domingo, 27 de outubro de 2013

EVANGELHO SÃO MATEUS 5: 1-12 - SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS


                                 

                              AS BEM AVENTURANÇAS


    Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: "Bem aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus. Bem aventurados os aflitos porque serão consolados. Bem aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! Bem aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegra-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus." 

Palavra da salvação.
Glória vós Senhor!

 Nós estamos diante do Evangelho de São Mateus, e  hoje estamos celebrando a festa de todos os Santos. Naquele tempo, torna se hoje este mesmo tempo para nós, e o Senhor Jesus neste tempo, fala conosco das Bem-aventuranças do seu Reino.  Ele é o mesmo Cristo de ontem, e o mesmo de hoje. Jesus é Deus! Nosso Senhor subiu ao monte e sentou-se, e começou seu discurso de exortação dizendo: Bem-aventurados os pobres de espírito porque deles é o Reino dos céus. ( Subir quer dizer: Estar num nível elevado próximo de Deus, estar ungido na oração , na intimidade  com o alto. Sentar-se: Estar a vontade na oração com Deus, tem autoridade no que diz, está firme naquilo que sabe, e  que quer falar, para exortar.)


 Quando se fala das nove Bem-aventuranças, sempre se lembra desta primeira, porque nela estão contidas, em certo sentido, todas as demais exortações. "Mansos, humildes e pacíficos," são os pobres, aqueles que não tem meios, os injustiçados, com sede de justiça, ou sem vontade de lutar por justiça, e se sentem-se sozinhos e desamparados, não confiam nas coisas mundanas, que o mundo oferece, mas graças a Deus confiam naquele que tem as promessas: "O Reino Eterno do céu." ( Sl 19:8 )

 As Bem-aventuranças proclamada por Jesus, funcionam como direção, à, aqueles, que estão empenhados no caminho do Reino. São aqueles que não se apegam as riquezas materialistas deste mundo, não são egoístas e partilham, e tem um coração humilde, voltado só para a lógica do Reino de Deus. 

Neste tempo existe duas Bem-aventuranças que se tornaram extremamente atuais no mundo de hoje, que são: "Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! A outra e Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados Filhos de Deus! 

 Estas Bem-aventuranças pouco se falam delas, porque elas não se combinam com certo clima de conflitos, dentro da sociedade, mesmo com ajuda e apoio, das Pastorais cristãs, que lutam pelos direitos dos pobres e marginalizados. Muitos missionários leigos,  e religiosos Católicos tem dado suas vidas,  em favor  dos pobres marginalizados; são os mártires deste tempo, neste século.

 Volta e meia ouve-se noticia que assassinaram mais um irmão, que defendia os direitos humanos, que lutavam pelo pão de cada dia, pelo seu teto, ou por um pedaço de chão, num país tão imenso e rico, como o nosso.

 O cristão suporta tudo com alegria, por causa de Jesus. Mesmo na perseguição, na dor, ou na aflição, se alegram por causa do Evangelho proclamado, e lutam pelos pequenos e desvalidos, sente-se acolhidos onde estiverem, e alegres no caminho Reino de Deus! 

Faz lembrar os Apóstolos, que sentiram alegres, quando foram presos e maltratados, por causa de Jesus ressuscitado! ( At 4:1-31) Jesus exaltou a mansidão: "Bem-aventurados os mansos e humildes de coração." Jesus é o protótipo dos mansos, a ponto de dizer: Tomai o meu jugo sobre vós, e recebei minha doutrina, porque sou manso, e humilde de coração. ( Mt 11:29 )

 Bem-aventurados sereis quando vos caluniares, quando vos perseguirem e disserem falsos testemunhos contra vós, por causa de mim. Jesus é pacifista, mas não quer que o povo de Deus, fiquem inerte diante das injustiças, no caminho do Reino, a mercê dos poderosos. Jesus é o caminho a verdade, e a vida. Quem o segue não anda nas trevas!

