domingo, 31 de março de 2013

EVANGELHO DE SÃO JOÃO 20:19-31 - 2° DOMINGO DA PÁSCOA.



                                                      " DEUS É AMOR E MISERICÓRDIA !" 

   

Estamos festejando o 2° Domingo da Páscoa, e também a festa da Divina Misericórdia, contemplando o Cristo ressuscitado, que nos pede a nossa conversão com uma fé mais viva,   e compromissos com o Evangelho e com nossos irmãos. Precisamos do Espirito Santo que  venha nos convencer que somos totalmente dependentes de Deus, e do seu perdão. Jesus exige de nós gestos concretos, que saiamos das nossas meismisses e acomodações,  em favor dos mais necessitados.

 O perdão já e um  começo da nossa fé, a ser renovada. "Deus e misericórdioso, mas este mar de misericórdia não pode penetrar em nosso coração, enquanto não tivermos perdoados aos que nos ofenderam. O amor, como o corpo de Cristo é indivisível: Não podemos amar o Deus que não vemos, recusando- nos a perdoar nossos irmãos, pois o nosso coração se fecha, e sua dureza o torna impermeável ao amor misericórdioso do Pai." ( Cat.1840  )

Deus nos deu o livre arbítrio para escolher, ama-ló ou não, e por isso Ele não nos invade, mas espera que abramos pelo menos uma fresta na porta do nosso coração, para que  a sua luz entre e nos ilumine. Vamos fazer essa experiencia de perdoar os que nos ofenderam, com Jesus?! Do alto da cruz Ele disse: Pai perdoai-os porque não sabem o que fazem! Na ultima ceia lavou os pés de cada qual, e fez ainda muito mais, fazendo se alimento para nos, na sagrada Eucaristia.

No Evangelho Nosso Senhor se pôs no meio dos discípulos com seu corpo glorioso,com as portas fechadas. Seu corpo ressuscitado pode agora passar por paredes e portas fechadas,   transpor o tempo, porque  tem um "corpo de gloria," não pode mais estar preso ou subjugado pela matéria. (1Cor 15: 44 ) O senhor pode também estar onde quiser, com uma feição, ou outra aparência, do jeito que Ele quiser como se manifestou a Maria Madalena e aos díscipulos de Emaús que só o reconheceram na fração do pão!  

Ele disse: A paz esteja convosco! Os discípulos ficaram alegres quando viram o Senhor! Quantas perguntas fizeram ao senhor Jesus! A tristeza foi embora, a solidão foi embora, o  medo foi embora, sentiam paz! Ali estava com Eles a verdadeira paz. 
Jesus disse novamente:" A paz esteja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu vós envio também. Recebei o Espirito Santo! A quem perdoardes os pecados eles serão perdoados, a quem os não perdoarem serão retidos."

Jesus glorioso deu ordens aos Apóstolos, para perdoar pecados. ( Jo 20:23 ) Quantos de nos incrédulos, não cremos na palavra de Deus, e por não crermos não colocamos em prática o perdão, que Ele nós ensinou , mas o retemos-nós. Irmãos se nós não perdoarmos como podemos falar de paz? Como a paz reinará em nossos corações?  Nós não temos a paz por nós mesmo! Só Jesus tem para nós a verdadeira paz! Busquemo-nos no sacramento da reconciliação, a paz interior que precisamos. 

"Bem aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados de filhos de Deus" (MT 
5:9 ) Quando perdoamos o nosso próximo somos mais alegres e felizes, e se ofendermos o nosso próximo teremos também a humildade de pedirmos  perdão, porque amamos, foi isto que Jesus nós ensinou! Nosso já querido Pontífice Francisco falou: Sem a verdade, não há paz! A verdade denuncia a incredulidade do pecado,do egoismo que escraviza os filhos de Deus!


Santo Agostinho dizia: A justificação dos nossos pecados e uma obra maior que a criação dos anjos, na justiça pelo fato de cristo ter dado sua vida em misericórdia por nós.(Cat 1994) Perdoar quem nos ofende e também um ato de misericórdia.
Pela caridade, amamos a Deus sobre todas as coisas e a nosso próximo como a nós mesmo por amor a Deus, Ela é o vínculo da perfeição. ( CL 3:14 ) e a forma de todas as virtudes.( Cat 1844 ) 

O Evangelho nós fala que Tomé que era um dos apóstolos, que não estava com eles o dia que Jesus veio. Tomé era incrédulo por isso não acreditou. Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei!  Nosso Senhor disse: Bem aventurados os que não vêem e crêem! Ser incrédulo não é pecado, e Jesus nunca criticou ninguém por ter dúvidas sobre Ele! Principalmente se não podemos ver o místico, por causa da nossa cegueira espiritual, e por não estarmos abertos as graças  do Espírito Santo de  Deus, isto é " o encontro pessoal  com Jesus Ressuscitado!"

