domingo, 23 de fevereiro de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 6:24-34 8° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" 2014



                                                 OS DOIS SENHORES



 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24 Ninguém pode servir a dois senhores; pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. 25 Por isso vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vos vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais que a roupa? 26 Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem nem ajuntam em armazéns. No entanto vosso Pai que está no céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? 27 Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28 E porque ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham e nem fiam. 29 Porém eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda sua glória, jamais se vestiu como um deles.  30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? 31 Portanto não vos preocupeis, dizendo: O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir? 32 Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está no céus, sabe que precisais de tudo isso. 33 Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34 Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá as suas preocupações! "Para cada dia bastam seus próprios problemas."

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

 Estamos diante do evangelho de São Mateus, e em poucas frases, Nosso Senhor nos coloca, diante de duas escolhas, radicais. São Mateus escreveu a Boa Nova, para os judeus convertidos ao cristianismo. Estes judeus permaneceram fieis nas suas culturas, e nos cumprimentos das leis, e dos mandamentos, embora cristãos e comprometidos fielmente, com o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Do mesmo modo que Deus falou com eles a dois mil anos atrás nas comunidades primitivas, continua neste tempo, hoje, e agora mesmo, falando conosco cristãos povo de Deus, com o mesmo fogo de poder do Espírito Santo. O nosso Deus é um Deus de amor, por isso ele quer que a sua palavra entre no nosso coração, quando falamos de coração, não estamos falando do nosso coração biológico, mas do coração da nossa alma; a pessoa do nosso espírito.

 Deus sabe o que é bom para nós, Ele quer que a sua santa palavra nos transforme, e nos liberte de todo mal. Por isso Ele nos pergunta: A quem serviremos..? A Deus, ou ao dinheiro..?  Sabemos que o dinheiro é sinônimo de poder. Pois através dele, os homens poderosos manipulam, e sondam a vida da humanidade no mundo. 

 Este tema, esta reflexão, nos leva a uma realidade triste e terrível,  daquilo que está acontecendo no mundo, para discernirmos como a igreja de Cristo sofre no mundo. Os homens maus, através deste poder, fazem guerras e matanças de inocentes no mundo, para terem mais poderio. Pois quando uma nação fica pobre, é  porque outra se enriqueceu na sua miséria. As profecias revelam e mostram, que estamos vivendo os fins dos tempos.

E ai fazemos uma pergunta: O dinheiro é sinônimo de benção ou maldição..? Qual dinheiro então..? Certamente não é o dinheiro que ganhamos com o suor de nossos rostos, no dia, a dia cotidiano das nossas lutas pela nossas existências. Esse dinheiro é abençoado por Deus, pois o próprio Jesus trabalhou com seu pai São José,  naquela carpintaria em Nazaré, para defender o pão de cada dia.

 Lembremo-nos  da queda do homem no paraíso por causa do pecado original. Deus disse a Adão: Comerás com o suor do teu rosto para viver..! E nós agradecemos a Deus Pai, na "Oração do Pai Nosso," pelo alimento de cada dia. Mas Jesus disse a satanás na tentação do deserto:" Não só de Pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus."

 Não estamos falando do dinheiro que escraviza, mas do salário abençoado que garante o pão na mesa da nossa família. Infelizmente nestes tempos modernos da tecnologia Capitalista, o trabalho tem escravizado os seres humanos, não lhes dando condições de oferecer graças, e o louvor digno ao Criador de todas as coisas, "os dias Dominicais." 

"Sabemos que o trabalho edifica o ser humano, por isso o trabalho é para o homem, e não, o homem para o trabalho..!" Mas nestes tempos as indústrias exigem que as maquinas não podem parar, para que os empresários tenham mais lucros, e entreguem as encomendas,  dentro dos prazos estabelecidos. 

