domingo, 29 de dezembro de 2013

Evangelho de São Mateus 2:1-12 Epifania do Senhor ano A 2014


  

1 Tendo nascido Jesus ade na cidade de Belém, na Judeia, no tempo de Herodes, eis que  alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2 perguntando: "Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adora-lo. 3" Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém. 4 Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5 Eles responderam: "Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6 E tu Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor a menor entre  principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo. 7 Então Herodes chamou em segredo os Magos, e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8 Depois os enviou a Belém, dizendo: " Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adora-lo. 9 Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10 Ao verem de novo a estrela, os Magos sentiram uma alegria muito grande. 11 Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: Ouro, incenso e mirra. 12 Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para sua terra, seguindo outro caminho.

-Palavra da salvação.
-Glória a vós Senhor!

 Estamos ainda em tempo de festas natalinas, celebrando a Epifania do Senhor, palavra grega que significa: manifestação, revelação e aparição. O que nós igreja - povo de Deus celebramos nesta linda solenidade? Manifestação: Deus se manifestou ao mundo e cumpriu sua promessa enviando-nos o prometido Messias. Revelação: Revelou-nos os segredos do Reino dos céus através do seu Filho Jesus que veio até nós, revelou-se, o mistério do amor de Deus, "a vida eterna." Aparição: Ele veio ao nosso encontro fazendo-se humano, igual a nós, exceto no pecado, para nos dizer que Deus é um Pai apaixonado e seu amor por cada um de nós, nos percebe. Que existe um reino eterno a espera de cada um de nós. Mas para chegar lá devemos espelharmo-nos no protótipo de seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo..!

 O autor sagrado escreveu este Evangelho para as comunidades de judeus convertidos do judaísmo ao Cristianismo. Os reis magos significam para  a igreja de Cristo que os pagãos convertidos e o resto da humanidade faz parte também do projeto de amor do Reino de Deus. É preciso acolher também os pagãos, porque para Deus não há mais povos escolhidos e povos não escolhidos, todos agora são eleitos ao Reino em Cristo, seu Filho Jesus. ( At 10:1-48; At 11:1-30 ) Somos todos filhos de Deus, sem preconceitos de raça ou cor, todos chamados a Jerusalém celeste. Essa foi a missão salvífica de Jesus de que todos sejam batizados: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." 

 Santo Agostinho dizia: "Oh Igreja bem aventurada..!" A primeira leitura da liturgia de hoje nos fala da glória do Senhor, Ele veio iluminar as trevas e os povos caminharão na sua luz, porque Jesus é o Senhor. Nosso Senhor Jesus Cristo não só veio para o povo escolhido, mas para todos os homens do mundo inteiro, abrindo um horizonte de esperanças e salvação de vida eterna. ( Is 60:1-6 ) São Paulo na segunda leitura nos exorta o que Deus revelou aos apóstolos pelo poder do Espírito Santo: "Os pagãos são admitidos, à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados a mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho." ( Ef 3:6 ) 

 A luz de Deus chegou para todos os povos, seu mistério foi  revelado a todos os homens de boa vontade. Jesus é a estrela que ilumina toda a humanidade. Irmãos..! Para nós cristãos, neste século que estamos, parece-nos natural todas as coisas e suas manifestações, mas pensemos na alegria, e surpresa dos pagãos, das comunidades primitivas ao ouvirem que são também chamados, a participar da herança eterna, junto dos filhos da promessa.!? Jesus está no mundo, basta procura-lo, como os reis Magos fizeram. Ele está na igreja, nas famílias, presente na palavra de Deus,  na Eucaristia e em cada um de nós, que reunimos em torno da mesa do Senhor e invocamos o  poderoso nome de Jesus!

 Para nós neste tempo as solenidades de Santos Reis nos leva a meditar: Que cristãos somos nos tempos de hoje.? Temos o buscado.? Temos testemunhado o Cristo que celebramos.? Celebrar Cristo nos lábios é fácil, o difícil e guarda-lo no coração. Irmãozinhos.! Jesus está presente no mundo, basta procura-lo com Fé como fizeram os três reis magos,  seguiram a estrela. Assim como os viajantes do Oriente, incansáveis, chegaram a estribaria, passando por Jerusalém seguindo a estrela, nós também podemos chegar até Jesus, passando pelo caminho da Igreja. 

 Os Magos são para nós, sinônimos de fé, pois abandonaram seus palácios e confortos, pondo-se a caminho, como se fez o penitente Patriarca Abraão, caminhou pela fé, por uma terra desconhecida, deixando a Caldeia de Ur, em busca da terra prometida. Irmãos..! Não vamos-nos desanimar, se a estrela, de repente, desaparecer seu brilho, no céu da nossa fé. São nestas horas que o justo caminha pela fé, são nestas horas que o anjo do Senhor, vem em nosso socorro, e nos carrega no colo. Levantemo-nos então, como fez São José, ouvindo a voz do anjo, tomou Maria e o Menino, e se colocou a caminho de volta, para Israel. 

 Não vamos nos deixar ir pelo pluralismo e pelas aversões do mundo com suas ideologias sem fé, pois o Herodes personificado do anti-cristo está no mundo e não quer que Jesus Cristo seja o Senhor da humanidade. Maria, a mãe de Jesus, é a nossa estrela, medianeira, mensageira, geradora de fé nestes tempos tão difíceis, onde as famílias perdem seus valores morais e éticos, numa sociedade de mentalidade cada vez mais pagã.  Os três reis Magos seguiram a estrela e encontraram o menino numa estribaria junto com seu pai José e sua mãe, e o adoraram. Prostremos, nós também, e o adoremos abrindo o nosso cofre do coração, oferecendo nossa fé, nossas esperanças e o nosso amor. Amém!

Jesus é o Senhor!

Oração final:

Ó Deus que hoje revelastes o vosso filho as nações, guiando-as pela estrela, concedei aos vossos servos e servas, que já  vos conhecem pela fé, contemplar-vos um dia face a face no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.   Amém!

Texto elaborado com auxilio do livro de reflexão sobre a palavra de Deus, ano A- "O verbo se faz carne"
Cantalamessa.






domingo, 22 de dezembro de 2013

EVANGELHO SÃO LUCAS 2:13-15.19-23 SAGRADA FAMÍLIA: JESUS, MARIA, JOSÉ-- ANO 2013.

                                                                           
                         JESUS, PERIGO OU SALVAÇÃO?
 13 Depois que os magos partiram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: "Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! porque Herodes vai procurar o menino para mata-ló."14 José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15 Ali ficou até a morte de Herodes, para cumprir o que o senhor havia dito pelo profeta: Do Egito  chamei o meu filho. 19 Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, 20 e lhe disse: "Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos. 21 "José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, e entrou na terra de Israel.22 Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galiléia, 23 e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: Ele será chamado "Nazareno."

Palavra da salvação.
Glória vós Senhor!

