domingo, 24 de novembro de 2013

EVANGELHO SÃO MATEUS 24:37-44 1° DOMINGO DO ADVENTO - ANOALITURGICO.(2013-2014 )

                           
                                      A VINDA DO SENHOR
                               A PARUSIA
"JESUS É O SENHOR"



  37 Naquele tempo disse o Senhor Jesus: Como em tempos de Noé, assim será a chegada do Filho do Homem. 38 Nos dias de dilúvio, as pessoas comiam, bebiam e se casavam, até que Noé entrou na arca
39 Eles não perceberam, até que veio o dilúvio e levou a todos. Assim será a chegada do Filho do homem. 40 Dois homens estarão num campo: Um será levado e o outro será deixado; 41 duas mulheres estarão moendo: Uma será levada e outra deixada. 42 Assim, pois, vigiai, porque não sabeis o dia que chegará o vosso Senhor.43 E sabeis que, se o dono da casa soubesse a que hora da noite vai chegar o ladrão, estaria vigiando para que não abram um buraco na parede. 44 Portanto, estais preparados, porque este homem chegará quando menos pensardes.

Palavra da salvação!
Glória a vós Senhor.

 Nos estamos no primeiro Domingo do Advento, e hoje o Evangelho fala-nos da urgência do Reino, que predomina dois temas. A vinda do Senhor, e a sua espera com vigilância, são portanto dois movimentos e trés vindas: O senhor que vem ao nosso encontro, e nós que vamos em sua direção. A analogia deste texto, nos discerne, que o primeiro movimento é Deus que sempre se faz, e vem ao nosso encontro, e a segunda e a nossa espera através da fé, e perseverança, e só vai encontra-lo, aqueles que se dispuserem, a se fazer uma experiência com o Ressuscitado. 

 Este tempo é o tempo favorável, para reconciliar-nos com nossos irmãos. Aqueles que estiverem nesta situação de desamor, busquem nos sacramentos da penitência, o perdão, para que tenham um Santo Natal, juntamente ao lado de suas famílias. As vezes Jesus mora lá na nossa casa, e  ainda não O, descobrimos, e nem O, percebemos..?! Talvez Jesus seja aquela pessoa que não temos valorizado na nossa família; o vô a vó, o tio a tia, o primo a prima, o irmão a irmã, os sobrinhos, o cunhado e cunhada, ou até mesmo o pai e a mãe..!? 

 Por isso neste tempo favorável à nossa conversão, a Igreja celebrará a liturgia do Advento, que e a preparação para o Natal. Aquele que vem ao nosso encontro, o Deus que se fez menino, e veio morar conosco, veio experimentar nossas fraquezas, e nossos sofrimentos.  Naquela noite bendita e maravilhosa em Belém, os anjos do céu cantaram em adoração ao Rei do Universo que acabara de nascer.

 Os pastores no campo viram, e ouviram, miríades de seres celestes cantando alegremente: "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade."Lc 2:14 Isto quer dizer para nós, que é preciso termos boa vontade,  para promovermos a paz, e; esta paz, é o lado bom da imagem, e semelhança de Deus, embora pecadores que somos, podemos esforçar e semear, onde houver ódio e rancor. O perdão está em primeiro lugar, na vida daqueles, que se dizem Cristãos seguidores de Cristo. Cristo é a verdadeira paz..!

 Deus nos oferece sempre, no poder do Espírito Santo, o amor como opção de promover a paz, por causa daquele que deu sua vida por nós, para que tivéssemos vida plena, esta graça vem do Reino de Deus ao nosso encontro. Na Teologia da Parusia, se espera pela fé e confiança, a promessa que o Senhor fez, que virá pela segunda  vez, e definitivamente, para julgar os vivos e os mortos..! 1Ts 4:16-18 

 Não sabemos quando vai acontecer estas coisas, só sabe o Pai do céu, por isso é preciso renovar sempre a nossa fé, o verdadeiro cristão tem que vigiar com esperança e perseverança.  Irmãos..! Não podemos ficar de braços cruzados à espera que aconteça estas coisas, mas de anunciar que as palavras do Senhor não passarão sem que se cumpram todas as profecias. 


 Mas pela fé e esperança, sabemos que estamos indo todos os dias, ao encontro do Senhor que vem, e que virá..! Vamos  perdoar mais, vamos pedir perdão a todos aqueles que nós ofendemos, mesmo sem querer, e também aos que nos ofenderam também, vamos ficar de bem com a paz, pois a palavra diz, que um será tirado e o outro arrebatado. pode ser que hoje sejamos arrebatados deste mundo para o juízo do Senhor. Para que quando o Rei chegar, não nos encontrem desprevenidos. 