Assim os trabalhadores, tem que trabalhar dias e noites,  conforme os seus turnos de trabalho, os Domingos e dias Santos deixam de fazer parte da vida cristã do operário; o louvor e a ação de graças a Deus, fica em segundo plano. E assim se afastam da igreja e do evangelho, só se preocupando com coisas materialistas sem sentido espiritual. 

Quando entramos neste tema difícil e polemico, estamos falando daquilo que pode nos escravizar, os meios, as necessidades se tornam finalidades e  metas na nossa vida, horas extras, trabalhar, trabalhar, para poder ter mais. E assim Deus fica esquecido, e o dinheiro se torna o Senhor dos homens, o preferido.

 E claro que todos os trabalhadores sonham com vida melhores para si e sua família, e ai se subjugam ao trabalho, e se matam de trabalhar, fazendo viradas com cargas horárias extras, para ter o seu teto, sua independência, e mais conforto para sua família.

 Os Domingos que cai com folgas, se transforma em churrascada, cervejada, e a poltrona cativa, com a transmissão do futebol pela televisão. Perguntamos: Onde ficou Deus..? É claro que Ele esteve, e está sempre conosco, pois ele é um Deus de amor, e nos entende e nos ama. Só espera de nós, a nossa gratidão e o louvor..!?

Para os patrões, e os poderosos, o dinheiro que se acumulam, absorve o dos outros, como um vampiro, sangue-suga, a preços de trabalhos escravos, as vezes preço de sangue e miséria alheia.

 Irmãos..! Este dinheiro elevado com finalidade egoísta do poder, só é, para esta vida, é o senhor dele é, o anti-deus, que o mundo elegeu e o aplaudem. É o grande ídolo como se diz no livro de Levítico:  (Lv 1:4,) "A divindade de metal fundido." Os pagãos e que procuram viver dissoluta-mente estas coisas.

Para nós cristãos o Senhor diz no evangelho de Mateus: ( Mt 6:19-24 ) 19 "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam, 20 mas ajuntai tesouros no céu, onde a traça e nem a ferrugem consomem, onde os ladrões não minam, nem roubam. 

 21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também vosso coração." "Ou; de que adiantaria o homem a vir ganhar o mundo inteiro se vier perder sua alma? ( Mc 8;36 ) Jesus nos exortou: "Mas buscai primeiro o seu Reino e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." ( Mt 6:33 )

Neste tempo os impios, substituíram Deus, pelo deus do poder,  e caminha também ao seu lado, a deusa do culto  da carne. Os homens egocentristas, excluíram Deus de suas vidas, pois vivem para o prazer da carne, o poder do ter, e em si próprios. 

 Este ídolo do dinheiro e do poder, tem uma divindade gêmea: A luxuria; a deusa Astarte ao lado do deus Maloc.  Um procura adorar o outro, estes deuses monstruosos que a bíblia  fala em Levítico; os pagãos sacrificavam pessoas inocentes, em honras a estes falsos deuses. ( Lv 19:4 ) 

Irmãos..! Nestes tempo tão difíceis, quantas crianças são sacrificadas, no nome deste deus, do poder e do dinheiro..?  Uma vez uma jovem senhora, que estava grávida foi chamada a diretória da empresa. Se você se quiser continuar no emprego terá que abortar seu filho, e terá uma promoção especial, porque precisamos da sua mão de obra.

 Ela não fez o aborto, e foi dispensada da empresa; hoje Pedrinho tem oito anos, para a glória de Deus. São Crianças mortas no ventre maternos no nome do sistema do anti-cristo, crianças que morrem de fome por causa do flagelo das guerras, abandonadas em campos de concentração, sem pais, e sem pátrias.

Ali crescem longe de casa, sem sonhos de meninos, gestando no coração ódio, e vingança contra o mundo, desde pequenos aprendem a manusear uma metralhadora, ou serem um fanático homem bomba no futuro. Outros morrem de sede e fome, em diversas partes do mundo.