 Neste tempo, no primeiro Domingo após o Natal, nós igreja , povo de Deus, celebramos a festa da "A Sagrada Família; Jesus, Maria e José," modelos de santidade para as famílias cristãs. A família é uma instituição sagrada, abençoada por Deus, que colabora com  a obra da salvação, gerando vidas para a santidade e comunhão. O Evangelho nos conta que José e Maria foge com o Menino Jesus, avisado pelo anjo porque o rei Herodes procura, o menino para mata-ló. Este rei era muito mal, pois exterminou todas as crianças abaixo de dois anos, em toda região de Belém, acreditava fazendo isso alcançar seu objetivo, eliminar aquele que diziam ser o futuro rei de Israel. ( Mt 2:18 ) 

 A primeira e segunda leitura, nos fala também das famílias, é portanto, grande ocasião para refletirmos. Como está a nossa família humana..? Qual o modelo de exemplo, que vejo na minha família..? ( Cl 3:18-21 ) O salmo da liturgia deste Domingo diz:  Felizes os que temem o Senhor, e trilham seus caminhos..! ( Sl 127 ) Bem aventurada a família que se modela em Jesus, Maria e José. O quarto mandamento, nos diz o repeito pelos anciões: "Honrai pai e mãe." Este preceito nestes tempos modernos é pouco usado. Os filhos não respeitam os pais, ou os pais não são bons exemplos para os filhos. Parece-nos que futuramente deve-se extinguir as verdadeiras famílias.  Segundo o coração do Criador, não deveria ser assim, pois Ele disse na criação: "frutificai-disse Ele - e multiplicai-vós, e enchei a terra e submetei-a..!" ( Gn 1:27-28; Mt 19:4; Mc 10:6 )

  A falta de respeito  para com os progenitores nos leva a meditar no livro do Eclesiástico: "Meu filho, ajuda a velhice de teu pai e não o desgostes durante a sua vida mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procure ser compreensivo para com ele; não o humilhes em nenhum dos dias de sua vida." ( Eclo 3:3-7.14-17a ) Voltando para o Evangelho, vimos que a Sagrada família teve de fugir do assassino Herodes, que fez uma grande matança de crianças inocentes. E nós, não estamos também, longe nos dias atuais vendo, uma grande violência, contra nossas crianças..?! A pedofilia é uma das desgraças que pode estar, dentro do seio das famílias, pela falta de Deus, e a maldade nos corações dos homens, guiados pelos instinto irracional, animalescos pecaminoso. 

  Vamos falar de outro Herodes no seculo vinte..! A começar pela segunda guerra mundial, onde vagões carregados de judeus, e centenas de milhares de crianças, iam para as câmaras de gás, para serem exterminadas nos campos de concentração de Auschwitz..!? Quando o mundo lembra destas coisas terríveis que assolou a humanidade, até dizem: Onde estava Deus..?! Irmãos..! Deus nunca deixou de estar no coração humano, e o ser humano, o que não o sente.

  Mas o mundo cruel não quer mudar,  se converter, e  deixa-se  ser arrastado pelo egoismo, do poder do ter, e do prazer. São esta coisas que leva o mundo a destruir o próprio ser humano. A vida humana já não tem mais valor nenhum. Talvez um ovo de tartaruga valha mais que um feto humano..! Irmãos pensemos nos Herodes do tempo de hoje..?  Que estão a serviço do poder, do dinheiro, e uma falsa ética moral na sociedade, que pregam a morte no ventre das mães e assassinam inocentes. Estamos falando de outros Herodes de nosso tempo, outros inocentes mortos para fins lucrativos; interesses econômicos geopolíticos e culturais, a ideologia de controle populacional, e anti-cristianismo no mundo. 

 É um verdadeiro holocausto silencioso. Se juntarmos todos os assassinatos praticados pelos carrascos nazistas da segunda guerra mundial, não chega a quantidade de abortos praticado em um único ano, que chega a cinquenta milhões de mortes de inocentes..! Os fetos são usados por empresas, no ramo alimentícios, bebidas, drogas, e cosméticos etc. A igreja Católica sempre defenderá a vida. Não queiramos culpar as religiões, de que credo for, por não ser favorável ao aborto, porque Deus é vida. A criança no ventre materno, não é culpada, não deve ser assassinada, por terem pais sem consciência. O aborto é um homicidio, e pessoas abertamente, defendem a morte, e acusam as instituições religiosas,  por defenderem a vida: O triste e horrendo fim, não  pode justificar os meios.

  O que será futuramente da humanidade..? Teremos famílias..?! Os filhos nascerão e crescerão junto de um casal, pai e mãe..? Este são sinais do fins dos tempos, que estamos chegando, e nós não percebemos. As verdadeiras famílias de oração, fiel ao Senhor nestes tempos futuros e terríveis serão perseguidas, terão de esconder do anti-cristo, e seu sistema herodiano malvado.

  O mandamento do amor é: "Amai vós uns aos outros como vos tenho amado"; O quinto mandamento é: Não matarás..! Estes mandamentos não são observados, pelos corações insensíveis e contaminados, o ódio contra a vida. O Evangelho de hoje não nos falou somente daqueles que perseguem o Menino Jesus, mas também daqueles que o defendem. Deus quis que Maria e José enfrentassem o exílio, para salvar o Menino Jesus, com seus sofrimentos e silencio, para que nós cristãos os tivessem como modelos, para defender a vida dos nossas crianças indefesas. 

  O anjo do Senhor disse a José: Levanta, toma uma atitude, põe se a caminho, defenda o Filho de Deus, e lute a favor da vida. O demônio queria matar o Menino, Filho de Deus, mas como não pode, ele partiu furiosamente para exterminar a imagem e semelhança de Deus. Todo o mundo é um jardim, onde Deus planta continua-mente a árvore da vida, ou seja, os  seres humanos. 

 Cuidemos com fé e amor uns dos outros. Somos as árvores que contem a vida de Deus. O velho impiedoso Herodes, está personificado no mundo, com seu egoísmo hedonista, manipulando e decidindo, o direito de viver dos inocentes. E o mundo desalmado, a serviço da antiga serpente, como  lembra o Gêneses. Não tocarás na árvore no meio do jardim, pois morrerão, e conhecerão o bem e o mal. ( Gn 3:1-6 ) Este comentário está dirigido aos cristãos; a oração, o perdão, a piedade, deve ser  sinal, de que nós, não procuramos por acima dos outros, mas somente acima do mal, que está no mundo.

 Não sejamos como eles, emperdenidos, impiedosos. Não vamos desejar que  morram, os que tramam, e executam os indefesos, mas que se convertam, e tenham vida. Jesus falou do alto da cruz quando estava agonizando: Pai perdoai os, porque não sabem o que fazem. Foi por isso que Nosso Senhor Jesus Cristo falou nos, do mandamento do amor: Amai vós, uns aos outros como eu vos amei. ( Jo 15:9.12 ) Vivam eles, e todos seres humanos escondidos nos seios maternos. Deus é amor, mas   Ai..! Daqueles que contendem a ira de Deus.  ( Is 45:9 )  Amém!

Jesus é o Senhor!

Oração final: O Deus de bondade, que nos destes a Sagrada família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes, para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Convido você, meu irmão e minha irmã, a dar uma olhadinha nos documentos abaixo em vermelho e refletir. Deus é vida...!

Texto elaborado com ajuda do livro de homilias de Cantalamessa; ano A "O Verbo se faz carne" e o livro de liturgia "Deus conosco" ano 12- n,° 144 Dezembro 2013. ( Participação e correção Teológica: Pe. Antônio Gouveia ) Pesquisa: "A venda de fetos humanos, para as fabricas de cosméticos". Folha de São Paulo- 11/ 04/ 2008 - Carlos Heitor Cony.- "Cosméticos Tiba".- "Jorgeroriz.wordpress.com- comercio de fetos humanos." "Porquenaodizem.blogspot.com"- Cienciahoje.uol.com.br.





