domingo, 27 de julho de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 14, 13-21 - 18° DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A" 2014


                              A MULTIPLICAÇÃO DOS  PÃES


"IGREJA DA MULTIPLICAÇÃO" TABGA, GALILÉIA LOCAL ONDE JESUS FEZ A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES NA TERRA SANTA, DEBAIXO DO ALTAR SE-VÊ UMA ROXA DO LUGAR QUE SUPÕEM SER O LUGAR EXATO  DO GRANDE MILAGRE

Naquele tempo, 13 quando quando soube da morte, de João Batista, Jesus e partiu foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas quando as multidões souberam disso, saíram da cidade e seguiram a pé.14 Ao sair do barco Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. 15 Ao entardecer, os discípulos aproximaram de Jesus e disseram: "Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!"  16 Jesus, porem lhes disse: "Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmo de comer. 17 Os discípulos responderam: "Só temos aqui cinco pães e dois peixinhos. 18 "Jesus disse: "Trazei-os aqui." 19 Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a benção. Em seguida, partiu os pães e os deu aos seus discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. 20 Todos comeram e ficaram satisfeitos, e, dos pedaços que sobraram recolheram doze cestos cheios. 21 E os que haviam comido era mais ou menos cinco mil pessoas, sem contar as mulheres e as crianças.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!


Nós estamos diante do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Mateus. A Boa Noticia de hoje é que Jesus fez um grande milagre. Tomou cinco pães e dois peixinhos; alimentou uma multidão de homens, que eram mais ou menos cinco mil, sem contar as mulheres e as crianças. Que milagre fantástico..! Esse milagre poderia nos dias de hoje, resolver todos os problemas da fome no mundo..? Qual é a fome do homem nos dia de hoje? Comida..? Comida espiritual..? 

Meditando o evangelho vimos que existem dois banquetes no texto: O primeiro acontece no palácio do Rei Erodes, que no prazer do ter, do sentir e do seu estar, mandou cortar a cabeça do Batista, a mando de sua mulher Herodíades. Porque..? Porque o profeta a incomodava, denunciando as injustiças do pecado, com a verdade.

 O segundo banquete é no deserto, onde Nosso Senhor realiza um poderoso milagre. Jesus é o novo Moisés, que sacia a fome do povo de Deus, não somente a fome física, mas também, a fome espiritual da alma. A liturgia da Santa Missa deste Domingo, abre-se com um texto do profeta Isaías, que é, um convite para a mesa Eucarística do Senhor dizendo: "Vindes..!"

"Todos vós que estais sedentos, vinde à nascente das águas; vinde comer, vós que não tendes alimento." ( Is 55,1-2 )  Já naquele tempo de Isaías, o povo passava fome e injustiças sociais, de todas as especies. O que é, esta água e este alimento misterioso, que Deus nos convida a fazer a experiência, de extinguir a fome e a nossa sede nestes tempos de hoje..?

 Jesus disse na tentação do deserto: "Nem só de pão vive o homem , mas de toda a palavra que procede da boca de Deus." ( Mt 4,4; Ap 2,7 ) Jesus é o pão vivo que desceu do céu; Ele e a palavra que se fez carne, nosso alimento espiritual. São Tomás de Aquino, no hino de adoração a Eucaristia"Tão Sublime Sacramento" diz que: "O Antigo Testamento deu ao Novo, o seu lugar. O Velho Testamento fala da promessa de Deus, enviar-nos o  Salvador.

 Quer dizer que, Jesus é o Novo Testamento: 85 Ele "Dá um sentido novo aos fatos, e aos sinais da antiga aliança, particularmente ao Êxodo e á Páscoa, por ser Ele mesmo o sentido, de todos esses sinais." ( CIC 151 )  A água viva, o Espírito Santo de Deus, supre a sede do povo de Deus. Jesus Cristo ressuscitado, é o Pão vivo na igreja, e está presente na Eucaristia, para saciar a fome, das almas pecadoras penitentes. 

 "O milagre da multiplicação dos pães, quando o Senhor proferiu a benção, partiu e distribuiu os pães, prefigura a super-abundância deste único pão de sua eucaristia." ( CIC 1335. 1 Cor 10,16 ) O Senhor nos fala hoje, na liturgia da palavra, pela boca do profeta: "Inclinai vosso ouvido e vinde a mim e tereis vida." Os homens nestes tempos, tem gastado com coisas fúteis, que não sacia a fome, e não se satisfazem. 