 Perguntamos então: Porque acontecem isto..? A resposta é: A ganância do deus maloc, personificados, pelo mal nos homens impios..! Homens sem temor de Deus, de corações emperdenidos. Parece nos, que tudo gira em torno do dinheiro, onde quer que vamos só se fala dele, como ganha-lo, como poupa-lo, ou quanto ganha, ciclano e bertano. fala-se mais dele que de Deus.

 "Os falsos religiosos" nos seus púlpitos particulares, resumem suas palestras, fazendo um desafio as suas ovelhas tosquiadas. "Eu desafio você, enfiar a mão  no bolso, e apresentar  uma oferta, para esta obra de Deus..! Deus vai te prosperar em dobro, Oh glória..! Aleluia..! É a Teologia da prosperidade, que está em primeiro lugar para eles, e não a vida eterna.

 Irmãos..! O Evangelho deste Domingo nos adverte, contra os perigos das riquezas; e nos obriga a olhar atentamente em nossos corações. Jesus falou-nos: "A boca fala do que lhe transborda o coração." ( Mt 12:34 ) 

 O evangelho de hoje nos convida a fazermos uma profunda reflexão: O nosso Deus é Pai e providente; e não abandonará seus fieis filhos, ninguém pode sentir abandonado no caminho do Reino, Ele nos ama a cada um de nós, conforme a nossa necessidade.

 Jesus disse: "Olhai os lírios do campo: eles não trabalham e nem fiam. Nem Salomão, em toda sua glória, jamais vestiu como um deles." "Olhai os pássaros do céus; eles não semeiam, não colhem nem ajuntam em celeiros. No entanto, vosso Pai que está no céus os alimenta." 

 Igreja povo de Deus, não vamos-nos desgastar ou deprimir nas situações difíceis e materialistas, Deus é Pai! Confiemos na sua providência, pois Ele mesmo irá julgar quem é o merecedor da sua atenção Divina. Deus tem sua demoras, mas quando nos atende ele capricha. 

Irmãos..! Quando estivermos participando da santa missa, neste Domingo, lembremo-nos dos nossos irmãozinhos que sofrem injustiças no mundo, por causa do poder dos maus. Também daqueles irmãos que não podem adorar Jesus na Sagrada Eucaristia, ou que faz tanto tempo que já esqueceram a adoração e o louvor, porque tem que trabalhar para servir o sistema do poder deste mundo.  Amém!

Jesus é o Senhor!

Texto elaborado com auxilio da homília de Raniero Cantalamessa pg. 128-131 - O Verbo se faz carne- Ano "A" Pesquisa: www.coletivoverde.com.br\zara trabalho escravo--Dhjupic.blogspot.com,br\.2014 01 01 archive.html

























domingo, 16 de fevereiro de 2014

EVANGELHO SÃO MATEUS 5:38-48 --7° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO "A" 2014



                     AMAI OS  VOSSOS INIMIGOS


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 38 Vós ouvistes o que foi dito: "Olho por olho e dente por dente! 39 "Eu porém vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40 Se alguém quiser abrir um processo para te tomar a túnica, dá-lhe também o manto! 41 Se alguém te forçar a andar um quilometro, caminha com dois com ele! 42 Dá a quem pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. 43 Vós ouvistes o que foi dito: "Amaras o teu próximo e odiaras o teu inimigo. 44  Eu porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45 Assim vos tornareis filhos de vosso Pai que está no céus, porque ele faz nascer o sol sobre os maus e os bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46 Porque se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47 E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extra-ordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa?  48"Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é perfeito!"

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

 Irmãozinhos, o evangelho deste Domingo, Deus  nos fala do amor.  Quando falamos de amar, não podemos esquecer do perdão. Quem não perdoa, não ama. É preciso perdoar e acertar os erros; aquele que corrige o seu irmão com carinho, e porque também ama, e faz a vontade de Deus. ( Mt 18:15 ) Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho único para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha vida eterna. (Jo 3:16) 

Sabemos que os preceitos do primeiro mandamento é: "Amar a Deus sobre todas as coisas," e diante deste mandamento, Nosso Senhor Jesus Cristo, o, amplificou para: Amai vos uns aos outros como eu vos tenho amado. ( Jo 15:9,12 ) Se fizermos isto, já estamos dentro da lógica do amor de Deus, que nos ama a todos nós, sem exceção.