  




domingo, 15 de dezembro de 2013

EVANGELHO SÃO MATEUS 1:18-24-- 4° DOMINGO DO ADVENTO 2013


JESUS É O PROMETIDO DA NOVA ALIANÇA

  18 A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20 Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em em sonho, e lhe disse: " José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como sua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e tu lhes darás o nome de Jesus, pois Ele vai salvar o seu povo de seus pecados. 22 "Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23 "Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco." 24 Quando acordou, José fez como o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa Segundo São Mateus. 

  Nós estamos no tempo litúrgico do Quarto Domingo do Advento, preparação da Igreja que somos, para celebrarmos  com nossas famílias, um Santo Natal. Os textos sagrados, neste tempo do Advento, abre-se com a famosa profecia de Isaías. O próprio Senhor vos dará um sinal: Uma virgem conceberá e dará a luz um filho e o chamará, " Emanuel; Deus Conosco." O Senhor está para chegar..?! Como está o nosso coração espiritual para recebe-lo..?!

 São Mateus escreveu no seu Evangelho, como foi a concepção, do filho de Deus. Uma jovem por nome Maria, em Nazaré da Galileia, filha de Joaquim e Ana, estava prometida em casamento, a um varão, chamado José, que era da linhagem, estirpe de Davi. São José  na palavra de Deus, é um homem justo, santo, modelo para todos aqueles, que desejarem ser discípulo do Reino, e serem guiados pela Boa Nova. 

 Assim é também, o verdadeiro cristão seguidor de Jesus Cristo, guiado pelo Espírito Santo; obedece a Deus sem se questionar..! O que Deus pediu, a José fazer e aceitar, é algo, difícil e repugnante, de se compreender, se aná-lizarmos, a formação moral ética religiosa judaica, veremos que é inaceitável esta proposta. O que sabemos é que José, e um homem de Deus, que se deixa ser guiado, pela vontade do Senhor, está sempre submisso e pronto, para ouvir e entender as coisas do céu. Por isso Ele olhando para as coisas do alto, deixou-se ser mergulhado neste mistério.

  Muitas vezes nós também não entendemos, o que o Senhor quer de nós, pois tudo está confuso, e, é um passo, um pulo, no escuro difícil, mas confiando em Deus, podemos dizer como Maria disse ao anjo de Deus: "Senhor, não estou entendo nada, mas faça em mim segundo a tua vontade..!" Foi o que José disse ao Anjo do Senhor, em êxtase: Eis me aqui Senhor, aceito Maria por esposa, cuidarei dela, e do Filho Santo, que dela vai nascer. Irmãos..! São nestas horas que somos provados, é ai, que se reconhece quem de fato, se entregou todo, de corpo alma nas mãos do Senhor. "O justo vive pela fé..! ( Gl 3:11 )

 "O autor sagrado escreve para as comunidades de Judeus, que se converteram ao Cristianismo, mas continuam-se seguindo as doutrinas, e as lei judaicas, encontrando-se nas Sinagogas, para falarem da Boa Nova de Jesus , praticando os mandamentos da lei de Deus. Mateus quer que a igreja de judeus convertidas ao Cristianismo, saibam que Deus realizou sua promessa, aos filhos de Israel, O Salvador Jesus nasceu da estirpe de Davi, conforme foi profetizado pelos profetas. O Messias, o Ungido de Javé veio revelar o rosto do Pai dos Céus. E assim, se cumpriu as profecias do Senhor..!

  Mateus faz questão de narrar aos irmãos judeus, como aconteceu, a encarnação do Filho Santo de Javé, para que se cumprisse o que o Senhor falou pelos profetas. Neste tempo litúrgico que se inicia, a Igreja é introduzida no coração do sentimento espiritual Natalino, a todos homens e mulheres de boa vontade. Porque, para o mundo pagão, as festas Natalinas está voltada para o consumismo, e tudo que vemos nas catedrais ofuscantes e coloridas, do Papai Noel, tira o valor Teológico Santo do Natal. 

 O que é então o Natal para nós Cristãos..? O mistério do Natal, é que  Deus Menino na sua infinita bondade, veio a este mundo, para revelar o rosto do Pai, é salvar nos da morte eterna. Deus amou o ser humano, antes mesmo da construção do mundo. Ao se fazer Emanuel; Deus conosco, se tornou próximo de nós, e, em Cristo Jesus nos adotou, e recebeu-nos novamente, como filhos. 

 Por isso todos nós, somos pertenças do Senhor Jesus..! No inicio, após a queda, dos nossos primeiros pais no paraíso, Deus estava conosco, mas num diálogo de distância, feitas através de profetas e concertos. Estas alianças eram  difíceis e precárias. Agora a Nova Aliança  foi selada, com o sangue precioso de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Nova e eterna aliança..!

 Para nós Católicos, a Nova e Eterna Aliança, se torna sempre Nova e se atualiza, através da Sagrada Eucaristia, Jesus  faz se pão, com seu corpo, sua alma e divindade. O verdadeiro e ultimo concerto, entre homens e Deus. "Deus é homem..!" Já são uma só pessoa; um ser não mais divisível. São Paulo na carta aos Romanos; Jesus é Deus. ( Rm 14:7-9;11) ( Is 9:5-6- )

 Jesus é o Filho do Homem, mas também Filho de Deus, por isso Ele, pode nos salvar. Este é o verdadeiro mistério Cristão, que neste Natal, devemos meditar, e reafirmar com fé, Deus está conosco. "Jesus é Deus e também humano", Ele é o nosso irmão mais velho. Neste mundo com os pecadores, submeteu ao nascimento, as intempéries, a dor, e a morte. Como homem, experimentou todas as fraquezas humanas, por isso Ele sabe, e conhece todas as nossas limitações. Ele é Emanuel, Deus conosco Aleluia..! 


 Fica para nós neste quarto Domingo do Advento, que antecede o Natal, a esperança de que é possível gestar em nós, e fazermos nascer o Menino Jesus, num mundo conturbado, pela violência, fome, misérias e falta de fé, através do sim..! Aqueles que vivem pela fé entendem os sinais, dos sins, das disponibilidades, da entrega da fraternalidade, os pobres, os margina-lizados, os infelizes sem esperanças, os sem Deus no coração.  "O justo vive pela fé..!" ( Rm 1:17 ) Amém..!

Jesus é o Senhor!

Oração final:

 Pai Santo do céu, como José, quero ser capaz de acolher para mim o  projeto do teu Reino, embora sem compreender "os sins" que devo dar, me jogo no teus braços, pois minha vida eterna está em tuas mãos. Jesus eu confio em vós..! Amém..!


Texto elaborado com auxilio do livro de homilias ano A; de Cantalamessa: "O verbo se fez carne"; e "Dia a dia nos passos de Jesus" ano A; de Vitório Sj 







domingo, 8 de dezembro de 2013

EVANGELHO SÃO MATEUS 11: 2-11-- 3° DOMINGO DO ADVENTO 2013


                     JESUS É O SENHOR


 Naquele tempo, João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3 para lhe perguntarem: "És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?" Jesus lhes respondeu-lhes: Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5 Os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados.6 Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!"7 Os discípulos de João partiram, e Jesus começou a falar as multidões sobre João: "O  que foste ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8 O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos ricos. 9 Então o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais que profeta. 10 É dele que está escrito: Eis que envio o meu mensageiro á tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti. 11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.