 Existem tentativas de alguns estudiosos, de colocar Jesus como um revolucionário de seu tempo, mas as exegeses mostra que não tem fundamento; Jesus recusa total a violência. Nosso Senhor só usou a arma do amor, mesmo quando expulsou os vendilhões do templo, foi por causa do zelo, pela casa de Deus. Não façais a casa  de meu Pai, uma casa de negócios. ( Jo 2:17 )

 São Mateus escreve o Evangelho, as comunidades das igrejas primitivas formadas de judeus e pagãos, que estavam passando por dificuldades espirituais, e perseguição à fé. 

Cristo enviou seus discípulos, como cordeiros no meio de lobos, e as vezes são tentados a se tornarem lobos, contra lobos. E diante desta luta espiritual que precisamos das Bem -aventuranças, para lutar contra o inimigo da nossa salvação, que se opõe ao Reino de Cristo.

 Diante desta luta física e espiritual, no caminho do Reino, não devemos desanimar, ou vacilar na fé, pois  o projeto do Reino é exigente. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus! A terra que Jesus promete aos mansos, não é a terra material, mas a terra prometida; o Reino dos céus. O Reino dos céus é o próprio Deus, que nos espera de braços abertos, no seu amor.

 As promessas das Bem-aventuranças tem que ser instauradas em nosso coração, a partir do nosso encontro pessoal  com Cristo. À um chamado missionário de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois o Reino de Deus começa aqui, e termina no céu.

 Contudo, o Senhor das Bem-aventuranças, concede o seu Espírito Santo, que nos dá ânimo e força para que sejamos sinceros e fieis, no caminho do céu. Alegremo-nos é exultemos nos, porque será grande a nossa recompensa no céu, porque Jesus nos chamou a glória de seu Pai. Amém!

Jesus é o Senhor!

POSTAGEM COM AUXILIO DO LIVRO DE REFREXÃO "O VERBO SE FEZ CARNE":  Cantalamessa











segunda-feira, 21 de outubro de 2013

EVANGELHO SÃO LUCAS 18: 9-14 30° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013 ANO DA FÉ.



                                 O FARISEU E O COLETOR
                            A PIEDADE CORRETA



 9 Naquele tempo disse Jesus: Para alguns que confiava em sua própria honradez  e desprezavam os demais, contou lhes esta parábola. 10 Dois homens subiram ao templo para orar: Um era fariseu, o outro coletor. 11 O fariseu, de pé, orava assim em alta em voz baixa: O Deus, eu te dou graças porque não sou como o resto dos homens, ladrões, injustos, adúlteros, ou como esse coletor. 12 Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de tudo o que possuo. 13 O coletor, de pé e à distância, nem sequer levantava os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus tem piedade deste pecador. 14 Eu vos digo que este voltou para casa absolvido, e o outro não. Pois quem se humilha será exaltado.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

 Nós estamos diante de mais uma parábola, que Nosso Senhor contou-nos, através do Evangelho de são Lucas.  O texto de hoje dirige de cheio à igreja, e a igreja somos todos nós. A pergunta é: Qual é o caminho, que nós leva a salvação..?! Pelas obras ou pela fé? Podemos gabar-nos de ter feito alguma coisa para ganhar a salvação? Porque a nossa salvação, não se baseia em obras ou cumprimentos da lei, mas na fé nele:  Jesus Cristo o Senhor! (Rm 3:28-29 ) Como é então, a nossa oração com Deus, é igual a do fariseu, ou igual a do pecador cobrador de impostos..?! 

 E claro que como bons cristão, temos que observar os mandamentos da lei de Deus. Como poderemos nós salvar então..?!  Jesus disse, que não basta só cumprir os mandamentos e as leis, se o coração humano não for um coração segundo o coração de Deus. Pois salvação é um presente de Deus, para todos aqueles que crerem no Cristo crucificado e ressuscitado, que nos salvou da morte eterna. Deus é amor!