A novidade trazida por Jesus, é amar também os inimigos. Jesus mostrou para o mundo, o que é amar, pois deu sua vida, indo  até o extremo, a morte na cruz. Então quando amamos o nosso próximo, estamos fazendo a vontade de Deus. Queridos irmãos..! Diante do amor infinito de Deus, Jesus quebra a lei antiga, olho por olho, dente por dente, transformando aquilo que gerava ódio, e desamor numa novidade para o caminho do Reino do céu. ( Ex 21:14 ) 

Ele disse: Amai vossos inimigos..! Mas também Jesus nos adverte, não enfrentarmos, o malvado, pois ele muitas vezes está personificado pelo demônio, que está no mundo, para perseguir os filhos de Deus. Uma coisa que o diabo não suporta em nós, é a  fidelidade a Deus, a oração, o amor e o perdão.

 Jesus manteve seu mandamento e amou o mundo, mesmo na cruz entre tão grande sofrimento; clamou: "Pai perdoai-os, porque não sabem o que fazem." Jesus vai mais longe ainda na sua lógica de ensinar o amor. Se alguém lhe bater o rosto direito, oferece lhe também a face esquerda.

 Oferecer a outra face..? Seria perdoar o próximo, e lhe dar outra chance, para caminhar junto ao corpo místico de Cristo.  O que é o corpo mistico de Cristo..? É a igreja reunida, em torno de Jesus crucificado e ressuscitado, que sente a dor e o sofrimento do irmão. Cristo é a cabeça da igreja e nós somos os membros do corpo de Jesus Cristo. ( Rm 12:5 )

Jesus falou que devemos perdoar o nosso próximo setenta vezes sete. ( Mt18:21-22 ) Isto quer nos dizer que é, para nós perdoarmos sempre o nosso próximo, pois o numero sete é o número perfeito, e quem e perfeito senão o próprio Jesus Cristo o Filho de Deus, que morreu dando sua vida, por cada um de nós, para que tivéssemos vida eterna. Que será do nosso mundo futuramente, diante de tantas guerras e mortes de inocentes, porque não ouvem os mandamento do amor de Deus..? 

Na segunda parte deste evangelho, percebemos Nosso Senhor reafirmando, aos discípulos - Tens ouvido o que foi dito: "Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo." "Eu porém vos digo." Amai vossos inimigos, e fazei o bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e vós perseguem. É neste sentido que os discípulos se rebatiam dizendo: É duro de mais, quem pode ouvir isto? Pois as Lei Mosaicas pregava, olho por olho, e dente por dente. 

Os judeus eram educados na lei do talião, por isso ter piedade e compaixão do próximo era uma coisa impossível para eles. ( Ex 21:14 ) Tempos atrás uma pessoa na comunidade dizia a uma outra que lhe pedia perdão: Quem sou eu para te perdoar, eu não tenho perdão para dar a ninguém; perdoar é só para Deus..! , Quanta cegueira espiritual, como fazer parte do corpo mistico de Cristo..!?

 Jesus pregou contra a lei do talião. "Se alguém bater na face direita, oferece lhe também a esquerda." Irmãos..! É por isso que o mundo em que vivemos, não se conforma com o Cristianismo, pois o mundo egocêntrico e ateu, vivem só para o egoismo próprio, e os discípulos dele, o adoram e querem morrer por ele.

 Diante de tão grandes conflitos no mundo, os homens não conseguem encontrar o caminho da paz. Mas os filhos de Deus sabem, que: "só Jesus pode ser sinal de paz..!" Jesus veio a este mundo elevar o homem e a mulher, à medida de Deus, e não Deus a medida do ser humano. 

