segunda-feira, 29 de abril de 2013

EVANGELHO SÃO JOÃO 14:23-29 / 6° DOMINGO DO TEMPO PASCAL ANO C 2013



                       A PROMESSA DE JESUS: "O ESPIRITO SANTO"


  Na liturgia deste 6° Domingo da Páscoa, Jesus promete nós, antes de passar pelo martírio da cruz, e ascender ao céu,  enviar da parte do Pai o Paráclito. Quem é o Paráclito?! "O Espírito Santo de Deus!!" Jesus diz no Evangelho, como deveremos se manter em comunhão com Ele, e reafirma a sua presença, e sua assistência, á sua igreja através do Espirito Santo. Jesus promete acompanhar sua comunidade de forma permanente aqui na terra, rumo ao Reino dos Céus. Não estamos sozinhos e nem órfãos, o Cristo ressuscitado vai sempre conosco! O Paráclito tem dupla missão: Conservar em nós o memorial de Cristo, pela fé e defender nós dos perigos do anti-cristo, inimigo de nossa salvação. Pelos estudos bíblicos, vemos que São João escreveu as ultimas palavras, de despedidas do Senhor naquela ceia de lava-pés. ( Jo,13;14;15;16;17 ) 

No tempo  de  Jesus  quando uma  pessoa  ia  ao  tribunal  para  ser
julgada e não tivesse um advogado para defende-la, e provar sua inocência, mas alguém da assembléia com peso moral, que acreditasse na sua inocência, levantava e ia até o réu, e colocava as mãos sobre ela, ficando ao seu lado, então aquela pessoa estava por excelência, absolvida da acusação e reconhecida inocente pela comunidade. Este gesto de advogado protetor, intercessor, se dava o nome de: "Paráclito!" E isto o que Senhor faz, intercedendo por nós ao Pai, encorajando-nós a lutar por nossos irmãos sem defesa, e  envia a nosso favor o socorro do céu! O Espirito Santo! São João quando fala a palavra mundo, Ele está falando do anti-cristo, e Jesus não roga por este mundo, pois são os que recusaram o Ressuscitado, e levaram os inocentes cristãos ao tribunal. ( Jo 17:9 )

 ,26 "Disse-se vos essas coisas enquanto estou convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, irá ensinar-vos todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito." ( Jo 14:26 ) E foi realmente assim como Jesus falou e aconteceu, os discípulos muito mais tarde escreveram os Evangelhos, e as cartas de exortação para as comunidades. Os textos foram chegando nas celebrações da Palavra, conforme as nescessicidades das comunidades, e a vontade do Espírito Santo. As cartas era como injeção de ânimo a fortalecer a fé dos cristãos, contra as heresias gnóstica.  O Evangelho de São João foi escrito lá pelos anos 90 da era Cristã, para as comunidades Joaninas de origem Gregas, que passava por essas dificuldades doutrinárias.

As dificuldades eram as heresias que vieram com os gnósticos que não aceitava Jesus como o Verbo Encarnado, e não aceitava como Messias. Por isso que o Evangelho de São João se inicia no Prólogo "No principio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. O Verbo e a palavra substancial Eterna de Deus Pai. Jesus é a Palavra, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade. ( Jo 1:1-18 ) Não foi fácil para a Igreja primitiva viver o cristianismo, Ela foi perseguida de morte, por causa da palavra de Deus. Mas o Espirito Santo não abandonou  a igreja do Senhor! 

Os pagãos convertidos ao cristianismo trouxeram na sua bagagem espiritual filosofias anti-cristãs, e logo puseram-se a questionar e por em dúvida os ensinamentos dos Apóstolos. Questionavam a divindade de Jesus, porque nas suas filosofias acreditavam-se que  a matéria humana era má, impossível um ser divino perfeito ocupar a veste mortal, o corpo. Ensinavam serem perfeitos, sem pecados, e seriam salvos sem julgamento. E surgiram também aqueles com a inveja espiritual, com disputas internas nas comunidades, falta de amor, acolhida e misericórdia, se opunham a obediência e o sã ensinamentos Apostólicos. ( DIÓTREFES IRMÃO INDIGNO: 3 JO 1-15 )