Palavra da salvação
Glória vós Senhor!

Nós estamos diante do Evangelho, de São Mateus, e neste tempo o Senhor nos convida, a permanecermos firme na fé, no Senhor Nosso Deus. Neste tempo de Advento, com auxilio do Espírito Santo, vamos gestando espiritualmente, o Filho de Deus, que vem ao nosso encontro, neste Natal.  É tempo de alegria, é tempo de buscarmos a paz, pois os coros de anjos cantaram na noite, em que o Menino Jesus Nasceu: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade. Irmãos..! Com o coração fortalecido, e exultante de alegria, e paz, vamos caminhar neste Advento, ao encontro do Senhor Jesus, que vem!

 A primeira leitura de Isaías nos faz reviver, o grande Advento de espera do povo escolhido de Deus, no Antigo Testamento. Quando Israel iam-se desanimando, das demoras, esperas das promessas, Deus fazia surgir do meio do povo, profetas reavivando novamente, o concerto, entre Javé, e os filhos das promessas. Eram esperanças de luz, e salvação; alegria Messiânica. O desejo da vinda do Messias, era como um desejo de utopia, nos corações do povo sonhador de Deus . Israel foi sempre, desde tempos imemoráveis, povos subjugados a servidão, de conquistadores gentios.

 Eles cantavam nos Sapienciais: “O Senhor vai chegar..! O Senhor vai chegar..! E nos conduzir; ao um lindo lugar..! Quando completou o tempo, no coração de Deus, Ele enviou seu filho amado, a este mundo, para nos salvar da morte eterna. Deus é Amor, Ele não esquece das suas promessas ..! A leitura do Evangelho, faz nos sair das expectativas, do Velho Testamento, e nos introduz, no tempo do cumprimento das promessas; com a pergunta dos discípulos de João Batista, a Nosso Senhor Jesus Cristo: “Sois vós aquele que deve vir, ou devemos esperar outro?” 

Alguns estudiosos, acham, que os  modos de proceder de Jesus, deixou João Batista desnorteado, pois as coisas que o Senhor realizava, não estavam de acordo, com o que ele pregava. Dai a dúvida em relação, ao que Jesus fazia, e o que pregava o Batista. Por isso enviou dois discípulos a Jesus, e estes discípulos se apaixonaram, pelo Reino, pregado por Jesus, se tornaram seguidores e Apóstolos do Senhor Jesus.

  Para outros exegetas, Mateus quer que as “Comunidades Cristãs”, entendam que  o profeta João Batista, tem a missão, de preparar o povo, para a vinda do Messias. Todos os profetas do Antigo Testamento, haviam profetizado sobre a vinda do Salvador. João Batista é o precursor de todos os profetas.  Ele quer que o Messias seja anunciado, e proclamado a todos aqueles que se converteram, do Judaísmo ao Cristianismo. O Messias, O, tão aguardado chegou, está entre nós..! Irmãos que maravilha..! Jesus é Deus..! Vejam, o que o Senhor  Jesus respondeu, aos enviados de Batista: Ide dizer a João o que estais vendo, Os cegos enxergam, os surdos ouvem, os coxos saltam, os mudos falam, os mortos ressuscitam e os pobres são Evangelizados. “Feliz aquele que não se escanda-liza de mim!”

 O que podemos refletir neste Evangelho..? Jesus é maravilhoso..! Onde Ele passava, ia curando, libertando, transformando as pessoas; uma vez Jesus encontrou-se com uma multidão, que levava, um filho único de uma viúva, para ser sepultado, Ele parou o enterro e reviveu o jovem, e entregou a sua chorosa mãe..! que poder..? Jesus é Deus..! Ele tem o poder sobre a vida, e também sobre a morte. Já se passaram dois mil anos,  os milagres ainda acontecem, pois Jesus é o mesmo de ontem, e o mesmo de hoje, e por todos seculos vindouros. Ele é poderoso na Misericórdia..! Os cegos são curados; e podem ser também, todos aqueles, que estão nas trevas, cegueira espiritual do pecado, e deixam as trevas, e vem para a luz do Cristo. 

Outra vez com cinco pães e dois peixinhos, Jesus alimentou cinco mil homens, sem contar, as mulheres e as crianças, segundo a palavra, sobraram doze cestos.  Jesus é Deus..!? tem poder sobre  a morte, e também sobre a natureza. Os surdos de nascença foram curados;  os surdos, para ouvir a palavra de Deus, é agora sentem prazer em ouvi-las, e pó-las em práticas, porque os ouvidos foram abertos.  Coxos, paralíticos fisicamente, mas curados pelo Senhor quando arrastavam-se na luxúria, e de todas as especies de pecados da carne e suas concupiscência. Ouvindo poderosamente a pregação da palavra de Deus, recebeu a luz do Espírito Santo, e passa a caminhar, nos caminhos que leva ao Reino dos céus. Estes são os milagres que nosso Senhor Jesus Cristo, quer fazer em nossos corações. O milagre da conversão..!

Mudos fisicamente, foram também curados, e balbuciaram o nome poderoso: Jesus..! Outros só falavam palavrões, e blasfemavam, nas linguagem do mundo, agora encontraram, o Cristo ressuscitado, e através da palavra do Evangelho, o milagre aconteceu, fez-se uma experiência com Ele, agora falam a linguagem do Reino dos céus. Eramos mudos, no diálogo com Deus, na oração, e no louvor. Esta graça se faz acontecer em nós, quando aceitamos o Evangelho, e as propostas do caminho do Reino. Todos nós Cristãos batizados, em nome do Pai , do Filho e do Espírito Santo somos chamados a sermos caminho do Reino Do céu, a todos que não conhecem, Nosso Senhor Jesus Cristo. ( Mt 28:18-19 )

  Irmãos..! A maior graça que Deus deu a todos nós, foi ter nos dado seu Filho único, e precioso, Nosso Senhor Jesus Cristo. Como dizia Santo Agostinho: Oh..! Feliz culpa de Adão, que nos mereceu um tão grande Salvador. Com Jesus, desejamos, o batismo de fogo, no Espírito Santo, que tem o poder de reavivar nossa fé, e de nos dar, vida nova, vida eterna. João Batista, batizava com água, seu batismo era de arrependimento, penitência  e conversão. João Batista proclamava: Eu vos batizo com água, em sinal de penitencia más aquele que virá depois de mim, é mais poderoso do que eu e nem sou digno, de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo. O batismo de Jesus é de fogo..! ( Mt 3:11- ) O próprio João disse aos seus discípulos apontando para o Cristo Jesus: " Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira os pecados do mundo."(  Jo 1:29 )   Amém!


Jesus é o Senhor!