Por isso o Senhor nos deu os meios objetivos, para vencer a nós mesmos. Estes meios são os sacramentos da Penitência e a Eucaristia. São os meios de quebrarmos os jugos do mal dentro de nós. A primeira leitura de hoje nos diz: "Sedes Santos, porque eu o Senhor vosso Deus é Santo." " Não tenhas ódio contra teu irmão; não procures vingança, e nem guardes rancor dentro dos teus compatriotas." "Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor!" ( Lv 19:1-2,18 )

É por isso que que o Senhor hoje está nos dizendo: Se a vossa justiça não for melhor que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino. A nossa justiça é o mandamento do amor, e Jesus nós ensinou na oração do Pai Nosso: Perdoai as nossas ofensas, assim como nos perdoamos, a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos de todo mal. Amem!

Jesus é o Senhor!

TEXTO ELABORADO COM AUXILIO DA HOMÍLIA DE CANTALAMESSA- O VERBO SE FAZ CARNE -ANO "A" 2014












domingo, 9 de fevereiro de 2014

EVANGELHO DE SÃO MATEUS 5:20-22a. 27-28,33-34a.37 - 6° DOMINGO TEMPO COMUM - ANO A - 2014


         TRÊS JUSTIÇAS DO REINO DE DEUS


 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20 Eu vos digo se vossa justiça, não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos céus. 21 Vós ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal. 22a Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se encoleriza com seu irmão, será réu em juízo. 27 Ouviste o que foi dito: Não cometerás adultério. 28 Eu, porém vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. 33 Vós ouviste também o que foi dito pelos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirá os teus juramentos feitos ao Senhor. 34a Eu, porém vós digo: Não jureis de modo algum. 37 Seja o vosso "sim": sim, e o vosso "não." Tudo o que for além disso vem do maligno.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

 Irmãos igreja, estamos diante do evangelho de São Mateus,  hoje o Senhor nos fala de três mandamentos para entrarmos no  Reino dos céus. Estes mandamentos são propostas expressas, e Jesus não aboliu nenhuma delas: Não matar, não adulterar, e não tomar o Santo nome de Deus em vão. Isto quer dizer-nos, que o nosso modo de vida não pode ser como, o dos hipócritas, que pregam, falam tanto de leis, doutrinas, moralidades, mas não vivem o que pregam. 

 A primeira justiça não matar: Muitas vezes não matamos o irmão com armas, como fez Caim matando seu irmão Abel. (Gn 4:1-26 ) Mas devido o pecado original, que corrompeu a humanidade, corremos o risco de massacramos os nossos semelhantes, com nossas linguás ferinas, destruindo o nosso próximo com falsas afirmações, falsos julgamentos. 

Isto é pecado de morte, e não nos leva, ao Reino dos céus. Quantas famílias foram destruídas moralmente, por pessoas invejosas, fofoqueiras sem escrúpulos que diziam serem cristãs, quantos sacerdotes e pessoas de Deus, acusados de injustiças, que não praticaram. fizeram armação contra eles para exclui-los de seus ministérios. Isso são  armações diabólicas para que Jesus não seja o Senhor.

 Nos cristãos precisamos nos vigiar, prestar atenção naquilo que sai da nossa boca, pois da nossa boca  pode sair benção, ou maldição. Benção quando abençoamos nossos próximos, e falamos bem deles, maldição quando por inveja, falamos mal deles, parece que o mal tem pernas compridas, e  as más noticias andam rápido. Como dizia o saudoso Padre Léo, muitas vezes gastamos impulsos no telefone, para louvar o encardido, falando mal dos nossos vizinhos, do irmão na comunidade, e até mesmo da igreja.

 A outra justiça fala-nos do adultério. O que Deus uniu o Homem não separe, mas o mundo paganizado relativizou estas normas sagradas, casam e descasam, as famílias se despedaçam, pois os sistemas do mundo do anti-cristo, não tem concerto de paz, feliz daqueles casais que respeitam seus companheiros, e seus filhos, e são tementes a Deus, são fieis um para com o outro até o fim. 