 A salvação é um dom de Deus, que exige como condição a fé, para se elevar até Ele. E a fé irá produzir esperança, e caridade, mas não uma caridade interesseira, mas aquela que surge de uma experiência de piedade com o amor de Deus, que mortifica todo o orgulho, e a soberba do egocentrismo humano. Quem tem fé tem obras, e as obras pelo nosso próximo, por causa da esperança no amor de Deus, que se transforma-se em caridade.

 A parábola diz que subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu, e o outro publicano. Os fariseus observam  as leis e as normas rigorosamente. Irmãos..! O fariseu era um judeu, que cumpria os mandamentos e as normas da lei  a risca, pois fez uma oração de louvor a Deus. Mas na sua oração  exortou só a si próprio, gloriando das suas qualidades.

 E ele rezou: O Deus te dou graças porque não sou ladrão..! Não sou Injusto..! Não cometo adultérios..Eu Faço jejum..! pago o dízimo..! Não sou como este aí.. coletor de impostos..! Não sou como o resto dos homens..! Uma oração assim é hipócrita, pois confia na sua própria justiça, e despreza os outros. Deus é surdo para estas orações.

 O fariseu estava preocupado com o seu "eu," e suas virtudes. Ele tinha tudo; menos o essencial, a humildade que é graça de Deus! O publicano estava a distância nem sequer ousava levantar os olhos, e batia no peito: Meu Deus tem misericórdia de mim, porque sou pecador. Irmãos..! Nossas orações só serão ouvidas por Deus se nascer de um coração simples e humilde. O pecador não tinha as qualidades do Fariseu, mas tinha a graça de se reconhecer pecador, e dependente de Deus.

  Nós somos estes dois homens, ao mesmo tempo, porque como publicano somos os pecadores mendigos do perdão de Deus, e como fariseus julgamos nos, que somos justos, é o meu próximo não tem a graça de Deus, e me julgo melhor que os outros. Jesus disse que as prostitutas e os ladrões poderão nos preceder no Reino dos céus. ( Mt 21:31)  

Os discípulos do Reino devem decidir-se pela maneira correta de agradar a Deus evitando caminhos enganosos. Subiram dois homens ao templo para orar: esses dois homens representa todos nós; quando agimos as vezes como o publicano, ou as vezes como o fariseu. E tentador acharmos merecedores, da graça da intimidade com Deus, e acharmos que estamos salvos, porque cumprimos todos os mandamentos da lei de Deus. 

Pela prática da lei nenhum homem será justificado, mas em Jesus Cristo Nosso Senhor. ( Gl 2:15-16 Publicanos quando assumimos que somos pecadores, e dependente de Deus, fariseus quando julgamos sermos justos e honestos, e melhor que os  outros, dentro do nosso egocentrismo. O cristão pecador é aquele que assume seu pecado diante de Deus, e sabe que a oração egoísta, prepotente, nunca será ouvida por Ele.

 Jesus disse: Buscai primeiro o Reino de Deus, e tudo mais vós será acrescentado. ( Mt 6:33 ) Neste tempo, dentro do Cristianismo o Neo Pentecostalismo tem  pregado a doutrina da prosperidade, e este anúncio pode levar os cristãos que acolherem este Evangelho Light, a uma fé tíbia,  correndo o perigo, de ficar só nos apegos materialistas deste mundo. E convencidos de que recebeu todas as graças de Deus, e perder a maior das graças, que é o anúncio do Reino do céu,  a vida eterna.

 Veja qual dos dois homens voltou justificados para casa, quando deixaram o templo? O fariseu voltou do templo convencido no seu próprio ego, não sou como aquele pecador que dá míseras moedas, eu dou grandes ofertas. Estou salvo, sou abençoado, serei  mais prosperado..! Mas para Deus foi o pecador publicano que lavou a alma, pediu perdão a Deus, e foi justificado. Deus quer fazer milagres em nossas vidas, mas em primeiro lugar Ele quer curar o nosso coração de todas as amarras egoístas, que pode nos desviar do caminho do Reino.

