domingo, 28 de julho de 2013

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 12:13-21 18° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013


       PRECAUÇÃO CONTRA A COBIÇA
 OS PERIGOS DAS RIQUEZAS


 13 Naquele tempo alguém da multidão disse: Mestre, dize ao meu irmão que reparta comigo a herança. 14 Respondeu-lhe: Homem, quem me nomeou juiz ou árbitro entre vos? 15 E lhes disse: Atenção! Abstende-vos de qualquer cobiça, porque, por mais rico que alguém seja, a vida não depende dos bens. 16 E lhe propôs uma parábola: As terras de um homem deram grande colheita. 17 Ele disse a si mesmo: Que farei? Pois não tenho onde colocar toda a colheita. 18 E disse: Farei o seguinte: Derrubarei os celeiros e construirei outros maiores, nos quais colocarei meu trigo e minhas posses. 19 Depois direi a mim mesmo: Querido, tens acumulados muitos bens para muitos anos; descansa, come e bebe, desfruta. 20 Mas Deus lhe disse: Insensato! Nesta noite te pedirão a vida. Aquilo que preparaste, para quem será? 21 Assim é aquele que acumula para si e não é rico para Deus.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.


A liturgia deste 18° Domingo do tempo comum, a igreja nós coloca diante deste lindo Evangelho de São Lucas, e o Senhor é radical para conosco. Ele nos ama, e quer que todos nós ouçamos a palavra de Deus, e se salvem, para que tenhamos a vida eterna. Ele exorta nos a olhar, para as realidades, da nossa existência. As heranças deste mundo, podem as vezes, nos desviar da meta, do Reino de Deus.

A palavra de Deus diz, que Ele nos criou, e nós colocou no topo da criação, mas humanamente somos fracos, dependentes uns dos outros, e também meros mortais, diante de qualquer dificuldade, esmorecemos e nos afrigimos. Sabemos que ao nascermos, já entramos imediatamente no processo natural, de caminhar para o ponto final da nossa existência biológica. ( Gn 3:19 )

 Mas não é por isso que vamos nos desanimar, deixar de lutar por um mundo melhor, mais justo e solidário, por nossas  famílias, pela saúde e bem estar, e sermos mais felizes, enquanto estivermos por aqui. Jesus disse: Vocês estão no mundo mas não são do mundo. (Jo 15:19; Jo 17:11)

 Sabemos que somos dependentes de Deus, e que a morte é eminente, e o nosso lugar é o céu, só lá com Deus e que seremos plenamente felizes. Jesus neste Evangelho nós exorta ao desapego das coisas deste mundo. De que adianta o homem vir a ganhar o mundo inteiro se vier a perder a vida eterna? ( Mt 16: 24-26 )

A ganância e o egoismo escraviza o ser humano, fazendo-o esquecer do criador. Torna o homem insensível ao amor, e por isso não pode praticar fraternidade. Os apegos ao materialismo denota no mundo, uma forma de cultura de idolatria, disse  nós o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude no Brasil.

Esta postura acontece de maneira  como   considera certas igrejas   o Reino da prosperidade que pregam, a salvação só para esta vida, é eliminando o " Deus Transcendente". A missão do filho de Deus na terra, não foi para resolver os problemas materialistas, mas sim os espirituais, que valem mais que os terrenos. Pois os terrenos não terão participação no Reino dos céus, embora estejamos no mundo e precisemos deles para viver.

 Jesus foi claro: Não preocupeis com qualquer cobiça para este mundo, porque por mais rico que alguém seja, a vida eterna não depende dos bens materiais. As posses de bens só é realização neste mundo, não serve de alicerce para a vida eterna. ( Mt 6:28-30 )

O homem da parabóla plantou uma grande lavoura, e teve a graça de uma grande colheita. Ele ficou preocupado onde guardar, seus grãos, e pensou em derrubar os celeiros e construir celeiros maiores para garantir sua riqueza. Este homem pensa que seus dias estão garantidos, para viver à vida e goza-la, mas esquece que a morte para o ser humano é iminente. É por isso que Nosso Senhor diz ao monólogo: Insensato esta noite te pedirão a vida! 