O que o Senhor Jesus disse  vale para todos nós:"Se alguém quiser ser o primeiro, será o último e servo de todos." ( MC 9:35 )
Jesus disse: 23"Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada!"
Quer dizer: E preciso amar para entender, e não existe amor sem observância dos mandamentos. O Espirito Santo vem e faz  morada em nós, quando praticamos o amor de Deus. "Eis que vos dou um novo mandamento, amai vos uns aos outros como tenho vos amado."( Jo 13: 34-35 )24"Quem não me ama não cumpre minhas palavras, e a palavra que ouviste de mim não é minha." Podemos ser cheios do Espirito, mas se não formos humildes, de que valerá os dons? Se formos doceis ao Espirito, Ele nós ensinará todas as coisas, porque a função do Espirito e também" ensinar" a verdade.
( Is 6 3:11; Sl 16:7; Jr 31,34 )

 27"Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não vo-la dou como a dá o mundo. Não vos perturbeis nem vos acovardeis." 
O mundo defende pazes injustas, e destes acordos procura tirar proveitos hipoclitas, em beneficio da opressão mortal, contra os filhos inocentes de Deus. Nestes tempos, neste mundo sem paz, a paz se baseia, como garantia nos misseis e ogivas atômicas, apontados para certa direção, para garantir acordos entre homens maus, que querem promover as guerras, em proveitos da ambição maligna.  Nosso Senhor Jesus Cristo é o único, que tem  paz para dar! Nós por nós mesmo, não temos paz para dar, pois a nossa paz não e plena e nem duradoura, o coração do homem é mau. O pecado do mundo tira a paz, fere a natureza, e deixa perturbados os filhos de Deus.
O que fazer diante deste desespero, num mundo que esquece de Deus!?

28" Ouvistes que vos disse que vou e voltarei para visitar vos. Se me amásseis, vos alegraríeis de que Eu vá ao Pai, pois o Pai é maior que Eu." Jesus é cem por cento Deus, e cem por cento humano! Deus se fez carne para salvar a humanidade da morte, para a vida eterna e para que fossemos salvos precisava-mós de um salvador celeste, que fosse homem e também Deus. Diante deste mistério de amor, Jesus   estava na terra como ser humano, embora divino é terreno, Ele se diz menor que Deus. Só voltou ser igual, quando glorificou o Pai morrendo na cruz por nossos pecados, ressuscitado subiu ao céu, assentou a direita do Pai, e derramou o Espirito Santo sobre nós, realizando o projeto do amor do Reino de Deus.

Esse amor de Deus, Nele se faz a experiência do batismo, no Espirito Santo!  Faz nós cairmos em si, se abrirmos o nosso coração ao Divino Espirito Santo, que somos morada do Paráclito de Deus. Deus mora dentro de nós! Pelo batismo assumimos, que somos pertenças do Senhor, morre com Ele o homem velho, e nasce o Homem Novo. Esse amor transforma o discípulo em morada do Senhor, o Paráclito prometido, que é a "potencia e sabedoria", o" Ruah sopro de Deus!"
Somos como vasos de barro que guarda um infinito tesouro! O espirito Santo, a 3° pessoa da Santíssima Trindade, que garante á igreja caminhar rumo ao céu, onde está Nosso Senhor Jesus Cristo e Javé o Nosso Pai.

Será que a nossa relação com Deus tem intimidade pessoal?
Como posso conseguir esta intimidade?
O que mora no nosso coração???
Tem nele lugar para o Paráclito? 
Será que a nossa relação com Jesus é de vida e ressurreição?
Onde você pretende passar sua eternidade?
A escolha é sua! 

ORAÇÃO

Ó DEUS, QUE FAZEIS CRESCER A VOSSA IGREJA DANDO-LHE SEMPRE NOVOS FILHOS E FILHAS, CONCEDEI QUE POR TODA A SUA VIDA ESTES VOSSOS SERVOS E SERVAS SEJAM FIÉIS AO SACRAMENTO DO BATISMO QUE RECEBERAM PROFESSANDO A FÉ. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMEM!