Texto elaborado com auxilio do livro de liturgia ano A "O VERBO SE FEZ CARNE"  de Cantalamessa



segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

EVANGELHO SÃO LUCAS 1:26-38--SOLENIDADE IMACULADA CONCEIÇÃO--2013


      O ANUNCIO À IMACULADA CONCEIÇÃO


  26 No sexto mês, Deus enviou o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem prometida a um homem chamado José, da família de Davi; a virgem chamava Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e lhe disse: Alegra-te, favorecida, o Senhor está contigo. 29 Ao ouvir isso, ela se perturbou e refletia que tipo de saudação seria essa. 30 O anjo lhe disse: Não temas, Maria, pois gozas o favor de Deus. 31 Vê: conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás Jesus. 32 Ele será grande, levará o título Filho do Altíssimo; o Senhor Deus  lhe dará o trono, de Davi seu pai, 33 para que reine sobre a casa de Jacó para sempre, e seu reinado não tenha fim. 34 Maria respondeu ao anjo: Como acontecerá isso, se não convivo com um homem? 35 O anjo respondeu: O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo te fará sombra; por isso o consagrado que nascer levará o título de Filho de Deus. 36 Vê: Também tua parente Isabel concebeu em sua velhice, e a que era considerada estéril já está de seis meses. 37 Pois nada é impossível para Deus. 
38  Maria respondeu: Aqui tens a escrava do Senhor. Que sua palavra se cumpra em mim. O anjo a deixou e se foi.

Palavra da salvação!
Glória vós o Senhor.

Nós estamos diante do Evangelho de São Lucas, e hoje estamos celebrando neste tempo litúrgico, a Imaculada Conceição de Maria. Ela está presente em todas as nossas assembleias, quando a invocamos espiritualmente, nas nossas reuniões. Maria é aquela que recebeu de Deus o privilegio, de ser preservada do pecado original, desde o momento de sua concepção, sem ruga e sem mácula. Ela é a escolhida de Deus..! 

Que maravilha para todos nós, pobres pecadores desta terra..? Ela é a maravilha do amor de Deus..! Esta festa não pode passar por nós despercebida, sem uma meditação, sobre a graça e a honra, que esta Mulher recebeu de Deus. Deus quis precisar da nossa humanidade, para nos salvar, da morte eterna. Ela foi convidada pelo Altíssimo, à ser, o início do projeto do Reino de Deus, para a salvação de todos homens. 

Parece nos; que São lucas, ao escrever este texto do Evangelho, para as Igrejas Primitivas, se preocupava muito, com as honras e os cuidados, devidos e merecidos, a mãe do Senhor Jesus, por isso fez questão, de escrever carinhosamente para a Igreja nascente, como se deu a Encarnação, do Filho de Deus neste mundo, e a grande participação da sagrada família na lógica do  Reino de Deus. "Jesus, Maria e José"..! Deus escolheu a família no seu projeto de amor; Ele quis ser também família, por isso as famílias são benção do céu.

 Para nós cristão entendermos este grande mistério, da Imaculada Conceição, precisamos entrar debaixo da sombra, é luz do Espírito Santo. O anjo saudou Maria, e Ela entendeu a saudação, e a proposta de Deus em favor do Reino,  o anjo disse: Alegra-te cheia de Graça. O Senhor é contigo; Ave cheia cheia de graça. ( Imma'el "Deus conosco" Is 7:14-15) 

Os textos litúrgicos da festa da Imaculada deste Domingo; o prefacio da oração do Lecionário, nos lembra e confirma, a segunda leitura de São Paulo: Deus Pai nos escolheu por meio de Seu Filho, Jesus Cristo, antes da criação do mundo, para que pelo amor fossemos Santos e irrepreensíveis em sua presença e caridade. ( Ef 1:4-6 )

Na primeira leitura do Gênese, o texto nos conta a estória do final, do pecado original, é as consequências desta transgresão, que seguirão como uma mancha de culpa, com toda à humanidade. Nossos primeiros pais, saíram do caminho do bem, desobedecendo a ordem do Criador, por ouvir a voz do anjo das trevas, com isso perderam a graça da vida eterna. ( Gn 3:1-24 )

 Mas Deus em sua infinita misericórdia, prometeu nos enviar seu Filho para nos salvar da morte eterna. Em Cristo, Deus cumulou o homem de graças e bençãos. Esta bondade de Deus, para conosco é mostrada na pessoa de Maria que responde, ao chamado de Deus, através do anjo Gabriel: Faça em mim segundo a tua palavra..! Maria é a nova Eva, que iniciou a história da salvação, de toda a humanidade. ( Lc 1:26-38 )

 Nela Deus nos deste as primícias da Igreja, esposa de Cristo, sem ruga e sem macula, a nova Eva de beleza sem igual. Por isso Deus quis precisar de nós, para a nossa própria salvação, e escolheu entre nós, aquela mais doce e bela, entre todas as mulheres, modelo de santidade e perfeição. Ela advogada nossa, poderíamos dizer pela lógica da Mariologia, à chama-la, corredentora de toda a humanidade, por ter dado o seu sim: "Faça em mim, segundo a tua vontade"..! ( Ap 12:1-18; A mulher do Apocalipse é a mesma, das promessas do gênese Gn 3:15 )

 Deus respeitou o livre arbítrio da virgem Maria, ao fazer o convite, se ela queria ser a mãe do Salvador. Maria entendeu o chamado de Deus, porque era mulher de oração contemplativa, estava sempre na presença do altíssimo. A Eva desobediente no paraíso, disse não a Deus, e a nova  Eva obediente ao Espírito Santo de Deus, disse  o sim ao todo poderoso: Faça em mim, segundo a sua vontade, e "O verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós, pelo poder santificador do Espírito Santo." 

Os Evangelhos no final deste ano litúrgico, tem nos falado dos sinais dos fins dos tempos; por isso Deus tem permitido os sinais das aparições, de Maria em diversas partes do mundo, como enviada do céu, convidando homens e mulheres, a buscarem a conversão, e buscarem a paz no caminho do Reino. Quando Adão e Eva pecaram, imediatamente Deus usou a sua infinita misericórdia, para a redenção do homem, prometendo enviar o Salvador, para nos salvar da morte eterna.

 Deus visitou pessoalmente, e humanamente seu povo! O anúncio que  ela seria a mãe do Salvador, foi rezado por Deus através da boca do anjo: Ave cheia de graças, o Senhor e contigo; achastes graças diante de Deus, Maria se perturbou, como poderá acontecer isso..? Se não conheço homem algum; disse a virgem..! O anjo lhe disse: "Nada e impossível para Deus." Isto quer dizer nem mesmo, fazer de nós criaturas miseráveis, a sermos santos. Todos nós somos chamados a sermos santos e irrepreensíveis diante do Senhor, este é o verdadeiro destino de cada um de nós. 

Maria e o nosso protótipo, para a nossa santificação basta olharmos para ela como modelo espiritual. Como se engana aqueles que tem aversão ao culto a virgem Maria..? Ela é um modelo de santidade,Como à Imaculada Conceição, que trabalha conosco eclesialmente, e nos leva até seu Filho Jesus. Como em Pentecostes, Maria e os discípulos esperavam no Cenáculo a vinda do Paráclito, com Ela agora e o Espírito Santo preparemos nos para um Santo Natal.  Amém..!

Jesus é o Senhor!