Nestes últimos tempos o anti-cristo tem semeado a cizânia, das riquezas, das prosperidades, nas interpretações do Evangelho, e os religiosos da cobiça e avareza, dobram os seus joelhos diante de Mamon o deus da prosperidade. ( Lc16:13 ) Jesus disse: De que adianta ganhar o mundo inteiro, se vier perder sua alma? ( Mc 8:36-37; Mt 16:26)
Irmãos, a nossa riqueza não está neste mundo que passa, mas nas riquezas do céu, que são eternas. ( Mt 6:19-21,24 )
Buscai primeiro o Reino de Deus, e tudo mais vós será acrescentado. ( Mt 6: 24-34 )
Amém!

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

JESUS É O SENHOR!

JOSEINACIOFILHO2013@HOTMAIL.COM




                         

domingo, 21 de julho de 2013

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 11:1-13 17° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013

  O PÃO NOSSO DE CADA DIA
      VENHA A NÓS O TEU REINO  
              


   1 Certa vez, estava num lugar orando. Quando terminou, um de seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina nos a orar, como João ensinou seus discípulos.2 Respondeu-lhes: Quando orardes, dizei:" Pai, seja respeitada a santidade do seu nome, venha teu reinado; 3 dá-nos hoje o pão do amanhã; 4 perdoa-nos nossos pecados, como também nós perdoamos os que nos ofende; não nos deixeis sucumbir na prova."
 5 E acrescentou: Suponhamos que alguém tem um amigo que acorre a ele á meia-noite e lhe pede: Amigo empresta-me três pães,6 pois chegou de viagem um amigo meu, e não tenho o que-lhe oferecer-lhe. 7 O outro de dentro lhe responde: Não me importunes; não posso levantar-me para dá-los. 8 Eu vos digo que, se não se levantar para dá-los por amizade, se levantará por seu aborrecimento para dar-lhe o que necessita. 9 Eu vos digo: Pedi e vos darão, buscai e encontrareis, batei e vos abrirão; 10 pois quem pede recebe, quem busca encontra, a quem bate lhe abrem. 11 Quem de vos,se seu filho pede pão, lhe da uma pedra? Ou se pede um peixe, lhe da uma cobra? 12 Ou se pede um ovo, lhe da um escorpião? 13 Portanto se vós, sendo maus, sabeis dar coisas boas ao vossos filhos, quanto mais vosso Pai do céu dará Espírito Santo àqueles que lhe pedirem.

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

Queridos irmãos e irmãs estamos diante do Evangelho de São Lucas capitulo 11:1-13; 17° Domingo do tempo comum. Hoje o Senhor nos dá uma palavra de ânimo, animando-nos à praticar a oração.
Os discípulos pediram ao Senhor que lhes ensinassem a orar, e Ele ensinou a oração do Pai Nosso.

 Ensinou nos a chamar o nosso Deus de Pai. Na oração do Pai Nosso está resumido tudo de bom que o orante deseja obter de Deus Pai. O segredo está no despojar de todas as ambições pessoais, e sintonizar-se com a misericórdia de Deus.

Devemos estar em constante contato com Deus, porque esta é a melhor parte que não nos será tirada. ( Lc 10:41-42 )
Como fieis seguidores do Cristo, com nossas fidelidades, vamos fazer tocar também os corações, daqueles que não conhecem e nem fizeram a experiência, com Jesus crucificado ressuscitado.
O Espírito Santo é a nossa ferramenta santa, e está constantemente a nos ajudar no perseverar da fé, embora pecadores que somos, Ele não desiste de nós.

 O pão nosso de cada dia, também pode ser  o cotidiano, pois se refere a nossa vida terrestre, enquanto estivermos aqui neste vale de lagrimas, pois o sustento é dom de Deus, mas pode também significar o pão da vida futura, que é a vida eterna na casa do Pai. ( Sl 136:25 )

A sagrada Eucaristia é o pão vivificante da alma, que Jesus deixou. Tomai e bebei; tomai e comei "isto é" o meu sangue, que será derramado por vós, o sangue da nova e eterna aliança. Fazei isso em minha memoria!  