JESUS É O SENHOR!










segunda-feira, 22 de abril de 2013

EVANGELHO SÃO JOÃO 13:31-13 5° DOMINGO DA PÁSCOA ANO C 2013

                       

                                            DEUS É AMOR

 Irmãos o Evangelho deste Domingo, nós fala do amor de Deus!
Se lermos os textos sinóticos, Jesus lavou os pés dos discípulos, instituiu a Eucaristia, exortou a assembleia a permanecerem unidas, se amando fraternalmente.  Os sinóticos conta que ouve uma ceia naquela 5° feira,  Nosso Senhor lavou os pés dos Apóstolos, as vésperas de sua paixão. Naquela noite Jesus tomou o pão, partiu e deu aos seus discípulos dizendo: Tomai e comei, isto é o meu corpo que será entregue por vós, em seguida tomou o cálice abençoou e deu aos seus discípulos dizendo: Este e o sangue da nova e eterna aliança, fazei isto em memoria de mim!

Na ceia Jesus se entristeceu e falou que um dos doze, o havia de  o trair. Os discípulos ficaram tristes, e a perguntar um após outro: Será que sou eu! Nosso Senhor falou: E um de vocês que comerá do meu prato que vai me trair! Melhor lhe seria que nunca tivesse nascido. O Apóstolo amado inclinou ao lado do Senhor e perguntou: Quem e Senhor? E aquele a quem eu der o pão molhado disse o Senhor. Em seguida embebeu o pão na sopa e deu a Judas Escariotes dizendo: "O que queres fazer, faça depressa!" Logo que Judas engoliu o pão satanás entrou nele, e ele saiu do Cenáculo para entregar Jesus aos sumos sacerdotes por trinta moedas de pratas.

"Agora e glorificado o Filho do homem, e Deus é glorificado Nele" disse Jesus. A partir daquele momento, se pós em andamento final, o projeto do Reino de Deus, pela salvação da humanidade. Jesus dará sua vida por nossos pecados. E todos nós já sabemos o que aconteceu com Nosso Senhor Jesus Cristo! Deus aceita o sacrifício do seu Filho, para que Ele seja glorificado! Esse projeto de amor e salvação tem o sentido único. Você, Eu e todo gênero humano! A nossa salvação! por isto que Deus é amor! São João na sua 1°carta, constantemente diz: Filhinhos, Deus é amor!

Jesus neste Evangelho nós fala de algo muito sério, Ele deixa bem claro, que o amor entre nós é algo indispensável na fraternidade Cristã. Eis que vós dou um novo mandamento, amai-vos uns aos outros como tenho vos amado. O amor de Deus por nós é infinito. Deus quando olha para nós, não vê multidão, mas em cada um de nós um ser único.  O mundo em que estamos tem dificuldades de amar e compreender o amor de Deus, pois o príncipe deste mundo não quer que Jesus seja Senhor, por isso ele tenta confundir o amor de Deus por coisas mundanas, e quantos de nós são enganados por causas das riquezas   e coisas passageiras que não são caminho de céu.

Qual o sentido da palavra amor, hoje tão banalizada pelo pecado da luxúria? O anti-cristo joga pesado contra o amor de Deus, pregando o relativismo!
Só se fala do amor egoísta, hedonista prazeroso e se esquecem da origem Divina."Façamos o Homem nossa imagem e semelhança."(Gn,1:26) Quantas vezes o nosso orgulho espiritual, faz escondermos a fraternidade por nossos irmãos, que poderíamos faze-los mais felizes? Nossa comunhão com Cristo exige que esforcemo-nós no amor com nossos próximos. Um dos esforços e começar pelo perdão! Por isso não dispensemos o nosso próximo, mas vamos dispensar de nós o mal, que é ruim e que está em nós, para o bem da   comunidade. A carta encíclica "Deus Caritas Est" fala nós do amor infinito de Deus.( Jo 4:1)

São João e o Apóstolo  profeta do amor, aquele discípulo amado do Senhor. Ele teve uma experiência mistica com o Ressuscitado, foi  levado em êxtase até o céu, e recebeu a revelação Divina, o apocalipse. São João descreve no seu Evangelho, os adeuses e despedidas do Senhor, chamando os discípulos de filhinhos. Com toda certeza o discípulo amado estava lá, contristado com os amigos de Nosso Senhor naquele Cenáculo, cantando hinos, salmos e louvores a Deus Pai Javé. Havia uma expectativa no ar,  que algo muito ruim ia acontecer, as ervas amargas não tinham sabor, a comida não descia, ninguém sorria, só tristeza!