Lembremos que já no tempo de Jesus, São João Batista perdeu sua cabeça, porque denunciou o  pecado de adultério, do rei Erodes, com sua cunhada Erodiades.  ( Mc 6:14-29 ) Quando a igreja fala em adultério, não está somente falando de traição em matrimônio, mas das escolhas pessoais que podemos fazer durante esta vida, "adulterar Deus." Trocando o Deus criador de todas as coisas, pelo deus do mundo, o deus do dinheiro, da fama, do poder, do prazer, do ter, dos vícios da luxurias. Estes deuses ai, não é o Deus do amor, da misericórdia e do perdão, é o falso deus, o anti-deus. 

No Sinai Deus disse aos israelitas: "Não terás outro Deus diante de mim." ( Ex 20: 23 ) Neste seculo os homens impios, substituíram  Deus, pelo deus do dinheiro, que escravizam os seres humanos, onde o meio justifica que sempre precisamos ter mais, para ter o poder do consumismo, e de servo do deus da moeda torna se escravo dele. Esta troca de Deus, pelas coisas deste mundo que vai passar, se chama idolatria. Somos muitas vezes adúlteros e idolatras, nas nossas escolhas..! 

A outra justiça é: Que sejamos fieis ao Senhor Deus, que os nossos sim sejam verdadeiros, por isso não tomar o Santo nome do em vão. Jesus disse: Não tentarás o Senhor teu Deus; ( Lc 4:8 ) somente a Ele renderas o culto e a adoração. O nosso Deus é um Deus de amor e misericórdia. Quando nos criou deu-nos o livre arbítrio para escolher, porque Ele sempre desejou ser amado por nós, em espírito e verdade. 

O nosso Deus propõe, e espera nossa escolha livre, sobre o que desejamos fazer, por isso Ele mostra-nos o caminho a seguir, para que não percamos o caminho do Reino dos céus. Na leitura do Eclesiástico está escrito:" Diante do Homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir." "Não mandou a ninguém agir como impio, e a ninguém deu licença de pecar." ( Eclo 15:16-21 ) 

Mas Deus na sua infinita misericórdia enviou seu Filho unigênito para nos salvar da morte eterna. Irmãos..! Somos salvos em Cristo Jesus, e Deus espera que nós o reconheçamos, que seu "Filho Jesus, é o caminho, a verdade e a vida." Os mandamentos do Senhor são propostas para a nossa salvação. Jesus não aboliu nenhum dos mandamentos, mas os ampliou. Amai vos uns aos outros como vos amei e tenho vos amado. ( Jo 15:9-12 )

Infelizmente as mentalidades cristãs de hoje, atingidas pelos pensamentos da Nova Era, parece-nos proibido tratar-nos dos assuntos, como o "juízo particular do Homem." Quando alguém levanta o tema, outros rebatem dizendo: Jesus já venceu a morte, ninguém irá ao inferno, pois ele não existe, já somos todos salvos. E assim  vamos vivendo despreocupados, e ignoramos o que nos espera. 

"Pensamentos assim elimina a morte eterna, o juízo final, e o sacrifício único de Nosso Senhor Jesus Cristo na cruz." Jesus fez a parte Dele de nos salvar da morte eterna, agora no temor de Deus, façamos a nossa parte obedecendo, e praticando os santos mandamentos, que é a garantia  do Reino do céu.

 Irmãos..! Lembremos-nos dos nossos Novíssimos, todos nós compareceremos no tribunal do Senhor.  "O que é novíssimos..? E chamado na liturgia cristã, as ultimas coisas definitivas e irreversiveis; aquelas que acontecem uma só vez, mas duram em seus efeitos pela eternidade, devidos nossas escolhas, sejam elas boas ou mas. "Morte, juízo, inferno e o Paraíso."( O Verbo se faz carne ano A- Pg 121) 

 Irmãos..! "Como podemos viver tranquilos, sem preocuparmos com a eternidade..? Seria, como estivéssemos todos nós dentro de um avião super-sônico, cantando e bebendo, sem saber o rumo da rota que a nave está indo. E derrepente as turbinas se explodem e todos morrem em alto mar.