A oração sem interrupção é o meio seguro de garantir nossa união com Deus! No Pai Nosso podemos perceber os traços característicos, do Pai celeste das misericórdias. Nosso Senhor Jesus ao ensinar os discípulos a rezar, revela-nos o rosto misericórdioso de Deus Pai. Deus é amor! ( 1 Jo 4:7-21 )

E preciso ser perseverante quando se trata de pedir coisas a Deus. Todas nossas orações são atendidas, mas é preciso saber também esperar as demoras de Deus. Nem tudo que pedimos é bom para nós, o nosso Deus é Pai, e não padastro. Ninguém que o busca será decepcionado. Jesus disse : Tudo que pedir ao meu Pai, em meu nome o Pai  do céu vós dará! ( Jo14:13 )

Deus é amor e misericórdia! Quando o primeiro homem no paraíso caiu em pecado, tornando-se um perdido para a vida eterna, Deus imediatamente cuidou da nossa salvação, com sua misericórdia, com a promessa de enviar seu filho único para justificar nossas misérias.
O ser humano é a corôa da criação, mas somos frágeis e carentes de Deus.


 O homem só será feliz quando estiver plenamente em Deus!
O perdão e a humildade, deve estar sempre disposto em nós, para pedir  ou perdoar quem nos ofender, pois foi assim que jesus mandou nos fazer. Perdoa a teu próximo a ofensa, e te serão perdoados os pecados quando pedires. ( Eclo 28:1-7; Lc 6:37 )

O segredo do amor do Pai é fazer sua vontade, amando o nosso próximo como a nós mesmo, com isso estaremos exorcizando, as insidias do maligno, que quer, ver-nos caindo em tentação.
Irmãos o amor de Deus é infinitamente maior, que nosso pecado, por maior que seja, Deus é fiel e misericórdioso para com seus filhos, porque Ele é amor.

Por isso a oração deve ser continua: Batei e vós abrirá! Quem pede recebe! Quem busca encontra! Quem bate lhe abrirá! Até agora nada pediste em meu nome; pedi e recebereis, para que vossa alegria seja completa. (Jo16:23-24)
Amem!!!

Quem pede e recebe fica satisfeito e contente; que o pedir não tenha limites, para que o receber complete a alegria. Um Pai que ama seu filho não nega o que pede razoavelmente. Pois bem, Deus ama os que amam seu filho, e lhes concede tudo o que pedem movidos pelo Espírito Santo.( Rm 8:26-27) Texto do rodapé da bíblia do peregrino.


JESUS É O SENHOR!















domingo, 14 de julho de 2013

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 10:38-42 16° DOMINGO DO TEMPO COMUM AO C 2013


               A MELHOR PARTE
           NÃO SERÁ TIRADA



 38  Naquele tempo Jesus prosseguindo viagem, entrou numa aldeia. Uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. 39Tinha uma irmã chamada Maria que sentada aos pés do Senhor, escutava suas palavras , 40 enquanto Marta se agitava em múltiplos serviços. Até que parou e disse: Mestre , não te importa que minha irmã me deixes sozinha nos trabalhos? Dize-lhe que me ajude. 41 O Senhor replicou: Marta, Marta, te preocupas e te inquietas com muitas coisas, 42 quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não será tirada!

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.
     
   Nós estamos diante do Evangelho de São Lucas, e hoje Nosso Senhor está visitando seus amigos em Betânia. Jesus gostava muito de ficar na casa dos três irmãos quando ia a Jerusalém, pois ficava a uns três quilômetros de distância de Sião. O Evangelho de hoje nos convida a fazer como Marta e Maria, acolher  nosso salvador Jesus Cristo em nosso coração. 