Jesus fez a grande oração sacerdotal, de entrega ao Pai, exortando os discípulos, despedindo e pedindo proteção, rogando por seus filhos." ( Jó 17: 1-26 ) Jesus implora ao Pai, por todos nós, e pela união de todos os que crêem. O Filho do homem faz parte do único projeto de Deus para a nossa salvação. O projeto de amor, onde daquilo que não entendemos, o sofrimento do Cristo, todo o martírio, é  lógica  do preço da nossa salvação. E um momento solene, muito sério a vida terrestre do Cristo chegou ao fim! A gloria do Pai se chama: Nosso Senhor Jesus Cristo! "Por isso que Jesus é o Senhor!"

Uma pergunta para nós: A minha vida e de entrega pelo meu semelhante? Jesus disse para amar o nosso próximo como a nós mesmo, ou só gostamos daqueles que não nós incomoda!
Será essa a preocupação da igreja, e das comunidades?
Como amar o meu próximo se ele me trai?
Quando amamos o nosso semelhante, como jesus nós ensinou, as pessoas nós identifica como discípulos de Cristo!
Esse mandamento do amor não e fácil de se cumprir, pois muitas vezes derramamos lagrimas, diante das perseguições, por causa do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Papa Francisco falou: E preciso ver Jesus com o coração, e nos óculos das lagrimas! O mandamento novo consiste, no amar junto com aquele que nós amou primeiro. Jesus prova para nós, o que é o amor de Deus. Ele entrega por nós radicalmente, cumprindo sua missão salvífica, chamando nós a vocação cristã.
Filhinhos amai vos uns aos outros, como Eu vos amei!
Jesus nós chama de amigos, porque revelou-nós tudo o que ouviu do Pai. Jesus e o caminho, a verdade e a vida! Para seguir este caminho precisamos guardar sua palavra. Amem!

JESUS É O SENHOR!!!!   

terça-feira, 16 de abril de 2013

EVANGELHO SÃO JOÃO 10:27-30 4° DOMINGO DA PÁSCOA ANO C 2013



                               O BOM PASTOR



  O nosso Deus não desiste de nós: Ele quer que sua salvação vá até o fim do mundo. Seu plano de amor e imenso: Nós somos a razão do seu projeto de amor! E por isso Ele quer usar de nós para  que sejamos o seus cooperadores na grande missão da Boa Noticia. Seu plano é arrojado e trabalhoso. O bom pastor, dá sua vida pelas ovelhas. Nosso Senhor Jesus Cristo, é o grande Pastor, aquele que deu sua vida pela nossa salvação!

Jesus disse no Evangelho que as suas ovelhas  conhecem a sua voz, e Ele também as conhecem, e elas o seguem. Alguém que esteve na terra Santa, contou que nas tardes em Israel, os pastores quando voltam com os rebanhos de ovelhas para guarda-las nos aprisco, as ovelhas vem misturadas com todas as ovelhas dos pastores, mas quando vai separa-las elas ouvem a voz do pastor, e se separam uma das outras seguindo o seu verdadeiro dono. Elas conhecem a voz do seu dono! 

A ovelha é um animal que precisa dos cuidados do pastor. Ela e frágil, insegura, vulnerável, míope e teimosa. São dependentes, entregues ao seu próprio destino e presa fácil aos assaltantes. E pode caminhar sozinha por lugares perigosos, cair em buracos, enroscar nos espinhos ou perder-se das outras.  Nas noites de tempestades, elas ficam afritas chorando então e preciso que o pastor durma com elas, para acalma-las.

O pesadelo dos pastores de Israel, era os animais selvagens, lobos, hiénas e ladrões. Os lugares solitários constituíam ameaças, ao rebanho. Os rebanhos constituíam para as comunidades, seguranças para viver, pois delas tiravam o sustento, o leite, o queijo e a lã para suas vestimentas, contra o frio dos invernos rigorosos da Palestina. Os judeus não comiam carne de ovelha, por isso elas ficavam bem idosas com seus amos, e podia perceber nelas as suas personalidades. 