Texto elaborado com ajuda de tópicos, da homilia do Pe. Cantalamessa, ano A, " o verbo se fez carne"




































domingo, 24 de novembro de 2013

EVANGELHO SÃO MATEUS 24:37-44 1° DOMINGO DO ADVENTO - ANOALITURGICO.(2013-2014 )

                           
                                      A VINDA DO SENHOR
                               A PARUSIA
"JESUS É O SENHOR"



  37 Naquele tempo disse o Senhor Jesus: Como em tempos de Noé, assim será a chegada do Filho do Homem. 38 Nos dias de dilúvio, as pessoas comiam, bebiam e se casavam, até que Noé entrou na arca
39 Eles não perceberam, até que veio o dilúvio e levou a todos. Assim será a chegada do Filho do homem. 40 Dois homens estarão num campo: Um será levado e o outro será deixado; 41 duas mulheres estarão moendo: Uma será levada e outra deixada. 42 Assim, pois, vigiai, porque não sabeis o dia que chegará o vosso Senhor.43 E sabeis que, se o dono da casa soubesse a que hora da noite vai chegar o ladrão, estaria vigiando para que não abram um buraco na parede. 44 Portanto, estais preparados, porque este homem chegará quando menos pensardes.

Palavra da salvação!
Glória a vós Senhor.

 Nos estamos no primeiro Domingo do Advento, e hoje o Evangelho fala-nos da urgência do Reino, que predomina dois temas. A vinda do Senhor, e a sua espera com vigilância, são portanto dois movimentos e trés vindas: O senhor que vem ao nosso encontro, e nós que vamos em sua direção. A analogia deste texto, nos discerne, que o primeiro movimento é Deus que sempre se faz, e vem ao nosso encontro, e a segunda e a nossa espera através da fé, e perseverança, e só vai encontra-lo, aqueles que se dispuserem, a se fazer uma experiência com o Ressuscitado. 

 Este tempo é o tempo favorável, para reconciliar-nos com nossos irmãos. Aqueles que estiverem nesta situação de desamor, busquem nos sacramentos da penitência, o perdão, para que tenham um Santo Natal, juntamente ao lado de suas famílias. As vezes Jesus mora lá na nossa casa, e  ainda não O, descobrimos, e nem O, percebemos..?! Talvez Jesus seja aquela pessoa que não temos valorizado na nossa família; o vô a vó, o tio a tia, o primo a prima, o irmão a irmã, os sobrinhos, o cunhado e cunhada, ou até mesmo o pai e a mãe..!? 

 Por isso neste tempo favorável à nossa conversão, a Igreja celebrará a liturgia do Advento, que e a preparação para o Natal. Aquele que vem ao nosso encontro, o Deus que se fez menino, e veio morar conosco, veio experimentar nossas fraquezas, e nossos sofrimentos.  Naquela noite bendita e maravilhosa em Belém, os anjos do céu cantaram em adoração ao Rei do Universo que acabara de nascer.

 Os pastores no campo viram, e ouviram, miríades de seres celestes cantando alegremente: "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade."Lc 2:14 Isto quer dizer para nós, que é preciso termos boa vontade,  para promovermos a paz, e; esta paz, é o lado bom da imagem, e semelhança de Deus, embora pecadores que somos, podemos esforçar e semear, onde houver ódio e rancor. O perdão está em primeiro lugar, na vida daqueles, que se dizem Cristãos seguidores de Cristo. Cristo é a verdadeira paz..!

 Deus nos oferece sempre, no poder do Espírito Santo, o amor como opção de promover a paz, por causa daquele que deu sua vida por nós, para que tivéssemos vida plena, esta graça vem do Reino de Deus ao nosso encontro. Na Teologia da Parusia, se espera pela fé e confiança, a promessa que o Senhor fez, que virá pela segunda  vez, e definitivamente, para julgar os vivos e os mortos..! 1Ts 4:16-18 

 Não sabemos quando vai acontecer estas coisas, só sabe o Pai do céu, por isso é preciso renovar sempre a nossa fé, o verdadeiro cristão tem que vigiar com esperança e perseverança.  Irmãos..! Não podemos ficar de braços cruzados à espera que aconteça estas coisas, mas de anunciar que as palavras do Senhor não passarão sem que se cumpram todas as profecias. 


 Mas pela fé e esperança, sabemos que estamos indo todos os dias, ao encontro do Senhor que vem, e que virá..! Vamos  perdoar mais, vamos pedir perdão a todos aqueles que nós ofendemos, mesmo sem querer, e também aos que nos ofenderam também, vamos ficar de bem com a paz, pois a palavra diz, que um será tirado e o outro arrebatado. pode ser que hoje sejamos arrebatados deste mundo para o juízo do Senhor. Para que quando o Rei chegar, não nos encontrem desprevenidos. 

 Lembremo-nos da Parábola das dez virgens, onde cinco não se vigiaram, e não puderam entrar na festas das bodas. Mt 25:1-13 Nosso Senhor Jesus Cristo prometeu e disse que viria no fim dos tempos..! Como falamos no inicio deste comentário, podemos entender trés vindas de Cristo: A primeira Ele veio na carne no meio de nós, sua vinda foi almejada, profetizada, desde tempos imemóriaveis, nas Sagradas Escrituras.( Gn 3:1)  

Três coisas contraditoras, para refletirmos quando mergulhamos neste mistério: Ele está perto, já está aqui entre nós..! Mc 1:15 Venha o vosso Reino..! Lc 17:21 Procurai antes de tudo o Reino de Deus..! Mt 6:33 Sejamos apaixonados por Jesus, busquemos serviços espirituais,  no campo de trabalho do Reino. O campo de trabalho no mundo, somos muitas vezes nós mesmo. Rm 6:12

 Portanto todo o velho testamento, é um advento longo de espera, onde os homens se desanimavam da espera, mas Deus suscitava profetas para levantar o ânimo do povo, que Deus ia cumprir sua promessa, o ungido de Deus estava para chegar. Quando completou o tempo de Deus, enviou seu Filho único, para cumprir sua promessa para com toda humanidade. Irmãos..! O que o Evangelho está dizendo hoje para nós é muito sério..! O verdadeiro Cristão vive na expectativa, que Jesus está para chegar, se Ele não vem, estamos indo ao seu encontro. Todos nós vamos morrer..?!

 Jesus deu sua vida por todos nós, morrendo na cruz, mas ressuscitou no terceiro dia, e penetrou no céu,  apresentando diante de Deus Pai com seu sangue redentor, pois no seu sacrifício único, nos libertou da morte eterna,  e da parte do Pai, derramou o Espírito Santo, sobre nós. A terceira reflexão, que maravilha, que glória, o Espírito Santo nos atesta que Jesus Cristo é o Senhor, e está no meio de nós até a consumação dos séculos, quando vier glorioso arrebatar sua noiva, sua Igreja. A noiva de Jesus somos todos nós, que o aceitarmos como Senhor da nossa vida, e da nossa salvação..! 

 Não podemos esquecer que Jesus Cristo é a nossa esperança e salvação. A Igreja não cessa de pedir sua volta a cada Eucaristia que se celebramos, e nós dizemos: Vem Senhor Jesus, não demoreis..!? O imperativo de Jesus tem plena validade; urge o tempo e, é preciso estar preparado para acolhe-lo. A ordem é: Orai, vigiai, a caridade o amor ao próximo, será uma forma de espera-ló. 


No entanto o mundo mundano, oferece outras perspetivas pagãs e distorce esta espera do Filho do Homem, oferecendo os prazeres, e os brilhos do consumismo das vitrinas das catedrais do bom velhinho que anda de vermelho num trenó. Esta é a batalha do anti-cristo neste tempo, para que o mundo não esperem o Salvador que virá derrepente. 