Como devo acolher Jesus? Ouvindo a palavra de Deus como fez Maria, Jesus falou que a escuta da palavra não nos será tirada. Como nós se comportaríamos se Jesus pedisse hospitalidade na nossa casa? Como receberíamos tão ilustre visita? A nossa casa para Jesus é o nosso coração. Ele disse: Eis que bato a porta, se alguém abrir entrarei e cearei com ele.( Ap 3:20 )

Veja que lindo; desta vez são duas mulheres donas de casa que hospeda o Senhor. Uma esta preocupada com os afazeres domésticos para o bem estar da visita tão importante que chegou, a outra esta assídua a escutar a Boa Nova que o Senhor trás. 
Qual é o melhor, servir ou escutar? É claro que a igreja precisa de Homens e mulheres voluntários, que arregacem as mangas e com zêlo trabalhar pelo bem comum das comunidades, sem eles o que seria das nossas pastorais?

 Agora mesmo com a vinda de Francisco ao Brasil muitos jovens, homens e mulheres estarão acolhendo o Papa através dos serviços voluntários. Muitos deles não verão, o Papa nem de longe! Mas  também estarão com alegria proporcionando não só ao ilustre visitante, mas a todos os jovens que virão de todas as partes do mundo  sedentos do Evangelho. Seja bem vindo Francisco em nome de Jesus, que sua visita nos traga mais amor ao próximo, mais fé e paz.

O que Nosso Senhor está querendo dizer no Evangelho: É que as preocupações materialistas não podem abafar a boa nova do Reino. Se o Senhor Deus está nos falando Ele quer ser ouvido, se a palavra já está escrita que seja lida e proclamada. Jesus veio da parte do Pai do céu para dar vida e ensinamentos. As duas Irmãs representa todos os cristãos da vida ativa e contemplativa das palavras do Reino.

Para alguns irmãozinhos está em primeiro lugar a ação do serviçal, e corre o perigo de perder a contemplação, e a oração. ( Uma vez um padre da minha paroquia fazia a homilia, e uma senhora não parava de ir pra-lá e pra-cá preocupada com o zêlo da liturgia, esse sacerdote disse: O dona ??? por favor se aquietes acente-se e ouça a palavra de  Deus! Esta é a melhor parte que não será lhe tirada.)
Quando Jesus fala que Maria escolheu a melhor parte, a gente pensa que a contemplação pode prescindir da ação.

Qual então o erro de Marta? O erro de Marta foi que era preciso acolher Jesus antes de se por em ação.  Afinal, Jesus estava mais interessado em partilhar alguns momentos de convívio com a família amiga do que em saborear uma excelente refeição. 
As duas atitudes das duas irmãs foram carinhosas para com Jesus e seus discípulos.

 Vamos também irmãos acolher a palavra de Deus em nosso coração. Jesus vem também no sacramento da Eucaristia  ao nosso encontro, naquele momento lindo e mistico digamos: Senhor eu não sou digno que entreis em minha casa, mas diga uma só palavra e minha alma será salva! Este é o momento solene de contemplação e escuta. "Jesus, jesus, jesus! Eu te amo, e te adoro, por aqueles que não te ama, e nem te espera!" Vem Senhor Jesus, Amem! ( Lc 7:6-7 ) 

Oração final:

Ó Deus Espirito Santo, ensina-me a inspirar o meu agir na escuta atenta da palavra, de forma que minhas ações sejam expressão de comunhão contigo Senhor. Amem!

JESUS É O SENHOR!










domingo, 7 de julho de 2013

EVANGELHO DE SÃO LUCAS 10:25-37 15° DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C 2013

   A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO


 O  VERDADEIRO PRÓXIMO



 25 Naquele tempo levantou-se um doutor da lei, e para pô-lo em prova, perguntou: Mestre, que devo fazer, para possuir a vida eterna?26 Disse lhe Jesus: "Que está escrito na lei? Como  e que lés?"
27 Respondeu ele: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo coração, de toda a alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento ( Dt 6:5) ; é a teu próximo como a ti mesmo"( Lv 19:18 ) 28 Falou-lhe Jesus: Respondeste bem; fazes isto e viverás."29 Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a jesus:" E quem é o meu próximo?"
30 Jesus então contou: "Um homem descia de Jerusalém a Jericó, caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto.31 Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o passou adiante. 32 Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. 33 Mas um Samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. 34 Aproximando-se atou-lhe as feridas , deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. 35 No dia seguinte tirou dois denário e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto  gastares a mais, na volta to pagarei." 36 Qual desses trés parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?" 37 Respondeu o doutor: "Aquele que usou de misericórdia para com ele." Então Jesus lhe disse: " Vai, e faze tu o mesmo."