E por isso  Nosso Senhor faz a comparação, contando a parábola do bom Pastor, chamando nos de suas ovelhas. Mas hoje o senhor está nos convidando a sermos também pastores, e ir ao encontro das ovelhas que não conhecem a Boa Noticia do Evangelho. A proposta de Jesus e dirigida a todos os homens, de todas as raças e nações que recebem o envio de levar a palavra do senhor à todos aqueles que não conhecem o grande Pastor, Jesus Cristo!!!


O verdadeiro Pastor e aquele que presta seu serviço por amor, e não por dinheiro, mas pela causa do Reino. O mau Pastor e aquele que abandona as ovelhas quando o lobo vem, e deixa que o lobo roube e disperse as ovelhas. Aqui podemos entender que o lobo é satanás, que rouba a Boa noticia do Evangelho e anuncia sua doutrina mundana, aos pobres carentes de Deus. 

Hoje os lobos tem várias formas de se apresentarem, para desgarrar as ovelhas do Senhor! Os falsos lideres que se dizem pastores, sacrificam as ovelhas para obterem lucros, e vantagens explorando-as, em benefícios próprios. São lobos em peles de cordeiro! O pastor assalariado não ama as ovelhas, e freqüentemente as odeia. E mercenário, diante do perigo as abandona e foge! 

Existem falsos pastores, que tem ovelhas auto-suficientes, satisfeitas nas suas certezas de aversão à verdadeira sã doutrina do ressuscitado. Muitos deles são mercenários, ladrões de almas.
Mas do outro lado do bem, existem as ovelhas atentas e dispostas a seguir o Bom Pastor. A Igreja Católica com seu rebanho, Ela e Santa e pecadora, Ela e o aprisco onde Jesus conduz suas ovelhas, e cura as machucadas, e as enfaixas e carrega no colo.

"Paroquia é uma determinada comunidade de fieis, constituída de maneira estável na Igreja particular, e seu cuidado Pastoral é confiado ao pároco, como a seu Pastor próprio, sob a autoridade do bispo diocesano." É o lugar onde todos os fieis podem ser congregados pela celebração dominical da Eucaristia. A paroquia inicia o povo cristão na expressão ordinária da vida litúrgica, reúne-o nesta celebração, ensina a doutrina salvífica de Cristo, pratica a caridade do Senhor nas obras boas e fraternas.(cat.2179 )

Isto explica porque a liturgia, neste tempo pascal nos propõe o Evangelho do Bom Pastor. Ele é nosso Deus, e nós somos o povo do seu rebanho. A Páscoa de Cristo demonstra Ele o Bom Pastor, aquele que deu sua vida pelo rebanho. Quem ama Jesus e o escuta, identifica  se com Ele, isto é vive como Ele na entrega da própria vida em favor do rebanho, que é a comunidade.

A igreja aguarda ansiosa a vinda do grande Pastor, que virá para julgar os vivos e os mortos. Esse Pastor Celeste, separará as ovelhas dos cabritos, quando vier em sua gloria. ( MT 25:31-32 )
Jesus está intercedendo por nós diante do Pai, até que se complete  no coração de Deus, todos os filhos a serem salvos. Então Ele surgirá nas nuvens, com poder e gloria, com seus anjos e Santos, para arrebatar sua Igreja, isto é o seu rebanho que se perseverar no caminho do Reino!

Enquanto Ele não vem: Como estou me comportando no rebanho do Senhor? Sou obediente, ou ovelha desgarrada com os cabritos?Sou caminho de céu para o rebanho onde estou? 
Nosso Senhor Jesus Cristo e o "Caminho" a verdade e vida! ( Jo 14:6 ) Para seguir o caminho do amado Pastor de almas, precisamos acolher as palavras do Evangelho, e despir se da ovelha negra, e da tibieza que somos. Amem!

SALMO 22 ( Heb 23 )

1 O senhor é meu Pastor e nada me faltará.
2 Em verdes prados Ele me faz repousar.
Conduz-me junto às águas refrescantes
3 Restaura as forças da minha alma.
Pelos caminhos retos Ele me leva,
por amor do seu nome.
4 Ainda que eu atravesse o vale escuro,
nada temerei, pois estais comigo.
Vosso bordão e vosso báculo são meu amparo.
5 Preparais para mim a mesa
a vista de meus inimigos.
Derramais o perfume sobre minha cabeça,
e transborda a minha taça.
6 A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me
por todos os dias da minha vida.
E habitarei na casa do senhor por longos dias. 