 Fica aqui algumas perguntas para o nosso coração: Como é minha oração com Deus..? Tenho reconhecido ser pecador, e dependente do amor de Deus..? O que digo a Deus..? O que dizemos a Deus..? Sou humilde..? Busco reconciliação com os irmãos e com Deus..?! "A igreja é santa e pecadora, santa porque é assistida pelo Espírito Santo de Deus, pecadora porque somos todos pecadores que a formamos!" ( Comentário do Papa Francisco 02-10-13 Catequese ) 
Nosso Senhor Jesus Cristo justificou nos gratuitamente por sua graça, dando sua vida morrendo na cruz para que tivéssemos a vida eterna. Amém!

Jesus é o Senhor! 
















domingo, 13 de outubro de 2013

EVANGELHO SÃO LUCAS 18: 1-8 29° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013 ANO DA FÉ.


                      A PARÁBOLA DO JUIZ E A VIÚVA
                         A ORAÇÃO DO POBRE


Os julgamentos costumavam celebrar -se à porta da cidade.
  Naquele tempo disse Jesus: Para inculcar-lhes que é necessário orar sempre sem cansar, contou-lhes uma parábola: 2 Havia numa cidade um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. 3  Na mesma cidade havia uma viúva que recorria a ele para dizer-lhe:Faze-me justiça contra meu rival. 4  Por um tempo ele se negou porém, mais tarde pensou: Embora eu não tema a Deus nem respeite os homens,  visto que essa viúva está me importunando, eu lhe farei justiça, para que não me esbofeteie. 6 O Senhor acrescentou: Atenção ao que diz o juiz injusto. 7 E Deus não fará justiça aos seus escolhidos se gritam a Ele dia e noite? 8 Eu vos digo que lhes fará justiça logo. Porém, quando o filho do homem chegar, encontrará essa fé na terra?

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

 O Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo deste Domingo, fala nos da oração.  Uma vez os discípulos pediram ao Senhor que lhes ensinassem orar, e Nosso Senhor ensinou o Pai Nosso. ( Lc 11:1-4) Jesus nos ensina que não podemos esmorecer na oração.

 A oração tem que ser incessante sem cessar, diante de uma situação de intercessão. O personagem principal da parábola neste Evangelho é uma pessoa margina-lizada pela sociedade judaica. No tempo de Jesus; a mulher não tinha valor nenhum na sociedade, e se fosse pobre e viúva era mais ainda descriminada. 

 Ela pedia a um juiz que lhe fizesse justiça contra um opressor, mas era pobre sem dinheiro, viúva sem marido para dar lhe apoio. Isso faz lembrar nos, que também nos tempos de hoje a mulher ainda tem muitas coisas para conquistar na sociedade, principalmente quando se fala da Lei Maria da Penha, que poderia ser mais poderosa e eficaz na proteção da mulher, mas fica a desejar, deixando criminosos, assassinos perigosíssimos, impunes, por causa de um Código Penal ultrapassado. 

A palavra diz que a viúva pedia justiça já a muito tempo e ele não fazia a justiça para defende-la, não era honesto e não temia a justiça divina. Jesus nos ensina de não desistir da oração, orai sem cessar, sem desanimar, e saber esperar as demoras de Deus. Rezar incessantemente não significa ficar continuamente de joelhos, ou de braços e mãos postas.

 Há uma oração interior e seu desejo permanente, onde a língua não ora, e nem canta, mas o espírito está constante voltado, sintonizado com o Senhor. É preciso rezar antes de rezar! Isto é começar a invocar a Deus de longe, antes de dar início do pedido e atrairmos na direção daquele que tudo pode.

 Precisamos carregar conosco dentro de nós o nosso oratório, pois somos templos do Espírito Santo. Santo Agostinho dizia: Quem não "deseja," embora grite quanto quiser, para Deus é mudo! Quem deseja, embora calado Deus que nos sonda, e conhecem nossos pensamentos nos ouve. A palavra diz que a mulher não desistia de rogar à aquele juiz pedindo justiça, e para deixa-ló em paz, concedeu-lhe o beneficio que tanto ela precisava.