Ao contrário promovem a guerra, tirando a paz e a serenidade do mundo, onde a sede, a fome de alimentos ceifam milhares de vidas inocentes. Deus fala conosco no responsório desta liturgia: "Vós abris a vossa mão e saciais vossos filhos!" ( Sl 144 ) Que cristão seriamos, ou somos, só dar a palavra do evangelho, se estão de barrigas vazias..?! Que sentido teria-nos de falar da palavra de Deus, ou dizer: Vão em paz..!

 "Buscai primeiro o Reino de Deus," ide em paz, se tem fome de alimentos, e milhões de crianças desnutridas e morrendo de fome?
No evangelho, Jesus vendo o povo sofrendo, Ele se encheu de compaixão, curou-os e enfrentou naquele lugar ermo, o problema da fome.  São Paulo na carta aos Romanos exorta, a todos os que sofrem injustiças, que o mal foi vencido por Cristo, que deu sua vida, morrendo na cruz, para que tivéssemos vida em abundância. 

 Ele admoesta a todos, a saber que no mundo existe os sofrimentos: "Irmãos: Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação? Angústia? Perseguição? Perigo? Espada?" Aqueles que tem Cristo no coração, nada destes infortúnios podem abalar a fé. Em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou!" ( Rm 8,35.37-39 ) 

Jesus na grande oração sacerdotal, orou ao Pai: Pai..! Guarda os, porque eles estão no mundo, mas não são do mundo. (Jo 17, 9-1) Irmãozinhos em Cristo; nós somos predestinados para o Reino do céu, e lá que vamos morar..! "Jesus é o caminho a verdade e a vida!"

 No milagre da multiplicação dos pães, manifesta para nós a compaixão do nosso Deus por nós. Esta é a Boa Noticia do evangelho de hoje. "Deus é amor e Misericórdia."Nosso Senhor Jesus Cristo, no deserto realmente fez o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes, e confiou a seus discípulos a sua distribuição aos que  não tem nada para sobreviver. 

Ele hoje, ainda continua a multiplicar, os alimentos nossos, de cada dia na natureza, e através de nossas mãos generosas, Ele quer que façamos, a partilha à aqueles que tem fome. Fome física e fome de justiça..! Só que os mais favorecidos, em vez de distribuí-los ás multidões famintas, tentam segura-los para si, para tirarem proveitos próprios. 

Verdade e que,  é sempre os pobres que se repartem entre si. Mas há sempre um risco, de acharmos que tudo ficará resolvido, com distribuição de alimentos, se o povo de Deus não tiverem condições dignas para viverem, sem sobrevirem com sobras de pães. Nos somos diante do mundo faminto, aproximadamente três quartos da humanidade, e somos aqueles que tem os cinco pães, e dois peixes, mas muitos-se cuidam para que os pães não sejam partilhados. 

Quantas toneladas de comidas são jogadas fora, todos os dias nos grandes centros urbanos..? Estes alimentos jogados fora de um dia, daria para alimentar um país miserável pela fome por um mês na "Somália ou Etiópia" ou outro lugar remoto no mundo. Alguém comparou o Planeta Terra, como uma astronave com cinco ocupantes, e destas cinco, uma sozinha se apossou de oitenta e cinco por cento do oxigênio, e luta contra o resto para que elas não respire, os noventa por cento do oxigênio, que existe a bordo da nave.

 Este homem ocupante na nave, que respira o ar sozinho, são as Nações desenvolvidas, e, em maior parte, se declaram cristãos. Estamos aproximando das eleições, e vamos as urnas dos candidatos, que prometem resolver os problema sociais deste País. Resolver condições de trabalho e saúde, deve ser prioridade neste país, para que o pai de família, possa levar dignamente o seu sustento ao seu lar, e as famílias possam socorrer os necessitados.

 Então nós que somos cristãos vamos votar no candidato certo, qual possamos exigir dele, a dignidade para um pai de família.  É um direito digno, de todo cidadão deste país, porque pagamos altos impostos: "A vida sem fome!" São Mateus mostra-nos, no milagre dos pães, que Jesus é Deus, e tem  poder sobre os elementos; de fazer a multiplicação dos pães, e para nós igreja, este milagre é a prefiguração, da Sagrada Eucaristia, sacramento de unidade e amor.