domingo, 7 de abril de 2013

EVANGELHO DE SÃO JOÃO CAP.21:1-9 3°DOMINGO DA PÁSCOA ANO C 2013

                                              APARIÇÃO  NA GALILÉIA




Estamos no 3° Domingo de Páscoa, Jesus ressuscitou! Para acreditarmos que Jesus voltou da morte  à vida,  precisamos ter fé, e a fé só e possível pela pregação da palavra. Para que a palavra seja inculcada em nos, precisamos do auxilio do Espirito Santo!
 A fé produz a esperança, e é nesta fé que os primeiros cristãos deram suas vidas em esperança da vida eterna, olhando para o ressuscitado. Ele é a nossa verdadeira Páscoa!



 Se Jesus ressuscitou nos também haveremos de ressuscitar! Ele fez o caminho da vida mortal, para a vida eterna e voltou de-lá para dizer-nós que existe um Deus de amor que espera por nós, no final desta travessia! A meta dos Hebreus estava do outro lado do mar aberto, a liberdade da escravidão, a passagem para a liberdade mortal, a utopia da terra que corria leite e mel. Fizeram a experiencia da Páscoa, e Deus foi lhes fiel! Para nós a ressurreição de Jesus, iniciou uma nova história para a humanidade.


 Mas para prosseguir a missão salvífica do ressuscitado precisa-se de fé, e coragem. Os Apóstolos estão sem perspectivas para o futuro: E agora?!
Os discípulos não a tem, e estão desanimados sem direção, aquele que iluminava os seus  caminhos fora arrebatado do seus meios. Eles voltaram a velha rotina de pescadores. Tinham deixado tudo por causa de um jovem carpinteiro, que falava de um Reino de Paz e Amor, de flores e pardais. Falava de um Deus que ama, e que existia um lugar à nós esperar no céu. 


Pedro disse aos companheiros vou pescar! Os seis companheiros disseram: Nós vamos com você! foram pescar talvez para preencher, e ocupar o vasio, da ausência do mestre. Esquecer os tristes acontecimentos que os deixaram órfão de Pai Espiritual! O que será da comunidade sem esperança?! Mas Deus é amor, não desiste dos seus filhos! Não desiste do seu projeto de amor. Alguém salmodiou: "O feliz culpa de Adão, que nós mereceu tão grande Salvador!"



Embora tenham visto o Senhor ressuscitado, ainda não e o tudo, precisam de um encontro pessoal com o Senhor para prosseguir a missão que o Senhor lhes confiou. São João neste texto está nós falando da comunidade que está abatida, que não fez a experiência com o Senhor, que não o tem  como guia e centro da Igreja. Como acontece muitas vezes em nossas comunidades, fala se muito de coisas materialistas, muitos projetos lindos e maravilhosos, mas se esquecem do Cristo como eixo de tudo, e perde se o entusiasmo de lutar pelas causas fraternas em prol dos marginalizados da comunidade. É lá no fraterno, que está o Cristo, a razão do projeto do Reino de Deus!



Os sete amigos foram pescar de noite, e não pescaram nada. A noite significa trevas, ausência de luz para iluminar. Só Jesus pode iluminar a missão da Igreja caminhante! O mar simboliza lugar de escravidão e sofrimento. Este Evangelho foi escrito lá pelos anos 80 da era cristã, as comunidades Joaninas, estavam passando por dificuldades espiritual, devido as heresias das filosofias pagãs, que contaminava a doutrina sã da Igreja de Cristo! É preciso sair das trevas da escravidão, que sufoca a Igreja de Cristo. São João se preocupa com as verdades do verdadeiro Evangelho, que Jesus pregou à Igreja. Os testemunhos heroicos dos Santos Padres Patrísticos, atestam as lutas contra as heresias na Igreja primitiva.


Isto quer dizer que a missão dos Apóstolos e discípulos, e levar o Evangelho onde não tem luz, para dissipar as trevas da ignorância e incredulidade.  levar a boa noticia aos que estão na escravidão do pecado, e sofrimento. Muitas pessoas estão fracas, debeis, sem forças espiritual porque não fizeram a experiência com o Ressuscitado, e não estão fazendo o que o Senhor ensinou, ou porque não receberam o anuncio do Reino! Jesus é a causa do Reino!
Jesus e a verdadeira luz, que ilumina as trevas e devolve a paz, libertando- nos dos sofrimentos! Sem Nosso Senhor Jesus Cristo, nenhum missionário e capaz de pregar a Boa Noticia. Sem Jesus não podemos ter exito na missão!