 Lembremo-nos da Parábola das dez virgens, onde cinco não se vigiaram, e não puderam entrar na festas das bodas. Mt 25:1-13 Nosso Senhor Jesus Cristo prometeu e disse que viria no fim dos tempos..! Como falamos no inicio deste comentário, podemos entender trés vindas de Cristo: A primeira Ele veio na carne no meio de nós, sua vinda foi almejada, profetizada, desde tempos imemóriaveis, nas Sagradas Escrituras.( Gn 3:1)  

Três coisas contraditoras, para refletirmos quando mergulhamos neste mistério: Ele está perto, já está aqui entre nós..! Mc 1:15 Venha o vosso Reino..! Lc 17:21 Procurai antes de tudo o Reino de Deus..! Mt 6:33 Sejamos apaixonados por Jesus, busquemos serviços espirituais,  no campo de trabalho do Reino. O campo de trabalho no mundo, somos muitas vezes nós mesmo. Rm 6:12

 Portanto todo o velho testamento, é um advento longo de espera, onde os homens se desanimavam da espera, mas Deus suscitava profetas para levantar o ânimo do povo, que Deus ia cumprir sua promessa, o ungido de Deus estava para chegar. Quando completou o tempo de Deus, enviou seu Filho único, para cumprir sua promessa para com toda humanidade. Irmãos..! O que o Evangelho está dizendo hoje para nós é muito sério..! O verdadeiro Cristão vive na expectativa, que Jesus está para chegar, se Ele não vem, estamos indo ao seu encontro. Todos nós vamos morrer..?!

 Jesus deu sua vida por todos nós, morrendo na cruz, mas ressuscitou no terceiro dia, e penetrou no céu,  apresentando diante de Deus Pai com seu sangue redentor, pois no seu sacrifício único, nos libertou da morte eterna,  e da parte do Pai, derramou o Espírito Santo, sobre nós. A terceira reflexão, que maravilha, que glória, o Espírito Santo nos atesta que Jesus Cristo é o Senhor, e está no meio de nós até a consumação dos séculos, quando vier glorioso arrebatar sua noiva, sua Igreja. A noiva de Jesus somos todos nós, que o aceitarmos como Senhor da nossa vida, e da nossa salvação..! 

 Não podemos esquecer que Jesus Cristo é a nossa esperança e salvação. A Igreja não cessa de pedir sua volta a cada Eucaristia que se celebramos, e nós dizemos: Vem Senhor Jesus, não demoreis..!? O imperativo de Jesus tem plena validade; urge o tempo e, é preciso estar preparado para acolhe-lo. A ordem é: Orai, vigiai, a caridade o amor ao próximo, será uma forma de espera-ló. 


No entanto o mundo mundano, oferece outras perspetivas pagãs e distorce esta espera do Filho do Homem, oferecendo os prazeres, e os brilhos do consumismo das vitrinas das catedrais do bom velhinho que anda de vermelho num trenó. Esta é a batalha do anti-cristo neste tempo, para que o mundo não esperem o Salvador que virá derrepente. 


Estar a espera da Parusia, do Senhor no sentido escatalógico; e onde o Reino será realizado pleno por Deus; Na ressurreição, teremos novos corpos gloriosos, ressuscitados, como, o de Jesus, novos céus, e nova terra, onde o próprio Jesus Cristo estará conosco, para sempre, para a glória de Deus Pai. Cat parágrafos 683; 1065

 Nosso Senhor deixa bem claro como será sua volta. Podemos dizer: Cristãos de ultima hora, que reza, que louva, disponível ao próximo necessitado sem olhar a quem. Lembremo-nos da parábola das dez virgens: Cinco eram prudentes as outras cinco desprecavidas. As prudentes entraram na festa do Reino e as tolas ficaram de fora a se lamuriar. Mt 25:2-13

 Hoje o Senhor, está nos dando uma nova chance, este é o tempo favorável, para voltarmos para o primeiro amor, e arrependermos de nossos pecados, e tomarmos outro rumo na nossas vidas, em direção ao céu. Esta é a hora imperativa do Senhor..! Arrependamos-nos e creiamos no Evangelho do caminho do Reino, antes que seja para nos, tarde de mais..! Mc 1:14-15

 Por isso que no Evangelho Jesus diz que no tempo de Noé, as pessoas comiam, bebiam e se casavam e não estavam nem aí, até que veio o dilúvio. Noé demorou muitos anos na construção da arca, e o povo caçoavam dele dizendo: cadê a chuva Noé? Mas Noé trabalhava com sua família na construção do grande barco, acreditavam nas promessas de Deus. Então chegou o grande dia, e Deus abriu as cataratas do céu, e toda as vidas terrestre morreram afogados pelas as águas do dilúvio.

 Por quarenta dias, e quarenta noites, a arca de Noé divagou o mar de águas e lamas, até que se aportou no monte Ararat. Assim será também na segunda vinda do Senhor. A palavra de Deus, tem sido pregada, os profetas deste tempo tem pregado a palavra, e  testemunhado o Cristo, enquanto isso o mundo não está nem aí, com o Evangelho, e com a volta de Cristo, comem bebem, casam-se, divorciam e não aceitam a conversão. Então voltando para o texto do Gênese: Completou-se o tempo de Deus, e o Senhor cumpriu sua palavra; exterminou todos os seres vivos da terra. Só se salvaram das águas naquela família, oitos almas. Gn 7:1-24; 8:1-14; 8: 15-22; 9: 1-29

 O que o Senhor quer nos dizer e que, sua segunda vinda gloriosa poderá pegar de surpresa aqueles que são rebelde, com o Reino dos céus. Só se salvarão, os que perseverarem no caminho do Reino. O Reino de Deus ainda está por vir, em muitos sentidos, neste mundo em que habitamos: Sentido moral e histórico, porque nós humanos, e as instituições, estão bem longe de de fazerem a vontade de Deus.

 O mundo egocêntrico são terrenos do anti-cristo, que não estão preparados para receber o anúncio do Reino, e por isso será sempre opositor ao Advento do Cristo que vem. É preciso uma batalha espiritual através do amor do Evangelho, para trazer os irmãos que estão lá, que não conhecem as propostas do Reino de Deus. 