Palavra da salvação!
Glória vós Senhor.

Nós estamos diante da boa nova de São Lucas, e o Senhor nos convida  abraçar o Evangelho do amor, através de gestos fraternos, amando o nosso próximo, e com a palavra de Deus nos lábios e no coração. Estamos neste caminho como viajantes peregrinos, caminhando rumo ao céu, mas corremos o risco de se afastar do amor de Deus. Muitas vezes nesta caminhada rumo a pátria celeste, parece  que estamos sem fé, sem direção e aridez, e Deus não nos responde. Parece que Ele nós abandonou! Deus nunca nos abandona, Ele é fiel no seu amor por nós. Nós que o trocamos pelas coisas do mundo.

Afastados de Deus ficamos impotentes, vulneráveis e acostumamos com o pecado, para onde estamos indo não se importa, vamos ficando então só para esta vida, sem importar com a vida futura eterna. Corremos então o risco de sermos assaltados no caminho da vida, pelo inimigo da nossa conversão, por isso peçamos a Jesus o Bom Samaritano, que nos defenda de perder a fé, mesmo na dor  e sofrimento. Senhor Jesus cura as chagas do meu coração, defenda-me de todo mal!

E temos medo de fazermos, a grande pergunta para nós mesmo. Onde pretendo passar a minha eternidade? Pois o sistema do mundo nos permeia, para que Jesus não seja o Senhor da nossa vida, e caminho de salvação. Contentamos com o pouco que o mundo nos oferece, enquanto  existe um tesouro no céu a nos esperar, que Cristo conquistou para nós com seu sangue redentor. Jesus é o bom Samaritano que nós acolhe e cura as feridas das nossas almas! Só  o Senhor Jesus pode espiritualmente nós ajudar, não tenhamos medo joguemos no colo Dele,  deixemos que Ele nos liberte de tudo aquilo que tira a nossa paz e esperanças.

O Evangelho conta-nos que um homem letrado, jurista nas leis judaicas, para testar Jesus, e pô-lo a prova fez uma pergunta: Mestre que devo fazer para herdar a vida eterna? Este escriba era conhecedor de todas as leis mosaica. Pergunto: Será que este mestre da lei  se preocupava-se, realmente em conhecer os caminhos da vida eterna?  Muitas vezes nós que dizemos cristãos,  temos o mesmo comportamento deste letrado, vivemos numa falsa conversão. ( Os preceitos das leis Judaicas era de 613 sendo duas delas o amor de Deus e ao próximo. Dt 6:5 e Lv 19:18 )

 O que fazer com meu próximo se eu me envolver? O que fazer com os caídos nas calçadas? O que fazer com os excluídos e margina- lizados? O que fazer com os que passam fome, e os meninos abandonados pela sociedade? Passamos por eles como se não existissem e até viramos o rosto, temos medo de nos comprometer. Estamos assustados devidos as violências urbanas, e com medo das pessoas, as vezes esquisitas que se aproximam de nós. O mundo perdeu a pouca sensibilidade do amor que tinha!

Voltemo-nos para o Evangelho! Nosso Senhor respondeu ao Escriba com uma pergunta: O que está escrito na lei? Você não é letrado nas Sagradas Escrituras? Como à lês? Ele entende a palavra no literal, como muitos de nós, manuseia as Sagradas Escrituras, e dizemos saber tudo , e não sabemos amar e perdoar o  próximo.
Ele respondeu ao Senhor: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças, e de todo teu pensamento, é teu próximo como a ti mesmo." Ele sabia de cor, os preceitos só que não estava no seu coração o amor pelo próximo.