São João ao escrever este Evangelho, narrando a aparição de Jesus Ressuscitado, aos discípulos, nos dá entender que a comunidade está frágil, insegura, com medo, mergulhadas nas trevas. Tomé representa aqueles que na comunidade não reconhecem e não teve um encontro pessoal com Cristo. Quantas vezes somos iguais a Tomé? Quantas vezes pedimos a Deus sinais de sua presença na nossa vida?  

Tomé representa todos aqueles cristãos que vivem fechados em si mesmos, e que estão a margens da comunidade. Não conseguem acolher o anuncio da ressurreição. 
As vezes somos parecidos com Tomé! Convencidos que somos, temos aversões ao Evangelho, com mentalidades Pluralistas, Relativistas e autos-suficientes, e por isso não temos vontade de fazer, a experiência da fé. E facilmente aceitamos filosofias Anti-cristãs, que o sistema do mundo nós oferece!

Oito dias tinha se passado, os Apóstolos estavam novamente reunidos as portas fechadas, e desta vez Tomé estava com eles. E Jesus Glorioso se põe novamente no meio deles dizendo: "A paz esteja convosco!" Disse a Tomé:" Estende tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, más fiel." Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!"
O Senhor Jesus disse: Acreditastes porque me vistes? "Bem aventurados os que creram sem terem visto!

Tomé fez a experiência do amor de Jesus! Tomé teve um encontro pessoal com Jesus,  com os olhos  o viu, com os ouvidos o escutou, pelo tato, tocou-o! Os principais sentidos humanos, atestaram a ressurreição do Senhor, teve uma experiência Teologal!
E exclamou: "Meu Senhor e meu Deus!" A experiência de Tomé com o Ressuscitado, vai garantir à comunidade toda a fé  que ela precisa  para sair do medo, insegurança e incredulidade. 
Jesus ao deixar-se aparecer vai transmitir  paz a comunidade, Ele revela sua identidade, as marcas dos pregos, e do lado são sua entrega de amor, e a comunidade o reconhece, e se reúnem em torno de Dele! Como na parabóla da videira!? ( Jo 15:1-8 )

Jesus soprou sobre eles dizendo: Recebei o Espirito Santo! Os Apóstolos recebem o envio,quem aceitar a boa noticia será integrado na comunidade, quem rejeitar fica a margem da comunidade. Os Discípulos recebem vida novas para que sejam homens novos.
Sem Jesus não podemos ser Igreja, pois não temos seguimentos, e como um barco em alto mar sem direção. A Igreja e continuação da missão de Jesus! ( Mc 16:16 ) Somos a Igreja de Jesus, somos a comunidade de Jesus, somos aqueles que Jesus espera de nós no envio. Bem aventurados os que creêm, sem terem visto!

Lembremos-nós das palavras de Jesus a Santa Faustina: Quanto maior for a miséria da alma, tanto mais direito tem a minha misericórdia e ( estimula ) todas as almas à confiança no inconcebível abismo da minha misericórdia, porque desejo salva-las todas! A fonte de minha Misericórdia foi na cruz aberta com a lança para todas as almas.
A misericórdia Divina é o próprio Cristo do Evangelho de hoje, que nos convida a fazer a experiência do amor, como São Tomé experimentou! E podermos dizer agora: Meu Senhor e meu Deus! E sem incredulidade más com grande confiança no ressuscitado: "Jesus eu confio em Vós!" Amém! 

Oração final: O Pai de misericórdias, bondade infinita, eis que hoje a humanidade toda clama do abismo da sua miséria, a vossa misericórdia, a vossa compaixão, e olhai propicio para nós e multiplicai em nós sem cessar a vossa misericórdia! Jesus eu confio em Vós! 

JESUS É O SENHOR!

(VISITE O SITE DA MINHA PAROQUIA- PAROQUIASANTOANTONIO76.bLOGSPOT.COM )
  





  
 









domingo, 24 de março de 2013

EVANGELHO DE SÃO JOÃO CAP. 20:1-9 DOMINGO DA PASCOA ANO C 2013

 JESUS   É  O   SENHOR,   ESTÁ  VIVO,   RESSUSCITOU,   ALELUIA!


Estamos em festa, à Páscoa maior festa cristã do Catolicismo. O que celebramos? Celebramos a  vida que venceu a morte! Onde está ó morte o teu aguilhão?! ( 1Cor 15:25,26,55-57 ) Cristo ressuscitou, Aleluia!  Deus oferece vida nova e eterna a todos que nele confia, no seu poder salvador e libertador.
Pela ressurreição de  Nosso Senhor Jesus Cristo, a cruz tornou-se  sinal de vitória, de garantia de pertença, a uma nova raça dos filhos de Deus! Essa nova raça somos nós comprados pelo poderoso sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. A morte foi vencida, Jesus abriu o caminho, e penetrou no céu. Ele tem o poder de dar a nós sua vitória.
 A pedra do túmulo rolou, "Eis que faço novas todas as coisas"! A ressurreição do Senhor é uma realidade central da nossa fé Católica, e é assim desde o começo do verdadeiro cristianismo.