 Para os que redescobrirem, e descobrirem, "O Ressuscitado" numa experiência nova no poder do Espírito Santo, e que desejam que o Senhor venha breve, o modelo é o próprio Jesus Cristo..! Irmãos..! O cristão e aquele que tem a certeza de Deus e de seu amor em nossa vida, e que estão em constante busca do Reino, e uma verdadeira conversão. 


Para a Igreja a vigilância não e motivo de medo ou de repressão, mas o sincero empenho de cada dia, de fazer com que a fé seja a energia do Espirito, em busca das praticas, do bem em prol dos necessitados, que não conhecem o caminho do Reino. Que neste tempo do Advento seja propicio para nós a preparação de um bom Natal em família, e uma ocasião de aprendizado de amor e fé, e também de vigiarmos mais no caminho do Reino dos Céus. Amem..!

Jesus e o Senhor!


Texto elaborado com ajuda de tópicos, extraídos do livro de liturgia ano A "O VERBO SE FEZ CARNE" de Cantalamessa

domingo, 17 de novembro de 2013

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 23:35-43 -- ANO C 2013 --SOLENIDADE DE CRISTOREI.


                                                         
                                    ESTE É O REI DOS JUDEUS.
                              O REINO DE DEUS


 35 Naquele tempo jesus foi levado ao monte Gólgota para ser crucificado. O povo estava olhando; os chefes caçoavam dele: A outros salvou, que se salve, se é Messias, o predileto de Deus.  36 Também  os soldados caçoavam dele. Aproximavam-se para oferecer-lhe vinagre 37 e diziam: Salva-te se és o rei dos judeus.  38 Acima dele havia uma inscrição: Este é o rei dos judeus. 39 Um dos malfeitores crucificados o insultava: Não és tu o Messias? Salva a ti mesmo e a nós. 40 O outro o repreendia: E tu que sofres a mesma pena, não respeitas a Deus? 41 Quanto a nós é justo, pois recebemos o pagamento de nossos delitos; este, ao contrário, não cometeu nenhum crime.42 E acrescentou: Jesus, quando , chegares ao teu reino, lembra-te de mim. 43 Respondeu-lhe: Eu te asseguro que hoje estarás comigo no paraíso.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

  A liturgia deste Domingo, celebramos a festa de Cristo Rei,  e adentramos no tempo do Advento, nossa preparação para o Natal do Rei, menino Jesus. Estamos diante do Evangelho de São Lucas, e celebramos o senhorio de Jesus, e sua realeza. Nosso Senhor fala do seu Reino e o promete ao bom ladrão, que está crucificado junto Dele, que tem o mesmo destino; morte de cruz. Em verdade te digo, disse Jesus ao agonizante: hoje mesmo, estarás comigo no Paraíso..! 

 Ele deu sua vida, pela nossa salvação, morrendo na cruz  tomando sobre si os nossos pecados. ( Is 53: 1-12 ) Deus arrancou nos, do poder das trevas, e nos transferiu para o Reino do seu amado Filho. Existem três vindas do Senhor Jesus, para nós Cristãos refletirmos: Na primeira, a "Segunda Pessoa da Santíssima Trindade,"" veio ao nosso encontro, fazendo se carne, para nos salvar da morte eterna, e realizar o Reino de amor do Pai Celeste, por cada um de nós.

  Na segunda Ele está no meio de nós..! Presente em cada um de nós, que o testemunharmos-o pela fé e obras, através do Espírito Santo, que confirma-o, no meio de nós.  Está também presente na palavra do Santo Evangelho quando ouvimos-o, com a alma e o coração, e o pláticamos,  sóbrios e vigilantes. Está presente na Sagrada Eucaristia, e demais Sacramentos..! A Igreja Católica é Santa e pecadora, Santa porque vem do amor de Jesus que a fundou, pecadora porque é formada por homens e mulheres pecadores, e dependentes da misericórdia de Deus. 

 Quando falamos de Igreja, não estamos falando de templos de pedras, mas da igreja espiritual..! E na terceira meditamos: Quando Ele "O Senhor," vier em glória para julgar os vivos e os mortos, conforme rezamos no Creio,  e  implantar definitivamente, o seu Reino de amor, um Novo  Céu e uma Nova Terra, para os gloriosos, e dignos do Reino do céu. O Espírito Santo, é o nosso advogado consolador e santificador, que tem a missão de nós convencer dos nossos pecados, que somos dependentes do amor, e da misericórdia de Deus. 

 Por isso "Jesus Cristo é o Senhor," e Ele tem um Reino..! O Reino do céu, preparado para cada um de nós, desde a constituição do mundo. Deus tem nos amado desde de toda a eternidade porque Ele é amor..!  ( Jr 31:3 ) Deus criou o ser humano sua imagem e semelhança, sabendo que no livre arbítrio do seu amor em que nos criou, teríamos nossas liberdades e escolhas, e a preferências, entre o bem e o mal. Infelizmente o ser humano criado, preferiu a voz enganosa do maligno. Escolheram mal, escolheram o egocentrismo.