 O que é a Eucaristia? "E o próprio sacrifício do corpo a do sangue do Senhor Jesus que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até o seu retorno, o sacrifício da cruz, confiando assim à unidade da igreja o memorial de sua morte e ressurreição." ( Compêndio parag 271- CIC parag 1312-1314 ) "É o sinal da unidade, vinculo da caridade, o banquete pascal, no qual se recebe o Cristo,  a alma é coberta de graça e é dado o penhor da vida eterna." "

 Jesus, está na especie do pão e do vinho consagrado, com seu corpo, sua alma e sua divindade; e estará, e se  multiplicará na mesa Eucarística, por misericórdia de nós, até o fim dos seculos. "Na Eucaristia, nós nos nutrimos da ação de graças de Jesus; por assim dizer, comemos sua ação de graças, para que nos ensine a dizer sim ao Pai, e dizendo-o, nos faça transbordar de amor por Ele, como Ele se transbordou por nós de amor eterno." "Vindes Senhor Jesus não demoreis" Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA - "O VERBO SE FAZ CARNE" Pg 161-163,753 - DEUS CONOSCO dia a dia ANO "A" N° 152 AGOSTO 2014. CIC E COPÊNDIO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. 

                                            DAI VÓS MESMO DE COMER A ELES! Mt 14,16
SÓ TEMOS  AQUI CINCO PÃES E DOIS PEIXES SENHOR..! 








                             




domingo, 20 de julho de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 13:44-52 - dos céus 17° DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A" 2014 - 27/07/2014


                                       O TESOURO QUE VALE A PENA



 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 44 O reino dos céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido no campo. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os bens e compra aqueles campo. 45 O Reino dos céus é também como um comprador que procura pérolas preciosas. 46 Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todo os bens e compra aquele campo. O Reino dos céus é também como o comprador que procura perolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os bens e compra aquela pérola. 47 O Reino dos céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo o tipo. 48 Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49 Assim acontecerá no fim dos tempos: Os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50 e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes. 51 Compreendestes tudo isso? Eles responderam: "Sim." 52 Então Jesus acrescentou: "Assim pois, todo o mestre da lei, que se torna discípulo do Reino dos céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas." 

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

 Nós povo de Deus, estamos neste Domingo, diante do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, escrito por São Mateus, no final do primeiro seculo da era cristã, lá pelos anos setenta, as igrejas das comunidades cristãs. 

A "Boa Nova" é ontem, hoje, e sempre, a mesma mensagem de salvação, que proclama o Reino dos céus. " A comunidade cristã encontra sua inspiração na palavra testemunhada e anunciada por Jesus, em nome do Pai, confiada aos apóstolos." ( Lc10:16 )

As comunidades cristãs, lendo o evangelho de são Mateus, é convidada a olhar para dentro de si mesma, e descobrir a presença do Senhor Jesus, e o seu Reinado. Onde a vontade de Deus está sendo cumprida, aí manifesta o Reino de Deus. "Pela palavra de Cristo a igreja existe, e age, guiada pelo Espírito Santo." ( Comunidade de comunidades. Parag 62 )

 A liturgia deste Domingo nos trás este maravilhoso tema: "O Reino de Deus é um presente para nós, é um dom gratuito do Senhor." O tesouro escondido, a pérola preciosa, e a rede lançada ao mar, está nós dizer que o próprio Deus quer, e deseja ser encontrado, por todos nós; homens e mulheres de boa vontade.

 Falar do Reino invisível de Deus, é falar do proposito redentor de Deus para toda a sua criação. "O Reino de Deus é um dom gratuito." ( Papa Francisco ) O Reino de Deus pode ser compreendido como: Paz, justiça e a alegria do Espírito Santo. ( CIC 2819 - Rm 14:17 )

 O próprio Jesus Cristo está presente no meio de nós, quando acolhemos a sua palavra. O Senhor disse: Onde estiver dois ou três reunidos em meu nome ali eu estou. ( Mt 18:20 ) Irmãozinhos..! Muitas vezes ficamos a imaginar este Reino, como ele é, e será..?! 

 Ficamos a pensar, se somos digno dele, ou não. Não podemos deixar estas tentações do anti-reino, assaltar nossa mentes, más acreditar e crer com fé, que o sacrifício único de Cristo no martírio da cruz, conquistou para nós o Reinos dos céus, a vida eterna.