 Jesus disse falaste muito bem: "Faz isso e viverás", é preciso que se cumpra dentro da lei da religião o que estão escrito na palavra de Deus. O Escriba escutou Jesus, e sente-se ofendido, porque seu "eu" se acha cheio de razão  intelectual, e busca uma saída casuística. Quem é o meu próximo para  me aproximar e viver? Ele não entendeu nada que o Rabi Falou. E Jesus contou-lhe uma parábola.

Um homem descia de Jerusalém para Jericó e, é abordado no caminho por ladrões, que rouba-o  e espanca-o até ficar como morto na beira do caminho. Por este mesmo caminho vinham trés viajantes dois deles  vinham do templo em Jerusalém.
Os levitas são os escribas, que são escreventes das leis e estão sempre de acordo com os sacerdotes e fariseus. O sacerdote passou,  e viu o homem caído e nem ligou, e seguiu seu caminho, veio o levita olhou insensivelmente, e foi  embora sem socorrer o homem, também não se comprometeu.

E  veio um  samaritano odiado pelos Judeus,  quando viu o homem caído, machucado encheu-se compaixão, aproximou-se dele acolheu-o, curou as feridas com vinho e azeite, colocou o pobre infeliz na sua montaria, levando a uma estalagem onde cuidou dele. No dia seguinte deu algum dinheiro ao dono a hospedaria, dizendo: Cuida bem dele, e quando eu voltar, se gastares a mais eu te reembolsarei na minha volta. Que coração bom tinha aquele samaritano! As vezes nos julgamos as pessoas pelas aparências, no entanto elas tem um coração bom e dócil a Deus, como se diz o proverbio: "Se vê cara mas não se vê coração".

Nosso Senhor está perguntando hoje para nós. qual deles agiu em favor do próximo? Podemos responder de olhos fechados! O samaritano! Então o nosso próximo, são todos aqueles que estiverem no nosso caminho, e que usarmos de misericórdia?! O samaritano não era doutor em nada, mas o seu coração era segundo o desejo de Deus. "Deus é tão grande que não temos sabedoria para explica-ló, e tão pequenino que cabe dentro do nosso coração." Por isso Deus age nos pequeninos, mansos e humildes de coração.

Jesus ao contar a parabóla do bom samaritano, está a nos dizer diante desse apelo, que e preciso em nome do amor de Deus, que  se caia as barreiras sociais, culturais, religiosas e étnicas. Quem desvia do próximo desvia do caminho do céu. Deus quer que imitemos a ação do bom samaritano!

Não podemos também comportarmos como se fossemos o dono da hospedaria, só ajudo se houver retorno e possa tirar vantagens. Lembrando-nos de Santa Tereza de Calcutá, enquanto catava os excluídos, doentes das ruas semi-mortos, outros se davam-se bem, no  nome da entidade, das  Irmãs Missionarias de Caridade em Calcutá na Índia.

Tereza reprovou aquelas atitudes dos colaboradores, ao se servirem-se de água mineral especial, e seus pobres que morrem, bebendo águas podres do Ganges. Graças a Deus existe irmãos que lutam  e  dão a vida se for preciso pelos pobres, parece que ninguém vê, porque coisas boas não são divulgadas, mas a entidade que mais socorre e luta pelos pobres e os excluídos, é a Igreja Católica Apostólica Romana. Por isso irmãos não tenhamos medo de ajudar a Igreja que sofre, porque estamos investindo no Reino dos céus.

O que podemos tirar de proveitoso para nosso crescimento espiritual nessa reflexão do Evangelho do bom Samaritano?
Deus não exclui os pecadores, Ele os ama a todos de igual para igual. As leis hipócritas e os preconceitos contra a dignidade ao ser humano ferem o amor de Deus. Nem todos que dizem: Senhor, Senhor! Entrarão no Reino dos céus. ( Mt 7:21 )
Precisamos tomar iniciativas, e tornar-se próximo do necessitado, e parecermos um pouquinho com o Bom Samaritano.
Jesus é a figura do Bom Samaritano, pois deu sua vida por nós,  cuidou da nossa salvação eterna, pois penetrou no céu com o nome de cada um de nós, e intercede por nós diante do Pai Eterno.


Amém!

JESUS É O SENHOR!