 Os Evangelhos sinóticos  nos conta que no primeiro dia da semana, algumas mulheres foram ao túmulo do Senhor bem cedo para ungir o corpo do Senhor com aromas e no caminho diziam: "Quem vai remover a pedra do túmulo?" E levantando os olhos viram a pedra removida.

 No Evangelho de São João, Maria Madalena  é uma destas mulheres que correu para avisar Simão Pedro e o outro discípulo que o Senhor amava. "Tiraram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde o puseram"! Disse Madalena:  Pedro e João saíram correndo e foram ao sepulcro , João era mais jovem  correu mais. O jovem discípulo  parou a porta do túmulo e não entrou, esperou por Pedro. Pedro entrou e viu os panos no chão e o sudário dobrados a parte. Eles viram e creram, mas ainda não tinham compreendidos o que era a ressurreição.
 Maria Madalena significa a nova comunidade, testemunha da cruz e ressurreição de Cristo. Testemunha da cruz porque esteve aos pés da cruz do senhor, da ressurreição porque viu o senhor vivo em seu corpo de gloria, e foi ela que correu a anunciar a grande Páscoa. "Eu vi o Senhor"!

Quantos de nós que se dizem cristãos ainda não entenderam o significado da Ressurreição do Senhor Jesus! Dizem serem cristãos mas buscam falsas doutrinas que negam a paixão, morte, e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo! Quantos que se dizem Evangélicos negam também a Páscoa de Cristo! dizendo que a verdadeira páscoa é a páscoa do êxodo dos Israelitas, e que nós Católicos somos idólatras nas nossas liturgias e cultos, e que as  verdades das doutrinas estão só com  eles.


São Paulo diz na  carta aos Corintios: Se Cristo não ressuscitou dos mortos, é vã a nossa fé. ( 1Cor.15:13-14:17-20 ). Quantos escritores que se dizem cristãos e escrevem contra testemunhos da ressurreição do Senhor Jesus para venderem os seus livros, e com isso minar a fé das pessoas! O maligno não quer que Jesus seja Senhor da nossas vidas, das nossas famílias, da nossa Igreja, dos nossos trabalhos emfim; não quer que Jesus seja Senhor de nada! Mas não adianta existem filhos fiéis ao Senhor! Jesus é o Senhor!!!


 O príncipe deste mundo não quer que Jesus seja Senhor, por isso ele se personificou nos meios de comunicação para subornar as culturas , e os bons costumes das famílias cristãs! Por isso ele joeira com as mundanices, para que o Ressuscitado não apareça.

 Se perguntar aos nossos filhos que estão em certas escolas, o que e a Páscoa? Eles vão nos dizer que é o coelho, o ovo, o chocolate. É comum as crianças voltarem das escolas nestes dias, próximos da Páscoa mascarados de coelhos. Uma vez, vi as crianças da catequese  na comunidade com fantasias de coelhos. Eu pensei. Meu Deus aqui também? Que catequista!? Onde foi parar o ressuscitado da catequese?!

Irmãos! Quando nossos filhos perguntarem a nós, o que celebramos na Páscoa? Digamos, celebramos a vida que venceu a morte! Jesus ressuscitado! Essa é a mensagem bimilenária que deve seguir de pais para filhos. Nós não seguimos alguém que está morto, más que vive, que voltou dos mortos e reina por todos os séculos amém!


 Se formos aos túmulos dos grandes vultos históricos, lá vai estar escrito na lápide: "Aqui jaz o ciclano e o beltrano", más no sepulcro de Nosso Senhor, vai estar escrito:" Ele não está aqui, Jesus Ressuscitou!"( MT. 28:6 ). Com todo o respeito que temos pela Páscoa judaica a nossa doutrina tem origem na religião judaica, nós católicos celebramos a Páscoa Cristã porque cremos na nossa doutrina , que foi fundada por um judeu chamado "Jesus de Nazaré"!