 São Paulo na primeira carta aos Corintios disse: "Todavia como está escrito: "Olho nunca viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam." ( 1Cor 2:9-11 ) Aquele que encontra o Reino, se apaixona de amor por ele, porque encontrou Jesus Cristo.

 Verdade é que ninguém de nós seriamos digno dele, se não fosse a "Misericórdia Divina" do Senhor, que nos deu seu Filho único, para que tivéssemos vida,  e vida em abundância. ( Jo 10:10 ) Verdade  é que aquele que encontra o Cristo, encontrou o Reino dos céus.

Somos salvos pela Misericórdia infinita de Deus Pai. Esta misericórdia se chama: Nosso Senhor Jesus Cristo. O Reino do céu inicia aqui neste mundo, onde o evangelho da "Boa Noticia" é anunciado, e a vontade de Deus cumprida.

 O Reino se concluirá para nós na vida eterna."Ai descansaremos e veremos, veremos e amaremos, amaremos e louvaremos." "Eis a essência do fim, e que fim mais nosso que chegarmos ao Reino que não tem fim?" ( CIC 1720 )

"O Reino dos céus é, portanto, este tesouro único, incomparável, porque só nele que o homem encontra a salvação, realiza seu destino de vida e de bem-aventurança eterna. Quando tiverem passado o céu e a terra, ou, antes mesmo daquele evento distante.

 "E quando cada um de nós passar deste mundo, e tiver acabado, ficará somente o Reino dos céus, aberto ou fechado diante de nós, naquele dia, de acordo com as escolhas que fizermos, durante esta vida." O Senhor Jesus disse: "O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras não desaparecerão." ( Mt 24:35 )

 Pois a nossa natureza com o pecado original, cegou-nos privando-nos  de ver o Reino de Deus, esta cegueira espiritual não nos deixa ver o amor de Deus no meio de nós. A nossa visão é materialista  só para esta vida, como os homens da parábola do evangelho de hoje. 

Aqueles que nesta vida, só se preocupam em querer ter posses,  e não buscam o Reino de Deus, parecem-se com aqueles comerciantes, que precisam de todas as maneiras, conseguir a pérola e o tesouro para se ostentarem seus egos. Jesus disse: "Buscai primeiro o Reino de Deus, e tudo mais vós será dado por acréscimo." ( Mt 6:33 )

 A analogia, da conduta dos homens comerciantes do texto, que venderam tudo para adquirir o campo, ou a pérola preciosa não é moralmente correto seus agir egoístas de poder; Eles precisam da pérola, ou do tesouro para poderem se ostentar, o ter e o poder. 

 Nosso Senhor, no seu ensinamento nessa parábola, não fundamenta sua comparação acerca do Reino, sobre esta constatação materialista. Jesus ao falar em parábolas, está falando destas coisas, que as vezes na nossas ignorâncias passa despercebido por nós, até achamos louvável as atitudes dos comerciantes do evangelho que fazem de tudo para terem o tesouro. 

 Jesus não está dizendo coisas estranhas, para as pessoas da sua época. O povo sabiam muito bem o que o Senhor estava relacionando a parábola ao falar de tesouro, pérolas e comerciantes. 

Mas ao falar da rede lançada e os peixes separados, está dizendo que só os justos e escolhidos herdarão o Reino dos céus. O desejo do Senhor Jesus, é que todos os seguidores "O conheçam" e acolham o Reino de Deus.

 O fundamento desse procedimento do homem, que vendeu tudo para ter a posse daquele terreno, pois sabia que lá existia um tesouro valosíssimo, está na decisão de vender tudo o que tinha, desfazer de tudo para ter a posse do tesouro.

 O que o Senhor quer fazer-nos entender e que, como os homens ávidos pelas riquezas da parábola, sejamos também ávidos pela vida eterna que são os verdadeiros tesouros que não passam, que Deus Pai nos oferece. Que renunciemos a nossa vida de pecado, e mudemos de vida.

 Jesus está nos dizendo do nosso encontro pessoal com Ele e seu Reino de amor. Deixarmos todas as riquezas deste mundo e na alegria de ter encontrado o tesouro espiritual da alma guardar o verdadeiro tesouro que é a vida eterna. Pois o Reino dos céus, é o verdadeiro tesouro, aqueles que o encontra, deixa tudo, renuncia o mundo, e luta por este tesouro eterno.