  Deus sempre sonhou com fieis filhos, adoradores em espírito e verdade. Se Ele tivesse criados nos, perfeitíssimos bons, seriamos como robôs, e onde estaria o verdadeiro louvor e adoração do espírito humano..?! ( Jo 4:23-24 ) Por isso os Santos Padres Patrísticos, pregaram sem medo de dizer heresias: O Homem Foi criado para ser  divino, para a glória de Deus Pai..!? Mas sabemos que nossos primeiros pais escolheram,  o egocentrismo, do que o altruísmo Santo e dependente do Criador de todas as coisas. ( Gn 3:1-24 )

  Os primeiros judeus convertidos ao Cristianismo, trouxeram com eles,  normas da Lei mosaica, que, como dogma de fé, e respeito, para com a pessoa de Javé, aquele que os libertou da servidão do faraó, por isso não  pronunciavam a palavra Javé.  
Por isso temendo pronunciar o nome de Deus em vão, os Evangelistas conhecendo a doutrina judaica, substituíram a palavra Deus ou Senhor; por Reino dos Céus. ( DEUS - YHWH ) Moisés perguntou a Deus, qual era seu nome, e o Senhor respondeu: "Meu nome é ADONAI; Sou o que Sou !")

 Lucas descreve neste texto a cena tétrica, dos último momentos dolorosos do filho de Deus, que morre na cruz. O povo olhavam Jesus ser despido, logo depois pregado na cruz.  Os discípulos esperavam um Messias-rei glorioso, cheio de poder capaz de por fim a opressão Romana. Agora diante do Cristo crucificado, se esvaiaram as esperanças. Junto a cruz, o povo que gritaram na véspera Hosana ao filho de Davi, agora zombam do crucificado gritando, crucifica, crucifica..! O povo olham, e os chefes dos fariseus e sacerdotes, caçoam dele. Onde está o seu poder? Salvastes a muitos, porque não salva a si próprio. 

 Os soldados romanos colocaram uma inscrição no alto da cruz com estes dizeres: Este e o Rei dos judeus. Eles não sabiam que estavam assassinando o Filho de Deus. Irmãos..! Nós precisava-nós de um salvador redentor que fosse cem por cento humano, e cem por cento Divino, quer dizer um "Homem Deus." Se não fosse assim, não poderia haver redenção para o homem caído pelo pecado no Éden, nenhum outro ser humano da face da terra, poderia nos salvar. 

 No rito do Velho Testamento, era oferecido sacrifícios de animais, em expiação dos pecados através do sangue dos imolados, mas estes sangues não aplacava a irá do Senhor Deus, que abominou o pecado original, dos nossos primeiros Pais. Mas Deus Javé no seu infinito amor, enviou a este mundo seu filho único, em espiação dos nossos pecados. Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho único em resgate de nossos pecador isso que Jesus é o Senhor. (Jo.3:16 )

 Irmãos..! Nós temos que proclamar sempre Jesus nosso Rei e Senhor, da nossa casa, da nossa família, do nosso trabalho, da nossa Igreja e da nossa salvação..!? O inimigo do Reino, não quer que Jesus seja Senhor de nada. Por isso satanás e seus apóstatas, vem com tudo contra nos os filhos de Deus, quando proclamamos Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da nossas vidas e da nossa salvação. 

  A vontade divina sempre foi, o imperativo na vida do Filho de Deus. Sua morte nos trouxe a redenção abrindo-nos as portas do paraíso. O Evangelho de Lucas e um convite a todos nos a comprometermos com as propostas de Jesus. Jesus disse: Buscai primeiro o Reino dos céus, e tudo mais vós será acrescentado. Até hoje o mundo paganizado não entende a dinâmica da salvação de Cristo na Cruz, porque o seu Reino não e deste mundo, pois a Cruz  é loucura para o mundo. 

  Por isso as Catequeses em nossas comunidades, não pode ser um simples aprendizado básico. Nós Catequistas  somos responsáveis pelas nossas Evangelizações diante de Deus, precisamos ter mais profundidade espiritual, no ensinamento sobre a fé, e salvação eterna que o nosso Rei Jesus, nos oferece. É preciso falar do valor sem igual, do sangue de Cristo derramado na cruz, sem esse sangue Redentor não pode existir salvação para a humanidade. Foi o meio que o Rei da Glória quíz precisar, para nos salvar da morte eterna. 

 Junto a cruz de Jesus estavam dois ladroes crucificado, um deles no estupor da morte, o insultava-lhe dizendo: Não és tu o Messias? Salva a ti mesmo e a nos. O outro crucificado o bom ladrão, o repreendia: E tu que sofres a mesma pena, e não respeitas a Deus? Dizia ele..! Quanto a nos e justo, pois recebemos o pagamento de nossos delitos; este, ao contrario, não cometeu nenhum crime. O bom ladrão disse ao Senhor: Jesus, quando chegares ao teu Reino, lembra-te de mim. Nosso Senhor respondeu lhe: Hoje estarás comigo no paraíso.

  Jesus não prometeu um céu para o amanhã, ou para um dia no futuro, Ele prometeu ao pecador condenado, que aderiu o Reino, a salvação eterna imediata, hoje mesmo estarás comigo no Paraíso. O céu, o Paraíso,  é, o próprio Deus..!  "Paraíso"e uma imagem de uma vida feliz, após a morte, na qual o Cristo Rei exercera seu reinado. Satanás foi vencido, pela fidelidade do Cristo ao Pai Criador de todas as coisas, e agora Jesus possui o poder de prometer, com segurança e generosidade de Rei, a vida eterna a todos aqueles que aderirem o caminho do Reino dos céus.