Na Páscoa Católica celebramos a passagem de Jesus Cristo que passou da vida deste mundo para a morte e voltou dela vivo e glorioso e penetrou no Reino dos céus. Antes de ascender ao céu apareceu diversas vezes aos seus discípulos, falou com eles, comeu com eles, e os exortou, e prometeu que num futuro vindouro voltaria para julgar os vivos e os mortos. Nós te esperamos Senhor! Vinde Senhor não demoreis! ( Ap 22:20 ) Marana- tá ( 1Cor 16:23 )


Para os judeus a páscoa é a passagem da escravidão para a liberdade e vida, é a passagem do material mortal para a liberdade. Passou os hebreus no mar vermelho a pé enchuto, com suas mulheres, filhos, rebanhos e pertences, fugindo da escravidão do faraó. ( Êx 14:1-31 ) Para nós cristão a ressurreição do Senhor iniciou-se uma nova era, naquela manhã de Domingo. Os discípulos que viram o Senhor fizeram uma experiência com a ressurreição, se tornaram pedras de fundação da Igreja de Cristo.


Por essa fé nós Católicos vivemos, e somos cristãos, ela é a nossa esperança, para nós é a passagem da matéria humana que somos para a vida eterna em Cristo Senhor Nosso! E por essa fé no ressuscitado Nosso Senhor Jesus Cristo que esperaremos a vida toda, por isso que a ressurreição do Senhor é a nossa páscoa. Jesus é a ponte que nós liga a Deus Pai, Ele e o vencedor de todas as batalhas espirituais.

 "Cristãos e Judeus celebram a páscoa; páscoa da história orientada para o futuro, entre os Judeus; páscoa realizada na morte e ressurreição de Cristo, entre os cristãos, ainda que sempre à espera da consumação definitiva."( cat 1096 ) Na morte de cristo morremos com Ele, na ressurreição de Cristo nascemos com Ele e para Ele.

Irmãozinhos! Existem muitas festas de páscoa, qual delas você participará? essa pergunta parece meia estranha, más ela tem sentido!? sob qual religião você vai comemorar sua Páscoa? O que é a páscoa para você? Foi na Páscoa que Cristo abriu a todos os homens as fontes do batismo. Jesus foi provado na sua paixão em batismo de fogo, o sangue e água que jorrou dos lados de Cristo; são tipos do Batismo e da Eucaristia, sacramentos da vida nova desde então e possível " Nascer da Água e do Espírito"para entrar no  Reino de Deus. ( Jo.3:5 ) Irmãos a ressurreição é a grande luz para todo o mundo. Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo!"( Jo.8:10 )  Amém!


Oração final: O Pai, pela páscoa de Vosso Filho, dai-nós a graça de viver firmemente na esperança e na paz. Por Cristo, Vosso Filho ressuscitado, na unidade do Espírito Santo Amem!


FELIZ PÁSCOA!


JESUS É O SENHOR!


( Visite o Blog da minha Paroquia: Paroquiasantoantonio76.Blogspot.com )



terça-feira, 19 de março de 2013

Evangelho São Lucas 19,28-40 = Domingo de Ramos ano C 2013



                          ENTRADA DE JESUS, SALVADOR-PROFETA-REI, EM JERUSALÉM
                          BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR!


    Iniciamos a semana Santa apresentando os nossos ramos a Cristo: sinal de nossa disposição de segui-lo pelas ruas, festivamente, aclamamos que Ele é Rei e Senhor, o libertador dos pobres, o Messias. Logo mais, ao chegar na igreja, o contemplamos como servo de Javé frente à realidade da cruz. Vivamos, intensamente, o mistério Pascal que se desdobra, sacramentalmente, durante a Semana Santa!  Estamos então  fechando este tempo Quaresmal, com a festa de "Domingo de Ramos e iniciando a Semana Santa.

 Desdes os primeiros seculos o cristianismo Católico conservou, ritos, hinos e  liturgias judaicas, que se incrustaram nas práticas da fé dos fieis da Igreja, uma das práticas são as "procissões" da festa de Domingo de Ramos.  Nos primeiros seculos da era cristã era comum ver cristãos reunidos em peregrinações , a levar os corpos dos mártires em procissões as sepulturas, conforme o registro do martírio de São Cipriano. Os lugares de procissões era o Monte das Oliveiras, Monte Calvário na Terra Santa, e os túmulos de São Pedro, e São Paulo em Roma. Conta-se que a peregrina Etéria  fazia procissões na Terra Santa com cortejos de ramos nos lugares sagrados onde se marcou a presença Santa, de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 No Evangelho deste Domingo, os habitantes  de Jerusalém e cidades vizinhas se preparavam para receber judeus de toda a parte do mundo, para a festa da pascoa. Para um bom judeu era obrigação ir a Jerusalém todos os anos,  essas grandes festas que comemoravam o memorial, da passagem dos hebreus no mar vermelho, em busca da terra prometida. As escrituras sagradas estão recheadas de citações de festas, e procissões judaicas, cantando hinos e grandes louvores a Javé. ( Sal 122. Sal.42,4, Sal.118,122-125- 2 Sam,6,1,1 Cron,1,6, 2 Cron,5, 1 reis,8 ) Na pascoa estendiam se mantos e ostentavam ramos de oliveiras, e palmas para a passagem das procissões. Além da festa da pascoa tinham outras festas como, festa de Pentecostes, e dos Tabernáculos. Os Judeus eram ricos de Liturgias, Ritos e Salmos. Com certeza a Sagrada família de Nazaré eram assíduos  as festas de guardas, conforme as leis da Torá.