Estar a espera da Parusia, do Senhor no sentido escatalógico; e onde o Reino será realizado pleno por Deus; Na ressurreição, teremos novos corpos gloriosos, ressuscitados, como, o de Jesus, novos céus, e nova terra, onde o próprio Jesus Cristo estará conosco, para sempre, para a glória de Deus Pai. Cat parágrafos 683; 1065

 Nosso Senhor deixa bem claro como será sua volta. Podemos dizer: Cristãos de ultima hora, que reza, que louva, disponível ao próximo necessitado sem olhar a quem. Lembremo-nos da parábola das dez virgens: Cinco eram prudentes as outras cinco desprecavidas. As prudentes entraram na festa do Reino e as tolas ficaram de fora a se lamuriar. Mt 25:2-13

 Hoje o Senhor, está nos dando uma nova chance, este é o tempo favorável, para voltarmos para o primeiro amor, e arrependermos de nossos pecados, e tomarmos outro rumo na nossas vidas, em direção ao céu. Esta é a hora imperativa do Senhor..! Arrependamos-nos e creiamos no Evangelho do caminho do Reino, antes que seja para nos, tarde de mais..! Mc 1:14-15

 Por isso que no Evangelho Jesus diz que no tempo de Noé, as pessoas comiam, bebiam e se casavam e não estavam nem aí, até que veio o dilúvio. Noé demorou muitos anos na construção da arca, e o povo caçoavam dele dizendo: cadê a chuva Noé? Mas Noé trabalhava com sua família na construção do grande barco, acreditavam nas promessas de Deus. Então chegou o grande dia, e Deus abriu as cataratas do céu, e toda as vidas terrestre morreram afogados pelas as águas do dilúvio.

 Por quarenta dias, e quarenta noites, a arca de Noé divagou o mar de águas e lamas, até que se aportou no monte Ararat. Assim será também na segunda vinda do Senhor. A palavra de Deus, tem sido pregada, os profetas deste tempo tem pregado a palavra, e  testemunhado o Cristo, enquanto isso o mundo não está nem aí, com o Evangelho, e com a volta de Cristo, comem bebem, casam-se, divorciam e não aceitam a conversão. Então voltando para o texto do Gênese: Completou-se o tempo de Deus, e o Senhor cumpriu sua palavra; exterminou todos os seres vivos da terra. Só se salvaram das águas naquela família, oitos almas. Gn 7:1-24; 8:1-14; 8: 15-22; 9: 1-29

 O que o Senhor quer nos dizer e que, sua segunda vinda gloriosa poderá pegar de surpresa aqueles que são rebelde, com o Reino dos céus. Só se salvarão, os que perseverarem no caminho do Reino. O Reino de Deus ainda está por vir, em muitos sentidos, neste mundo em que habitamos: Sentido moral e histórico, porque nós humanos, e as instituições, estão bem longe de de fazerem a vontade de Deus.

 O mundo egocêntrico são terrenos do anti-cristo, que não estão preparados para receber o anúncio do Reino, e por isso será sempre opositor ao Advento do Cristo que vem. É preciso uma batalha espiritual através do amor do Evangelho, para trazer os irmãos que estão lá, que não conhecem as propostas do Reino de Deus. 

 Para os que redescobrirem, e descobrirem, "O Ressuscitado" numa experiência nova no poder do Espírito Santo, e que desejam que o Senhor venha breve, o modelo é o próprio Jesus Cristo..! Irmãos..! O cristão e aquele que tem a certeza de Deus e de seu amor em nossa vida, e que estão em constante busca do Reino, e uma verdadeira conversão. 


Para a Igreja a vigilância não e motivo de medo ou de repressão, mas o sincero empenho de cada dia, de fazer com que a fé seja a energia do Espirito, em busca das praticas, do bem em prol dos necessitados, que não conhecem o caminho do Reino. Que neste tempo do Advento seja propicio para nós a preparação de um bom Natal em família, e uma ocasião de aprendizado de amor e fé, e também de vigiarmos mais no caminho do Reino dos Céus. Amem..!

Jesus e o Senhor!


Texto elaborado com ajuda de tópicos, extraídos do livro de liturgia ano A "O VERBO SE FEZ CARNE" de Cantalamessa

domingo, 17 de novembro de 2013

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 23:35-43 -- ANO C 2013 --SOLENIDADE DE CRISTOREI.


                                                         
                                    ESTE É O REI DOS JUDEUS.
                              O REINO DE DEUS


 35 Naquele tempo jesus foi levado ao monte Gólgota para ser crucificado. O povo estava olhando; os chefes caçoavam dele: A outros salvou, que se salve, se é Messias, o predileto de Deus.  36 Também  os soldados caçoavam dele. Aproximavam-se para oferecer-lhe vinagre 37 e diziam: Salva-te se és o rei dos judeus.  38 Acima dele havia uma inscrição: Este é o rei dos judeus. 39 Um dos malfeitores crucificados o insultava: Não és tu o Messias? Salva a ti mesmo e a nós. 40 O outro o repreendia: E tu que sofres a mesma pena, não respeitas a Deus? 41 Quanto a nós é justo, pois recebemos o pagamento de nossos delitos; este, ao contrário, não cometeu nenhum crime.42 E acrescentou: Jesus, quando , chegares ao teu reino, lembra-te de mim. 43 Respondeu-lhe: Eu te asseguro que hoje estarás comigo no paraíso.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

  A liturgia deste Domingo, celebramos a festa de Cristo Rei,  e adentramos no tempo do Advento, nossa preparação para o Natal do Rei, menino Jesus. Estamos diante do Evangelho de São Lucas, e celebramos o senhorio de Jesus, e sua realeza. Nosso Senhor fala do seu Reino e o promete ao bom ladrão, que está crucificado junto Dele, que tem o mesmo destino; morte de cruz. Em verdade te digo, disse Jesus ao agonizante: hoje mesmo, estarás comigo no Paraíso..! 

 Ele deu sua vida, pela nossa salvação, morrendo na cruz  tomando sobre si os nossos pecados. ( Is 53: 1-12 ) Deus arrancou nos, do poder das trevas, e nos transferiu para o Reino do seu amado Filho. Existem três vindas do Senhor Jesus, para nós Cristãos refletirmos: Na primeira, a "Segunda Pessoa da Santíssima Trindade,"" veio ao nosso encontro, fazendo se carne, para nos salvar da morte eterna, e realizar o Reino de amor do Pai Celeste, por cada um de nós.

  Na segunda Ele está no meio de nós..! Presente em cada um de nós, que o testemunharmos-o pela fé e obras, através do Espírito Santo, que confirma-o, no meio de nós.  Está também presente na palavra do Santo Evangelho quando ouvimos-o, com a alma e o coração, e o pláticamos,  sóbrios e vigilantes. Está presente na Sagrada Eucaristia, e demais Sacramentos..! A Igreja Católica é Santa e pecadora, Santa porque vem do amor de Jesus que a fundou, pecadora porque é formada por homens e mulheres pecadores, e dependentes da misericórdia de Deus. 

 Quando falamos de Igreja, não estamos falando de templos de pedras, mas da igreja espiritual..! E na terceira meditamos: Quando Ele "O Senhor," vier em glória para julgar os vivos e os mortos, conforme rezamos no Creio,  e  implantar definitivamente, o seu Reino de amor, um Novo  Céu e uma Nova Terra, para os gloriosos, e dignos do Reino do céu. O Espírito Santo, é o nosso advogado consolador e santificador, que tem a missão de nós convencer dos nossos pecados, que somos dependentes do amor, e da misericórdia de Deus. 