"Queridos o que estamos fazendo das nossas vidas nesta viagem de peregrinos..? Onde pretendemos passar a nossa eternidade..? Lembremos do evangelho de hoje no qual o Senhor nos fala das três justiças para entrarmos no Reino dos Céus. Não matar, não adulterar e não tomar seu santíssimo nome em vão.

 Irmãos..! Não tenhamos medo do juízo, pois o Senhor conhece cada um de seus fieis filhos. "O Sacramento da confição é o meio ordinário para nos colocar de acordo com Deus, e reconciliarmos na sua infinita justiça de misericórdia." Irmãos Peregrinos, caminhante rumo ao Reino..!Vamos perdoar, e amar os nossos inimigos, para que no fim desta viagem, cheguemos na paz todos juntos, aos portões da Jerusalém Celeste, o Reino dos Céus. Amém!

Jesus é o Senhor!


Texto elaborado com tópicos de  homilias :" O Verbo se faz carne" - Cantalamessa- ano A- 6° Domingo do tempo Comum- pgs= 121-123
Joseinaciofilho2013@hotmail.com- "Jesus é o Senhor!"- Joseinacioh.blogspot.com 










domingo, 2 de fevereiro de 2014

EVANGELHO DE SÃO MATEUS 5: 13-16 - 5°DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO A - 2014


                                       VÓS SOIS LUZ DO MUNDO


 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13 Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insonso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar uma cidade construída sobre um monte. 15 Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha, para todos que estão na casa. 16 Assim brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e louvem vosso Pai que está nos céus.

Palavra da salvação.
Glória a vós, Senhor!

 Povo de Deus..! Estamos no quinto Domingo do tempo comum, e o evangelho de hoje nos leva fazer uma reflexão: Jesus disse - Vós sois o sal da terra; vós sois a luz do mundo. Mas para que possamos cumprir esta missão profética do Senhor como verdadeiros cristãos, primeiramente precisamos ser, este sal e esta luz, que  Jesus nos fala. Certamente, nós por nós mesmo, não temos nada à oferecer espiritualmente a ninguém, se não estiver em nós, as qualidades dos dons espirituais, através da graça no poder do Espírito Santo. 

Irmãos..! Por nós mesmos somos trevas, somente o Senhor é luz. Na nossa caminhada de fé, temos que pedir sempre ao Espírito Santo que nos ilumine, tire de nós o egoismo espíritual; pois muitas vezes pensamos que estamos fazendo o bem, mas as nossas falas, as nossas atitudes, não tem luz e sabor, que o Cristo nos falou. Jesus é o sal da terra, pois sem Ele o mundo cristão é insonso não tem sabor de eternidade. Nosso Senhor disse: Se o sal for insípido para que serve..? 

Assim também podemos refletir conosco mesmo; que tipo de cristão evangelizador sou eu..? Sou caminho de céu para as pessoas..? Tenho sido omisso nas verdades do evangelho, e escondido a luz do Cristo para que ninguém seja iluminado. Jesus falou-nos: Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num lugar visível para que todos possam serem iluminados. Sejamos então, no poder do Espírito Santo de Deus, estas pessoas iluminadas  diante dos homens, para que vejam as boas obras e louvem a Deus, que está nos céus. 

 Sabemos que a luz dissipa as trevas, e o sal dá o paladar aos alimentos. O missionário insonso não consegue ganhar almas para o Senhor, não consegue alcançar os corações duros e cheios de trevas, e trazê-los para a luz da verdade. São Bernardo dizia- Tudo e insonso, se não encontramos o nome de Jesus, na Missão do anúncio do Reino de Deus. Irmãos..! Na medida que deixamos ser iluminados pela Boa Nova, podemos refletir a luz do Cristo para as pessoas. 