 Irmãos..! Assim será quando o Senhor vier, para julgar os vivos e os mortos, no dia final, naquele dia terrível para uns, e maravilhoso para outros. ( Mt 25:31) Fica aqui algumas perguntas despedindo deste ano litúrgico ano C: Como estou recebendo as propostas do Reino..? Qual dos dois pecadores crucificado, junto de Cristo me pareço..? Onde pretendo passar a minha eternidade..? Valeu o sacrifício do Rei Jesus, por nós..?

 "Jesus e o caminho a verdade e a vida!"  Ele e o único que tem propostas de vida eterna, a todos aqueles que o aderirem como seu salvador particular, Ele e Deus e sempre estará, a nos esperar que o amemos, pois Deus nos amou primeiro. 
Basta que creiamos Nele, e o aceitemos como nosso salvador único, e incondicional da nossa vida. A Ele toda a honra e toda gloria, por todos os séculos dos séculos Amem! Viva Jesus o meu Senhor o Rei da Glória..!

Jesus e o Senhor!

Texto elaborado com a ajuda: Evangelho de cada dia, ano C, Pe. Vitorio, sj


  

domingo, 10 de novembro de 2013

EVANGELHO SÃO LUCAS 21: 5-19--33° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013ANODA FÉ.

           A SALVAÇÃO PELA PERSEVERANÇA              
                 


FIM DOS TEMPOS: FOME, GUERRAS, TERREMOTOS E MISÉRIA, SINAIS DOS TEMPOS
             
 5 Naquele tempo Jesus e os discípulos  encontravam se no templo e admiravam a arquitetura colossal do edifício. Para alguns que admiravam as formosas pedras do templo e a beleza de sua ornamentação disse: 6 Chegará o dia em que tudo o que contemplais será derrubado, sem deixar pedra sobre pedra.  Perguntaram-lhe: Mestre, quando acontecerá isso, e qual é o sinal de que está para acontecer? 8 Respondeu: Atenção! Não vos deixeis enganar. Pois muitos se apresentarão alegando meu título e dizendo: Sou eu; chegou a hora. Não saia atrás dele. Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não entreis em pânico. Primeiro deverá acontecer tudo isso, mas não será logo o fim.   1O Então lhes disse: Há de se levantar, reino contra reino; 11 haverá grandes terremotos, fome e pestes em diversas regiões, e sinais grandes e terríveis no céu. 12 Mas antes de tudo isso vos prender 
ão, perseguirão, levarão às sinagogas e às prisões, conduzirão diante de reis e magistrados por causa do meu nome, 13 dando-vos oportunidade de dar testemunho. 14 Tomai a decisão de não preparar a defesa; 15 eu vos darei uma eloquência e uma prudência as quais nenhum adversário poderá resistir e nem retrucar. 16 Até vossos pais e irmãos, parentes e amigos, vos entregarão e matarão alguns de vos; 17 e todos vos odiarão por causa do meu nome. 18 Contudo, não perdereis nem um fio de cabelo da cabeça.  19 Com vossa constância ganhareis vossas vidas.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

 Nós estamos diante do Evangelho de São lucas,  chegamos no fim do Ano litúrgico do tempo comum ano C, e os textos das leituras, fala-nos, do fim dos tempos. Jesus alerta os seus discípulos com seu famoso discurso escatalógico, os dias  finais e os cumprimentos das profecias, nas Sagradas Escrituras. E nestes séculos  últimos, tem-se insurgidos muitas especulações, com expectativas de desventuras, alardes apocalíticos,  que o fim do mundo se aproxima. ( Col 2: 4-7; 8 ) 

 São Paulo nos alerta, que ninguém nos engane com seus discursos sedutores.  Estai de sobreaviso, para que  ninguém vos engane, com filosofias, e vãos sofismas baseados nas tradições humanas, nos rudimentos do mundo, em vez de se apoiar em Cristo. O verdadeiro cristão não se preocupa com estas manifestações, pois coloca-se sua alma e sua vida nas mãos de Deus e confia.  Enquanto o Senhor Jesus não vem em gloria, nos estamos caminhando, ao encontro Dele. 

 Ele está no meio de nós, presente nos nossos semelhantes, na palavra do Evangelho, e também na sagrada Eucaristia. Jesus deixou claro que, para-se cumprir  as profecias últimas do seu retorno glorioso, deverão acontecer muitas perseguições e dificuldades, à aqueles que o seguirem. Pois segundo as Escrituras, o mundo  deverá, passar pelo crisol de provações. São Paulo nos fala, que até a natureza, aguarda com ansiedade e expectativas as manifestações dos filhos de Deus. ( Rm 8: 18-27 )

 A cada tempo, surgem alguém, dizendo se iluminado, são os falsos profetas, com falsas doutrinas inculcando as pessoas, com mensagens particulares, fazendo o uso da Bíblia Sagrada. Interpretam-as literalmente ao pé da letra do seu jeito, e aí, um anti-evangelho, para angustiar o mundo ingênuo, sem o verdadeiro conhecimento do Evangelho do Reino de Deus. 