 Nestes  tempos finais, aqueles que fazem opção pelo Reino de Deus, podem perceber e ver, um desinteresse pelas coisas do Reino dos céus, os luxuosos Shoppings Centers, cheios de multidões de homens e mulheres, a contemplar as vitrines iluminadas, buscando comprar satisfação ou sentido, de suas individualidades. 

São as pérolas, os tesouros do consumismo, que preocupam os homens neste tempos últimos, com tanta urgência de conversão. "O Reino dos céus, portanto, é realmente um tesouro, o único tesouro verdadeiro." Quem encontra Jesus, encontrou o verdadeiro tesouro, o caminho do Reino dos céus. Amém!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE." Pg 158-160 - 17° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO"A" - LIVRO LITÚRGICO N° 151- "DEUS CONOSCO dia a dia" - jULHO 2014 ANO "A"-  DOCUMENTO CNBB "COMUNIDADE DE COMUNIDADES:  UMA NOVA PAROQUIA. DOCUMENTO 100 - Pg 18:15; 39: 62 .
OS DOIS CAMINHOS: SOMENTE UM, É O CAMINHO DO REINO DOS CÉUS



















domingo, 13 de julho de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 13:24-43 - 16° DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A" 2014


                                           A PACIÊNCIA DE DEUS
PARÁBOLA DO JOIO - TELA DE ABRAHAM BLOEM AERT


 Naquele tempo, 24 Jesus contou outra parábola à multidão: O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25 Enquanto todos dormiam, veio o inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26 Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu o joio. 27 Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: Senhor, não semeastes boa semente no seu campo? Donde veio o joio? 28 O dono respondeu: Foi algum inimigo que fez isso. Os empregados lhe perguntaram: Queres que vamos arrancar o joio? 29 O dono respondeu: Não! Pode acontecer que, arrancando o joio arranqueis também o trigo. 30 Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: "Arrancai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!" 31 Jesus contou-lhes outra parábola: " O Reino dos céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. 32 Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos." 33 Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: "O reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porção de farinha, até que tudo fique fermentado." 34 Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35 para se cumprir o que foi dito pelo profeta: Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo." 36 Então Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram." Explica-nos a parábola o joio. 37 Jesus respondeu: Aquele que semeia boa semente é o filho do homem. 38 O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao reino. O joio são os que pertencem ao maligno. 39 O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifeiros são os anjos. 40 Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim  também acontecerá no fim dos tempos: 41 O Filho do Homem enviará seus anjos, e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42 e depois os lançarão na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai." "Quem tem ouvidos, ouça."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

 Nós igreja povo de Deus estamos neste tempo celebrando o 16° Domingo do tempo comum, tempo de catequese. O evangelho de hoje está ligado ao contexto, de Domingo passado a parábola do semeador, e na continuação da parábola, a reflexão: "O trigo e o joio." 

 Nesta reflexão, a palavra de Nosso Senhor, nos dá a alegria de saber que o Reino de Deus, já está no meio de nós, caminhando para a sua realização definitiva, mesmo misturado com o joio. 

 O semeador perfeito é Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele quer semear em nossos corações as sementes da verdade, que nós leva a salvação da vida eterna. O Reino dos céus proposto por Jesus, começa aqui neste mundo, com todas as nossas fragilidades em meios os sofrimentos humanos.

 As sementes do bem já foi lançada por Nosso Senhor, ela e superior as sementes daninhas que o inimigo da nossa salvação quer jogar no terreno do coração humano. Por isso temos que estar sempre em constante vigilância, porque o inimigo de Deus, a todos instantes nos ronda para nos devorar. ( 1Pd 5:8-11 )

 Vamos lembrar da Campanha da Fraternidade passada: Devemos ser cristãos conscientes, com os pés firmes na roxa que é Jesus; lutar pela  justiça, que liberta os indefesos das injustiças, que aprisiona e tira os direitos humanos: "A vida."

 Pois o joio é tudo isso, são também todos aqueles que distorcem o anuncio do Reino, e impedem que o evangelho seja anunciado.
Somos  peregrinos caminhantes, neste mundo,  o nosso rumo, nossa meta, deve ser o céu. Por isso a parábola de hoje, nos alerta das influências dos maus espíritos em nossas vidas.