 Meu irmão e povo de Deus, seja você também esta luz da verdade que rompem as trevas dos corações imperdenidos, levando almas para Deus. No mundo atual de hoje, muitos ao lerem este pobre texto, vão achar que tudo isso é bobagem e careta, mas não é não..? É serio..! Pois trata-se de almas para Deus, salvação, vida eterna..! A pergunta é: Ondes pretendes passar sua eternidade meu irmão e minha irmã..? Parece-nos que na eternidade tem dois estados de situação. Um, e estar com Deus, o outro ausência de Deus, isto e: Morte eterna. (  Cat.  O inferno -1033,1034,1035 e 1037 ) ( Lc 16:19-31 )

Todos aqueles que se predispuserem, serem anunciadores do Reino de Deus, são sal da terra e luz no mundo. Isso quer dizer que, para sermos pregadores do Reino de Deus, temos que em primeiro lugar dar o nosso testemunho próprio, a nossa vida pessoal. E que realmente Jesus passou na nossa vida, e nos mudou pra valer. É o nosso testemunho cristão, que vai brilhar para as pessoas, e é, pelos nossos testemunhos que elas vão aceitar o Cristo, que nos mudou. Se mudou a nossa vida, vai mudar do irmão também. Deus é amor, misericórdia e perdão.

 Quantos que viviam uma vida desregrada, e um dia ouvindo a palavra de Deus pregada poderosamente, deixaram a vida pecaminosa de vícios, aceitando o Senhor Jesus Cristo em suas vidas, e transformaram  em homens e mulheres de Fogo, por causa do testemunho e do evangelho. Porque a igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, tem mais de dois mil anos de existência..? Foi por causa dos testemunhos dos Santos Mártires, que morreram pela fé, em Jesus Cristo.  O cristão que faz a experiência no Cristo, ele é igreja, sal e luz no mundo. 

 O Homem e a mulher de Deus, onde estiver, onde for, todos perceberão a luz do Ressuscitado neles que ilumina, não tem como se enganar. Jesus é maravilhoso, cura, liberta, restaura, da vida eterna e nos ressuscita. Irmãos..! Jesus é o sol que nos ilumina, e assim no poder do Espírito Santo de Deus, vamos iluminar também a vida de muitas pessoas, através dos nossos testemunhos de fé e o nosso sim. Vamos testemunhar o Cristo, que deu sua vida por nós morrendo na cruz,  ressuscitou subiu aos céus e apresentou diante do Pai intercedendo por nós, para nos salvar e de la vir com explendor e glória implantar seu Reino definitivamente.

São Paulo nós exorta dizendo: "Também a minha pregação não tinha nada de persuasivos da sabedoria, mas era uma demostração do poder do Espírito Santo, para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens."( 1 Cr 2:1-5 )São Paulo falou nos também "Outrora ereis trevas; mas agora porém sois luz no Senhor."( Ef 5: 8-14 ) Este brilho não é brilho de fama, ou de sucesso, ou um brilho passageiro, mas luz de amor pelo próximo, brilho de compaixão, de entrega pelos mais necessitados, em busca daqueles cegos das luzes do alto.

O cristão que faz uma experiência  com o Cristo no poder do Espírito Santo tem  testemunhos, de ser  sal, e ser  luz no mundo, isto e, ser outro Cristo, pregando o Cristo Ressuscitado. O Espírito Santo de Deus é o responsável, de nós convencer das verdades do alto, e irradiar-nos a luz do Reino dos céus. Vós sois o sal da terra e a luz do mundo. Jesus Cristo é a verdadeira luz e nele não há trevas. Jesus nos dá a energia, e a força necessária para que brilhemos diante de Deus, e dos homens no mundo descrente.  Amém!

Jesus é o Senhor!



texto elaborado com tópicos de:" O verbo se faz carne"--Cantalamessa ano A.
joseinaciofilho2013@hotmail.com