 E ai fazem o que o anti-cristo quer, que Jesus não seja o  nosso Salvador..! Alguns até se vestem de Jesus, fundam seitas  e dizem serem o próprio Cristo. Jesus disse: Se disserem que estou ali ou lá, não sou eu, não creias! ( Mc 13: 21-23 )

 Pregam o final, a volta de Jesus,  fazem acampamentos, vigílias de espera, com datas, horas, minutos,  que o mundo vai se acabar. E com isso cria-se uma expectativa de temor, e medo espiritual nos fiéis,  naqueles que não conhecem a Boa Noticia. E muitos se dizem serem enviados de Deus, ou serem o próprio Cristo. Existem até suicídio em coletivo induzido por profetas malucos. ( Jim jones e 900 pessoas suicidaram em nome de Deus )

 Quantas pessoas por não conhecerem a verdade, e novidade do Reino de Deus, se preocupam com filosofias vãs esotéricas, da Nova Era. O inimigo do Reino trabalha vinte e quatro horas por dia, para que Jesus não seja "O Senhor," e um dos meios do anti-evangelho, são os meios de comunicação. 

 As Ficções, psicografias literárias, filmes científicos com aversões ao Evangelho, e disso fazem-se, como um aprendizado espiritual averso ao Reino de Deus, no meio do povo cristão. E, por não serem catequizados verdadeiramente aceitam qualquer coisa que lhes impõem, e acreditam-se como verdades. ( 1Tm 1: 3-11; 4:1-2 ) O próprio Jesus disse que estas coisas, deveriam acontecer, e muitos iriam viver em seu nome, e até diriam serem o Cristo, aqui e acolá. 

 São Pedro na sua carta, disse que nos últimos dias surgiriam muitas fábulas que poriam em duvida os filhos de Deus. Como foi falado, é necessário que estás coisas todas aconteçam, para que se realize as promessas de Deus. Todos os dias fundam novas seitas, com novas doutrinas religiosas e rompem-se entre si mesmos, e se dividem-se uma das outras, dizem que são verdadeiras sua doutrinas, e as verdades autênticas estão com eles. 

 Gritam fanaticamente nas praças, em frente das Igrejas, a todos pulmões, que a Igreja Católica fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo não tem as verdades da salvação, que os Católicos vão todos para o inferno. ( Grupos que se reúnem na Praça da Sé )

 Fazem do livro do Apocalipse, como uma arma, para pregarem fundamentalismos anti-Reino, que o Catolicismo é,  o 666, a besta do Apocalipse, por isso protestam contra o Papa, o Clero e os Fiéis  Católicos. Chama-nós de idólatras porque, adoramos a Eucaristia e cultuamos imagens, e devoções. Tem-se um ódio contra Nossa Senhora, a escolhida de Deus, por ser a mãe do Senhor.( 1Pd 2:1-22:- Falsos doutores e seus embustes ) ( Gn 3:15 )

 Nosso Senhor falou, que não deveria-nos crer neles, porque não era Ele, por mais que fizessem pródigos e milagres. As desventuras deveriam acontecer realmente, pois faz parte da vida dos seres humanos neste mundo. Parece-nos que estão mais intensos, os rumores de guerras, terremotos, pestes, carestias, revoluções, sublevações nestes tempos. Mas pelo que o Senhor disse não é o fim, mas somente o começo das dores. O Senhor disse: Quando vires estas coisas  acontecerem, alegrai-vos, porque está perto as vossas recompensas,  a vossa redenção. (   Mt 24:29-29-44; Mc 13:24-37)

 As desventuras estão no mundo, desde o começo devido o "Pecado Original,"e fazem parte da historia humana, não foi Jesus quem as trouxe, e nem as trará, mas elas continuarão conosco, e até mesmo para o nosso crescimento espiritual. Pois o nosso Deus  nos salvou da morte eterna, e nos adentrará no seu "Reino Bendito". Aquele que perseverar em Jesus Cristo crucificado, e ressuscitado, será salvo..! Quando o Senhor vier, naquele dia lindo para os dignos do Reino, e terrível para os não salvos, os Bem Aventurados, o acolherão com alegria, pois o conhecerão. 

 Mas aqueles que nesta vida, não se preocuparam com a salvação, viveram dissoluta-mente, chorarão amargamente por não terem aceitado o Reino de Deus. Só lhes restarão a ultima tabua de salvação "A Misericórdia de Deus." Deus é amor, se depender do seu amor, nenhum filho se perderá..?!

 Quanto  este dia só o Pai celeste sabe, o dia, e a hora que deve acontecer o julgamento dos homens, nem mesmo os anjos do céu que já foram julgados,  e conhecem quando se dará estas coisas. Como diz Santo Tomas de Aquino, parece nos, que o julgamento no céu já começou! Pois os anjos maus e satanás, já foram julgados. Mas Jesus deixou estas pistas; Orai e vigiai, porque não sabeis a que hora, que Eu o Senhor vou chegar! Eis que estou a porta e bato, se alguém abrir, entrarei e cearei com ele.

 Irmãos..! Invés de  ficarmos esquentando a cabeça com as escatalógias, vamos olhar com olhos de esperança no Cristo Ressuscitado, que tem promessas da vida eterna, e, em nossas orações, sempre dizermos: Vêm Senhor Jesus, não demoreis..!? 
A igreja aguarda ansiosa o retorno do Rei da gloria.  Maranata vem Senhor Jesus não demoreis..! Hoje o Senhor tem falado conosco através do verdadeiro Evangelho. 