 Os judeus eram povos conquistados pelos romanos neste tempo de Jesus,  estavam sujeitos as ordens do governador romano que lhes oprimiam com pesados tributos para Roma. O sonho dos Judeus eram as promessas da vinda do Messias, que deveria liberta-lós do conquistadores romanos, com um imenso exércitos, cavalos de guerras, e poderio bélico, expulsar os intrusos da Palestina, sonhavam os apogeus de Salomão.

 A Igreja Católica no ano 1545 iniciou um concilio Ecumênico, o Concilio de Trento, que durou 18 anos devidos empasses políticos e religiosos, porque os protestantes atacavam as liturgias da igreja que conservava as tradições da Igreja Primitiva, uma dessas tradições era as procissões. Esse Concilio foi para assegurar a unidade da fé,e oficializar os ritos, as liturgias, dogmas de fé, e as tradições dos Apóstolos.

Voltemo-nós para o Evangelho: Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinho, e o povo que conhecia sua fama de profeta, e o seu grande poder carismático o exaltou com vivas, hinos, louvores, aleluias, hosanas!" Cantavam: Bendito e o rei que vem em nome do senhor! Paz no céu e gloria nas alturas!" O nosso Rei entrou pobre montado num burrinho! Símbolo de humildade e paz. O povo que acolheu Nosso Senhor com  festas, e alegrias, foram os mesmos misturados na multidão da sexta feira que gritaram! crucifica! crucifica! Jesus com sua entrada magistral apoteose em Jerusalém, despertou nos sacerdotes e mestres da lei muita inveja, desconfiança, medo de perder o poder, e começaram a preparar um modo de prendê-lo e matá-lo. Jesus sabe que não poderá fugir do destino que lhe reserva.

 Conta-se historiadores, que o dia que Jesus entrou em Jerusalém aclamado pela multidão montado num jumentinho, Pilatos tinha vindo de Cesareia e trouxe consigo uma legião de 5000 homens, para assegurar a segurança da cidade e região. Jesus entrou em Jerusalém sabendo que a profecia iria se cumprir, pois era chegado o momento de glorificar o Pai do céu. A Paixão, traição, flagelação e crucifixão seria inevitável, não tem como fugir do seu destino! Ele é o servo sofredor de Javé! ( Isa.53 )

 Irmãos! Uma pergunta para nos: Como comemoramos a entrada de Cristo na Jerusalém da nossa vida espiritual? Celebramos com piedade? Ou festejamos o Cristo como se fosse um grande politico entrando na nossa igreja material?! Porque o anti-cristo deste mundo, gosta de grandes pompas, imponências, gosta de mostrar forças, poderes, fazer barulhos, realizar prodígios e milagres! Será que seguimos realmente o Jesus da procissão de ramos? Ou temos inventado outro? O Jesus que testemunhamos tem a cruz? Porque nestes últimos tempos tem surgidos muitos falsos  profetas, apresentando nós o Jesus sem a cruz! E quanta gente que tem renunciado Cristo por causa da sua cruz!

 Nosso já querido, Papa Francisco disse: O cristão e aquele que mesmo no sofrimento não renuncia a sua cruz, continua fiel na alegria e na dor. Esse Jesus que louvamos neste Domingo, carregará uma cruz, e celebraremos, na Sexta Feira Santa sua crucifixão e sua morte. Mas também no Sábado Santo ouviremos com alegria o sacerdote proclamar, ostentando o Círio Pascal: Eis a luz de Cristo! Eis a luz de Cristo! Jesus ressuscitou aleluia!

 Nós Católicos comprometidos com o Evangelho, não nós devemos nos envergonhar de fazermos procissões! Ou sentir envergonhados quando nossas procissões passar na frente de uma igreja protestante como se tivesse-nós fazendo algo errado, se os protestantes tivessem o direito de nos criticar, pois as procissões e solenidades são bíblicas. O Rei Davi dançava tocando harpa nos cortejos que faziam levando a Arca da Aliança. O que Deus considera um ato de louvor, infelizmente para alguns irmãozinhos e abominação e escândalo, porque não conhecem a palavra de Deus, e não Lê-em, e estudam a história da Igreja. Irmãos! Ouve um Concilio Ecumênico para esclarecer essas riquezas da nossa Igreja, por isso precisamos ser respeitados. Mas graças a Deus existem muitos evangélicos que nos respeitam, e são também testemunhos vivos na vinha do Senhor.

