pedir os frutos. E Ele, vem, com efeito, e muitas vezes não percebemos, suas visitas. Vem como o dono da vinha, que procurou figos, em sua árvore no meio da vinha e só encontrou folhagem. ( Mt 21,18-22 ) E muitas vezes, nós dizemos não ao Senhor; não queremos trabalhar na sua vinha, não queremos comprometer com o Reino de Deus, somos como aqueles cristãos tíbios do apocalipse - mornos. ( Ap 3,16 )
Está escrito no Evangelho: "Todo ramo que não der fruto em mim, Ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. ( Jo 15,1-2 ) A palavra de Deus deste Domingo nos apresenta como uma espada afiada, que quer penetrar em nós, a tomarmos uma posição, de decidirmos o que queremos ser. Um ramo unido a Cristo..? Um ramo cheio de frutos..? Um servo de conversão..? Ou um ramo estéril, cheio de folhas, só de palavras e não de obras..?
Vamos nos unir à videira do Senhor. A Sagrada Eucaristia nos oferece toda a possibilidade de reavivar em nós, o nosso batismo, a seiva da videira, que é o "Sangue da Nova e Eterna Aliança.! Ouçamos o salmo responsorial, àquela oração fervorosa da vinha abandonada: "De vós nunca mais afastaremos, nos fareis viver e invocaremos vosso nome." Amém!
Jesus é o Senhor!
TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE," 27° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" Pg 193-195 - LITURGIA - DEUS CONOSCO dia a dia - N° 153 - ANO "A" SETEMBRO 2014
POIS BEM, QUANDO O DONO DA VINHA VOLTAR, O QUE FARÁ COM ESSES VINHATEIROS? Mt 21,40 |