 Deus é simples , não precisa de orações de formulas, sejamos simples e verdadeiros, onde quer que estejamos Deus está conosco. Deus quer adoradores em Espírito e verdade.( Jo 4:21)  Jesus disse batei e vos abrirá, pedi e recebereis, mas precisamos saber o que pedir a Deus. Será que o pedimos a Deus é bom para nós? Amém!

Jesus é o Senhor!

Texto elaborado com ajuda do livro de reflexão sobre a palavra de Deus de Cantalamessa













terça-feira, 8 de outubro de 2013

EVANGELHO SÃO JOÃO 2:1-11 SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA 12-10 2013"AS BODAS DE CANÁ!"


                                             AS BODAS DE CANÁ
                FAZEI TUDO O QUE ELE VÓS DISSER!


AS BODAS DE CANÁ
 Naquele tempo, no terceiro dia, celebrava-se um casamento em Caná da Galileia; aí estava a mãe de Jesus.  2  Jesus e seus discípulos estavam convidados para o casamento.3 Acabou-se o vinho, e mãe de Jesus lhe diz: Eles não têm vinho. 4 Responde-lhe Jesus: Que queres de mim, mulher? Ainda não chegou a minha hora. 5 A mãe diz aos serventes: Fazei o que vos disser. 6 Havia aí seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, com capacidade de setenta a cem litros. 7 Jesus lhes diz: Enchei as talhas de água. Eles encheram até as bordas. 8 Diz-lhes: Agora tirai um pouco e levai ao mestre-sala. E eles levaram. Quando o mestre-sala provou a água transformada em vinho, ( Sem saber de onde procedia, embora o soubessem os serventes que haviam retirado à água) dirigi-se ao noivo 10 e lhe diz: Todos servem primeiro o vinho melhor, e quando os convidados já estão  um pouco embriagados, servem o pior. Tu guardaste até agora o melhor vinho. 11 Em Caná da Galileia Jesus fez este primeiro sinal, manifestou sua glória e os discípulos creram nele.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor

 Nos estamos celebrando neste tempo, 12 de Outubro as solenidades de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Em 1717 três pobres pescadores, foram pescar no Rio Paraíba a pedido do povo de Guarátingueta, que queriam fazer uma graça ao Conde Assumar, governador da Capitania de São Paulo, e Minas do Ouro, oferecendo lhe um jantar.

 Os pescadores trabalharam as redes, quase o dia inteiro no Rio Paraíba, sem sucesso na pescaria. Foi quando a rede trouxe o corpo, de uma imagem sem  cabeça, logo em outra jogada da rede, veio a cabeça da imagem. 

  Era uma imagem estilo português, de cor negra devido talvez pelo tempo, que esteve na lama do rio, dessa hora em diante que Nossa Senhora apareceu, aconteceu o milagre. As redes quase se rompiam tal era a quantidade de peixes. 

 Foi ai que se desenvolveu a devoção a Nossa Senhora Aparecida começando pelos moradores ribeirinhos do Paraíba. Devemos lembrar também, que o Brasil nesta época era colônia de Portugal, e as mão de obra escravagista.

 O povo colono nascido aqui, eram explorados, perseguidos, e subjugado por altos tributos, à coroa portuguesa. Nossa Senhora Aparecida apareceu num tempo em que o povo precisavam de consolação espiritual, e de uma estrela celeste para se guiar por este vale de lagrimas. Um presente de Deus para nós, povo Brasileiro!

 São 296 anos, que Deus através de uma imagem de sua serva,  a virgem Maria, vem derramando graças neste Brasil. Onde quer pensemos no mais longínquo sertão, lá está a devoção do sertanejo a Nossa Senhora Aparecida, e a imagem da santa na sala do ranchinho.