Nos Católicos temos que dar testemunhos da nossa fé, nossas procissões tem que ser testemunho vivo do Evangelho! Não envergonhemos da nossa Igreja bimilenária, que é linda e maravilhosa, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo! E que as pessoas olhem para nos e pensem: Olhem quanta fé? Que também  veja em nos o burrinho de Jesus, que Ele possa nós usar quando quiser! Você e um burrinho de Jesus? ou você só quer ser o burrinho por causa da apoteose!? Do meio da multidão que proclamava o Senhor, alguns fariseus disseram a Jesus: "Mestre, repreende teus discípulos!"Jesus, porém, respondeu: " Eu vos declaro: Se Eles se calarem, as pedras gritarão!" Os discípulos autênticos do Senhor não se envergonham e nem se escandalizam, profetizam! Jesus Cristo é o Senhor!

Oração final: O senhor de bondade infinita, que neste ano da fé em torno da cruz de Cristo, se reúnam todos os homens que procuram um sentido para suas vidas, que se encontrem nesta Páscoa, a luz que ilumina o mundo! Graças vos damos Senhor Jesus, por aceitar nossas procissões em seu louvor, proclamaremos o Vosso nome, Tu és o nosso Deus o Messias e Rei! Bendito o Rei que vem em nome de Deus Pai! Hosana!Aleluia! Amém.

JESUS É O SENHOR!




domingo, 10 de março de 2013

Evangelho de São João 8,7-11 5° Domingo da Quaresma 2013


                  A MULHER  ADÚLTERA

   Estamos neste tempo vivendo o 5° Domingo da Quaresma, Evangelho de São João capitulo 8, 7-11 Nosso Senhor está caminhando para Jerusalém. E nós neste ciclo Quaresmal também estamos caminhando para o Domingo de Ramos à próxima semana com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Celebraremos na nossa comunidade com muita piedade esse tempo litúrgico na Semana Santa. O Evangelho nesse Domingo, São João descreve a cena de Jesus e a mulher adúltera. Alguns exegetas dizem que a mulher pecadora trata-se de Maria Madalena. No tempo de Jesus existia uma lei da Torá  que mandava apedrejar as mulheres que fossem infiéis aos seus maridos. Como Israel estava sobe o domínio dos conquistadores Romanos eles não podiam fazer justiças com as próprias mãos, sem o consentimento do governador romano. Os romanos eram gentes pagãs que não levavam a sério as leis  morais, logo então adultério para eles não era crime. Então a mulher adúltera não vai ser apedrejada pois não conseguirão autorização para executá-la, más podem leva-lá até jesus para coloca-la em prova e acusa-ló. Jesus se encontra sentado no caminho que o leva a Jerusalém com certeza falando do Reino dos céus, e a turba de fariseus e escribas vem,  e coloca a pecadora diante do Senhor. Mestre agora mesmo esta mulher foi surpreendida em adultério, a lei de Moisés manda que tais mulheres sejam apedrejadas e tu o que dizes?  Nosso Senhor em toda sua vida terrestre nunca agiu só, todos os milagres, curas e libertações no seu ministério foi pelo poder do Espirito Santo de Deus que realizou. Com Ele defendeu de todas as armadilhas dos inimigos, e foi assim até chegar o momento de glorificar o Pai do céu, dando sua vida derramando o seu sangue pelos pecadores.

Se Jesus dissesse- lhes que  a mulher deveria ser executada para cumprir a lei, estaria indo contra as leis de Roma, seria acusado de subversivo, se dissesse que não podiam apedreja-lá por amor a vida humana e respeito ao governo romano, estaria indo contra as leis de Moisés. Então! A justiça dos homens ou a ira de Deus!? Esperavam de Jesus uma resposta laxista, e envolve-lo numa situação embaraçosa. Irmãos! O inimigo de nossa salvação e assim também, e tem nós acusado diante do trono de Deus os nossos pecados, como se fez os fariseus e escribas acusaram a mulher, mas  nós não precisamos  temer  porque temos um intercessor impassível a nos defender no céu diante do Pai! Nosso Senhor Jesus Cristo! Esse nome tem poder, se você sentir perseguido, abatido, triste, acusado,caluniado, chame por este nome, Jesus é poderoso! Ele sabe que somos fracos, pois também experimentou as nossas fraquezas! Jesus deu à sua vida, por você, por mim, derramando seu sangue precioso na cruz em resgate de todos nós! Por isso Ele não deixará que satanás apedreje o corpo da sua  igreja que somos nós.