Uma pergunta para nós: Como está a nossa comunidade? como estão as nossas pastorais? Quem é Jesus para nós? Sou trevas para os meus irmãos, na minha comunidade? Sou um evangelizador desanimado, com as noites escuras do mar, de dificuldades espirituais, que nos dificultam a passagem rumo ao Cristo?  As dificuldades da missão de anunciar o ressuscitado, tem me tirado o ânimo? Ou sou um evangelizador egocêntrico, que só penso em mim mesmo! Ou será que estamos pregando um Evangelho, com ideias relativistas, do jeitão que o mundão quer? O mundo paganizado rejeita as verdades do Evangelho, quer uma religião mais light. Nós Católicos comprometidos, não podemos concordar com o sistema do mundo, porque Jesus pagou caro por nossa salvação! O preço foi de morte de cruz! Pensemos-nós nisso!


Voltemos para o Evangelho: Os discípulos passaram a noite sem pescar nada, mas ao amanhecer alguém os chamou da margem do lago. Era o Senhor jesus   é eles não o reconheceram. Moços tem alguma coisa para comer? Veja a delicadeza de Jesus ao chama-lós! Chamou-os de Jovens. Pediu alimento à jovem comunidade que não pesca nada. Como oferecer alimento para o Senhor se ela está decepcionada, abatida, se redes estão vasias? Certa vez Jesus disse  aos discípulos quando lhe ofereceram alimento:"Tenho para comer um alimento que vocês não conhecem!" ( Jo 4:31-34 ) Que alimento será esse?


Os  pescadores de Almas, sem sucesso, disseram a Jesus: passamos a rede a noite inteira e não pegamos nada! Jesus disse:" Lançai a rede a direita da barca e achareis!" E como se Ele dissesse: E preciso aprender pescar, estão pescando errado? Quando obedecemos o Senhor, e praticamos os seus ensinamentos, a evangelização acontece. Na catequese falemos de jesus, na pregação falemos de jesus, na homilia falemos de Jesus!!! E perigoso uma Evangelização, onde só fica na filosofia pluralista, sermão social e politico, apagando a luz do ressuscitado, centro da da nossa fé Cristã! Já se não bastassem os falsos pastores, vestidos de lobos que andam por ai enganando os filhos de Deus?!  ( 1 tim 1: 3-11 )


João disse a Pedro: E o Senhor! Quando Pedro ouviu, vestiu a roupa e atirou se ao mar, e foi ao encontro do senhor na margem do lago. Havia amanhecido, chegou Jesus! Os seguidores de Jesus voltam a pescar, que beleza quando se ouve a voz de Deus, tudo de bom acontece, porque o Senhor está à frente  e os milagres acontecem, quando ouvem o ressuscitado conseguem resultado. Pedro vestiu sua roupa nova, identidade de missionário para lutar e vencer os desafios que são as forças do mal. Esta nova roupagem de Pedro, é a roupagem da luz do Senhor. Pescador doravante de almas, até o fim do mundo!


A comunidade quando experimenta o senhor, Ela produz frutos e se próspera!
Jesus disse a Pedro: Trazei alguns dos peixes que apanhastes para fazermos uma refeição. Que alegria nos rostos dos discípulos? Pedro agora se enche de força com a presença de Nosso Senhor Jesus Cristo, a rede cheia de peixes que os discípulos estavam lutando para arrasta-la, ele agora à puxa sozinho sem dificuldades. Pedro agora e sinal na Igreja, com a presença do Senhor Jesus! Pedro tu mé amas? perguntou se trés vezes Jesus! Na terceira vez pedro diz: Tu sabes Senhor que te amo, Tu sabes tudo! Apascenta as minhas ovelhas, disse o Senhor Jesus! Doravante serás pescador de homens!
Onde está Pedro está a Igreja! "Pedro tu és pedra e sobre essa pedra edifico a minha igreja!" Onde está Francisco, está a verdadeira igreja de Cristo! Amém!


JESUS É O SENHOR!