 Ele e o nosso Deus de amor, e que devemos estar atentos aos sinais do Espírito Santo de Deus, que rege a Santa Igreja, Una, Santa, e Católica Apostólica Romana. Esta Igreja foi fundada pelo próprio , Nosso Senhor Jesus Cristo, na pessoa do Apostolo São Pedro. Jesus disse: Pedro tu és pedra e sobre esta pedra edifico, minha Igreja! ( Jo 21:15-17 )

 Quem dá testemunho do Cristo Crucificado, sofrerá perseguições do mundo do anti-cristo, mas não ficará desamparado, pois é assistido pelo Espírito Santo de Deus. O testemunho dos que seguem Jesus, incomoda os descrentes, e por isso serão perseguidos, mas não perderão um só fio de cabelo da cabeça, porque os estão, contados pelo Senhor da misericórdia. 

 São Pedro no seu texto vai nos dizer: "Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura e de interpretação pessoal."Deus não abandonará os seus escolhidos, mas nos dará forças, para sustentar a nossa fé, se possível até mesmo diante da morte. Aquele que se perseverar até o fim, será salvo!

  Irmãos..! No final de tudo isso, a Misericórdia de Deus vencerá o mundo. Nosso Senhor Jesus Cristo deu sua vida morrendo na cruz por cada um de nós, para que tivéssemos a vida eterna. O Senhor Jesus ressuscitado disse: Coragem eu venci o mundo..! Amém..!

Jesus e o Senhor!



TEXTO ELABORADO COM AUXILIO DO LIVRO : "O VERBO SE FEZ CARNE" DE  CANTALAMESSA  ANO C 











domingo, 3 de novembro de 2013

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 20;27-38 -- 32° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C2013 ANO DA FÉ. LITURGIA PARA 10 -11- 2012

                                                                              
                                               A RESSURREIÇÃO

                           
                                                
 Naquele tempo aproximaram de Jesus alguns saduceus que negam a ressurreição, e lhe perguntaram: Mestre, Moisés nos ordenou que se um homem casado morre sem filhos, seu irmão case com a viúva, para dar descendência ao irmão defunto. Pois bem eram sete irmãos. O primeiro casou e morreu sem deixar filhos. Assim o segundo e o terceiro casaram com ela; e assim os sete, que morreram sem deixar filhos. Depois morreu a mulher. Quando ressuscitarem, de quem a mulher será esposa? Os sete foram maridos dela. Jesus lhes respondeu: Os que vivem neste mundo tomam marido ou mulher. Os que forem dignos da vida futura e da ressurreição da morte não tomarão marido e nem mulher, porque não podem morrer e são como anjos; e, tendo ressuscitado são filhos de Deus. E que os mortos ressuscitam também Moisés o indica, na pássagem da sarça, quando  ao Senhor ele chama Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó. Não é Deus de mortos, mas de vivos, pois para Ele todos vivem.

 Nós estamos diante do Evangelho de São Lucas, e hoje Nosso Senhor revela-nos, como seremos na eternidade.  O tempo litúrgico deste ano está chegando ao fim, e as leituras proféticas tem insistência de falar das realidades ultimas à "Escatalógia, o fim dos tempos". Neste Domingo somos convidados, pela palavra de Deus, à aprofundar a nossa fé, na ressurreição dos mortos. 

O processo de ressurreicão, começa aqui neste mundo, através das nossas escolhas. Se escolhemos o bem, com certeza na eternidade encontraremos o bem, e seremos o que semearmos aqui neste mundo. Por isso, alem da escatalógia está, a teologia da esperança. "A Divina Misericordia!"

 Ao rezarmos o Creio na Santa Missa, após ouvir as leituras, e  as homilias, estamos dizendo a Deus Pai, que cremos em tudo, o que foi proclamado no Evangelho, e cremos e professamos a nossa fé, na ressurreição da carne, e na vida eterna. O Senhor Jesus disse: Tudo é possível à aquele que crê, se Cristo ressuscitou não e vã, a nossa fé. ( 1 Cor 15:14 )

 A bondade, e o poder criador salvador de Deus é tal, que acompanha o homem até depois da morte. A morte marca o limite extremo do ser humano, mas não cessa o poder infinito de Deus, nós seus anjos e nos seus Santos! ( 1 Sm 2:6 ) 

Irmãos..! A vida eterna começa já aqui neste mundo, pois somos predestinados para à glória de Deus Pai, a sermos santos irrepreensível diante do Senhor. Por isso a igreja não cessa de proclamar em cada Santa Missa, que o Senhor Jesus virá, mais uma segunda vez em glória, para julgar os vivos e os mortos.

 A teologia Escatalógica, define esta segunda vinda do Senhor, por Parúsia. Na idade Media quando um rei ia visitar o seu vasto reino, mandava um vassalo a frente da comitiva proclamando a sua chegada, a todas cidades e povoados, que o rei ia passar por ali visitando, o seu  povo, caso houvessem contendas, e justiça a serem feitas entre seus súditos, ele, o rei resolveria os problemas. 

 Os problemas se resolveriam, mesmo fossem extremos os delitos, usaria da sua justiça real, aplicava a pena de morte, por isso as pessoas tratava logo de se reconciliar uns com os outros, para que, quando o rei chegasse, encontrassem tudo na paz. É o que está acontecendo nestes últimos tempos..? 

O Senhor está anunciando que está para chegar, os sinais já são visíveis, e que o mundo se converta, mude de vida, e o povo não estão nem ai, e dão risadas daqueles que leva a serio, as promessas do Senhor. 

 Existe um anti-evangelho que prega o contrário, para que Jesus não seja, "O Senhor!" Faz nos lembrar quando Noé, construía a barca a pedido de Deus, e o povo festejavam, comiam e bebiam, e se davam em casamento, ate que um dia começou o diluvio, e todos pereceram nas águas.