Voltando para o Evangelho: Jesus esta sentado a escrever com o dedo no pó do chão, os Judeus e a pecadora estão a sua frente. O que será que Nosso Senhor escrevia no chão? As nossas misérias? adúlteros que somos?  Leis que escravizam os seres humanos e os matam? Jesus ergueu-se de pé, e rompeu o silencio veemente dizendo, aquele que não tiver pecado atire a primeira pedra! E se inclinou novamente e continuou a escrever no chão. Os acusadores foram saindo um por um a começar pelos mais velhos. Só ficou Jesus e a mulher que estava em pé diante Dele. Nosso Senhor se ergueu de pé e disse:" Mulher onde estão  os teus acusadores? A mulher respondeu: Ninguém me condenou Senhor! Nosso Senhor disse-lhe: Nem Eu! Vais e não peques mais, convidando a mulher a fazer um caminho novo, de liberdade e paz.

O nosso Deus é um Deus de Amor, cujo amor nos desafia sem cessar a rompermos com as nossas escravidões mundanas, para uma vida nova que e a ressurreição e a vida eterna." A Igreja Católica, ela é Santa e Pecadora", porque é formada por homens pecadores, Santa porque veio da vontade de Deus." Pedro tu és pedra e sobre esta pedra edifico a minha Igreja!" MT. 16,18-19 , Jo.21,15-23. Este texto de São João nos leva a meditar que o ser humano quando não escuta a voz de Deus, pode se transformar em pessoas intransigentes e hipócritas, dispostos a julgarem e condenar o próximo. A atitude  de Nosso Senhor para com a adúltera é de misericórdia. A dinâmica de Deus para conosco pecadores é de misericórdia, porque o Reino de Deus é só misericórdia. Infelizmente na vinha do Senhor existe as ervas daninhas personificadas pelo mal, que não tem misericórdia não ouvem a voz de Deus! Vamos neste tempo Quaresmal olhar para as realidades das nossas misérias que nos escraviza, olhando e esforçando ao amor ao nosso  próximo, nos despindo das roupagens das intolerâncias e hipocrisias.  Perguntaram a Jesus um escriba que escrevia leis: Qual e o primeiro de todos os mandamentos? O senhor Jesus respondeu´lhe, "O primeiro de todos os mandamentos e este: ouve Israel, o Senhor nosso Deus, é o único Senhor, amarás ao Senhor de todo seu coração, de toda tua alma, de todo o teu Espírito e entendimento, e de todas as tuas forças. Eis aqui o segundo mandamento: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro Mandamento maior que este não existe"! MC.12,28-31. Deus e amor! Amém!

Oração final:

Senhor Jesus! Como a pecadora deste Evangelho, preciso muito do teu perdão. Com tuas mãos benditas, toca agora e transforma meu coração-tão duro quanto as pedras das mãos dos Escribas e Fariseus-num coração de carne, que saiba perdoar porque foi perdoado por Ti. amem!  ( Oração da novena das mãos ensanguentadas de Jesus )

JESUS E O SENHOR!



segunda-feira, 4 de março de 2013

Evangelho São Lucas 15,1-3.11-32 Quarta semana da Quaresma ano C 2013

                                  A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO   

         
                       
   Estamos no 4° Domingo da Quaresma tempo de conversão e mudanças de vida. Nós vimos no Evangelho passado Deus nos chamando a mudarmos de vida, porque o tempo se urge para cada um de nós. "Buscai o Senhor enquanto Ele se deixa encontrar"! Isa.55,6.

 Quem nos garante deixar a conversão  para  amanhã se nós não somos donos da nossa vida?

Um companheiro de trabalho  anos atrás me elogiava por causa da minha caminhada de fé e dizia: Quando eu estiver bem estabelecido e  em paz com minha  família, quero também ser de igreja  igual você! Acho muito bonito estas coisas  que você  fala, mexe muito comigo essas coisas espirituais!  Respondi: Por que você não toma uma atitude e vem  para o Senhor Deus que te chama, vai que amanhã não dá- lhe mais tempo?

Hoje o Senhor está  perguntando para cada um de nos!? Quando e que vais voltar para Mim? Quando é que virás me servir? Quando e  filho pródigo que vou te abraçar? O Filho Pródigo nos leva a meditar: Qual dos dois filhos  pareço? Com  o mais velho ou o mais novo?! Jesus ao contar  esta  parábola está nos exortando a cairmos em si, que tipo de cristão eu sou? O que precisa mudar em mim, e na minha família? Vejamos! O mais jovem e insolente, quer ser dono de si  e do seu destino, isso já nos diz que ele é desobediente e não aceita  conselhos do velho Pai! Não reconhece o amor do Pai, não tem sentimentos pela família. Ao pedir sua parte na herança  seria como se seu Pai estivesse morto na sua vida. Nestes tempos  modernos  o relativismo  cultural, moral e social se faz nos perceber, que os valores das  famílias estão se acabando. Quantos jovens nestes tempos modernos vivem como o filho pródigo, moram com sua família mas estão longe dela, são ausentes espirituais. Filhos ausentes, drogados, metidos com traficantes e violência. Quantos pais e mães que choram a perda do filho por causa da maldita droga. E ainda existem malditos políticos neste país que defendem a liberação das drogas. Filhos pródigos são também aqueles desviados do caminho de Deus, que buscam as coisas mundanas.