 O joio  no meio da seara, é o inimigo da nossa salvação, ele está personificado no  anti-reino, anti-evangelho. Nós igreja seriamos ingênuos pensarmos, que estamos imunes as forças do anti-reino, o qual quer neutralizar a ação de Deus para que o sacrifício único de Cristo, não seja reconhecido pelos filhos de Deus.

"Nestes tempos finais, que estamos vivendo, é bem visível para nós, igreja, percebermos e vermos, a ação do joio, no meio do trigo, pela pluralidade e o relativismo mundanista, que ai está.

 O pecado se instalou de tal maneira, que aquilo que era pecado, agora parece-nos, que o errado é o certo. Os homens acostumaram com o pecado, perderam o temor de Deus. 

Existe entre nós igreja povo de Deus um incomodo, que sempre esteve presente com os fieis da igreja, desdes os princípios primitivos: A pressa dos discípulos, e as comunidades cristãs, em querer separar os bons dos maus." ( Mt 25:31-37 )

O inimigo da nossa salvação, trabalha sem cessar para semear as cizânias do anti-reino, para que Jesus não seja o Senhor da nossa salvação. Mas o Senhor garantiu que no juízo final, o joio será separado do trigo.

A parábola do joio no meio do trigo mostra para nós cristãos igreja, que a sociedade é um campo de semeaduras diferentes, e muitos contrastes. Por isso a pergunta para cada um de nós. Somos trigo, ou joio na seara do Senhor..?

 O campo da seara é o mundo; mas é também a igreja, o lugar em que existem espaços, para crescer, converter-se, e imitar a paciência de Deus. "A paciência de Deus" é o Tema da liturgia deste Domingo." A primeira leitura de hoje nos mostra a força de Deus sob a forma de paciência e longanimidade. ( Sb 12:18-19 )

 Deus não desistiu do seu projeto de amor por cada um de nós, Ele e paciente, age com paciência e espera que cada um de nós, se converta  e mudemos de vida. A nossa conversão não pode ser só uma vez na nossa vida, mas todos os dias da nossa existência. 

 O dono do plantio da parábola é Deus, que na sua infinita longanimidade tem uma visão diferente de nós humano, que muitas vezes questionamos Deus, como os empregados no texto do evangelho de hoje. Se Deus arrancassem os joios, muitos que poderiam se converter pereceriam para a vida eterna.

A primeira leitura de hoje o autor sagrado questiona e louva a longanimidade de Deus. E nos porque Jesus não vem logo, para fazer a justiça..? Porque Deus permite tantos sofrimentos, e injustiças..? Porque não acaba logo com isso..?  ( Sb 12, 13:16-19 ) 

Irmãozinhos..! Deus tem nos dado tempo,  para que mudemos de vida, Ele age com paciência conosco. No Reino deste Deus que seguimos, só deve existir a caridade e o amor, não há lugar, para cristãos impacientes, ou pessoas que só sabem invocar castigos, tentando o Senhor com pedidos de orações, e o que Ele deve fazer. 

Fulminar os maus da face da terra..? Acabar com o mundo..? Deus não houve essas orações, pois Ele é amor. Isto será feito quando completar no coração de Deus todos os salvos, e escolhidos.  Então será o fim. Quanto a este dia não nos pertence saber, o importante é que Deus nos ama. ( Mt 24:36 )

 A lembrar dos dois discípulos, que pediram a Nosso Senhor, fazer chover fogo do céu, sobre aqueles que os tinha rejeitados e Jesus disse-lhes: 55 "Não sabeis de que espírito sois animados. O filho do homem não veio para perder as vidas dos homens, mas para salva-las." ( Lc 9:55 )

 O mais importante e pensarmos, que Deus é amor e misericórdia,  e paciente para conosco. Vamos abrir os nossos corações, a nossa vida, para o seu Reino e seu amor. Vamos deixar que o Senhor cuide de nós, pois sabemos que o mal já foi vencido por Jesus Cristo no Madeiro cruz. Aleluia..!

Quando pensamentos maléficos, assaltar nossas mentes, olhemos para o Cristo crucificado e façamos a pergunta: Porque Ele..? Lembremo-nos: "O joio perdeu, o inimigo da nossa salvação foi derrotado por Jesus na cruz;  Deus é sempre, o vencedor de todas as batalhas.  Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho único em troca de nossos pecados. ( Jo 3:16 ) Amém!


Jesus é o Senhor!


TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA - SUA OBRA: "O VERBO SE FAZ CARNE' - Pg 155-157 - LIVRETO LITÚRGICO DEUS CONOSCO dia a dia - N° 151 JULHO 2014 - BÍBLIA AVE MARIA.
O TRIGO SERÁ SEPARADO DO JOIO MT 13:41-43




















domingo, 6 de julho de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 13: 1-23 - 15° DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO "A" 2014


                                                           O SEMEADOR


 Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi se sentar-se as margens do mar da Galileia. 2 Uma grande multidão se reuniu em volta dele. Por isso Jesus entrou  numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé na praia. 3 E disse lhes muitas coisas em parábolas: "O semeador saiu para semear.4 Enquanto semeava, algumas sementes caíram a beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram porque a terra não era profunda. 6 Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. 7 Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8 Outras sementes, porem caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente."Quem tem ouvidos,ouça!10 "Os discípulos  aproximaram-se e disseram a Jesus: "Porque falas ao povo em parábolas?" 11 Jesus respondeu: "Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. 12 Pois á pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem será tirado até o pouco que tem. 13 É por isso que eu lhes falo em parábolas:porque olhando, eles não vêem, ouvindo, eles não escutam nem compreendem. 14 Desce modo se cumpre neles a profecia de Isaías: "Haveis de ouvir, em nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15 Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure." 16 Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17 Em verdade vos digo muitos profetas e  desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir, e não ouviram. 18 Ouvi, portanto, a parábola do semeador: 19 Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado a beira do caminho. 20 A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21 mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento, quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo. 22 A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto. 23 A semente que caiu em terra boa é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem, outro sessenta e outro trinta."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

 Irmãos povo de Deus, nós estamos diante do evangelho de São Mateus, e hoje a Santa liturgia, nos direciona a falar do semeador. Quem é o semeador do evangelho..? É o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo! 

Ele é o semeador perfeito, que quer semear em todos os corações, a palavra de paz e vida eterna. Ele quer em primeiro lugar, arrancar as ervas daninhas, de nossos corações, os pedregulhos e os espinhos. 

São as nossas cruzes, que tem nos sufocado, pelos sofrimentos cotidianos, que vamos adquirindo ao longo das nossas peregrinações nesta vida. 

Cada um de nós tem o seu pecado e sua miséria; não tem como. .!? Mas o nosso Deus é amor..! Ele amou o mundo de tal maneira que deu seu filho único em troca dos nossos pecados. ( Jo 3:16 )

 Jesus no evangelho nos fala de quatro situações, que a semente do semeador pode cair: À da beira do caminho, terreno pedregoso, terreno cheio de espinhos e terra boa.

 Esses quatro lugares diversos são o campo dos corações dos homens, neste mundo pluralizado e relativizado pelas propostas das falsas doutrinas.

  Os falsos semeadores, estão no mundo a serviço do anti-reino, que semeiam a palavra adulterando-a para si mesmo, "a seara do Senhor," em beneficio próprio. 

São João Evangelista nos advertiu, examinar os espíritos, se são de Deus ou não. Porque muitos falsos profetas se levantaram no mundo para semear nos corações dos homens doutrinas do anti-cristo. (1 Jo 4:1 ; 2 Tm 2:17-18 ) 

Nosso Senhor falou-nos que nos últimos dias, surgiriam falsos pastores a serviço do maligno, que teriam a perspicácia de enganar até mesmo os escolhidos do Senhor. ( Mt 24:23-24; Tm 1:3-11; 4:1-5 )


O evangelho nos apresenta o mundo, como um campo para ser semeado, as sementes do Reino. Em outras palavras é os corações dos homens que deve receber a boa noticia do Reino de Deus. 

 A palavra de Deus é sempre eficaz em si mesma, mas o ser humano todavia, pode resistir-lhe a liberdade e torna-lá estéril. Mas Deus é paciente com o mundo, e tem dado o tempo necessário, para que  os homens se convertam e volte para Ele.

 Por isso nós cristãos que já fizemos a nossa opção pelo terreno bom de Cristo, vamos permanecer em vigilância e alerta, como servo fiel e prudente do Senhor a exemplo à aqueles que não conhecem Jesus. 

 Ao lermos este evangelho, vamos fazer uma reflexão para nós mesmo: Qual a categoria de terreno que nosso coração pertence..? 
Somos daqueles que escutam e depois esquecemos..? 