 Sim..! Enquanto o Senhor não vem, e as profecias são atualizadas todos os dias na sagrada mesa da Eucaristia com a promessa do retorno do Rei da glória, estamos indo ao encontro do Senhor..! Irmãos..! Creiamos no Santo Evangelho, porque o Senhor um dia sem menos esperar cumprirá sua promessa, Ele vai chegar, e desta vez é para o juízo!

 Faz lembrar-nos da parábola das dez virgens, as cinco prudentes e as cinco que não vigiou o óleo das lamparinas. Vigiemo-nos então, para que o Senhor nós encontrem em paz, puros e santos. O Evangelho de hoje, São Lucas descreve o episódio, de Nosso Senhor e os saduceus. Os saduceus não acreditavam na ressurreição. Os saduceus queriam colocar Jesus numa situação embaraçosa, porque desconheciam a novidade da ressurreição.

 Os saduceus eram judeus formados por uma classe aristocrata sacerdotal do templo, e das elites de poder políticos e econômicos em Israel, que tinham influência,  no governo junto, dos conquistadores romanos, no tempo de Jesus. Eles tinham aversão aos costumes dos fariseus, e não aceitavam a doutrina da ressurreição. (At 23:8) Não aceitavam que as escrituras fossem interpretadas, eles eram conservadores fundamentalistas. 

 Eles não queriam a explicação de Jesus, mas queriam fazer um desafio baseado na lei do liverato, que garantia a prole para o falecido. ( Dt 25:5; Gn 38:8; Rt 4 ) A resposta de Jesus é maravilhosa, extraordinária, e não fugiu do terreno escolhido pelos saduceus, e os corrigem, e, dá à fé na ressurreição, sua fundamentação mais profunda e convincente. No céu seremos como os anjos.

 34 Jesus respondeu: "Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em casamento. 35 Mas os que serão julgados dignos do seculo futuro e da ressurreição dos mortos, não terão mulher e nem marido. 36 Ele jamais poderão morrer, porque serão iguais aos anjos, e são filhos de Deus, porque são ressuscitados, e não poderão morrer. ( Lc 20:35-36 )  Muitos dos saduceus exclamaram com admiração. Mestre falastes bem..!

Jesus disse-nos, uma coisa muito seria..! "Os que serão julgados dignos do Reino do céus", os que ouviram a mensagem da Boa Nova e a puserem em pratica..! Isso  quer dizer, os salvos que alcançarem, chegarem a graça da salvação da vida eterna.  E quem somos nós para julgar dignos de dizermos estou salvo, ou pensarmos, quem irá para o céu ou não..!? Irmãos..! Nós conhecemos a palavra, e isso pesa  para nós, a responsabilidade de nos salvar. 

 Mas para aqueles que não tiveram a graça de ser evangelizado, existe a misericórdia de Deus. Pois Deus é amor! Talvez Lucas quando escreveu este texto, as igrejas primitivas, estavam passando por dificuldades de entendimentos espirituais dentro do cristianismo,  devido as mentalidades helenísticas, da imortalidade da alma, trazidos pelos Gregos Romanos que converteram ao cristianismo. ( Pensamento grego, que acreditavam que o corpo era uma cadeia que prendia a alma. Só a morte libertava o espírito )

São João vai dizer: Caríssimos desde agora somos filhos de Deus, mas não manifestou ainda o que havemos de ser. Sabemos que quando isso se manifestar seremos semelhantes a Deus, porquanto o veremos como Ele é. ( 1 Jo 3:2 )  Todo o homem criado por Deus é destinado a viver em comunhão com Ele. Santo Irineu dizia: O homem foi criado para a glória de Deus. ( Santo Irineu o zelador do testamento de Cristo, contra as heresias, e defensor da Doutrina da Eucaristia, foi discípulo de São Policarpo, que foi discípulo de São João Evangelista. Ano 200 da era cristã, morreu mártir pela fé )

O Evangelho deste Domingo Jesus nós dá duas alternativas radical. Ou temos fé na ressurreição dos mortos ou somos ateus. O pregador do Papa, Cantalamessa diz na sua homilia: As duas coisas juntas, ou ficam em pé, ou caem juntas; não se pode crer num Deus que colocou em movimento, o céu e a terra, para o homem, que para eles sonhou uma grandiosa história de salvação e depois o próprio homem fosse destinado se acabar na sepultura.

 Isso seria Deus reinar um imenso cemitério, seria um Deus de mortos. Se Abrão, Isac, Jacó tem seu Deus vivo, então eles estão vivos, e vivem com Ele. São Cirilo de Jerusalém Dizia: A fé na ressurreição dos mortos é, portanto um grande ensinamento e advertência da Igreja Católica, grande e necessário, negado por muitos, embora privado pela verdade. Irmãos..!  Não fiquemos olhando para o céu, esperando o Filho do Homem, vir nas nuvens, mas sim estar a todo momento com Jesus, Ele está no meio de nos. 

Quem crê na ressurreição cuida do corpo para que não se suje a veste, com a fornicação, e abandona a impureza. Jesus disse: Quem come a minha carne, e bebe o meu sangue, tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no ultimo dia final. ( Jo 6: 54 )  Amém!

Jesus é o Senhor!

Texto elaborado do livro de homilias "O VERBO SE FEZ CARNE" de Raniero Cantalamessa.