O sistema do mundo oferecem doutrinas vistosas que ofuscam os olhos, com brilhos e convites  dos cassinos do anti-cristo. Prometem os prazeres do mundo: poder, prazer, ter, sentir, comer, falar, que só serve para ostentar o materialismo mundano. Mas para o Reino de Deus estas coisas não serve para sustentar os valores do homem criado imagem é semelhança de Deus! Nosso Senhor disse a satanás na tentação do deserto: "Não só de pão vive o homem mas de toda palavra  que sai da boca de Deus."Luc,4. Deus nunca nos abandona, está sempre nos esperando de braços abertos, cheio de misericórdia e perdão. Deus é amor! Satanás não quer que caíamos em si como o filho pródigo, e busca cegar o nosso entendimento oferecendo as lavagens dos porcos, para derrotar-nos e com isso ofender a Deus que e amor.  Mas quando aceito Deus na minha vida, e caio em si arrependido decidido a voltar para o abraço do Pai, com  certeza se faz festa no céu." Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho único em troca de nossos pecados." Jo.14,6. Jo.3,16

O filho mais velho é aquele que ficou com o  Pai, administrou os seus bens e prosperou.  Aqui podemos fazer comparação do filho mais velho também! Corremos o risco de achamos que somos os certinhos porque prosperamos e estamos   trabalhando nas pastorais como  voluntários disso e daquilo, achamos com direitos de méritos e recompensa, ao invés de, amor e benevolência  para com o irmão que aproxima da igreja  buscando encontrar os sentidos da vida. Tornamos cristãos frios, arrogantes, insêncivel  ao amor ao próximo e só" acostumados com a graça de Deus". Na nossa casa não temos diálogos espiritual com nossos filhos, não damos testemunhos de cristão, e rezamos pouco. Irmãos! Nós não podemos ser igual o irmão mais velho do Evangelho que não aceitou seu irmão mais novo que voltou arrependido buscando socorro!?

Nosso Senhor ao contar  esta parabóla, quer nos fazer perceber que nós precisamos mudar nossas atitudes de cristãos que não consegue ver a alegria do irmão, que busca vida nova, e oportunidade nova. O nosso perdão deve ser para nosso próximo prioridade, por causa de Jesus que nos amou ao extremo, dando sua vida por todos nos. O irmão mais velho contestou o Pai  porque perdoou  seu irmão mais novo e o Pai disse: Alegra comigo?!" Seu irmão estava perdido, e hoje voltou para nos!" Deus tem um plano de amor para cada um de nos, até mesmo para aquele que achamos que não tem mais jeito. Este plano de amor estão nas extensões de nossos braços, nas nossas mentes, nos nossos olhares, nos nossos sorrisos, e nos abraços fraterno que Deus quer usar de nós. Quantos irmãozinhos que gostariam de ganhar um abraço! Esses filhos pródigos podem ser os nossos filhos, os nossos vizinhos, um irmão da igreja, aquele ancião no asilo,  aquele menino desfigurado pela droga." Meu Deus o que vamos fazer!?"Cada um desses irmãos mal amado por  nós e o próprio Jesus que neles está escondido, e espera de nós reações de conversão e mudanças de vida.

Deus nos ama incondicionalmente, Ele não se importa que sejamos o irmão mais velho ou o mais novo. O Pai nos ama, e espera a cada um de nós de braços abertos! Vem filho meu! Porque demoras tanto!? O irmão mais novo queria ter liberdade e achava que as mesmisses na casa paterna tirava lhe o prazer da sua juventude.  No mundo é que estava a felicidade,  o amor do pai o sufocava.! Mas o sofrimento lá fora o fez cair em si, que o amor do Pai e que era a  verdadeira liberdade e felicidade! O Pai aqui no Evangelho é o próprio Deus, que espera de cada um de nós conversão e mudanças de vida. A primeira conversão e amar o nosso próximo, como Jesus nos ensinou. O senhor Deus quer nos cobrir de dignidade, nos acolher no seu abraço, dar-nos uma veste nova, uma sandália nova para os nossos pés, e um anel no nosso dedo como fez ao filho pródigo. Deus é amor misericórdia e perdão. Para que aconteça nossa conversão precisamos do Espirito Santo, precisamos  fazer uma experiência com o Senhor Jesus. Vamos nos erguer da nossa miséria e dizer com todo o esforço do nosso ser: Vou voltar para a casa de meu Pai! AMEM!

JESUS E O SENHOR!