Ou somos aqueles meros ouvintes, sem memória como diz São Tiago na sua Epístola..? ( Tg 1:23-24 ) Nosso Senhor falou dos corações que acolhem a palavra de Deus com entendimento, com disponibilidade; esses são os terrenos bons, que produz muitos frutos.

Mas também falou daqueles que recebem a palavra na tibieza, e não a põe, em pratica, são mornos e frios. Ser cristão, significa ter um coração, como terra fértil que acolhe a semente da palavra, e produz frutos no tempo certo.

A palavra de Deus pode ser comparada à chuva, que cai e fecunda a terra, fazendo-a produzir frutos que serve de alimento para o Reino. O Senhor Deus disse: Toda a palavra que sai de minha boca, não volta a mim, sem se realizar e dar frutos.

Apalavra de Deus tem uma missão: Ir e anunciar que Jesus Cristo é o Senhor, e que Deus é amor..! ( Is 55:11 ) Irmãos..! Vamos anuncia-la.
No caminho do Reino estamos nós, chamados a sermos também semeadores da semente da Boa Noticia.

 Chuva é água, e sinônimo dos carismas do  Espírito Santo. O Espírito do Senhor, é o doador de dons à sua igreja. Mas aqueles que recebem os dons e não produz frutos para o Reino, correm o risco de lhes serem tirados o campo de trabalho, na comunidade e entregue a outros. 

Nosso Senhor disse: "Eu digo a vós: Porque é concedido conhecer os segredos do reinado de Deus, a eles não será concedido. À todo aquele que tem, lhe será dado e lhe sobrará; ao que não tem lhe tirarão inclusive o que tem. Por isso lhes falo contando parábolas: Porque olham não vêem; escutam e não ouvem nem compreendem." ( Mt 13:11-15 )

Então qual  o melhor exemplo de terreno espiritual, para a prática do dia a dia, do bom cristão..? O exemplo e: O terreno melhor, foi de Maria a mãe do Senhor, que acolheu todas as palavras do anjo e as guardavam no coração. 

 Os apóstolos e os discípulos que acolheram as palavras do Senhor e puseram à, em prática não negaram o Senhor por causa do Reino, e puseram em prática os ensinamentos de Jesus, dando suas vidas pela causa do evangelho.

  Quem é hoje o terreno bom que produz fruto? E o cristão que tem sede da palavra de Deus, e  a ama, e se preocupa em ouvi-la, e entende-la e transmiti-la aos que não a conhecem. Irmãos..! Jesus não falou somente para as pessoas que o acolhia, e se convertiam, mas sim, para todos aqueles que tinham e tem, o terreno do coração fechado, sem condições de receber as sementes do Reino.

 O anuncio do Reino de Deus é gratuito, e é, para todos nós. A decisão agora é do nosso coração, que seja esta decisão uma decisão de amor, que mesmo com nossos pecados pedregosos, espinhosos, é possível dar frutos. Jesus está atrás destes, para que sejam seu testemunho e crie vínculos com Deus.

 É aquele que vive a palavra no seu dia a dia, que abre seu coração ao evangelho e deixa ser transformado, isto é os cem por cento que o Senhor fala. Fica aqui para nós perguntas: O que chamou a nossa atenção neste evangelho..? Porque nem todas as sementes se frutifica..? Qual é a boa noticia que o evangelho deste Domingo nos traz..?  

Jesus é a própria palavra de Deus; vamos então acolher a palavra de Deus em nossas vidas. "Jesus Cristo é o semeador da nossa salvação, todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou."  Ele disse: "Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." ( Mt 28 ) Amém!

Jesus é o Senhor!

Oração final: Senhor, as preocupações do mundo, a ilusão das riquezas sufocam vossa palavra em nós, quantas vezes fomos terreno pedregosos, cheio de espinhos, sendo inconstante nos compromissos, com os nossos irmãos e também com vossa palavra - Por isso rogamos, tende piedade de nós!

TEXTO ELABORADO DA HOMILIA DE CANTALAMESSA DA SUA OBRA:"O VERBO SE FAZ CARNE," ANO "A" Pg 152- 154  E O LIVRETO DE LITÚRGIA DIARIA: DEUS CONOSCO dia a dia  ano "A" N° 151 - JULHO 2014 E BÍBLIA  AVE MARIA.