 Por isso "Jesus Cristo é o Senhor," e Ele tem um Reino..! O Reino do céu, preparado para cada um de nós, desde a constituição do mundo. Deus tem nos amado desde de toda a eternidade porque Ele é amor..!  ( Jr 31:3 ) Deus criou o ser humano sua imagem e semelhança, sabendo que no livre arbítrio do seu amor em que nos criou, teríamos nossas liberdades e escolhas, e a preferências, entre o bem e o mal. Infelizmente o ser humano criado, preferiu a voz enganosa do maligno. Escolheram mal, escolheram o egocentrismo.

  Deus sempre sonhou com fieis filhos, adoradores em espírito e verdade. Se Ele tivesse criados nos, perfeitíssimos bons, seriamos como robôs, e onde estaria o verdadeiro louvor e adoração do espírito humano..?! ( Jo 4:23-24 ) Por isso os Santos Padres Patrísticos, pregaram sem medo de dizer heresias: O Homem Foi criado para ser  divino, para a glória de Deus Pai..!? Mas sabemos que nossos primeiros pais escolheram,  o egocentrismo, do que o altruísmo Santo e dependente do Criador de todas as coisas. ( Gn 3:1-24 )

  Os primeiros judeus convertidos ao Cristianismo, trouxeram com eles,  normas da Lei mosaica, que, como dogma de fé, e respeito, para com a pessoa de Javé, aquele que os libertou da servidão do faraó, por isso não  pronunciavam a palavra Javé.  
Por isso temendo pronunciar o nome de Deus em vão, os Evangelistas conhecendo a doutrina judaica, substituíram a palavra Deus ou Senhor; por Reino dos Céus. ( DEUS - YHWH ) Moisés perguntou a Deus, qual era seu nome, e o Senhor respondeu: "Meu nome é ADONAI; Sou o que Sou !")

 Lucas descreve neste texto a cena tétrica, dos último momentos dolorosos do filho de Deus, que morre na cruz. O povo olhavam Jesus ser despido, logo depois pregado na cruz.  Os discípulos esperavam um Messias-rei glorioso, cheio de poder capaz de por fim a opressão Romana. Agora diante do Cristo crucificado, se esvaiaram as esperanças. Junto a cruz, o povo que gritaram na véspera Hosana ao filho de Davi, agora zombam do crucificado gritando, crucifica, crucifica..! O povo olham, e os chefes dos fariseus e sacerdotes, caçoam dele. Onde está o seu poder? Salvastes a muitos, porque não salva a si próprio. 

 Os soldados romanos colocaram uma inscrição no alto da cruz com estes dizeres: Este e o Rei dos judeus. Eles não sabiam que estavam assassinando o Filho de Deus. Irmãos..! Nós precisava-nós de um salvador redentor que fosse cem por cento humano, e cem por cento Divino, quer dizer um "Homem Deus." Se não fosse assim, não poderia haver redenção para o homem caído pelo pecado no Éden, nenhum outro ser humano da face da terra, poderia nos salvar. 

 No rito do Velho Testamento, era oferecido sacrifícios de animais, em expiação dos pecados através do sangue dos imolados, mas estes sangues não aplacava a irá do Senhor Deus, que abominou o pecado original, dos nossos primeiros Pais. Mas Deus Javé no seu infinito amor, enviou a este mundo seu filho único, em espiação dos nossos pecados. Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho único em resgate de nossos pecador isso que Jesus é o Senhor. (Jo.3:16 )

 Irmãos..! Nós temos que proclamar sempre Jesus nosso Rei e Senhor, da nossa casa, da nossa família, do nosso trabalho, da nossa Igreja e da nossa salvação..!? O inimigo do Reino, não quer que Jesus seja Senhor de nada. Por isso satanás e seus apóstatas, vem com tudo contra nos os filhos de Deus, quando proclamamos Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da nossas vidas e da nossa salvação. 

  A vontade divina sempre foi, o imperativo na vida do Filho de Deus. Sua morte nos trouxe a redenção abrindo-nos as portas do paraíso. O Evangelho de Lucas e um convite a todos nos a comprometermos com as propostas de Jesus. Jesus disse: Buscai primeiro o Reino dos céus, e tudo mais vós será acrescentado. Até hoje o mundo paganizado não entende a dinâmica da salvação de Cristo na Cruz, porque o seu Reino não e deste mundo, pois a Cruz  é loucura para o mundo. 

  Por isso as Catequeses em nossas comunidades, não pode ser um simples aprendizado básico. Nós Catequistas  somos responsáveis pelas nossas Evangelizações diante de Deus, precisamos ter mais profundidade espiritual, no ensinamento sobre a fé, e salvação eterna que o nosso Rei Jesus, nos oferece. É preciso falar do valor sem igual, do sangue de Cristo derramado na cruz, sem esse sangue Redentor não pode existir salvação para a humanidade. Foi o meio que o Rei da Glória quíz precisar, para nos salvar da morte eterna. 

 Junto a cruz de Jesus estavam dois ladroes crucificado, um deles no estupor da morte, o insultava-lhe dizendo: Não és tu o Messias? Salva a ti mesmo e a nos. O outro crucificado o bom ladrão, o repreendia: E tu que sofres a mesma pena, e não respeitas a Deus? Dizia ele..! Quanto a nos e justo, pois recebemos o pagamento de nossos delitos; este, ao contrario, não cometeu nenhum crime. O bom ladrão disse ao Senhor: Jesus, quando chegares ao teu Reino, lembra-te de mim. Nosso Senhor respondeu lhe: Hoje estarás comigo no paraíso.

  Jesus não prometeu um céu para o amanhã, ou para um dia no futuro, Ele prometeu ao pecador condenado, que aderiu o Reino, a salvação eterna imediata, hoje mesmo estarás comigo no Paraíso. O céu, o Paraíso,  é, o próprio Deus..!  "Paraíso"e uma imagem de uma vida feliz, após a morte, na qual o Cristo Rei exercera seu reinado. Satanás foi vencido, pela fidelidade do Cristo ao Pai Criador de todas as coisas, e agora Jesus possui o poder de prometer, com segurança e generosidade de Rei, a vida eterna a todos aqueles que aderirem o caminho do Reino dos céus.

 Irmãos..! Assim será quando o Senhor vier, para julgar os vivos e os mortos, no dia final, naquele dia terrível para uns, e maravilhoso para outros. ( Mt 25:31) Fica aqui algumas perguntas despedindo deste ano litúrgico ano C: Como estou recebendo as propostas do Reino..? Qual dos dois pecadores crucificado, junto de Cristo me pareço..? Onde pretendo passar a minha eternidade..? Valeu o sacrifício do Rei Jesus, por nós..?

 "Jesus e o caminho a verdade e a vida!"  Ele e o único que tem propostas de vida eterna, a todos aqueles que o aderirem como seu salvador particular, Ele e Deus e sempre estará, a nos esperar que o amemos, pois Deus nos amou primeiro. 
Basta que creiamos Nele, e o aceitemos como nosso salvador único, e incondicional da nossa vida. A Ele toda a honra e toda gloria, por todos os séculos dos séculos Amem! Viva Jesus o meu Senhor o Rei da Glória..!

Jesus e o Senhor!

Texto elaborado com a ajuda: Evangelho de cada dia, ano C, Pe. Vitorio, sj