 Por isso hoje os brasileiros festejam à Imaculada Conceição, Rainha e Padroeira do Brasil. São milhares de milagres e testemunhos, que Deus tem operado, no meio do povo sofrido e oprimido Brasileiro, através de Nossa Senhora Aparecida.

 Os milagres  extra-ordinários operados pela Santa, vem de sua intercessão ao seu filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor nosso! Jesus é Deus! O Evangelho de hoje nos mostra o papel de Maria neste casamento em Caná da Galileia.

 Maria estava naquela festa, não só como convidada, mas também como serva, por isso que ela percebeu que havia acabado o vinho. Faltar vinho no casamento era um escândalo para a família dos noivos. São João coloca Maria na cena do Evangelho.

 Ela é uma convidada importante, com autoridade, e logo ao perceber a falta do vinho, coloca os criados a serviço de Jesus. Ela disse aos servos: Fazei tudo o que Ele vos disser, e disse ao seu filho: Eles não tem mais vinho!

 O senhor Jesus respondeu: Que queres de mim mulher, a minha hora ainda não chegou!? O texto nos diz que havia seis talhas de pedras que era usada para guardar água para a purificação e estavam vazias, e Jesus pediu aos servos  encherem as talhas com água.

 Nós sabemos que naquele tempo não havia água encanada, tinham que buscar na fonte pública. Foram muitas idas a fonte em busca da água até completar  todos os vasilhames.( Estudiosos calculam setecentos e vinte litros )

 As bodas de Caná marca o início da vida pública de Jesus, que terminará em Jerusalém no patíbulo da cruz. Este Evangelho foi escrito lá pelos anos noventa da era cristã para as igrejas primitivas.

 Para São João e os discípulos da sua comunidade, o episodio do milagre não é tão importante quanto o significado simbólico, que é a união de Deus com a humanidade. Como esquecer a mãe do Senhor que teve a participação neste tão grande mistério...? Como esquecer a escolhida de Deus...? Como repudiar a mãe do salvador...?

 Deus disse  em Gênese,  porei ódio entre ti e a mulher, "entre a tua descendência e a descendência dela." ( Gn 3:15 ) Realmente existe duas descendência, existe uma com aversão à ela,  porque  foi  a escolhida, para ser a mãe do salvador. Não foi nenhum fundador de religião que a escolheu, para ser o canal da graça, para que Deus viesse visitar seu povo, mas o próprio Pai Celeste, que rezou na boca do anjo: "Ave cheia de graça o Senhor é contigo!"

 Só querem o filho dela, e para com ela a falta de respeito, e veneração. Muitos no dia de hoje blasfemarão, contra a Mãe de Jesus, pregarão insultos à aquela que disse o sim a Deus. "Faça em mim segundo vossa palavra," e o "Verbo de Deus se fez carne habitou entre nós!"
Viva a mãe do meu Senhor....!!!! Viva Nossa Senhora Aparecida...!  Amém!

Jesus é o Senhor!







domingo, 6 de outubro de 2013

EVANGELHO SÃO LUCAS 17: 11-19 28° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013 ANO DA FÉ.



                      A CURA DOS DEZ LEPROSOS.


Só um voltou para agradecer.
  11 Naquele tempo Jesus estava caminhando para Jerusalém, atravessava a Galiléia e Samaria. 12 Ao entrar numa aldeia, saíram a seu encontro dez leprosos que pararam a certa distância 13 e, levantando a voz disseram: Jesus, Senhor, tende piedade de nós.14 Ao vê-los, disse-lhes: Ide apresentar-vos aos sacerdotes. Enquanto iam, ficaram curados. 15 Um deles, vendo-se curado, voltou glorificando a Deus em voz alta, 16 e caiu de bruços a seus pés, dando lhe graças. Era samaritano. 17 Jesus tomou a palavra e disse: Não foram curados dez? 18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser esse estrangeiro? 19 E lhe disse: Levanta-te, vai, tua fé te salvou.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

 Nós estamos diante do Evangelho de São lucas, e o tema de hoje é o pecado da ingratidão. Nosso Senhor esta caminhando para Jerusalém; começando da galileia por Samaria. O que tem na Samaria, o que tem no caminho que vai para Jerusalém..? Muita gente sedenta de  Deus, e de justiça, assim como nós tempos de hoje, muita gente sedentas de justiça, e da palavra de Deus. 

 O mundo do anti-reino faz de tudo, para barrar o anúncio do Reino dos céus, para que desviemos do caminho, que leva ao céu. Jesus no Evangelho, é o itinerante do amor! Ele é maravilhoso, onde passa, vai curando, libertando, transformando os corações, e os sinais acontecem, porque Deus visitou o seu povo. Por isso que Jesus é o Senhor! 

 Uma vez João batista mandou alguns de seus discípulos, perguntar a Jesus se Ele era o messias esperado, e Ele respondeu: Ide dizer a João o que vistes, os cegos vêem, os paralíticos caminham, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres recebem a boa noticia do Reino de Deus. ( João e o precursor de todos os profetas, e sabia quem era Jesus, ele manda os seus discípulos até Nosso Senhor, para proclamar e selar o anúncio da presença do messias no mundo, e que seu seu Reino havia chegado ) 

No tempo de Jesus a doença da lepra era um mal, que margina-lizava totalmente uma pessoa. E as pessoas contaminadas deveriam-se isolar se da sociedade, por causa da facilidade de contaminação.( Mal de hanseníase )

 Bastava se uma pessoa tivesse, alguma escoriação na pele, já era julgado leproso, e excluído do convívio da comunidade. Os leprosos deveriam sempre anunciar suas proximidades, fazendo algum som sonoro, ou dizendo "impuro, impuro, leproso,leproso..! Para que os limpos saíssem do seu caminho.

 Os contaminados não podiam aproximar das pessoas, e dos centros urbanos. Que situação dolorosa para estes doentes neste exílio, longe das famílias e das comunidades! A preocupação do povo era mais proteger as pessoas do contágio, do que prestar socorro. Caso houvessem  cura só os sacerdotes do templo, podiam examinar, opinar e trazer o individuo de volta, incorporado-o novamente à sociedade.

 E por isso que Jesus, quando curava as pessoas dizia: Não conte nada a ninguém, mas ide mostrar aos sacerdotes no templo. O acontecimento do Evangelho de hoje nos relata que no desespero, os dez leprosos vieram a Jesus, e pararam a certa distância e gritavam em alta voz: Senhor tende piedade de nós!

 Para os leprosos Nosso Senhor era a ultima tábua de salvação, para resolver aquele mal mortal, por isso se reuniram em grupo, e foram ao encontro do Senhor, clamar por milagres. E Nosso Senhor disse lhes: Ide apresentar aos sacerdotes! A ordem que Jesus dá, implica o processo de cura, pois já adianta o diagnóstico final, o testemunho dos sacerdotes.

 Ao obedecer Jesus, os leprosos demonstram confiança, pois do contrário não teriam coragem de se apresentar aos sacerdotes para o diagnóstico oficial. O Evangelho nos conta que, quando eles iam aos sacerdotes, perceberam que estavam curados, e ficaram muito felizes da vida. Quantas curas Deus tem feito em nossas vidas, e nos nem percebemos, e nem agradecemos, passa por nós estas graças e se perdem nas nossas ingratidões, para com o criador.

 Jesus é o mesmo ontem e hoje, basta crermos com Fé, que os milagres acontecerão. lembremos do Evangelho de Domingo passado, quando Jesus disse: Se tiverem fé em Deus, do tamanho de um grão de mostarda, fareis grande prodígios. Como é a nossa fé diante de uma situação dolorosa de uma enfermidade, ou dificuldade..?! Muitas vezes perguntamos," porque eu..?" A resposta pode ser devolvida para nós, olhando para o crucificado: Porque Ele..?!  

 Acolhamos a palavra de Deus! Ela cura, liberta, e transforma; pois foi pela palavra que o Pai do céu, criou todas as coisas. A palavra de Deus é o próprio Jesus falando conosco, curando e libertando seu povo. Quantas pessoas que estavam doentes, e quando ouviram a palavra de Deus, pregada com unção poderosamente, tomaram posse da palavra e foram curados.

 A palavra de Deus não pode ser só ouvida, mas tem de descer para o nosso coração. Quando falamos de coração, não estamos falando do nosso coração biológico, mas sim do coração da essência, da  nossa alma espiritual. E por isso que o Senhor disse ao leproso curado e convertido: Levanta-te, vai, tua fé te salvou! Levantar significa, tomar uma atitude, tomar posse da graça de Deus, agarrar naquele que tudo pode, que se chama Nosso Senhor Jesus Cristo.

  Só bastou a palavra de Jesus, eu quero que fiqueis limpos, ides mostrar aos sacerdotes. A palavra diz que enquanto iam, um deles viu-se curado, e volta à Jesus para lhe agradecer, e se lança de bruços aos pés santos do Senhor, dando graças a Deus pela cura. Ele era um Samaritano, membro de um povo odiado pelos judeus. Não importa quem sejamos, porque Deus olha para cada ,um de nós como filhos especial. Deus é amor!

 A gratidão pela cura brotou do coração daquele Samaritano! Os demais leprosos foram embora, esqueceram de agradecer a Jesus, e com isso perderam  a chance, de dar o passo da fé, e receberem os benefícios do anúncio do Reino. O modo como agiram os leprosos ingratos, corresponde as nossas atitudes, perante a misericórdia e o amor de Deus. 

 Os leprosos aqui representam  todos aqueles pecadores que se dizem cristãos, e agem diante de Deus, insensível a sua misericórdia. Aquele leproso curado teve um encontro pessoal com o Senhor. Veja que beleza, não foi só curado fisicamente, mas também interiormente. Nós precisamos ser curados interiormente, quantos de nós sofremos do mal da depressão, e não temos forças para buscar a saída para a libertação. A igreja Católica nós oferece o sacramento da reconciliação, que é um caminho de cura e restauração das nossas enfermidades espirituais, e físicas.

 E isso que Jesus quer fazer em nós, não só curar nosso corpo físico, mas também a nossa alma o nosso ser, e o nosso espírito! O inimigo da nossa salvação conhece nós pelas lepras de nossos pecados, e Deus conhece a cada um de nós pelo nosso nome, porque Ele é um Deus de amor e misericórdia. Isso faz  lembrar-nos da passagem de Jó, que foi testado sua fidelidade, e por permissão de Deus, foi acometido de enfermidades que  destruiu sua vida, começando pela sua saúde, com uma lepra da cabeça a  planta dos seus pés. ( Jó 2: 9-10 )

 A mulher de Jó lhe dizia: Onde esta o seu Deus..? Porque não o amaldiçoa  e morre! Respondeu lhe Jó: Mulher tu não sabes o que diz, se aceitamos de Deus a felicidade, não deveríamos também aceitar a infelicidade? A paciência de Jó é uma entrega total de fé..!! Ele sofreu com paciência e fé, não blasfemou contra Deus. Precisamos aprender as esperas, e com paciência as demoras de Deus. 

 As vezes pensamos em curas extra-ordinárias, e ficamos correndo pra-lá e pra-cá, atrás de curas e milagres, e esquecemos que a maior cura que Deus quer fazer em nós, é a cura do nosso coração, a nossa conversão! Muitas vezes estamos com um coração leproso de pecado, como o ódio, o adúlterio, o orgulho, e falta de perdão. Com esses pecados todos sem uma verdadeira conversão é impossível agradar  a Deus, que quer nós curar e nos libertar. O sangue de Jesus tem poder, para lavar nos de toda as  nossas misérias, curar-nos e libertar-nos de todo mal. Amém!

Jesus é o Senhor!

texto elaborado com ajuda do livro: Evangelho de cada dia do Pe.Vitório  SJ.